Issuu on Google+

REESCRITA

GABRIELA NAVARINI E ISABELA LIPORACE 1ยบ ANO D - 2012


APRESENTAÇÃO AO LONGO DO TERCEIRO TRIMESTRE AS CRIANÇAS DO 1º ANO REALIZARAM EM DUPLA UM TRABALHO DE PRODUÇÃO DE TEXTOS A PARTIR DE HISTÓRIAS MUITO APRECIADAS POR ELAS - OS CONTOS TRADICIONAIS. NESSE PROCESSO, COM AJUDA DAS PROFESSORAS E DOS PARCEIROS, TIVERAM O DESAFIO DE REESCREVER UM CONTO CONHECIDO, CUIDANDO DE ASPECTOS IMPORTANTES COMO: O USO DE UMA LINGUAGEM ADEQUADA AO GÊNERO, A ORDEM DOS EPISÓDIOS E A CARACTERIZAÇÃO DE PERSONAGENS E CENÁRIOS. PRECISARAM PENSAR TAMBÉM SOBRE O FUNCIONAMENTO DO SISTEMA DE ESCRITA. ALÉM DOS MOMENTOS DE PRODUÇÃO DO TEXTO, AS CRIANÇAS FORAM COLOCADAS EM SITUAÇÕES DE REVISÃO, RELENDO E ACRESCENTANDO TRECHOS DA HISTÓRIA PARA QUE ELA SE TORNASSE CADA VEZ MELHOR. A REVISÃO ORTOGRÁFICA FOI OUTRO FOCO DE TRABALHO. AS CRIANÇAS PUDERAM CUIDAR DA ESCRITA CONVENCIONAL DAS PALAVRAS DE USO FREQUENTE E AO ESCREVER E DIGITAR OS TEXTOS EM DUPLAS, SE ATENTARAM TAMBÉM À TROCA E OMISSÃO DE LETRAS EM ALGUMAS PALAVRAS. É IMPORTANTE PONTUAR QUE, NESSE MOMENTO, NÃO TEMOS A EXPECTATIVA QUE AS CRIANÇAS PRODUZAM RESPEITANDO DE FORMA CONVENCIONAL AS REGULARIDADES E REGRAS ORTOGRÁFICAS, ASSIM, VOCÊS VERIFICARÃO QUE ESCREVERAM DA FORMA COMO CONSEGUEM FAZÊ-LO. A PONTUAÇÃO FOI UM ASPECTO CUIDADO PELAS PROFESSORAS, PARA GARANTIR MAIOR CLAREZA AOS LEITORES. AS HISTÓRIAS PRODUZIDAS PELAS CRIANÇAS GANHARAM ILUSTRAÇÕES TAMBÉM FEITAS POR ELAS, DANDO ORIGEM A ESTE LIVRO DIGITAL. APROVEITEM ESTE MOMENTO LENDO AS HISTÓRIAS NA COMPANHIA DAS CRIANÇAS. MARCELA E RAISA



GRETEL, A ESPERTA

 ERA UMA VEZ UMA MULHER QUE SE CHAMAVA GRETEL. ELA USAVA SAPATOS VERMELHOS E SE ACHAVA MUITO BONITA. QUANDO SAÍA DE CASA REBOLAVA DE UM LADO PARA O OUTRO E ERA MUITO FELIZ. GRETEL ERA UMA COZINHEIRA E GOSTAVA DE BEBER VINHO. QUANDO TOMAVA UM GOLE FICAVA COM VONTADE DE COMER E PENSAVA “UMA BOA COZINHEIRA PRECISA EXPERIMENTAR A COMIDA!”. UM DIA O PATRÃO FALOU: - HOJE DE NOITE UM CONVIDADO VAI VIR PARA O JANTAR, ENTÃO QUERO QUE VOCÊ COZINHE DUAS GALINHAS. - SIM PATRÃO – DISSE GRETEL.


GRETEL, A ESPERTA

A COZINHEIRA MATOU AS GALINHAS, TIROU AS PENAS, TEMPEROU E COLOCOU NO FORNO. AS GALINHAS COMEÇARAM A FICAR TOSTADAS E O CONVIDADO AINDA NÃO TINHA CHEGADO. GRETEL FALA PARA O PATRÃO: -O CONVIDADO ESTÁ DEMORANDO MUITO, AS GALINHAS JÁ ESTÃO SUCULENTAS, SERÁ UMA PENA SE ELAS NÃO FOREM COMIDAS LOGO, VOU TIRÁ-LAS DO FOGO. O PATRÃO DIZ: ENTÃO VOU BUSCAR O CONVIDADO.


GRETEL, A ESPERTA

 GRETEL ESTAVA CANSADA DE ESPERAR E PENSOU: “ESTOU SUADA E COM SEDE, VOU PEGAR UM VINHO NA ADEGA”. ELA PEGOU TOMOU UM GOLE E DISSE: -DEUS TE ABENÇOE GRETEL! COLOCA NOVAMENTE AS GALINHAS NO FORNO E ACHA QUE ESTÁ FALTANDO ALGUMA COISA, PROVA A GALINHA COLOCANDO O DEDO E DEPOIS LAMBENDO. ELA ESPIA PELA JANELA PARA VER SE O PATRÃO E O CONVIDADO ESTÃO CHEGANDO E PENSA QUE PODEM TER IDO JANTAR EM OUTRO LUGAR. E ACHA QUE SE ESPERAR MUITO AS GALINHAS VÃO QUEIMAR. ELA RESOLVE TIRAR UMA ASA PARA NÃO QUEIMAR, COME E DIZ: “ESTÁ MUITO BOA!”.


GRETEL, A ESPERTA

 GRETEL PENSA QUE O PATRÃO VAI PERCEBER QUE FALTA ALGUMA COISA E COME A OUTRA ASA. VAI ATÉ A JANELA ESPIA NOVAMENTE. COMO ELES NÃO CHEGAM ELA CORRE DE NOVO PARA ADEGA TOMA VINHO E COME UMA GALINHA INTEIRA. E PENSA “O LUGAR BOM PARA UMA GALINHA É ESTAR JUNTO COM A OUTRA”, TOMA MAIS UM GOLE DE VINHO E DECIDE COMER A OUTRA GALINHA. QUANDO ESTAVA NO MEIO DA COMILANÇA O PATRÃO CHEGOU E GRITOU: (PRODUÇÃO TEXTUAL COLETIVA)


GRETEL, A ESPERTA

- GRETEL O CONVIDADO ESTA CHEGANDO, VOU AFIAR A FACA COLOQUI AS GALINHAS NA MESA. - SIN CENHOR – DISSI A GRETEL. ENQUANTO O PATRÃO ESTAVA AFIANDO A FACA O CONVIDADO BATE NA PORTA E GRETEL VAI VER QUEM É, QUANDO VIU O CONVIDADO ELA POEN OS DEDOS NOS LABIOS E FALA:

(PRODUÇÃO TEXTUAL EM DUPLA)


GRETEL, A ESPERTA

 SILENCIO, O PATRÃO TE CONVIDOU PARA JANTAR MAIS ELE QUER CORTAR SUAS DUAS ORELHAS, ESCUTE SÓ O BARULHO DA FACA “CHICHI”. E O CONVIDADO FOGE ASSUSTADO. GRETEL NÃO PERDI TEMPO E GRITA PARA O PATRÃO: - BELO CONVIDADO O SENHOR FOI TRAZER! - PORQUE VOCÊ ESTA FALANDO ISSO – DISE O PATRÃO. O SEU CONVIDADO PEGOU AS DUAS GALINHAS NA TRAVESA E SAIU CORRENDO.


GRETEL, A ESPERTA

SE PELO MENOS DEIXASSE UMA GALINHA NÃO FICARIA COM FOME! O PATRÃO TENTOU CHAMAR O RAPAIS MAIS ELE NÃO OUVIA, ENTÃO SAIU CORRENDO COM O FACÃO NA MÃO GRITANDO: - SO UMA SO UMA! MAIS O CONVIDADO PENSOU QUE ERA SO UMA ORELHA E FUGIU MAIS RAPIDO POSÍVEL PARA LEVAR PARA CASA AS SUAS ORELHAS.


FIM 


livro digital 1ano D Gretel GABRIELA N E ISABELA L rev