Issuu on Google+

O LOBO E OS SETE CABRITINHOS ANTONIO E LUIZ EDUARDO


REESCRITA 1o ANO

APRESENTAÇÃO AO LONGO DO TERCEIRO TRIMESTRE AS CRIANÇAS DO 1º ANO REALIZARAM UM TRABALHO DE PRODUÇÃO DE TEXTOS A PARTIR DE HISTÓRIAS MUITO APRECIADAS POR ELAS – OS CONTOS TRADICIONAIS. NESTE PROCESSO, COM AJUDA DAS PROFESSORAS E DOS PARCEIROS, TIVERAM O DESAFIO DE REESCREVER UM CONTO CONHECIDO, CUIDANDO DE ASPECTOS IMPORTANTES COMO: O USO DE UMA LINGUAGEM ADEQUADA AO GÊNERO, A ORDEM DOS EPISÓDIOS E A CARACTERIZAÇÃO DE PERSONAGENS E CENÁRIOS.

A PRIMEIRA METADE DO CONTO FOI ESCRITA COLETIVAMENTE, TENDO A PROFESSORA COMO ESCRIBA E A SEGUNDA PARTE EM DUPLAS E TRIOS. NOS MOMENTOS DE PRODUÇÃO, AS CRIANÇAS PRECISARAM PENSAR INTENSAMENTE SOBRE ASPECTOS RELACIONADOS AO SISTEMA DE ESCRITA E FORAM COLOCADAS EM SITUAÇÕES DE REVISÃO TEXTUAL, RELENDO E ACRESCENTANDO TRECHOS DA HISTÓRIA PARA QUE ELA SE TORNASSE CADA VEZ MELHOR.


REESCRITA 1o ANO

AS CRIANÇAS FORAM ORIENTADAS A CUIDAR DA ESCRITA CONVENCIONAL DAS PALAVRAS DE USO FREQUENTE E, AO ESCREVER E DIGITAR OS TEXTOS, PUDERAM ATENTAR-SE À TROCA E OMISSÃO DE LETRAS EM ALGUMAS PALAVRAS, CORRIGINDO-AS. É IMPORTANTE PONTUAR QUE, NESTE MOMENTO, NÃO TEMOS A EXPECTATIVA DE QUE AS CRIANÇAS ESCREVAM RESPEITANDO DE FORMA CONVENCIONAL TODAS AS REGULARIDADES E REGRAS ORTOGRÁFICAS, ASSIM, VOCÊS VERIFICARÃO QUE ESCREVERAM DA FORMA COMO SABEM FAZÊ-LO, DANDO O SEU MELHOR. A PONTUAÇÃO FOI UM ASPECTO CUIDADO PELAS PROFESSORAS PARA GARANTIR MAIOR CLAREZA AOS LEITORES. AS HISTÓRIAS GANHARAM LINDAS ILUSTRAÇÕES, TAMBÉM FEITAS PELOS ALUNOS, DANDO ORIGEM A ESTE LIVRO DIGITAL. APROVEITEM O MOMENTO LENDO AS HISTÓRIAS NA COMPANHIA DAS CRIANÇAS. PARABÉNS PELO SEU TRABALHO CRIANÇAS! COM CARINHO DE SUAS PROFESSORAS, BRAZILIA E FERNANDA FERRÉ.


REESCRITA 1o ANO

ERA UMA VEZ UMA VELHA CABRA QUE TINHA SETE CABRITINHOS. UM DIA A MÃE TEVE QUE IR À FLORESTA BUSCAR COMIDA E ACONSELHOU SEUS FILHOS:

FILHINHOS, TOMEM CUIDADO COM O LOBO E NÃO DEIXEM NINGUÉM ENTRAR EM CASA. O LOBO TEM VOZ ROUCA E PATA PRETA E SE ELE ENTRAR AQUI, VAI DEVORAR TODOS E NÃO SOBRARÁ NENHUM PELINHO. - ESTÁ BEM, MAMÃE.


REESCRITA 1o ANO

A MÃE ENTÃO SAIU E FECHOU A PORTA. O LOBO QUE VIU DONA CABRA SAINDO DE CASA, FOI CORRENDO PARA LÁ. CHEGANDO NA CASINHA, ELE BATEU NA PORTA E DISSE: - ABRAM A PORTA MEUS FILHINHOS. SOU A MAMÃE CABRA E TROUXE UMAS LEMBRANCINHAS PARA VOCÊS. OS CABRITINHOS NÃO ACREDITARAM POR CAUSA DA VOZ ROUCA E DISSERAM: - NÃO VAMOS ABRIR A PORTA, VOCÊ É O LOBO!


REESCRITA 1o ANO

ENTÃO O LOBO FOI AO MERCADINHO E COMPROU UM PEDAÇO DE GIZ. ELE ENGOLIU O GIZ PARA FICAR COM A VOZ FINA E CORREU MAIS UMA VEZ PARA A CASA DOS CABRITINHOS. - CABRITINHOS, CABRITINHOS, SOU A MAMÃE, ABRAM A PORTA.

MAS SEM QUERER, O LOBO APOIOU A PATA PRETA NA JANELA E OS CABRITINHOS QUE NÃO ERAM NADA BOBOS DISSERAM:

- NÃO VAMOS ABRIR A PORTA PORQUE VOCÊ TEM A PATA PRETA E É O LOBO!


REESCRITA 1o ANO

ENTÃO O ESPERTALHÃO FOI AO MOLEIRO E PEDIU PARA QUE ELE PASSASSE FARINHA EM SEU EMPLASTRO PARA FICAR BRANCO, POIS A MAMÃE CABRA TEM PATA BRANCA. NO ENTANTO, O MOLEIRO DESCONFIOU QUE O LOBO QUERIA ENGANAR ALGUÉM E DISSE NÃO, AO QUE O LOBO RESPONDEU: - SE VOCÊ NÃO PASSAR A FARINHA NO MEU EMPLASTRO EU TE COMO!


REESCRITA 1o ANO

O MOLEIRO COM MEDO, PASSA A FARINHA NA PATA DO LOBO E MAIS UMA VEZ, O MALVADO VAI PARA A CASA DOS CABRITINHOS E BATE NA PORTA, TOC, TOC, TOC: - CHEGUEI MEUS FILHINHOS, ABRAM A PORTA QUE EU TROUXE MUITA COMIDA. OS CABRITINHOS PEDIRAM ENTテグ: - MOSTRE SUA PATA! E QUANDO O LOBO MOSTROU SUA PATA BRANQUINHA, OS CABRITINHOS ACREDITARAM E ABRIRAM A PORTA.

(ESCRITA COLETIVA)


REESCRITA 1o ANO

I OS CABRITINHOS PULARAM DE SUSTO CUANDO O LOBO ENTROU ISISCONDERテグ. O ESPERTALHテグ ACHOU TODOS QUE ELE DEVOROU, MENOS UM, O MENOR CABRITINHO QUE ESTAVA NO RELOGO DE PENDOLO. ENTテグ O LOBO FUGIU PARA FLORESTA E FOI DORMI DIBACHO DA ARVORE COM A PANSA BEM CHEIA.


REESCRITA 1o ANO

CUANDO A Mテウ CHEGOU VIU A CASA TODA DESTRUIDA IA Mテウ CHAMOU TODOS OS CABRITINHOS E A CABRA OLVIU UMA VOZ FINA FALANDO ASSIM: - ESTOU AQUI NO RELOGO DE PENDOLO.

A Mテウ FOI CORRENDO PARA O RELOGO DE PENDOLO E ELA ABRU A CACHA E SE ALEGROU PURVE O CABRITINHO ESTAVA VIVO.


REESCRITA 1o ANO

ENTÃO A MÃE DISE VAMOS PROCURAR O LOBO OS DOIS SAIRÃO E O FILHO DISSE: - MÃE, ACHEI O LOBO DIBACHO DA ARVORE. A MÃE TEVE UMA IDEIA E FALOU PARA O FILHO: - VÁ BUSCAR UMA TESOURA, UMA AGULHA E UMA LINHA BEM GROSA. A MÃE CORTOU A BARIGA DO LOBO E OS CABRITINHOS SAIRÃO VIVOS E DEPOIS, ELA COLOCOU TODAS PEDRAS NA BARIGA DO LOBO E COSTUROU.


REESCRITA 1o ANO

CUANDO O LOBO ACORDO ELE ACHOU QUE OS CABRITINHO CRESERテグ E DEU UMA SEDE Tテグ GRANDE QUE ELE FOI BEBE AGUA NO RIACHO. COMO ELE TAVA PESADO O LOBO CAIU NA AGUA E SE AFOGOU.


REESCRITA 1o ANO

ELES COMEMEMORテグ AMORTE DO LOBO I FORAM FELIZES PARA SEMPRE!


REESCRITA 1o ANO

Rua Abílio Soares, 425 CEP 04005-001 Paraíso, São Paulo/SP Tel (11) 3884-0566 Fax (11) 3051-3733 santi@escolasanti.com.br www.escolasanti.com.br


Antonio e Luiz Eduardo