Jornal de Esposende nº629

Page 1

Quinzenário informativo e regionalista Director: Paulo Gonçalves / Sai às sextas-feiras Gratuito / 12 de Fevereiro de 2010 / N.º 629

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

www.siamoindue.com Estrada Nac.13 | R. Sra. da Saude Tef. 253 968 236 | Esposende

PUBLICIDADE

Telm. 935 010 112 Marginal de esposende

O concelho de Esposende é uma referência a nível nacional e um dos que apresenta um maior índice de dadores e doações/número de habitantes.

Eleições nos Bombeiros de Esposende

(PÁGINA 7 )

(PÁGINAS 2 e 3)

73 empresas querem construir o Centro Educativo de Fão

PUBLICIDADE

(PÁGINA 8 )


JORNAL DE ESPOSENDE

Editorial

Paulo Gonçalves Director do Jornal

O primeiro grau do heroísmo é vencer o medo

Sinto uma “nostalgia”, e por vezes ao escutar músicas como uma em especial dos Xutos e Pontapés, recuo no tempo. Penso como tudo está diferente, sei que a idade não perdoa e cada vez mais sinto injustiça no ar que respiro no dia a dia, claro que estou atento ao que me rodeia, mas vejo tanta coisa que devia mudar. Enquanto escrevo e dou uma olhada na televisão, o Fábio Coentrão faz mais uma jogada do Benfica, milhões de adeptos andam radiantes com a carreira dos encarnados, bem pior estão os sportinguistas que acabam de perder com a Académica, o FC Porto só joga amanhã anunciam os jornais. E o resto, pergunto eu, está bem neste país? Cada um responde como bem entender, porque afinal a liberdade de expressão existe, o meu obrigado grande capitão Salgueiro Maia, por me possibilitares estar para aqui a escrever, sem alguém por perto com o lápis azul ou seria de outra cor! Sou uma voz entre muitas outras, que anda a afligir muita gente, sim muita gente, que ainda não se olhou ao espelho, que não deu conta que ocupam lugares de destaque, devido ao “Sistema”, e porque será? Será da cunha, do compadrio, de colar cartazes durante as campanhas ou de abanar a cabeça e ter medo até da própria sombra. A vida é como um relógio, temos de andar para a frente, e afastar esses medos do” Tic Tac “, porque um dia destes, esse mesmo “ Tic Tac” pode muito bem ser tema de um editorial, e até pode cair o Carmo e a Trindade. Vozes, algumas tímidas, com pouca vocação, sem estilo, ou sem feitio, chamem a policia, digo eu porque podemos estar perante mais um caso em que o dito “Tic Tac” pode causar mossas. Todos podemos conquistar o mundo, eu por mim tenho uma vontade de ir, e correr o mundo e partir.

2 | 12 de Fevereiro de 2010

Entrevista Adelino Marques

O concelho de Esposende é uma referência a nível nacional e um dos que apresenta um maior índice de dadores e doações/ número de habitantes. Adelino Marques está prestes a completar 16 anos, como presidente da Associação Humanitária dos Dadores de Sangue de Esposende. A missão é cativar cada vez mais dadores no concelho esposendense, por isso a associação continua a crescer a olhos vistos, e os protocolos também se sucedem com outras instituições. Como presidente da AHDSE, quais são os grandes objectivos traçados para este ano de 2010? Adelino Marques:Quando se pensa em objectivos eu e os restantes membros da Direcção somos, por natureza, optimistas e julgámos ser possível a realização de grandes projectos. Mas, a realidade é bem diferente. Com efeito, somos voluntários e estamos nesta causa por carolice e solidariedade e apenas podemos dar a esta causa as nossas horas de descanso e de lazer, em detrimento das nossas famílias e em particular dos nossos filhos, uma vez que temos as nossas profissões, das quais não podemos abdicar e que nos consomem a grande parte do tempo. Por outro lado, os apoios económicos são mínimos e a AHDSE apenas sobrevive com um subsídio do IPS/ Ministério da Saúde. Perante esta situação, a nossa acção só é possível com o trabalho voluntário dos membros directivos e a inexcedível colaboração de tantas pessoas que, de uma forma desinteressada e altruísta nos ajudam nesta causa solidária, designadamente na divulgação e sen-

sibilização junto da população ( Párocos, Jornais e Rádios locais, entre os quais se inclui o Jornal de Esposende, Escolas EB2,3 e Secundária, Esposende TV ) e na cedência graciosa de instalações ( Paróquias, Instituições e Associações, Escolas, Juntas de Freguesia, Empresas ), para além do apoio logístico da Câmara Municipal e de muitas instituições e associações do concelho e de muitas pessoas anónimas. Assim, com realismo, os nossos objectivos para o presente ano são essencialmente três: - Aumento do número de recolhas e de dadores de sangue, com a abertura de mais locais de recolha e a adesão de mais Instituições. – Continuação da sensibilização da população para a dádiva de sangue. – Reconhecimento aos dadores de sangue.

“Infelizmente, desde há vários anos, só o IPS/ Ministério da Saúde nos tem apoiado financeiramente” Que tipo de iniciativas estão previstas a curto prazo no concelho de Esposende? As iniciativas previstas passam, como disse, pelo aumento do número de recolhas e da sensibilização da população. Neste sentido, regista-se, com agrado, a realização de recolhas na Câmara Municipal de Esposende e na Escola EB2,3 de Apúlia e estamos a aguardar a resposta da

Escola EB2,3 de Forjães. Entendemos fundamental a adesão de todas as escolas do concelho na medida em que é necessário continuar a sensibilizar a população juvenil para a dádiva de sangue. Vamos ainda realizar mais recolhas junto às praias, em Julho e Agosto, de modo a abranger a população veraneante. Por outro lado, levaremos a cabo uma grande recolha para medula óssea. O reconhecimento aos dadores de sangue e a algumas pessoas e instituições é um imperativo desta associação e será realizado ao longo do ano, a iniciar, no próximo dia 13 de Março, aquando da comemoração do Dia do Dador de Sangue de Esposende, e a continuar na comemoração do aniversário e em outros eventos. Paralelamente, esta AHDSE continuará a manter a troca de experiências e de conhecimento com outras associações e instituições nacionais e estrangeiras. Alguns leitores podem perguntar, o que é necessário para ser dador.

Quais são os critérios usados para ser dador? Quem algum dia esteve internado num hospital e necessitou de receber uma transfusão, percebe mais facilmente a importância da dádiva de sangue. Todos os dias a vida de recém-nascidos, crianças e adultos, dependem da existência de sangue nos hospitais. Para sobreviverem necessitam daqueles que, de uma forma desinteressada, doaram o seu sangue. A dádiva de sangue é assim, uma forma única de partilha, um acto de solidariedade humana altamente meritório. Por isso, vimos convidar todos os leitores do Jornal de Esposende a oferecer o seu sangue em favor daqueles que dele necessitam. Será a expressão do seu amor pelos outros, pois dar sangue é dar vida e alguns minutos do vosso precioso tempo poderão salvar uma ou mais vidas. Todos podemos dar sangue, homens e mulheres saudáveis, entre os 18 e os 65 anos ( 60 anos se for a 1.ª vez ).


JORNAL DE ESPOSENDE

PUBLICIDADE

Dar sangue é completamente seguro e a quantidade de sangue colhida é rapidamente compensada pelo organismo. Além disso, antes da dádiva é efectuado um exame médico a todos os dadores. As mulheres podem fazer 3 doações e os homens podem fazer 4 doações por ano, com um intervalo mínimo de 3 meses. Antes da dádiva de sangue é conveniente tomar a sua refeição habitual, evitando apenas os alimentos ricos em gorduras e as bebidas alcoólicas. Após a primeira dádiva é concedido o cartão nacional de dador, pelo Instituto Português do Sangue. Com a segunda dádiva, este cartão de dador nacional permite não pagar taxas moderadoras no acesso a meios complementares de diagnóstico e terapêutica por exame em regime de ambulatório, bem como pela prestação de cuidados de saúde, nos serviços a seguir designados: - Nos Serviços de Urgência Hospitalares e nos Centros de Saúde. - Nos internamentos e nas cirurgias ambulatórias nos Hospitais e Centros de Saúde. A AHDSE ao longo destes anos tem ultrapassado fronteiras, está previsto mais algum protocolo com alguma associação estrangeira? Esta associação procura fomentar e incrementar, dentro do possível, as melhores relações com todas as associações e instituições ligadas com a dádiva de sangue, visando a formação e a troca de experiências, tendo em vista um melhor trabalho e a um aperfeiçoamento dos métodos a utilizar, de modo a conseguir os melhores resultados em doações. Neste sentido, está previsto

a celebração de mais um protocolo de colaboração e de troca de experiências, agora com a Hermandad de Donantes de Sangre de Toledo, da nossa vizinha Espanha, integrado na Geminação entre as duas associações, a outorgar no próximo dia 13 de Março.

“está previsto a celebração de mais um protocolo de colaboração e de troca de experiências, agora com a Hermandad de Donantes de Sangre de Toledo” No cargo de presidente da associação já vai para 16 anos, que tipo de apoios tem recebido, para continuar a lutar por esta causa? Infelizmente, desde há vários anos, só o IPS/Ministério da Saúde nos tem apoiado financeiramente. Em termos logísticos a situação é bem diferente e temos tido a colaboração de muitas instituições, associações e pessoas singulares, a quem agradecemos. Neste sentido, como exemplo, para a cerimónia do Dia do Dador de Sangue de Esposende, temos o apoio logístico da Câmara Municipal de Esposende e do Grupo de Sargaceiros da Casa do Povo de Apúlia.

Paulo Gonçalves paulofernandogoncal@sapo.pt

Ao longo dos anos o aumento dos dadores tem sido constante e, no último ano de 2009, foram atingidos números máximos: 3.012 dadores e 2.127 doações, equivalentes a 957,15 litros de sangue.

DADORES

DOAÇÕES

Antas 122 Apúlia 226 Belinho 283 Curvos 127 Esposende 256 Fão 163 Fonte Boa 142 Forjães 97 Gandra 125 Gemeses 126 Mar 209 Marinhas 328 Palmeira 160 Rio Tinto 70 Vila Chã 167 Grupo Quinta e Costa 23 Solidal 39 Argo ( Marinhas ) 74 EB2,3 A. C. Oliveira 140 EB2,3 Marinhas 69 ES Henrique Medina 66

88 150 216 105 190 112 106 66 85 73 150 224 117 50 118 14 28 61 102 38 34

Total

2.127

3.012

Rua Frei Bartolomeu dos Mártires | Esposende 12 de Fevereiro de 2010 |

3


4 | 12 de Fevereiro de 2010

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

JORNAL DE ESPOSENDE


JORNAL DE ESPOSENDE

Das minhas memórias A POLIS LITORAL NORTE Com um investimento prometido de 90 milhões de euros o programa alonga-se de Caminha até Esposende. Lê-se na imprensa que Caminha não perde tempo e já lançou o concurso de arquitectura para efectivação do projecto de requalificação da frente ribeirinha daquele povoado no valor de cinco milhões de euros. Esclarece ainda aquela sociedade que o projecto tem por finalidade dotar a frente ribeirinha de condições de vivência e usufruto pela população e por quem a visita e acrescenta a informação que anotei que tal projecto permitirá uma ligação de qualidade entre a terra e o rio. Mas diz-nos mais a informação à imprensa que o projecto de arquitectura permitirá ainda uma gestão da mobilidade viária, ciclável e pedonal. E não fica por aqui o que nos traz a imprensa neste domínio do Polis Litoral

Norte. Viana do Castelo também não perde oportunidades e lançou o concurso para a elaboração do projecto de requalificação no núcleo do Cabeledo na ordem dos 2.5 milhões de euros, visando a promoção de condições para maior fruição do rio e do mar nas componentes recreativa, lazer, turística e desportiva. Complementarmente surge a requalificação do espaço público, reordenamento do estacionamento junto às zonas balneares e equipamentos de apoio aos desportos náuticos e ao turismo. Engloba ainda o projecto de Viana uma ciclovia, plantio de árvores como defesa das ventanias dominantes e sinalizações. Não são esquecidas ainda as articulações com a nova marina, surf e instalações associadas à de desportos náuticos. São projectos muito racionais que amplamente beneficiam quer Viana ou Caminha. E que, como diz o ditado,

Opinião Dr. Bernardino Amândio

também “somos filhos de Deus” importa perguntar, neste quadro do programa Polis e não obstante uma placa nada esclarecedora na avenida Arantes Oliveira, junto ao desprestigiado forte de S. João Baptista, o que nos caberá no domínio de obras inteligentes, lógicas ou racionais? Esposende, o seu concelho, o rio e o mar sugerem mais que muitos problemas. A restinga tem de ser reposta mas com obras sérias de fixação de areias. As margens do Cávado entre a Barca do Lago e a foz impõem um estudo sério de Engenharia especializada nesta problemática como acontece, com terras vizinhas como Vila do Conde, Viana e Caminha. A foz do Cávado está paupérrima de estacionamentos e escoamentos de trânsito. Está à vista a solução de um escoamento viário a sul do Forte com os complementares aparcamentos nessa área. A margem do Cávado entre

O concelho de Esposende há 90 anos OS FESTEJOS DO 13 DE FEVEREIRO Decorreram com grande brilhantismo os festejos republicanos do 13 de Fevereiro levados a cabo pela Guarda Nacional Republicana de Esposende. Foi organizada uma marcha que se dirigiu até ao quartel da G.N.R. e durante o percurso os manifestantes davam vivas à República e à Pátria. No Hotel Vilarinho realizou-se um jantar de confraternização que reuniu muitos republicanos do concelho e especialmente de Fão e Esposende.

BARRA FORA Construído nos estaleiros de Fão saiu a barra do Cávado o lugre “Fãozense” com destino à cidade do Porto e rebocado por um vapor. Foi construído pelo muito hábil construtor naval Snr. Domingos Carlos Ferreira & filhos. À água foi lançado no estaleiro velho de Esposende a traineira “Progresso” propriedade da Sociedade de Navegação e Pesca de Esposende, L.da. O cabo foi cortado pelo snr. António Gama, de Famalicão, tendo momentos antes feito uma breve

alocução o Snr. Comandante Tito Evangelista. SOCIEDADE DE NAVEGAÇÃO E PESCA DE ESPOSENDE, L.DA Foram eleitos por unanimidade os novos gerentes desta Sociedade os Snrs José de Abreu, Tito Evangelista e Filipe Gomes o que muito honra a indústria de pesca deste concelho. BARCO EM PERIGO Estiveram na eminência de afogamento na barra de Esposende os pescadores Torquato de Barros, Fortunato de Sousa Migueis e Júlio Barbosa Guerra. Valeu-lhes o Chefe do Farol

o edifício do Salva-Vidas e o forte de S. João Baptista impõem um aproveitamento com dignidade para esta sede concelhia com o urgente aproveitamento do Forte ou para fins culturais ou turísticos como um arquivo de documentação histórica ou uma pousada como a o do castelo de Cerveira. E nada de esquecer a gente nova com instalações desportivas voltadas para o rio e o mar. Mas atenção! Nada de destruir a já rara cobertura vegetal de pinhal com séculos de existência, para instalar mais cimento armado com a construção de arruados a pedido de empreiteiros sequiosos de negócios. Este concelho, com uma população pouco desperta para as necessidades vitais, para os interesses de que resultem em melhor qualidade de vida, não poucas vezes saltam à rua para cantar apoios a quem não os merece. O programa Polis, se for

utilizado em Esposende com real sentido dos seus problemas vitais, nunca poderá ser esquecido o que de maior riqueza possui: o rio, o mar, o vale, a colina e o muito maravilhoso sol sempre diferente nos crepúsculos de invulgar riqueza. Não tem par por este mundo conhecido a visão ampla a partir da foz do Cávado, de um rio separado do oceano por uma nesga restinga tendo como pano de fundo em primeiro plano o povoado esposendense e num segundo não menos belo plano o povoado fangueiro. A perder-se de vista os montados de Laundos a apontar para um céu de um mítico tom de azul quase celeste. Esperemos para ver o que nos acontecerá com o desenvolvimento do programa Polis Litoral Norte.

Snr. Alberto Vieitas que pediu a ajuda dos marinheiros do lugre “Esposende 2º” próximo e que de imediato os socorreram. O PREÇO DOS OVOS Baixou os preços dos ovos neste concelho de 1.000 e 1.200 reis a dúzia para 600 e 700 reais. Espera-se que também desça o preço do gado, neste momento com preço muito elevado. LIGAÇÃO ELÉCTRICA BRAGA-ESPOSENDE No “Notícias do Norte” o Snr. Tenente José Gonçalves Loza publicou uma série de brilhantes artigos defendendo a ligação entre

Esposende e Braga através de uma via eléctrica. Bem-haja pela iniciativa em defesa desta tão infeliz terra. FORNO DA CAL Entra dentro de dias em funcionamento o forno da cal, junto do farol de Esposende. Fábrica de serração de madeiras Também dentro de dias recomeça a funcionar a fábrica de serração de madeiras propriedade do SNR. António Duarte. (Do jornal “O Novo Cávado” de 15 a 28/2/1920)

12 de Fevereiro de 2010 |

5


JORNAL DE ESPOSENDE

PUBLICIDADE

Seg.- Sáb. 10:00h às 13:30h 14:30h às 19:30h

SALDOS ÚLTIMOS DIAS TUDO - 60%

Rua Sra. da Saúde | 914 726 244 934 743 882 | Esposende

PUBLICIDADE

O seu parceiro na Ásia

6 | 12 de Fevereiro de 2010


JORNAL DE ESPOSENDE

Eleições nos Bombeiros de Esposende Agostinho Teixeira já apresentou a recandidatura ao cargo de presidente da direcção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Esposende para o triénio 2010-2012. Confirmada a disponibilidade, Agostinho Teixeira diz estar pronto para continuar o trabalho realizado nos últimos anos, sendo por isso o único candidato. O acto eleitoral vai decorrer no próximo dia 19 deste mês, durante uma assembleia-geral que vai decorrer no salão nobre da instituição. Qual o balanço que faz de mais um mandato com presidente da direcção da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Esposende( AHBVE) ? Agostinho Teixeira: Considero um mandato de continuidade, mais de sustentação e de afirmação do que de inovação. Esta particularizou-se nos aspectos que se prendem com a adaptação a uma nova filosofia política para os Corpos de Bombeiros Volun-

tários, concretizada através de uma reforma legislativa profunda que atinge as Associações que os tutelam em termos administrativos. E se considerarmos que se atingiram os objectivos pretendidos, só por isso o balanço é positivo. Mas é-o muito mais pelo reforço da capacidade de intervenção operacional a que a aquisição dum novo veículo de combate a incêndios, diversificado nos seus componentes específicos e nas missões a que se destina, veio dar substância. Momentos marcantes deste triénio ? Sem dúvida que o momento marcante deste mandato tem o fundo negro que continua a fazer o nosso luto interno e a dor de todos aqueles que choram a perda dos seus companheiros e entes queridos. Estou a referir-me ao acidente que vitimou mortalmente os nossos Bombeiros e Amigos Paulo Lachado, o José Pedro e o Pedro António. Referindo este dolorosíssimo acontecimento qualquer outro momento marcante perde sentido e razão para referência. Durante este mês a AHBVE vai conhecer as eleições, será recandidato neste acto eleitoral? Está já afixada a constituição de uma única lista concorrente,

Praça de Táxis de Esposende, vai ficar sem número de telefone

da qual faço parte ocupando o mesmo lugar de Presidente da Direcção e que mantém todos os outros elementos à excepção dos Srs. Nunes e Henrique Velasco, que, por razões de saúde, pediram para serem substituídos. E esta é, também, uma perda inestimável. Por exigência dos novos estatutos, em vigor a partir deste ano, a lista integra 6 novos elementos. No seu entender quais são as grandes prioridades para a AHBVE? As grandes prioridades desenham-se a partir dos factos a que aludi nas sobreditas considerações: a) depois de um tão grande desastre é necessário reconstruir e refazer ânimos e afectos, pondo de pé um corpo atingido pelo abalo que causou graves danos físicos e morais; b) face ao alcance das medidas legislativas entretanto tomadas, impõe-se a acomodação a novas práticas e acautelar consequências eventualmente difíceis de suportar. Mas há outras dificuldades previsíveis que se prendem com a própria saúde económica e financeira da associação, tendo em vista um novo modelo de actuação no que respeita ao transporte de doentes, de onde se retiravam meios que nos permitiam uma gestão sem sobressaltos. E esta agrava-se se pensarmos que a curto prazo Joaquim Lachado, o taxista mais antigo da praça esposendense, vai pagar a conta em atraso do telefone existente na praça, no entanto diz que o mesmo telefone vai ser cortado, porque não está para continuar a pagar do seu “bolso” o que deveria ser pago pelos 14 taxistas que fazem serviço no largo Rodrigues Sampaio”estava combinado que a conta era para ser dividida por todos os taxistas, alguém se esqueceu de cumprir o acordo e agora só existe uma solução, pago a conta, porque o número está no meu nome e corto o serviço” Ao que apurou o Jornal de Esposende, em divida estão cerca de 102 euros à Portugal Telecom que Joaquim Lachado se comprometeu a pagar no decorrer desta semana. Este taxista de 69 anos, lamenta também que o sistema em vigor na praça, não o agrada, tudo está relacionado com a disposição das viaturas em serviço”no meu entender o cliente devia escolher a viatura em que pretendia fazer a viagem, no entanto a viatura que estiver na frente da fila de táxis é que faz o serviço”lamentou Joaquim Lachado que tudo irá fazer para colocar este problema muito brevemente na autarquia de Esposende.

Actualidade

temos de repor o património associativo posto à disposição do nosso Corpo de Bombeiros - veículo perdido no acidente - cujo valor ultrapassa os 160.000 euros, adquirir uma viatura para o sector da saúde, completarmos o leque de beneficiações do edifício-sede- quartel e melhorarmos as condições de formação e de

Breves

Bruno Joel, de 26 anos e Bombeiro Voluntário de Esposende há seis anos, faleceu no passado fim de semana, após um acidente de viação, na Estrada Nacional 13 em Marinhas. O despiste da viatura na qual seguia Bruno Joel, matou outro jovem e provocou ferimentos graves a um terceiro ocupante. No local do acidente estiveram duas viaturas do INEM, três ambulâncias dos Bombeiros Voluntários de Esposende, uma viatura de desencarceramento e outra de limpeza da via.

As comissões de utentes contra as portagens nas auto-estradas sem custos

operacionalidade dos Homens e Mulheres que, aqui, desenvolvem e cumprem o sentido voluntariado de que gostam e que prometeram servir.

Paulo Gonçalves paulofernandogoncal@sapo.pt

para o utilizador (SCUT) agendaram um buzinão, para o dia 26 deste mês, e que vai abranger vários municípios. Viana do Castelo, Esposende, Póvoa de Varzim, Vila do Conde, Porto, Vila Nova de Gaia, Lousada, Paredes e Paços de Ferreira vão ser os municípios envolvidos neste protesto que visa “contestar a instalação de portagens nas SCUT”, anunciou José Rui Ferreira, o porta-voz do movimento após uma reunião. A hora do buzinão ainda não está definida, porque isso “dependerá do fluxo de trânsito em cada uma das cidades”, explicou o dirigente do movimento que disse também que, a seguir a este protesto “serão agendadas novas formas de luta”

12 de Fevereiro de 2010 |

7


JORNAL DE ESPOSENDE

Actualidade

Os prazos inicialmente previstos para a construção do futuro Centro Educativo de Fão estão comprometidos. Em causa está o anormal número de empresas de construção que concorreram a essa obra – orçada em 1,5 milhões de euros – exemplificando bem a crise que afecta o sector. Em declarações ao Jornal de Esposende, o presidente da Câmara Municipal confirmou que 73 empresas apresentaram propostas para a execução da empreitada o que, aliado à excessiva burocracia do novo Código de Contratação Pública, poderá levar o arranque das obras a sofrer

um atraso significativo. “Qualquer esclarecimento que as empresas concorrentes entendam pedir terá que ser aprovado em reunião do executivo camarário, o que poderá originar que os prazos tenham que ser sucessivamente alongados por mais algumas semanas, o que já se tem verificado”, confirmou João Cepa, autarca de Esposende. Depois de ter esperado 13 meses pelo despacho que considerou de interesse público a construção do Centro Educativo de Fão, o chefe do executivo esposendense mostrou-se apreensivo quanto ao

73 empresas querem construir o Centro Educativo de Fão

cumprimento dos prazos de execução da obra, agravados com a excessiva burocracia do Código de Contratação Pública. “Temo que por causa desses factores a obra se arraste no tempo, o que me impossibilita de avançar com uma data final para a concretização dessa empreitada porque não sabemos as pedras que poderemos ainda encontrar pelo caminho”, finalizou João Cepa. O Centro Educativo de Fão está projectado para os terrenos adjacentes à zona desportiva do CF Fão, integrando as valências do

Pré-escolar e do Primeiro Ciclo, sendo constituído por três salas de actividades afectas ao Préescolar mais duas de componente sócio-educativa, sete salas de aula afectas ao Primeiro Ciclo, duas de enriquecimento curricular, sala de informática, laboratório, biblioteca e refeitório. A esses espaços acrescentam-se ainda serviços de confecção e preparação de refeições. O projecto contempla também instalações para os serviços administrativos e de apoio à actividade lectiva, instalações sanitárias, polivalente, recreio exterior coberto, campo de jogos e parque

infantil. Para uma segunda fase está projectada a construção de um Pavilhão Gimnodesportivo, que dará não só apoio ao estabelecimento de ensino, mas que também se integrará na nova zona desportiva. A obra é financiada em 75 por cento pelo Programa de Requalificação da Rede Escolar do Primeiro Ciclo do Ensino Básico e da Educação Pré-escolar no âmbito do Quadro de Referência e Estratégia Nacional. Miguel Pinto miguel.pinto@esposendetv.com.pt

“O Chefe vai à escola” No âmbito do Programa de Educação e Segurança Alimentar no concelho, a Autarquia de Esposende promoveu mais uma sessão da iniciativa “O Chefe vai à escola”, desta vez no Centro Social da Juventude de Belinho. O Chefe Ivo Loureiro apresentou uma nova ementa, como entrada “Creme de cogumelos com crotons de pão”, como prato principal uma “Paella valenciana à tradicional” e, como sobremesa, “ Pêra Bela Helena com chocolate preto”. “O Chefe vai à escola” pretende constituir um estímulo à alimentação saudável. Esta iniciativa tem, por isso, como objectivos fundamentais promover a participação da comunidade nas actividades escolares, fomentar as escolhas alimentares saudáveis e favorecer a vivência de saberes e novos sabores.

32 mil euros para apoio a actividades educativas A Câmara Municipal vai transferir 32 088 euros para os Agrupamentos de Escolas do concelho, para apoio às actividades educativas, durante o ano

8 | 12 de Fevereiro de 2010

lectivo de 2009/2010, depois de em Dezembro passado ter transferido 20% da verba total. No total, a Autárquica de Esposende atribui 40 110

euros, montante correspondente a 20 euros por aluno do 1.º ciclo (metade desta verba destina-se às Actividades de Enriquecimento Curricular), e a 10 euros por criança da

Educação Pré-escolar. Assim, o Agrupamento de Escolas António Correia de Oliveira receberá, nesta segunda transferência, 12 368 euros, o de Escolas de

Marinhas 9 376 euros, o de Escolas de Apúlia 6 216 euros e o Agrupamento de Escolas Terras do Baixo Neiva 4 128 euros.


JORNAL DE ESPOSENDE

VIA PUBLICA Rua 1º Dezembro, 51 | 4740-226 Esposende Tel. / Fax 253 963 686

CHAVÃES Largo Rodrigues Sampaio, 38

- Óculos de Sol - Óculos Graduados - Exames Grátis - Lentes de Contacto

O seu conselheiro da Visão!

Rua 1º Dezembro | Esposende

PUBLICIDADE

JOIAS E RELOGIOS

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

CHAVÃES

12 de Fevereiro de 2010 |

9


JORNAL DE ESPOSENDE

Telefones Úteis HOSPITAIS: Hospital V. Ribeiro (Esposende) Telefone: 253 969 480 Hospital de S. João de Deus (Fão) Telefone: 253989300 Centros de Saúde de Esposende Telefone: 253 969 750

CRUZ VERMELHA:

Extensão de Apúlia Telefone: 253 981 338

BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DE ESPOSENDE: Rua dos Bombeiros Telefone: 253 969 110

Extensão de Fão Telefone: 253 981 705 Extensão de Forjães Telefone: 253 879 242 FARMÁCIAS: APÚLIA Telefone: 253 981 141 BELINHO Telefone: 253 871 311 ESPOSENDE Telefone: 253 961 258 (Monteiro) Telefone: 253 961 237 (Gomes) FÃO Telefone: 253 986 013

NÚCLEO DE ESPOSENDE Telefone: 253 963 113 NÚCLEO DE MARINHAS Telefone: 253 964 720

BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DE FÃO: Rua dos Bombeiros Voluntários Telefone: 253 981 189 / 253 981 203 TÁXIS: Táxis Esposende Telefone: 253 964 455 CTT: ESPOSENDE Telefone: 253 960 080 APÚLIA Telefone: 253 987 461

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

MARINHAS Telefone: 253 961 694

10 | 12 de Fevereiro de 2010

Se conhece alguém com histórias de vida, Conte-nos... Se conhece problemas na sua freguesia, Revele-nos... Se é coleccionador...Mostre-nos... Se está insatisfeito com algum serviço...Reclame... www.esposendetv.com.pt Se tem situações caricatas para nos contar...Avise-nos Entre nós estamos atentos a tudo e a todos...Junte-se a Nós no novo programa da EsposendeTv... Contamos consigo no Espaço Público... Participe, seja um cidadão comunicativo e reivindicativo... Texto, fotografias e videos, envie-nos para: espaco.publico@esposendetv.com.pt


JORNAL DE ESPOSENDE

UM PASSEIO NA MARGINAL Dr. Carlos Ferreira Um tranquilo passeio ao longo da marginal de Esposende desde a Doca dos Pescadores até á Foz do Cávado, ali junto ao bar da praia, numa manhã de sol primaveril e, de preferência, sem vento, para além de constituir um excelente exercício físico, permite também soltar as asas do espírito e deixar que a imaginação se estenda pela bonita paisagem que esta zona ribeirinha de Esposende tem o privilégio de oferecer. A tal oferta natural tem ainda qualquer pessoa a possibilidade de quedar o seu corpo numa qualquer das cadeiras da esplanada dos estabelecimentos “PÉNORIO”, de aí restaurar as calorias perdidas e de beneficiar da encantadora vista que a restinga ali nos oferece. E não são apenas os homens, mulheres e crianças que desfrutam ou podem desfrutar de tal espaço esposendense. Realmente, além dos humanos, por ali passam o tempo algumas

lontras, muitas gaivotas e corvos marinhos, as migrantes tarambolas douradas e abibes-comuns, correntemente também conhecidos por pendres, galispos, abecuinhas e outras designações, os patos reais, as marrequinhas, os pica-peixes algumas espécies de maçaricos e outros animais de habitats ribeirinhos cujo indicação seria fastidioso estar aqui a indicar-se. O passeio na marginal de Esposende não teria o encanto, a doçura e a especificidade que lhe é reconhecido se os sons entrelaçados do grasnar de uma gaivota, com o canto da tarambola dourada, o do pica-peixe mais afastado e o do maçarico, em inicio do seu voo, não abundassem por estas bandas. De entre os referidos frequentadores deste espaço ribeirinho, os maçaricos, pela sua variedade e quantidade são os nossos eleitos. Realmente, não faltam por aí maçaricos. Nos últimos tempos, tem-se visto e notado por estes lados os ma-

çaricos de peito vermelho. Há uns tempos ninguém os via e ninguém os ouvia, chegando-se a ouvir noticias do seu decréscimo e da possibilidade de virem a ser declarados em vias de extinção. Mas agora, andam e piam por todo o lado, estejam isolados ou em bando, dizendo-se por aí até que já ultrapassaram a barreira dos seis milhões. Ninguém os pode já aturar. Um banho de humildade não lhes fazia mal nenhum, antes pelo contrário, deixavam-nos mais lavados e asseados e tiravam-lhes aquele ar de presunçosos que exibem. È que tais maçaricos não se limitam a piar só nos seus habitats. Não. Invadem os habitats de outros maçaricos e piam de cima da burra, como se fossem os donos do mundo deitando, para fora dos bicos, perdigotos e insuportáveis asneiras perturbadoras do sossego e do bom senso. Tenho pena dos maçaricos de peito azul. È certo que também já abundavam por aí em elevado número e estavam também a pre-

Opinião cisar de um banho de humildade, para lhes tirar a arrogância. Mas destroná-los de forma tão brusca dos seus domínios, agora invadidos pelos maçaricos de peito vermelho, não era coisa que se estivesse a prever. É vê-los, coitadinhos, refugiados onde podem, esperando por melhor tempo para poderem fazer afronta aos invasores. Não podemos também deixar de aqui referir os maçaricos que à custa dos patos, das marrequinhas e das abecuinhas ou galispos lá vão empurrando a sua vida, não fazendo o que deviam fazer e fazendo asneiras de bradar aos céus, que não deviam fazer. Os passeios na marginal em dia primaveril é, por isso, muito saudável, permitindo-nos ver toda essa passarada. Infelizmente, as nuvens andam negras e baixas. Nos boletins meteorológicos anunciam-se tempestades e muita chuva para as zonas ribeirinhas. Os passeios pela marginal podem

sofrer com essas intempéries as quais são susceptíveis também de estragar plantações, os relvados e outros bens. Infelizmente, mas não são só as chuvas e as tempestades que estragam os relvados. Anda por aí muita praga a causar malefícios nos relvados. E os “maçaricos”, sejam eles de peito vermelho, de peito azul, gordos ou magros, perna longa ou de perna curta, também têm a sua quota parte de responsabilidade nos malefícios que os relvados possam sofrer. Como diz sabiamente o nosso povo, quem avisa, amigo é. Ainda há tempo para parar a tempestade que se avizinha de modo a impedir que estrague relvados e outros bens. Mas para isso, é preciso que os patos deixem de ser patos e que o maçaricos cumpram as obrigações que assumiram. Até breve.

A SABEDORIA DA LIDERANÇA Jesus Cristo, Mahatma Gandi, Madre Teresa de Calcutá, Walt Disney, Luther King, Nelson Mandela, Joana D’Arc…Homens e Mulheres cujos nomes correram o mundo. Autênticas lendas vivas que nem a passagem do tempo conseguiu apagar da memória humana. Em comum têm propósitos de vidas, pelos quais lutaram e venceram, conquistando seguidores. São líderes, pois claro. Eles, como ninguém, assimilaram a verdadeira essência da liderança: servir o outro. A maioria dos nossos líderes actuais, se é que os podemos chamar de líderes e, numa clara ânsia de poder, acham que liderar é mandar. Erro crasso.

Nos mais diversos quadrantes sociais, políticos, económicos e empresariais surgem indivíduos que se destacam dos demais por serem altos representantes de países, empresas e instituições. A maioria deles acha que são líderes. Mas, bem vistas as coisas, são meros gerentes de “coisas” e não líderes. Liderar significa comandar pessoas. Pelo que o verdadeiro líder constrói relacionamentos com pessoas, levando-as, livremente, a segui-los e orientando-as para alcançar objectivos e obter resultados. A sociedade e os negócios precisam de novos líderes para gerir um mundo em transformação. Quer se queira ou não, as mudanças climáticas e as alterações

na estrutura social e familiar, a par da turbulência na economia abalaram a confiança nas instituições e a mesma não será retomada se continuarem a actuar como até aqui. O desafio das empresas e das sociedades é criar líderes com visão sistémica para enfrentar as novas condições de mercado. Comunismo ao lado, talvez se precise de líderes com um perfil como o de Che Guevara: duro, mas com “humanidade” e “amor à camisola”. Os líderes são uma autoridade no que fazem e essa autoridade advém-lhes do Amor, da “garra” que põem no que têm em mãos e num comportamento assertivo. Quando fazemos as “coisas” com paixão, maior a probabilidade de que os

Dra. Carla Gomes outros nos reconheçam autoridade. Quem tenta mandar nos outros para os dominar ou para ter uma imagem ou estatuto, dificilmente lhe será reconhecida autoridade, por isso, se escondem atrás do poder, prepotente e autoritário, semeando a discórdia. As relações de poder criam dependências, mas são essas mesmas relações que, num ápice, fazem cair por terra o indivíduo que subiu pela via do poder. Poder não é autoridade. A autoridade de um líder está directamente ligada à sua humildade e forte autoestima. Aquele que é uma autoridade em algum tema é procurado pelos outros que lhe reconhecem tal autoridade. O verdadeiro

líder é aquele que apoia os profissionais da sua equipa a brilharem, a desenvolverem-se constantemente e, principalmente, a perceberam a sua importância para o sistema onde estão inseridos. Para aumentar a competitividade da nossa economia e melhorar a actuação das nossas empresas e instituições é preciso perceber a importância de ter e desenvolver pessoas chaves, nos cargos certos, ou seja, os profissionais em cargos de liderança que são e/ou serão os líderes empresariais e institucionais deste país. Boas lideranças.

12 de Fevereiro de 2010 |

11


PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

JORNAL DE ESPOSENDE

12 | 12 de Fevereiro de 2010


PUBLICIDADE

JORNAL DE ESPOSENDE

R. Sra. Da Saúde e Eng. Custodio Esposende Telem: 967553892

Uma Cidade de emoções 1ª Aula Grátis

Toda a acção que o seu corpo precisa está aqui…… PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

12 de Fevereiro de 2010 |

13


JORNAL DE ESPOSENDE

Local

A associação ‘Esposende Solidário’ e a Câmara Municipal estabeleceram um protocolo que vai permitir o apoio à recuperação de habitações degradadas que envolvam famílias socialmente desfavorecidas, enfrentando a pobreza e a exclusão social. A verba disponibilizada – no total de 100 mil euros – é suportada pelo orçamento do município e será gerida

ao longo deste ano pela associação em causa que já identificou um universo de 60 famílias a necessitarem de apoio emergente. “Este é o valor possível dada a conjuntura económica actual e dadas as dificuldades financeiras que a Câmara Municipal está a enfrentar em consequência de uma clara diminuição das suas receitas”, vincou João Cepa. Em declarações

Woman Lifestyle by Dora Guimarães ‘Woman Lifestyle’ é o tema do novo catálogo de moda assinado por Dora Guimarães. A jovem estilista continua a reforçar a sua posição na área da moda e da costura exclusiva na vertente prêt-a-porter. Neste catálogo estão evidenciadas as tendências Primavera/Verão, integrando a marca própria de Dora Guimarães – “especialmente vocacionada para mulheres independentes, dinâmicas, com personalidade forte e sentido de humor”, vincou em declarações ao Jornal de Esposende. “Cada peça acaba por contar a história individual das minhas clientes porque antes de desenhar qualquer uma delas tenho que conhecer os detalhes de vida e o âmbito em que essa peça será usada, daí resultando um vestido à imagem da própria pessoa”, explicou Dora Guimarães. O seu ateliê, localizado no centro da cidade de Esposende, na Rua António Cruz, Nº 2, caracterizase por ser bastante mais do que

14 | 12 de Fevereiro de 2010

uma simples loja. É nesse espaço que vai desenvolvendo as peças exclusivas que desenha, interpretando as ideias das suas clientes, envolvendo vertentes que ultrapassam as fronteiras do pronto-avestir, atingindo já peças próprias para cerimónias e serviço de noivas. No percurso pessoal de Dora Guimarães consta um curso de designer de moda e um outro de modelação. Estagiou no ateliê de Miguel Vieira, enveredando logo depois pelo projecto de criação de marca própria – comercializada actualmente em várias lojas do país. Para além dos vestidos, Dora Guimarães apresenta também uma linha de sapatos femininos e acessórios também por si desenhados. E porque o seu atendimento é personalizado, feito por marcação, garante sempre o cliente como centro de todas as atenções. Miguel Pinto miguel.pinto@esposendetv.com.pt

Protocolo disponibiliza 100 mil euros de apoio solidário

aos jornalistas, o autarca local lançou também um conjunto de reparos à actuação do poder central deixando claro que, “por motivações políticas e partidárias, não tem apoiado convenientemente os projectos sociais delineados pelo município de Esposende”. Neste ano, que é oficialmente dedicado à pobreza e à exclusão social, a associação ‘Esposende Solidário’

assume-se como extensão privilegiada para a colocação em prática do protocolo agora oficializado. “A questão social começa nas próprias casas e nas suas condições de habitabilidade. Daí que este tipo de intervenção seja premente”, evidenciou António Boaventura, presidente daquela associação. “Estamos perante situações complexas e que, por diver-

sos factores, envolvem uma actuação difícil que assenta na análise de elementos objectivos e estratégicos para que os diagnósticos que desenvolvemos sejam os mais correctos e adequados a cada uma das situações de carência que identificámos”, concluiu António Boaventura. Miguel Pinto miguel.pinto@esposendetv.com.pt


PUBLICIDADE

JORNAL DE ESPOSENDE

Esposende TV de novo em canal aberto

(ver pรกgina 27) 12 de Fevereiro de 2010 |

15


PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

JORNAL DE ESPOSENDE

16 | 12 de Fevereiro de 2010


PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

JORNAL DE ESPOSENDE

12 de Fevereiro de 2010 |

17


JORNAL DE ESPOSENDE

Local

José Gomes apagou cem velas A freguesia de Belinho cantou os parabéns a José Gomes pelo seu centésimo aniversário. A data foi assinalada na passada sexta-feira, 5 de Fevereiro, com a celebração de uma Eucaristia, na Igreja Paroquial, que reuniu dezenas de familiares e amigos do aniversariante. Ao Jornal de Esposende, José Gomes não desvendou o segredo para tal longevidade, demonstrando apenas a sua “grande satisfação, alegria e felicidade” por estar rodeado, nesta data, pela sua família. Na ocasião, José Gomes não deixou de recordar a sua esposa, “companheira de toda a vida”, que perdeu já lá vão duas décadas. “Se ainda a tivesse comigo hoje tudo estaria perfeito”, concluiu em tom nostálgico. Miguel Pinto miguel.pinto@esposendetv.com.pt

A Biblioteca Municipal Manuel de Boaventura, de Esposende, promove, ao longo deste mês, acções de sensibilização junto das crianças do 1.º Ciclo do Ensino Básico que frequentam as escolas do concelho. Assim, os alunos do 3.º e 4.º anos da Escola Básica do 1º ciclo de Areia, de Apúlia, participaram, num jogo interactivo, através das perguntas e respostas, com o objectivo de os ajudar a reflectir sobre a questão da segurança na Internet e os perigos que esta pode representar. De seguida, e munidos dos computadores Magalhães, puderam aceder à Internet através do sistema Wireless e consultar vários sites sobre segurança na Internet. De referir que esta iniciativa se

Correio dos Leitores

O Jornal de Esposende continua a receber diversas cartas e emails de leitores, os artigos são da responsabilidade de quem os escreve, por isso este espaço fica reservado a todos que pretendam deixar a sua opinião. jornaldeesposende@sapo. pt Há 28 anos atrás, Escalada Jovem nascia, este pretendia reunir os jovens do lugar para ser mais fácil ultrapas-

insere na programação nacional das actividades da Rede de Espaços Internet, onde a Biblioteca Municipal de Esposende está integrada. A Rede de Espaços Internet (REI) integra um vasto conjunto de Espaços Internet, distribuídos por todo o território nacional, que funcionam em Municípios, Bibliotecas Públicas, Instituições de Solidariedade Social, Centros de Inclusão Digital, Centros de Emprego e Formação Profissional, Colectividades de Cultura e Recreio e Centros de Ciência Viva. O desenvolvimento de actividades nos Espaços Internet é um poderoso instrumento de inclusão e penetração das Tecnologias de Informação e Comunicação.

sar as peripécias da vida, com a ajuda de Cristo, ou seja após terminar a catequese os jovens continuar o caminho da fé. Este grupo, está inserido numa grande comunidade jovem, os Jovens em Caminhada, onde podemos realizar cursos para nos instruirmos e conhecermos melhor o nosso exemplo a seguir, Cristo. Ao longo da sua existência, passamos por grandes momentos, onde todos os jovens eram unidos e tinham

Câmara Municipal de Esposende promove Desfile de Carnaval “Fantasia Ambiente”

Um espectáculo com muita cor, originalidade e muita ecologia, vai ser assim o Desfile de Carnaval “Fantasia Ambiente” que a edilidade vai levar a efeito pelas ruas da cidade,esta sexta feira, no âmbito dos Programas de Educação para a Sustentabilidade para o lectivo de 2009/2010. A partir das 10h00, cerca de 1350

força para lutar, porem por circunstância menos boas ouve uma fase que só 3 elementos o frequentavam, agora dá-mos lhes louvores, pois se estamos aqui é a mercês destes, obrigado do fundo do coração. Hoje somos 15 elementos, continuamos mais fortes que nunca, encontramo-nos todos os 15 dias para as nossas reuniões ou actividades, ajuda-mos o Cafejec, divertimos o lugar, como por exemplo no mês de Janeiro cantamos as janeiras, no

participantes, entre crianças, idosos, professores, auxiliares da acção educativa, encarregados de educação e utentes de dezenas estabelecimentos de educação e ensino e instituições concelhias, vão percorrer algumas ruas da cidade, num desfile que funcionará também como veículo de sensibilização ambiental, apelando para atitudes mais amigas da Natureza. À semelhança de anos anteriores, os estabelecimentos de educação e ensino e instituições do concelho foram desafiados a confeccionarem os fatos carnavalescos e acessórios através de desperdícios e materiais recicláveis, no sentido de promover a aplicação da Política dos 3 R’s e sensibili-

zar a população para preservação do meio ambiente. O percurso será este ano diferente do habitual, iniciando-se no Largo dos Bombeiros, seguindo até ao Largo Rodrigues Sampaio. Depois de percorrer todo o Largo, o desfile segue pela Rua 1º de Dezembro, virando para o Largo Fonseca Lima em direcção à Rua Conde Castro e terminará no Parque Radical, com a distribuição de um lanche aos participantes. Cor, música e muita animação são os ingredientes que vão dar vida a esta iniciativa que vai já na nona edição.

mês de Maria, ajudamos na organização da procissão de velas, rezando o terço, e carregando o andor até as Marinhas. Para angariar fundos para a realização do banquete após a missa e o convívio anual dos jovens sujeitamo-nos a vários trabalhos como por exemplo lavagens de carros. No dia 13 de Fevereiro supramos mais 28 velas, por isso fazemos uma grande festa, contamos com a presença do padre Costa Pinto, do S.Reitor, e dos restantes

grupos de jovens do conselho de Esposende, na eucaristia seguido de um grande banquete. Em suma, esperamos que toda a comunidade esposendense comparece, pelas 20h na capela de S.Roque, em Góios-Marinhas, será bem recebido. Um abraço fraterno, Escalada jovem. Patricia_kuba@hotmail. com

Director: Paulo Gonçalves Redacção: Carla Viana e Paulo Gonçalves Colaboradores: Dr. Bernardino Amândio, Prof. Rui Vasquinho, José Belo, Dra. Carla Gomes, Dra. Diana Vale, Dr. Carlos Ferreira, Artur L. Costa, Jorge Costa, Miguel Pinto Publicidade: Tito Gaifem Paginação/Design: Luís Costa Fotografia: Lúcio Viana Distribuição: Gratuita Proprietário: Info Média Emissões Lda - Rua Dr. Henrique Barros Lima, 5 - 4740-323 Esposende Telefone/Fax: 253 048 985 E-mail: jornaldeesposende@sapo.pt Editor: Info Média Emissões Lda Sede: Info Média Emissões Lda - Rua Dr. Henrique Barros Lima, 5 - 4740-323 Esposende Impressão: Oficina de S. José Apartado 4711-914 Braga

18 | 12 de Fevereiro de 2010

Ano 30 - Nº 629 Tiragem 1500 No. Reg. I.C.S. - 106125 Depósito legal no. 204498/03


PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

JORNAL DE ESPOSENDE

12 de Fevereiro de 2010 |

19


PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

JORNAL DE ESPOSENDE

20 | 12 de Fevereiro de 2010


JORNAL DE ESPOSENDE

SÓ QUANDO CORTAMOS UM DEDO É QUE VEMOS QUE PEGAMOS MAL NA FACA

Opinião

Paulo Campos Esta minha crónica de hoje será para vos dizer que, por vezes, é preciso ziguezaguear um pouco para atingirmos determinados objectivos e quando traçamos um rumo temos de estar atentos ao pedal, ao travão e também às luzes de mudança de direcção, tal como quando conduzimos a nossa viatura estamos ou devemos estar atentos àqueles que circulam connosco, caso contrário corremos riscos por falta de atenção. Tudo isto vem a propósito da televisão de Esposende pois, no princípio, foi definido que o canal após o período experimental passaria a funcionar em circuito fechado, isto é, seria

pago. Pago com um valor que considerávamos justo para o investimento realizado e para o número de pessoas que diariamente trabalham neste projecto. Tínhamos acesso a quem nos seguia diariamente e posso referir que chegamos a ter recordes de audiência de 12.000 pessoas on-line a assistir a determinado programa. No entanto, mal o canal passou a ser emitido em circuito fechado o número de pessoas, assinantes caiu para as dezenas… é verdade! Como não nos distraímos e tivemos sempre atentos às audiências percebemos que tínhamos que mudar o rumo, mudar de direcção. Assim abrimos completamente o

canal que será sempre gratuito. Tal como o Jornal de Esposende, esse sim, desde o inicio gratuito e em que o sucesso está à vista, e hoje com um número recorde de páginas (32) viradas para os esposendenses e para o comércio, sendo sustentado pela publicidade, é hoje o maior jornal do nosso concelho em papel e também via internet no site da Esposende Tv. Contudo, não posso deixar de referir que tomei esta decisão pelas centenas de e-mails recebidos e até por inquéritos feitos na rua, em que nos pediam para abrirmos o sinal da televisão, pois os 4/5 euros são, neste momento, representativos

nos nossos bolsos. Bem, mais uma noite sem dormir… e agora temos de arranjar uma forma de sustentação, e essa passa pelo comércio, indústria, associações, entidades públicas e privadas, entre outras, que em troca de promoção das suas empresas contribuirão para termos o canal aberto. Criaremos dentro do site ferramentas que possam promover de forma eficaz as nossas empresas, o nosso comércio, em geral o nosso concelho para que possamos transmitir a todo os esposendenses, e em particular aos que estão neste momento longe e que são os que mais sofrem com saudades, tudo o se passa neste cantinho.

Só quando cortamos um dedo é que vemos que pegamos mal na faca. Quanto ao Jornal de Esposende está hoje de Parabéns, pois renasceu precisamente neste mês de 2009, com 8 páginas tendo vindo a crescer até ao dia de hoje. Parabéns a todos os colaboradores deste jornal, parabéns ao seu director Paulo Gonçalves e também uma palavra de apreço ao jovem Luís Roscas pelo excelente trabalho que tem feito no sector do grafismo. Agora termino dizendo:

pertos para as mais diversas brincadeiras, desde jogar futebol na Ribeira; fazíamos parte do grupo coral júnior da Igreja matriz; alguns, alunos do colégio Infante de Sagres, e talvez, em cada uma das actividades seríamos poucos, para se cuidar de tudo; mas é dos vivos que teremos de recordar e sentir saudades para quem já foi desta vida. Cada um terá a sua história que já não cabe neste espaço. Quem era, então, o grupo aqui

representado? Artur Costa, Carlitos Enes Magalhães, Arlindo Cardoso, este no Brasil; Álvaro Amorim, Orlando Araújo (barbeiro) e o Toninho Lila, da Grazina, antes: António Manuel de Barros Lima. A foto foi tirada junto ao palacete de Adriano Vieira e defronte à Escola Primária, junto da EN-13, de caminho para Viana.

Veja todos os dias a nossa televisão em www.esposendetv.com.pt.

ABATERAM-SE TETOS E LATERAIS DO MOSTEIRO DO SENHOR BOM JESUS DE FÃO Artur L. Costa Surpreendeu-nos as gravuras dos tetos que se abateram no Mosteiro do Senhor Bom Jesus, incluindo alçados com imagens antigas de ornato laterais; pareceu-nos que um terramoto passou pelo seu interior. É sabido que a construção sendo bastante antiga e que se cruza com outras edificações de que trata a descrição da lenda, recentemente publicada: Senhor de Matosinhos, Senhor Bom Jesus de Barcelos, também, de Fão. Um dia destes, já passado, alguém na abertura das portas, deu com enormes lascas de tetos e de figuras de arcanjos, na lateral, abateram, embora não haja a lamentar acidentes pessoais. Contudo, sendo um monumento de valor arquitectónico, de cantaria, segundo a lenda publicada, tem imenso valor histórico até pela sua reconstrução, deixa as gentes fangueiras surpreendidas, embora a sua devoção vá continuar com o fervor de sempre, isto é, a merecer respeito e muita devoção. A obra de restauro atingiu valores elevados, sendo já recuperadas as imagens, tetos entre outras figu-

ras, cujo valor artístico diz muito aos fiéis. Aliás, a lenda já divulgada deu esclarecimentos úteis, para se avaliar da monumentalidade do Mosteiro. É admirável, todavia, o serviço religioso desempenhado pela Provedoria e seus cooperantes e auxiliares na sua recuperação . Agora que a obra está em vias de conclusão, embora com elevado custo, atingiu uns milhares de euros; importa, que aos devotos e cada um em particular, ofereça a sua contribuição segundo os ditames da consciência; que tais ofertas venham a representar as graças recebidas ao longos dos anos e bem assim, do culto de entre todos os devotos. O Senhor Bom Jesus de Fão, jamais esquecerá os seus devotos. É que a monumentalidade desta construção e da sua recuperação, deve-se aos imensos dos seus filhos espalhados pelo Mundo. É oportuno frisar que, depois desta desagradável surpresa a espelhar a fragilidade das pinturas que se abateram, haverá causas que deveriam ser averiguadas e, então, usar das técnicas para se promoverem actos de conserva-

ção. Passados os momentos de crise e de privações, para se manterem intactas estas obras de recuperação deste monumento, conforme referido no texto da Lenda recentemente publicada, entre as quais, as intempéries e as inundações do local, sempre momentos de preocupações, devem por isso, em nosso entender, usar de todos os cuidados para não se perder este precioso monumento, mais que centenário. De notar, segundo o Provedor, parece existir uma segunda camada de pintura que será objecto de estudo, mas deverá provar da centenária existência do Mosteiro. Que seja tudo a bem de Fão e do seu espólio cultural e artístico. RAPAZES DO MEU TEMPO Quando encontramos esta foto com os seis rapazes do meu tempo, foi uma surpresa pois, éramos um grupo sempre em actividade, em Esposende. A data da foto, segundo a anotação, é de 14 de Julho de 1952. Teríamos 18 anos, sempre des-

12 de Fevereiro de 2010 |

21


JORNAL DE ESPOSENDE Jornal de Esposende - nº629 - 12/02/2010

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Jornal de Esposende - nº629 - 12/02/2010

Jornal de Esposende - nº629 - 12/02/2010

PUBLICIDADE

Aberto Até às 4horas (Sextas e Sábados) Freixieiro - Fonte Boa - Esposende Telf. 253 983 755 - 4740 Esposende

22 | 12 de Fevereiro de 2010


JORNAL DE ESPOSENDE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Industria

20€ por Pessoa

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

* A vida tem os seus momentos... torne-os inesquecíveis

Rua 1º de Dezembro - nº6 | 4740 - 226 Esposende Tel/Fax 253 965 549 | cunhavalejoias@gmail.com

12 de Fevereiro de 2010 |

23


JORNAL DE ESPOSENDE

Desporto Presidente do Hóquei Clube Fão orgulhoso da proeza das equipas jovens nesta época

Rui Abreu não esconde a enorme satisfação das equipas de juniores e de juvenis atingirem, pela primeira vez, no historial do clube fangueiro a participação em provas do campeonato nacional. Com 10 anos de vida o Hóquei Clube de Fão está também representado na Associação Nacional de Clubes de Patinagem, mais um feito para quem está no desporto por amor à camisola. A presença das equipas de juniores e de juvenis, no campeonato nacional, é um marco histórico na vida do clube? Rui Abreu: É claramente um marco histórico, dado que as eq-

uipas de formação do HC Fão, nunca tinham estado presentes no campeonato nacional. Uma vez a equipa de Infantis, tinha ganho um lugar no campeonato nacional, contudo nesse ano não foi possível, dado que a AP Minho não tinha direito a representantes devido ao número reduzido de equipas inscritas e deste modo não tinha cotas para colocar a equipa Fangueira. Este ano pela 1ª vez duas equipas alcançaram brilhantemente a qualificação, com todo o mérito. Este feito é sem sombra de dúvida dos atletas fangueiros, que ao longo destes anos deram muito do seu tempo e dedicação ao clube, sendo este um prémio muito merecido para eles, dado que muitos destes atletas estão no HC Fão, desde a fundação e foram os primeiros atletas a participar nos jogos. É fantástico ver uma equipa, que quando começou a competir perdia por mais de 30 golos e hoje é temida pelas equipas mais fortes. Este é um trabalho de muitos

anos, que agora começa a dar frutos e o clube está muito orgulhoso de todos os seus atletas. O que espera das duas equipas na referida competição? Acima de tudo que se divirtam a jogar Hóquei em Patins, dado que este desporto é aquele que os nossos atletas mais gostam de fazer. Muitos deles passavam o dia todo no pavilhão a treinar, contudo muitas vezes lá temos de os informar que a sua hora de treino terminou e estes vão para casa, contar as horas até ao próximo treino. Tratamse de experiências novas, com novos clubes de outras zonas do país. Com estes jogos a evolução dos atletas é diferente e melhora muito as suas margens de progressão. Vai ser divertido para os atletas jogarem contra equipas como o FC Porto e muitas outras com grande tradição e qualidade. Não temos qualquer meta ou objectivo traçado, pois o facto de chegarmos a um campeonato nacional, já é um feito e agora

JOÃO BENTA volta a pedalar

PUBLICIDADE

O ciclista João Benta vai cumprir a segunda época com sénior da equipa do Madeinox-Boavista, a temporada arranca nos próximos dias com a Prova de Abertura e a Volta ao Algarve. Benta que na temporada passada se tornou no primeiro ciclista profissional do concelho a participar na Volta a Portugal, vai pedalar pelos bons resultados em 2010. Como encara o arranque de mais uma época do ciclismo nacional? João Benta: Bem quanto a este início de época 2010, penso que a preparação vai bem encaminhada, muitas horas e muitos quilómetros (cerca de 6000 quilómetros de Dezembro até agora). Começo a competição a 14 de Fevereiro (Prova de Abertura) e logo de seguida de 17 a 21 na Volta ao Algarve onde já ao nível de competição vai ser bastante mais elevado devido ao número de equipas presentes, e onde muitas das quais já iniciaram a

24 | 12 de Fevereiro de 2010

sua época noutros países e que já vem um pouco rodados. No início de época sinto-me sempre um pouco nervoso por não saber bem como vou estar fisicamente, mas sinto-me bastante moralizado para esta nova época e com vontade de me afirmar no pelotão nacional onde espero conseguir isso alcançar. Quais são os objectivos a nível individual? Os meus objectivos para esta época passam por vencer uma corrida, sendo essa de um dia ou até uma corrida por etapas. Também espero ser útil para com a equipa em geral, quando assim for necessário, e algum colega de equipa se encontrar em melhor momento de forma do que eu. Participar na Volta a Portugal, pela segunda vez, está também no pensamento? Sim, participar na segunda Volta a Portugal está no pensamento, e é com esse pensamento que tenho a minha época planeada a poder me encontrar em boa forma física

nessa corrida a que nos ciclistas chama-mos de “ A Grandíssima “ e nela poder realizar um dos meus objectivos, que é lutar pela geral da camisola da Juventude. Paulo Gonçalves paulofernandogoncal@sapo.pt

tudo o que vier é benvindo. É claro que todos os jogos são para vencer, contudo não jogamos sozinhos e vamos jogar contra grandes equipas. Muitas vezes até somos superiores, contudo a experiencia dos outros clubes, a sorte e as arbitragens não nos deixam ir mais longe. Vamos até onde nos deixarem, com a certeza de dever cumprido. Recentemente foi eleito com representante do HC Fão, na Associação de Clubes, como surgiu o convite para integrar o elenco? Digamos que não se trata de um convite. O HC Fão é um dos mobilizadores e Fundadores da ANACP (Associação Nacional de Clubes de Patinagem), tendo estado desde a primeira hora, a trabalhar juntamente com todos os outros clubes, na formação desta Associação. A escritura aconteceu em Agosto de 2009, na Vila Fangueira. O HC Fão esteve na comissão instaladora e teve uma missão importante até à

apresentação da lista. Esta lista é uma congregação de clubes que trabalham e lutam para a dignificação da modalidade e o HC Fão, tem neste particular uma voz activa e responsável, no sentido de divulgar, dignificar e promover a patinagem. Relembre-se que ao abrigo do novo Regime Jurídico, a presente Associação tem direito a 35% dos votos nas Assembleias Gerais Federativas, facto que por um lado, obrigará os Clubes a um elevado senso na utilização do poder agora concedido, por força da Lei, por outro permitirlhes-á a apresentação de todas as propostas que entendam convenientes, para em conjunto com as estruturas associativas Distritais e a própria Federação de Patinagem de Portugal, se recolocar a Patinagem no lugar devido e merecido dentro do panorama desportivo português. Paulo Gonçalves paulofernandogoncal@sapo.pt


JORNAL DE ESPOSENDE

Futebol

Campeonato Nacional da 3ª Divisão Vindo de 2 derrotas consecutivas, o CF Fão reanimou-se na luta pela manutenção ao vencer pela primeira vez fora e logo no “derby” concelhio, numa partida que teve uma 2ª parte louca e emotiva, que o árbitro da partida ia estragando, valendo a grande correcção dos jogadores de ambas as equipas. 3 Golos, 2 “penalties” e 4 expulsões, atentam bem de como a parte com-

CLASSIFICAÇÃO 1º Mac. Cavaleiros, 38 2º Maria da Fonte, 32 pontos 4º Bragança, 30 5º Mirandela, 29 5º Valenciano, 27 6º Montalegre, 27 7º Limianos, 21 8º FC Marinhas, 19 9º Santa Maria, 18 11º CF Fão, 17 10º FC Amares, 16 12º Morais, 10

plementar da partida foi movimentada a aquecer dentro e fora do campo, embora diga-se com enorme correcção, atendendo à péssima actuação de Pedro Barbosa. 16ª Jornada: CF Fão, 0 SC Mirandela, 1 Santa Maria, 1 FC Marinhas,1 17ª Jornada: FC Marinhas, 1 CF Fão, 2

Fão vence “derby” quente Complexo Desportivo de Marinhas, 7 Fevereiro 2010 Árbitro: Pedro Barbosa (AF Porto), aux: Marco Araújo / Fernando Ferreira Péssimo trabalho, com prejuízo para as duas partes. Disciplina: Amarelos a Zito (9m), Jerónimo (14m e 66m), Paulo Nóvoa (30m), Luís Pedro (68m), Hélder Silva (70m), Tone Gomes (73m), Paulo Nibra (81m), Fial (85m), Pinho (87m), Nuno Gomes (90m) e Palheiras (92m). Vermelho: Jerónimo (66m), Mário Martins (73m), Mosca (75m) e Paulo Cunha (94m)

FC MARINHAS: Paulo Cunha; Tone Gomes, Mário Martins, Paulo Nibra e Sobrinho; Palheiras ©, P. Nóvoa (Nuno Gomes 82m), Rúben e Filipe Edgar (Marinho 68m); Bertinho (Rodrigo 60m) e Gil. Suplentes: Muchacho, Miguel, Chora e Nuno Gonçalves Treinador: Mário Souto CF FÃO: Pinho; Mosca, Rúben, Zito e Fial; Jerónimo, Tiago Bertolucci, Gil e Hélder Silva (Nandinho 87m); Ébongué (Luís Pedro 63m) e Carioca (Chiquinho 92m) Suplentes: Vítor Oliveira, Pedro Silva e Ruca Treinador: Jó Faria

FC Marinhas, 1 CF Fão, 2 Golos: Carioca (55m), Sobrinho (75m-gp) e Fial (82m-gp) Depois de uma primeira parte algo monótona e de pouca inspiração atacante, com alguma predominância marinhense, a segunda começou com um Fão mais atrevido, que se adiantou no marcador, num lance infeliz de Tone Gomes e bem aproveitado por Carioca. Já com o Fão reduzido a 10, por uma injusta expulsão de Jerónimo, o Marinhas chega

Mário Souto: “Penso que no primeiro tempo e início do segundo fomos mais equipa e poderíamos ter chegado primeiro á vantagem. No entanto, voltamos ver que o Fão só nos marca quando nós oferecemos os golos de bandeja, como já havia acontecido na 1ª volta. Este lance marcou muito a minha equipa que sentiu o efeito e depois quando o senhor árbitro decidiu acabar com o futebol, já ninguém teve calma para fazer mais nada. Ainda reagimos a tempo de fazer o empate, mas o árbitro com tantos erros acabou por enervar toda a gente e faltou o melhor discernimento para se fazer mais alguma coisa.”

Mário Souto deixou o comando técnico do FC Marinhas após a derrota ante o CF Fão, a direcção do clube marinhense já deu a conhecer que a nova equipa técnica será composta pelos professores Mota, França e Regado. Campeonatos Regionais ADE perde “derby”, mas recupera liderança

Classificação 1º ADE 34, 2º CC Taipas 32, 11º Apúlia, 22

Divisão de Honra A equipa de António Carlos que foi surpreendida pelo vizinho Apúlia, conseguiu recuperar a liderança, enquanto que os homens de Sérgio Lino estão em grande ascensão na tabela. 16ª Jornada AD Esposende, 1 GD Apúlia, 2 (Magno, Tiago e Gijo) 15ª Jornada Águias da Graça, 0 AD Esposende, 1 (Emanuel) GD Apúlia, 1 Vilaverdense, 1 (Marco)

1ª Divisão Vila Chã perde “derby” e Forjães a invencibilidade. A UD Vila Chã terminou a 1ª volta como a começou, com uma derrota e logo frente ao rival e vizinho Forjães, no seu próprio reduto. Mas a turma de Fernando Pires teve apenas uma semana de glória, já que foi perder na jornada seguinte e pela primeira vez na época no terreno do Gerês. 15.ª Jornada UD Vila Chã, 0 Forjães SC, 1 (Jimmy) 16ª Jornada

Vila Chã, 2 CDC Viatodos, 0 (Gabi e Carlos) GD Gerês, 3 Forjães SC, 0 Classificação 1ºTerras do Bouro 38, 2º Vila Chã, 38 pontos, 4º Forjães com 32 2ª Divisão Gandra ganha mesmo sem jogar. A surpreendente derrota do líder Pousa no Arentim, é um resultado motivador para o Gandra, que adiou o seu jogo no terreno do Tebosa, e está a apenas 3 pontos do líder. 15ª Jornada São Verísssimo, 2 Juv Belinho, 0 Juv. Mouquim, 1 Gandra FC, 4 (Rui Novais, Tiago, Bruno e Felgueiras)

Próxima jornada CF Fão-Valenciano e Maria da Fonte-FC Marinhas

à igualdade por Sobrinho numa grande penalidade, que com ajuda da Esposende TV, concluímos ter sido mal assinalada, pois a falta de Mosca, que acabou expulso aconteceu fora da área, já Mário Martins havia sido também expulso, quanto a nós também por excesso de zelo. Nova grande penalidade, a punir empurrão de Paulo Nibra a Zito, acabou por dar a vitória aos fangueiros, após boa execução de Fial.

Empate seria talvez o resultado mais justo, embora o Fão pelo facto de ter jogado 26 minutos com menos uma unidade, acaba por ter algum mérito num triunfo, que lhe era fundamental e estragou um pouco as contas para que a equipa de Mário Souto se aproxime do 6º lugar.

Jó Faria: “O Marinhas entrou melhor do que nós, que não conseguíamos segurar a bola na frente. Na 2ª parte entramos melhor a aproveitar o vento que soprava a favor e conseguimos marcar, curiosamente num lance daqueles em que normalmente nos acontece a nós. Conseguimos os 3 pontos que era o mais importante e que penso esta equipa mereceu, pois temos de tentar somar o máximo de pontos para na segunda fase termos mais hipóteses de alcançar a manutenção. Bem, depois não poderia deixar de falar neste árbitro que já o conhecemos há muito e com um “curriculum” que o precede.

Enervou toda a gente, arrogante e intimidatório com expulsões injustificadas e marcou-nos um penalty, que se realmente houve falta, já me disseram que foi fora da área. Eu gostava de respeitar todos os árbitros, até porque há muitos que o merecem, mas como este, sinceramente só merecia que lhe respondam à altura, pois foi uma falta de respeito, para com os jogadores, o público e toda esta gente de Fão e de marinhas, uma terra e um clube que merece todo o meu respeito e consideração, onde passei 4 fantásticos anos.

Antas FC, 1 SC Cabreiros, 2 16ª Jornada Juv. Belinho, 0 SC Cabreiros, 3 AD Carreira, 3 Antas FC, 0

José Belo

D. Tebosa-Gandra FC (adiado) Classificação 1º Pousa, 40 pontos, 2º Gandra com 37, 10º Antas FC com 16, 13º Belinho com 12

UD Vila Chã 12 de Fevereiro de 2010 |

25


JORNAL DE ESPOSENDE

Desporto

Esposende é o ponto de partida da aventura estrangeira de Pedro Mossoró – irmão da estrela do Sporting de Braga com quem reparte o apelido da cidade onde nasceram. O atleta aguarda a chegado do certificado internacional para poder começar a mostrar as suas qualidades futebolísticas e ajudar na caminhada

da AD Esposende rumo à subida à III Divisão Nacional. Nem o rigor do inverno português parece arrefecer a vontade de triunfar de Pedro Mossoró, cada vez mais com fome de bola. “Para qualquer brasileiro é um sonho poder jogar na Europa e eu não sou excepção”, começou por referir em entrevista ao Jornal de

Mossoró aguarda documentação para se estrear na AD Esposende

Esposende, reconhecendo imediatamente a influência do irmão nesta nova etapa na sua carreira: “Ele aconselhou-me a vir e está a ajudar-me no que vou precisando. Quase todos os dias falamos ao telefone e vamo-nos apoiando mutuamente”. A documentação necessária para poder ser inscrito na AD Espo-

sende continua a atrasar a sua estreia em Portugal. “Houve a questão do certificado internacional que demorou um pouco a chegar, havendo ainda por resolver uma outra questão relacionada com a A.F. Braga que está prestes a ser solucionada”, explicou Pedro Mossoró. Independentemente de não poder ainda dar o seu contributo à equipa, o atacante brasileiro está convicto da qualidade do plantel onde está inserido e que continua a lutar pela subida de divisão: “Sob a orientação do professor António Carlos, toda a equipa está a trabalhar para atingir esse objectivo. Já deu para ver que é um plantel com muita qualidade e com jogadores experientes como o Formoso ou o Postiga que já representaram equipas de outra dimensão”. Para muito breve deverá estar então reservada a estreia de Pedro Mossoró na equipa da AD Esposende: “Estou muito ansioso para poder jogar e provar o meu

valor. Estar de fora é muito complicado porque não posso ajudar os meus companheiros dentro de campo”, frisou, apontando como objectivo pessoal a renovação contrato que o liga ao clube, até porque a adaptação à cidade e a Portugal tem sido fácil: “Já estou habituado ao clima que é muito diferente do que tinha no Brasil. À parte disso, o futebol aqui implica mais trabalho físico mas isso não tem sido problema porque a minha vontade de trabalhar e triunfar é muito grande”. Para os adeptos que aguardam a estreia de Pedro Mossoró, logo se definiu como “um jogador agressivo, rápido e criativo que gosta de encarar os adversários e partir para cima deles”. Já o irmão, do seu ponto de vista, “é mais pensador, habilidoso que assiste frequentemente os colegas do ataque”.

A Câmara Municipal e a Esposende 2000, em parceria com o Centro Social da Juventude de Mar, vão organizar o VII Torneio de Carnaval de Andebol Feminino, entre amanhã e a próxima terça-feira. Este evento desportivo irá decorrer no Pavilhão da Escola EB 2,3 António Correia de Oliveira e no Pavilhão Gimnodesportivo do Centro Social da Juventude de Mar. Esta sétima edição contará com 18 equipas dos es-

calões de Infantis, Iniciadas e Juvenis, num total de cerca de 330 atletas, estando presentes os principais Clubes de Formação da modalidade, sendo o Centro Social da Juventude de Mar o representante do concelho de Esposende, com 4 equipas, a que se juntam o Santa Isabel, a Académica de Espinho, o CALE, o Colégio de Gaia, o Alpendorada e o Maia Stars.

VII Torneio de Carnaval de Andebol Feminino

Karaté

Foi um enorme êxito a realização do I Torneio Inter estilos “Fão Kumite Open”, da responsabilidade da AKA de Apúlia e que contou com 19 equipas e 200 atletas, que chamaram muita gente ao Pavilhão Gimnodesportivo de Fão e que foi uma excelente propaganda para a modalidade, principal objectivo dos responsáveis da Academia de Karaté de Apúlia. No dia 31 de Janeiro a vila fangueira foi a “capital” das artes marciais no concelho, 26 | 12 de Fevereiro de 2010

que chamou muitos curiosos e teve a colaboração da Câmara, Junta de Freguesia, ZEMA desportos e Forbody, pelos que o presidente do clube José Ribeiro pode bem estar orgulhoso. Jonas Vilar, treinador e dirigente desta colectividade confessou-nos a grande satisfação pelo sucesso do evento e o quanto esta modalidade tem evoluído, crescido e prestigiado o desporto do concelho.

Miguel Pinto miguel.pinto@esposendetv.com.pt

Caminhada ADRC de Fonte Boa organiza “Caminhada de Carnaval” Virada agora para as camadas jovens e para a realização de outros eventos desportivos mais envolventes, populares e para o maior número de praticantes, a direcção da ADCR de Fonte Boa, leva a efeito na próxima Terça-feira de Carnaval uma Caminhada, aberta a todo o público e que partirá do adro da Igreja Paroquial, passando pelo Rio Cávado e terminando na Praia de Ofir, em Fão.


PUBLICIDADE

JORNAL DE ESPOSENDE

Esposende TV de novo em canal aberto

Depois de um curto período de emissão em circuito fechado, a administração da Esposende TV decidiu voltar a disponibilizar o canal em regime livre e sem qualquer encargo financeiro para o utilizador. Esta tomada de posição é consequência de uma análise profunda aos constrangimentos económicos e financeiros que afectam actualmente a população portuguesa, em geral, e a comunidade minhota, na qual se inclui o concelho de Esposende, em particular.

A administração da Esposende TV teve também em especial consideração os pedidos de centenas de habituais utilizadores que, dado o actual cenário de crise, mostraram incapacidade de poderem contribuir, no tempo presente, com o pagamento de uma assinatura com valor meramente simbólico, destinada exclusivamente a suportar os encargos mensais inerentes a um projecto desta dimensão e que se quer maior para o futuro. A administração da Espo-

sende TV foi ainda sensível às reacções adversas de uma grande parte dos utilizadores, dando conta de algumas dificuldades no manuseamento de ferramentas informáticas relacionadas com todo o processo de registo nos vários planos de assinatura então propostos. Pelos motivos descritos, a administração da Esposende TV decidiu continuar a suportar todos os custos referentes à manutenção do canal em regime livre, definindo outras linhas de ori-

entação de forma a garantir a obtenção das receitas necessárias à viabilidade deste canal televisivo na Internet. Assim, será de vital importância que este novo projecto seja abraçado e apoiado por comerciantes, empresários, industriais e instituições públicas, reforçando parcerias e sinergias em torno de um projecto que mais não pretende do que divulgar e reforçar a imagem do concelho de Esposende e da região onde está inserido. Tal como prova o Jornal de

Esposende – pertencente a este mesmo grupo de comunicação e com distribuição gratuita – o concelho beneficiará mais ainda com uma televisão forte, dinâmica, criativa e informativa. Em nota final, fica a garantia de que as dezenas de utilizadores já registados serão contactados, nos próximos dias, de forma a acertar o método mais rápido e eficaz para a restituição das verbas entretanto liquidadas. A administração

12 de Fevereiro de 2010 |

27


JORNAL DE ESPOSENDE Jornal de Esposende - nยบ629 - 12/02/2010

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Jornal de Esposende - nยบ629 - 12/02/2010

28 | 12 de Fevereiro de 2010

Jornal de Esposende - nยบ629 - 12/02/2010

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Jornal de Esposende - nยบ629 - 12/02/2010


JORNAL DE ESPOSENDE

Lona Impressa desde 8,99/m2 Vinil Impressão ou Corte desde 9,99€/m2 500 Cartões Comerciais só 34,99€

PUBLICIDADE & DESIGN

Decor Montras e Viaturas | Reclamos | Placas | Lonas Imagem Corporativa | Estudos de Cor e Imagem | Etc.

GRÁFICA

Cartões de Visita | Envelopes | Etiquetas | Facturas Cartazes | Desdobráveis |Flyer’s | Revistas | Etc.

Loja da Fotografia

www.lojadafotografia.webs.com

web _ www.jorgefotografo.webs.com e-mail _ jorgefotografo@hotmail.com jorgefotografo@photographer.net

Fotos Família - Books Fotográficos - Moda e Desporto Eventos Sociais - Casamentos/Baptizados - Congressos/Exposições - Bares/Discotecas

PUBLICIDADE

Fotos Jorge Fotógrafo

12 de Fevereiro de 2010 |

29


JORNAL DE ESPOSENDE

MÓVEIS SANTOS

Tudo para manualidades

carpintaria

Dia dos Namorados

ANOS 1979 - 2009

Aulas Workshops Demonstrações grátis

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

30 | 12 de Fevereiro de 2010

4740-274 Esposende

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Email. artcenter_esposende@hotmail.com Tel. 253 966 024 / 965 892 376 Rua Eng. Custódio Vilas Boas, Edifício Vila Sudeste, Loja 3

Telf/Fax: 253 962 405 E-mail: moveissantos@sapo.pt Lugar do Bouro - Gandra Esposende


JORNAL DE ESPOSENDE Bicicleta movida a Electricidade

ALUGO | VENDO 2 Loja para escritório com 70m WC | Terraço | Elevador 1º Andar | Centro da Cidade

PUBLICIDADE

Lampreia do Rio Minho | Sável

Inicio da Rua 1º Dezembro

Vende-se em estado de nova com carga para 100 Km e de 25 velocidades.

963 920 052 Esposende

916 127 056 Esposende

PUBLICIDADE

PEIXARIA AVENIDA

Gostas de Jornalismo? Então junta-te a nós.

PEIXE FRESCO TODOS OS DIAS - ESPOSENDE Abastecedora: Cantinas | Hóteis | Restaurantes TELM.: 963 079 101 TELM.: 963 079 101

Envie o seu email para: jornaldeesposende@sapo.pt

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Recrutamos colaboradores em todas as freguesia do nosso concelho.

Publicidade

PASTELARIA SALÃO DE CHÃ R

Jornal de Esposende - EsposendeTV

Pastelaria

Quinzenário gratuito - A sua Televisão na Internet Todas as variedades de Bolos Tartes de Fruta

Doce de Ovos Pastelaria

FRUTAS VIANA & NOGUEIRA

www.esposendetv.com.pt

Promova de forma fácil e eficaz A sua empresa; os seus produtos os seus serviços Contacte-nos 925 662 404 publicidade@esposendetv.com.pt VENDO

ATvidros

Armindo Torre

PUBLICIDADE PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Ofir - Fão

Apúlia Mar apartamento T3 Óptimas áreas, piscina, ténis, garagem. Junto à praia. Telf. 966 009 207

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE PUBLICIDADE

Aberto Até as 02:00h Av. António Veiga Telf. 253 983 374

Apart. T3 Duplex (tipo moradia) Garagem fechada, log. c/ 60m, piscina e ténis. Rua Pinhal da Foz nº31 r/c dto. Junto ao hotel Suave Mar. Só Visto! 165.000€ negociável Contacto: 919 371 367

Terreno 2000m2 Viabilidade de construção Contacto: 966 009 207

VENDO

VENDE-SE

Francesinhas Especiais Cachorros Especiais Pregos no Prato

Esposende | Junto à Matriz | T. 253 967 190 www.esporent.com | geral@esporent.com

VENDO

Rua Artur Sobral | Fão | Telm: 913 253 471 913 259 046

CAFETARIA TODAVIA

Apúlia Mar apartamento T3 Óptimas áreas, piscina, ténis, garagem. Junto à praia. Telf. 966 009 207

CENTRO DE CURVOS

Qualidade e Excelência

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

FRUTAS & LEGUMES ARMAZENISTA/DISTRIBUIÇÃO Restaurantes – Hotéis – Bares Cantinas – Hospitais Consulte os nossos preços. Contacto: 963 987 049 Esposende

PUBLICIDADE

Vidros | Espelhos Portas em Vidro | Vidros Lacados

PUBLICIDADE

Largo da Matriz, 4/7 - 4740 Esposende | Telf. 253 962 240

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Brôinhas de ovos Todas as variedades de Bolos Delícias de ovos Tartes de Fruta Papos de Anjo Fabrico Diário Doce de Ovos Todo tipo de pastelaria fina Brôinhas Largo da Matriz, 4/7 - 4740 Esposende | Telf.de 253ovos 962 240 Baptizados Delícias de ovos Casamentos Papos de Anjo

12 de Fevereiro de 2010 |

31


LOCAIS DE DISTRIBUIÇÃO GRATUITA : ESPOSENDE: BAZAR SERRA SERRA DA SORTE CONFEITARIA PRIMOROSA NÉLIA LOJA KELI PAPELARIA CÁVADO PÉNORIO BAR & RESTAURANTE CAFÉ MACIEL MARISITA 4 PIZZARIA SIAMO IN DUE FÃO: CAFÉ TODAVIA PÃ-PÃ PAPELARIA GALÁCTICA PADARIA-PASTELARIA 3º GERAÇÃO PÃO QUENTE S.BARTOLOMEU DO MAR: CAFÉ MARANHÃO

Sérgio do Fôjo

BELINHO: CAFÉ AVENIDA MARINHAS: BEM ESTAR 2 BELMAR APÚLIA: CAFÉ RAFAEL PIZZARIA URBANUS FONTE BOA: CAFÉ TÁ-SE BEM CAFÉ BOA FONTE RIO TINTO: CAFÉ PIMENTA GANDRA: CAFÉ DO PAÇO S.PAIO DE ANTAS: CAFÉ NOVA ERA FORJÃES: CAFÉ NOVO VILA-CHÃ: CAFÉ PRINCIPAL

O rebelde sonhador No rosto sinais de muitas noites em branco e de muitas fainas no rio e no mar. Sérgio do Fôjo é assim que gosta de ser tratado, este defensor do ambiente. Entre as suas histórias, recorda com nostalgia a sua passagem por Timor entre 1969 e 1972 onde cumpriu o serviço militar. Era um soldado maratonista e até se esqueceu das vezes, que percorreu montes e vales para entregar as mensagens” naquela altura não existiam os telemóveis e eu levava as mensagens a pé,

PALMEIRA DE FARO: TROPICAL CAFFÉ GEMESES: CAFÉ STOP 5 CAFÉ CASEIRO CAFÉ CRUZ CURVOS: CAFÉ JUVENTUDE BARCELOS: CASA TEMTUDO

PUBLICIDADE

BRAGA: COLINATRUM A BRASILEIRA QUIOSQUE DA ARCADA QUIOSQUE NANI

corria 30 a 40 quilómetros para as fazer chegar ao destino, subia e descia montanhas, muitas vezes chorei com saudades de Fão” Mas foi em Fão, que Sérgio passou os melhores momentos da vida, ainda pequeno corria em direcção ao rio, estudou na escola Amorim Campos onde diz que “aprendeu” muito com as professoras Maria Celeste e Helena Amaro Correia. Desde 1974 passa a liderar o “Fôjo” a casa dos pescadores, situada junto da

margem esquerda do Rio Cávado, por aqueles espaço as noites são mais longas, e das quais guarda grandes recordações das décadas de 70 e 80 em que o Ofir estava no topo, com chegadas de turistas de todos os cantos do mundo”esses tempos foram fabulosos, noitadas com muita música e copos à mistura” Entre os seus desabafos deste “rebelde sonhador” como se define, Sérgio lembra que de tanto adorar a natureza, em 1993, comprou 1300 patos e colocou

os mesmos no rio, para dar um colorido diferente. Agora com 61 anos só quer continuar a viver, a ter a sua política, a promover festas, no entanto o seu sonho passa por publicar centenas de textos todos ainda “virgens” que retratam a vida deste fangueiro e da comunidade piscatória. As histórias de Sérgio do Fôjo estão em destaque na www.esposendetv.com.pt Paulo Gonçalves paulofernandogoncal@sapo.pt


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.