Revista Expansão - Edição 119

Page 92

[ Educação ] Não é apenas um emprego

Gabriela Di Bella/Divulgação

O magistério é algo que não deve ser encarado como uma profissão igual às outras. Na visão do diretor do Colégio Luterano Concórdia, de São Leopoldo, Martim Heimann, ser professor não é ter um emprego, mas uma vocação. “Quando nos deparamos com a escolha profissional, surgem dois caminhos, a frustração ou a realização. Eu fui atrás da minha possibilidade de ser feliz”, conta o diretor. A história da professora Doris Helena Schaun Gerber, coordenadora pedagógica do Instituto Superior de Educação de Ivoti (Isei), é um exemplo desse cuidado. As suas expectativas no magistério como uma profissão romântica foram quebradas logo no começo da sua carreira. Ela conta ter percebido, ao mesmo tempo, o quanto a figura do professor era essencial na vida das pessoas mas desgastante quase que na mesma proporção para si. “É preciso estar aberto à realidade, só assim é possível continuar”, avalia Doris. E sobre essa realidade de ser professor hoje, que Toillier sugere uma auto-reflexão dessa missão. “Eu acho que cada professor deveria estudar textos poéticos sobre educação com seus alunos, porque a redenção do ser humano está na poesia e não nos teóricos da educação.” Para ele, de tanta teoria, muitos professores se esquecem da magia do ensinar, de que a aprendizagem passa pela paixão, que aprender é um processo dolorido e doloroso. “Porque, às vezes, a gente não entende essa missão e se frustra”, complementa Toillier. Um exemplo dessa missão é a supervisora do IENH que, na maioria das vezes, em seus 27 anos de profissão, tem aprendido mais do que ensinado e crescido no processo inerente ao mestre. Para ela, o professor deve potencializar o melhor de cada aluno, não somente quanto à sua aprendizagem, mas na sua formação como cidadão responsável e humanizado. Para Toillier, essa missão seja, talvez, de encantar para o saber, apaixonar, despertar interesse do aluno para isso. “Porque me tornei professor de Português? Por causa do professor Hardy! Ele me encantou, me seduziu com a paixão pelo saber”, comenta o presidente do Sinepe. E quando fala em missão, o professor Osvino cita o escritor e educador Rubem Alves: “a missão da escola e do professor é ajudar a descobrir a beleza adormecida em cada ser humano e abrir as avenidas fundamentais dos sonhos.”

Eu acho que cada professor deveria estudar textos poéticos sobre educação com seus alunos, porque a redenção do ser humano está na poesia e não nos teóricos da educação. (Osvino Toillier)

92

| Revista Expansão

Outubro/2009


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.