Page 1

Publicação bimestral /NOVEMBRO—DEZEMBRO 2014

Número 12

news

letter


http://europedirect.aigmadeira.com

newsletter

2

3

Editorial

5

Atividades do Europe Direct Madeira

10

Imagens que marcaram 2014...

15

Aos parceiros do CIED Madeira...

16

Em Destaque...

17

NotĂ­cias


http://europedirect.aigmadeira.com

newsletter

3

EDITORIAL Esta é a newsletter número 12 e com ela damos por encerrado o nosso plano de ação para este ano. Ao longo de 2014, foram inúmeras as atividades que procuramos desenvolver juntos dos cidadãos, dando assim cumprimento à principal missão do Centro — permitir, a nível local, que os cidadãos disponham de informação, orientação, assistência e resposta a perguntas sobre as instituições, legislação, políticas, programas e possibilidades de financiamento da União Europeia, mas também promover ativamente o debate sobre a União Europeia e as suas políticas, a nível local e regional. O ano de 2014 ficou marcado positivamente, pela capacidade que tivemos em manter vivos projetos lançados no ano transato, aquando da criação do CIED Madeira, mas sobretudo pela possibilidade de consolidar os laços de cooperação com os parceiros com os quais temos vindo a trabalhar regularmente. Mas 2014 foi também ano de novos projetos, de novas iniciativas: a viagem de multiplicadores a Bruxelas (com a presença de jornalistas, empresários, professores e autarcas da RAM), o programa semanal de rádio intitulado “10 para a Europa”, o lançamento de uma nova publicação—”Que divertida é a Europa”, a Volta de Apoio ao Emprego, entre muitos outros. Foi seguramente um ano de muita atividade e isso é bem visível, por exemplo, ao nível da nossa presença nas redes sociais: o número de seguidores quase duplicou este ano, alcançando os 1215 amigos. Também o Twitter, o Youtube e o nosso site parecem-nos agora mais consolidados, a avaliar pelo número de visitantes que ao longo do ano consultaram estes importantes canais de comunicação. Dito isto (e muito mais haveria a acrescentar sobre a nossa atividade em 2014), torna-se difícil eleger o momento-chave do ano. Ainda assim, a ter de nomear o momento alto do ano, arriscaríamos dizer que terá sido seguramente a realização das eleições europeias no dia 25 de maio. Fizemos tudo o que estava ao nosso alcance, no sentido de elucidar o maior número possível de pessoas sobre esta matéria: programa de rádio, artigos na imprensa escrita, microsite específico, ações de formação, ações de sensibilização e porventura o momento mais marcante, a realização da conferência “Eleições Europeias 2014, a SUA opinião conta”. Mas chegou o momento de encerrar este capítulo e olhar para o futuro. E esse futuro encontra-se mesmo ao ”virar da esquina” com a chegada do novo ano e com ele novos projetos. Curioso(a)? Mantenha-se atento ao nosso site e à nossa página do facebook. Uma coisa é certa: esta é a ultima edição da nossa newsletter no atual formato. Em 2015 surgirá uma nova publicação digital, mais apelativa, mais sintética e personalizada de acordo com as sugestões dos nossos leitores. Esperemos que seja do vosso agrado. Até lá, a si que nos acompanhou ao longo de todo o ano, despedimo-nos com um muito obrigado e votos sinceros de um próspero ANO NOVO.

A Coordenação do Centro Europe Direct Madeira Marco Teles


http://europedirect.aigmadeira.com

newsletter

4

O SEU CENTRO EUROPE DIRECT O Centro de Informação Europe Direct Madeira encontra-se em funcionamento desde janeiro de 2013 e tem a sua sede na cidade de Câmara de Lobos, no Edifício da Casa da Cultura. Diariamente, o Centro tem as suas portas abertas entre as 9.00h e as 13.00h no período da manhã e entre as 14.30h e as 17.30h no período da tarde. Aqui poderá encontrar uma equipa de trabalho composta por recursos humanos qualificados que se encontram à sua disposição para ajudá-lo no esclarecimento das suas dúvidas sobre a União Europeia.

VISITE-NOS ou CONTACTE-NOS...

Edifício Casa da Cultura, Rua Pe. Eduardo Clemente Nunes Pereira 9300-116 Câmara de Lobos

291 635 113 europedirect.aigmadeira.com


http://europedirect.aigmadeira.com

newsletter

5

ATIVIDADES DO EUROPE DIRECT MADEIRA Reunião Transfronteiriça Anual Portugal-Espanha das Redes de Informação Europeia Nos dias 3 e 4 de novembro o Centro de Informação Europe Direct Madeira esteve presente na Reunião Transfronteiriça Anual Portugal – Espanha das Redes de Informação Europeia, que decorreu nas cidades de Elvas e Badajoz. O primeiro dia do evento, realizou-se no Centro de Negócios Transfronteiriço de Elvas, tendo sido apresentadas e discutidas diversas temáticas, nomeadamente o projeto Eurocidade, o Semestre Europeu: recomendações específicas e Estratégia 2020 e os Fundos Estruturais: o novo programa plurianual. O segundo dia deste encontro entre Portugal e Espanha aconteceu no anfiteatro da Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais da Universidade da Extremadura, em Badajoz. Durante o dia abordaram-se os desafios do novo ciclo político europeu, o Ano Europeu para o Desenvolvimento e a cooperação judicial e a cooperação transfronteiriça para o período 2014-2020. Para visualizar o álbum fotográfico desta iniciativa vá até: https://www.flickr.com/photos/europedirectmadeira/sets/72157649111137256/


http://europedirect.aigmadeira.com

newsletter

6

CIED Madeira divulga a sua 2ª publicação “Que divertida é a Europa”

Decorreu no dia 19 de novembro, na EB1/PE do Ribeiro Alforra em Câmara de Lobos, a apresentação da publicação “Que divertida é a Europa”, uma iniciativa do Centro de Informação Europe Direct Madeira, que pretende reforçar o seu trabalho junto do público escolar mais jovem e que contou com as presenças do Secretário Regional da Educação e Recursos Humanos, da Vereadora de Intervenção Social, Educação e Juventude da Câmara Municipal de Câmara de Lobos, entre muitas outras entidades públicas do concelho. Projetada especificamente para o 1º ciclo de escolaridade, esta publicação que contou com uma tiragem inicial de 1050 exemplares, procura explorar os elementos essenciais do processo de construção europeia, os símbolos europeus, os países e a sua localização geográfica. A publicação inclui ainda exercícios práticos de apoio ao estudante que visam facilitar o processo de aprendizagem e consolidar os conhecimentos transmitidos. Durante a apresentação, foi salientado que um dos objetivos é levar esta publicação a todas as escolas do 1º ciclo da Região, razão pela qual está já a ser considerada a possibilidade do lançamento de uma segunda edição. Para visualizar o álbum fotográfico desta iniciativa vá até: https://www.flickr.com/photos/europedirectmadeira/sets/72157649373735385/


http://europedirect.aigmadeira.com

newsletter

7

CIED Madeira participa no workshop "Metodologia World Café"

No dia 02 de dezembro o CIED Madeira esteve no Porto para participar no workshop "Metodologia World Café", uma iniciativa concebida para os parceiros associados do projeto "Uma Nova Narrativa para a Europa" que visa suscitar o debate sobre o que representa a Europa na vida quotidiana dos portugueses e levar os cidadãos a participar e a dar o seu contributo para a construção de uma Nova Narrativa para a Europa. A Metodologia “World Café” é um instrumento utilizado para estruturar um debate em torno de questões previamente preparadas de modo a possibilitar o maior número de interações entre os participantes e a facilitar a formulação de conclusões ou propostas finais sobre o assunto em debate. Neste workshop, essencialmente prático, foi realizado o enquadramento desta atividade no âmbito do projeto Uma Nova Narrativa para a Europa seguindo-se a simulação integral de um Café Europa utilizando-se a metodologia referida. É objetivo do CIED Madeira enquanto parceiro associado deste projeto organizar na Região uma atividade similar à apresentada neste workshop sendo que a sua realização está prevista para o primeiro trimestre de 2015.


http://europedirect.aigmadeira.com

newsletter

8

CIED Madeira promove ação com o CAO de Câmara de Lobos

Partir à descoberta da Europa foi o mote para a ação de sensibilização promovida no dia 15 de dezembro pelo Centro de Informação Europe Direct Madeira na Biblioteca Municipal de Câmara de Lobos. Esta atividade que foi dirigida a 30 utentes do Centro de Atividades Ocupacionais de Câmara de Lobos marcou o fim do plano de ação do CIED Madeira para 2014. Este tipo de iniciativa procura alertar os cidadãos para o processo de construção europeia, para o conceito de cidadania europeia e os direitos associados. Os utentes do CAO de Câmara de Lobos tiveram assim a oportunidade de aprender um pouco mais sobre a União Europeia, conhecimentos esses que foram posteriormente validados com a realização de alguns exercícios práticos incluídos na publicação “Que divertida é a Europa”. Estas palestras integram o plano de ação de 2014 do CIED Madeira e terão continuidade no próximo ano, nomeadamente, por via do projeto “A Europa vai à TUA escola”, um serviço gratuito prestado pelo Centro junto dos estabelecimentos de ensino da Região.


http://europedirect.aigmadeira.com

newsletter

12


http://europedirect.aigmadeira.com

O ano 2014 em revista...

newsletter

10


http://europedirect.aigmadeira.com

O Ano 2014 em revista...

newsletter

11


http://europedirect.aigmadeira.com

O Ano 2014 em revista...

newsletter

12


http://europedirect.aigmadeira.com

O Ano 2014 em revista...

newsletter

13


http://europedirect.aigmadeira.com

newsletter

14

JÁ ALCANÇAMOS OS 1215 SEGUIDORES/AMIGOS! Mas não queremos ficar por aqui! Junte-se a nós: um gesto em três etapas… 1ª entre na sua página do facebook 2ª pesquise “europedirectmadeira” 3ª clique em “GOSTO” Diariamente, poderá acompanhar as nossas atividades, mantendo-se atualizado(a) sobre as últimas novidades relativamente à União Europeia!

Mantenha-se igualmente informado através do nosso site:

http://europedirect.aigmadeira.com


http://europedirect.aigmadeira.com

newsletter

15

Aos parceiros do CIED Madeira... Foram muitas as entidades (do setor público e privado) que ao longo do ano de 2014 deram a sua colaboração em diferentes parcerias que permitiram ao CIED Madeira ir mais além da sua missão de informar os cidadãos e promover iniciativas capazes de suscitar o debate em torno do projeto de construção da UE e das suas políticas. A todos os que colaboraram no desenvolvimento e consolidação do Centro de Informação Europe Direct Madeira, o nosso MUITO OBRIGADO!


http://europedirect.aigmadeira.com

newsletter

16

EM DESTAQUE...

Todos os anos a União Europeia mobiliza-se para dar destaque a um tema com o objetivo de sensibilizar os cidadãos europeus e de chamar a atenção dos governos nacionais para as questões relacionadas com o mesmo. Por decisão do Parlamento Europeu e do Conselho, 2015 será o “Ano Europeu para o Desenvolvimento”, sendo o seu lema “O nosso mundo, a nossa dignidade, o nosso futuro”. O Ano Europeu para o Desenvolvimento torna-se numa importante oportunidade para sensibilizar os cidadãos europeus para as políticas de desenvolvimento da União Europeia e para o seu papel enquanto um dos principais agentes mundiais na luta contra a pobreza. Os grandes objetivos do Ano Europeu para o Desenvolvimento são os seguintes:  Informar os cidadãos da União sobre a cooperação para o desenvolvimento da União e dos respetivos Estados-Membros;  Fomentar a participação direta, o pensamento crítico e o interesse ativo dos cidadãos da União e dos interessados na cooperação para o desenvolvimento, inclusive na formulação e execução das respetivas políticas;  Sensibilizar para os benefícios decorrentes da política de cooperação para o desenvolvimento da União não apenas para os beneficiários da ajuda ao desenvolvimento da União mas também para os cidadãos da União. Saiba mais sobre o Ano Europeu do Desenvolvimento em: Decisão nº 472/2014/UE do Parlamento Europeu e do Conselho, de 16 de abril de 2014, sobre o Ano Europeu para o Desenvolvimento (2015)


http://europedirect.aigmadeira.com

newsletter

17

NOTÍCIAS (para mais informações, clique sobre o título da notícia) Comissão Europeia lança programa de trabalho para 2015 A Comissão Europeia adotou o seu programa de trabalho para 2015 — que define as medidas que a Comissão tenciona tomar nos próximos 12 meses para fazer uma verdadeira diferença nos domínios do emprego, do crescimento e do investimento e proporcionar benefícios concretos para os cidadãos. O programa adotado estabelece 23 iniciativas em cuja concretização a Comissão está politicamente empenhada em 2015.

Novo apoio da UE na luta contra o Ébola A União Europeia e os seus Estados-Membros continuam a mobilizar todos os recursos disponíveis para ajudar a conter a maior epidemia de Ébola de que há registo. O Comissário da UE para a Cooperação Internacional e o Desenvolvimento, Neven Mimica, anunciou recentemente, durante uma visita à Guiné, 61 milhões de euros de novo apoio em resposta à crise do Ébola nos países afetados da África Ocidental.

Comissão Europeia lança campanha “UE trabalhamos para si” A Comissão Europeia lançou recentemente a campanha “UE trabalhamos para si” que visa explicar aos cidadãos como a União Europeia contribui de forma concreta para fomentar o crescimento económico e criar emprego em cada um dos Estados-Membros, através de políticas e projetos financiados pelo orçamento da união. Foi igualmente lançada a plataforma online (www.trabalhamosparasi.eu), com uma lista de mais de 80 projetos e programas sobre inovação, infraestruturas, educação, saúde pública, entre outros domínios, que foram apoiados localmente pela UE.

As empresas da UE devem fomentar o investimento em I&D para manter a competitividade a nível mundial Apesar da conjuntura económica desfavorável, o investimento em investigação e desenvolvimento por parte das empresas sediadas na UE cresceu 2,6% em 2013. Os resultados foram publicados no Painel Europeu sobre o Investimento na I&D Industrial de 2014 da Comissão Europeia, que analisa as 2 500 maiores empresas a nível mundial, representando cerca de 90% do total das despesas das empresas em I&D.

Uma nova era para as políticas da UE em matéria de justiça e assuntos internos A partir do dia 1 de dezembro de 2014, os poderes normais da Comissão e do Tribunal de Justiça começaram a aplicar-se aos atos neste domínio, do mesmo modo que em qualquer outro domínio da legislação da UE. São assim eliminadas as limitações ao controlo jurisdicional do Tribunal de Justiça da União Europeia e ao papel da Comissão de guardiã do Tratado no domínio da cooperação judicial em matéria penal, o que significa que a Comissão terá competência para instaurar processos por infração se a legislação da UE, previamente aprovada por unanimidade pelos Estados-Membros, não for corretamente aplicada.

UE lança Plano de Investimento para impulsionar o emprego e o crescimento A Comissão Europeia anunciou a adoção de um Plano de Investimento de 315 mil milhões de EUR para reinstaurar o crescimento na Europa e ajudar mais pessoas a regressar ao trabalho. Segundo estimativas da Comissão Europeia, o conjunto de medidas proposto poderá permitir um acréscimo do PIB da UE calculado entre 330 e 410 mil milhões de EUR nos próximos três anos e criar até 1,3 milhões de novos postos de trabalho.


FELIZ ANO NOVO!


news letter

FICHA TÉCNICA

Autoria: Ana Nunes Marco Teles

Edição: Centro de Informação Europe Direct Madeira Associação Insular de Geografia

31 de dezembro de 2014

CIED Madeira_Newsletter nº 12  

Atividades do CIED Madeira nos meses de novembro e dezembro de 2014

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you