Page 1

Publicação bimestral /MAIO—JUNHO 2014

Número 9

news

letter


http://europedirect.aigmadeira.com

newsletter

2

3

Editorial

5

Atividades do Europe Direct Madeira

20

Especial Eleições Europeias 2014

22

Notícias

25

Em destaque...

28

A Europa no WorldWideWeb

29

Acontece...


http://europedirect.aigmadeira.com

newsletter

3

EDITORIAL A publicação desta newsletter marca o encerramento de um ciclo de trabalho muito significativo para o Centro de Informação Europe Direct Madeira. Sem sombra de dúvidas, o tema das eleições europeias 2014 foi seguramente o foco central do nosso trabalho neste primeiro semestre do ano. Infelizmente, os resultados eleitorais ficaram algo aquém do esperado no que concerne aos níveis de participação. Gostaríamos que tivesse havido uma maior afluência às urnas, até porque sentimos que estas eleições foram (mesmo) diferentes: porque os temas em debate eram muito diversificados, porque o Parlamento Europeu tem agora poderes reforçados, mas sobretudo, porque ao nível das campanhas fez -se um trabalho muito interessante, nomeadamente, ao nível das redes sociais. O vídeo oficial da campanha foi visto mais de 11 milhões de vezes e o hashtag #EP2014 foi utilizado mais um milhão de vezes, apenas entre os dias 19 e 25 de maio. E no facebook, o botão “Eu votei”, permitiu aos utilizadores mobilizar a sua rede de amigos. Segundo fonte do Parlamento Europeu, a mensagem foi partilhada mais de 2,7 milhões de vezes e foi vista por 88 milhões de pessoas, ou seja, um em cada cinco eleitores europeus. Mas nem só de eleições viveu o CIED Madeira. A celebração do Dia da Europa foi sem dúvida, o momento alto das atividades desenvolvidas no primeiro semestre de 2014. O convívio de cerca de três centenas de crianças do 1º ciclo na Praça da Autonomia, conferiu a esta data um colorido muito especial. E acima de tudo, fez-nos acreditar que vale a pena insistir junto dos públicos mais jovens: porque são eles os decisores do amanhã e também, porque acreditamos que estes jovens merecem toda a nossa atenção, transmitindo-lhes uma nova visão sobre a Europa, para que no futuro, de forma consciente e ativa, possam participar no seu processo de construção. Mas as nossas atividades não terminam por aqui. A ambição leva-nos a querer ir um pouco mais longe e para o segundo semestre temos algumas novidades, de que daremos conta na próxima edição: um novo formato para a nossa newsletter, uma revisão do nosso site e a realização de um programa semanal de rádio intitulado “Dez para a Europa”. Para se manter ao corrente destas e todas as outras novidades que diariamente vão ocorrendo por esta Europa fora, adira à nossa rede de amigos no Facebook. Já ultrapassamos os mil seguidores mas ainda reservamos um lugar para si. Contamos consigo.

A Coordenação do Centro Europe Direct Madeira

Marco Teles


http://europedirect.aigmadeira.com

newsletter

12


http://europedirect.aigmadeira.com

newsletter

5

ATIVIDADES DO EUROPE DIRECT MADEIRA CIED Madeira comemora o DIA da EUROPA em Câmara de Lobos

No dia 09 de maio, celebrou-se o “Dia da Europa”! O Centro de Informação Europe Direct Madeira quis comemorar este dia tão importante para a UE de uma forma diferente e divertida e como tal, preparou um conjunto de atividades na Praça da Autonomia - Câmara de Lobos que contaram com o apoio da autarquia local. A iniciativa que foi dirigida à população em geral e a cerca de 325 alunos das escolas primárias do concelho, começou com a recepção aos mais novos que puderam divertir-se ao som da música nos vários insufláveis existentes, passando-se posteriormente ao momento oficial do dia com o hastear da bandeira da União Europeia, ao som do hino da Europa tocado pelo grupo musical da escola EB1/PE Ribeiro da Alforra. Esta cerimónia contou com a presença do Sr. Secretário Regional de Educação e Recursos Humanos - Dr. Jaime Freitas, e com o Sr. Presidente da Câmara Municipal de Câmara de Lobos - Dr. Pedro Coelho. Durante todo o evento esteve patente no local a Exposição Automóvel “Do Tratado de Roma à atualidade: 56 anos de evolução”, uma pequena amostra da evolução da industria automóvel europeia nesse período. Foi ainda possível a todos os presentes assistir a um momento de pintura ao vivo, onde os artistas plásticos Rúben Freitas, Roberto Macedo e Fátima Spínola passaram para a tela a sua visão da União Europeia. As obras produzidas irão reverter para o Núcleo Regional da Madeira da Liga Contra o Cancro no âmbito do projeto “Um Dia Pela Vida”. A manhã terminou com o debate “O projeto europeu e as eleições europeias 2014” transmitido desde Câmara de Lobos em direto através da Rádio Antena 1 Madeira e que contou com a presença da Dr.ª Ana Rita Barros da rede Team Europa, da Dr.ª Fernanda Cardoso da Direção Regional dos Assuntos Europeus, do Dr. Marco Teles do Europe Direct Madeira e do Dr. Pedro Coelho da Câmara Municipal de Câmara de Lobos.

Veja o álbum fotográfico completo desta iniciativa em: https://www.flickr.com/photo/europedirectmadeira/sets/72157644653146954/


http://europedirect.aigmadeira.com

newsletter

6

As imagens que marcaram as celebrações do DIA da EUROPA 2014 em Câmara de Lobos


http://europedirect.aigmadeira.com

newsletter

7


http://europedirect.aigmadeira.com

newsletter

8


http://europedirect.aigmadeira.com

newsletter

9

Dia da Europa na Escola EB1/PE do Ribeiro de Alforra O Dia da Europa não poderia ter terminado de melhor forma para o CIED Madeira. A convite da Escola EB1/PE do Ribeiro de Alforra, a nossa equipa foi recebida pelos empenhados e simpatiquíssimos alunos desta escola primária que nos brindaram com uma excelente actuação alusiva a este dia tão importante para a União Europeia. O nosso muito obrigado.


http://europedirect.aigmadeira.com

newsletter

10

“A Europa vai à tua Escola” No âmbito do projeto “A Europa vai à tua Escola”, o CIED Madeira esteve durante os meses de maio e junho em diversas escolas da Região. No dia 12 de maio, o CIED Madeira esteve na Escola Básica dos 2º e 3º ciclos dos Louros com cerca de 40 alunos do 9º ano, para falar sobre sobre a União Europeia, as suas instituições e o que significa ser Cidadão Europeu. No final da palestra, foi realizado um pequeno quiz sobre Cidadania Europeia. A cada aluno foi atribuída a publicação “A Europa dá as mãos” que retrata a União Europeia e cada um dos seus estados membros. Após a palestra foi possível ao CIED Madeira conhecer os trabalhos que foram realizados por estes alunos no âmbito das comemorações do Dia da Europa.


http://europedirect.aigmadeira.com

newsletter

11

Ainda no dia 12 de maio, o Europe Direct Madeira esteve na Escola Básica dos 2º e 3º ciclos da Torre, para falar com cerca de 50 alunos dos cursos de Educação e Formação de Adultos. Durante a palestra, que durou cerca de 2 horas, para além de abordar-se o processo de construção da União Europeia, foi possível esclarecer todos os presentes sobre o papel das principais instituições da UE, destacando o Parlamento Europeu enquanto único órgão diretamente eleito da UE que representa os interesses dos cidadãos europeus. A poucos dias do ato eleitoral, procurou-se promover o debate, sobre os direitos e a importância da participação ativa nas eleições Europeias do dia 25 de maio. No final da sessão a todos os alunos foi atribuída a publicação “Mais Cidadão”, assim como alguns panfletos informativos sobre as Eleições para o Parlamento Europeu.


http://europedirect.aigmadeira.com

newsletter

12

No dia 16 de maio, o CIED Madeira foi à EB1/PE Visconde Cacongo para falar com cerca de 30 alunos do 3º ano de escolaridade. Durante a sessão, os alunos aprenderam o que é a União Europeia, como esta surgiu, quais os símbolos que a identificam e os países que a compõem. Foi ainda dado destaque ao “Espaço dos mais novos”, o site da Comissão Europeia que disponibiliza um conjunto de jogos didáticos relacionados com os vários domínios de intervenção da UE, uma vez que se trata de uma forma divertida, mas simultaneamente muito educativa, dos mais jovens aprenderem novos conteúdos sobre a União Europeia. No final da sessão foi entregue a todos os alunos a publicação “Países sem fronteiras”, um livro educativo que disponibiliza informações sobre cada país membro e um pequeno historial sobre a construção da União Europeia.

No dia 19 de maio houve deslocação à Direcção Regional de Qualificação Profissional. Durante a sessão, que foi dirigida a cerca de 55 participantes onde se incluíram formandos, colaboradores internos e formadores abordou-se o processo de construção da UE, os símbolos europeus e as principais instituições europeias. A poucos dias das Eleições Europeias, salientou-se a importância do Parlamento Europeu a única instituição europeia diretamente eleita pelos cidadãos, com um papel determinante na adoção da legislação da União Europeia e com capacidade para influenciar a vida quotidiana dos cidadãos. No final da palestra, a todos os participantes foi entregue a publicação “Mais Cidadão” assim como alguns panfletos informativos sobre as Eleições Europeias que se realizaram no dia 25 de maio.


http://europedirect.aigmadeira.com

newsletter

13

No dia 21 de maio, o CIED Madeira esteve na Escola Básica dos 2º e 3º ciclos Dr. Eduardo Brazão de Castro para falar com cerca de 40 alunos do que durante uma hora ficaram a conhecer um pouco mais sobre o projeto Europeu, os seus principais símbolos e o que significa ser Cidadão da União Europeia. A todos os alunos foi entregue no final da sessão a publicação “À Descoberta da Europa”.

No dia 2 de junho, o CIED Madeira foi à Escola Básica e Secundária de Machico. A sessão foi dirigida a cerca de 30 alunos do 12º ano que puderam aprofundar seus conhecimentos sobre a União Europeia, nomeadamente, como surgiu, quais os Estados-Membros que a compõem e que símbolos a identificam. Uma vez que estes alunos estão a terminar o ensino secundário, durante a sessão, foi dado particular destaque às principais redes europeias de informação e comunicação, como por exemplo, a rede EURES, o portal “A sua Europa” e o portal Europeu da Juventude. Houve ainda tempo para apresentar o programa ERASMUS + e o Serviço Voluntário Europeu, o programa mais conhecido para ajudar os jovens a encontrar atividades de voluntariado (a tempo inteiro) no estrangeiro. No final da sessão a todos os alunos foi entregue a publicação “Mais Cidadão”.


http://europedirect.aigmadeira.com

newsletter

14

CIED Madeira marca presença na iniciativa “Tu na Europa”

No âmbito da iniciativa “TU na EUROPA”, a Direção Regional de Juventude e Desporto e a Direção Regional de Educação através do Serviço Técnico de Atividades Ocupacionais promoveram no dia 14 de maio, no Centro de Juventude do Funchal, com a colaboração do Centro de Informação Europe Direct Madeira, uma ação de sensibilização para cerca de 30 participantes com necessidades especiais, provenientes dos Centros de Atividades Ocupacionais da RAM. A realização da iniciativa visou a inclusão destes utentes e a sua participação ativa no processo europeu, capacitando-os para exercer plenamente os seus direitos e deveres, em conformidade com a Estratégia Europeia para a Deficiência 2010-2020 e do Plano de Ação para a Deficiência 2006-2015. A ação que durou cerca de 2h30m foi composta por duas partes, na primeira abordou-se brevemente o processo de construção da União Europeia e a importância do Parlamento Europeu enquanto único órgão diretamente eleito da UE que representa os interesses dos cidadãos europeus. A poucos dias do ato eleitoral, procurou-se informar todos os participantes sobre os seus direitos e incentivar uma participação ativa nas eleições Europeias do próximo dia 25 de maio. A segunda parte da sessão foi dedicada à realização de jogos didáticos sobre a União Europeia, nomeadamente, a construção de puzzles, jogos de cartas e ainda jogos e passatempos do sítio web da UE “Espaço dos mais novos”. Todos os participantes desta iniciativa receberam a publicação “A Europa dá as mãos”, o mapa da UE, e material diverso sobre a Eleições Europeias 2014.


http://europedirect.aigmadeira.com

newsletter

15


http://europedirect.aigmadeira.com

newsletter

12


http://europedirect.aigmadeira.com

newsletter

17

“Volta ao Apoio ao Emprego” Realizou-se no dia 28 de maio, no Museu da Casa da Luz, a iniciativa “Volta de Apoio ao Emprego 2014″, um evento desenvolvido à escala nacional pela Representação da Comissão Europeia em Portugal e que, na Região Autónoma da Madeira, contou com a organização do Centro de Informação Europe Direct Madeira, em articulação direta com o Instituto de Emprego da Madeira através da Rede EURES. Sob o tema “Melhoria da Empregabilidade em contexto Europeu” pretendeu-se com a realização desta sessão de informação/formação apresentar algumas soluções que contribuam para a melhoria da empregabilidade, nomeadamente, por via da utilização do EURES, a rede europeia de serviços de emprego que visa facilitar a mobilidade dos trabalhadores a nível transnacional e transfronteiriço ou de programas europeus, como por exemplo, a “Garantia Jovem”, que visa proporcionar uma oportunidade de emprego, formação ou estágio, aos jovens até aos 24 anos, que se encontram desempregados ou afastados do sistema educativo ou formativo. Este evento contou com a presença do Dr. Sidónio Fernandes, Presidente do Conselho Diretivo do Instituto de Emprego da Madeira, na sessão de abertura. Veja o álbum fotográfico completo desta iniciativa em: https://www.flickr.com/photos/europedirectmadeira/sets/72157644948319293/


http://europedirect.aigmadeira.com

newsletter

As imagens que marcaram a “Volta de Apoio ao Emprego”

18


http://europedirect.aigmadeira.com

newsletter

19

CIED Madeira em Bruxelas para formação em Media Sociais

Nos dias 12 e 13 de junho o CIED Madeira esteve em Bruxelas para participar numa formação dirigida aos Centros de Informação Europe Direct sobre Redes Sociais. O objetivo desta iniciativa que contou com a presença de cerca de 100 participantes de toda a União Europeia foi evidenciar os benefícios de utilização das redes sociais, incentivar o seu uso, especialmente o Facebook, o Twitter e o Youtube, e mostrar como utilizar eficazmente estas ferramentas para promover uma maior interacção com os cidadãos. Durante esta formação de 2 dias, todos os participantes puderam assistir a vários workshops e receber valiosos conselhos e dicas de especialistas em redes sociais de forma a tornar mais eficaz a presença dos Centros Europe Direct nestas plataformas.

Mantenha-se informado sobre o que se passa na União Europeia!


http://europedirect.aigmadeira.com

newsletter

20

ESPECIAL ELEIÇÕES EUROPEIAS 2014

No dia 25 de maio, realizaram-se as eleições para o Parlamento Europeu (PE). De acordo com os resultados provisórios divulgados pelo PE, o grupo político com maior representatividade nesta 8ª legislatura (20142019) será o PPE (Grupo do Partido Popular Europeu - Democratas-Cristãos) com 221 lugares atribuídos no novo Parlamento, seguindo-se o Grupo da Aliança Progressista dos Socialistas e Democratas no Parlamento Europeu - S&D. À escala europeia a afluência às urnas manteve-se praticamente inalterada face às anteriores eleições (43%). Mas uma análise por Estado-Membro revela disparidades, com os belgas e luxemburgueses a registarem uma taxa de participação de 90% e os eslovacos a taxa mais baixa (13%). No que respeita aos resultados das eleições portuguesas para o Parlamento Europeu, nas quais foram eleitos 21 eurodeputados, a afluência às urnas ficou-se pelos 34% o que significa que num universo de 9.753.568 eleitores inscritos, apenas 3.284.452 pessoas exerceram o seu direito de voto. A Região Autónoma da Madeira seguiu a tendência nacional registando no que concerne à abstenção um valor de 66%, o mais elevado de sempre. Fonte: Parlamento Europeu; Comissão Nacional de Eleições, Direcção Geral de Administração Interna

O que se segue?

Datas chave no novo Parlamento Europeu (PE) 1-3 julho (Estrasburgo): Sessão constitutiva do PE: os eurodeputados ocupam oficialmente os seus lugares no Parlamento. Eleição do presidente, vice-presidentes e questores do PE; 7-10 julho (Bruxelas): reuniões oficiais dos grupos políticos; 14-17 julho (Estrasburgo): Sessão do Parlamento - eleição do presidente da Comissão Europeia; Setembro: Audições dos comissários designados Outubro (a confirmar) - Votação do colégio de comissários


http://europedirect.aigmadeira.com

newsletter

12


http://europedirect.aigmadeira.com

newsletter

22

NOTÍCIAS (para mais informações, clique sobre o título da notícia) PROGRAMA LIFE – lançado convite para a apresentação de propostas no âmbito do subprograma «Ambiente» A Comissão Europeia lançou o primeiro convite à apresentação de propostas ao abrigo do programa de financiamento LIFE para projetos dedicados ao ambiente. O subprograma «Ambiente» do programa LIFE disponibilizará 238,86 milhões de € em 2014 para desenvolver e pôr em prática novas formas de resposta aos desafios ambientais em toda a Europa. A partir de 1 julho 2014, as tarifas de roaming vão baixar É uma grande “oferta de verão” da Comissão Europeia! A partir de 1 de julho de 2014, as tarifas máximas do telecarregamento de dados na UE baixam mais de 50 %: de 45 para 20 cêntimos por megabyte. Para quem viaje na UE, ficará ainda mais barato utilizar mapas, visionar vídeos, consultar o correio eletrónico ou atualizar conteúdos nas redes sociais.

Comprar medicamentos na Internet? Com os europeus a comprarem cada vez mais medicamentos através da Internet, como podemos ter a certeza de que uma farmácia online é autêntica e segura? A Comissão Europeia adota um regulamento de execução ao abrigo da Diretiva relativa aos medicamentos falsificados (2011/62/UE) que estabelece o grafismo de um logótipo comum para as farmácias em linha, bem como os requisitos técnicos para assegurar a sua autenticidade. O logótipo estará plenamente disponível no segundo semestre de 2015.

Comissão interroga cidadãos sobre a água potável europeia A Comissão Europeia lançou uma consulta pública até 15 de Setembro, sobre a política da água potável da UE, a fim de averiguar aonde será possível efetuar melhorias. A consulta é uma resposta concreta à iniciativa Right2Water, a primeira iniciativa de cidadania europeia bem sucedida.

Comissão torna legislação europeia mais flexível, mais simples e menos onerosa Em dezembro de 2012 a Comissão Europeia lançou o programa REFIT, com o objetivo de simplificar o quadro regulamentar da União Europeia de modo a criar melhores condições para o crescimento e o emprego, com um mínimo de encargos administrativos. A fim de maximizar as suas vantagens para as empresas e os cidadãos, o programa REFIT está a ser alargado, procurando centrar a legislação da UE nas questões que são mais bem tratadas a nível europeu.


http://europedirect.aigmadeira.com

newsletter

23

NOTÍCIAS (para mais informações, clique sobre o título da notícia) Programa LIFE – Lançado convite para a apresentação de propostas no âmbito do subprograma «Ação climática» A Comissão Europeia lançou o primeiro convite à apresentação de propostas ao abrigo de um novo programa de financiamento de projetos dedicados à ação climática. O subprograma «Ação climática» do programa LIFE irá disponibilizar 44,26 milhões de EUR em 2014 para desenvolver e pôr em prática novas formas de responder ao desafio das alterações climáticas em toda a Europa.

Eurostat informa sobre vagas de emprego O Eurostat publicou pela primeira vez um comunicado de imprensa trimestral relativo a postos de trabalho por preencher. Este novo indicador europeu fornece informação sobre o mercado de trabalho na perspetiva da procura. Será publicado regularmente, cerca de dez semanas após o final do trimestre de referência.

Um quarto dos Europeus considera que a educação e formação não estão à altura Um novo inquérito realizado pelo Eurobarómetro sobre “o espaço europeu das competências e qualificações” (Eurobaromètre spécial 417) revelou que cerca de um quarto (23%) dos cidadãos da UE consideram que a sua educação ou formação não lhes permitiu adquirir as competências necessárias para encontrarem um emprego correspondente às suas qualificações.

Passaporte Europeu de Competências facilitará recrutamento no setor da hotelaria A Comissão Europeia lançou recentemente o Passaporte Europeu de Competências, um instrumento destinado a facilitar o contacto entre candidatos a emprego e empregadores no setor da hotelaria e turismo na Europa. O Passaporte Europeu de Competências permite aos trabalhadores e empregadores superar as barreiras linguísticas e comparar as qualificações dos trabalhadores do setor da hotelaria, a fim de facilitar o recrutamento.

Nova legislação da UE reforça os direitos dos consumidores Entrou em vigor, uma nova legislação da UE irá reforçar os seus direitos em toda a União Europeia. A nova Diretiva da UE relativa aos direitos dos consumidores, reforça os direitos dos consumidores, independentemente do local ou do momento em que efetuem compras na Europa — online ou no comércio tradicional.


http://europedirect.aigmadeira.com

newsletter

12


http://europedirect.aigmadeira.com

newsletter

25

EM DESTAQUE...

Já estamos no verão, época das tão desejadas férias... Vai viajar? O seu destino é um país da União Europeia, a Islândia ou a Noruega? Conheça então os seus direitos e alguns lembretes para tempos difíceis…

Antes de partir...

• Se está a pensar viajar na Europa, não se esqueça de pedir o seu Cartão Europeu de Seguro de Doença que lhe dará acesso ao sistema público de saúde em qualquer país da UE, Espaço Económico Europeu e Suíça, no caso de adoecer ou ter um acidente durante a sua estada nestes países; • Evite pagar taxas de excesso de bagagem no aeroporto. Antes de sair de casa, pese as suas bagagens e verifique se estas têm as dimensões permitidas. Relativamente à bagagem de mão, verifique se esta cabe dentro do medidor disponibilizado no aeroporto e, se possível, tire uma fotografia. Assim, se mais tarde, no check-in, a bagagem for recusada como bagagem de mão, terá sempre uma prova para reclamar;  Assegure-se de que leva consigo todos os documentos necessários e o documento de identificação válido. Se comprar a sua passagem na Internet, não se esqueça de imprimir o cartão de embarque!


http://europedirect.aigmadeira.com

newsletter

26

Durante as férias... • Lembre-se de que, ao fazer compras num país da UE, os seus direitos estão assegurados pela legislação europeia. Se comprar um bem com defeito, tem um período de 2 anos de garantia para reclamar junto do vendedor. Se só verificar o defeito depois do seu regresso a casa, o CEC Portugal poderá ajudá-lo! • Tenha cuidado com o que compra, especialmente se está a comprar bens eletrónicos caros. Há uma regra de ouro: se parece bom demais para ser verdade, provavelmente não o é….  Mesmo em férias, mantenha-se vigilante para evitar possíveis burlas.; • Ao fazer e receber chamadas no seu telemóvel, esteja atento às tarifas de roaming (custo de utilização do telemóvel no estrangeiro). A partir de 1 de julho de 2014, a legislação europeia prevê que não possam ultrapassar € 0.19 por minuto (sem IVA) para fazer uma chamada e os € 0.05 por minuto para a receber (IVA).

À chegada…

• Lembre-se de que, se o seu voo for cancelado ou tiver um atraso considerável, a legislação europeia prevê que lhe seja dada a escolha entre um voo alternativo ou o reembolso do preço da viagem. • Enquanto espera pelo voo alternativo, tem direito a assistência por parte da companhia aérea, que lhe deve fornecer alimentação e bebidas, assim como alojamento, no caso de ser necessário esperar pelo dia seguinte. Se tal não acontecer, e for obrigado a incorrer em despesas resultantes dessa situação, não se esqueça de guardar todos os recibos. • Se a sua bagagem for perdida ou danificada durante a viagem, poderá obter uma compensação nos termos da Convenção de Montreal. Não se esqueça de preencher o PIR (Property Irregularity Report) antes de deixar o aeroporto e assegure-se de que guarda todos os recibos relativos a despesas necessárias. Escreva uma carta formal à empresa dentro dos limites fixados pela lei: 21 dias para atraso de bagagem e 7 dias para danos na bagagem. • Lembre-se de que a reserva de viagem organizada através de um operador turístico ou de uma agência de viagens, devidamente licenciados, confere normalmente maior proteção do que a reserva de serviços separadamente.

Fonte: Centro Europeu do Consumidor PORTUGAL

Para mais informações consulte o guia "Viajar na Europa" onde encontrará esclarecimentos sobre a organização da sua viagem, a escolha do alojamento, o meio de transporte, as precauções para não se escaldar com o sol, os direitos que lhe assistem e onde poderá encontrar assistência se algum contratempo teimar em tirar o seu sossego durante as férias.


http://europedirect.aigmadeira.com

newsletter

12


http://europedirect.aigmadeira.com

newsletter

28

A EUROPA DA WORLDWIDEWEB Aplicações para smartphones Nesta edição e tendo em conta que se aproxima o período de férias apresentamos-lhe algumas aplicações que poderão ser úteis para a sua viagem...

mite aos utilizadores identificarem facilmente o problema pelo qual estão a passar e receberem uma explicação clara dos seus direitos e das opções disponíveis. A aplicação está disponível gratuitamente em 22 idiomas e utiliza o armazena-mento local do dispositivo para evitar a necessidade de ligação de dados enquanto viaja.

Viajar para o estrangeiro A Comissão Europeia disponibilizou recentemente a aplicação Viajar para o estrangeiro com informações sobre as regras de circulação rodoviária na UE. A aplicação está disponível em 22 línguas para iPhone e iPad e para telefones com Google Android e Microsoft Windows. Para além de todas estas regras importantes da segurança rodoviária para todos os países da UE, a aplicação contém igualmente um passatempo sobre a segurança rodoviária e um jogo de memória para divertir os passageiros durante os longos trajetos de automóvel.

Os Seus Direitos de Passageiro A aplicação Os Seus Direitos de Passageiro fornece aos utilizadores informações claras e concisas sobre os seus direitos enquanto passageiros no interior da União Europeia. Apresentada em formato de perguntas e respostas, per-

Cartão Europeu de Seguro de Doença Guia sobre como utilizar o Cartão Europeu de Seguro de Doença nos 27 países da UE, Islândia, Listenstaine, Noruega e Suíça. Inclui informações gerais acerca do cartão, números de telefone de emergência, despesas e tratamentos abrangidos, como solicitar reembolsos e quem contactar em caso de extravio do cartão. Disponível em 24 línguas com a opção facilitada de alternar entre os vários idiomas.


http://europedirect.aigmadeira.com

newsletter

29

ACONTECE...

I COLÓQUIO Educação para uma Cultura de Segurança

No dia 09 de julho, a Secretaria Regional de Educação e Recursos Humanos, em parceria com a Associação Insular de Geografia, promovem no Museu de Imprensa da Madeira em Câmara de Lobos o Colóquio “Educação para uma Cultura de Segurança”. O CIED Madeira estará presente nesta iniciativa com um stand, onde os participantes poderão consultar várias publicações e ficar a conhecer melhor o trabalho que é desenvolvido a nível europeu na área da protecção civil através da Direcção-Geral da Ajuda Humanitária e da Protecção Civil (ECHO). Contamos com a sua presença! Para mais informações e inscrições: http://1coloquioeducacao.wix.com/inscricoes

Seminário Pagar a Tempo

No dia 9 de julho, a Direção-Geral das Empresas e da Indústria da Comissão Europeia irá realizar um Seminário em Lisboa, no edifício da Representação da Comissão Europeia em Portugal, para abordar o problema de atrasos de pagamento e a aplicação de uma nova Diretiva Europeia em resposta a este problema. O seminário dará aos participantes a oportunidade de ficarem a conhecer mais sobre o problema dos atrasos de pagamento e sobre as novas medidas que estão a ser implementadas para resolver o problema. Para mais informações: http://bit.ly/TpJ46s


news letter

FICHA TÉCNICA

Autoria: Ana Nunes Marco Teles

Edição: Centro de Informação Europe Direct Madeira Associação Insular de Geografia

30 de junho de 2014

CIED Madeira Newsletter nº 9  

Atividades do CIED Madeira nos meses de maio e junho de 2014

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you