Issuu on Google+

N. 9 2005 Agosto | Setembro | Outubro

| novidades | página5

ECM lança

ice tea | campanhas | página2

Coral Sem Álcool no Rali Vinho Madeira 2005

| campanhas | página3

ECM comunica sabor maracujá

| eventos | página6


2 página

| Agosto - Setembro - Outubro | N.º 9

2005 | estado líquido |

| campanhas |

Campanha de Rali

Coral Sem Álcool no Rali Vinho Madeira 2005 Entre 27 de Julho e 3 de Agosto a marca Coral Sem Álcool, Patrocinadora Oficial do Rali Vinho Madeira, apresentou uma campanha de comunicação em paragens de autocarro, mupis, imprensa, rádio e internet, assinalando o seu apoio à maior prova de automobilismo na Região, que integra o Campeonato da Europa de Ralis (ERC) com coeficiente 20. Para desenvolver a imagem da campanha, a marca contou com a colaboração do conhecido piloto madeirense, Pedro Mendes Gomes, apresentando um visual que mostrou o interior do seu veículo com um objecto imprescindível no espelho retrovisor, nomeadamente, um abre cápsulas Coral Sem Álcool. Para reforçar a criatividade surgiu o slogan “Sempre a abrir” remetendo não só para o consumo da Coral Sem Álcool mas também para a velocidade que caracteriza a prova. De referir que, este visual, a cargo da agência Ogilvy, foi lançado na sequência da nota positiva obtida num estudo de mercado conduzido por uma entidade independente no passado mês de Fevereiro, junto de consumidores de cerveja. Para reforçar a comunicação, foi também desenvolvido um spot de rádio que jogou com o duplo sentido do slogan bem como a realização de acções promocionais com destaque no site www.cervejacoral.com. Para além de oferecer

Campanha de Verão

Jovialidade BriSol assinalou o Verão Alimentando a sua relação de proximidade com os consumidores, particularmente os adolescentes, a marca BriSol lança entre 22 e 28 de Junho uma campanha de Verão, veiculada através de mupis e imprensa. Com base no conceito de supra-sumo, assinatura âncora de toda a comunicação do BriSol, a marca assumiu-se nesta época como o “supra-sumo do Verão” com o intuito de se afirmar como o mais apetecido e desejado refrigerante sem gás, principalmente nesta estação.

bilhetes para assistir à 1ª Especial na bancada situada junto à Praça de Autonomia, a marca desafiou os adeptos a acertar no nome do novo campeão com vista a ganhar um conjunto de 3 copos “Pilotos Rali Vinho Madeira / Coral Sem Álcool”. Recorde-se ainda que, nesta edição de 2005, a ECM voltou a constituir-se como Patrocinador Oficial não apenas através da marca Coral Sem Álcool mas também através das marcas Brisa e Atlântida. Para assinalar o encerramento do período escolar e o início das férias a agência Ogilvy desenvolveu um visual pautado de muito jovialidade expressa por uma linda jovem madeirense a destacar a sua preferência pelo BriSol num momento lúdico em ambiente escolar. Em complemento a esta campanha a marca realizou algumas acções promocionais, sendo de destacar a Promoção de Verão, através da qual centenas de consumidores foram premiados com toalhas e bonés da marca em troca de pontos BriSol.

Atlântida lança visual genuinamente madeirense A recém lançada marca Atlântida, a mais recente aposta da Empresa de Cervejas da Madeira (ECM) para o segmento das águas, lançou recentemente uma campanha de comunicação em imprensa. A imagem, desenvolvida internamente, reflecte a proveniência do produto, nomeadamente, as serras da Madeira, mais propriamente, a zona entre o Pico do Areeiro e o planalto do Chão da Lagoa. Para incentivar o consumo a marca tem também apostado na experimentação tendo realizado acções de degustação na Expo Madeira e na Expo Porto Santo.

No Ribeiro Seco

Outdoor BRISA O outdoor rotativo situado no Ribeiro Seco conta com uma nova imagem da marca Brisa. “Seco, só mesmo o ribeiro” é a frase que a marca utiliza para realçar a sua capacidade de refrescar ao referir-se, em tom humorístico, às características do espaço circundante. Sinónimo de frescura, Brisa assume-se como uma fonte abundante para matar a sede estando disponível num vasto leque de sabores a fruta satisfazendo os vários gostos pessoais. Em simultâneo, a marca destaca a qualidade incomparável dos refrigerantes assinando a campanha com o slogan “Sabor Indiscutível”.


3 página

| campanhas |

Campanha de Comunicação

Com gás, sem gás ou chá, Haja Maracujá Campanha de Verão

Cerveja Coral faz parte

todos os locais e em todos os momentos, e está hoje em dia definitivamente enraizado na vida dos consumidores, ou seja, faz parte.

Ao ritmo do Verão, a Cerveja Coral lançou uma campanha de comunicação entre os dias 6 e 13 de Julho nos abrigos de autocarro, mupis, imprensa e internet.

Explorando este posicionamento privilegiado, a agência Ogilvy adoptou a assinatura “Coral faz parte” para desenvolver a campanha de comunicação deste ano que retrata alguns momentos de convívio em que a Coral não falta. Sob este pano de fundo a marca reforçou ainda mais esta ideia socorrendo-se de um jogo de palavras utilizando termos cujo encadeamento remete indiscutivelmente para o consumo da Cerveja Coral.

Ao longo dos anos a Cerveja Coral soube tornar-se presença regular e estimada na vida dos madeirenses e porto-santenses em

Desta forma a marca procurou consolidar a sua liderança na Região enquanto aposta na expansão além fronteiras.

Campanha de Verão

Brisa reafirma Sabor Indiscutível “Sabor Indiscutível” foi o slogan que a Brisa voltou a utilizar em mais uma campanha de Verão. Mupis, paragens de autocarro, imprensa e internet foram os meios escolhidos para divulgar a publicidade. Para a época mais quente do ano a agência Ogilvy procurou desenvolver uma imagem particularmente jovem, moderna, divertida e alegre com vista a transmitir o espírito da marca Brisa. No visual “guitarrista” a marca privilegiou o sabor Limonada enquanto o visual “skate” teve como foco o sabor maracujá. Com esta aposta a Brisa veio reforçar o seu posicionamento junto dos consumidores na Região, particularmente os apreciadores destes sabores, reafirmando o seu sabor inegável.

Entre os dias 20 e 27 de Julho, as marcas Brisa, BriSol e BriTea promoveram o sabor maracujá numa campanha de comunicação veiculada em mupis e paragens de autocarro. “Com gás, sem gás ou chá, haja maracujá” foi o slogan do visual que colocou em destaque o leque de refrigerantes fabricados pela Empresa de Cervejas da Madeira (ECM) com aroma e sabor intenso a maracujá, nomeadamente, a Brisa (com gás), o BriSol (sem gás) e o BriTea (chá gelado), todos com polpa de maracujá. O maracujá dos produtos da ECM, é segundo testes realizados o mais apreciado pelos adeptos deste sabor. Responsável pelo desenvolvimento nacional deste sabor, em 1970, a ECM lançou a Brisa maracujá, produto desde cedo apreciado não só pelos consumidores na Região mas também reconhecido a nível mundial pela Monde Selection, organismo internacional que premeia a selecção de bebidas de qualidade, que até à data já atribuiu a este sabor 14 medalhas pela sua excelência. Dado o sucesso indiscutível do sabor maracujá, característico da Região e da ECM, em 2004 a empresa apresentou o BriSol voltando a incluir na gama o sabor maracujá, desta vez ainda mais apurada. Mais recentemente, ainda no corrente ano, a empresa lançou o BriTea, colocando no mercado o primeiro chá gelado com sabor a maracujá. Assim, a ECM continua atenta às tendências do mercado e continua a apostar numa estratégia de diversificação dos seus produtos procurando satisfazer os diferentes gostos pessoais.


4 página

| Agosto - Setembro - Outubro | N.º 9

2005 | estado líquido |

| novidades | Com jovens da Região

BriSol apoia Agenda Jovem 2005/06 A pensar no novo ano lectivo, a marca BriSol lançou recentemente um desafio aos jovens da Madeira e Porto Santo, designadamente, participar na campanha de comunicação da marca a integrar a Agenda Jovem 2005/06 do Instituto de Juventude da Madeira. No seu ciber-espaço integrado em www.brisanet.pt a marca divulgou um anúncio convidando os jovens, com idades compreendidas entre 15 e 18 anos a reunir alguns amigos para se candidatarem ao concurso. Findo o prazo de participação o BriSol seleccionou 11 equipas, uma por cada Concelho. Os grupos vencedores realizaram uma sessão fotográfica com o BriSol para tirar uma supra-imagem final para a campanha. Com esta iniciativa a marca assumiu-se como o “supra-sumo da juventude” ao procurar não só apoiar a publicação da agenda mas envolver os jovens consumidores nesta acção proporcionando-lhes uma nova experiência, divertida e supra especial.

Nova Campanha

Regresso às aulas com o BriSol O BriSol assinalou o início de mais um ano escolar com uma campanha de comunicação divulgada entre 28 de Setembro e 5 de Outubro em imprensa, mupis, abrigos de autocarro e no seu ciberespaço integrado no site www.brisanet.pt Depois de um Verão intenso a refrescar diariamente a vida de milhares de consumidores, o BriSol - “o suprasumo do Verão” continua a acompanhar os jovens e

posicionou-se nesta época como “o supra-sumo da turma”. Para o novo anúncio, a cargo da agência Ogilvy, o BriSol contou com a valiosa colaboração de Sofia Correia, uma supra-jovem de 15 anos que deu cara à campanha. Detentora do título de Campeã Regional de Karting na Categoria Júnior Rotax, a sua vivacidade reflecte o espírito jovial e ambicioso do BriSol, tendo a marca conseguido simultaneamente privilegiar a interactividade na sua relação com os consumidores. De referir que, o contacto com a jovem realizou-se através da sua inscrição noutra iniciativa, nomeadamente, o concurso para participar na campanha de comunicação do BriSol para a Agenda Jovem 2005/06 do Instituto de Juventude da Madeira (à venda na maioria das papelarias).


5 BriTea – O prazer natural da Madeira

ECM lança ice tea BriTea é o nome do ice tea que a Empresa de Cervejas da Madeira lançou recentemente no mercado regional. Sempre à procura do passo a seguir e a investigar novos desenvolvimentos, necessidades e tendências do mercado, a Empresa de Cervejas da Madeira (ECM) foi mais uma vez ao encontro das expectativas dos consumidores produzindo mais um produto regional de elevada qualidade. O lançamento oficial do novo produto teve lugar no Centro de Feiras do Madeira Tecnopólo durante a 22ª Edição da ExpoMadeira, a maior mostra de actividades económicas da Região que decorreu entre os dias 8 e 17 de Julho. Apresentado em três sabores – maracujá, pêssego e limão, BriTea é um refrigerante de extracto de chá com sumo de fruta que promete momentos de prazer natural, resultado da sua frescura intensa. De entre o leque de sabores, destaca-se o maracujá, característico da Madeira, particularmente da ECM. O produto conta com distribuição no canal imediato (restaurantes, hotéis, bares, etc) e no canal alimentar (hipers, supers e mercearias, etc) estando disponível em garrafas recicláveis de vidro 0,33cl e garrafas sem retorno em plástico nas capacidades de 0,5 e 1,5lt. Comunicação Para além de procurar garantir uma distribuição de 100% do produto no mercado, a empresa visa posicionar a marca no topo das preferências do segmento dos ice teas acrescentando novas e diferentes formas de sentir e estar, tendo como objectivo alcançar uma notoriedade total de 80% no ano corrente. A estratégia para o conseguir passa por uma forte aposta em termos de marketing tendo a marca preparado um plano integrado de comunicação a diversos níveis. A identidade do BriTea foi concebida com base nos valores dos consumidores de ice teas, particularmente jovens adultos com vidas activas e que valorizam o bemestar do organismo.

Campanha de lançamento Entre os dias 3 e 10 de Agosto, a marca BriTea, apresentou uma campanha de comunicação em mupis, paragens de autocarro, rádio e Internet transmitindo o seu posicionamento através do slogan “O prazer natural da Madeira”.

Mais do que uma bebida refrescante, o BriTea procura construir uma relação especial com os consumidores prometendo momentos relaxantes de prazer natural sendo a comunicação uma ferramenta chave para transmitir e partilhar estas atitudes e emoções. Com estilo próprio, o BriTea procura comunicar uma imagem moderna, inovadora e regional. Indo ao encontro destes objectivos, a campanha reflecte o bem-estar proporcionado pelo produto, para além de dar enfoque às suas características naturais destacando em cada visual um fruto diferente do seu leque de sabores (maracujá, pêssego e limão). O maracujá dos produtos da ECM, é segundo testes realizados, o mais apreciado pelos adeptos deste sabor. Para reforçar o conceito do BriTea, a Ogilvy, agência que trabalha a publicidade da marca, criou um “jingle”, emitido na maioria das emissoras de rádio na Região ao longo de dois meses.

Outras acções O BriTea já marcou presença nalguns eventos de Verão, como por exemplo, a Beach Party que teve lugar no Complexo Balnear do Lido e na Expo Porto Santo. Aproveitando a época balnear, a marca procurou refrescar os veraneantes realizando diversas acções de degustação do produto em várias praias distribuindo em simultâneo diversos brindes aos mais jovens. Visite o ciberespaço BriTea. Aceda a www.brisanet.pt.

página

| novidades |


6 página

| Agosto - Setembro - Outubro | N.º 9

2005 | estado líquido |

| eventos | 5 destinos exóticos

Bora Bora lá com a Coral

Com presença incontestável na vida dos madeirenses e portos-santenses, a Cerveja Coral voltou a animar as noites de Verão com uma dezena de festas bem animadas que decorreram entre 5 de Agosto e 10 Setembro em diversos estabelecimentos de diversão nocturna.

Bora Bora, Jamaica, México, Cuba e Brasil são os cinco destinos de sonho que se tornaram realidade para 10 consumidores madeirenses, oferta da Coral.

2000 prémios Em cada encontro a Coral convidou os seus consumidores a participar num jogo simples e divertido no qual apenas teriam de furar um dos 200 pontos existentes num quadro. Cada ponto continha um determinado prémio, nomeadamente, t-shirts, tops, mochilas, calções de praia, porta-chaves, isqueiros e ainda uma viagem para duas pessoas a Canárias com estadia incluída em regime de meia pensão. Por cada imperial o consumidor recebia um talão de acesso ao jogo sendo sempre presenteado com um prémio ao participar. Foram 2000 prémios que a Coral ofereceu! E para marcar ainda mais as noites, uma das promotoras Coral teve encarregue de circular por entre o publico convidando as pessoas a colocar tatuagens com o símbolo da festa exibindo o dinamismo da marca.

Com o objectivo de tornar a sua relação com os consumidores ainda mais especial, a marca Coral apresentou uma promoção de Verão extremamente atractiva dando seguimento às preferências dos consumidores expressos nos resultados de um estudo de mercado realizado no primeiro semestre do ano.

Noites divertidas e memoráveis proporcionadas pela Cerveja Coral que faz sempre parte da noite madeirense!

Para participar no concurso, bastava enviar dois códigos de barra do 6-pack Coral no cupão disponível no interior do pack promocional.


7 Coral na Festa da Juventude 2005 Música, animação, jovens e Cerveja Coral não faltaram na Festa da Juventude 2005, evento que teve lugar no Cais do Funchal no final do mês de Agosto. A par das actuações de bandas regionais e de diversos dj´s, os internacionais Stereo MCS e Reamon e os portugueses Gomo e Clã foram as bandas convidadas para animar as duas noites da festa.

3º Aniversário Coral Sessions Comemorou-se no passado dia 2 de Julho no Café do Teatro o 3º Aniversário Coral Sessions, um programa de música de dança emitido pela Rádio Clube. Lady CC e DJ Bubble continuam a colaborar neste programa que já se constitui como referência para os amantes deste tipo de música.

Circuito Brisa Cola Voleibol de Praia Ao longo do Verão disputou-se o Circuito Brisa Cola de Voleibol de Praia, uma prova regional composta por seis etapas que reuniu muitos jogadores e adeptos no Porto Santo, na Calheta, na Madalena do Mar, no Funchal, em Câmara de Lobos e no Faial.

1ª Divisão Nacional de Futebol

Brisa renova patrocínio aos Juniores do Marítimo A equipa de futebol de Juniores do Marítimo, estreante esta temporada na 1ª Divisão Nacional da categoria continua a contar com o apoio da Brisa. A marca procura não só estimular o desempenho do Marítimo mas incentivar os jovens madeirenses para a prática desportiva enquanto projecta a sua imagem.

Energia Brisa na Mini Maratona No passado dia 25 de Setembro, a marca Brisa fez-se representar em Lisboa através de uma equipa de colaboradores da Empresa de Cervejas da Madeira (ECM) para participar mais uma vez na Mini-Maratona de Portugal, desta vez a sua 6ª edição. Com partida em simultâneo com a 6ª Meia-Maratona de Portugal, esta prova, transmitida em directo pela RTP, iniciou-se na ponte Vasco da Gama e teve como meta final o Parque das Nações, junto do Pavilhão de Portugal totalizando aproximadamente 8 km de percurso. Reflectindo o espírito dinâmico da marca, a equipa madeirense contou com 8 elementos masculinos e 3 femininos com idades compreendidas entre os 26 e os 48 anos. Para além de fomentar o espírito de equipa e valorizar a prática desportiva, este evento constituiu mais uma oportunidade para a marca Brisa divulgar a sua energia, particularmente no Continente Português.

Coral refresca o Weekenddance@nightpool O Lugar de Baixo foi o sítio privilegiado para acolher mais de 13500 pessoas em mais uma mega festa de Verão, o tão esperado Weekenddance@nightpool. Como patrocinador do evento, a marca Coral convidou os visitantes do site www.cervejacoral.com a darem asas à sua criatividade e mostrar como a Coral faz parte das festas. As 21 propostas mais originais foram premiadas com a oferta de bilhetes para o evento. Algumas participações...

página

| eventos |


8 página

| Agosto - Setembro - Outubro | N.º 9

2005 | estado líquido |

| notícias |

Coral, Brisa e Laranjada

1º Arraial madeirense em Jersey Entre os passados dias 27 e 31 de Julho, foi realizado na ilha de Jersey o primeiro arraial madeirense. O evento foi um êxito não só a nível da adesão dos madeirenses ai residentes mas também a nível da adesão aos produtos da Empresa de Cervejas da Madeira (ECM) que estiveram representados. Durante esta festa baptizada com o nome de “Taste of Madeira”, esgotaram-se todos os produtos da ECM ali representados, cerca de 6000 litros de Coral, Brisa Maracujá e Laranjada.

Nos hipers Carrefour e Auchan

Brisa Maracujá e Jói juntos na prateleira No seguimento da parceria celebrada com a Sociedade Central de Cervejas, a Empresa de Cervejas da Madeira (ECM) realizou uma promoção nos hipermercados Carrefour e Auchan no mês de Agosto oferecendo uma garrafa de Brisa Maracujá de 1,5 l, na compra de duas garrafas Jói do mesmo tamanho. Com esta promoção iniciouse formalmente a entrada dos refrigerantes Brisa nestes hipermercados.

ficha técnica

contactos

Propriedade: Empresa de Cervejas da Madeira, Lda

Parque Empresarial Zona Oeste, Ribeira dos Socorridos 9304-003 Câmara de Lobos

Direcção: João Rodrigues Edição e Coordenação: Jacqueline de Gois Concelho Editorial: Arlindo Pereira, Fernando Pereira, Igor Sá Faria, Jacqueline de Gois, João Rodrigues Susana Sousa. Colaboração nesta Edição: Catarina Gonçalves, Délia Perreira, Duarte Afonso, Márcia Rocha, Maurilio Ribeiro, Patricia Martins Projecto Gráfico: ALS Design, Lda Impressão: O Liberal Tiragem: 7000 exemplares Periocidade: Trimestral

Telef.: 291 911 100 LINHA VERDE ECM Telef.: 800 200 757 LINHA APOIO CLIENTE SCC Telef.: 808 204 771 e-mail: marketing@ecm.pt export@ecm.pt www.brisanet.pt www.cervejacoral.com www.ecm.pt

Acção de comunicação no Aeroporto

Em Angola

Onde há Coral no Continente?

Coral apresenta outdoor

A Cerveja Coral realizou recentemente uma acção de comunicação no Aeroporto Internacional da Madeira, principal entrada / saída da nossa Região dando a conhecer a centenas de viajantes onde há Coral no Continente. Entre os passados dias 23 e 26 de Setembro, cerca de 2000 passageiros, entre as quais, estudantes, turistas e visitantes continentais, com destino a Lisboa receberam com muita satisfação e alguma surpresa um folheto informativo com uma lista dos estabelecimentos onde a Coral é comercializada com regularidade. Para além da publicidade da marca nas portas de embarque que sugere um novo encontro no continente, a distribuição dos folhetos constitui mais um convite ao consumo. Desta forma pretende-se elevar os índices de notoriedade da marca no território continental e aumentar o consumo da cerveja da Madeira além fronteiras.

Campanha Brisa Maracujá em Lisboa

Da Madeira com amor No passado mês de Junho foi para o ar uma campanha da marca Brisa intitulada “Da Madeira com amor”. Trata-se de um outdoor 8x3 mts que fica situado na Rua Dr. Carlos Alberto Mota Pinto, junto ao Centro Comercial Amoreiras, uma das avenidas mais movimentadas de Lisboa.

No âmbito da estratégia de expansão da Cerveja Coral além fronteiras, a marca tem procurado apostar na comunicação tendo colocado em Lobito, Angola um outdoor de grande formato. A presença em Lobito é um reflexo do que a marca pretende fazer noutros países onde se encontram comunidades lusófonas. Nos hipers Carrefour e Auchan oferta de t-shirts

Cerveja Coral veste Verão continental Na compra de dois 6-packs (garrafa 0,33), já disponíveis nas prateleiras das lojas Auchan e Carrefour espalhadas de norte a sul do País, a Cerveja Coral ofereceu uma t-shirt da colecção de 3 t-shirts com cores alusivas ao Verão. Esta promoção que decorreu durante o mês de Agosto permitia ao consumidor escolher ou coleccionar os três modelos de t-shirts existentes. Em complemento a marca tem apostado também em acções de degustação nos hipers dando a conhecer a sua imagem espectacoral. No Porto

Pela 1ª vez Brisa Maracujá no Festival da Francesinha Pelo 4º ano consecutivo o Porto foi palco do Festival da Francesinha, evento patrocinado pela Sociedade Central de Cervejas e Bebidas, distribuidor dos produtos da Empresa de Cervejas da Madeira no mercado continental. Assim, quem se deslocou a Lordelo do Ouro (junto à Foz do Douro) entre 6 e 10 de Julho teve a oportunidade de provar a francesinha, um prato típico do Porto ao sabor de uma Brisa maracujá para além de assistir a actuações de capoeira e de diversas bandas musicais.

PARCEIROS ECM


Estado Líquido n9