


A formação na ESEnfC é valorizada em muitos países do mundo.
A ESEnfC dá uma formação global aos estudantes, voltada para o Humanismo e pensada para a complexidade multicultural.
A ESEnfC é uma Escola Empreendedora, que tem muitos estudantes premiados por terem desenvolvido ideias de negócio, projetos criativos e com forte inovação.
A ESEnfC é a Escola em Portugal com mais mobilidade Internacional de estudantes.
3ºSEMESTRE
UNIDADES CURRICULARES Horas
Enfermagem em Situações de Dependência no Autocuidado
Patologia Sistémica
Farmacologia e Terapêutica
Enfermagem do Idoso e Geriatria
Psicologia da Saúde
Ensino Clínico em Situações de Défice no Autocuidado (a)
45H 3 ECTS
45H 3 ECTS
45H 3 ECTS
54H 3 ECTS
45H 3 ECTS
255H 15 ECTS
8 ºSEMESTRE
3ºANO
5 E 6 ºSEMESTRES
UNIDADES CURRICULARES Horas totais
Ensino Clínico em Cuidados de Saúde Primários (a) 510H 30 ECTS
Ensino Clínico em Cuidados Hospitalares (a) 510H 30 ECTS
(a) Ensino Clínico no n.º 5 do artigo 31.º da Diretiva 2005/36/CE.
(b) A definir anualmente pelo órgão competente.
(c) Unidades Curriculares Integradores do Ensino Clínico Opcional I e II
(d) Inclui a apresentação do projeto de estágio, início da monografia e módulo TP de Prática
Baseado em Evidências. Ensino Clínico definido no n.º 5, do artigo 31.º da Diretiva 2005/36/CE.
(e) Inclui a apresentação de uma monografia e um seminário de enfermagem transcultural.
Ensino Clínico definido no n.º 5 do artigo 31.º da Diretiva 2005/36/CE.
Na Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), estamos atentos aos desafios do espaço europeu de ensino superior, mas também à crescente procura, no mercado internacional, de profissionais de Enfermagem preparados para a realidade transcultural e com competências para lidarem com uma variedade de cenários.
Por isso, oferecemos um atrativo ensino com uma forte componente prática, que aposta no trabalho do estudante, na aprendizagem para a resolução de problemas e na formação para o empreendedorismo.
Seguimos um modelo de formação centrado nos estudantes, que se baseia no desenvolvimento de competências, e apostamos num modelo inovador de acompanhamento dos estudantes pelos professores.
Estão previstas horas tutorais, horas de trabalho de campo, horas de trabalho individual e de avaliação.
O curso de 1.º ciclo (licenciatura) contempla quase três mil horas de ensino clínico, ministrado em algumas das melhores instituições de saúde em Portugal, o que permite o contacto direto com os utentes e com as respetivas famílias. Para a qualidade do ensino prático, muito contribui a aposta que na ESEnfC fazemos na permanente atualização dos laboratórios de práticas clínicas simuladas e da autoformação dos nossos docentes. Podemos afirmar que estamos na vanguarda em matéria de aquisição de equipamentos e de tecnologias para o ensino.
É, assim, possível recriar diversos ambientes de cuidados: sala de partos, cuidados intensivos, cuidados intermédios, de reabilitação, unidade de internamento para pessoas com alterações da mobilidade...
Os simuladores de alta e média fidelidade existentes, para lá de nos permitirem ensaiar e simular os cuidados a prestar ao verdadeiro utente, permitem a interação humana e a avaliação da eficácia dos cuidados prestados. Permitem-nos, portanto, uma maior interação do professor com o aluno e do aluno e do professor com os confextos específicos.
Os nossos laboratórios são, também, espaços de investigação e de desenvolvimento, vocacionados para a inovação, para outras formas de prestação de cuidados e de metodologias de ensino. Alguns laboratórios destinamse ao desenvolvimento de competências nas áreas de Enfermagem de Saúde Mental, Enfermagem de Saúde Comunitária e Familiar e Enfermagem Médico-Cirúrgica.
A ESEnfC dispõe de um conjunto de modernos laboratórios distribuídos por ambos os Polos de ensino, com tecnologias inovadoras de aprendizagem para proporcionar o desenvolvimento de competências técnicas e não técnicas aos estudantes.
Tendo como prioridade os alunos bolseiros, o Serviço de Alojamentos da ESEnfC visa proporcionar aos estudantes uma habitação condigna, facilitando-lhes a inserção no meio académico. A ESEnfC dispõe de uma residência com uma capacidade global de 168 lugares, distribuídos por quatro pisos habitacionais e nove alas.
A BAAS consiste num programa de apoio desenvolvido pela ESEnfC, para os seus estudantes, em que são atribuídas algumas atividades supervisionadas que complementam a missão da ESEnfC, que não configuram necessidades permanentes, permitindo aos estudantes envolvidos um apoio social que colmata carências financeiras.
O “Programa de Apoio ao Ensino Clínico fora do Concelho de Coimbra e do Concelho de Residência do Estudante” (PAEC), que possibilita o acesso aos estudantes da ESEnfC, quando colocados em ensinos clínicos, fora do concelho de Coimbra e fora do seu concelho de residência de origem, apoio para minimizar os custos dessa deslocação.
A ESEnfC aprovou um Programa de Apoio Social de Equipamento Informático (PASEI), que possibilita o acesso a equipamentos informáticos, nomeadamente aos/às estudantes que não tenham condições financeiras para os adquirir, sendo estes fundamentais para o seu percurso académico.
Os estudantes têm acesso a uma variada escolha de pratos com o preço de Refeição Social.
Incentivamos os nossos estudantes a serem dinâmicos e proativos na conceção de ideias e no desenvolvimento de projetos na área da saúde.
Fazemos despontar oportunidades de negócio, fomentando uma crescente cultura empreendedora na comunidade educativa.
Cerca de 400 estudantes da ESEnfC participaram, nos últimos 15 anos, no concurso regional Poliempreende, realizado em Portugal, no âmbito do qual apresentaram uma centena de projetos.
Temos sido, nos últimos anos, das instituições de ensino superior em Portugal com maior número de pedidos de invenções. Contabilizamos já 18 patentes de invenção, 27 pedidos provisórios de patente e 13 modelos de utilidade.
Na cidade de Coimbra, as tradições académicas, como a Queima das Fitas em maio e a Festa das Latas em outubro, têm grande adesão dos estudantes e impactam a vida da cidade. Além disso, a cerimónia de graduação na Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, após quatro anos de formação, reúne familiares e amigos para a entrega de diplomas e juramento dos novos enfermeiros, marcando um momento emotivo de despedida dos colegas e professores.