PANORAMA _ Práticas Estéticas Contemporâneas Latino-americanas _ COMUNIDADES

Page 1

Práticas Estéticas Contemporâneas Latino-Americanas PANORAMA

Fabiane Schafranski Carneiro

COMUNIDADES

Casa do Povo desde 1946

país

Brasil eixo comunidades tipo centro cultural

Casa do Povo foi fundada como uma associação cultural sem fins lucrativos e erguida pelo esforço coletivo de parte da comunidade judaica engajada e instalada no bairro do Bom Retiro. Revisita e reinventa as noções de cultura, comunidade e memória, a partir da memória viva; da associação (união de iniciativas coletivas, artísticas ou não); e do futuro (como presente via práticas experimentais). .

Fonte: Casa do Povo ([20-])

Centro de Artes y Oficios Escuelita Emiliano Zapata desde 1971

país

México eixo comunidades tipo centro de artes e ofícios

Fonte: autora, Vargas (2019); Enciso et al (2002).

Centro de Artes y Oficios Escuelita Emiliano Zapata - foi iniciado pela brigada multidisciplinar Estudantes pelo Povo como escola e depois foi assumido e transformado pela comunidade - é um projeto cultural que abriga salas de múltiplo uso, uma pequena ágora, auditórios, estação de rádio, consultórios, sala de arte, fototeca, biblioteca, livraria, restaurante comunitário. Conta com uma rede de agentes - pessoas, grupos, coletivos e instituições públicas - que ocupam o espaço interno e externo com atividades.

Travesía desde 1984

país

Chile eixo comunidades tipo instalação transitória

Fonte:

Universidad

Católica de Valparaíso (2019)

Travesía - atividade da Escuela de Arquitectura y Diseño da Universidad Católica de Valparaíso - são viagens poéticas pela América realizadas desde 1984 pelos alunos e professores da escola, durante a primavera de cada ano, com duração de duas semanas ou um mês. Em tais viagens são feitas oficinas para a elaboração de obras específicas, que depois são doadas aos habitantes locais.

Museo Popular de Siloé desde 2000

país

Colômbia eixo comunidades

tipo museu popular físico e digital

Fonte: Museo

Popular de Siloé ([200-])

Museo Popular de Siloé é um espaço comunitário vivo para dar a conhecer a história do território e alimentar a construção da memória do bairro, estigmatizado em Cali.. É um lugar para jogar, tocar os objetos, cantar, gritar, escutar, rir e aprender. O museu está relacionado com monumentos presentes no bairro e, assim, se coloca como itinerante. Além do museu físico em sua sede e pelas ruas do bairro, tem sua instância digital, com um canal do youtube com mais de 18.300 vídeos que retratam o cotidiano de Siloé.

Museu da Maré desde 2006

país

Brasil eixo comunidades tipo museu

social

Fonte: Museus do Rio ([200-])

Museu da Maré é um museu social, criado por jovens moradores integrantes do CEASM - Centro de Ações Solidárias da Maré, com o objetivo de criar auto-representação da favela da Maré, fortalecendo uma imagem positiva da favela e a autoestima de seus moradores. Foi concebido como um calendário de “tempos” da vida na favela: Tempo da Água, da Casa, da Migração, da Resistência, do Trabalho, da Festa, Tempo da Feira, da Fé, do Cotidiano, da Criança, do Medo e do Futuro. O acervo foi doado por moradores e o projeto expográfico está em contínua transformação.

Memorial das Ligas e Lutas Camponesas (MLLC) desde 2006

país

Brasil eixo comunidades

tipo memorial

Memorial das Ligas e Lutas Camponesas (MLLC), localizado no Povoado de Barra de Antas, município de Sapé – PB, é gerido pela ONG MEMORIAL DAS LIGAS CAMPONESAS, um coletivo formado por Trabalhadores e Trabalhadoras do Campo, com a colaboração de agentes pastorais (CPT), de militantes de movimentos sociais populares do campo, de professores e estudantes ligados à UFPB e de outros profissionais comprometidos com a causa camponesa.

Visa inspirar a sociedade a reconhecer as memórias da Ligas e Lutas Camponesas brasileiras na luta por justiça e reparação.

Fonte: Ligas

Camponesas ([200-])

desde 2008
Movimento Boa Praça

país

Brasil eixo comunidades tipo processo comunitário participativo

Fonte:

Movimento Boa

Praça ([201-])

Movimento Boa Praça - iniciativa de moradores do entorno da Praça François Berlanger, Lapa, São Paulo - articula cidadãos, governos, empresas e instituições para ocupar, revitalizar e criar melhores espaços públicos. Promove além de piqueniques nos últimos domingos do mês, ferramentas de baixo custo e alto impacto que gerem encontros, colaboração e aproximem as pessoas. Isso a partir de projetos comunitários de revitalização, oficinas, ações educativas, consultoria e planejamento de ações de revitalização e voluntariado.

Casa Fora de Casa: Viva Setor Sul 2016

país

Brasil eixo comunidades tipo projeto de urbanismo tático

Fonte: Casa fora de casa ([201-])

Casa Fora de Casa: Viva Setor Sul - iniciativa do estúdio colaborativo de intervenções urbanas, comunicação e arte pública Sobreurbana, em parceria com Coletivo Centopéia , com apoio do Fundo Estadual de Cultura, SEDUCE GO e Governo de Goiás - foi um projeto de urbanismo tático, que recorreu a um conjunto de linguagens artísticas para fomentar uma identidade coletiva e estimular a apropriação do espaço público. Ativado em 4 espaços verdes, contou com encontro de desenho, de reconhecimento e criação, mutirão de limpeza, oficinas e improviso e avaliação final.

Aros 2018

país

México eixo comunidades tipo intervenção urbana temporária

Aros - dos arquitetos do grupo PALMA, ganhador do concurso

Juguetes Urbanos do Laboratorio para a cidade, Governo da Cidade do México - era uma intervenção urbana temporária como iniciativa para participação, colaboração e co-criação com os cidadãos, numa instância cotidiana e não de evento cultural programado, nem vinculado ao turismo e ao entretenimento..

Permaneceu por 3 meses em uma praça do centro histórico, revelou e potencializou a importância cultural da água e das fontes como lugar onde as crianças brincam livremente. .

Fonte: Palma (2019)

MOBilize! São Sebastião 2018-2019

país

Brasil eixo comunidades tipo processo comunitário participativo

MOBilize! São Sebastião - DF - proposto pelo Coletivo MOB (Movimente e Ocupe seu Bairro), com apoio do edital Programa CASA Cidades , da ONG Fundo Casa - foi um processo comunitário participativo voltado à discussão sobre a ocupação das cidades pelos cidadãos. Composto de 2 momentos (evento de ocupação e mutirão de transformação) e metodologia de 4 etapas (observar, despertar, ativar e transformar), durou aproximadamente 6 meses.

Envolveu além do coletivo de 5 arquitetas e urbanistas; 7 coletivos parceiros; equipe, lugares e serviços apoiadores; e voluntários.

Fonte: MOB ([201-])

Museo del Estallido Social desde 2020

país

Chile eixo comunidades tipo museu digital e físico; ativismo

Museo del Estallido Social - proposta de um grupo multidisciplinar de artistas, ativistas, atropólogos, etc - foi concebido como construção de memória e espaço de refúgio e resistência a partir das manifestações de 2019 no Chile. O museu é uma plataforma virtual e física autogestionada, que propõe uma mudança de paradigma, um modelo horizontal de museologia relacional e curadoria colaborativa e cocriação com diferentes comunidades.

Fonte: autora e MES (2020).

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.