Práticas Estéticas Contemporâneas Latino-Americanas PANORAMA
Fabiane Schafranski Carneiro


Fabiane Schafranski Carneiro
Parque de la Memoria 1998 até hoje
país
Argentina eixo museus tipo parque, sala de arte, arquivo e programa de arte pública
Parque de la Memoria: Monumento a las Víctimas del Terrorismo de Estado, criado por lei em 1998 e inaugurado em 2001, é uma experiência inédita de participação de organismos de direitos humanos,a Universidade de Buenos Aires e o poder executivo e legislativo de Buenos Aires. Abarca o Monumento a las Víctimas del Terrorismo de Estado, um programa de Arte Públic e a Sala PAyS, que acolhe exposições.
Fonte: Parque de la Memoria (2017)
país
Brasil eixo museus
tipo ação educativa extramuros
Ação Extramuros do Educativo da Pinacoteca do Estado de São Paulo - inserido no Programa de Inclusão
Sociocultural do Núcleo de Ação Educativa da Pinacoteca - promove oficinas artísticas semanais nas organizações sociais parceiras desde 2008 - Casas de Convivência para pessoas em situação de rua do centro de São Paulo - e visitas educativas regulares à Pinacoteca. Organizou exposições destes trabalhos
Fonte: PINACOTECA (2023)
Projeto Girassol (MAE - USP) 2005 a 2008 e 2014 a 2019
país
Brasil eixo museus tipo mediação comunitária colaborativa
Projeto Girassol é um projeto de mediação comunitária colaborativa, voltado para fora dos muros da instituição e aos moradores da comunidade Jardim São Remo, vizinha à USP, em uma parceria do MAE-USP com a ONG Espaço Girassol. Conta com atividades práticas, que engajam a comunidade ao seu território e aos espaços da Universidade, a partir de um processo de negociação de saberes e experiências, onde crianças, docentes, pais e MAE-USP compartilham interpretações.
Fonte: MAE-USP ([20-]), Vasconcellos e Silva (2018)
país
México eixo museus tipo práticas estéticas
MUAC en tu casa é um projeto do Museo Universitario Arte Contemporáneo da UNAM, voltado à inclusão e aproximação de estudantes de educação média e superior e de sua comunidade, por meio da vivência de processos museais, do desenvolvimento criativo e da regeneração do tecido social. Isto mediante a socialização de estratégias de comunicação e divulgação da arte contemporânea da UNAM, nas 7 edições do projeto.
Fonte: MUAC ([20-]a).
país
Brasil eixo museus tipo programa público
Domingo MAM é um programa do Museu de Arte Moderna de São
Paulo que busca: fomentar ações positivas já presentes no Parque do Ibirapuera, como as rodas espontâneas de dança e música; elaborar um aprogramação cultural para os espaço aberto em frente ao museu; e estabelecer um diálogo permanente com os jovens. O programa consta de seis eixos de interesse: oficinas plásticas, música, corpo, cultura de rua, cultura popular e formação de jovens.
Fonte: MAM SP (2018)
país
México eixo museus
tipo museu itinerante
Guachimontones - proposto pelo Estudio 314, de arquitetura e desenho, por solicitação da Secretaria de Cultura de Jalisco - é um museu inflável itinerante, que se instala nos pátios das escolas primárias de Guadalajara e busca difundir a cultura Teuchitlán, a partir do reconhecimento da zona arqueológica Guachimontes e de uma outra ideia de museu, voltado à experiência infantil e ao interesse das crianças.
Fonte: Estudio 314 ([201-]),
Morfín (2015)
país
México eixo museus
tipo práticas estéticas
Saberes compartidos: Tejiendo Santo Domingo é uma plataforma de pesquisa e ação comunitária, voltada à comunidade de Pedregal de Santo Domingo, próximo à UNAM, a qual busca gerar processos artísticos e culturais de colaboração e intercâmbio entre o museu, a universidade e os vizinhos. O projeto conta com várias linhas de trabalho: corpo, território, memória, gênero e línguas originárias.
Fonte: autora; SERVÍN; MUAC (2023)
Parque Experimental el Eco 2016
país
México eixo museus tipo instalação contemporânea
Parque Experimental el Ecoproposto pelo coletivo de arquitetos e designer APRDELESP para o concurso Pabellón Eco 2016 do Museo Experimental el Eco da Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM) - propunha transformar o museu público em parque por meio de sua utilização cotidiana pela comunidade, que sugeria a programação a partir de um site.
Fonte: UNAM ([201-?]); APRDELESP ([201-?]); PARQUE (2016).
país
México eixo museus tipo instalação transitória
Pabellones Museo Marco - proposto pelo Museu de Arte Contemporânea de Monterrey (MARCO) - foram concebidos pelos arquitetos da S-AR e instalados no Parque España, a 3 kilômetros do Museu. Os pavilhões acolheram atividades e oficinas relacionadas à arte e artesanato, que ocorreram durante o verão.
Fonte: PABELLONES
MUSEO MARCO (2016)
país
Brasil eixo museus
tipo instalação transitória
Fonte: MAR - MUSEU DE ARTE DO RIO (2020)
TransBorda - proposto pelos arquitetos do Estúdio Chão, no contexto da exposição “Arte, Democracia e Utopia,” a convite do Museu de Arte do Rio (MAR) - era uma instalação com escorregadores, escaladores e arquibancadas, que atravessou os muros do museu e foi ocupada por 6 meses para atividades cotidianas de cidadãos passantes, como também para a programação pública de rodas de conversa e debates.
Vinculación con el territorio desde 2018
país
Chile
eixo museus tipo programa público
Vinculación con el territorio - programa vinculado à área de Programas Públicos do Museo de la Solidariedad Salvador Allende - MSSA - decorrente de um projeto transdisciplinar iniciado em 2016 para vínculo com o Bairro República, agregando pessoas e organizações vizinhas na implementação de atividades artísticas e culturais. Hoje consta de três “Brigadas MSSA”: o grupo Textileras
MSSA, a Brigada Fotográfica e a Huertaescuela.
Fonte: MSSA(2022)
país
Colômbia
eixo museus
tipo projeto público
Fonte: MAMM
([201-])
Noches Extendidas - são um espaço de encontro no Museo de Arte Moderno de Medellín - MAMM - a partir de uma programação gratuita em seu exterior e interior, na última sexta-feira de cada mês, até às 22 horas, oferecendo horários alternativos à população.
O projeto busca estabelecer diálogos entre as exposições e outras expressões, disciplinas e manifestações culturais - música, teatro, cinema, literatura, moda e gastronomia.
país
Colômbia
eixo museus
tipo museu público
Fonte: Lleras; Vargas (2023)
Museo de la Ciudad Autoconstruida - vinculado ao Instituto
Distrital del Patrimonio Cultural (IDPC) - tem o propósito de gerar um espaço de .encontro, participação e reconhecimento das pessoas e comunidades que trabalharam para o fortalecimento do tecido social de Ciudad Bolívar, bairro ao sul de Bogotá. Um lugar para escutar as vozes de setores historicamente invisibilizados e promover a valorização das práticas e dos saberes da localidade e fomentar a transformação de imaginários e estereótipos relacionados ao território e seus habitantes.
país
Argentina eixo museus
tipo ação coletiva
Comunidades - entre vários projetos desta área do Museo Moderno está Rollo Comunidades, uma ação coletiva que surge da ativação do Gran manifiesto-rollo arte Vivo-Dito, de Alberto Greco. Nele, usuários e profissionais de saúde mental, artistas e educadores de museus compartilharam marcas, palavras e imagens que testemunham a possível intersecção entre arte e saúde.
Fonte: Museo Moderno (2021)
Museos en común desde 2021
país
México eixo museus
tipo projeto educativo e curatorial
Fonte: autora e Fundación
Jumex (2023)
Museos en común - projeto do Museo Jumex, reúne comunidades, artistas e designers para criar espaços de partilha de práticas, experiências e conhecimento mútuo. Busca gerar vínculos de longo prazo, saindo do espaço expositivo, além de pensar sobre a responsabilidade das instituições culturais como agente social.
Têm colaborado com a comunidade do Mercado Granada.
país
Chile eixo museus tipo projeto de mediação e criação artística
Jardines Especulativos: Experiencias multiespecies entre el museo y la escuela foi um projeto de mediação e criação artística do EducaMAC do Museo de Arte Contemporáneo Facultad de Artes Universidad de Chile (MAC) com escolas de ensino médio do país via encontros telemáticos e presenciais. Instalado na sala de interação e no jardim do museu, foi ativado em oficinas à comunidade sobre ambiente, convivência e pertencimento.
Fonte: autora, MAC (2022).