Dissertação de mestrado - Fabiano Dias

Page 233

Figura 98 – Vista geral de Vitória, com a totalidade de sua ilha (ao centro da imagem) e de sua parte continental (parcial, à direita). Ao fundo e à esquerda, a região de manguezal e os municípios de Cariacica e Vila Velha. A seta em vermelho indica a posição aproximada da área urbana que deu origem à cidade. Fonte: SKYSCRAPERCITY, 2014. Modificado para este trabalho

Enquanto Palácio e Residência Governamental, sua atratividade se resumia aos interesses políticos. Em sua Era jesuítica, era o centro da vida religiosa e educacional da antiga Vila. No séc. XXI, a reforma de seu espaço não trouxe de volta a arquitetura jesuítica: manteve-se o status quo de seu último momento – pós-jesuítico –, eclético, símbolo da República e de uma nova cidade que se queria aberta ao mundo pelo seu Porto e pelo seu novo Palácio. A transformação em espaço cultural, de certa forma, o interliga com a cidade e sua população, atraída não por algum discurso político, por visitantes ilustres ou pela missa e ensinamentos jesuíticos. A cultura das artes é o novo elo; atrai e suscita, ao mesmo tempo, o contato com a história do lugar, seja através das visitas guiadas, seja pelo contato direto com aquele espaço, outrora o centro original da cidade.

233


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.