CIED Madeira Newsletter nº 11

Page 1

Publicação bimestral /SETEMBRO—OUTUBRO 2014

Número 11

news

letter


http://europedirect.aigmadeira.com

newsletter

2

3

Editorial

6

Atividades do Europe Direct Madeira

11

Especial‌ O EUROPASS

13

NotĂ­cias

15

Destaque...

16

A Europa na WorldWideWeb

18

Acontece...


http://europedirect.aigmadeira.com

newsletter

3

EDITORIAL Esta é a penúltima newsletter do ano e com ela o “cheirinho” ao ano novo que rapidamente se aproxima. Ainda que possa parecer demasiado cedo, neste momento, o Centro de Informação Europe Direct Madeira, encontra-se já a delinear a estratégia de planificação das atividades que irão integrar o nosso Plano de Ação 2015 e que serão posteriormente submetidos a aprovação pela Representação da Comissão Europeia em Portugal.

O próximo ano, como muitos já saberão, é o Ano Europeu para o Desenvolvimento e tem como lema “O nosso mundo, a nossa dignidade, o nosso futuro”. Coincide esta efeméride com a possibilidade (ou não) de se alcançarem os Objetivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM), os quais foram aceites pela União e pelos Estados-Membros, juntamente com a restante comunidade internacional no ano 2000.

Esta será seguramente uma boa oportunidade para sensibilizar os cidadãos para as políticas de desenvolvimento da União Europeia e para o seu papel enquanto agente mundial na luta contra a pobreza. Aliás, a UE é atualmente o maior doador de ajuda pública ao desenvolvimento do mundo. Em 2010, o montante total combinado de doações da UE e dos seus Estados-Membros elevou-se a 53,8 mil milhões de euros, valor muito significativo e que certamente terá contribuído para a melhoria das condições de vida de milhões de pessoas em todo o mundo.

No atual contexto de globalização, informar sobre o papel da UE fora das suas fronteiras e sobre os efeitos desse trabalho na sustentabilidade mundial, afigura-se fundamental. Não se trata de um “fechar de olhos” ao que se passa cá dentro1, mas antes uma possibilidade de ver além-fronteiras e perceber que, mais que nunca, a interdependência global é uma realidade que nos afeta a todos. Curiosamente, apesar do contexto económico desfavorável, o sentido de solidariedade permanece forte no espírito europeu: em 2012, o eurobarómetro especial nº 392, intitulado «Solidariedade para com o mundo inteiro — Os cidadãos europeus e o desenvolvimento», revelava que 85 % dos cidadãos da UE eram favoráveis à concessão de ajuda às populações em países parceiros. São (também) atitudes e valores desta natureza que ajudam a valorizar e a reforçar a identidade europeia…

A Coordenação do Centro Europe Direct Madeira Marco Teles

1

Apesar de contemplada na Estratégia Europa 2020, a verdade é que o número de pessoas em risco de pobreza ou de exclusão social na UE em 2013, pouco diminui face a 2012. E esse é, indiscutivelmente, um dado preocupante. São cerca de 122,6 milhões de pessoas, ou seja, 24,5% da população da UE que se encontram nesta delicada situação. Números preocupantes que merecem toda a nossa atenção e reflexão.


http://europedirect.aigmadeira.com

newsletter

4

O SEU CENTRO EUROPE DIRECT O Centro de Informação Europe Direct Madeira encontra-se em funcionamento desde janeiro de 2013 e tem a sua sede na cidade de Câmara de Lobos, no Edifício da Casa da Cultura. Diariamente, o Centro tem as suas portas abertas entre as 9.00h e as 13.00h no período da manhã e entre as 14.30h e as 17.30h no período da tarde. Aqui poderá encontrar uma equipa de trabalho composta por recursos humanos qualificados que se encontram à sua disposição para ajudá-lo no esclarecimento das suas dúvidas sobre a União Europeia.

VISITE-NOS ou CONTACTE-NOS...

Edifício Casa da Cultura, Rua Pe. Eduardo Clemente Nunes Pereira 9300-116 Câmara de Lobos

291 635 113 europedirect.aigmadeira.com


http://europedirect.aigmadeira.com

newsletter

12


http://europedirect.aigmadeira.com

newsletter

6

ATIVIDADES DO EUROPE DIRECT MADEIRA Fórum “Muda de Vida! Um desafio para a sustentabilidade na Região”

No dia 17 de setembro realizou-se na Sala Assembleia Municipal do Funchal o Fórum “Muda de Vida! Um desafio para a sustentabilidade na Região”, uma iniciativa da Comissão Europeia e do Centro de Informação Europeia Jacques Delors, como organismo intermediário, com organização do GEOTA e da Designways. Sob os temas “UE e a mobilidade, UE e o turismo sustentável, UE e os recursos locais”, pretendeuse munir o cidadão de informação essencial para que se torne um europeu ativo e atuante, bem como, relevar a sua importância como agente/UE individual, UE local, e UE EUROPEU, e também como uma entidade influenciadora de boas práticas e atitudes corretas face ao ambiente, sua sustentabilidade e uso eficiente de recursos. O CIED Madeira marcou presença neste evento com um stand onde disponibilizou várias publicações e panfletos informativos que permitiram aos participantes conhecerem melhor o trabalho que é desenvolvido a nível europeu nas áreas do ambiente, agricultura, energia e pescas. Aceda ao álbum completo desta iniciativa em: https://www.flickr.com/photos/europedirectmadeira/sets/72157647332555818/


http://europedirect.aigmadeira.com

newsletter

7

ATIVIDADES DO EUROPE DIRECT MADEIRA Palestra “Desmistificar a União Europeia”

A convite da Associação Cidadania Global, o Europe Direct Madeira realizou no dia 22 de setembro, nas instalações da Junta de Freguesia de Gaula a palestra “Desmistificar a União Europeia”.

Durante esta ação, para além de abordar-se o processo de construção da União Europeia e o seu funcionamento, foi possível esclarecer todos os presentes sobre o papel das principais instituições da UE e informar quais as redes europeias de informação existentes no apoio aos cidadãos, dando particular destaque às redes Europe Direct e EURES .

No final da sessão, a todos os participantes foi entregue a publicação “Mais Cidadão”.

Aceda ao álbum completo desta iniciativa em: https://www.flickr.com/photos/europedirectmadeira/sets/72157647517566147/


http://europedirect.aigmadeira.com

newsletter

8

“10 para a Europa”

O Centro de Informação Europe Direct Madeira, estabeleceu recentemente uma parceria com a Rádio Popular 101 FM de modo a assegurar um espaço semanal para debater os temas europeus.

O programa de rádio “10 para a Europa”, com transmissão à sexta-feira às 11h00 e reposição ao domingo às 16h00, dá destaque aos acontecimentos mais marcantes que ocorrem no espaço comunitário, possibilitando aos ouvintes conhecer um pouco mais a Europa onde vivem, bem como, os benefícios da sua condição de cidadão europeu.

Oiça aqui os programas realizados!


http://europedirect.aigmadeira.com

AGM 2014

newsletter

9

Reuni達o Geral Anual da Rede Europe Direct

Realizou-se entre os dias 13 e 15 de outubro em Bona, Alemanha, mais uma Reuni達o Geral dos Centros Europe Direct, este ano subordinada ao tema "Listen, Advise, Engage"! Como n達o podia deixar de ser, o CIED Madeira esteve presente neste evento! Veja aqui algumas das imagens que marcaram esta iniciativa e aceda ao 叩lbum completo em: https:// www.flickr.com/photos/europedirectmadeira/sets/72157648473443980/


http://europedirect.aigmadeira.com

newsletter

10

O CIED MADEIRA RENOVOU A SUA PÁGINA WEB! O CIED Madeira atualizou recentemente a sua página web, que continua a disponibilizar para além de conteúdos relacionados com a União Europeia e as suas instituições, um registo de todas as atividades desenvolvidas pelo Centro. Esta nova plataforma reforça ainda as ligações com as redes sociais onde já marcamos presença: canal europedirectmadeira no Youtube, Twitter, Facebook, Flickr, e Issuu. Não deixe de consultá-la!

Mantenha-se informado sobre o que se passa na União Europeia!


http://europedirect.aigmadeira.com

newsletter

11

ESPECIAL ...

ABRIR PORTAS À APRENDIZAGEM E AO TRABALHO NA EUROPA!

Com certeza já ouviu falar do EUROPASS, a iniciativa à escala europeia que visa promover a mobilidade das pessoas na Europa através da eliminação das barreiras ao nível do trabalho, do estudo e da formação na Europa.

O Europass é um conjunto de 5 documentos, que lhe permitem usufruir de um registo bem organizado dos conhecimentos, capacidades, competências e diplomas adquiridos no país de origem ou no estrangeiro. São vários os benefícios da sua utilização, nomeadamente, ajuda os cidadãos a transmitir as suas competências e qualificações de um modo eficaz, facilitando o seu acesso à formação ou ao mercado de trabalho; ajuda as entidades empregadoras a compreenderem as competências e as qualificações adquiridas pelo seu titular e ajuda as autoridades dos sectores da Educação e Formação a definir e a transmitir o conteúdo dos respetivos currículos. Dois dos documentos do EUROPASS são disponibilizados em regime de livre acesso, podendo ser preenchidos pelos próprios cidadãos europeus são eles:

O Europass Curriculum Vitae, que permite registar todos os detalhes ao nível da educação e formação; experiência no mercado de trabalho; capacidades e competências pessoais, indispensáveis para a candidatura a um emprego ou uma oportunidade de aprendizagem.

O Europass Passaporte de Línguas, que permite descrever as competências linguísticas e as experiências e competências culturais, fundamentais para efeitos de aprendizagem e trabalho na Europa.


http://europedirect.aigmadeira.com

newsletter

12

Os restantes documentos são emitidos por autoridades da área da educação e formação: 

Europass-Mobilidade (Centro Nacional Europass) - documento que regista qualquer período de tempo passado pelo seu titular noutro país europeu, para efeitos de educação ou formação profissional (percurso europeu de aprendizagem): um estágio numa empresa; um trimestre de estudos integrado num programa de intercâmbio ou uma colocação voluntária numa ONG. O percurso europeu é monitorizado por duas organizações, estando uma sedeada no país de origem e a outra no país de acolhimento. Ambos os parceiros definem o objectivo, o conteúdo e a duração do percurso europeu de aprendizagem, sendo ainda designado um tutor no país de acolhimento.

Europass Suplemento ao Certificado (Entidades de Formação) - destina-se a pessoas que possuam um certificado de educação e formação profissional. Este documento acrescenta informação àquela que já consta do certificado oficial, facilitando a sua compreensão, principalmente por parte das entidades empregadoras ou organismos de outros países. O Europass Suplemento ao Certificado é emitido pelas entidades que atribuíram o certificado de formação profissional. O Europass Suplemento ao Certificado não é um substituto do certificado original nem um sistema de reconhecimento automático das qualificações.

Europass Suplemento ao Diploma (Instituições do Ensino Superior) - documento emitido em nome dos titulares de diplomas do ensino superior, juntamente com o seu certificado ou diploma de licenciatura. Este suplemento contribui para uma melhor compreensão das qualificações académicas de nível superior, sobretudo fora do país em que as mesmas foram atribuídas. O Europass Suplemento ao Diploma não é um documento de substituição do diploma ou certificado de licenciatura original nem um sistema de reconhecimento automático das qualificações.

Fonte: Centro Europeu para o Desenvolvimento da Formação Profissional

Para mais informações sobre o EUROPASS e os seus benefícios não deixe de consultar: https://europass.cedefop.europa.eu/pt/home


http://europedirect.aigmadeira.com

newsletter

13

NOTÍCIAS (para mais informações, clique sobre o título da notícia) A UE acelera os preparativos para 2030, com mais reduções de emissões A Comissão, assistida pela Agência Europeia do Ambiente, apresentou o seu relatório intercalar anual onde se avaliam os progressos em matéria de ação climática. De acordo com as últimas estimativas, as emissões de gases com efeito de estufa na UE em 2013 diminuíram 1,8 % relativamente a 2012 e atingiram os níveis mais baixos desde 1990. Assim, a UE está no bom caminho não só para cumprir o objetivo de 2020, mas também para o ultrapassar.

Doze cidades candidatam-se ao prémio «Capital Verde da Europa» de 2017 Chegou ao fim o prazo para a apresentação de candidaturas ao prémio «Capital Verde da Europa» de 2017. Foram recebidas as seguintes candidaturas: Bursa (Turquia); Cascais (Portugal); Cork (Irlanda); Essen (Alemanha); ‘s-Hertogenbosch (Países Baixos); Istambul (Turquia); Lahti (Finlândia); Lisboa (Portugal); Nimega (Países Baixos); Pécs (Hungria); Porto (Portugal); Umeå (Suécia). O prémio Capital Verde da Europa é o reconhecimento de uma cidade na vanguarda de um modo de vida urbano respeitador do ambiente. Estas cidades abrem o caminho na definição de melhores padrões para um desenvolvimento urbano sustentável, ouvindo as aspirações dos cidadãos e liderando soluções inovadoras para os problemas ambientais.

Microfinanciamento Progress empresta 182 milhões de euros a mais de 20 000 empresá-

rios para criação e expansão de empresas Mais de 20 000 empresários beneficiaram já de empréstimos e garantias num total de 182 milhões de euros ao abrigo do Instrumento Europeu de Microfinanciamento Progress, segundo o mais recente relatório da Comissão Europeia sobre a execução deste instrumento financeiro. Em especial, o relatório conclui que o Microfinanciamento Progress tem contribuído significativamente para a criação de empregos, ao facilitar o crédito a desempregados ou a pessoas inativas que têm dificuldades em conseguir empréstimos junto de instituições financeiras.

100 cidades europeias subscrevem a ação relativa às alterações climáticas O passado dia 16 de outubro constituiu-se como um marco importante para a iniciativa da Comissão Europeia «Mayors Adapt», com o compromisso de 100 cidades europeias a tomar medidas para combater as alterações climáticas. A iniciativa «Mayors Adapt» foi lançada em março de 2014, no âmbito da iniciativa «Pacto de Autarcas». Ao aderir à iniciativa «Mayors Adapt», os autarcas participantes beneficiarão de apoio a atividades locais de combate às alterações climáticas, de uma plataforma para a cooperação e de uma maior sensibilização do público em matéria de adaptação e das medidas que devem ser tomadas.

Horizon Report insta as escolas a dar resposta ao «complexo» desafio das competências digitais As baixas aptidões e competências digitais dos alunos e a necessidade de integrar na formação dos professores a utilização eficaz das tecnologias da informação e da comunicação figuram entre os desafios mais prementes com que se confronta hoje o ensino escolar na Europa, segundo um relatório publicado pela Comissão Europeia e o New Media Consortium.


http://europedirect.aigmadeira.com

newsletter

14

NOTÍCIAS (para mais informações, clique sobre o título da notícia) Mobilidade dos trabalhadores é essencial para responder aos desafios da UE em termos demográficos e de competências Para lidar com os efeitos do envelhecimento da população, a UE terá que reduzir as disparidades entre homens e mulheres e aumentar a participação dos trabalhadores jovens e mais idosos no mercado de trabalho, embora a mobilidade e a migração desempenhem também um papel fundamental. Esta é a principal conclusão do Relatório Conjunto Comissão-OCDE intitulado Matching Economic Migration with Labour Market Needs (Adequar a migração económica às necessidades do mercado de trabalho).

Conclusões da OCDE confirmam a importância de investir na educação para o crescimento e o emprego da UE A Comissão Europeia saudou a publicação do relatório anual «Education at a Glance 2014», da Organização de Cooperação e de Desenvolvimento Económicos (OCDE), sobre a situação atual e os desafios com que se confrontam os sistemas de ensino nacionais. Este relatório chama a atenção para a importância cada vez maior do investimento na educação para o crescimento e o emprego na UE no futuro, bem como para sociedades europeias mais inclusivas.

Quase todos os europeus consideram que a proteção do ambiente é importante Três anos após a realização do primeiro inquérito, a mais recente avaliação do Eurobarómetro do mesmo teor, revela que, apesar da crise económica, a preocupação dos europeus com o ambiente não diminuiu. Reunindo um vasto consenso, 95% dos 28 000 inquiridos afirmaram que a questão da proteção do ambiente é importante e muitos pensam que é possível fazer mais.

UE anuncia pacote de ajuda de 140 milhões de euros em resposta ao surto de ébola A Comissão Europeia anunciou um financiamento de 140 milhões de euros para os países da África Ocidental atualmente afetados pelo vírus ébola : Guiné, Serra Leoa, Libéria e Nigéria. Deste novo pacote, 38 milhões de euros destinam-se especificamente a ajudar os governos a melhorarem os seus serviços de saúde, tanto durante a crise como na fase de recuperação. A ajuda contemplará igualmente os domínios da segurança alimentar, do abastecimento de água e do saneamento, que são essenciais em termos de preservação da saúde da população.

Juncker apresenta a nova Comissão Europeia O Presidente eleito Jean-Claude Juncker revelou a atribuição das pastas aos Comissários designados e a nova configuração da próxima Comissão Europeia. Carlos Moedas, o Comissário português designado recebeu a pasta da Inovação, Ciência e Inovação ficando responsável pela Direção-Geral para a Investigação e Inovação (RTD).


http://europedirect.aigmadeira.com

newsletter

15

EM DESTAQUE... Avaliação de Impacto Erasmus confirma contributo do programa de intercâmbio de estudantes da UE para a empregabilidade e a mobilidade profissional Os jovens que estudam ou recebem formação no estrangeiro não só adquirem conhecimentos em disciplinas específicas como desenvolvem competências transversais que são muito apreciadas pelos empregadores. De acordo com um novo estudo sobre o impacto do programa da União Europeia de intercâmbio de estudantes Erasmus, os diplomados com experiência internacional têm mais êxito no mercado de trabalho. A possibilidade de sofrerem uma situação de desemprego de longa duração é 50% menor em relação àqueles que não estudaram ou obtiveram uma formação no estrangeiro e, cinco anos após a graduação, a taxa de desemprego é inferior em 23%. Esta avaliação, elaborada por peritos independentes, é a maior do seu género, tendo contado com a resposta de cerca de 80 000 participantes, incluindo estudantes e empresas. A nova avaliação revela que 92% dos empregadores, quando pretendem contratar novos trabalhadores, procuram determinadas características de personalidade que são desenvolvidas pelo programa, como a tolerância, a confiança, a capacidade para resolver problemas, a curiosidade, o conhecimento dos seus próprios pontos fortes e fracos e a capacidade de decisão. Alguns testes realizados antes e depois dos períodos de intercâmbio no estrangeiro indicam que os estudantes Erasmus registam valores mais elevados relativamente a estas capacidades, antes mesmo de iniciarem o intercâmbio; quando regressam, a diferença dos referidos valores aumenta 42%, em média, em comparação com os outros estudantes.

Os estudantes que desejam beneficiar de financiamento Erasmus podem optar entre a realização de estudos ou de um estágio no estrangeiro. O relatório revela que é oferecido trabalho na empresa onde é efetuado o estágio a mais de um terço dos estagiários Erasmus. Os estagiários Erasmus também são mais empreendedores do que os estudantes que não participam no programa: um em cada 10 lançou a sua própria empresa e mais de três em cada quatro tencionam fazê-lo ou consideram que tal é possível. Podem também esperar uma progressão mais rápida na carreira; os trabalhadores com experiência internacional acedem a cargos com maior responsabilidade, segundo 64% dos empregadores.

O Erasmus não só melhora as perspetivas de carreira, como oferece aos estudantes um horizonte mais amplo e a possibilidade de desenvolverem laços sociais. 40% mudaram de país de residência ou de trabalho, pelo menos, uma vez desde a graduação. Embora 93% dos estudantes com experiência internacional considerem possível virem a viver no estrangeiro no futuro, essa possibilidade apenas é reconhecida por 73% das pessoas que permanecem no mesmo país durante os estudos.

Fonte: Comissão Europeia, Comunicação de Imprensa, 22 de Setembro 2014


http://europedirect.aigmadeira.com

newsletter

16

A EUROPA NA WORLDWIDEWEB Links úteis

Está à procura de trabalho na Europa? Já ouviu falar da rede EURES? Os Serviços Europeus de Emprego - EURES são uma rede de cooperação que visa facilitar a livre circulação dos trabalhadores no Espaço Económico Europeu. A Suíça também participa. Os parceiros da rede incluem os serviços públicos de emprego, os sindicatos e as organizações de empregadores. A rede é coordenada pela Comissão Europeia…

O que pode a rede EURES fazer por si? O objetivo da rede EURES consiste em prestar informação, aconselhamento e serviços de recrutamento/colocação (adequação da oferta e da procura de mão-de-obra) em benefício de trabalhadores e empregadores, bem como de qualquer cidadão que pretenda beneficiar do princípio da livre circulação de pessoas. A EURES dispõe de um rede humana de mais de 850 conselheiros EURES que mantêm um contato diário com candidatos a emprego e empregadores em toda a Europa.

Na Região Autónoma da Madeira poderá encontrar um Conselheiro EURES no Instituto de Emprego da Madeira!



http://europedirect.aigmadeira.com

newsletter

18

ACONTECE...

Instagram Photo Competition For

Concurso “Selfie com a

Young Europeans

nova nota de €10”

És jovem e europeu? Gostas de fotografia? Achas

Até 30 de novembro, o Banco

que a Europa pode fazer parte da tua galeria do

Central Europeu promove o

Instagram? Então participa até 15 de novembro,

concurso “Selfie com a nova

neste concurso que visa promover o debate e a divulgação de assuntos europeus junto dos jovens, através da fotografia e da rede Instagram. Para mais informações: http://bit.ly/1bGovvd

nota de €10”. O desafio é tirar uma selfie, sozinho com a nova nota de €10, que deverá ser publicada na sua conta no Twitter ou Instagram com a tag “#mynew10”. Será feito um sorteio para a atribuição dos cem prémios em jogo Para mais informações: http://bit.ly/1FSJaYQ

Prémio TCE 2014 Concurso "Prémio Jacques O Tribunal de Contas Europeu lançou a edição de

Delors"

2014 do seu Prémio pela investigação no domínio da auditoria do setor público. O Prémio TCE 2014

Até 15 de dezembro estão

distingue universitários europeus pelas suas teses

abertas as candidaturas ao

no domínio dos estudos teóricos e/ou empíricos

Concurso "Prémio Jacques

em matéria de auditoria no setor público, em parti-

Delors" - Modalidade de

cular no contexto da União Europeia. O vencedor

ensaio académico que tem como objetivo, promo-

receberá um prémio no montante de 5 000 euros.

ver a produção de obras inéditas, em língua portu-

O prazo para apresentação das candidaturas é o dia

guesa, relacionadas com a União Europeia. Consi-

30 de novembro de 2014.

dera-se incluído neste conceito dissertações de

Para mais informações:

mestrado e teses de doutoramento que não te-

http://www.eca.europa.eu/pt/Pages/ECA-Award-

nham sido objeto de publicação.

2014.aspx

Para mais informações: http://bit.ly/1veReuy

Concurso de Vídeo Viral do Europass! Até 30 de novembro participe no Concurso lançado pelo EUROPASS. Elabore um vídeo, com duração até 180 segundos, que promova os benefícios da iniciativa Europass e poderá ganhar uma viagem à sua cidade de sonho europeia… Para mais informações: http://bit.ly/1uSjkjS


http://europedirect.aigmadeira.com

newsletter

12



news letter

FICHA TÉCNICA

Autoria: Ana Nunes Marco Teles

Edição: Centro de Informação Europe Direct Madeira Associação Insular de Geografia

31 de Outubro de 2014


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.