Issuu on Google+

| notícias | página5

N. 13 2006 Agosto | Setembro | Outubro

Nova Atlântida com Gás

| campanhas | página3

BriSol de regresso às aulas

| patrocínios | página4

| eventos | página7

Festas de Verão Coral


2 página

| Agosto - Setembro - Outubro | N.º 13

2006 | estado líquido |

| campanhas | Novo Rótulo

Rali Vinho Madeira arranca com Coral Sem Álcool

Brisa limonada renova imagem A Brisa limonada aproveitou este Verão para “refrescar” a sua imagem. A marca de refrigerantes Brisa realizou um “restyling” ao nível do rótulo do sabor limonada com o objectivo de comunicar melhor a frescura do produto e criar uma maior consistência em toda a gama Brisa em termos de imagem.

A Coral Sem Álcool, patrocinadora oficial do Rali Vinho Madeira, prova “rainha” do desporto automóvel madeirense, arrancou no mês de Agosto com uma campanha associada ao evento. Nos abrigos de autocarro, em anúncios de imprensa e no site www.cervejacoral.com foi divulgada durante uma semana a campanha “Primeira a fundo”. A campanha consistiu numa imagem acompanhada por um slogan com um duplo sentido, entendida como um apelo ao consumo e também como referência à competição automobilistica. Este visual concebido pela agência “Ogilvy” conseguiu estabelecer uma relação clara entre cerveja sem álcool e condução numa base de liberdade e sem restrições de consumo da cerveja. A imagem centrou-se numa mão a agarrar uma garrafa de Coral Sem Álcool num gesto seguro e decidido traduzindo noções de controlo, segurança e responsabilidade. A utilização de uma luva desportiva e o posicionamento da garrafa asseguraram a associação automática à competição. De referir que, esta campanha foi previamente sujeita à apreciação de um conjunto de consumidores de cerveja no início deste ano. Mediante o relatório da “Motivação”, empresa independente e especializada em estudos de mercado, as opiniões sobre esta campanha foram unânimes: simples, criativa e genial.

No novo rótulo o lettering azul destacase sobre uma base amarela e remete para o sabor a lima limão enquanto sobressai um fundo de gelo refrescante. O próprio formato do rótulo também foi alterado à medida da restante gama Brisa. No mercado há cerca de quatro décadas, a marca continua assim a revelar a sua constante preocupação em acompanhar o mercado tendo recentemente renovado também a imagem da Brisa Água Tónica que, agora, se apresenta mais moderna e parecida à restante família Brisa. Um novo rótulo mas sempre o mesmo sabor indiscutível.

Coral Competições em grande Para reforçar o seu apoio à equipa “Coral Competições”, composta pela dupla Bernardo Sousa e Marco Sousa, a marca apresentou uma imagem de grande dimensão que esteve exposta num edifício junto à Rotunda do Infante no Funchal, um local de passagem frequente para muitos. Em destaque esteve o Peugeot 206 Super 1600, viatura com a qual a dupla fez-se este ano à estrada, no Campeonato de Ralis Coral.

Brisa dá-te a fruta Dando continuidade à linha de comunicação “Brisa dá te a fruta”, a marca Brisa colocou no ar, entre os dias 9 e 16 de Agosto, dois visuais nas paragens de autocarro, nos mupis e em anúncios de imprensa. Depois de comunicar os sabores maracujá, laranja e maçã no início da estação, em pleno Verão, a Brisa deu enfoque aos sabores limonada e manga mix procurando evidenciar mais uma vez a característica que os consumidores mais apreciam no produto: o sabor intenso a fruta. Com imagens repletas de cor, alegria, energia e dinamismo a Brisa veio reafirmar o seu sabor indiscutível, reconhecido além fronteiras.


3 BriSol de regresso às aulas

BriTea repete campanha de sucesso com Merche Romero

A pensar nos seus consumidores em idade escolar, o BriSol, refrigerante de fruta sem gás, lançou uma campanha de comunicação para assinalar o regresso às aulas. A campanha foi promovida nas paragens de autocarro e em anúncios de imprensa de 14 a 21 de Setembro. Na criatividade, desenvolvida pela Ogilvy, um jovem ostenta orgulhosamente um “S” ao peito declarando o BriSol como o “supra sumo da turma”. O conceito de supremacia é transmitido pela alusão ao “Super-homem”, a popular banda desenhada que se apresenta novamente em voga. Nesta campanha a marca optou por promover o sabor laranja, um dos três

página

| campanhas |

Numa campanha divulgada em 165 cartazes espalhados pelo Funchal, o BriTea, chá gelado produzido pela ECM voltou a exibir a “Frescura Natural” com Merche Romero.

sabores que a marca disponibiliza no mercado. De referir que, no passado mês de Junho, todos os sabores BriSol (laranja, maracujá e trópico) viram a sua qualidade premiada pela Monde Selection, organismo internacional para a selecção de bebidas de qualidade.

Certamente a imagem de Merche Romero debaixo de um chuveiro com uma garrafa de Britea na mão será familiar a muitos uma vez que a campanha esteve no ar duas vezes durante o mês de Junho, tendo alcançado um sucesso extraordinário junto ao público, transformando-se em frequente tema de conversa. De referir que, o visual, idealizado pela Agência Ogilvy, foi inevitavelmente noticiado por vários meios de comunicação social tanto a nível regional como a nível nacional. Por ser uma mulher bonita, uma das mais conceituadas comunicadoras portuguesas e pela sua relação com a estrela maior da selecção nacional, Cristiano Ronaldo, Merche Romero foi escolhida para divulgar o chá gelado da Região com o objectivo de aumentar o índice de notoriedade do produto que acaba de perfazer um ano de existência no mercado madeirense. Em complemento a esta campanha de comunicação, a marca tem vindo a apostar em acções de degustação em vários centros comerciais na ilha e em várias praias dando a provar os três sabores (maracujá, limão e pêssego). De 26 de Julho a 1 de Agosto, o BriTea procurou reafirmar o êxito, com Merche Romero.

Prémios Internacionais No passado dia 26 de Junho, ambos os sabores em destaque foram premiados internacionalmente pela sua qualidade por parte dos especialistas da Monde Selection, a mais antiga e prestigiada organização independente na área da Selecção de Qualidade, fundada em 1961 em Bruxelas. A Brisa manga mix foi reconhecida com o Galardão de Qualidade Superior enquanto a Brisa limonada recebeu uma Grande Medalha de Ouro. Esta campanha constituíu também uma oportunidade para a marca dar a conhecer a nova imagem da Brisa limonada cujo rótulo foi recentemente rejuvenescido encontrando-se agora mais refrescante e semelhante aos restantes rótulos da família Brisa.


4 página

| Agosto - Setembro - Outubro | N.º 13

2006 | estado líquido |

| patrocínios |

Marítimo e Coral preparados para o Campeonato

Nacional e Coral com laços reforçados

Mostrando que os laços entre a Coral e o Clube Sport Marítimo continuam fortes, a Coral marcou presença na apresentação aos sócios do plantel da equipa madeirense que disputará, mais uma vez, a Liga BWin.

A Coral e o Clube Desportivo Nacional renovaram o contrato de patrocínio, mantendo assim os laços que os unem de há alguns anos a esta parte.

O evento, que decorreu no passado dia 10 de Julho, no Estádio dos Barreiros, contou com a presença de centenas de associados e adeptos dos verde-rubros, esperançados, certamente, numa boa época. Mais uma vez, a Coral partirá para o “campeonato” associada ao Marítimo, entendendo a ECM que os principais clubes madeirenses são excelentes veículos de promoção das suas marcas.

Emoção sobre rodas no 1º Brisa DownTown Pela primeira vez no Funchal foi realizado uma prova espectáculo de BTT. No Parque de Santa Catarina e na Avenida do Infante, alguns milhares de pessoas deram um colorido especial à tarde em que decorreu a primeira edição do Brisa Down Town Funchal, resultado de uma parceria entre a Brisa e a MAD Eventos. A prova, transmitida pela RTP Madeira, consistiu num conjunto de descidas de bicicleta, individuais, sendo contabilizados os tempos para a classificação final dos participantes. Milhares de pessoas tiveram oportunidade de apreciar a perícia e a destreza dos 77 inscritos que realizaram diversos saltos e inúmeras

A cerimónia, na qual estiveram presentes o administrador da ECM, Miguel de Sousa, e o presidente do Clube Desportivo Nacional, Rui Alves, ocorreu no passado dia 9 de Setembro, na sala de conferências do Estádio Eng. Rui Alves, poucos minutos antes de se iniciar o jogo entre o Nacional e o Sporting Clube de Portugal a contar para a Liga BWin. O contrato assinado reforça a parceria entre as duas partes, ambas entidades de referência na Região.

ECM - Sempre Amiga do Ambiente A ECM, empresa conhecida na Região, como grande patrocinadora de muitos eventos, procura sempre marcar forte presença em termos de imagem nas acções que apoia, colocando diversos materiais publicitários nos espaços onde decorrem as actividades. Mas a qualidade e o ambiente são outros valores que a empresa considera primordiais como comprova a certificação ambiental ISO 14001 atribuído à ECM em 2003 pela Lloyds, sendo a primeira cervejeira em Portugal a ser reconhecida. Como empresa amiga do ambiente que é, a ECM orgulha-se de, após cada evento que promove, deixar o local tão limpo ou mais ainda do que o encontrou. Todos os resíduos dos materiais publicitários (ex: mangas plásticas, cartão, etc.) utilizados na decoração dos espaços são recolhidos e colocados nos embalões, contentores indicados para a recolha diferenciada.

acrobacias sobre duas rodas num circuito com várias barreiras naturais e outros obstáculos criados para o efeito. O Iº Brisa Down Town Funchal teve como vencedor Paulo Conceição, secundado por Emanuel Pombo, o madeirense mais consagrado internacionalmente na modalidade. Cláudio Loureiro, bicampeão nacional da modalidade, e Márcio Ferreira, duplo da série juvenil Morangos com Açúcar, ficaram nos terceiro e quarto lugares respectivamente. Na categoria júnior, o vencedor, destacado, foi Jorge Camacho, seguido por João Noronha e por Frederico Bayntun. Gil Figueira e Ricardo Oliveira completaram o quadro de honra. Angariar novos praticantes e promover a modalidade proporcionando verdadeiros momento de adrenalina e emoção foi o objectivo da organização que contou com a energia da Brisa.


5 Nova Água Atlântida com Gás

Recentemente galardoada com uma Grande Medalha de Ouro da Monde Selection, a marca Atlântida parte agora à conquista do segmento de águas gaseificadas colocando ao dispor dos madeirenses a nova “Atlântida com gás”. Inicialmente comercializada na capacidade de 25 cl em garrafas de vidro retornáveis nos estabelecimentos de consumo imediato (restaurantes, snack bares, esplanadas, etc.), a Atlântida com gás apresenta-se ao mercado com um rótulo semelhante à versão original mas em tons de verde de modo a identificar a categoria do produto. Num futuro breve a Atlântida com gás irá ser vendida em garrafas não retornáveis. A Atlântida com gás passa por um processo em que a água é posta em contacto com gás carbónico sob pressão, fazendo com que esse gás se dissolva na água, à semelhança do que se verifica com muitas outras águas existentes no mercado. O gás provém de um processo de fermentação natural. Apresentado oficialmente durante a Expo Porto Santo o novo produto foi dado a conhecer aos veraneantes através de acções de degustação em vários locais das duas ilhas.

Um supra-campo de férias com o BriSol e o DN

página

| notícias | Trata-se de mais um produto genuinamente madeirense com a promessa de qualidade da ECM, empresa certificada pelas normas nacionais e europeias (ISO 9001 e ISO 14001). De referir que, o lançamento da água gaseificada não foi a única novidade da marca para este Verão. A versão sem gás passou a estar disponível também na capacidade de 25cl e por sua vez as garrafas de plástico 0,5lt e 1,5lt encontram-se mais apelativas e elegantes em tons azulados que transmitem maior frescura. Acerca de Atlântida Com origem nas serras da Madeira, mais propriamente, na zona entre o Pico do Areeiro e o planalto do Chão da Lagoa, Atlântida é uma água subterrânea acumulada nos aquíferos vulcânicos do interior da ilha onde se enriquece em sais minerais. Captada a partir das rochas basálticas dos Socorridos, a água é imediatamente engarrafada na ECM sendo sujeita a um rigoroso controlo que garante uma água bacteriologicamente pura, límpida e cristalina, equiparada à maioria das águas na Europa e Estados Unidos.

Foto: Leonel Martinho Nóbrega

Ao longo de três semanas o BriSol ajudou a proporcionar um verão inesquecível a cerca de 40 crianças, com idades compreendidas entre os 8 e os 12 anos, participantes no Campo de Férias do Diário de Notícias da Madeira. Com uma agenda repleta de actividades diárias cheios de acção e divertimento, sempre com uma componente pedagógica, os jovens tiveram oportunidade de viver uma série de experiências emocionantes, no mar, no ar e na terra, que de outro modo talvez não fosse possível. Durante o mês de Julho, os jovens embarcaram numa espécie de viagem de

descoberta à ilha sendo recebidos por diversas entidades que os explicaram mais sobre o seu dia-a-dia, transmitindo-lhes, simultaneamente, ensinamentos sobre temas

como a cidadania, a história, a geografia, a fauna e a flora da Região, para além de questões da actualidade. Em suma, uma lição de vida.


6 página

| Agosto - Setembro - Outubro | N.º 13

2006 | estado líquido |

| promoções/eventos |

Promoção de Verão

Coral entregou chave do Beetle Cabriolet

Rui Virgilio de Freitas, residente no Caminho da Achada, é o novo dono do Beetle Cabriolet, prémio do concurso “Bip Bip Beetle” da Coral. No passado dia 6 de Setembro, nas instalações da Volkswagen, a Coral, entregou a chave da viatura ao vencedor do concurso que foi promovido ao longo dos três meses de Verão. João Rodrigues, Director de Marketing da ECM, e Pedro Mendes Gomes, Responsável da Área Comercial da VSA, procederam à entrega do prémio.

Mediante o vencedor, colaborador de um salão de jogos de lazer, a viatura oferecida pela Coral foi uma grande prenda de aniversário já que o mesmo celebrou recentemente 47 primaveras. Com cerca de 15 cupões de participação, depositados nas tômbolas do Pingo Doce no Fórum Madeira e no Hiper Sá de São Martinho, a sorte esteve do lado deste consumidor de Cerveja Coral. “Esta foi a primeira vez que decidi entrar num concurso promocional e a partir de agora não será a última” afirmou o feliz contemplado. Recorde-se que, o sorteio teve lugar no passado dia 1 de Setembro pelas15 horas em frente ao Centro Comercial Anadia tendo a marca convidado o público a assistir ao acontecimento à semelhança dos sorteios anteriores realizados pela marca nas suas instalações.

Mega-eventos da noite com a Coral Ao longo do Verão a Coral associou-se a uma seria de mega-eventos musicais que se realizaram na Madeira e no Porto Santo. Em Julho, o Weekenddance, a cargo das Vespas, voltou a ser um estrondoso sucesso sendo a baía do Faial o local privilegiado para a realização do evento que contou com mais um line up de luxo. No início de Agosto, São Vicente acolheu o Madeira Live, um festival que contou com actuações de bandas regionais, nacionais e internacionais tendo como cabeças de cartaz o americano Jamiroquai e o colombiano Juanes. A marcar o fim do Verão, o Equinox, o Madeira Paradise e o Madeira@Summerfestival foram igualmente festas cheios de boa música e gente gira onde a Coral não faltou.

Na presença de um representante da Direcção Regional de Turismo (DRT) foi extraído da tômbola o nome do grande vencedor.

GRUNDIG LCD TFT 16:9 – AMIRA 32” Bastava preencher um cupão de participação, agarrar numa Coral e sorrir! Todos os participantes receberam uma foto de recordação que também passou no televisor do stand e no site www.cervejacoral.com.

Weekenddance@Northshore (Faial)

Coral presente na ExpoMadeira No passado mês de Julho, a ECM, através da marca Coral, marcou presença no Madeira Tecnopolo durante a 23ª Edição da ExpoMadeira, a maior mostra de actividades económicas na Região.

Madeira Live Festival - Juanes (S. Vicente)

Durante a feira, a Coral convidou o público a visitar o seu stand alusivo ao tema “Faz parte”, dando continuidade à campanha lançada no verão. Consumidores de Cerveja Coral, com idades compreendidas entre os 18 e os 45 anos, com as mais diversas ocupações foram os protagonistas da mesma. Todos os visitantes da feira, maiores de 18 anos, tiveram oportunidade de tirar uma fotografia com a Coral no stand habilitando-se a ganhar um televisor

Laurindo Gomes Teles, residente no Funchal, foi o feliz contemplado do concurso “Faz parte”

Madeira Live Festival - Jamiroquai (S. Vicente)


7 Coral ofereceu 3000 brindes nas Festas de Verão 3000 brindes Cuequinhas fio dental, boxers, chapas de pescoço, t-shirts e tops, foram os brindes originais com que a marca presenteou os consumidores(*) em cada um dos encontros subordinados ao tema “Amor de Verão”.

Centenas de consumidores foram premiados nas Festas de Verão promovidas pela Cerveja Coral em diversos estabelecimentos de diversão nocturna. Foram noites bem animadas no Pub Camaleão, Cantina El Mexicano, Fashion Club Avenida, FX Bar, Jam, Café do Teatro, La Roca, Pé na Àgua, Kalhaus (Seixal) e no CCC (Cais do Carvão, Funchal).

Na compra de uma imperial Coral o consumidor recebia um cupão que o permitia participar no jogo. Bastava impulsionar a alavanca da máquina Coral cheia de bolas e esperar para ver qual delas caía, anunciando o respectivo brinde. No total, a marca distribuíu cerca de 3000 prémios como recordação das festas.

Equinox (Santa Cruz)

Na memória de inúmeros jovens permanece ainda a recordação das festas Coral de anos passados. Em 2004, a marca promoveu as “Festas Happy Fish” desafiando o público a pescar garrafas de Coral de uma piscina no menor tempo possível. Em 2005, os consumidores foram convidados a participar num jogo simples e divertido no qual apenas teriam de furar um dos 200 pontos existentes num quadro, recebendo o prémio que a sorte lhe reservava.

Madeira Paradise (Tecnopólo, Funchal)

Em 2006, o “Amor de Verão” da Coral, com boa música, animação, prémios e caras bonitas, voltou a reunir muito público à semelhança do que sucedera em anos anteriores. E prova, mais uma vez, que a Coral faz parte dos Amores. E do Verão. Aliás, faz parte de todas as estações!

(*) Maiores de 18 anos e não trabalhadores da Empresa de Cervejas da Madeira.

Porto Santo Paradise

página

| eventos |


8 página

| Agosto - Setembro - Outubro | N.º 13

2006 | estado líquido |

| mercados externos |

Lisboetas cantaram parabéns à Coral! Cerveja Coral comemorou 37 anos de sucesso com festa na capital A cerveja Coral comemorou o seu 37º aniversário no passado dia 22 de Julho no bar Number Two, na Avenida 24 de Julho, em Lisboa. A festa contou, entre muitas surpresas, com a actuação do DJ Xavier do programa Curto-circuito da Sic Radical.

Produtos ECM marcaram presença na Fatacil A ECM esteve presente na 27ª edição da Fatacil - Feira de Artesanato, Turismo, Agricultura, Comércio e Indústria de Lagoa – que decorreu no final do mês de Agosto. Na edição deste ano, a ECM procurou dar a conhecer a todos os

visitantes o sabor especial dos produtos regionais. O objectivo é que os produtos made in Madeira fiquem na mente dos consumidores como produtos de elevada qualidade. A Fatacil reuniu este ano mais de 250 artesãos nacionais, 350 empresas comerciais e industriais, 70 expositores de artesanato comercial, com representações de todos os continentes e 110 criadores do sector agro-pecuário. A feira recebeu a visita de 195 mil pessoas, mais seis mil que em 2005.

Novo Outdoor da Coral chega a Lisboa

Com esta festa, a marca procurou comemorar as conquistas passadas e brindar ao futuro da Coral com aqueles que contribuem para que o sabor da cerveja madeirense perdure. Com efeito, o bar Number Two, de origem madeirense, recebeu os convidados da Coral com toda a pompa e circunstância, num cenário verdadeiramente hollywoodesco.

Coral disponível na Nova Cervejaria da Trindade no Campo Pequeno Abriu no passado mês de Junho no Campo Pequeno a segunda Cervejaria da Trindade. Os lisboetas passaram a dispor de mais um espaço para desfrutarem da qualidade daquela que é a mais antiga cervejaria do país em actividade. Este novo espaço de prestígio é mais um sítio onde é possível consumir Cerveja Coral no Continente.

ficha técnica

contactos

Propriedade: Empresa de Cervejas da Madeira, Lda

Parque Empresarial Zona Oeste, Ribeira dos Socorridos 9304-003 Câmara de Lobos

Direcção: João Rodrigues Edição e Coordenação: Jacqueline de Gois Concelho Editorial: Arlindo Pereira, Fernando Pereira, Igor Sá Faria, Jacqueline de Gois, João Rodrigues Susana Sousa. Colaboração nesta Edição: Délia Pereira, Duarte Afonso, Gonçalo Santos, Patricia Martins, Sofia Loja Projecto Gráfico: ALS Design, Lda Impressão: O Liberal Tiragem: 7000 exemplares Periocidade: Trimestral

A ECM lançou no mês de Setembro uma campanha de publicidade para promover a chegada da Cerveja Coral ao supermercado Sá, na galeria comercial do Campo Pequeno, em Lisboa. A campanha vai estar até ao final do ano presente num outdoor de 8x3m no Campo Pequeno.

ECM presente na maior feira industrial da Região Centro A ECM participou na XVI Expofacic, a Feira Agrícola, Comercial e Industrial de Cantanhede, uma iniciativa do município de Cantanhede considerada a maior feira deste género da Região Centro, tendo registado, em 2005, mais

de 360 mil visitantes. Ao participar em feiras e eventos de grande dimensão como a Expofacic, a ECM tenta levar o sabor da Madeira aos vários cantos de Portugal Continental.

Sabor Coral à conquista de Angola

A propósito, o Responsável de Mercados Externos, Duarte Afonso afirma “o objectivo é dar a conhecer o verdadeiro sabor da “birra” madeirense a todos os angolanos. Esperamos conquistar novos consumidores além fronteiras e consolidar a nossa presença num mercado que nos está cada vez mais próximo, como é o caso de Angola”. Relativamente às perspectivas de negócio futuras, acrescenta que “a receptividade aos nossos produtos tem sido bastante positiva, portanto esperamos aumentar o volume de vendas da cerveja Coral nos próximos meses, altura em que começa o Verão naquela região.”

Telef.: 291 911 100 LINHA VERDE ECM Telef.: 800 200 757 LINHA APOIO CLIENTE SCC Telef.: 808 204 771 e-mail: marketing@ecm.pt export@ecm.pt www.brisanet.pt www.cervejacoral.com www.ecm.pt

O novo outdoor conta com a garrafa Coral branca como protagonista que se deleita sob o slogan “O melhor da Madeira na loja Sá do Campo Pequeno”, dando especial enfoque à excelência desta cerveja madeirense.

No âmbito da estratégia de internacionalização, a ECM tem vindo a promover acções de degustação da cerveja Coral na maior cadeia de supermercados de Angola, a Martal.

Desde o início do projecto de internacionalização para o mercado angolano, o volume de vendas da cerveja Coral tem vindo a aumentar de forma gradual, o que levou a ECM, no passado mês de Agosto, a apostar com optimismo na exportação dos refrigerantes Brisa Maracujá e Brisa Laranja.


Estado Líquido n13