

Fellowsturma 2025ESTUDAR
Programa de Bolsas
Líderes Estudar




FELLOWSESTUDAR

Há mais de 30 anos, nós identificamos e impulsionamos o potencial de jovens talentos brasileiros para liderarem transformações nos mais diversos setores do nosso país.
Nas próximas páginas, você tem a oportunidade de conhecer um pouco mais a turma de Fellows Estudar 2025. Esperamos que seja um momento de inspiração e esperança no Brasil!





2025 FELLOWS ESTUDAR GRADUAÇÃO

turma


Universidade Federal de Juiz De Fora The University of Chicago
Paulistano com raízes russas e húngaras, a vivência de Arthur alimentou seu sonho de estudar fora. Uma de suas conquistas foi obter o 3º lugar entre 164 mil participantes na Olimpíada Brasileira de Biologia e ter a melhor performance sul-americana na Olimpíada Ibero-Americana de Biologia. Arthur também publicou um artigo sobre como prever deslizamentos de terra, que serviu de base para um sistema de previsão cujos testes superaram 80% de eficiência e que está sendo aplicado em uma comunidade em São Sebastião (SP).

Caio coleciona conquistas em olimpíadas, concursos militares e vestibulares: sendo o mais novo a ser aprovado no ITA com 14 anos e em Medicina aos 13 anos. A medalha de ouro na olimpíada MAYO é sua primeira internacional e um de seus maiores orgulhos. Sempre contando com o apoio da família para alcançar seus objetivos, criou um canal no YouTube que já reúne mais de 40 mil inscritos, onde iniciou sua carreira como professor de matemática para ajudar outros jovens a realizarem seus sonhos. Em 2022, passou a lecionar no Farias Brito e Apogeu, e, desde 2024, também na plataforma Estratégia Militares e Vestibulares.
Direito

Primeira de sua família a entrar em uma universidade, Emilly focou seus estudos no desenvolvimento de sistemas espaciais, por meio de projetos, pesquisas e competições. Após ser recusada na primeira tentativa, conquistou uma bolsa de R$140 mil para estudar satélites na França. Hoje, faz o possível para levar a outras pessoas oportunidades transformadoras, como a EP Aero - projeto com apoio da IEEE - que usa engenharia para combater evasão escolar e já impactou mais de 2.000 alunos com oficinas, minicursos e eventos gratuitos.

Universidade Federal de Santa Maria Engenharia Aeroespacial


ERIC SOUZA COSTA RIBEIRO
19anos
Eric tornou-se, junto com a irmã, a primeira geração da família a chegar à universidade.
Tendo a educação como motor de transformação, hoje é aluno de uma das top 20 universidades nos EUA, onde, já no primeiro ano, atuou como Research Assistant nos Laboratórios de Ciências Nucleares e de Plasma, elaborando uma publicação científica.
Fez estágio no Argonne National Lab, contribuindo para construir uma das poucas
Ion Traps existentes no mundo. Para Eric, cada passo de sua trajetória pavimenta um futuro novo para si mesmo e para sua família.


University of Notre Dame
FELLOWS ESTUDAR

INSPER
Ciência da Computação
Aos 14 anos, Felipe saiu de casa com bolsa para estudar e, desde então, se sustenta por conta própria e com bolsas por mérito. Conquistar a primeira medalha na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas –
OBMEP é um dos feitos que mais o orgulham. Iniciando como freelancer aos 12 anos, participou de diversos projetos com empresas e órgãos públicos, entre eles colaborou no Laboratório de Estatística e Ciência de Dados da UFAL. Também é cofundador da Verdora, fintech agrícola.
19anos

Duke Kunshan University
Economia e Ciencias Políticas
A mudança para o México com a família, ainda aos seis anos, foi o primeiro passo para Felipe descobrir sua afinidade com idiomas. Em cinco meses, dominou o espanhol e o inglês. Voltando ao Brasil, aprendeu também o mandarim. Foi Pesquisador Assistente e Co-Investigador Principal em um projeto de pesquisa que resultou no livro Statelessness after Arendt, sobre refugiados na China, país em que estuda atualmente. No estágio em fusões e aquisições na IGC Partners, foi efetivado no segundo ano da faculdade, conduzindo negociações internacionais de alto impacto.
2025 FELLOWS ESTUDAR
FERNANDA MATSUMOTO LIMA DE ANDRADE 19anos
Fernanda se destacou em competições escolares de robótica, participando do mundial em 2024 na Holanda. Ela foi capitã do 1º time 100% feminino na Competição Latino-Americana de Robótica, equipe que também representou o país na RoboCup.
Movida pelo desejo de tornar o Brasil referência no desenvolvimento de hardware, é diretora de eletrônica na Unicamp E-racing e faz pesquisa em aquisição de sinais de carros elétricos.
Engenharia
Elétrica
Universidade Estadual de Campinas

FRANKLEY KAIKY MAIA SILVA 20anos
Frankley tornou-se diretor da 1ª Liga Acadêmica de IA da Paraíba e colaborou com a Fiocruz, criando um algoritmo de IA para otimização hospitalar em pandemias. Como estagiário em ciência de dados na Dhauz, desenvolveu soluções relevantes, como reduzir em 52% a ociosidade de salas em um hospital de referência. Hoje, pesquisa IA com foco na interseção com otimização para resolver problemas sob incerteza.

GRADUAÇÃO

Paraíba



GABRIEL HEMETRIO
Aos 16 anos, Gabriel mudou-se de Belo Horizonte para Fortaleza com uma bolsa no Colégio Farias Brito para se preparar para olimpíadas científicas. Foi selecionado três vezes para a Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica, sendo um dos 5 escolhidos entre 1 milhão de jovens, e duas vezes para a European Physics Olympiad, sendo o primeiro mineiro a ganhar medalha em ambas. Também presidiu o Núcleo Olímpico de Incentivo ao Conhecimento, firmou parceria com a Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro, impactando 600 mil alunos, e introduziu


estudo, ficou em 2º lugar na final nacional da Brazilian Brain Bee e foi selecionada para estagiar com a Nobel de Química Ada Yonath, pesquisando mecanismos moleculares de resistência a antibióticos.
Ciência e Tecnologia


Ilum Escola de Ciência
GRADUAÇÃO

Rio de Janeiro
turma 2025 FELLOWS ESTUDAR


Pontifícia Universidade
Católica de Goiás
Ao longo de sua jornada, Gabriela buscou criar soluções autorais, mesclando os interesses pessoais, das artes à tecnologia. Treinou 45 alunos com 100% de medalhas, recolocando Goiás como melhor estado no torneio IYPT. Desenvolveu um código de triagem em oftalmologia com IA, com 89% de acurácia e redução de custos de 70%, reconhecido pelo Hospital Bascom Palmer, referência mundial na área.
GABRIELA SANTOS
MENDANHA 24anos

Linguística e Neurociência Computacional Brown University
Ao perceberem sua paixão por aprender, os pais de Giovanna se esforçaram para garantir sua educação em uma escola de elite. Lá, ela conquistou bolsa integral por mérito. Buscando sempre gerar resultados de impacto, desenvolveu o Teste Rápido de Afasia, projeto premiado na MOSTRATEC e vencedor na Feira de Ciências, Tecnologia e Inovação do Rio de Janeiro. Liderou ainda o 1º Modelo ONU em Niterói como Secretária-Geral, e é voluntária no departamento de Linguística do Núcleo Olímpico de Incentivo ao Conhecimento, onde colaborou para a criação da primeira olimpíada de treinamento da área. Foi medalha de Bronze na prova em equipes da Olimpíada Internacional de Linguística (IOL Taiwan 2025), alcançando o melhor resultado que o Brasil já conquistou em grupos desde 2018.

GIOVANNA MARIA


MONTEIRO LONGO 18anos
SERRA 20anos
Gustavo foi ensinado desde cedo que sua principal herança seria a educação, e recebeu apoio emocional da família para seguir sua jornada científica. Conquistou o 2º lugar em Ciências Animais na maior feira científica do mundo, sendo o único latino-americano premiado na cerimônia. Pesquisador no Instituto Weizmann, em Israel, foi o único selecionado entre 513 finalistas da FEBRACE (2023) para uma bolsa. A coragem para superar barreiras geográficas e estruturais tem sido a força que impulsiona sua dedicação à ciência.


Harvard University Biologia Integrativa GRADUAÇÃO
HENRICO BUENO HIRATA 19anos
Henrico construiu sua trajetória entre olimpíadas e a engenharia, buscando transformar o aprendizado em soluções práticas. Inspirado por valores como educação, esforço e perseverança, mudou-se aos 16 anos para estudar em Fortaleza, experiência que exigiu autonomia e foco. Na universidade, criou um módulo eficiente para cálculo de raízes quadradas em ponto flutuante, aprofundando seus conhecimentos em semicondutores. Durante o estágio no Google, participou de projetos globais e colaborou com engenheiros experientes.
Engenharia da Computação


Georgia Institute of Technology
2025 FELLOWS ESTUDAR


Jean é um jovem quilombola que aprendeu cedo que a educação é a chave para transformar sua comunidade. Tendo sempre estudado em escola pública quilombola, criou o 1º grêmio do Quilombo Kalunga, dando voz e impulsionando o protagonismo dos estudantes. Também foi um dos 50 selecionados entre 7 mil jovens para o Programa Jovens Embaixadores, do Departamento de Estado dos EUA. Entre seus feitos mais marcantes, está a liderança de 130 pessoas na Jornada do Tocando em Frente, alcançando 17 estados e impactando mais de 13 mil crianças.
JEAN PEREIRA
DOS SANTOS 19anos

University of California, Berkeley
Ciência da Computação
De uma família que valoriza esforço e criatividade, João Guilherme construiu sua visão de mundo se dividindo entre livros, palcos de teatro e ambientes acadêmicos. Com o apoio de pesquisadores da Universidade de Oxford, criou o NeuroDetectAI, uma IA para diagnóstico precoce de tumores cerebrais, com foco em ampliar a acessibilidade. Também co-redigiu seis leis aprovadas em Mato Grosso, com impacto estimado em 24 mil pessoas, e participou de projetos junto à SECITECI focados em expansão tech e indústria 4.0 no Parque Tecnológico de Mato Grosso.
JOÃO

Inquieto, João Pedro busca provocar transformações que realmente impactam a vida das pessoas. Fundou o Muiraquitã, barcohospital que navegará pela Amazônia para levar atendimento médico a mais de 4 mil ribeirinhos por ano, liderando uma equipe de 80 pessoas. Também foi aceito na Harvard Medical School para pesquisar como a inteligência artificial pode apoiar estudos sobre neurodesenvolvimento em um dos laboratórios mais prestigiados do mundo.
Pesquisador
Visitante na Harvard Medical School

JOÃO GUILHERME
KIDO CARVALHO 18anos

Fetal-Neonatal Neuroimaging and Developmental Science Center
Harvard University


JOÃO PEDRO FERREIRA BARBOSA 19anos
Sua curiosidade por tecnologia foi despertada aos 7 anos, ao desmontar uma placa-mãe em um mutirão de reciclagem, ponto de inflexão que o levou à computação e suas aplicações sociais.
Aos 17 anos, João Pedro criou o Pandemica, modelo inovador premiado na FEBRACE e procurado por prefeituras como ferramenta de enfrentamento à COVID-19. Entre seus feitos mais marcantes, está a criação de uma auditoria de pedidos no iFood, usada em mais de 100 mil restaurantes.


Ciência da Computação GRADUAÇÃO
2025 FELLOWS ESTUDAR

Mato Grosso
Brown University
Economia e Urbanismo
Júlia herdou dos pais a paixão pelas suas raízes e o apreço pelo estudo. Depois de três tentativas, foi aprovada no Colégio Militar, onde manteve-se entre os 5 melhores alunos, conquistando o maior número de medalhas de desempenho acadêmico da sua turma. Representou o Brasil na Olimpíada Internacional de Geografia, conquistando o primeiro prêmio do país nessa competição. A revista do seu projeto “Iniciativa Logos” integra a Cátedra UNESCO “A Cidade que Educa e Transforma” por promover iniciação científica como ferramenta para a educação comunitária.
JÚLIA
CAROLINA GUEDES
CARVALHO 20anos

Vanderbilt University
Kesney sempre foi incentivado a ver a ciência como ferramenta de transformação. Em 2022, foi um dos 100 Rise Global Winners entre 180 mil participantes, com um projeto que levou mais de 40 oportunidades a 3.500 jovens de baixa renda. Em outra de suas conquistas, após 6 meses de pesquisa, desenvolveu segmentadores e pré-processamentos que melhoraram a reconstrução de órgãos para remoção autônoma de pedras nos rins e tumores.
Ciência da Computação
2025 FELLOWS ESTUDAR
LUCAS MONTEIRO RIVELLI 18anos
Lucas morou em seis diferentes cidades ao longo da vida, então a adaptação sempre esteve presente em sua trajetória. Ele é o único tricampeão com medalha de ouro na Olimpíada Brasileira de Economia, além de conquistar o ouro mais jovem da história da competição e também da Internacional de Economia – sempre estudando por conta própria. Entre seus feitos mais marcantes, está o fato de ter sido responsável por realizar a Olimpíada de Educação Financeira, que teve mais de 500 mil participantes de todo o Brasil.

Apaixonado por inovação, Matheus se orgulha de ter representado o Brasil em um desafio internacional da MBZUAI, universidade em Abu Dhabi considerada uma das top 10 do mundo em algumas áreas de IA, onde conquistou o prêmio de “Best Team”. Em parceria com a Semantix, liderou o desenvolvimento do STELLAR, arquitetura com nove módulos de IA para suporte ao cliente, cujos resultados foram apresentados em artigo científico.
MATHEUS FERRACCIÚ SCATOLIN 20anos KESNEY LUCAS FERRO

Harvard University

MATHEUS SILVA 20anos


Atravessar fronteiras é uma constante para Murilo. Cresceu em Botucatu, onde se encantou pelo céu noturno e pela natureza. Desenvolveu no Sirius uma diretriz nacional para uma técnica inovadora de imageamento síncrotron, capaz de análises celulares nanoscópicas. O modelo nuclear que desenvolve na dissertação lhe garantiu o mestrado cursado simultaneamente à graduação e a oportunidade de atuar como professor substituto, lecionando quântica no ITA.

MURILO

Para Narayane, uma de suas principais conquistas é atuar como pesquisadora de humanoides. Ela desenvolveu robôs com a melhor equipe da América Latina e liderou o time que conquistou o 2º lugar no desafio mundial de Braço Robótico da RoboCup. Criou ainda o Geopredict, top 40 entre 10 mil projetos na competição
marcantes, está o desenvolvimento de uma patente do Colégio Militar: uma estufa climatizada, premiada sete vezes em feiras internacionais, que reduz a temperatura de cultivo em quase 20°C.
Ciência da Computação




Northwestern University
2025 FELLOWS ESTUDAR



PAULO HENRIQUE DOS SANTOS SILVA

Acompanhando de perto o trabalho diário dos pais, Renzo absorveu lições de esforço e dedicação. No terceiro ano do ensino médio, trabalhou como professor de física na escola online Universo Narrado. Nesse mesmo ano, começou a empresa Gestus, também na área da educação, com a qual venceu o Desafio Pioneiro e a Copa Colegial de Empreendedorismo entre mais de 2.000 projetos, garantindo uma viagem ao Vale do Silício e serviços de patente.

RENZO HONORATO
18anos

Vindo de uma família com recursos limitados, Rômulo começou a trabalhar aos 13 anos de escola pública e cursou ensino médio técnico em vendas. Foi aprovado em Ciência da Computação na UFPB, e hoje trabalha no sistema Cacto, uma solução de IA para combate à sonegação fiscal, que foi premiada e gera impacto positivo milionário para os cofres públicos. Além disso, atua como Software Engineer para o Grupo Honda no Nordeste.
Laboratory, na Alemanha. Orgulha-se de ter aplicado seus conhecimentos em visão computacional para monitorar boas práticas em seu último estágio, em uma indústria farmacêutica de Manaus.




2025 FELLOWS ESTUDAR GRADUAÇÃO

Engenharia Mecatrônica
TIAGO VICTOR RAMOS DOS SANTOS



Desde os tempos em que jogou futebol nas categorias de base, disciplina e resiliência foram características constantes de Victor. Depois da aprovação na Faculdade de Medicina da USP, realizou uma pesquisa sobre abordagens neurocirúrgicas em cadáveres, premiada em dois congressos e publicada no PubMed, base de dados mantida pela Biblioteca Nacional de Medicina dos Estados Unidos. Também coordenou a entrega de duas toneladas de materiais a um centro cirúrgico na Amazônia Legal, alcançando centenas de pacientes.

VICTOR ZANETTI STRUTZ
18anos





2025 FELLOWS ESTUDAR

The University of Chicago

ANA PAULA PORTO 28anos


Bernardo foi criado em um lar onde estudos e esforço guiavam todos os passos. Formouse médico e cirurgião e publicou 6 artigos científicos, um deles representando uma evolução importante para o tratamento da insuficiência cardíaca. Na interseção entre vocação e empreendedorismo, encontrou um jeito novo de cuidar, fundando uma edtech que já apoiou mais de 20 mil médicos. Em menos de três anos, vendeu a empresa à Afya e se tornou um dos diretores e sócios mais jovens da companhia.

BERNARDO LUIZ
CAMPANARIO PRECHT 32anos

Carlos quer promover o protagonismo da América Latina em tecnologias limpas. Iniciou sua trajetória acadêmica como bolsista no IMPA, Instituto de Matemática Pura e Aplicada. Atuou também no INPE, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, com Processamento de Imagens, e já contribuiu para o Programa Queimadas, aprimorando o sistema de detecção de focos de calor que cobre toda a América Latina a cada 10 minutos. Trabalhou em pesquisas relevantes sobre disrupções em plasmas, frutos de uma parceria entre Brasil, Chile e Índia. Iniciou seu mestrado no INPE/Northwestern, focado em anomalias em plasmas e transição energética.

segurança pública. Começou a carreira no Gabinete do Prefeito de SP e se orgulha de ter criado o Gabinete da Cidade, projeto de fiscalização que devolveu R$ 20 milhões aos cofres públicos e impulsionou o combate às enchentes.



PÓS-GRADUAÇÃO
2025 FELLOWS ESTUDAR




Engenharia Química como melhor da turma e fez um PhD na mesma área pelo MIT. Um de seus maiores feitos foi conseguir salvar um programa de vacina experimental da descontinuação, garantindo o avanço clínico em testes com mais de 50 pessoas e


no orçamento em 7 anos. Hoje é aluna de MBA em Berkeley Haas, e também recebeu apoio de instituições como
Instituto Ling e Fundação Lemann, unindo excelência acadêmica e compromisso com o Brasil.


MBA University of California, Berkeley
PÓS-GRADUAÇÃO

turma 2025 FELLOWS ESTUDAR

São Paulo
Harvard University
Ciência Política e Gestão Pública
Luciana é uma empreendedora da democracia no Brasil, dedicada a promover governos mais eficientes, transparentes e inclusivos. Foi assessora política, fundou e liderou a Legisla Brasil, impactando mais de 400 políticos com práticas de inovação democrática. Hoje atua na VélezReyes+, para impulsionar ecossistemas democráticos em larga escala na América Latina. Recebeu menção honrosa do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica por seu estudo inédito sobre controle de contas públicas.
LUCIANA
ELMAIS 29anos

Doutorado em Medicina
Formada em Neurociência e mestre em saúde comunitária, Maria Isabel publicou 18 artigos, liderou um projeto com mais de 1 milhão de pacientes, comprovando que a adesão a diretrizes para dor lombar pode economizar US$ 2,8 bilhões. Foi a primeira a documentar uma fusão genética em um tumor cerebral raro, que pode ser usada como alvo na imunoterapia. A inspiração para o esforço e a consistência na jornada vêm de casa, por familiares que são exemplos concretos do poder da educação.
2025 FELLOWS ESTUDAR
NICHOLAS MANTESSO MARDEGAN 28anos
Em 2018, Nicholas venceu o CFA Challenge Brasil, uma competição anual de pesquisa de ações, organizada pelo CFA Institute, elevando a Poli Finance e trazendo recursos para a liga universitária. Na Advent, onde entrou como estagiário e ficou por seis anos e meio, participou de investimentos em empresas de referência, incluindo um aporte de US$100M no Nubank, após ter liderado a venda da Easynvest ao banco. Na carreira de investidor, o desafio, e o potencial de impacto, são grandes motivações que guiam sua atuação.
MBA
Stanford University

PRISCILA HIRSCHHEIMER
Harvard University Stanford University
Priscila sempre acreditou no esforço persistente como caminho para conquistar seus sonhos. Graduada em Direito, conseguiu nota 9,69 na pós-graduação em Finanças da FGV, sendo a única da turma sem formação em exatas. Tornou-se a advogada plena mais jovem do Mattos Filho e foi reconhecida pelo Best Lawyers: Ones to Watch como referência em Litigation no Brasil aos 24 anos. Em paralelo, presta assistência jurídica na FGV para pessoas de baixa renda.

PÓS-GRADUAÇÃO




Rafaella entrou em Direito na USP, e, conciliando estudo e trabalho, fundou o primeiro clube de mercado financeiro da faculdade. Seu TCC sobre inovação no mercado financeiro foi avaliado com nota 10 e indicado ao Prêmio Jovem Jurista. Rafaella se encontrou na interseção entre negócios e tecnologia. Aos 25, tornou-se diretora na Barte, fintech de meios de pagamento, onde levou a receita de R$0 a R$100 milhões em 2 anos.

RAFAELLA FLORES

Rodrigo cursou Medicina e Direito simultaneamente, conquistando duas Bolsas de Iniciação Científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Foi fellow da Fundação FHC e mestre em Saúde Pública pela Universidade de Harvard, sendo duplamente premiado como melhor teaching fellow e recrutado pelo MIT para liderar uma pesquisa de IA em medicina. Na Harvard Medical School, Rodrigo vai criar sua própria iniciativa via aceleradora da universidade, com o propósito de desenvolver uma IA que impulsione os cuidados de saúde e garanta que o

do Mato Grosso do Sul. Na McKinsey, foi o único consultor da sua geração a ser avaliado como “distinctive” (top 5%) em todas as avaliações. Desde 2024 atua como Chief of Staff na Modak, uma startup do Vale do Silício voltada à educação financeira para crianças.



PÓS-GRADUAÇÃO
turma 2025 FELLOWS ESTUDAR

University of Oxford

VALTER MANUEL GOMES NETO


Em sua história, Victória transformou janelas de oportunidade em portas abertas. Na escola foi premiada pela Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – OBMEP. Escolheu cursar Engenharia Eletrônica no Instituto Militar de Engenharia e foi cofundadora e presidente do projeto STEM IME, que incentiva a presença feminina em STEM e já impactou mais de 500 meninas. Também liderou o Personal Prof, uma IA da Descomplica, que apoiou mais de 9 mil jovens na preparação para o ENEM. Para realizar seu Mestrado em Harvard, também foi aprovada como Fellow da Fundação Lemann.





2025 FELLOWS ESTUDAR


FELLOWSESTUDAR



Texto Deborah Kövesi
Marina Imamura
Suria Barbosa Design
Im3rsiva –Consultoria Criativa
