Issuu on Google+

N. 16 2007 Maio | Junho | Julho

| lançamentos | página3

Tripla frescura ECM lança novos produtos

| campanhas | página2

Coral surpreende com imagens a 2D

| lançamentos | página5

Coral lança novo Site

| notícias | página7

Grandes promoções de Verão


2 página

| Maio - Junho - Julho | N.º 16

2007 | estado líquido |

| campanhas |

Coral surpreende consumidores criando imagem a 2D Um copo gigante de Cerveja Coral a 2dimensões faz parte de São João. A marca voltou a decorar a tela de grande dimensão situada em São João, um local de passagem frequente para muitos consumidores.

Com o objectivo de inovar e criar impacto a nível visual, a Cerveja Coral criou uma estrutura em 2 dimensões mostrando uma mão a agarrar um copo de Cerveja Coral. O novo elemento de comunicação, procura sobretudo, transmitir a ideia de proximidade com o consumidor, o que é notório na

concepção da imagem e na assinatura “Coral Faz Parte”, que se mantém inalterável. A imagem esteve a cargo da agência Ogilvy. Dando seguimento a esta criatividade a Coral foi mais longe e procurou aumentar o impacto da mesma multiplicando a imagem nos mupis espalhados pela cidade do Funchal. Assim apelou ao consumo na época mais quente do ano quando uma cerveja bem fresca mais apetece.

Mais de 1000 consumidores a dar a cara pela Coral Simultaneamente a marca lançou outra imagem nos abrigos de autocarro, no ar entre os dias 18 de Julho e 1 de Agosto. Esta campanha surgiu a pedido dos consumidores que no ano passado viram muitos amigos e figuras conhecidas, todos eles madeirenses, a dar a cara numa campanha da Coral.

Assim, passado um ano a Coral compõe uma imagem, tipo puzzle, de um copo de cerveja feito com fotografias tiradas no stand da Expomadeira em 2006. Foram ao todo utilizadas mais de 1000 fotografias diferentes.

Brisa volta a apostar em contos para comunicar o sabor apaixonante da Brisa Maracujá Em meados de Abril, a marca Brisa recorreu ao imaginário infantil para comunicar um dos seus sabores, recriando a versão “capuchinho verde”, destacando o sabor irresistível a fruta da Brisa Maçã. Agora, a marca volta aos contos, mais concretamente ao Romeu e Julieta, a mais conhecida história de amor da humanidade para destacar o sabor apaixonante da Brisa Maracujá.

Nesta campanha, pretendeu-se destacar o produto colocando a Julieta em segundo plano na paixão do Romeu que não se consegue concentrar na declaração à sua apaixonada por estar completamente absorvido pela Brisa Maracujá. Tal como o Romeu e Julieta a Brisa Maracujá prende os seus consumidores ao sabor único e inimitável a fruta. A campanha esteve nos mupis e abrigos de autocarro na cidade do Funchal durante os dias 11 a 18 de Julho e também contou com um anúncio de imprensa. A realização da campanha esteve a cargo de uma dupla regional, os DDiarte e os protagonistas desta história de paixão foram os modelos madeirenses Bruna e Roberto, da agência Modage.


3 página

| lançamentos |

Tripla frescura BriSol Maçã, BriSol Zero Manga e Atlântida Limão são as novas propostas da ECM para este Verão É no Verão que as bebidas mais frescas apetecem e é nesta estação que os consumidores estão mais ansiosos por descobrir novidades e surpresas. Indo ao encontro das expectativas do público, este ano o BriSol apresentou dois novos sabores: o BriSol Zero Manga e o BriSol Maçã. A marca Atlântida lançou a versão Limão. As novidades estiveram em destaque no stand da ECM na Expo Madeira. De 4 a 11 de Julho, a ECM apostou na divulgação da imagem dos novos sabores BriSol utilizando como suportes de comunicação os mupis e os abrigos de autocarro espalhados pelo Funchal para além de anúncios de

imprensa. Através de imagens coloridas, a ECM procurou dar a conhecer os seus novos sabores sem gás e comunicar a sua frescura motivando assim a experimentação do produto. Nos próximos meses estão previstas diversas

BriSol Maçã

BriSol Zero Manga

É um refrigerante sem gás fabricado com 22% de sumo natural de maçã. Tem um sabor inconfundível a maçãs maduras e um travo ligeiramente acidificado próprio do fruto. É uma bebida suave, saborosa e agradável para beber-se em todas as ocasiões. O produto é comercializado no consumo imediato (restaurantes, cafés, bares, etc), em embalagens de vidro de 0,33lt, e também nas grandes cadeias alimentares (hipermercados, supermercados e mercearias) em garrafas de plástico de 1,5lts.

Disponível no mercado madeirense nos estabelecimentos de consumo imediato (restaurantes, cafés, bares, etc), em garrafas de vidro de 0,33 lt, o BriSol Zero Manga junta o prazer de uma bebida fresca ao sabor da fruta sem açúcar adicionado. Contém apenas 6kcal/ 100ml, mas é feito com 12% de sumo natural sendo ideal para todos os consumidores que se preocupam com a ingestão de açúcares por questões estéticas e/ou por motivos de sáude. É o primeiro refrigerante no mercado com estas características específicas.

acções de degustação a decorrer em toda a Região em diversas praias, centros comerciais e cadeias alimentares entre outros sítios de afluência popular. À semelhança da promoção massiva na Expo Madeira, a empresa tenciona também apostar fortemente na Expo Porto Santo/ Nautitour vincando a sua presença nas duas feiras mais importantes da ACIF e da ACIPS. Pela sua afluência são as duas maiores mostras de actividades económicas na Região.

Atlântida Limão – com Gás Com apenas 1,2 Kcal/ 100ml, a Atlântida Limão é uma água gaseificada fresca e saborosa, com um leve toque de sumo de limão, que promete refrescar o Verão dos madeirenses. É distribuída nos estabelecimentos de consumo imediato (restaurantes, cafés, bares, etc), em garrafas de vidro de 0,25 lt estando previsto o lançamento de outras capacidades.


4 página

| Maio - Junho - Julho | N.º 16

2007 | estado líquido |

| patrocínios |

Mega festas com Coral O Space Ibiza, um dos mais afamados clubes de todo o mundo animou a noite madeirense.

No âmbito das Festas do Concelho de Santa Cruz, no último fim-de-semana de Junho, o Porto Novo foi palco de duas mega festas nocturnas a cargo da Creatives Ram. A Coral fez parte. No dia 29, o evento Madeira@Paradise trouxe à Região JD Davis, nomeado o melhor DJ do mundo em 2006 e a banda portuguesa The Gift para além de outros artistas. No dia 30, decorreu a festa “In Bed With Space”, um evento da discoteca “Space Ibiza Dance”, um dos melhores e mais afamados clubes de todo o mundo, sendo esta a primeira produção em Portugal.

Marítimo e Coral apresentaram equipa sénior 2007/08

Coral apresenta Novo Site Já se encontra online uma nova versão do site oficial da Cerveja Coral disponível no endereço www.cervejacoral.com Com o objectivo de fazer parte da lista de favoritos de muitos internautas, maiores de 16 anos, a Coral aposta no meio Internet como forma de reforçar a sua ligação ao mundo enquanto parte à conquista de mercados externos e consolida o seu posicionamento de liderança na Região. Consciente da importância crescente da Internet e ao facto do número de portugueses que costuma aceder à web ter aumentando oito vezes nos últimos dez anos, (mediante a Marktest), a Coral intensifica a sua comunicação neste meio. Para além de um visual renovado, o site é agora mais funcional, dispõe de mais informação e é mais fácil de

Rali Vinho Madeira 2007

Parceiros de longa data, a Coral e o Marítimo partem para mais esta aventura no principal escalão português cientes de que irão mostrar com galhardia aquilo que de melhor se faz na Região. O plantel do Marítimo foi reforçado para que os objectivos sejam plenamente atingidos. A Coral, mais uma vez, faz parte do Marítimo.

Como principais destaques deste novo site, há que salientar a aposta na interactividade com o visitante. Ao registar-se, o utilizador passa a ter acesso a uma série de vantagens, entre as quais, a oferta de bilhetes para diversas festas e eventos desportivos, poderá enviar fotos da galeria de imagens a um amigo, submeter fotos e videos à

No passado dia 17 de Julho foi apresentado oficialmente a 48a Edição do Rali Vinho Madeira nas instalações da ECM. A provarainha do automobilismo madeirense, a ter lugar nos dias 2, 3 e 4 de Agosto, nas estradas sinuosas da ilha promete ser um dos melhores ralis de sempre pois conta com a participação de muitos pilotos de elevado calibre. O italiano Giandomenico Basso, campeão europeu em título e piloto prioritário FIA A, foi anunciado como cabeça-de-cartaz da lista de 92 inscritos. A par de Basso, é de realçar a participação do actual líder do Campeonato Nacional de Ralis, Vítor Pascoal. Vítor Sá, Campeão da Madeira, é outro piloto que promete lutar pelos lugares cimeiros da classificação. Destaque também para Bernardo Sousa e Mário Oliveira, pilotos da Coral Competições.

A Coral esteve presente, mais uma vez, na apresentação oficial da equipa do Marítimo da Madeira Futebol SAD, que vai defender as cores do clube da Liga BWin.

consultar. A navegação por entre os seis menus: A Nossa Cerveja, Patrocínios, PartyZone, Funzone, Export e Notícias é mais intuitiva face ao site anterior já que a estrutura do site foi concebida com base nas “regras de usabilidade”, um conjunto de recomendações, definidas a nível internacional, para assegurar que os utilizadores percebam rapidamente como o site funciona.

No menu A Nossa Cerveja, é possível consultar informação detalhada sobre cada variedade Coral desde o descritivo, o processo de fabrico, a história, a publicidade e a evolução da imagem.

A competição é pontuável para o Campeonato da Europa de Ralis e para o novo Intercontinental Rally Challenge (IRC) o que transforma a competição no evento desportivo português com maior projecção mediática no ano 2007. Serão mais de oito horas de cobertura televisiva garantidas pelo canal desportivo Eurosport, que transmitirá imagens para 57 países conferindo à prova um impacto mediático nunca antes visto.

O Menu Funzone é composto por conteúdos de entretenimento como por exemplo, downloads diversos, receitas com cerveja, concursos, postais, jogos e passatempos.


5 Com uma imagem gráfica totalmente renovada que coloca o produto em primeiro plano juntamente com os ícones do menu, na Homepage, a Coral apresenta os principais eventos de cada semana, desde os passatempos, as promoções e as últimas notícias. No topo da página, o utilizador pode aceder à sua conta ou preencher o pequeno formulário de registo e aceder à Music Playlist ao ritmo do DJ Rod di Port.

Coral para fazer parte do site e preencher os formulários de pedidos diversos. Será enviado frequentemente uma newsletter digital com todas as novidades bem fresquinhas sobre os eventos da marca na Região e além fronteiras. No menu Patrocínios, o utilizador pode consultar a agenda de eventos patrocinados pela Coral, conhecer mais sobre cada instituição patrocinada pela marca, visualizar fotos e vídeos de eventos e solicitar um patrocínio. Nesta secção serão apresentadas muitas novidades, entre as quais mini entrevistas a figuras do desporto regional.

Objectivos

No menu Partyzone, espaço dedicado às festas nocturnas em que a Coral faz parte, a marca disponibiliza o calendário de festas bem como um guia de bares a visitar para além de uma galeria de fotos e vídeos. Nesta secção a Coral inclui também o formulário de participação para o Casting Coral convidando os consumidores a dar a cara pela marca. No menu Export, o vistante pode conhecer mais um pouco sobre o projecto da Coral além fronteiras ao procurar onde existe Coral no mundo efectuando uma pesquisa por país, cidade ou tipo de estabelecimento. Também pode aceder ao formulário de pedido de informação.

Ler Notícias, consultar a newletter institucional Estado Liquido, ver as notícias publicadas na imprensa sobre a marca e supreender-se com curiosidades sobre a cerveja são os conteudos propostos no menu Notícias.

Em parceria com a BKAT Consulting SA, empresa que se encarregou da programação, e a FEP Design, responsável pela imagem gráfica, a Coral socorreu-se de uma nova tecnologia, diferente daquela utilizada no site anterior, sendo necessário personalizar a plataforma de modo a concretizar o seu principal objectivo: disponibilizar mais funcionalidades sem esquecer a importância da imagem de marca. Para tal foram utilizadas várias linguagens de programação (flash 8, php e a base de dados MySQL) cuja conjugação, de díficil conciliação técnica, revelou ser possível e bem conseguida perspectivando-se novos desenvolvimentos à medida das necessidades crescentes dos utilizadores. De referir que, está já previsto o lançamento de uma webstore que disponibilizará aos fãs da Coral materiais diversos na troca de pontos, assim como o lançamento da versão inglesa deste ciber-espaço. A remodelação do site teve também como objectivo dotar a empresa com ferramentas para gerir o site e a respectiva base de dados internamente, sem necessidade de recorrer a entidades externas. Para o utilizador significa actualizações mais frequentes e imediatas. Visite o novo site e registe-se!

www.cervejacoral.com

página

| lançamentos |


6 página

| Maio - Junho - Julho | N.º 16

2007 | estado líquido |

| patrocínios |

Atlântida refrescou Magic Weekend

Cerca de uma centena de entusiastas de actividades fitness viveram um fim-de-semana mágico no passado mês de Abril ao participar no primeiro Cruzeiro Fitness, denominado “Magic Weekend”, organizado pelo Madeira Magic Health Club. O evento, patrocinado pela marca Atlântida, decorreu a bordo do Lobo Marinho e na fabulosa praia do Porto Santo. Num ambiente divertido, descontraído e repleto de energia, os envolvidos praticaram diversas modalidades ao ar livre que normalmente são praticadas no interior do ginásio. À noite, os participantes trocaram o seu equipamento desportivo por trajes especiais vestindo-se a preceito para as inesquecíveis festas temáticas, nomeadamente a Noite Havaiana e a Noite Militar.

BriSol apoiou Supra Campo de Férias do DN

Brisa e Nacional à conquista de novos talentos Fonte: DN

Durante um mês cerca de meia centena de crianças viveu grandes aventuras e experimentou novas sensações no Campo de Férias do Diário de Notícias, uma iniciativa patrocinada pelo BriSol. Caça ao Tesouro, Parapente, Asa-Delta, Orientação, Jet-Ski, Vela, Canoagem, Bodyboard, Capoeira, Surf, Jogos tradicionais e visitas pela ilha foram algumas das actividades que preencheram a agenda do grupo de jovens, com idades compreendidas entre os 8 e os 13 anos. No passado dia 17 de Julho a ECM recebeu as crianças nas suas instalações proporcionandolhes uma visita guiada pela fábrica. As crianças acompanharam os diversos processos de fabrico das bebidas até ao seu armazenamento.

Energia Brisa reforça Campeonatos de BTT Os Campeonatos Brisa Maracujá de Down Hill e Cross Coutry continuam a suscitar grande interesse entre público e participantes. Cumpridas mais algumas provas, nas quais reinou a emoção e o espectáculo, o primeiro balanço terá de ser positivo. Mais público, mais atletas e mais comunicação têm feito desta uma grande época. Que culminará com a Segunda Edição do Brisa Maracujá Funchal Down Town, em Setembro.

A Brisa esteve com o Nacional nas escolas da Região. O Projecto Freestyle Soccer percorreu, durante o ano lectivo, mais de uma dezena de escolas de toda a Região, à procura dos mais talentosos entre os craques que preenchem os estabelecimentos de ensino da Madeira. Após milhares de truques com a bola, após muitas horas de treino e competição, refrescadas sempre pela Brisa, foram encontrados os melhores de todas as escolas. Na Praça do Carmo, em pleno centro do Funchal, com dezenas de pessoas a apoiar, tal como a mascote da Brisa, os melhores de entre os melhores foram premiados.

Brisa festejou Desporto escolar

Uma vez mais o Estádio dos Barreiros foi pequeno demais para acolher as muitas pessoas que queriam ver o espectáculo de abertura do Desporto Escolar ao vivo. Cerca de 4500 alunos deram início à festa prestando uma brilhante homenagem ao cantor madeirense Max. De seguida, desfilaram os cerca de 9000 participantes de todas as escolas da Região, desde o primeiro ciclo ao secundário, “apadrinhados” por 36 figuras do desporto Regional juntamente com algumas delegações de outros países. De referir que, o espectáculo teve honras de transmissão directa pela RTP Madeira.


7 página

| notícias | Promoção Cabri Olé Olé

Coral oferece Peugeot 207 CC Já há vários anos a Coral apresenta aos seus consumidores uma grande promoção de Verão, e este ano não é excepção. Em parceria com a marca Peugeot, a Cerveja Coral promove a Promoção Cabri Olé Olé. No dia 31 de Agosto, dia do sorteio do concurso, a Coral terá o prazer de entregar a um dos seus apreciadores a chave de um Novo Peugeot 207 CC 1.6, o mais recente descapotável, de estilo irresistível, proposto pela Peugeot, inventora do coupé cabriolet nos anos 30. Nascido de tradição, o Peugeot tem um design moderno e expressivo e promete causar sensação. Para habilitar-se a ganhar este automóvel de excepção, basta juntar duas provas de compra do 6 pack de Cerveja Coral e preencher o cupão de participação. O número de participações é ilimitado.

ECM recebe prémios internacionais A Monde Selection, a mais antiga e prestigiada organização independente na área da Selecção de Qualidade de bebidas atribuiu 10 Medalhas de Ouro e Grande Ouro às bebidas da ECM. A cerimónia oficial decorreu em Barcelona nos dias 27 e 28 de Maio. Desde sempre reconhecida como uma empresa produtora de grandes bebidas, com sabores de elevada qualidade, estas medalhas vêm uma vez mais confirmar a qualidade internacional das bebidas ECM. “Não se trata apenas de afirmar que temos qualidade, existe uma entidade isenta que o vem atestar”, explica João Rodrigues, Director de Marketing. As bebidas da ECM premiadas com medalhas de Ouro foram a Brisa Limonada, o BriSol Ao longo de uma semana foram disputadas competições em diversas modalidades em vários recintos. Promover a saúde e estimular sentimentos de solidariedade, cooperação e autonomia foram alguns dos objectivos que a Brisa ajudou a fomentar ao patrociniar esta grande festa.

Maracujá, a Coral Branca, a Coral Sem Álcool, a Coral Sem Álcool Tónica e a Coral Tónica. A Água Atlântida, a Água Atlântida com Gás, a Brisa Maçã e a Brisa Maracujá foram premiadas com Grandes Medalhas de Ouro. Até ao momento a ECM conta com 118 medalhas atribuídas pela Monde Selection.

Promoção Caricamania

Surpresas imediatas nas caricas Brisa Passear de Vespa no Porto Santo, de t’shirt Brisa vestida e toalha de praia aos ombros é a sugestão da marca Brisa para este Verão. Tudo porque a Brisa tem para oferecer 2 Vespas, 300 Viagens ao Porto Santo, 1000 toalhas de praia, 2000 t’shirts e muitas Brisas! No interior de cada cápsula promocional o consumidor poderá encontrar ou não, o nome de um dos prémios citados ou então a frase: Tente outra vez.

Reclamação de prémios As motas, toalhas de praia e t’shirts terão de ser reclamados na ECM, as viagens podem ser solicitadas directamante na Porto Santo Line, e as Brisas, na capacidade de 33 cl deverão ser pedidas no estabelecimento onde consumidas. Os prémios podem ser levantados até ao próximo dia 30 de Novembro de 2007 sendo obrigatório a apresentação da cápsula premiada.


8 página

| Maio - Junho - Julho | N.º 16

2007 | estado líquido |

| mercados externos |

Coral festejou os Santos Populares Este ano a Coral reforçou a sua presença nas Festas dos Santos Populares em Lisboa e pela primeira vez esteve nas festas do Porto.

Lisboa Na noite de 12 de Junho, nas comemorações do Santo António na zona da Sé de Lisboa, os produtos ECM estiveram disponíveis em duas roulottes. Uma a cargo do Bar Nr 2 e outra à responsabilidade de um grupo de estudantes madeirenses. Lumiar Entre os dias 22 e 24 de Junho, à semelhança do ano passado, a ECM voltou a colaborar com a Junta de Freguesia do Lumiar estando presente em Telheiras no dia 22 no Concerto de João Pedro Pais, no dia 23 no Bairro da Cruz Vermelha e no dia 24 nos Inválidos do

Comércio e no Museu do Traje no concerto Quatro Cantos, com António Pinto Basto, Maria Armanda, José da Câmara e Teresa Tapadas. Festa no Bar Nr 2 Lisboa Na noite de 22, o Bar Nr 2 (Av. 24 de Julho), acolheu mais uma festa Coral alusiva aos Santos animada pelo Dj Residente David Cunha. Porto Na noite de 24 de Junho, nas celebrações de São João no Porto, o Hotel Pestana Porto em pleno coração da cidade – Praça da Ribeira - teve um balcão a vender a Cerveja Coral e alguns sabores da gama Brisa.

Coral apoiou Torneio de Golfe Feminino O Pestana Golf Resort realizou uma vez mais o prestigiado Torneio de Golfe: “Portugal Ladies Open”, em parceria com o Turismo de Portugal. O evento, que decorreu entre os dias 27 de Junho e 1 de Julho no Gramacho Course, contou com a participação das melhores profissionais de golfe a nível mundial, tornando-se num dos mais mediáticos com cobertura das mais variadas cadeias de televisão internacionais. A Coral não faltou.

Coral apoiou Festa Académica de Coimbra Em Maio, a Coral marcou presença na Festa Académica de Coimbra, mais precisamente no Cortejo Académico dos “Novos Fitados” apoiando o Carro Alegórico do Instituto Superior Miguel Torga.

Super Sá em Lisboa comemorou 1º Aniversário O Supermercado Sá, situado no Campo Pequeno em Lisboa, comemorou o seu 1º aniversário de existência no passado dia 19 de Maio. Para assinalar a ocasião, na compra de um 4 pack de Brisa Maracujá, a marca Brisa ofereceu uma unidade de Laranjada 1,5lt. Durante o fim de semana, para além de promover uma acção de degustação, a marca ofereceu três copos Brisa na compra de um 4 pack de Brisa Maracujá.

ficha técnica

contactos

Propriedade: Empresa de Cervejas da Madeira, Lda

Parque Empresarial Zona Oeste, Ribeira dos Socorridos 9304-003 Câmara de Lobos

Direcção: João Rodrigues Edição e Coordenação: Jacqueline de Gois Concelho Editorial: Igor Sá Faria, Jacqueline de Gois, João Rodrigues, Susana Sousa Colaboração nesta Edição: Délia Pereira, Duarte Afonso, Duarte Gonçalves, Gonçalo Santos, Pedro Farto, Sofia Bogarim. Projecto Gráfico: ALS Design, Lda Impressão: O Liberal Tiragem: 7000 exemplares Periocidade: Trimestral

Telef.: 291 911 100 LINHA VERDE ECM Telef.: 800 200 757 LINHA APOIO CLIENTE SCC Telef.: 808 204 771 e-mail: marketing@ecm.pt export@ecm.pt www.brisanet.pt www.cervejacoral.com www.ecm.pt

variedades Coral nas versões branca e tónica, com e sem alcóol e também a cerveja Zarco.

ECM em Prova de Degustação de Cervejas Nacionais Pela primeira vez, a APCV – Associação Portuguesa de Produtores de Cerveja reuniu, no mesmo espaço, todas as cervejas produzidas a nível nacional. Durante a prova de degustação que decorreu no passado dia 27 de Junho no Atrium do Casino de Lisboa, a ECM teve oportunidade de apresentar as

Para apreciar melhor esta bebida de tradição milenar, o evento contou com a intervenção de diversos especialistas que partilharam os seus conhecimentos sobre as diferentes características, cores, texturas, sabores e os paladares que potenciam o sabor da cerveja na confecção de comida. A iniciativa contou com a presença de figuras públicas de diversos quadrantes da sociedade portuguesa. Teresa Almeida, David Borges, Helena Sacadura Cabral, Olavo Bilac, Maya, Abel Dias, Hernâni Carvalho, estiveram entre os convidados para o evento.


Estado Líquido n16