Revista do 3º período

Page 1

FICHA TÉCNICA Editor: Escola Básica do 1ºCiclo da Achada Produção: Biblioteca e Informática Coordenadoras: Andrea Pereira; Sofia Pereira; Professora Colaboradora: Ana Fátima Freitas

1


A revista da nossa escola é um espaço criado para os alunos do ano lectivo 2009/2010 e dirigido a toda a comunidade escolar. Pretende-se que os alunos interajam com as TIC (Tecnologias de Inovação e Comunicação), podendo assim realizar uma transversalidade a todas as áreas disciplinares. Este projecto (Revista da Escola) funciona dentro do horário Curricular e Extra Curricular dos alunos e com a colaboração directa de todos os Professores. Todo este trabalho é coordenado e supervisionado pelas Coordenadoras da Revista (Andrea Pereira e Sofia Pereira) e pela Professora Ana Fátima Freitas.

2


3


4


Comemoração do Dia Mundial do Trânsito

Visita de Estudo ao Pólo de Leitura do Mercado dos Lavradores

5


Actividades Experimentais Dinamizadas pelos alunos do Clube “OS Einsteins” da EBSGZ

PALESTRA Viagem pela Biodiversidade do Funchal

6


Visita de Estudo “Vem Conhecer o Património da tua Cidade”

7


Visita de Estudo Guiada ao Museu de Arte Contemporânea - Fortaleza de São Tiago -

.

Visita à Exposição intitulada: “Basta que Sim!” na companhia da respectiva artista.

8


Projecto: “O Nosso Jardim”

9


PRÉMIO

No âmbito da nossa participação no concurso: “Uma Escola, um Jardim” foi-nos atribuído o 3ºLugar.

10


O RS4E é um projecto de empreendedorismo nas escolas, dinamizado pelo Centro de Empresas e Inovação da Madeira (CEIM), que tem como público-alvo os estudantes a frequentar diversos estabelecimentos de ensino da Região Autónoma da Madeira. O projecto aborda o empreendedorismo de uma forma inovadora, pois aposta num trabalho ao nível comportamental e técnico, utilizando diversas metodologias adequadas a cada segmento de ensino. O projecto está aplicado no 1º ciclo do ensino básico; ensino secundário; ensino profissional; ensino superior. Este projecto foi posto em prática com duas turmas do 2º ano, com 5 intervenções, uma por semana, com duração máxima de 1hora, acompanhadas por um colaborador do CEIM e de um docente. O projecto foi desenvolvido à segunda-feira, com a turma do 2ºA e à quarta-feira, com a turma do 2ºB, no horário da actividade de enriquecimento extra-curricular, na Biblioteca, com a Técnica Superior de Biblioteca. O tema abordado para o 2ºano foi “A Comunidade”. Os materiais didácticos utilizados nas aulas foram fornecidos pela organização, sem qualquer custo adicional para a escola. Esta actividade foi recebida com bastante entusiasmo e participação por parte dos alunos.

11


12


No dia 31 de Maio de 2010, os alunos do 2º A e 2º B, realizaram uma visita de estudo, das 15h `as 17h à Ludoteca, do Parque da Sta Catarina. A visita teve três momentos. No primeiro momento tivemos a participação do escritor António Castro, que nos falou um pouco acerca do seu livro Funchal uma promessa de vida, livro este que recebemos na nossa escola. No segundo momento, um jogo didáctico acerca do livro, com as animadoras da Ludoteca, Sofia e Fernanda. Os alunos foram brindados com um momento de dança, pelos alunos da Universidade Sénior e a sua professora de dança. No fim da actividade, os colaboradores da Ludoteca, gentilmente proporcionaram um lanche, aos alunos.

13


Escritores convidados

António Barroso Cruz

José Viale Moutinho

14


O Feitiço do Sol e Lua

Esta é uma história de amor aparentemente impossível. Mas um tão grande sentimento pode tornar-se invencível. É bem conhecida a frase “O amor vence barreiras”, é certo que é difícil resistir a paixões verdadeiras. Há muito, muito tempo, numa ilha distante, o amor era rei no coração de cada habitante. Ilha do Amor era chamada. Toda

a

gente

que

nela

habitava

estava

apaixonada. Ali morava uma bruxa malvada. Por falta de amor, chamava-se Malamada. Andava sempre infeliz, insatisfeita, mal-humorada, maldizia o amor, a felicidade e a paixão. Vivia enfiada em casa, sempre à volta do caldeirão. Até que um dia a flecha do Cupido lhe acertou e a bruxa Malamada imediatamente se apaixonou.

15


Pelo jovem Amorósio ela se foi apaixonar, um belo rapaz de cabelos pôr-do-sol e olhos cor do mar. Amorósio amava Amanda, uma bela rapariga. Por ela daria tudo, até a própria vida! O amor entre ambos era demasiado forte e a bruxa malvada maldizia a sua sorte. Procurou os melhores feitiços e a mais infalível poção, mas tudo isso foi em vão. Desesperada, transformou Amorósio em Sol e Amanda em Lua: - Se tu não és meu, também ela não será tua! Os anos passaram. O Sol e a Lua jamais se encontraram. Até que um dia, deixou-se adormecer o Sol que costumava madrugar, e a Lua, já cansada, não se pôde ir deitar. O Sol despertou e foi a correr para o seu posto. Viu o reflexo da Lua no mar, naquele mês de Agosto. Os seus raios nunca tinham brilhado tanto. Ele desejou voltar a ver tamanho encanto. Decidiu perguntar à Terra que imagem era aquela. A Terra aconselhou-o a não confiar nela:

16


- Olha que a Lua tem muitas caras, não é verdadeira!... Mas o Sol não quis acreditar em tal asneira. Foi ter com o velho Oceano e ouvir nova opinião: -A Lua tem várias faces, não por ser mentirosa. È apenas uma mulher e é muito caprichosa! No dia seguinte, o Sol mais cedo acordou para ver a lua que tanto o deslumbrou. E assim, de repente, a Lua sentiu-se mais quente. O céu passou a ficar mais iluminado Quando o Sol e a Lua andavam de braço dado. Ele mais cedo passou a acordar e ela mais tarde se ia deitar. Era um namoro radioso, quente e luminoso. O Sol enviava raios como se fossem as flores mais belas. A Lua mandava-lhe mensagens através das estrelas. Numa noite de lua cheia, o Sol aproveitou o momento. Pediu a sua amada em casamento. Para o dia do eclipse ficou agendado.

17


Fizeram-se os preparativos para ser bem celebrado. Júpiter e Vénus foram os padrinhos, Saturno levou os anéis, que não eram nada pequeninos! A festa, essa, foi de gritos. Houve fogo-de-artifício patrocinado pelos meteoritos. A lua-de-mel poderia ser em qualquer parte. Os noivos escolheram passá-la em Marte. Às vezes ainda se ouve alguma trovoada (Eu cá desconfio que é a bruxa malvada…) Esta história de amor que a todos nos aquece vem-nos lembrar que UM VERDADEIRO AMOR NUNCA SE ESQUECE!

Texto O Feitiço da Lua Elaborado pelos alunos do 4ºano. Participação no Concurso: Passatempo Literário, Escrita Criativa (3º lugar)

18


19


Caça-palavras:

Pinta o desenho a teu gosto.

20


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.