EUROCIDADE CHAVES - VERÍN MUNICÍPIO DE CHAVES
Nº 12 Janeiro 2013
a eurocidade da água
CONCELLO DE VERÍN
1
Eurocidade participou na iniciativa 'Juventude em Movimento' A Eurocidade participou, nos dias 26 e 27 de outubro passado, no evento 'Juventude em Movimento' ('Youth on the move'), que decorreu em Tui (Pontevedra). Tratou-se de uma iniciativa da Estratégia Europa 2020 para fomentar a mobilidade, educação, emprego e espírito empresarial entre a juventude. Esta iniciativa incluiu a realização de atividades lúdico-educativas como Caminhada Erasmus, seminários -'Networking e procura de emprego', 'Inovação no âmbito rural', 'A ciência como profissão' ou 'A formação profissional'-, debate 'Aprender idiomas em Espanha', concursos, concertos e magia gratuitos, exposições e atividades de celebração do vigésimo quinto aniversário do programa Erasmus. A Eurocidade Chaves-Verín contou com um representante no ato inaugural e um stand expositivo próprio, entre os postos de entidades relacionados com a juventude e cooperação, no qual a Eurocidade deu informação sobre o projeto, iniciativas comuns, eventos e sobre o seu território. Além disso, e no âmbito do programa de animação, contou com a atuação musical do grupo 'Clave' de Chaves, em dois miniconcertos. 'Juventude em Movimento' percorreu, através do apoio da Comissão Europeia e da colaboração de entidades regionais e locais, várias cidades europeias para dar resposta aos desafios com que se defrontam na atualidade os jovens para que deste modo tenham sucesso na economia do conhecimento.
Conferência-colóquio 'Sayago Peregrino: Rota do Unicórnio' na sede da Eurocidade A sede da Eurocidade acolheu no dia 6 de novembro passado a conferência-colóquio 'Sayago Peregrino: Rota do Unicórnio'. A mesma contou com a participação de António Rocha, Diretor Gerente do balneário de Almeida de Sayago, que apresentou o projeto Sayago Peregrino 2012, criado para promover a comarca de Sayago e a 'Rota do Unicórnio'. Uma rota transfronteiriça que liga Bragança com o Caminho Português Interior de Santiago, e percorre as localidades de Almeida, Miranda do Douro, Bragança, Eurocidade Chaves-Verín, Xinzo de Limia, Ourense, Lalín, Santiago e Fisterra. O Projeto Sayago Peregrino 2012 é organizado pela Asociación para el Desarrollo Económico Rural Integral de Sayago e o Município de Almeida de Sayago (Zamora).el municipio de Almeida de Sayago (Zamora).
Exposição “12 Artistas da Eurocidade” no Centro Cultural de Chaves A Sala Multiusos do Centro Cultural de Chaves recebeu entre o dia 16 de novembro e o 31 de dezembro passado a exposição “12 Artistas da Eurocidade”, organizada pela Associação Chaves Viva, Eurocidade Chaves-Verín, Município de Chaves e Concello de Verín. Na mostra participaram doze artistas (pintores, escultores e fotógrafos) verinenses e flavienses: Alvárias, António Pizarro, Carina Nascimento, Julio Pousada, Leonardo, Manuela Cabugueira, Manuela Pinheiro, Manuela Sánchez, Mário Lino, Marisa Pardo, Paulo Fontinha e Pedro Araujo.Manuela Sánchez, Mário Lino, Marisa Pardo, Paulo Fontinha e Pedro Araujo. Este evento pretende retomar a promoção de exposições conjuntas entre Chaves e Verín, interrompidas desde finais de 2008, dada a enorme riqueza existente no território da Eurocidade de artistas plásticos, com o objetivo de apoiar, fomentar e dar a conhecer a criatividade e talento dos artistas locais, através da realização de exposições comuns de artistas flavienses e verinenses.
PÁGINA 8
Conferência 'Eurocidade Chaves-Verín: um território inovador para o desenvolvimento de oportunidades' no 1º Congresso Territorial do Noroeste Ibérico No dia 9 de novembro passado, o campus Noroeste da Universidad Nacional de Educación a Distancia (UNED) organizou a conferência 'Eurocidade Chaves-Verín: um enclave inovador para o desenvolvimento de oportunidades', realizada pelo Secretariado Técnico Conjunto da Eurocidade, no âmbito do 1º Congresso Territorial do Noroeste Ibérico. Este primeiro congresso nasceu com a convicção de que existe uma realidade geográfica, histórica e cultural com coerência interna e su s t en tável para ser abord a da no âmbito d a cooper a ção, sustentabilidade e coesão social e territorial, de acordo com os princípios e exigências da Estratégia Territorial Europeia (ETE) e com a idoneidade precisa para adaptar-se à Agenda Territorial Europeia (ATE), com o propósito de se constituir como um evento de cooperação interterritorial que favoreça a integração dos povos que formam essa realidade: o Noroeste Ibérico, que compreende as quatro províncias galegas, Astúrias, Leão, Zamora e Salamanca, juntamente com o território da Região do Norte de Portugal. A conferência 'Projeto Eurocidade Chaves-Verín: um enclave inovador para o desenvolvimento de oportunidades' teve como objetivo dar visibilidade ao projeto de cooperação transfronteiriça Chaves-Verín, como um território inovador a nível ibérico, que em menos de quatro anos de funcionamento já se realçou como um laboratório de Eurocidadania, um projeto que representa todo um exemplo de integração cidadã a todos os níveis.
Jovens europeus participam no seminário 'A participação juvenil nos agrupamentos transfronteiriços' da Eurocidade Chaves-Verín No dia 20 de novembro passado, a sede da Eurocidade acolheu a inauguração do seminário 'A participação juvenil nos agrupamentos transfronteiriços' no qual participaram jovens das Eurorregiões AquitaniaEuskadi e Ister-Granum (Hungría-Eslováquia) e da Eurocidade ChavesVerín. Durante o ato inaugural, na sua intervenção, ambos os autarcas insistiram na importância da Eurocidade como um espaço onde se ajuda a construir a Europa, uma Europa que em Chaves e Verín construímos de baixo para cima e onde os jovens representam, junto com a fronteira, a nossa maior oportunidade para crescer e superar as dificuldades. Uma realidade que já foi refletida nas atividades desenvolvidas nos últimos quatro anos na Eurocidade Chaves-Verín como: a criação do posto transfronteiriço de informação juvenil - local de informação, orientação e sensibilização sobre as oportunidades, programas e atividades da União Europeia -, a materialização de um local de ensaios transfronteiriço, organização de cursos de língua portuguesa e espanhola orientados à atividade profissional, implementação de cursos de formação em projetos europeus ou exposições coletivas de artistas. O Seminário 'A participação juvenil nos agrupamentos transfronteiriços' teve como objetivo impulsionar a que os representantes de coletividades e líderes juvenis de diversos agrupamentos transfronteiriços europeus possam debater sobre as suas próprias realidades e partilhar as suas experiências sobre participação juvenil; assim como gerar novos materiais e recursos para o trabalho com a juventude. Os participantes partilharão as suas realidades com jovens de outras cidades transfronteiriças europeias com o objetivo de: dar visibilidade à realidade da juventude residente em localidades transfronteiriças, fomentar a participação juvenil e a empregabilidade entre a juventude das zonas europeias transfronteiriças em geral, e das localidades participantes no seminário em particular, promover um espaço de intercâmbio de experiências entre dinamizadores, facilitadores e líderes juvenis de regiões transfronteiriças; proporcionar os meios para a criação de uma rede europeia de localidades transfronteiriças voltada para futuros projetos conjuntos e gerar novos recursos e ferramentas para a promoção da participação juvenil em áreas transfronteiriças.