1517
Jornal do Vestibulando
ENSINO, INFORMAÇÃO E CULTURA
JORNAL ETAPA – 2016 • DE 18/08 A 31/08
ENTREVISTA
“Não era um sonho só meu, era um sonho da família inteira.” Daniel Pinheiro Tassi entrou na USP em Relações Internacionais, carreira que escolheu no 2o semestre do ano passado. Fez o cursinho junto com o Ensino Médio. Dedicou-se muito a superar dificuldades que tinha em matérias de Exatas. Apesar do tempo restrito, criou uma rotina de estudos que se estendia aos finais de semana. Foi aprovado na Fuvest e Unesp.
Daniel Pinheiro Tassi Em 2015: Etapa Em 2016: Relações Internacionais – USP
JV – O que o levou a escolher Relações Internacionais como carreira? Daniel – O processo de escolha foi bem difícil. Meu pai é advogado e entrei no Etapa querendo Direito. Nas palestras sobre profissões eu vi que não era o que eu realmente queria e passei para Economia, mas percebi que tem muita Exatas e eu não sou muito bom nessa parte. Aí vi que Relações Internacionais agrupava tópicos de que eu gostava.
Quando você mudou para Relações Internacionais? Eu tomei essa decisão em agosto, quando fui à feira de profissões da USP. Eu tinha um certo medo em relação ao mercado de trabalho porque em Relações Internacionais você não tem uma formação específica em uma área. Mas, conversando com um aluno do 3o ano, ele disse que muitas pessoas pensam que é só diplomacia, mas a carreira é ampla, com uma área de atuação enorme. Então eu perdi o medo.
Além da Fuvest, que vestibulares você prestou? Prestei Unesp para Relações Internacionais, Unicamp para Economia, porque não tem RI lá, e Enem.
Pelo Sisu, com a nota do Enem, você procurou vaga em que curso? Para ficar em São Paulo, escolhi Farmácia na USP. No cursinho eu gostei bastante de Química e Biologia, então era uma segunda opção.
ENTREVISTA
Daniel Pinheiro Tassi CONTO
Vestida de preto – Mário de Andrade ARTIGO O uso da bioinformática no estudo de doenças complexas
Em Farmácia você foi aprovado também?
E em Humanas?
Sim, fui aprovado em Farmácia na USP pelo Sisu e em Relações Internacionais pela Fuvest.
Em Humanas eu lia os resumos. Se tivesse dificuldade em uma matéria, dava uma lida na apostila.
Você começou o ano confiante? Eu não estava muito confiante. Sabia que todas as carreiras que me atraíam eram bem concorridas, mas fui indo, eu não deixaria de prestar esses cursos por causa disso.
Como era seu método de estudo?
3 5
Física era a prioridade maior, depois Química. Matemática vinha na terceira posição e Biologia em quarto.
Eu focava mais nas matérias de Exatas, em que tinha mais dificuldades. Como não tinha muito tempo chegava em casa depois da aula e estudava Exatas e também Biológicas. Só mais para a 2a fase eu dei uma estudada maior na parte de Humanas.
Você treinava Redação?
Quais eram suas maiores dificuldades?
Não fiz todos. Chegou um momento no primeiro semestre em que eu acumulei muita matéria para estudar e tive que abrir mão de simulados.
Organizar minha rotina de estudos do Etapa. No início foi difícil conciliar escola e cursinho. Tanto que eu entrei aqui tirando notas boas nos simulados e depois foi piorando porque não conseguia acompanhar. No segundo semestre, depois do período de férias, eu voltei mais motivado e consegui encontrar minha rotina de estudos.
Qual era sua rotina? Eu chegava em casa e fazia os exercícios da parte de Exatas – fazia tudo da matéria do dia – e também de Biológicas. Exercícios escritos eu fazia só os de Exatas. Eu sabia que os exercícios escritos são os mais difíceis e se conseguisse fazer esses exercícios conseguiria resolver tranquilo os da 1a fase da Fuvest. No fim de semana eu dava uma revisada na teoria.
Árvores ARTIGO Guimarães Rosa: poeta dos sertões, criador de língua
Eu fazia uma vez por mês, mas não conseguia trazer para o plantão por causa do tempo. Às vezes eu mostrava para o meu pai. Ele dava uma avaliada, me ajudou bastante nessa parte.
Você fez todos os simulados?
Você estudava em casa ou no Etapa? Em casa.
Em média, quanto tempo você estudava por dia? Uma hora e meia, duas horas. Chegava em casa umas 7 e meia e estudava mais ou menos das 8 até as 10 horas.
No final de semana o que você fazia? No primeiro semestre, no sábado tinha o JADE de manhã e simulado à tarde. No final do primeiro semestre e no segundo semestre eu estudava todo fim de semana. No domingo ficava das 10 da manhã até umas 6 da tarde estudando.
POIS É, POESIA
ENTRE PARÊNTESIS
1
Quais matérias tinham prioridade maior em seus estudos?
5 6
Augusto dos Anjos – (1884-1914) SERVIÇO DE VESTIBULAR
Inscrições
8 8