Issuu on Google+

N. 15 2007 Fevereiro | Março | Abril

| patrocínios | página5

Coral em força no Rali Porto Santo Line

Fonte: Carlos Fotógrafo

| campanhas | página2

Consumidores dão a cara pela Coral

| campanhas | página3

Brisa Maçã com campanha irresistível

| patrocínios | página7

ECM com novos parceiros


2 página

| Fevereiro - Março - Abril | N.º 15

2007 | estado líquido |

| campanhas |

Consumidores disfarçados deram a cara pela Coral no Carnaval Por ocasião do Carnaval, entre 14 e 21 de Fevereiro, a Coral lançou uma campanha de comunicação nos mupis e abrigos de autocarro espalhados pelo Funchal voltando a envolver os consumidores, à semelhança de campanhas anteriores. Atendendo à época, a Coral convidou dez madeirenses a se disfarçarem para dar a cara pela marca em mais uma acção inédita na Região. Fizeram parte: um Rei (Bruno Fernandes), um Viking (Briguel - Nuno Sousa), um Cientista (Roberto Faria), uma Cigana (Ana Teresa Fernandes), uma Gueixa (Isabel Alves), uma Boneca (Joana Lopes), um Punk (Rodrigo de Portugal), um Super Homem (Rui Sá), uma Cármen Miranda (Joana Sousa) e uma Cruela (Sílvia Freitas).

Novamente, em vez de fotografar modelos profissionais, a Coral optou por desafiar os seus próprios consumidores a representar a marca sendo os participantes pessoas com pouca ou nenhuma experiência nesta área e que se dedicam a diversas actividades desde a gestão, às artes, até ao desporto. A sessão fotográfica esteva a cargo do Estudio Quatro ficando a caracterização das personagens à responsabilidade do Pintor Miguel Vieira.


3 Coral reuniu as suas quatro variedades em campanha “Reunir a Malta Faz Parte” foi o slogan da campanha de comunicação da Cerveja Coral que esteve no ar entre os dias 4 e 11 de Abril na rede de mupis do Funchal e em anúncios de imprensa. A analogia passou por reunir as quatro variedades da Cerveja Coral tal como reunimos os amigos em festa. Fazendo apelo ao convívio e ao consumo da cerveja, a marca, líder do segmento na Região, juntou pela primeira vez numa campanha as suas quatro variedades: Coral (branca), Coral Tónica, Coral Sem Álcool (branca) e Coral Sem Álcool Tónica. De referir que, a gama de produtos Coral soma 29 Medalhas atribuídas pela Monde Selection, a mais antiga e prestigiada organização independente na área da Selecção de Qualidade, fundada em 1961 em Bruxelas. O reconhecimento por parte desta instituição constitui uma indiscutível garantia de qualidade dos produtos ECM.

Brisa Maçã apresentou fábula do “Capuchinho Verde” De 18 a 25 de Abril, na rede de mupis do Funchal e em anúncios de imprensa, a Brisa Maçã evocou fábula para comunicar o seu “Sabor irresistível”.

também o refrigerante que a jovem bebe com tanto agrado.

Com o objectivo de comunicar com todos os seus consumidores, a campanha da marca Brisa teve por base o tradicional universo imaginário infantil, partilhado por pessoas de todas as idades e de ambos os sexos. A marca transportou para o presente a fábula do “Capuchinho Vermelho” apresentando a versão “Capuchinho Verde”, associando-se à carismática figura do conto popular.

Num percurso que tem passado por campanhas que remetiam para a fruta, a Brisa continua a investir na comunicação como veículo de construção dos valores da marca transmitindo o seu espírito dinâmico e criativo. Na campanha “Capuchinho Verde”, veio evidenciar, através de elementos humanos, mais uma vez a característica que os consumidores mais apreciam no produto: o gosto intenso a fruta, mais especificamente o sabor maçã.

Na versão Brisa, a narrativa centra-se no “Sabor Irresistível” da Brisa Maçã, refrigerante tão apetecido pelo “Lobo Mau” (Marcelo Abreu) que persegue o “Capuchinho Verde” (Quélia Vieira) na floresta a fim de saborear

A realização da campanha esteve a cargo da dupla José Diogo e Diamantino Jesus (DDiarte). De referir que, ambos os modelos que figuram no cartaz são de origem madeirense.

página

| campanhas |


4 página

| Fevereiro - Março - Abril | N.º 15

2007 | estado líquido |

| patrocínios/eventos |

Coral festejou Dia de São Valentim com os casais “Cupido” distribuiu brindes no centro do Funchal No Dia dos Namorados, dão-se prendas e beijos. Se os consumidores o fazem, a Coral também. Este ano, andou pelo centro do Funchal, com um Cupido devidamente trajado, oferecendo top’s e t’shirts aos casais mais apaixonados.

Motard’s no Feminino com Coral Sem Álcool O Club Motard’s da Madeira aproveitou o Dia Internacional da Mulher para lançar as “Brasas do Asfalto”, a nova secção feminina do clube, criada com o intuito de dar maior visibilidade ao número crescente de mulheres que conduzem moto. No universo de 520 sócios há 35 adeptas. Todos contam com o apoio da Coral Sem Álcool.

A acção de charme junto dos consumidores decorreu nas principais ruas do centro da cidade. Mediante uma prova de amor, os casais “apanhados” pelo Cupido recebiam uma t’shirt e um top desenhado propositadamente para o efeito. Mais de uma centena de casais, de todas as idades, foram agradavelmente surpreendidos pela iniciativa. Mais uma vez, a Coral fez questão de marcar presença junto dos consumidores, numa data importante, mostrando que faz parte…de todos os momentos significativos.

Coral conquistou foliões Com vista a aproximar, ainda mais, a Cerveja Coral dos seus consumidores, a Coral voltou a celebrar o Carnaval levando a cabo mais uma das suas habituais acções de charme de sucesso. Representada por um grupo de funcionários de diversas áreas da ECM, a marca distribuíu t-shirts e tops alusivas à epoca carnavalesca conquistando os foliões que se encontravam nas discotecas Jam e Copacabana. Diversão faz parte do Carnaval. E o Carnaval faz parte da Coral.

Brisa em força no BTT Marca aposta na modalidade como veículo de comunicação A Brisa reforçou laços com a Associação de Desportos da Madeira e com a Mad Eventos voltando a ser patrocinador principal dos diversos campeonatos da modalidade. O Campeonato Brisa Maracujá de Down Hill contará com seis provas que se estenderão por vários concelhos estando previsto em todas as provas a participação de mais de 60 ciclistas, entre os quais, a nova equipa BTT Madeira/Brisa que promete pedalar para ganhar nas alucinantes descidas das serras da Madeira. O Campeonato Brisa Maracujá Cross Country será também composto por seis provas. E tem despertado enorme interesse entre os ciclistas e entre o

público, que, desde a época passada, tem marcado presença em força ao longo dos percursos. Marcando de forma indelével o final desta época desportiva, serão disputadas no Porto Santo, a Taça da Madeira Brisa Maracujá em Cross Country e a Taça da Madeira Brisa Maracujá em Down Hill.

Fonte: Club Motard’s

Coral Sem Álcool apoiou Ronda dos Castanheiros Maior prova anual de TT levou milhares de espectadores ao Cabo Girão A Coral Sem Álcool voltou a apoiar a Ronda dos Castanheiros, prova de Todo o Terreno que este ano completou a 18º Edição. Cumprindo a regra de anos anteriores, a pista de obstáculos do Cabo Girão contou com a adesão de milhares de pessoas, que puderam ver de perto o esforço das máquinas e dos seus tripulantes. A Ronda dos Castanheiros é um evento especial, uma vez que não inclui competição entre os concorrentes. Sendo assim, todos os participantes testam-se essencialmente a eles próprios e às viaturas, procurando superar todos os obstáculos colocados pela organização. No ano da maioridade da Ronda dos Castanheiros, a Coral Sem Álcool esteve presente. Mais uma vez.

Fonte: CD Estreito


5 Patrocínios Coral:

Fonte: Carlos Fotógrafo

Coral em força no Rali Porto Santo Line

Equipa Coral Competições

Bernardo Sousa tornou-se o mais jovem piloto de sempre a vencer um rali em Portugal A dupla Bernardo Sousa/Paulo Babo, da Coral Competições, venceu o Rali Porto Santo Line, surpreendendo toda a concorrência. Para o jovem piloto madeirense tratou-se da primeira vitória absoluta numa prova do Campeonato de Ralis Coral. Tripulando pela segunda vez o Mitsubishi Lancer Evo IX de grupo N, o piloto da Coral Competições venceu 3 das 9 classificativas que compunham o Rali Porto Santo Line, arrecadando ainda 3 segundos lugares. A prova disputada no Porto Santo terminou com Filipe Freitas/Daniel Figueiroa na segunda posição. O pódio foi encerrado por Vitor Sá/ Humberto Fernandes, pilotos patrocinados pela Coral e que estrearam um Fiat Punto S2000. Para além da vitória de Bernardo Sousa, o Rali Porto Santo Line ficou marcado pela extraordinária adesão do público, que

transformou o fim de semana em mais uma festa de homenagem ao automobilismo. O Campeonato de Ralis Coral tem, de facto, levado à estrada milhares de adeptos. Que procuram a emoção, a diversão, a adrenalina, o espectáculo e os espaços de convívio que a modalidade proporciona. Paralelamente à Competição, a Coral promoveu, no Porto Santo, duas festas nocturnas, nas quais os consumidores foram premiados com a oferta de brindes tais como pin’s, fitas de pesoço e isqueiros. Todos alusivos ao Campeonato de Ralis Coral. Os eventos ocorreram nos espaços Dokaki, no Penedo do Sono, e no Marujo, junto ao cais da cidade.

Team CS Marítimo/Coral/Sá/ Casa Santo António

Team Nacional

Espera-se que a próxima prova, a disputar na Calheta, a 4 e 5 de Maio, prolongue a festa em que se converteu o Campeonato de Ralis Coral.

Sá Competições

Fonte: Carlos Fotógrafo

Fonte: Carlos Fotógrafo

Fonte: Ricardo Perestrello

Alexandre Camacho

Fonte: Carlos Fotógrafo

Fonte: Carlos Fotógrafo

Samir Sousa

página

| patrocínios |


6 página

| Fevereiro - Março - Abril | N.º 15

2007 | estado líquido |

| patrocínios |

Juvenis e Juniores do Marítimo sagraram-se campeões regionais com a Brisa As equipas do Marítimo de juvenis e de juniores sagraram-se campeãs regionais dos respectivos escalões. E, durante todo o percurso até à glória, contaram com o apoio da Brisa. Os jovens verde-rubros dominaram os dois campeonatos, lançando atletas que poderão ser mais-valias no futuro do futebol do clube. Após a conquista do “regional”, os juvenis do Marítimo partiram para a fase nacional, defrontando equipas como o Benfica, o Barreirense e o Farense. A Brisa orgulha-se de estar com os campeões.

Fonte: CS Marítimo

ECM no 15º Open da Madeira em Golfe Fonte: Hélder Santos

Infantis e Iniciados do Nacional festejaram grande título com a Brisa Os jovens jogadores do Nacional das categorias de infantis e iniciados tiveram uma época memorável, conquistando os títulos regionais. Se em infantis, a superioridade alvinegra nunca foi contestada, em iniciados os nacionalistas disputaram um espectacular duelo com o Marítimo, tendo chegado ao título, apenas, na última jornada, após vitória em Santo António.

142 jogadores, entre os quais, oito golfistas nacionais e sete antigos vencedores da prova, reuniram-se no passado mês de Março no Campo de Golfe do Santo da Serra para disputar o “Madeira Islands Open 2007/BPI”. Tratando-se de um dos maiores e melhores eventos em termos de promoção da ilha, as marcas Coral e Atlântida também marcaram presença neste espectáculo.

Fonte: Hélder Santos

Se para os infantis o campeonato terminou, já para os iniciados a competição continua, agora ao mais alto nível. Os atletas do Nacional entraram para a fase final do campeonato, defrontando adversários como o FC Porto, o Beira Mar e o Vitória de Guimarães. Fonte: Hélder Santos

BriSol apoia futuros campeões de ténis Fonte: CS Marítimo

Coral faz parte do Marítimo e do Nacional Aproveitando a realização de mais um “derby”, a Coral levou a efeito diversas acções para promover o jogo. Em primeiro lugar, desenhou t’shirts alusivas ao momento, distribuídas pelos atletas do Marítimo e do Nacional no início do desafio. As camisolas apresentavam elementos identificativos de cada um dos clubes, como os logótipos, bem como frases ou expressões facilmente reconhecíveis pelos adeptos das duas grandes equipas da Madeira. A estratégia de promoção do derby passou ainda pela realização de um jogo de matraquilhos envolvendo quatro atletas profissionais, dois do Marítimo e dois do Nacional. Uma espécie de “aperitivo” para o grande derby. E que surgiu na sequência de outras acções semelhantes promovidas pela

Fonte: Ricardo Perestrello

A marca BriSol continua a apostar no ténis como um dos veículos importantes de comunicação. A marca é a principal patrocinadora do “Grande Prémio Diário – BriSol Master’s Cup”, conjunto de torneios que reúne mais de 50 atletas entre os 8 e os 16 anos.

marca na temporada passada, como o jogo de futebol de rua e o desafio de Playstation entre jogadores dos “grandes” da Região. Nos “matrecos”, Briguel e Luís Olim fizeram a equipa do Marítimo. Já Bruno e Patacas jogaram à Nacional. O resultado? Já ninguém se lembra. Mas de facto, não era o mais importante.

É também um dos grandes patrocinadores do Funchal Jovem, torneio internacional sub-12 anos, disputado anualmente nos courts da Quinta Magnólia e que este ano contou com a presença de jovens tenistas da Madeira e do Continente (incluindo a selecção nacional do escalão), bem como representantes de potências do ténis mundial como sejam a Rússia, Espanha, Alemanha, Itália e Reino Unido.


7 Coral faz parte das festas A Coral faz parte da noite madeirense e como tal marcou presença nas grandes festas de dance music que decorreram no primeiro trimestre do ano, nomeadamente, o Madeira@Carnavalfestival e o Madeira Paradise@Fashion. O primeiro realizou-se ao ar livre no cais de Santa Cruz enquanto o segundo teve lugar no recinto coberto do Madeira Tecnopolo. Ambos contaram com um alinhamento artístico de renome internacional, muita animação e muita Coral correspondendo às elevadas expectativas dos inúmeros adeptos que assinalam sempre estas festas no seu calendário.

Coral presente no “Caruncho 2007” A Coral esteve, mais uma vez, presente no “Caruncho 2007”, conjunto de festividades organizado pela Associação Académica da Universidade da Madeira (AAUMa). Os eventos decorreram em vários espaços: no Madeira Magic Grill, no Fx Bar, no Golden Gate, no Copacabana, no Cup&Cino, na Praça do Município, no Tecnopolo e na Cantina da Universidade da Madeira. Muito participadas pelos estudantes da academia madeirense, as festas serviram, como habitualmente, para uma descompressão necessária antes do final do ano lectivo e do período de exames antecedente.

Fonte: www.madeirabynight.com

Mais embalagens leite Puleva Desde o passado mês de Março, a ECM colocou no mercado regional mais duas embalagens do leite Puleva no sabor chocolate. Para além da embalagem em plástico de 25cl, o consumidor agora tem ao seu dispôr o produto em embalagem tetra pack e em garrafa de vidro na capacidade de 20cl.

Após ter começado mal a época, os basquetebolistas madeirenses “acertaram o passo” e, com uma sequência de bons resultados, conseguiram subir na classificação, estando agora prontos a disputar os primeiros lugares da competição onde estão inseridos.

ECM representa Diageo na Região Johnnie Walker, Bushmills, J&B, Cardhu, Smirnoff, Gordon’s, Baileys, Safari, Sheridan’s e João Pires são as marcas das bebidas que a ECM passou a comercializar em 2007 na sequência de uma parceria estratégica estabelecida com a Diageo Portugal.

ECM assume responsabilidade ambiental ECM distribui Aguardente da Calheta Destilado e engarrafado pela Sociedade de Engenhos da Calheta, Lda, a Aguardente da Calheta viu a sua distribuição no mercado significativamente alargada, graças a um acordo estabelecido com a ECM que colocou o produto no seu circuito de distribuição desde o final do ano passado. Esta aguardente de cana de açucar de grande qualidade, obtida sob fermentação controlada e cuidada destilação constitui a matéria prima para a confecção da famosa “Poncha” e de variados cocktail’s.

CAB qualificado para a Liga UZO com ajuda da Brisa Maracujá A formação do CAB-Madeira, patrocinada pela Brisa Maracujá, atingiu os play-off da Liga UZO de Basquetebol, estando assim, mais uma vez, na discussão do principal título da modalidade a nível nacional.

página

| patrocínios/notícias |

Com o seu Sistema de Gestão Ambiental certificado segundo a Norma ISO 14001 desde 2003, a ECM tem desenvolvido esforços para minimizar os impactos ambientais resultantes da sua operação. Consciente dos danos que o mercúrio, colocado em aterro ou incinerado, pode originar, tanto no meio ambiente ao poluir a água e o ar, como na saúde das espécies, provocando danos permanentes nos rins, cérebro e no desenvolvimento de fetos, a empresa procede à recolha selectiva das lâmpadas fluorescentes usadas que contêm este metal tóxico. Todas as lâmpadas avariadas são devidamente acondicionadas e colocadas em local próprio, para que o mercúrio não se perca, para depois serem enviadas para reciclagem em unidades devidamente licenciadas. Com a entrada em funcionamento, em Setúbal, da primeira unidade de reciclagem de lâmpadas e resíduos com mercúrio em Portugal, já é possível dar um destino adequado a este tipo de resíduos no nosso país. A participação nas referidas provas, designadamente, na Mini Maratona, que soma um percurso de 7km, e na Meia Maratona, que totaliza uma distância de 21km, constituíu mais uma oportunidade para a ECM divulgar a imagem da marca e valorizar a prática desportiva.

Atlântida valoriza o desporto No passado mês de Março, a marca Atlântida fezse representar em duas manifestações desportivas de atletismo através de uma equipa de funcionários da ECM, nomeadamente, nas maratonas que decorreram no Porto Santo e em Lisboa.


8 página

| Fevereiro - Março - Abril | N.º 15

2007 | estado líquido |

| mercados externos |

Sabores Madeirenses em degustação na maior feira de turismo nacional ECM marcou presença na BTL com Brisa Maracujá e BriSol Trópico Mais uma vez a ECM voltou a refrescar os visitantes da BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa. A ECM promoveu acções de degustação de Brisa Maracujá e BriSol Trópico na maior feira nacional de turismo que decorreu de 24 a 28 de Janeiro.

ECM presente na feira de produtos regionais do Carrefour

Para além das acções de degustação, para o público em geral, no stand da Secretaria Regional de Turismo, a ECM também esteve presente nos stands do Grupo Pestana e do Porto Bay, dando visibilidade aos sabores madeirenses Brisa Cola e Laranja, Cerveja Coral e Água Atlântida. Na sequência da sua estratégia de internacionalização, esta foi mais uma oportunidade para a ECM dar a conhecer os seus produtos e estabelecer grande número de contactos. Marcar presença em eventos deste género, especialmente numa feira com 18 anos de história e uma relevância irrefutável no sector, é extremamente importante para a ECM elevar os seus índices de notoriedade. A receptividade de visitantes, consumidores e empresas justificam cada vez mais a participação. A ECM participa regularmente em eventos e iniciativas semelhantes, como por exemplo no SISAB – Salão Internacional do Sector de Alimentação e Bebidas, na EXPOFACIC - Feira Agrícola, Comercial e Industrial de Cantanhede (maior feira do género da Região Centro) e na FATACIL – Feira de Artesanato, Turismo, Agricultura, Comércio e Indústria de Lagoa.

Coral sobre rodas Cerveja Coral participou no Festival da Cerveja do Grupo Motard de Pombal A Coral participou na 4a Edição do Festival da Cerveja do Grupo Motard Marquês de Pombal que decorreu de 16 de Fevereiro a 18 de Março em Pombal. Os visitantes tiveram oportunidade de encontrar, entre os 23 tipos de cerveja disponíveis, Coral de pressão e diversão assegurada. A participação neste género de iniciativas vem no seguimento da estratégia de aposta na diversidade e singularidade de eventos e públicos. Em Pombal a Coral conta com dois pontos de venda, o Restaurante Madeira, no centro da cidade, e o Madeira Cocktail bar, em Mancos.

A ECM, representada pelas marcas Coral e Brisa Maracujá, esteve presente na feira de produtos regionais do Carrefour que decorreu de 6 a 12 de Fevereiro. A ganhar cada vez mais visibilidade no mercado do Continente, a ECM aposta em iniciativas que não só prestigiam a produção madeirense, como permitem a conquista de novos públicos. Para além destas feiras constituírem uma óptima iniciativa para divulgar a produção regional, permitem, tanto a empresas como pequenos e médios produtores, uma maior penetração em mercados com potencial de expansão. Esta feira teve lugar nas lojas do Carrefour em Aveiro, Braga, Coimbra, Loures, Montijo, Oeiras, Portimão, Paços de Ferreira, Telheiras e Vila Nova de Gaia.

ficha técnica

contactos

Propriedade: Empresa de Cervejas da Madeira, Lda

Parque Empresarial Zona Oeste, Ribeira dos Socorridos 9304-003 Câmara de Lobos

Direcção: João Rodrigues Edição e Coordenação: Jacqueline de Gois Concelho Editorial: Igor Sá Faria, Jacqueline de Gois, João Rodrigues, Susana Sousa Colaboração nesta Edição: Arlindo Pereira, Décio Nóbrega, Délia Pereira, Duarte Afonso, Duarte Gonçalves, Gonçalo Santos, Nuno Branco, Sofia Bogarim, Sofia Loja Projecto Gráfico: ALS Design, Lda Impressão: O Liberal Tiragem: 7000 exemplares Periocidade: Trimestral

Telef.: 291 911 100 LINHA VERDE ECM Telef.: 800 200 757 LINHA APOIO CLIENTE SCC Telef.: 808 204 771 e-mail: marketing@ecm.pt export@ecm.pt www.brisanet.pt www.cervejacoral.com www.ecm.pt

Cerveja Coral e o Bar Number 2 juntos no meio Académico Como já vem sendo habitual, a Cerveja Coral associou-se ao Bar Nr 2 em Lisboa para a realização de mais uma Festa Académica. Centenas de jovens aceitaram o convite para a festa, com sabor madeirense, na Avenida 24 de Julho. Viveram mais uma noite inesquecível, repleto de boa disposição e muita Cerveja Coral. A música esteve a cargo do DJ David Cunha.


Estado Líquido n15