Revista Literária da Lusofonia

Page 5

Não pretendo controlar os momentos em que elas se manifestam. Simplesmente as aceito e tento deixá-las expressar-se no momento por elas escolhido. Quais escritores são as suas referências literárias? Por que eles se tornaram uma referência para você? Dulce Morais - São inúmeros! É quase impossível escolher alguns a mencionar aqui. Já mencionei Françoise Sagan mais acima. Noutro estilo, mas não menos interessante, o autor Bernard Werber sabe criar ambientes, Mundos, Universos, que lhe são próprios. Integra o leitor de tal forma, que o mesmo deixa-se levar de boa vontade. Em seguida, surpreende-o com algo tão inesperado, que o obriga a ler e reler várias vezes para ter a certeza de ter bem lido! Na poesia, é sobretudo de Fernando Pessoa e Florbela Espanca que me alimento. Sim, penso poder dizer que me alimento deles. Tanto a poesia de um como de outro vive-se. Ler não chega. É preciso senti-la. E quando se sente, então sabemos que aqueles talentos não encontrarão nunca o seu igual. Qual o público que você pretende atingir com o seu trabalho? Que mensagem você quer transmitir para as pessoas? Dulce Morais - Tentar transmitir uma mensagem seria uma responsabilidade enorme. Nunca pretendi comunicar mensagens, mas simplesmente transmitir as histórias e os versos que passeiam pela minha mente e que, de quando em vez, aceitam que eu os escreva. Também nunca tive o objetivo de ter um público particular. Todos os leitores são bem-vindos, neste mundo em que o gosto pela leitura tende a perder-se.

Dulce, de que forma você, hoje, divulga o seu trabalho? Dulce Morais - O meu trabalho é divulgado no meu blog - Crazy 40 Blog, mas também nos diversos blogs em que participo, como no Pense fora da caixa. Também sou a co-criadora do Tubo de Ensaio, um espaço que pretende divulgar e incentivar a criatividade sob todas as suas formas, mas na escrita em particular. Participo ainda nos blogs Neo Literattus e Beco de Idéias, onde divulgo o meu trabalho, junto com outros autores de talento. Enfim, tive a honra de participar na Antologia Voar na Poesia, publicada pelos organizadores do grupo do mesmo nome no Facebook. Mas, por agora, é sobretudo nas redes sociais que o meu trabalho está presente. Quais seus próximos projetos literários? Você pensa em publicar um livro? Dulce Morais - Como cada escritor, publicar um livro é um objetivo. Porém, em Portugal o mercado literário é bastante limitado para novos autores. Existem dois projetos, um individual e outro comum, que espero poder concretizar nos próximos meses. Quem é a escritora Dulce Morais? Quais seus principais hobbies? Dulce Morais - A escrita é uma das minhas principais atividades. As viagens, a fotografia, a pintura – de que sou grande admiradora – são outras ocupações que aprecio muito. Penso que, se o meu tempo o permitisse, passaria os dias em museus ou em visitas a monumentos, com o meu caderno à mão para poder escrever ao mesmo tempo que admiro as maravilhas da história e da arte. Quais as melhorias que você citaria

para o mercado literário em Portugal? Dulce Morais - Penso que há muito que fazer, sobretudo para o incentivo à criatividade, em Portugal. Os autores já publicados com sucesso estão muito presentes mas, além deles, raros são os jovens autores que conseguem ser publicados. Há também muito trabalho a fazer na divulgação da literatura, sobretudo junto aos jovens, que perdem lentamente o gosto pela escrita, preferindo a literatura “fast-food” de celebridades. Existem exceções, felizmente. Mas são cada vez mais raras. Pois bem, estamos chegando ao fim da entrevista, agradecemos sua participação no projeto Divulga Escritor, muito bom conhecer melhor a Escritora Dulce Morais, que mensagem você deixa para nossos leitores? Dulce Morais - Costumo dizer que, nada sabendo, nada posso dizer a outrem que essa pessoa não saiba já. Se devo deixar uma mensagem, será a de ler, ler, ler e, quanto tiver ainda algum tempo, ler! Ler de tudo! Autores famosos, clássicos, contemporâneos, jovens, antigos, famosos, desconhecidos, talentosos e menos bons! A diversidade ajuda a ver o Mundo sob vários ângulos e a apreendê-lo de uma forma que seria, talvez, impossível, sem a imaginação dos autores.

Participe do projeto Divulga Escritor https://www.facebook.com/DivulgaEscritor Revista Divulgar Escritor • novembro de 2013

5


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.