Jornal de Esposendemº647

Page 1

PUBLICIDADE

www.maisvalia.com.pt

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Quinzenário informativo e regionalistas Director:Paulo Gonçalves / Sai às sextas-feiras Gratuito / 5 de Novembro de 2010 / nº 647

Obras no Largo Fonseca Lima devem estar concluídas em Dezembro

SOCIEDADE

Portagens tiram visitantes a Apúlia PÁGINA 6

DESPORTO

Hóquei de Fão procura primeira vitória no campeonato PÁGINA 22

SOCIEDADE

Pescadores de Esposende dizem sim ao novo colete de segurança

PUBLICIDADE

PÁGINAS 2 e 3

PÁGINA 27


2

SEXTA-FEIRA 5 DE NOVEMBRO DE 2010

ENTREVISTA

Editorial PAULO GONÇALVES Director do Jornal

Cada vez mais as pessoas, passam os seus tempos livres em frente ao computador ou PC como gostam de dizer os mais novos. Navegar na internet, sem molhar os pés nas ondas pode ser uma boa maneira de estar por dentro de tudo o que se passa no planeta terra. A um simples click podemos consultar tudo o que pretendemos saber, das últimas notícias de desporto, aos muitos disparates que são cometidos, quer em Portugal ou mesmo nas Filipinas. Os mais velhos dizem que a internet é uma modernice, porém digo eu, não sabem o que perdem por não consultar a dita internet, no seu dia a dia. São várias as redes sociais existentes, os blogues, as páginas com receitas de culinária e até mesmo de encontros imediatos, aqui depende do grau que cada um ou uma pretende. O Facebook é uma das ditas redes sociais mais concorridas ultimamente, onde trocam-se ideias, escrevem-se comentários, e por vezes desata-se, desculpem o termo que vou ter usar de seguida, a “malhar em tudo que mexe”.

Jornal de Esposende | www.esposendetv.com.pt

Largo dos Peixinhos mais acolhedor, obras devem ficar concluídas em Dezembro A fase de intervenção de requalificação do Largo Fonseca Lima também conhecido pelo “Largo dos Peixinhos” em Esposende deve ficar concluída durante o próximo mês de Dezembro. O local situado na zona central da cidade, desde o passado mês de Junho que entrou em obras, antes porém foram consultados os comerciantes e moradores da zona em questão. Garantido o financiamento de Fundos Comunitários, a autarquia de Esposende avançou desde logo para esta obra, na qual está a investir cerca de 35 mil euros dos seus recursos próprios. João Cepa, o presidente da Câmara Municipal de Esposende em entrevista ao Jornal de Esposende, fala de um “Largo” que vai ficar mais acolhedor.

Eu nas vezes que consulto a internet, vou sempre à procura de notícias do clube desportivo da minha terra natal, sei que o Rio Ave FC passa um momento menos bom, mas vou aguardar por melhores resultados. Já nem falo do Sporting outra das minhas paixões que agora até vai colocar um relvado de piso sintético, pelos vistos o de relva natural faz mal aos leoninos, que tropeçam e escorregam na dita relva natural mesmo em dias de sol. No meio destas idas à dita internet, o outro dia para minha surpresa do outro lado do atlântico, alguém me perguntava como vai Esposende? Lá tive que contar que a cidade era tranquila, que a AD Esposende tinha subido de divisão e que o concelho de Esposende era um excelente destino para passar férias. Curiosidade minha, este meu amigo da internet, de seu nome Emerson dos Santos, cidadão brasileiro, é treinador de futebol na actualidade, porém no passado foi jogador de futebol no Belenenses e no Bragança. O Emerson disse-me que tinha saudades de Portugal e da bela terra de Esposende, as palavras são dele, e não poupou elogios ao concelho de Esposende, que teve ocasião de conhecer na sua passagem por Portugal. Coisas da internet, onde muitos de nós, partilhamos ideias e discutimos como vai este mundo a um simples click.

www.esposendetv.com.pt

Paulo Gonçalves paulofernandogoncal@sapo.pt

Para quando está prevista a conclusão do Largo Fonseca Lima”Largo dos Peixinhos”? João Cepa: Quer a Câmara Municipal, quer a empresa que está a executar os trabalhos, estão a fazer todos os esforços para que a obra fique concluída até ao Natal. Como surgiu a ideia-projecto de dar um colorido diferente a um dos locais mais emblemáticos do centro da cidade? Desde que assumi a presidência da Câmara Municipal, já lá vão 12 anos, que vinha recebendo pedidos da população para que fosse feita uma nova intervenção de requalificação do Largo Fonseca Lima. Para além do espaço ter sido intervencionado há relativamente pouco tempo e atendendo ao facto de a cidade ter outras prioridades em termos de investimento, tal intervenção ainda não se tinha proporcionado. Em 2008 começamos a trabalhar no estudo prévio, considerando que já tinham passado 13 anos sobre a data do arranjo do largo, mas a sua execução sempre ficou dependente da disponibilidade

financeira. Quando dei indicações aos serviços técnicos da Câmara Municipal para desenvolverem o estudo, disse-lhes que queria uma solução que devolvesse a traça daquele que ficou conhecido como o Largo dos Peixinhos, mas que lhe fosse introduzido simultaneamente um toque de modernidade. Foi necessário ter em conta um conjunto de condicionantes e necessidades, desde logo a existência de um parque de estacionamento subterrâneo, a necessidade de se criar alguma oferta de estacionamento, a necessidade de se promover uma boa fluidez do trânsito, a protecção dos peões, etc. Concluído o estudo foi apresentado e discutido com a Junta de Freguesia, Assembleia de Freguesia, moradores e comerciantes, tendo merecido a aprovação geral. Como conseguimos entretanto financiamento de Fundos Comunitários, avançamos para a obra. Aliás, deixa-me aproveitar para dizer a algumas (poucas) vozes críticas que por aí circulam, que para além de já terem passado 15 anos desde que o largo foi intervencionado, a Autarquia só está a investir cerca de 35 mil euros dos seus recursos próprios neste projecto. A este propósito,

é bom que os esposendenses percebam que quem tem feito críticas à obra através da comunicação social, escrita ou falada, não queria mesmo que a obra fosse executada. Este será com certeza um novo espaço para embelezar a cidade? Não tenho a menor dúvida. Para além da questão estética, espero que esta intervenção permita que o Largo Fonseca Lima (Largo dos Peixinhos) se torne mais acolhedor, recuperando assim o papel que sempre teve e que era de ponto de encontro dos esposendenses. E sabe o que me deixa mais orgulhoso? É saber que se fizeram comunicados a acusar-me de andar a enganar a população quando prometia, por exemplo, a requalificação da Zona Ribeirinha e do Largo dos Peixinhos. Diziam algumas aves agoirentas que o meu objectivo era só ganhar eleições com promessas e que depois não faria rigorosamente nada. Se houvesse princípios na política, agora apareceriam uns comunicados a pedir desculpa, porque afinal não fui eu que tentei enganar a população.

.


www.esposendetv.com.pt | Jornal de Esposende

ENTREVISTA

SEXTA-FEIRA 5 DE NOVEMBRO DE 2010

3

Comerciantes Durante este período de obras no largo, os comerciantes da zona alegam ter passado por mau momento, atendendo às quebras e prejuízos nos seus estabelecimentos comerciais. Já muito perto do final da intervenção, os comerciantes dizem que agora a expectativa aumentou para saber quando o “Largo” vai ficar concluído e volte tudo à normalidade. A “Casa Solinho” é a mais antiga, já se passaram 39 anos desde que pela primeira vez abriu portas aos clientes, a sua proprietária Carmen Solinho aguarda com muita expectativa pelo final da requalificação. Na “Adega Regional Barrote”, Rogério Ribeiro prepara mais um almoço para os clientes, são 22 anos como cozinheiro em Esposende, os seus pratos e petiscos continuam a merecer a escolha de gente de todos os lugares. Olga Monteiro (Hortelã e Pimenta Bistrot) e Carla Venda (Roriz Lingerie) também já fizeram as contas à vida desde o início dos trabalhos no carismático “Largo dos Peixinhos”

“Desde que começaram as obras houve uma quebra, porque tudo prejudica sempre um bocadinho. Se calhar a melhor altura do início das obras foi ser no verão, para não atrasar as obras e desta forma ficarem concluídas no tempo possível, que todos nós comerciantes, esperámos que fiquem concluídas antes do natal, para trazer ânimo a este local. Contamos que também será benéfico à passagem de trânsito, devido ao estacionamento que vai ter, o que será bom para nós comerciantes, como para quem visita Esposende. Tenho a certeza que quando concluído será um largo mais atraente e vai atrair muita mais gente. ”

Peixinhos

É um dos locais mais conhecidos da cidade, oficialmente o Largo é denominado por Fonseca Lima, no entanto a população como forma de carinho gosta mais de o tratar por Largo dos Peixinhos. “Peixinhos” porque em tempos na zona central, um pequeno lago tinha como moradores uns pequenos peixes, muitas vezes tratados pelos diversos taxistas que por ali paravam na central de táxis, da então vila que anos depois passaria a cidade de Esposende. No mesmo largo já decorreram muitas conversas, desabafos, concertos musicais, comícios políticos, passagens de modelos e até jogos de futebol entre as crianças da altura. Na foto estão alguns jovens que participaram num torneio em que o estádio escolhido foi o Largo dos Peixinhos, recorda-

Olga Monteiro Hortelã e Pimenta Bistrot

“Como todos os comerciantes da zona tem sido dramático para nós, numa altura em que se fala já tanto de crise, e tão pouco movimento em termo de negócios e de clientes. Terem nos queimado aquele que seria o período mais forte, durante o ano, que é o verão. As obras no largo, começaram no dia 1 de Junho, e já consta que não estarão concluídas antes do natal, que seria enfim outra época de movimento acrescido na zona. É triste, porque o largo, perdeu tudo o que tinha de bonito há 15 anos a trás, porque ficou totalmente descaracterizado. Espero é que a câmara municipal após a conclusão da requalificação, consiga trazer mais gente para cá, porque parece que está tudo centralizado na zona da marginal, e dou como exemplos as Feiras do Artesanato, Antiguidades, Livro e dos Saldos.

A marginal é já uma zona para onde as pessoas vão naturalmente, sem necessitar de nenhum estímulo acrescido para isso. As zonas que são igualmente bonitas e com muita riqueza arquitectónica e cultural, poderiam a meu ver da câmara municipal ter mais atenção. Esperemos agora com a requalificação deste largo, a autarquia se volte a lembrar dele novamente e não o deixe abandonado como ficou estes anos todos.” Carla Venda Roriz Lingerie

Já vi dias em que não passa ninguém, e a quebra no negócio nota-se, mas agora todos os comerciantes estão à espera que terminem as obras. Espero que durante a época de natal, seja feita uma boa decoração, para as pessoas voltarem a este largo e fazerem as respectivas compras nos estabelecimentos comerciais.” Carmen Solinho Casa Solinho

“Desde o início das obras o negócio continua muito mau, tivemos um prejuízo muito grande, é mesmo muito mau. Temos também urgência que a rua volte a ter trânsito, vamos ver se é para melhorar, e se justifica. No meu entender a reabertura do largo, seria no princípio do mês de Dezembro, já temos 1 mês a mais de obras. Mas tenho esperanças que isto vai melhorar. ”

“A verdade é que o negócio baixou muito nos últimos tempos, mas como toda a gente fala de crise, não sabemos se é por causa das obras no largo ou por causa da dita crise. Mas o certo é que as pessoas não passam por esta zona da cidade, as pessoas querem trazer o carro à porta e está tudo obstruído, para vir até ao local. No entanto ultimamente vê-se que as pessoas nem sequer passam perto deste largo a pé.

.

© Rui Pedro Beleza Ferraz Marcelo

Rogério Ribeiro Adega Regional Barrote

ções de um largo com história, que em breve estará de cara lavada e acolhedor para quem visita a sede do concelho.

Quem foi Fonseca Lima

Nasceu na freguesia de Curvos em 1874, tendo se destacado no o cargo de Conservador dos Registos Prediais de Esposende e Braga. Exerceu também as funções de presidente de câmara nos municípios de Esposende e de Braga. Foi governador civil do distrito de Braga, provedor do Hospital de São Marcos (Braga) e da Santa Casa da Misericórdia de Esposende. Fonseca Lima chegou a deputado e chefe do Partido Progressista (1909) e do Partido Republicano Português (1917). Em 2 de Setembro de 1945, Fonseca Lima faleceu na sua terra natal Curvos.


4

SEXTA-FEIRA 5 DE NOVEMBRO DE 2010

PUBLICIDADE

Jornal de Esposende | www.esposendetv.com.pt


SOCIEDADE

www.esposendetv.com.pt | Jornal de Esposende

SEXTA-FEIRA 5 DE NOVEMBRO DE 2010

5

Autarcas PSD com pausa para jantar

Paulo Gonçalves paulofernandogoncal@sapo.pt

Um ano volvido após as Eleições Autárquicas de 2009, a Comissão Política de Esposende do Partido Social Democrata promoveu um jantar com os elementos que integraram as listas do partido no concelho de Esposende, entre os quais o Presidente da Câmara Municipal de Esposende, João Cepa, e onde marcaram também presença, em representação do partido, o Eurodeputado José Manuel Fernandes, o Deputado Nuno Reis e o Presidente da Comissão Política Distrital de Braga do PSD, Paulo Cunha. Perante aproximadamente três centenas de autarcas e militantes do partido, o Presidente da Comissão Politica do PSD Esposende, Benjamim Pereira, manifestou a intenção de

dar continuidade ao trabalho desenvolvido pela anterior Comissão Politica, liderada por João Cepa, a quem teceu os maiores elogios, atribuindo-lhe a estrondosa vitória do partido nas Eleições Autárquicas de 2009. Agradeceu ainda a todos os autarcas que se disponibilizaram para integrar o que referiu como “Projecto Social Democrata” para o concelho de Esposende, que tem permitido o seu constante desenvolvimento e a melhoria da qualidade de vida das suas populações. A finalizar Benjamim Pereira deixou uma mensagem a Pedro Passos Coelho, no sentido de que este deve olhar para as dificuldades das pessoas e encetar políticas de recuperação da economia com vista a devolver a esperança ao povo português. Rematou a sua intervenção afirmando que

o PSD de Esposende se encontra preparado e disponível para as batalhas eleitorais que se avizinham. Num discurso incisivo e acutilante, o Presidente da Câmara Municipal de Esposende lembrou os excelentes resultados obtidos pelo PSD no concelho nas eleições Outubro de 2009, alertando os presentes, em particular os autarcas eleitos, para as dificuldades decorrentes da actual conjuntura socioeconómica. Cepa vincou que este será o mandato mais difícil dos últimos trinta anos e pediu, por isso, o empenho de todos no sentido de sensibilizar a população para as dificuldades daí decorrentes, que limitam consideravelmente a actuação das Juntas de Freguesia e da Câmara Municipal, obrigando a definir prioridades.

O autarca de Esposende que considera este ser um ataque ao poder local, perpetrado pelo Governo, e terminou a sua intervenção lembrando aos dirigentes do partido que Esposende tem dado ao partido “as maiores vitórias eleitorais no distrito, em todos os actos eleitorais”. Por sua vez o Eurodeputado José Manuel Fernandes teceu rasgados elogios à gestão autárquica de João Cepa, apontando o Município de Esposende “como pioneiro na implementação de medidas em matéria de ambiente, sustentabilidade e inclusão”. Elogiou também a sua liderança política, atribuindo-lhe o mérito da vitória do PSD para a Câmara Municipal nas quinze freguesias do concelho e destacou ainda a prestação do líder da Comissão Política Concelhia, Benjamim Pereira, bem como dos restantes autarcas do partido no concelho. “Temos tudo para continuar a ter no concelho grandes vitórias e grandes resultados eleitorais”, afirmou. O Eurodeputado falou de seguida da crise que assola o país e criticou o Governo de desperdiçar os fundos comunitários. Em tempo de balanços, o Presidente da Comissão Política Distrital do PSD, Paulo Cunha, reiterou o empenho do partido na luta contra as políticas do governo socialista, realçando o trabalho difícil dos actuais autarcas junto das populações, nomeadamente numa altura em que se agravam as condições de vida da maioria dos portugueses. Reconheceu e elogiou o trabalho do autarca de Esposende bem como os excelentes resultados conseguidos pelo partido a nível local, manifestando a sua tranquilidade quanto ao futuro do partido no concelho de Esposende. Esta foi mais uma iniciativa do PSD de Esposende onde foi visível a união e capacidade de mobilização do partido que tem liderado o concelho.

.

Biblioteca Municipal de Esposende vai promover workshop de leitura A Biblioteca Municipal Manuel Boaventura, de Esposende, vai promover, no próximo dia 27 de Novembro, um workshop de leitura, dirigido a animadores de leitura, encarregados de educação, pais e professores. Intitulado “Com o dedo na página – Estratégias para suscitar o prazer de ler”, esta acção de formação estará a cargo da escritora e psicóloga Inês Pupo e pretende ampliar as competências dos formandos na área da promoção da leitura nas crianças, pré-adolescentes e adolescentes, em articulação com os objectivos do Plano Nacional de Leitura. Este workshop irá abordar temáticas como as fases do desenvolvimento e a leitura, o papel dos adultos promotores de leitura em cada fase, selecção de livros adequados a cada idade, bem

como a leitura com crianças e jovens sem esquecer as actividades relacionadas com a leitura. A acção decorrerá entre as 9h30 e as 12h30 e das 14h00 às 17h30, na Biblioteca Municipal de Esposende. As inscrições, limitadas a um máximo de 20 participantes, podem ser efectuadas na Biblioteca Municipal, através do telefone 253 960 181 ou do e-mail margarida.capitao@cm-esposende.pt. Psicóloga e psicoterapeuta, Inês Pupo tem trabalhado na área da tradução, da literatura infantil e juvenil e da poesia. Organizou a antologia de poesia “101 Poetas”, da Editorial Caminho, em 2007, e participou em vários projectos musicais (Buscapólos, 2002), sendo autora dos poemas dos projectos para crianças do jornal Expresso.

.

Director: Paulo Gonçalves - E-Mail: paulofernandogoncal@sapo.pt Redacção: Paulo Gonçalves e EsposendeTv Colaboradores: Dr. Bernardino Amândio, Prof. Rui Vasquinho, José Belo, Dra. Carla Gomes, Dra. Diana Vale, Dr. Carlos Ferreira, Artur L. Costa, Margarida F., Catarina Portela, M. Morim Paginação/Design: Luís Costa Proprietária e Editor: Info Média Emissões Lda. - NIF N.º 509 173 128 Sede e Redacção: Rua Dr. Henrique Barros Lima, nº5 - 4740 - 323 Fão - Esposende - Telefone: 253 048 985 - Internet: www.esposendetv.com.pt - E-mail: jornaldeesposende@sapo.pt Sócios com mais de 10%: Sabores de Verão Impressão: Oficinia de S. José - Apartado 4711 - 914 Braga

Ano 30 - Nº 647 Tiragem 1500 No. Reg. I.C.S. - 106125 Depósito legal no. 204498/03


6

SEXTA-FEIRA 5 DE NOVEMBRO DE 2010

ACTUALIDADE

Jornal de Esposende | www.esposendetv.com.pt

Voltaram as filas à estrada nacional 13 concelho perde população

Paulo Gonçalves paulofernandogoncal@sapo.pt

João Cepa o autarca de Esposende já alertou para a forte possibilidade do concelho de Esposende, perder população nos próximos tempos, a entrada em vigor das portagens foram no entender do autarca uma autêntica machadada no desenvolvimento do concelho a que preside. A explicação deve-se ao facto de nos últimos anos muitas pessoas que trabalham no Porto e Viana do Castelo terem fixado residência na sede

do concelho”Esposende acaba por ser o concelho mais prejudicado, porque muitas pessoas que aqui residem utilizam diariamente, a A28. Mas ninguém me ouviu, porque o importante é fazer dinheiro sem pensar nas consequências “, afirmou João Cepa à agência Lusa.

Apúlia vai perder visitantes

Desde a entrada em funcionamento das portagens na A28, a estrada nacional 13 virou um autêntico caos ao fim de semana e o acesso à freguesia de Apúlia é um verdadeiro pára arranca, de viaturas.

Em declarações à imprensa, Manuel Barros o presidente da junta de freguesia local já alertou para a confusão instalada “as filas intermináveis de automóveis, leva a que muitas viaturas demorem mais de uma hora a atravessar a freguesia de Apúlia”, perante tal cenário nesta época de Outono-Inverno, o pior está para vir, quando chegar mais uma época de verão.No entender do presidente da junta apuliense, a localidade é sempre procurada por milhares de pessoas, atendendo à qualidade das praias e locais para passar os tempos

de lazer, no entanto com a entrada em vigor das portagens o verão do próximo ano poderá ser muito negativo ”muitas pessoas vão acabar por escolher outras zonas para passarem as férias de verão e desde logo representar um prejuízo incalculável para a população local”, o autarca apuliense diz tratar-se de um regresso ao passado, apontando como exemplo a recente implementação de portagens na A28 no passado mês de Outubro, que desta forma “Em vez de evoluirmos, estamos a regredir”, referiu Manuel Barros.

.

Município de Esposende garante continuidade do Sistema Integrado de Gestão da Qualidade e Ambiente A “Câmara Municipal de eleição” foi deste modo que a equipa auditora da Associação Portuguesa de Certificação (APCER) classificou a Câmara Municipal de Esposende, na recente auditoria de renovação do Sistema Integrado de Gestão da Qualidade e Ambiente. Para além de ter renovado a certificação nas divisões que já integravam o sistema de gestão, a Autarquia alargou o âmbito da certificação, ao nível da Qualidade, à Divisão de Serviços Financeiros. Saliente-se que, ao nível do Ambiente, a Câmara Municipal já se encontra certificada em todas as suas actividades. Durante os três dias de auditoria, a APCER teve oportunidade de confirmar o cumpri-

mento dos requisitos exigidos pelas normas de referência – Qualidade e Ambiente, tendo destacado o excelente desempenho do Município na implementação de Sistemas de Gestão da Qualidade e Ambiente. Os auditores consideraram que o conhecimento, a qualidade e o espírito de equipa demonstrados se traduzem na colaboração e postura construtiva demonstradas pelos seus colaboradores. Destacaram como pontos fortes do sistema a intensa e constante focalização no munícipe e a constante melhoria da prestação da Autarquia, numa perspectiva de evolução e de competitividade entre municípios, não obstante as condições adversas da actual

conjuntura. Entre vários outros projectos de melhoria em curso, foram salientados o “Simplex Autárquico”, o “Despacho na Hora” e o “Guia de Gestão Ambiental em Obra”, bem como enaltecida a importância do processo de auditoria interna, tido como de importância vital para a prossecução dos objectivos e das metas delineadas, na óptica da constante melhoria dos serviços prestados. A preocupação em considerar e respeitar os munícipes (as suas aspirações e os seus direitos), a par do objectivo de preservar o ambiente e o património natural do concelho, são pilares da política da Autarquia e claramente assumidos pelos seus

responsáveis, que apontam este caminho através do Sistema Integrado de Qualidade e Ambiente, dando, assim, um sinal importante para a sua consolidação e incremento. Recorde-se que a Câmara Municipal de Esposende foi a primeira do país a obter a dupla certificação (Qualidade e Ambiente), processo que se iniciou em Setembro de 2005 e que tem vindo a ser alargado, ao longo do tempo, às diferentes divisões e serviços. É de salientar que todo este processo se suporta numa forte reorganização dos serviços da Autarquia, tendo por pressuposto a melhoria do serviço prestado.

.


www.esposendetv.com.pt | Jornal de Esposende

PUBLICIDADE

SEXTA-FEIRA 5 DE NOVEMBRO DE 2010

7


8

SEXTA-FEIRA 5 DE NOVEMBRO DE 2010

PUBLICIDADE

Jornal de Esposende | www.esposendetv.com.pt


www.esposendetv.com.pt | Jornal de Esposende

PUBLICIDADE

SEXTA-FEIRA 5 DE NOVEMBRO DE 2010

9


10

SEXTA-FEIRA 5 DE NOVEMBRO DE 2010

PUBLICIDADE

Jornal de Esposende | www.esposendetv.com.pt

Telefones Úteis

Hospitais

Hospital V. Ribeiro (Esposende) Telf. 253 969 480 Hospital de S. João de Deus (Fão) Telf. 253 989 300

Centros de Saúde de Esposende Telf. 253 989 750

Extensão de Apúlia Telf. 253 981 338 Extensão de Fão Telf. 253 981 705 Extensão de Forjães Telf. 253 879 242

Farmácias Apúlia Telf. 253 981 141 Belinho Telf. 253 871 311 Fão Telf. 253 986 013 Marinhas Telf. 253 961 694 Esposende Telf. 253 961 258 (Monteiro) Telf. 253 961 237 (Gomes)

Cruz Vermelha

Delegação de Esposende Telf. 253 963 113 Núcleo de Marinhas Telf. 253 964 720 Extensão da Cruz Vermelha de Esposende - Apúlia Telf. 253 968 595

Bombeiros Voluntários

Esposende Telf. 253 969 110 Fão Telf. 253 981 189 / 203

Táxis

Esposende Telf. 253 964 455

CTT

Esposende Telf. 253 960 080 Apúlia Telf. 253 987 461

GNR

Esposende Telf. 253 961 233


LOCAL

www.esposendetv.com.pt | Jornal de Esposende

Prosseguem em bom ritmo as reuniões entre o Grupo de Trabalho que foi criado para estudar os problemas da Barra do rio Cávado e os presidentes das juntas de freguesias. José Felgueiras (Esposende), Aurélio Neiva (Marinhas), Luís Peixoto (Fão) e Manuel

Barros(Apúlia) já foram ouvidos e deixaram as suas opiniões bem vincadas neste problema que afecta a classe piscatória concelhia. A próxima reunião está marcada para o dia 17 deste mês, na qual estarão presentes os pescadores de Esposende. Recorde-se que dois estudos continuam a ser analisados, o primeiro passa pela coloca-

ção de dois esporões (Norte-Sul) na entrada da barra do Cávado, o que permitirá proteger a entrada de embarcações na referida barra. O segundo estudo virado para as soluções técnicas, com vista a travar os problemas que a colocação dos esporões (Norte-Sul) poderão causar nas diversas praias do concelho de Esposende.

.

Governo Confirma a existência de irregularidades no despedimento dos trabalhadores da empresa FMAC

Em resposta ao requerimento apresentado pelo PCP, através do seu deputado Agostinho Lopes, o Governo confirmou a existência de irregularidades no despedimento de 115 trabalhadores da Empresa FMAC. O PCP-Esposende em comunicado dá conta, ainda, a verificação de atrasos sistemáticos no pagamento dos salários, situação que prejudica financeiramente os trabalhadores,

colocando-os numa situação difícil no que se refere ao cumprimento das suas obrigações mensais. No mesmo comunicado dos comunistas fica-se a saber que mencionada resposta do Governo vem dar razão ao PCP que, de forma firme, condenou a forma ilegal como foram despedidos os trabalhadores da Empresa FMAC” Está, agora, de forma

11

Novo blogue do PCP-Esposende

Barra do Cávado

Paulo Gonçalves paulofernandogoncal@sapo.pt

SEXTA-FEIRA 5 DE NOVEMBRO DE 2010

claríssima, demonstrada a atitude de desrespeito da empresa perante homens e mulheres que ao longo de muitos anos deram o melhor de si para engrandecerem a FMAC. Homens e mulheres desrespeitados, quando o salário a que tinham direito não lhes foi pago no tempo devido e, finalmente, despedidos de forma ilegal “, refere o comunicado do PCP-Esposende.

A Concelhia de Esposende do Partido Comunista Português lançou recentemente um novo blogue na internet, segundo os comunistas “esta é uma forma que permite uma maior e melhor informação sobre a actividade do PCP no concelho de Esposende”. O novo sítio pode ser consultado em Esposende-pcp.blogspot.com

Dádiva de Sangue

Inicia-se esta sexta feira no auditório municipal de Esposende, o primeiro de cinco espectáculos que vão proporcionar aos amantes do teatro ocupar o seu tempo bem aconchegados e divertidos. Para este mês de Novembro, estão em agenda mais três noites de teatro, nos dias 12,19 e 26, enquanto em Dezembro a sessão está marcada para o dia 10. A organização deste 2ºEncontro de Teatro Amador está a cargo do GATERC.

Magusto concelhio

A autarquia de Esposende, em colaboração com os agrupamentos folclóricos do concelho, vai organizar um Magusto, no próximo dia 7 de Novembro, a partir das 15h00, no Campo de S. Miguel, em Marinhas. A iniciativa, aberta à população em geral, tem como objectivo preservar os usos e costumes associados às tradições populares, bem como promover o convívio entre os elementos dos ranchos concelhios e a itinerância das actividades de animação pelas freguesias do concelho. À semelhança do que acontece anualmente, a população é convidada a juntar–se à festa e a conviver, entre a degustação das castanhas e do vinho, dançando e cantando alegremente canções tradicionais. Os magustos que se celebram em época de São Martinho são um louvor à castanha, ao vinho e água–pé. Portugal é um país vinícola e, como tal, o Dia de São Martinho é consagrado à tradição de se abrirem


12

SEXTA-FEIRA 5 DE NOVEMBRO DE 2010

CULTURA

Jornal de Esposende | www.esposendetv.com.pt

Exposição Museu d’Arte, em Fão, acolhe Exposição de Escultura “Marinhas terra de artistas” “DIVERSIDARTES”

No Museu d’Arte, em Fão, pode visitar a exposição de escultura de trabalhos submetidos ao concurso “DIVERSIDARTES”, promovido no âmbito do Ano Europeu do Combate à Pobreza e à Exclusão Social – 2010. Promovido ao abrigo de uma parceria entre a Rede Social Supraconcelhia do Cávado e a Rede Europeia Anti-Pobreza (REAPN), o concurso teve como objectivo sensibilizar, através da expressão artística, a sociedade civil para a importância das responsabilidades individual e colectiva na luta contra a pobreza e a exclusão social. Pretendeu ainda encorajar a participação de todos na promoção de uma sociedade mais justa,

responsável e solidária, na igualdade de oportunidades e na redução dos preconceitos e estigmas da pobreza e da exclusão social. O concurso “DIVERSIDARTES” envolveu a participação de instituições de solidariedade social, associações, escolas públicas e privadas, bem como a população em geral, com residência nos concelhos da região do Cávado, nomeadamente Esposende, Amares, Barcelos, Braga, Terras de Bouro e Vila Verde, e abrangeu as áreas da fotografia, escultura, pintura, teatro, música e dança. A exposição estará patente até ao dia 19 de Novembro, podendo ser visitada das 10h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30.

.

Paulo Gonçalves paulofernandogoncal@sapo.pt

No âmbito do programa de actividades do Clube Jovem das Marinhas para o corrente ano, irá estar patente no Salão Paroquial da freguesia uma exposição de ar tistas marinhenses. Marcada para este mês de Novembro, a exposição intitulada “Marinhas terra de artistas”, vai ser hoje inaugurada e ficará patente até ao próximo dia 12 de Novembro. A exposição irá abordar vários temas. Desde a pintura, a talha até a escultura, passando pelas miniaturas dos edifícios emblemáticos

da freguesia, a exposição “Marinhas terra de Artistas” irá com toda a certeza recriar vivências e dar a conhecer os “talentos” da freguesia de Marinhas. Em declarações ao Jornal de Esposende, o presidente desta colectividade marinhense diz que com este tipo de iniciativas a freguesia fica a ganhar “Outra das mudanças que eventualmente se possa considerar, está no facto de haver uma vontade em abrir o Clube a outras associações da freguesia. Para isso, propomos a realização de iniciativas conjuntas com outras associações cujo objecto social seja o mesmo que o nosso”, adianta António Morgado.

.

2.º Encontro de Teatro Amador de Esposende O Grupo Amador de Teatro de Esposende – Rio Cávado (GATERC) com o apoio da autarquia de Esposende vai levar a efeito o 2.º Encontro de Teatro Amador, entre os dias 5 de Novembro e 10 de Dezembro. À semelhança do ano passado, os espectáculos terão lugar no Auditório Municipal de Esposende, pelas 21h30. Com a realização deste evento, para além da promoção desta actividade cultural, pretende-se uma maior aproximação entre os grupos de teatro amador do concelho e da região. A abrir esta segunda edição, esta sexta-feira, o Grupo de Teatro Amador de Fão (GATA) leva à cena a peça “Com Poesia no Palco”

e, no dia 11, sobe ao palco o Grupo de Teatro da Juventude Unida de Marinhas (JUM), com as peças “Mariana – a Feiticeira” e “Julgamento no Samouco”. No dia 19 de Novembro, o Grupo Unhas do Diabo, de Ponte de Lima, leva à cena a peça “Auto da Barca do Inferno”, uma adaptação da obra de Gil Vivente, e, no dia 26, o Clube Artes Performativas da Escola Secundária Henrique Medina apresenta “Desconcertos”. A encerrar o evento, no dia 10 de Dezembro, o GATERC apresentará a sua mais recente produção teatral, designada “Avante Mamozelles”.

.


www.esposendetv.com.pt | Jornal de Esposende

PUBLICIDADE

SEXTA-FEIRA 5 DE NOVEMBRO DE 2010

13


14

SEXTA-FEIRA 5 DE NOVEMBRO DE 2010

PUBLICIDADE

Jornal de Esposende | www.esposendetv.com.pt


OPINIÃO

www.esposendetv.com.pt | Jornal de Esposende

SEXTA-FEIRA 5 DE NOVEMBRO DE 2010

15

OPINIÃO CATARINA PORTELA

Portugal de Ontem VS Portugal do Amanhã O Primeiro-ministro é condenado pelo facto de não fazer anteriormente, o que o atiraria para o desconhecido e a má memória. Muitos se enganam aqueles que pensam que sou uma defensora de Sócrates, ao defender apenas, que compreendo o porquê destas medidas, só agora. Se tivesse feito todas anteriormente, o País já lhe tinha oferecido um Adeus desagradável. Eu não tenho cor política, pelo simples facto de achar que escolher alguém para governar, não é o mesmo que escolher um clube de futebol. Defendo, que nenhum dos partidos políticos tem vincado a sua direcção, e assim sendo, escolho conforme a coerência das suas palavras. Sou contra a crise. Contra a evolução forçada e o crescimento do qual não é o seu tempo. Sofremos hoje pela vontade de acompanhar o resto do mundo. Não que isso seja um defeito. No entanto muitos defendem ser uma necessidade. A meu ver, não o é.

Porquê? A resposta é simples. Apenas porque o pobre e toda a classe média, já não aguenta mais sacrifícios. Se acompanhar o mundo significa que todos os que conheço, se irão martirizar todos os dias, sem perspectivas de um dia melhor. Eu digo não! Se acompanhar o mundo significa, tão só, não conseguir criar os nossos filhos, ou pura e simplesmente não puder sequer pensar em ter filhos, então, de que vale o sacrifício? E se assim tiver de ser, quanto tempo irá durar todo este ciclo de aumentos em tudo, menos em salários? (Que pelo contrário, até diminuem…) Perco-me a imaginar como seria Portugal se não aderisse ao Euro, e a todos os compromissos que isso acarretou. Cada vez penso que não seria mais de que um pequeno ajuste do mundo a Nós mesmos, Portugal Pequenino. Seria tão só uma adaptação, não digo que seria fácil. Mas não seria mais difícil, o resto do mundo adaptar-se às

nossas tão comentadas Scuts? Se pensarmos que qualquer Estrangeiro terá que se adaptar a esse sistema, então porque não se adaptaria à nossa moeda antiga? Sim, continuaríamos um País endividado, como todos os demais, só com a particularidade de jamais recuperar esse dinheiro, afinal, muito do que nós emprestamos, são Países bem mais pobres que nós, ou diria, de riqueza muito mal distribuída. Pensando num País assim, voltaríamos somente ao Portugal de Ontem, que é certamente melhor que o Portugal de Hoje… Se o Portugal de Ontem é, conseguir criar sonhos e projectar ambições, então escolho o Portugal de Ontem! Portugal, escolheu acompanhar o mundo, bem ou mal, com mais sacrifício ou menos. Terá de ultrapassar todas as medidas por eles impostas. É um sacrifício que todos temos de fazer. Quem não quer, deseja um Portugal

de Ontem! Quem quer o Portugal do Amanhã, que seria o Portugal Estabilizado que todos ansiamos, então corre a comprar os dispositivos electrónicos, e cala-se enquanto às medidas tomadas pelo governo.

No fundo sabe que Portugal terá que fazer, bem mais sacrifícios, do que a maioria dos outros Países.

giosa desta 1 república que o semanário “O Cávado” e mais nenhum outro jornal exibe em tão grande como violenta expressão. Documentação única, muito rara mas sem o conhecimento da qual tudo o que se disser sem a sua consulta e referência é pura e falsa citação ao conturbado período da l república por terras deste concelho. Páginas e páginas sucedemse c om longas exposiç 6es desta intensa luta político religiosa que se verificou entre parte sensível do clero concelhio e o Arcebispo de Braga da época D. Vieira de Matos. Entraram esta longa luta os párocos de Belinho, Marinhas e Fão que foram suspensos da prática da sua vida sacerdotal, segundo esclarecem nas suas muito extensas exposiç6es transcritas na íntegra no jornal “O Cavado”. E suspensos porque motivo? Estes citados párocos o afirmam que a Arquidiocese os suspendeu pelo

motivo de serem republicanos.). E neste desideratum que só é possível conhecer em toda a plenitude se for consultado o jornal “O Cávado” nas inúmeras páginas destas mensagens dos párocos, tantas vezes coadjuvados pelas populações que estes párocos servem com inegável prestígio. Não pode existir historiografia deste republicanismo concelhio sem que se conheça e cite todo este conflito político-religioso que tão profundamente abalou o concelho até porque quer párocos republicanos opulaç6es por eles servida se uniram nesta luta ao lado dos seus pastores. Porque sonegam a existência de 55 anos do jornal “O Cávado” semanário “Republicano e Regionalista” não permitindo a actual autarquia sequer a sua fotocópia para figurar na Biblioteca de Esposende, oferta feita a título gratuito? A resposta é só uma: incultura mórbida.

Vamos esperar para que realmente, valha a pena…

DAS MINHAS MEMÓRIAS Bernardino Amândio

O primeiro centenário da implantação da República em Portugal vem sendo recordado com pompa e circunstância por todo esse país fora. Após cerca de 8 séculos de regime monárquico que teve como glorioso fundador Afonso Henriques e seu último rei D. Manuel II, após o lamentável como doloroso assassínio de seu pai O Rei D. Carlos e Irmão D. Luiz Filipe. O afastamento do último Rei e o advento da República em 5 de Outubro de 1910, longe de abrir perene pacificação entre os portugueses reabre urna odienta turbulência que até maiorais com um ou outro Presidente da Republica de permeio são grosseiramente assassinados sob égide de ideais políticos. Comportamento de campo de concentração) desumano e repugnante. Mas aconteceu neste escasso período republicano de cerca de urna dúzia de anos! Se mal estávamos com a monarquia nada,

nada melhoramos nos ódios violentos que se geraram, perseguições religiosas, destruição de rico património histórico da igreja, ocupação de conventos e mosteiros tantas vezes milenários e pejados de história na consolidação da independência pátria. Passamos a uma Repúb1ica de vinganças, de perseguições e de ódios fratricidas, que em nada respeit os principios fundamentais que gerem as democracias. Nestas mudanças o concelho de Esposende não deixou de estar presente derindo ao novo regime. E não sem confrontos já que monárquicos e republicanos tinham as suas inclinações a defender. Documentação abunda, quer através da imprensa local ou ainda alguns dados da tradição oral em qualquer dos casos sempre revestida de grande subjectividade. Relembro que um vasto legue de informaç6es nasce com a criação de um semanário em defesa dos

ideais republicanos fundado por quem lhe dedicava um muito particular culto. Trata-se do jornal “O Cávado” fundado em 15 de Junho de 1917 por João Amândio, então jovem sonhador e defensor acérrimo dos ideais republica nos. A breve trecho inscreveria como subtítulo a indicação de se tratar de “Semanário Republicano e Regionalista” subtítulo que manteve até ao seu termo em Dezembro de 1972. Cerca de 20 volumes com cerca de 2.600 números publicados ao longo de 55 anos totalizando cerca de 22.000 páginas recheadas de notável colaboração’ subscritas por Manuel de Boaventura, Gonçalves Viana, Correia de Oliveira, Júlio de Lemos, Antas da Cruz, Vinha dos Santos e outros, outros colaboradores de notável qualidade, falando de Esposende e concelho, dos seus problemas mais instantes e da sua vida política mais pertinente. Pois é desta vida político-reli-

.


16

SEXTA-FEIRA 5 DE NOVEMBRO DE 2010

PUBLICIDADE

Jornal de Esposende | www.esposendetv.com.pt

���������������������� ����������������� �����������������


www.esposendetv.com.pt | Jornal de Esposende

PUBLICIDADE

SEXTA-FEIRA 5 DE NOVEMBRO DE 2010

17


18

SEXTA-FEIRA 5 DE NOVEMBRO DE 2010

OPINIÃO

Jornal de Esposende | www.esposendetv.com.pt

CORREIO DOS LEITORES

O rosto da fome A fome não tem rosto, não tem nome, não tem destinatário, nem morada cer ta. A fome sente -se, pois, neste m o m e n t o, p a s s a p o r m u i t a s f a mí l i a s que, embora não sendo carenciadas, se encontram numa situação af litiva. Muitas esc ondem o rosto, desviam a cara, pois não têm coragem de pedir ajuda. Não há que ter ve r g o n h a , p o i s a v i d a d á m u i t a vo l t a e, nesses espaços temporais, não s a b e m o s o q u e n o s e s t á r e s e r v a d o. Quem hoje tem uma vida desafo gada, amanhã pode estar a passar dificuldades. A fome está retratada à nossa volta, mas andamos tão ocupados com coisas “mundan a s ” q u e n ã o a c o n s e g u i m o s v e r. É preciso olhar e, acima de tudo, reparar com muita atenção em tudo o que nos rodeia. Não é preciso muito tempo do nosso dia-a- dia. Ta l v e z d e z m i n u t o s s e j a m s u f i c i e n t e s p a r a “ r e p a r a r ” ... M a s n ã o b a s t a o l h a r, p o i s é p r e c i s o a g i r. A g i r c o m cautela, pois ninguém gosta de ser humilhado. Porém, se c ada um de

nós ficar comodamente instalado n o “ n o s s o c a n t o ”, b e m “ q u e n t e e a c o n c h e g a d o ”, c e r t a m e n t e q u e o mundo continua a girar e não fize m o s n a d a p a r a a l t e r a r a “ r o t a” d e s t e último. É preciso saber ajudar o seu semelhante, porque acima de tudo trata-se de uma questão de humanidade. Cada ser humano tem direito a viver em condições dign a s , a l i m e n t a r- s e , t e r t r a t a m e n t o s médicos, um tecto para se “abrigar ” e, também, ser acarinhado. Não são questões polític o - par tidárias que estão em causa, mas sim direitos humanos na sua ver tente mais essencial, bem como dignidade da pessoa humana. Para aqueles que apenas conseguem atingir os três p r i m e i r o s , f i c a o m e u c a r i n h o ex p r i mido através das palavras de que há esperança e pessoas dispostas a ajudar o próximo. Se não ajudei, p e l o m e n o s t e n t e i . É p o u c o ? Ta l vez… mas melhor que não fazer nada! Sónia Mendes

.


www.esposendetv.com.pt | Jornal de Esposende

PUBLICIDADE

SEXTA-FEIRA 5 DE NOVEMBRO DE 2010

19


20

SEXTA-FEIRA 5 DE NOVEMBRO DE 2010

PUBLICIDADE

Jornal de Esposende | www.esposendetv.com.pt


DESPORTO

www.esposendetv.com.pt | Jornal de Esposende

SEXTA-FEIRA 5 DE NOVEMBRO DE 2010

21

Formoso e Berto Silva deixam AD Esposende Paulo Gonçalves paulofernandogoncal@sapo.pt

Terminou o casamento desportivo entre Formoso e a Associação Desportiva de Esposende, o experiente médio esquerdino deixou a colectividade esposendense recentemente e já jogou no passado fim de semana pelo Salgueiros 08 que disputa o campeonato da Divisão de Honra da Associação de Futebol do Porto. Formoso esteve ligado durante seis temporadas à Associação Desportiva de Esposende (ADE), onde rubricou excelentes exibições, cotando-se

com um jogador em grande destaque na época passada, culminada com o regresso da ADE aos campeonatos nacionais de futebol. Aos 36 anos, Formoso aceitou a rescisão com a AD Esposende, rumando poucos dias depois ao Salgueiros 08 , no jogo de estreia pelo clube salgueirista em Barrosas , Formoso na marcação de um livre deu origem ao golo de honra do Salgueiros, que perdeu a partida por 3-1. Na sua já extensa carreira de futebolista, Formoso começou por se destacar nas camadas jovens do Varzim, a que se seguiram passagens pelos seguintes clubes:

Gouveia, Infesta, Gil Vicente, Sporting de Braga, Boavista, Santa Clara, Paços de Ferreira, Ovarense, Lixa, Joane, AD Esposende e a que se junta agora o Salgueiros 08. É a mais recente novidade no futebol concelhio, Berto Silva já não é o treinador da Associação Desportiva de Esposende. A direcção reuniu na quarta-feira à noite com o técnico e rescindiu amigavelmente o contrato. Embora a Associação Desportiva de Esposende apenas tenha perdido uma vez desde o inicio da época, que foi neste último fim-de-semana, frente ao Limianos, também se constatou que a

equipa apenas tinha vencido o Valenciano último classificado e as exibições da equipa não estavam a ser as melhores. Berto Silva tinha assumido o comando do Esposende nas últimas jornadas da última temporada rendendo A ntónio Car los, e assegu rando a subida aos nacionais. A pós sete jogos, Ber to Silva sai assim da Associação Despor tiva de Esposende, deixando o clube no 9 º lugar da série A da 3 ª divisão. Fic a por saber quem será o sucessor para o c argo de trei nador da equipa que defronta já este domingo o Maria da Fonte.

.

Esposende e Fão perdem a invencibilidade na 3ªdivisão 3ª Divisão Nacional: Após um “derby” emocionante na 5ª jornada, AD Esposende e CF Fão saíram derrotados pela primeira vez na sexta ronda e os fangueiros perderam a liderança. 5ª Jornada AD ESPOSENDE, 1 CF FÃO, 1 Estádio Padre Sá Pereira, 24 de Outubro 2010 Árbitro: Ricardo Ferreira (AF Braga), aux: Venâncio Azevedo/José Barros Amarelos: Abílio (8m), João Ferrreira (21m), Joel (22m), Jardel (51m), Mosca (53m), Hélder Silva (53m), Zé Luís (63m), Miquelino (80m), Rui Moreira (84m) e Carioca (93m). Vermelhos: Chico Fonseca (21m) e Edú (87m) AD ESPOSENDE: Rui Manuel; Emanuel, Alexandre, Orlando © e Mário Mendonça (Pedro Marques 35m); Carlos Viana, Joel e Mosca (Renato 67m); Jardel, Carioca e Lisboa (Miquelino 77m). Suplentes: Costinha, Hugo Oliveira, Né e Paulo Nibra. Treinador: Berto Silva CF FÃO: João Ferreira; Edú, Luís, Chico Fonseca e Sobrinho; Hélder Silva ©, Quim e Zé Luís; Abílio (Rui Moreira 77m), Tó Coentrão (Rudy 26m) e Luís Andrade (Ruca 77m). Suplentes: Vareiro, Dani, Kevin e Rafa Treinador: João Marafona Golos: Sobrinho (37m-gp) e Pedro Marques (93m) Um “derby” inédito nos Nacionais, um dos melhores na história dos clubes, com muita emoção, bons lances de futebol e a bancada a abarrotar. O resultado não poderia ser mais justo, apesar de ambas as equipas terem falhado várias oportunidades e o Fão ter terminado com 9 jogadores e se ter queixado muito da equipa de arbitragem. 6ª Jornada CF Fão, 1 Mirandela, 3 (Tó Coentrão) Limianos, 3 AD Esposende, 0 7ª Jornada (7 Novembro): M. Fonte-Esposende e Taipas-Fão 1º Mirandela, 14 2º CF Fão, 13 pontos, 3º Vianense, 10 4º Limianos, 10 5º Melgacense, 8 6º Vieira SC, 8 7º CC Taipas, 8 8º Santa Maria, 8 9º AD Esposende, 7 10º Maria da Fonte, 5 11º FC Amares, 4 12º Valenciano, 1

Divisão de Honra

O FC Marinhas continua invicto e a afastar-se dos seus mais directos opositores, enquanto o Forjães também não perdeu fora de casa, mas no Horácio de Queirós também não consegue vencer. 6ª Jornada FC Marinhas, 3 Sta. Eulália, 1 (Zito-gp, Everton e Rodrigo) Forjães SC, 1 Ninense, 1 (Ruizinho) 1º Marinhas, 19 pontos; 12º Forjães, 6 7ª Jornada (7 Novembro) Pevidém-Forjães e Torcatense-Marinhas 1ª Divisão O Vila Chã regressou ás vitórias frente ao Dumiense e recupera até ao 2º lugar, jogando

cartada importante na próxima jornada em casa do líder. Por outro lado saúda-se a primeira vitória do Gandra, para o qual deverá ter contribuído o regresso ao onze do seu treinador Pedro Pereira. 6ª Jornada Vila Chã, 2 Duminese,0 GandraFC , 3 Tadim, 2 2º Vila Chã, 13 pontos, 15º Gandra, 4 7ª Jornada (7 Novembro) Águias da Graça-Vila Chã e Leões Enguardas-Gandra 2ª Divisão A equipa de Hugo Silva continua ainda sem perder e lidera a série A. 6ª Jornada Antas FC, 3 Arnoso, 0 1º Antas FC, 13 pontos 7ª Jornada: (7 Novembro): Gondifelos-Antas FC

Taça AF Braga

Antas FC é mesmo tomba-gigantes Grande destaque para a equipa de Hugo Silva, que voltou a golear uma equipa da 1ª Divisão, que lhe dá grandes “chances” de passar à 2º eliminatória. 2ª Eliminatória – 1ª mão Vila Chã, 0 Forjães SC, 0 Alvelos, 0 FC Marinhas, 2 Martim, 3 Gandra FC, 0 Antas FC, 4 Pousa, 0

Nacional de Iniciados

Duas derrotas seguidas frente a equipas bracarenses fazem o Marinhas cair na zona “vermelha”. 9ª Jornada: SC Braga, 5 Marinhas, 1 10ª Jornada: Marinhas, 0 Merelinense, 1 10º FC Marinhas, 8 pontos 11ª Jornada (7 Novembro): Limianos-Marinhas

Portugal venceu Arzebaijão (2-0) em Fão, onde também vai ser a sede de estágio das selecções da Taça UEFA das Regiões em Dezembro

A Selecção Nacional de sub-17, garantiu a passagem à segunda fase de apuramento para o Europeu na Sérvia, depois de ter vencido os 3 jogos do mini torneio que decorreu no norte do país. Os jogos disputaram-se em Fão, onde estagiaram as 4 equipas, Póvoa de Varzim, Barcelos e Maia, tendo a equipa liderada por Emílio peixe arrancado com uma vitória em Fão por 2-0 ao Azerbaijão, e vencido posteriormente Montenegro por 3-0 e a Irlanda por 3-1. No estádio do CF Fão estiveram presentes vários nomes sonantes do nosso futebol e houve ovação especial para a entrada em campo de Frederic Maciel, natural de Gemeses e jogador do FC Porto, que cumpriu neste torneio a sua 20ª internacionalização. Entretanto, também a fase de apuramento para a Taça Regiões da UEFA, para futebolistas amadores, com Selecções da Suíça, Escócia, Bélgica e Portugal (representada pela AF Braga), vai ser disputada entre nós de 1 a 5 de Dezembro, com alguns jogos em Fão e possivelmente em Esposende e todas estagiarão no Hotel Áxis de Ofir. José Belo

.


22

SEXTA-FEIRA

DESPORTO

5 DE NOVEMBRO DE 2010

Jornal de Esposende | www.esposendetv.com.pt

Hóquei Clube de Fão continua sem vencer no campeonato

HC Fão no 10º lugar e dois atletas jovens hospitalizados Daniel Ramalho chamado à Selecção Regional de Iniciados

A equipa de João Portela, voltou a não conseguir os 3 pontos e consentiu um empate em casa frente ao Vigorosa, que teve alguma felicidade e um guarda-redes inspirado. Entretanto, depois de uma jornada dramática com dois atletas seriamente lesionados, chega a notícia mais agradável com a convocatória do Iniciado Daniel Ramalho aos trabalhos da Selecção Regional de Iniciados, na preparação para a Taça InterRegiões. Resultados: Séniores: 4ª Jornada HC Fão, 4 E. Vigorosa, 4 Iniciados: HC Fão, 1 HC Braga, 15 Infantis: HC Fão, 1 HC Braga, 16 Famalicense, 4 Infantis, 6 Escolas: CART, 1 HC Fão, 2 HC Fão, 4 HC Braga, 2 Famalicense, 1 HC Fão, 14 Juvenis: ED Viana, 9 HC Fão, 3 Juniores: Juv. Viana, 2 HC Fão, 1 HC Fão, 5 Riba d’Ave, 2

Paulo Gonçalves paulofernandogoncal@sapo.pt

A equipa sénior do HC Fão ainda não venceu qualquer jogo para o campeonato nacional da 3ªdivisão, disputadas que estão quatro jornadas a formação treinada por João Portela averbou dois empates e duas derrotas. A falta de sorte na hora da finalização em alguns encontros leva a que a equipa do HC Fão, procure na próxima jornada, obter o primeiro triunfo ante o Académico do Porto, em jogo marcado para às 18 horas de amanhã no pavilhão gimnodesportivo de Fão. De momento a formação fangueira ocupa um modesto décimo lugar com 2 pontos conquistados, já o seu adversário da 5ºjornada, é nono classificado com 3 pontos, fruto de uma vitória e três derrotas. HC Fão e Académico do Porto defrontamse assim pela segunda vez esta temporada, recentemente em jogo da 1ªeliminatória da Taça de Portugal, os portuenses foram a Fão ganhar por 7-5. Na frente da classificação deste nacional da 3ªdivisão e nos dois lugares que garantem a subida de divisão, estão as equipas do Cucujães e Fânzeres ambos com 10 pontos e invictos na competição.

HC Fão 2010-2011

José Belo

Guarda-redes: Silvano Fernandes e Ricardo Reimbau (Júnior) Jogadores de campo: Bruno Fernandes, Nuno Costa, Nuno Mata, André Rigor, Rui Ribeiro, Joni Lazera, Nuno Carreira, Pedro Mata, Diogo Lopes (ex-júnior), Rui Morais (ex- júnior) Rui (Ex. Óquei de Barcelos) e Ruca (ex- Académica de Coimbra) Treinador: João Portela Treinador dos Guarda-redes: Artur Hipólito Delegado: José Paulo Carreira

.

Andebol

Canoagem

Ciclismo – BTT Diogo Figueiredo sagra-se Campeão Regional de Cross Country Terminou em beleza o Campeonato Regional de Cross Country-XCO para os ciclistas do concelho que consagrou 2 Campeões (Diogo Figueiredo e Paulo Cepa e mais algumas classificações de honra de atletas da JUMarinhas que venceu colectivamente esta última prova disputada em São Torcato, para o que muito contribuiu as vitórias do Cadete Diogo Figueiredo e o Veterano A Abel Machado. Neste Regional destaque-se ainda o 2º lugar por equipas da JUM/Sanipóvoa a 10 pontos da Vicivendas e à frente da Póvoa BTT. Individualmente, para além dos títulos referidos, os lugares de honra alcançados por Carlos Leal e Mário Barroso (Cadetes), Fábio Abreu (Juvenis), Nuno Cepa (Veteranos A), Abel Machado (Juniores) e Abel Machado (pai) e João Araújo (Veteranos B), conferiram uma bela época da equipa marinhense.

.

Juventude de Mar perde a Teresa Portela recebe galardão invencibilidade, mas recupera do Comité Olímpico 4º lugar Clube Náutico de Fão vence o 1º BTT Urbano de Fão, 1º Troféu de São Mateus Resultados - Seniores: dia 13 de Novembro 8ª Jornada: Juv. Mar, 31 Santa Joana, 29 9ª Jornada: São Bernardo, 26 Juv. Mar, 37 10ª Jornada: Juv. Mar. 30 Salgueiros, 31 11ª Jornada: Santa Isabel, 26 Juv. Mar, 33 12ª Jornada (6 Nov.): CALE-Juv.Mar A Juv. Mar é o 4º com 25 pontos Juvenis 2ª Jornada: MaiastarsB, 16 Juv. Mar A, 50 3ª Jornada: Juv. Mar B, 16 Maiastars, 43 Juv. Mar A, 44 Caminha, 35

.

Na passagem do 101º aniversário do Comité Olímpico de Portugal, esta entidade aproveitou para homenagear a canoísta internacional de Gemeses Teresa Portela com a Menção Honrosa da Medalha Olímpica e ainda o seleccionador Ryszard Hoppe com o Ordem Olímpica de Portugal. Entretanto o Recreativo de Gemeses vai organizar um jantar no dia 20 de Novembro, para comemorar o seu 26º aniversário e homenagear os seus atletas internacionais Teresa Portela e João Ribeiro, com inscrições abertas a todos os interessados.

.

Esta prova que é organizada pela Cooperativa Cultural em parceria com a Junta de Freguesia, vai percorrer várias ruas, vielas e largos do centro histórico de Fão em regime de contra-relógio e conta já com um bom número de ciclistas inscritos. A organização divulgou já a participação especial do famoso Motociclista Paulo Gonçalves e ainda um Magusto e Churrascada no final do evento, com a colaboração da Comissão de Festas do Senhor Bom Jesus.

.


www.esposendetv.com.pt | Jornal de Esposende

PUBLICIDADE

SEXTA-FEIRA 5 DE NOVEMBRO DE 2010

23


24

SEXTA-FEIRA 5 DE NOVEMBRO DE 2010

PUBLICIDADE

Jornal de Esposende | www.esposendetv.com.pt


www.esposendetv.com.pt | Jornal de Esposende

ESPOSENDE

PUBLICIDADE

SEXTA-FEIRA 5 DE NOVEMBRO DE 2010

Seguros

Sempre perto de si!

Rua José Vieira, 9 r/ch Dto • 4740 - 275 Esposende e-mail: nevieira@axa.pt • Telf./Fax 253 966 100

�����������

���

����

�������������������� ����������������������� ������������������ ������������������������� ����������������������� ��������������� ���������������� ����������������� ������������������� ��������������������������� ������������� ��������������������������

��������������������� �������������������������������������

������������������

25


26

SEXTA-FEIRA 5 DE NOVEMBRO DE 2010

PUBLICIDADE

take away

Takeat Prazer em Bem Servir ���������������������������� ��������������������

�������������������������������� ��������������������������� ������������������������ ����������� ���������������������� �������������� ������������������� �����������

��������� ���������������������������������������

Jornal de Esposende | www.esposendetv.com.pt


ACTUALIDADE

www.esposendetv.com.pt | Jornal de Esposende

Pescadores de Esposende dizem sim ao novo colete de segurança no trabalho

SEXTA-FEIRA 5 DE NOVEMBRO DE 2010

27

A ter em conta Em face das alterações legislativas introduzidas no que respeita à obrigatoriedade do colete e quanto às dúvidas que subsistem sobre se é pago ou não o prémio de seguro no caso do sinistrado/naufrago não possuir o colete, foi decidido solicitar ao Instituto Português de Seguros informação sobre o assunto. • 8 Associações são a favor do uso permanente do colete insuflável [sendo que uma defende que este uso só deve ser aplicável às embarcações até 12 metros e outra para os indivíduos que andam ao mar sozinhos]; • 10 Associações são contra o uso do fato de trabalho flutuante; • 2 Associações são a favor do uso do fato insuflável, sendo que a Associação Pró Maior Segurança dos Homens do Mar apoia o uso do fato; • Existem também 4 associações que consideram impraticável o uso de ambos, razão pela qual a sua opinião foi incorporada nas anteriores.

Paulo Gonçalves paulofernandogoncal@sapo.pt

Com o aproximar do mar agitado e os dias mais complicados das fainas, a maioria dos pescadores de Esposende já manifestou a vontade de adquirir o novo colete de segurança, que foi testado com sucesso no passado dia 31 de Maio em Esposende, durante um simulacro que decorreu no rio Cávado. A importante questão de segurança no trabalho dos pescadores portugueses, vai ser debatida já no próximo fim-de-semana no 5º Encontro Anual da Mútua dos Pescadores que está agendado para a cidade de Portimão. Em cima da mesa vão ser discutidas duas propostas, uma que passa pelo uso de um fato de oleado com colete incorporado, e a outra pelo novo colete de segurança, que aguarda por ser homolgado.

Certo é que os pescadores de Esposende já demonstraram que a questão de segurança, quer nas idas ao mar ou no rio, é um assunto de grande importância para a classe piscatória pelo que argumentam que entre as duas propostas apresentadas, o sim vai para o novo colete de segurança, apontando razoes para a utilização do mesmo .

Opiniões Pescadores

.

André Cardoso “Temos algumas razões, o novo colete e muito mais viável e prático, do que os fatos. Temos subsídios para o primeiro fato, no entanto o mesmo estraga-se facilmente e depois não temos subsídios para os seguintes. Já o novo colete acaba por ser mais barato cerca de 40 euros e dura muito mais tempo.”

Augusto Silva “Eu vou usar o novo colete, e explico porquê, o que me leva a usar. Testei o colete no simulacro de 31 de Maio em Esposende, e fiz desde logo uma promessa, em usar este novo colete. É muito fácil de utilizar este novo colete, ainda não o comprei, mas nos próximos dias vou tudo fazer para o adquirir.” Hugo Eiras “Eu já adquiri o novo colete de segurança, testei o mesmo no simulacro, e gostei de tal maneira que comprei um com o meu dinheiro, do próprio bolso. E nestes dias que tenho ido ao mar, principalmente na passagem da barra tenho utilizado. É um colete tão prático, que por vezes até me esqueço que o tenho vestido, é uma mais valia para todos os pescadores.”

.

Entrega de Prémios aos jovens músicos Joel Belo e Pedro Almeida O Concurso “Grande C” conheceu o seu grande final, numa gigantesca festa organizada na Sala Tejo do Pavilhão Atlântico em Lisboa, onde foram entregues os vários prémios das diferentes categorias, entre as quais para a melhor música instrumental, ganha por Joel Belo de Fão e José Pedro Almeida de Esposende, que fizeram uma actuação em palco, com outros dois jovens músicos seus convidados, para tocarem o tema inédito “Prometheus”. Um vasto programa com actuações em palco e workshops, marcou este evento, que juntou alguns milhares de pessoas no

local, onde os jovens Joel e José Pedro subiram ao palco para receberem o seu prémio e tocarem o seu tema. Joel Belo no teclado, José Pedro Almeida na guitarra eléctrica, acompanhados pelos colegas convidados João Miguel Fernandes na bateria e José Luís Ferreira na viola baixo . Agora estes jovens também como prémio, poderão ver em breve o seu tema gravado numa editora, para o qual em breve voltarão a deslocar-se à capital. José Belo


28

SEXTA-FEIRA 5 DE NOVEMBRO DE 2010

OPINIÃO

Jornal de Esposende | www.esposendetv.com.pt

OPINIÃO MARGARIDA F.

O bom remédio: Tentativa e Erro O que é que fazem, caros leitores, quando estão prestes a descobrir que erraram? O que vos passa pela cabeça no momento da derradeira verdade que pode (ou não) transformar o vosso futuro? No meu caso, quando algo me aflige ao ponto de me questionar “o que diabo estou a fazer” – sentimento muito frequente na Faculdade – tenho uma espécie de hábito tranquilizador e que vou aqui partilhar. Eu tenho pavor de apresentações orais, principalmente, se for em frente de um rol de gente, de rostos vazios postos em mim com a opinião aguçada na ponta da língua. Mas, vá lá, não devo ser a única para quem estar no centro das atenções é motivo para gastar um frasco de desodorizante. É que fazer algo em que tenho de provar o que sou e o que sei é inquietante, pois raramente nos dão segundas oportunidades e aquela primeira impressão é a mais provável de perdurar. Portanto, quando estou naquele limbo de incerteza em que não sei o que vai sair da boca dos meus sentenciadores, eu abstraio-me do mundo exterior e repito um mantra que me ajuda a ultrapassar o medo. Uma ladainha inspirada no livro Clube de Combate do escritor Chuck Palahniuk e que se tornou bastante terapêutica. Repito vezes e vezes sem conta “É apenas depois de perder tudo, que estamos livres para fazer qualquer coisa”…“É apenas depois de perder tudo, que estamos livres para fazer qualquer coisa”… até me passar o receio de subir ao palco e errar.

Para quem não está familiarizado com o romance, Clube de Combate, no original, Fight Club, esta é a história de um homem moderno que vive descontente por consequência de uma vida gerida dentro do sistema de regras impostas pela sociedade. No livro, este homem viveu para atingir todas as expectativas que lhe eram exigidas: ser um bom empregado, fazer algo de extraordinário, ser nomeado “Homem do Ano”, etc. Contudo, na sequência de várias tentativas falhadas e por nunca ter conseguido ser mais que um homem mediano, ele caiu num profundo desassossego e no terrível sentimento de não ser mais do que um falhado. Até que este homem miserável encontra alguém que vai ser como um professor e vai ensinar-lhe algo muito importante: a vida é demasiado curta para preocupar-nos com a perfeição, o melhor é ser-se incompleto. Foi assim, no livro Clube de Combate, que eu aprendi que realmente é possível encontrar liberdade e renascer depois de um desastre, depois de bater no fundo. A obra de Chuck Palahniuk roça a ideologia anarquista e está recheada com filosofias de vida tentadoras. Se tiverem a oportunidade de dar uma vista de olhos sentir-se-ão aliciados, mas, que fique claro, que não se deve seguir o livro à risca. O que eu fiz foi aplicar algumas das linhas de pensamento de Palahniuk às situações mais desesperantes da minha vida. Depois de ler Clube de Combate (que também

foi adaptado para cinema) percebi o quanto eu suava só com a ideia de falhar a algo. Como se ao errar, eu fosse automaticamente excluída da raça humana. É verdade que ainda hoje mordo as unhas na expectativa de recebera nota de um exame, mas enquanto antes eu pensava: “Vou reprovar. Que vergonha! Sou um fracasso”; hoje em dia, repito o meu mantra e encaro os meus erros como algo que me vai auto-construir. Sim, é péssimo receber um mau comentário ou má nota, mas ainda é pior vender-nos por pouco só porque os outros ainda não entenderam o que temos para dar. O que me leva à minha próxima observação: Será que ainda se pode dizer que errar é humano? Actualmente, querem que sejamos superhumanos, acima da média, homens e mulheres geniais e perfeitinhos. Autênticas máquinas de resolução de problemas! Desde cedo começa-se a incutir a importância de ser bom a tudo e por isto, põe-se os filhos em mil e uma actividades curriculares, desde aulas de violino a inglês e francês, ainda eles não sabem expressar-se direito; depois são os adultos que vestem roupas de marca e fazem de conta que são uma pessoa diferente, de preferência, uma que transpire sucesso. E assim, vai-se subindo na vida devagarinho – se bem que muitos esperam chegar ao topo num salto – e reza-se para não cair entretanto. (Deus os salve de errar!) Ultimamente tenho assistido a uma crescente fobia ao erro. Errar tornou-se um acto despre-

zível e é logo sinónimo de desgastes nervosos e visitas ao psicólogo. Atiram-nos tantos exemplos de sucesso à cara, que falhar em qualquer ponto da nossa vida, faz duvidar de nós próprios e das nossas capacidades. E então surge a situação do “oito ou oitenta”, que eu passo a explicar. Eu tenho colegas que enquanto têm um registo de sucessos impecável, torturam-se para nunca (mas nunca!!) manchar essa folha com um erro. Se acontece de terem uma má avaliação ou uma ideia que não deu resultado, então é o despoletar de um drama sem fim. E depois há aqueles, que já não saem do seu cantinho de tantas as vezes que bateram com a cabeça nas portas da rejeição. Deixam de tentar para não errar. É assim que eu vejo, minha gente. A velha máxima de aprender com os erros está desactualizada. Agora faz-se ou não se faz – e se não der então nem vale a pena suar. Não vou andar com hipocrisias e dizer que errar é me indiferente. É verdade que custa (Ufa, dói e muito!), mas confio nos sábios, nos poetas e pensadores de outras épocas que acreditavam no erro como uma potente arma. E assim, termino deixando-vos, caros leitores, a reflectir esta citação do escritor James Joyce: “os erros são os portais da descoberta”.

Até à próxima crónica.

OPINIÃO Artur L. Costa

QUEM FOI O PRIMEIRO PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL José César Faria de Vilas Boas, nomeado presidente da Câmara Municipal Constitucional, em 1822. António d’ Almeida Pascoal, eleito em 1902, para um mandato de três anos, não concluiu por absoluta falta de meios para levar por diante um conjunto de melhoramentos em Esposende e Fão. Conseguiu, todavia, amortizar dívidas da Câmara Municipal, no valor superior a um milhão de escudos. Era Secretário José d´ Abreu, que era professor do ensino Primário, nas Escolas de Esposende. Consta sobre este vulto, na passagem do IV centenário do foral de vila de Esposende, outros elementos por se tratar de figura já

descendente do Capitão-mor das ordenanças de Esposende: nasceu a 12 de Abril de 1787, filho de Custódio José de Faria Vivas e de Maria do Rosário de Vilas Boas Pereira. Esta figura viria a ser o último no cargo, que exerceu entre 13 de Março de 1809 e 6 de Maio de 1834. Segundo consta na sua biografia, estes 25 anos correspondem a um período bastante agitado da nossa sociedade da época, com profundas divisões que permanecera pela vida fora e de que ainda se sentem em nossos dias, sobretudo, pelas arbitrariedades e malquerenças dos que se vão sentando pelos cadeirões do Município. Interessa pois, assinalar quem foram os

presidentes da Câmara e pouco mais será de interesse conhecer . Contudo, será de esclarecer: casou em Palmeira de Faro, vivia na Quinta da Seara e vivia, de vez em quando, com D. Antónia Margarida de Faria Vivas Freire de Andrade. Este vulto teve de “suportar” a segunda das invasões francesas, em 1809 que trouxe imensos problemas a Esposende e a numerosos dos seus habitantes NOTAS BREVES SANTA CASADA MISERICÓRDIA ESPOSENDE Conforme documento que nos chegou ao conhecimento, em 1 – 2 -208, realizou-se uma Assembleia- Geral extraordinária para

eleição dos Corpos gerentes, para novo mandato. É de prever, dentro em breve, será convocada nova Assembleia para se decidir sobre eventuais alterações; a seu tempo, será possível conhecer, se há ou não, nova Assembleia considerando terem decorrido dois anos sobre a última eleição. Formação para árbitros de futebol O Município de Esposende vai promover a formação de árbitros de futebol. Não surpreende esta boa intenção pois, em tempos idos, Esposende deu bons lotes destes técnicos, que deram boa conta da sua actividade


www.esposendetv.com.pt | Jornal de Esposende

PUBLICIDADE

SEXTA-FEIRA 5 DE NOVEMBRO DE 2010

29


30

SEXTA-FEIRA 5 DE NOVEMBRO DE 2010

PUBLICIDADE

Jornal de Esposende | www.esposendetv.com.pt


PUBLICIDADE

www.esposendetv.com.pt | Jornal de Esposende

SEXTA-FEIRA 5 DE NOVEMBRO DE 2010

31

ROTA DE SABORES A página quinzenal da Rota de Sabores é uma montra útil da variedade dos restaurantes da região, convidando os leitores a descobrirem sabores e iguarias em ambientes variados. Para a inclusão de novos restaurantes neste guia, pode contactar o tel. 253 048 985

Pizzaria Di Pappi

Tipo de Restaurante: Italiano Especialidades: Pizzas de massa fina e estaladiça, confecionadas em forno a lenha várias entradas como os cogumelos Portobello recheados com alheira e queijo gratinado, Tagliatelle de Gambas com tomate cherry e rucula, lasanha à bolonhesa e vegetariana, bife de Lombo e muito mais. Ambiente e Decoração: Espaço rústico com um toque acolhedor situado em plena zona histórica, com esplanada. Horário: 12h às 15h e das 19h às 23h Folga: Terça-feira (excepto mês de Agosto). Morada: Largo Dr. Fonseca Lima nº 5 e 6, Esposende (em frente à Caixa Geral de Depósitos) Tel. 253 968 069 E-mail: pizzariadipappi@gmail.com - Fazemos entregas ao domicílio e Serviço Take Away - temos Sport tv

Restaurantes Bom Fim Churrascarias

Especialidades: Frango assado, Costelinha, bacalhau ; Serviço Take Away e Serviço de Catering. Horário: Das 10h às 23h. Folga: Segunda-feira Morada: Rua António Pascoal,14 - r/c - 4740 - 233 Esposende Tlm. 253 962 047, Fax 253 962 409 Email: bomfim@sapo.pt | www.bomfim.pt

Proibido Fumar

Santo António Restaurante

Rita Fangueira Restaurante

Especialidades:Filetes de Polvo, Costeleta recheada com creme de camarão, Peixe sempre fresco, Serviço à lista, cozinha caseira. Sobremesas: Doçaria caseira e Regional (Travesseiros de ovos, Pasteis de chila). Horário: 10h às 16h e das 18h às 23h. Folga: Quarta-feira Morada: Rua Azevedo Coutinho nº23, 4740 - 339 Fão Telf. 253 981 442.

Rita Fangueira II

Pastelaria, Pasteis de Chila , Travesseiros de Ovos, Pateis de Nata. Outras Variedades. Venha visitar - nos e ficará nosso cliente

Adega Regional O Barrote

Proibido Fumar

Especialidades: Costeletão de Novilho na Brasa, Secretos de Porco Preto, Bacalhau à Casa, Arroz de Marisco, Espetada de Lulas com gambas e Todo o tipo de Peixe Fresco. Serviços: Prato do Dia de Segunda a Sexta Feira ao Almoço 6€. Sobremesas: Todo Tipo de Sobremesas Caseiras.Folga: Segundas ao Jantar com excepção em Agosto. Morada: Rua dos Lírios, 4740 - 368 Fão Telf. 253 982 381 Tel. 964 051 414 Sala para 250 Lugares Serviço de Esplanada

Bem Estar I

Especialidades: Churrasqueira. Catering, Confraternizações, Baptizados, Aniversários, Casamentos, Comunhões e Ser viço à Lista. Tel. 253 961 059 / 968 042 353 Marinhas - Esposende

Bem Estar II

PénoRio - Restaurante

Proibido Fumar

Especialidades: Petíscos, Pataniscas de Bacalhau, Chouriço Assado, Moelas e Outros. Almoços e Jantares, Vinho da Casa (zona Celorico de Bastos. Sobremesas: Todo o tipo de sobremesas caseiras. Folga: Terçafeira à noite Morada: Largo Dr. Fonseca Lima, 4740 Esposende. Telf. 253 963 884 Serviço de Esplanada • Durante a hora de Inverno encerra ao domingo •

Cantinho dos Lírios

Especialidades:Bacalhau com Broa, Misto de Polvo. Carnes: Bifinhos de Porco Preto, Costelinha de Cabrito, Bife de Lombo de Vitela Barrosã. Sobremesas: Tarte de Maçã e Pudim de Pão. Morada: Lugar de Faro Palmeira Esposende Telf. 253 961 166 Telm: 935 011 345

PRECISA-SE

Fátima Patusco

Vendedor(a) para

Fabrico Caseiro para fora:

área de Publicidade e

Bolinhos de Bacalhau Rissóis de Carne e Camarão Croquetes Bolos Caseiros

Embalagens Tel./Fax.: 253 968 394 geral@smart-dream.pt

Tel. 253 108 648 Marinhas - Esposende

A cozinha privilegia pratos simples e deliciosos nu ma f usão t ipicamen te por t uguesa. Momentos inesquecíveis esperam por si. Depois de um dia de trabalho, usufrua de um jantar a dois. Uma pausa romântica como só o restaurante PénoRio lhe sabe oferecer. Especialidades: peixe grelhado, mariscos diversos, cataplana de marisco, arroz de lavagante Morada: Marginal de Esposende Telem: 935 010 010 Email: penoriorestaurante@penorio.pt www.penoriorestaurante.com

�������������������������������������� �������������������������������������

Pizzaria, Cervejaria, Cafetaria , Gelataria , Take away serviço à Lista .Morada: Av. da Igreja - Ed. Central .Telf. 253 963 391 Tel. 968 042 353 Video Telefone 300 302 353


Locais de Distribuição Gratuita

Esposende

Bazar Serra Serra da Sorte Confeitaria Primorosa Nélia Loja Kéli Papelaria Cávado PénoRio Bar Café Maciel

João Luís

Uma vida dedicada à hotelaria

Marisita 4

Pizzaria Siamo in Due Papelaria Solmar Quiosk Papelaria Belinha

Kanimambo Bar dos Bombeiros Fão

Café Todavia Pã - Pã Papelaria Galáctica Padaria - Pastelaria 3º Geração Pão Quente Fangueiro Pastelaria Clarinha Livraria Pôr do Sol

S. Bartolomeu do Mar Café Maranhão Belinho Café Avenida Servilima

Marinhas

Bem Estar 2 Belmar Quiosque das Marinhas

Apúlia

Café Rafael Pizzaria Urbanus

Fonte Boa

Café Tá-se Bem Café Boa Fonte Posto de Abastecimento

Rio Tinto

Café Pimenta

Gandra

Café do Paço

S. Paio de Antas Café Nova Era

Forjães

Café Novo

Vila - Chã

Café Principal

Palmeira de Faro Tropical Caffé

Gemeses

Café Stop 5 Café Caseiro Café Cruz

Curvos

Café Juventude

Póvoa de Varzim Livraria Moderna Meu Café Bonzai Café Kioske Press Póvoa

A sua infância foi passada na sua terra natal em Fão, a jogar ao peão na praça, a participar nos jogos tradicionais, e a brincar aos ladrões e aos bandidos, coisas da época. Foi também um dos melhores alunos da escola primária, reconhecendo desde logo ter tido grandes professores, que o ajudaram a obter a marca de excelência no acesso ao liceu. João Luís não esconde ter tido sempre uma grande paixão pela disciplina de matemática, porque segundo afirma os números sempre fizeram parte do seu dia a dia. Em tempos difíceis, meteu mãos à

obra e foi trabalhar, primeiro como empregado de escritório na refinaria da Sacor em Leça da Palmeira tinha na altura 16 anos, de onde acabou por ser despedido poucos meses depois”Estava num sitio onde era proibido fumar, mas fui apanhado a fumar na refinaria, e ter sido logo despedido, mas guardei este segredo muitos anos até contar à minha família”. De regresso a Fão teve passagens pelos hotéis Pinhal e Ofir, a hotelaria entrava assim definitivamente na sua vida, apenas interrompida quando foi para o serviço militar. Entre os seus sonhos de menino, gostava de ter sido piloto aviador ou recepcionista de hotel, isto apesar

de se ter alistado na força aérea portuguesa, mas acabou por chumbar devido a um problema de visão. Começa aqui uma nova etapa, a hotelaria, de início foi controlador da caixa de restaurante, passou depois a recepcionista do Hotel Ofir, estávamos em 1975. Em poucos anos, João Luís foi subindo de cargo até chegar a director do Hotel Ofir, onde ocupou o cargo durante 3 anos, facto que acaba de entrar na história “ Até aos dias de hoje, não há nenhum fangueiro que tenha sido director daquele hotel, a não ser eu, mais ninguém chegou a director geral daquela unidade hoteleira, sai depois para ir para o Hotel do

Pinhão na região do Douro”. Sempre nas funções de direcção, João Luís lidera actualmente uma empresa no Algarve, ligada ao turismo. Nos seus tempos livres, diz gostar de continuar a estudar, tendo já participado em diversos cursos e seminários. Perto de atingir a idade da reforma, João Luís diz que ainda pode dar muito ao turismo-hotelaria, a dar aulas ou a fazer alguns estudos ”A minha reforma será concerteza muito activa, eu não sei ficar sem fazer nada na vida”.

.

Paulo Gonçalves paulofernandogoncal@sapo.pt


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.