Page 1

N. 0 2003 Junho

| editorial |

| novidades | 2 página

A Qualidade “Made In” Madeira

Que tal uma Brisa? | notícias | 3 página

| notícias | 4 página

A Empresa de Cervejas da Madeira pretende ser uma empresa dinâmica, moderna e mobilizadora. Quer evoluir, sem descanso, na procura da satisfação dos seus clientes e consumidores, o que só é possível se internamente assegurar um espírito de equipa suficientemente solidário e ambicioso, permitindo assim o aperfeiçoamento contínuo. O nosso compromisso com a qualidade e o ambiente é total e provam-no tanto os investimentos, realizados e em curso, como a disciplina dos procedimentos industriais e comerciais. Pretendemos que a qualidade dos nossos produtos seja uma permanente prioridade. Uma preocupação nossa e não dos consumidores.

A preferência pelas marcas da ECM tem, também, de estar fortemente ponderada na confiança que a todos transmitimos. Para que tudo isto seja possível, importa comunicar. Dar a conhecer ainda mais a ECM a todos os que com ela se relacionam – profissionais, colaboradores, fornecedores, clientes e sobretudo, consumidores – e dessa forma partilharmos o futuro. Queremos que, permanentemente, reconheçam a ECM e as suas marcas e fazemos questão de pedir o interesse de todos através da participação activa no conteúdo desta publicação informativa. Para isso nasce o ESTADO LÍQUIDO. Miguel de Sousa

ECM obtém certificação ambiental

| notícias | 5 página

Site da Coral recebeu meio milhão de entradas em 2002

| entre nós | 7 página

800 200 757

Uma janela gratuita Linha Verde


2 página

Junho | N. 0

| novidades |

Que tal uma Brisa? Para celebrar o calor, a frescura, o sabor e a juventude, a Brisa lançou uma nova campanha de comunicação que foi para o ar a meados de Maio. Duas imagens diferentes divulgaram os sabores Maça e Maracujá em diversos media na Madeira, nomeadamente abrigos de autocarro, imprensa e internet. Os jovens protagonistas seleccionados para a campanha são madeirenses. Nuno Rodrigues e Corina Bachmeier dão a cara pela Brisa. A criatividade do projecto esteve a cargo da empresa regional MEIO Serviços de Publicidade e Marketing.

Brisa e Laranjada em embalagem promocional Foi lançada recentemente uma embalagem promocional que reúne 4 embalagens pet de 1,5 litros, de diferentes marcas ou sabores, num multipack. Produzida na ECM, esta embalagem apresenta, para já, duas variantes, juntando ou dois sabores da Brisa ou Brisa com Laranjada. Desta forma, pretende-se uma oferta de sabores diversos para satisfazer as diferentes preferências da família, numa embalagem mais fácil de transportar. Dirigida para o canal alimentar moderno (grandes superfícies), esta embalagem multipack apresenta um preço especial para o consumidor final.

2003 | estado líquido

As Aventuras de Mickey para os mais pequenos Na categoria de bebidas não carbonatadas, surgiu uma nova marca dirigida aos mais novos – As Aventuras de Mickey. Esta novidade é resultante de um acordo efectuado entre a Companhia Coca-Cola e a Disney. O conceito é inovador e dirige especial atenção aos consumidores com idade até 14 anos. Esta nova marca conjuga ingredientes naturais e benefícios saudáveis com elementos divertidos e atractivos para as crianças. Disponível em dois sabores – Laranja/Tangerina e Laranja/Ananás - em embalagem pet, nas capacidades de 0,25 e 1,50 lts. Segundo um estudo qualitativo realizado pela Cª. Coca-Cola, o produto é muito bem aceite pelas crianças e as mães avaliam o produto como sendo uma bebida com valor acrescentado porque tem sumo (20%) e vitaminas. Na Madeira, este produto está disponível desde o início deste ano.

Nestea Ice Tea com sabor Laranja Laranja é o novo sabor lançado pela marca Nestea Ice Tea. Laranja é um sabor inédito no mercado de ice teas em Portugal e que desta forma vem completar o portfólio de sabores da marca: Pêssego, Limão, Framboesa e Lima-Ginseng.

...e embalagens de 1 litro Além do novo sabor, na Madeira foi também apresentada uma nova embalagem para a Nestea – a de pet 1 litro, disponível nos sabores Limão, Pêssego e Laranja. A marca Nestea faz parte do conjunto de marcas da Companhia Coca-Cola.


3 página

| novidades | Campanha seleccionada pelos consumidores

Nova campanha Coral gerou curiosidade Como é que agarras a tua? A dúvida pairou no ar durante uma semana. Em fundo azul, a pergunta apareceu em força. Em "mupis", abrigos de autocarro, anúncios de imprensa, num carro com painéis publicitários a percorrer os principais centros urbanos da Madeira e em milhares de folhetos distribuídos por grupos de jovens vestidos com uma "T-shirt" com esta mesma frase, nos principais centros de concentração dos jovens Universidade, principais cafés e zonas de animação nocturna, centros comerciais, baixa do Funchal e outros centros urbanos. O esclarecimento chegou uma semana depois, com as revelações da marca Coral. “Agarra a tua à pendura” e “Agarra a tua à exibicionista” identificavam a marca por detrás da campanha.

Esta nova campanha publicitária foi seleccionada entre várias propostas apresentadas por agências publicitárias a concorrer à conta da Coral. E a escolha foi feita por consumidores convidados a participar num estudo de opinião sobre a comunicação da Coral, conduzido por uma empresa especializada em estudos de mercado. O objectivo do estudo era claro: escolher a campanha mais adequada às preferências dos consumidores, respeitando os valores que a marca Coral já tem vindo a habituar, ou seja, uma marca jovem, moderna, actual, dinâmica, com grande visibilidade e uma actividade publicitária e promocional intensa. Em termos de produto, é uma cerveja com qualidade, apetecível, nossa. «Os consumidores criaram uma grande expectativa em relação à comunicação da marca. Habituaram-se a ver uma publicidade irreverente, com humor e com a qual os jovens se identificam», referiu Roberto Santa Clara, director de Marketing da ECM. «O segredo da nova campanha reside na identificação das propostas com o dia-a-dia dos jovens, apostando numa imagem que faça parte da sua vida, sendo polémica quanto baste, gerando falatório e recriando situações que deverão levar ao "gags" de imitação», conclui. A campanha “Como agarras a tua?” terá várias revelações ao longo do ano, suportadas por vários meios de comunicação. A criatividade desta campanha é da responsabilidade da agência de publicidade McCann.

Como agarras a tua? O que sugere? Também com curiosidade, e antes da revelação, o Estado Líquido saiu à rua e foi perguntar às pessoas o que lhes sugeria ser “a tua”. As respostas foram diversas, entre frases picantes e comentários hilariantes. Aqui registámos algumas:

... a tua vida??

.... a tua Coral??

Filipa Garanito

Hélder Oliveira

... a tua mão?? Sem intenção pecaminosa... Sr. João

... a tua oportunidade??

Não faço a mínima ideia!

Marsílio Aguiar

Irene Martins

.... a tua sorte?? Nádea Pereira


4 página

Junho | N. 0

| notícias |

2003 | estado líquido

PRIMEIRA CERVEJEIRA DO PAÍS

ECM obtém certificação ambiental A Empresa de Cervejas da Madeira foi a primeira cervejeira nacional a receber o galardão da certificação ambiental ISO 14001. Na Região Autónoma da Madeira foi também a primeira empresa do ramo alimentar (industrial) a receber

A sensibilização para a protecção ambiental é já comum na Empresa de Cervejas da Madeira. Exemplo disso é a política do reutilizável que a ECM tem vindo a defender

este diploma. O processo de construção do Sistema de Gestão Ambiental da ECM foi iniciado em Junho de 2001 e culminou com a entrega do diploma a 30 de Janeiro de 2003. Através desta norma, a ECM aperfeiçoou vários dos seus procedimentos, nomeadamente ao nível da segregação de resíduos, do controlo de emissões gasosas, do controlo do ruído e da descarga de águas residuais industriais.

junto dos seus retalhistas, promovendo e atribuindo vantagens à compra de embalagens reutilizáveis em detrimento das embalagens sem retorno. A ECM tem reforçado os investimentos anuais nas áreas de ambiente, qualidade dos seus produtos, modos de produção, armazenagem e distribuição. A certificação ambiental, emitida pela Lloyd´s Register, evidencia esta prioridade empresarial.

NA COMPRA DE EMBALAGENS REUTILIZÁVEIS

Clube ECM dá pontos e pontos dão prémios

Sensibilizar para a compra de embalagens reutilizáveis no canal Consumo Imediato (restaurantes, snack-bar, bar, discotecas, esplanadas, etc), acrescentando-lhes mais valor é o objectivo principal do Clube ECM, um programa de relacionamento com os clientes, lançado este ano pela ECM, na sequência do projecto desenvolvido no ano passado - Mundial Coral 2002. Assim, as embalagens de produto reutilizável produzidas na ECM valem pontos, que depois podem ser trocados por prémios de um catálogo. Um incentivo que, segundo um estudo de opinião realizado junto dos participantes, «tem dinamizado o sector» e «incentivado as compras de embalagens reutilizáveis».

CARAMULO E PEDRAS SALGADAS

Águas reutilizáveis Para tornar mais completa a sua oferta de águas e prosseguindo a sua política ambiental, desde Abril que a ECM passou a comercializar, para além das Águas Luso, as marcas Caramulo e Pedras Salgadas em embalagens reutilizáveis.

Pedras Salgadas 0,25 lt 0,75 lt 1,00 lt

Caramulo 0,25 lt

NO ÂMBITO DO REUTILIZÁVEL

Obrigações legais O decreto-lei nº 366-A/97 regulamenta os princípios e normas aplicáveis ao sistema de gestão de embalagens e resíduos de embalagens, alinhado com a legislação da União Europeia. Este diploma traduz a exigência de enfrentar o problema da gestão de resíduos gerados pelas sociedades industrializadas, tendo em vista a minimização de resíduos depositados em aterro. À luz deste diploma, a Empresa de Cervejas da Madeira procura diversificar o portfólio de embalagens que coloca à disposição dos seus clientes, valorizando as embalagens reutilizáveis.


Meio milhão de entradas em 2002

A cerveja Coral marca presença na Internet

O site www.cervejacoral.com mantêm-se

desde Julho de 2001, altura em que foi

em constante renovação: desde visitas

lançado o site www.cervejacoral.com.

guiadas, aos espaços de destaque da noite

Desde então, esta tem sido mais uma via

madeirense e portossantense, até aos

de contacto da Coral com os

concursos e promoções que oferecem

consumidores, com uma vantagem

todas as semanas entradas grátis para o

acrescida face aos outros meios de

cinema, jogos de futebol, concertos e

divulgação: pode ser acedido em qualquer

outras actividades patrocinadas pela marca,

parte do mundo.

demonstrando assim ser um site cada vez

No passado ano de 2002, o site da cerveja

mais dinâmico.

Coral atingiu o meio milhão de entradas à

Confirma-se a preferência dos cibernautas

sua página, tornando-a numa das mais

regionais pela página da cerveja Coral, já

visitadas na Madeira. A empresa Quociente

que numa votação organizada pela MbN,

de Imagem, responsável pela gestão dos

este site foi considerado um dos melhores

relatórios estatísticos, acrescenta ainda que

da Região.

o site foi visitado por cerca de 1.600 diferentes cibernautas em cada mês.

página

5 www.cervejacoral.com

www.cervejacoral.com

| notícias | MELHOR STAND E MAIS ORIGINAL

Coral Tónica recebe prémios Expomadeira Durante a sessão de apresentação da feira Expomadeira 2003, que aconteceu no passado dia 10 de Março, e que contou com a presença do ministro Bagão Félix, foram entregues os galardões relativos à última exposição realizada em 2002. A Empresa de Cervejas da Madeira foi distinguida com os prémios de Melhor Stand e Stand Mais Original – Prémio Carlos Varela. Em 2002, a ECM fez-se representar na feira com a marca Coral Tónica, a qual apresentou uma estrutura com três andares, onde se promoveu a prova desta cerveja preta e a distribuição de brindes. A animação do stand esteve a cargo do grupo de jazz Loopadelic. Este grupo madeirense está agora a ser apoiado pela ECM no lançamento do seu primeiro CD. Mais informações... numa próxima edição do Estado Líquido!


6 página

Junho | N. 0

| eventospatrocínios |

2003 | estado líquido

| as fotos | ECM na SIC Notícias Durante o passado mês de Abril foi exibido um filme sobre a ECM e as suas principais acções no programa Portugal Económico da SIC Notícias.

Madeira Open A Coral patrocinou a 11ª edição do Madeira Island Open em golfe, realizada em Março. Esta prova integra o European Tour e que traz à Região nomes sonantes do golfe mundial como Seve Ballesteros.

Festa da Flor A Brisa patrocionou a colocação de flores no Muro da Esperança no âmbito das actividades da Festa da Flor.

Ronda dos Castanheiros A Coca-Cola apoiou a prova de trial turístico Cabo Girão integrada na XIV Ronda dos Castanheiros.

Cross Country do Porto Moniz Realizou-se no final de Março o III Cross Country do Porto Moniz. A prova do Campeonato Regional da modalidade teve o apoio da Coca-Cola.

Down-hill do Arco de São Jorge Também em Março, a Coca-Cola marcou presença no 1º Down-hill do Arco de São Jorge, uma prova que integra o circuito regional de BTT.

AAUMa e Coral reafirmam laços Juventude, dinâmica, atrevimento e vontade de vencer. São os valores em comum partilhados pelos jovens da Associação Académica da UMa e a marca Coral. Em Março, estas duas entidades firmaram, pelo terceiro ano consecutivo, um protocolo de cooperação, válido por dois anos, que compreende vários objectivos. A direcção da AAUMa quer proporcionar aos seus associados uma série de eventos que reflictam o espírito jovem e dinâmico dos seus associados. A marca Coral pretende continuar a ser uma mais-valia e um verdadeiro parceiro estratégico no desenvolvimento do meio universitário da região. A Semana Académica 2003 foi expressão disto mesmo. Gabriel O Pensador, Ezspecial, Mind da Gap e Squezze This Please animaram em Maio os jovens madeirenses.

| Em breve | 26/05 a 02/06

> Fe s t a s d a S é

30/05 a 02/06

> D e s a f i o To t a l


7 página

| entre nós |

800 200 757 Uma janela gratuita – Linha Verde

Porque a Empresa de Cervejas da Madeira quer estar mais perto dos seus clientes, porque o sucesso destes é a sua razão de existir, o nosso dever é estreitar cada vez mais as relações com cada um dos nossos clientes. Disponibilizar uma linha telefónica completamente gratuita – a Linha Verde 800 200 757 é uma forma de melhor servir o cliente, permitindo partilhar experiências, bem como melhorar o desempenho das marcas e do serviço prestado pela ECM. Hoje, a Linha Verde é já uma referência entre os nossos clientes, assumindo um papel decisivo na melhoria contínua da Empresa de Cervejas da Madeira, permitindo acrescentar valor ao nosso serviço e garantir a satisfação das necessidades do cliente.

LINHA VERDE 800 200 757 | O que faz? |

• Recebe os telefonemas dos clientes 24 horas por dia • Fornece informações • Recebe e gere reclamações • Apresenta soluções • Garante a satisfação do cliente

| Como faz? | • Atende o cliente de forma personalizada • Interage com todas as áreas da Empresa (Vendas, Marketing, Logística, Produção, Informática, Recursos Humanos, Qualidade e Administrativo-Financeira) • Encontra soluções para os problemas • Dá informação de retorno ao cliente

Para que faz? • Para servir melhor o cliente • Para discutir soluções • Para apresentar alternativas • Para melhorar os processos internos e externos • Em suma... Para continuar a merecer a sua confiança!

De Segunda a Sexta-feira, a colega Ana Teixeira dá voz à Linha Verde, procurando encontrar soluções para todas as situações apresentadas. Um esforço que é obviamente a alavanca necessária para garantir dinâmica ao nosso serviço e a melhor solução para cada obstáculo. Enfrentamos, todos os dias, dificuldades inerentes à complexidade da nossa acção no mercado. Queremos todos os dias fazer melhor e estamos empenhados nesse objectivo. A Linha Verde é uma janela aberta ao exterior, dando-nos indicações úteis e ajudando-nos a fazer melhor. O resultados daquilo que fazemos, será sempre a satisfação dos nossos clientes e o seu sucesso.

11.609 chamadas No ano de 2002, a Linha Verde atendeu 11.609 chamadas, das quais 76% foram de clientes. Em média, por cada dia de trabalho, a Linha Verde recebe 45 chamadas. E quais os motivos das chamadas dos clientes para a Linha Verde?


8 página

Junho | N. 0

| saúde e bem-estar |

2003 | estado líquido

QUANDO BEBIDA COM MODERAÇÃO

Cerveja benéfica A cerveja é uma das bebidas mais antigas. Há 6.000 anos no Médio Oriente, mais concretamente na Mesopotâmia, já se fabricava cerveja. Conhecem-se vestígios de fábricas de cerveja desde há já 5.400 anos no Egipto. Essa cerveja era escura e forte e já na antiguidade era usada para substituir a água, principalmente durante as epidemias, uma vez que a cerveja é uma das bebidas onde não conseguem sobreviver organismos patogénicos. Foi assim também na Idade Média aquando da Peste Bobónica que assolou toda a Europa. Faz parte da nossa História. Hoje, sabe-se muito mais sobre esta bebida e há muita investigação e discussão sobre os efeitos benéficos de beber cerveja de forma moderada. É o resultado de algumas dessas teses e investigações que queremos dar aqui conhecimento. Claro que todos os efeitos benéficos só o são quando a cerveja é bebida com moderação por pessoas já suficientemente crescidas para metabolizar o álcool e quando não sofrem de algumas doenças específicas que desaconselham a ingestão de bebidas alcoólicas. Primeiro há que referir que o nosso corpo exige que se beba entre 1,5 a 2 litros de água por dia. A cerveja é formada fundamentalmente por água, tornando a sua ingestão muito mais fácil e evitando assim a obstipação (“prisão de ventre”), envelhecimento precoce, aceleração do ritmo

cardíaco, concentração de toxinas e problemas digestivos. Contudo, em relação à água, a cerveja tem a presença de componentes muito úteis ao bom funcionamento do nosso organismo, como sejam ácidos orgânicos, fosfatos, polifenois, ácidos nucleicos que fazem com que a cerveja tenha um valor diurético superior ao da água, reduzindo o risco de pedras nos rins. A cerveja tem ainda vitaminas do complexo B e outros componentes nutritivos.

Doenças coronárias Há uma relação positiva entre o beber cerveja de uma forma moderada e as doenças coronárias. Foi no ano de 1972 que o epidemiologista da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, Carl Seltzer verificou que as pessoas que ingeriam bebidas alcoólicas moderadamente tinham menos doenças cardíacas que as pessoas que não consumiam. Em 20 de Maio de 2000, a revista British Medical Journal publicou um estudo de cientistas britânicos liderados pelo Professor Martin Bobak, sobre os resultados de um outro estudo relativo a pessoas que ingeriam álcool na República Checa (onde a bebida alcoólica mais comum é a cerveja) e os resultados confirmaram a tese de 1972.

ficha técnica

contactos

Propriedade: Empresa de Cervejas da Madeira,Lda. Direcção: Roberto Santa Clara Edição e Coordenação: Fabíola Pereira Projecto Gráfico: ALS Design, Lda. Impressão: Grafimadeira S.A. Tiragem: 4.100 exemplares Periodicidade: Trimestral

Parque Industrial Zona Oeste, Ribeira dos Socorridos 9304-003 Câmara de Lobos Telef.: 291 911 100 LINHA VERDE Telef.: 800 200 757 e-mail: estadoliquido@ecm.pt www.brisanet.pt www.cervejacoral.com

Osteoporose Outros estudos recentes demonstram que o silício presente na cerveja favorece a mineralização dos ossos, prevenindo a osteoporose. “Beber dois copos de cerveja por dia é uma boa maneira de manter os ossos fortes e saudáveis”, conclui um estudo do Hospital de St. Thomas e da Universidade Kings College de Londres, o qual foi apresentado recentemente em Lisboa por ocasião do primeiro simpósio de Cerveja e Saúde, um evento que reuniu peritos e investigadores do nosso País nas áreas de engenharia alimentar, farmácia e nutrição. Finalmente, a cerveja é a bebida alcoólica com menos teor em álcool e os seus efeitos nutrientes são claros, bem como a não presença de gordura ou colesterol. Estas características tornam a cerveja numa bebida que, quando tomada moderadamente, é fundamentalmente uma fonte de prazer, principalmente quando tomada na companhia de amigos e de uma boa conversa, o que reduz o stress e torna a vida mais agradável. E isto também faz bem à saúde!

Uma cerveja, por favor! Como é que se pede uma cerveja em 10 línguas estrangeiras? Dinamarquês | Jeg vil gerne have en ol!

Alemão | Ein bier, bitte!

Holandês | Een bier, alsjeblieft!

Italiano | Una birra, per favore!

Inglês | One beer, please!

Sueco | En ol, tack!

Finlandês | Olut mulle, kitos!

Espanhol | Una cerveza, por favor!

Francês | Une biére, s´il vous plaît!

Húngaro | Egy pohár sort kérek!

Estado Líquido n0  

Estado Líquido n0

Estado Líquido n0  

Estado Líquido n0

Advertisement