Jornal dezembro 2015

Page 1

O AVENTURAS Jornal mensal da EB1/PE Estreito da Calheta

Edição 119 dezembro 2015 Pág. 2, 3 e 4 Semana Cultural—Abertura; Dia da História Dia das Artes; Dia do Desporto Dia da Diferença Pág. 5 Dia Int. da Pessoa com Deficiência Hora do Código Pág. 6 Atividades na Biblioteca

Semana Cultural A EP1/PE do Estreito da Calheta realizou, entre os dias 30 de novembro e 04 de dezembro, a 8ª edição da feira do livro - Livros em Festa, englobada na Semana Cultural. Em cada dia da semana foram realizadas atividades diversificadas de índole cultural: História, arte, desporto, diferença - temas que estiveram em destaque numa semana dedicada à cultura.

Pág. 7 Clube Europeu

Clube Europeu

Pág. 8 Projeto Educamedia - 1.º período

Neste ano letivo, a nossa escola oferece aos alunos do 1.º e 2.º ano o Clube Europeu. Fique a conhecer um pouco deste projeto na página 7.

Pág. 9 Atividades Pré 3/4 anos

Pág. 2, 3 e 4

Pág. 10 Atividades Pré 4/5 anos Pág. 11 Atividades Recorrente Pág. 12 Festa de Natal na escola Aniversários

Festa de Natal O encerramento do 1.º período letivo ocorreu com enorme alegria, típica da época. Todas as turmas atuaram perante colegas e encarregados de educação, numa manhã que transbordou de espírito natalício.

Hora do Código A exemplo de outras escolas, a turma do 3.º ano também participou na Hora do Código, uma atividade de programação que se realizou em todo o mundo, por milhares de alunos, entre os dias 07 e 13 de dezembro.

Ficha Técnica Responsáveis Prof. Maria José Nunes Alunos do 3.º ano Professores da escola Propriedade: EB1/PE Estreito da Calheta Telefone: 291 824 176 Fax: 291 824 179 Email: eb1peecalheta@madeira-edu.pt/ Website: www01.madeira-edu.pt/ estabensino/eb1peecalheta Facebook: www.facebook.com/ escola.estreitodacalheta Canal MEO: 956750

Página 5

50 aventuras 1


ABERTURA DA SEMANA CULTURAL O tema da abertura da feira foi o surf, assim sendo, os alunos do 4º ano dramatizaram a adaptação do texto Maria e o surf, surfando no Jardim do Mar de Maria Aurora Carvalho Homem. Esta atividade contou com a participação especial do surfista Orlando Pereira e, ainda, com a apresentação do processo criativo do livro pelo ilustrador

Nelson

Henriques. Deu-se, assim, início à Semana Cultural e a 8ª edição dos "Livros em Festa".

Dia da História No dia 01 de dezembro, no turno da manhã, celebrou-se o Dia da História com a realização de uma Tertúlia sobre o Feiticeiro da Calheta que contou com a participação da Delegada Escolar da Calheta, Eva Natália, o vereador da cultura da Calheta, Nuno Maciel e o professor Eugénio Perregil. Foi um momento único de partilha de conhecimentos, onde os alunos tiveram um papel ativo no desenrolar da atividade. No turno da tarde, os alunos do 4.º ano apresentaram uma dramatização sobre a Restauração da Independência, lembrando uma data que já foi feriado em Portugal.

2


O Dia das Artes contou com a colaboração da Dona Maria José, do Paúl do Mar. A convidada veio à escola com o intuito de falar aos alunos sobre a sua arte de reciclar, assim como, mostrar um pouco do seu trabalho através de uma exposição de materiais (mobiliário e adereços) construídos a partir de garrafas, sacos plásticos e trapos. No final da apresentação, os alunos tiveram ainda a oportunidade de participar num pequeno workshop, onde aprenderam a técnica de juntar as garrafas PET, para construir um Puff. Agradecemos a disponibilidade da Dona Maria José, assim como, todo o entusiasmo que demonstrou junto dos nossos alunos e as histórias engraçadas que connosco partilhou!

O dia dedicado ao Desporto foi dinamizado pelo professor Duarte Sumares que trouxe à nossa escola uma nova modalidade desportiva: o frisbee. Durante o dia, os alunos de todas as turmas tiveram a oportunidade de experimentar a modalidade e no final do dia foi a vez dos seus encarregados de educação também o fazerem. A atividade contou com a presença do professor Nuno Caçador.

3


A EB1/PE do Estreito da Calheta comemorou, de 3 a 9 de dezembro, a Semana Regional da Pessoa com Necessidades Especiais (SRPNE), com o lema “Porque a diferença ainda existe…”. Esta iniciativa tinha como objetivos sensibilizar os alunos para as pessoas com necessidades educativas, consciencializando-os para as capacidades das pessoas com necessidades educativas chamando a atenção para as dificuldades que estas sentem no seu quotidiano. Iniciamos a Semana Regional da Pessoa com Necessidades Especiais, com a realização de um cartaz alusivo ao tema, com a ajuda da turma do 1.º Ano. De seguida procedeu-se, com todas as turmas, a pinturas com a boca. Estes colocavam o pincel na boca e com as mãos atadas tinham que pintar um desenho, previamente observado, numa tela. Para culminar esta semana realizou-se outra atividade no dia 9 de dezembro. Esta atividade iniciou-se pelas 9h30m com a participação dos alunos do primeiro ciclo e tinha como convidadas a Associação Portuguesa para as Perturbações do Desenvolvimento e Autismo. Estas oradoras apresentaram um PowerPoint

alusivo ao tema,

onde procuraram interagir com os alunos expli-

cando esta Perturbação.

No fim, da apresentação foi permitido aos alu-

nos colocarem algumas

questões relativas ao assunto, finalizando com

uma

música

intitulada

"Como é bom ser diferente". Dia da Pessoa com NE - Atividade na Biblioteca Por forma a assinalar a Semana da Pessoa com NE, exploramos a história O pequeno trevo de Ana Cristina Luz. Os alunos da Pré dos 4-5 anos e 3º ano ouviram ainda a música "Somos diferentes somo iguais" de João Portugal. Após a leitura/audição da história e música, os alunos envolveram-se num pequeno diálogo sobre a inclusão. Para terminar, os alunos da pré coloriram um pequeno trevo com tinta usando o dedo e os alunos do 3º ano realizaram um caligrama em forma de trevo com algumas mensagens sobre a história.

4


No dia 3 de dezembro comemora-se o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência. Este Dia foi, instituído, em 1992, pela Assembleia Geral da ONU e ambicionava sensibilizar, mobilizar e comprometer toda a humanidade para a concretização dos Direitos Humanos destes Cidadãos, reafirmados na Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, numa Sociedade para Todos. Em Portugal, apesar de curiosamente não existirem números disponíveis nem estatísticas fiáveis, podemos estimar, tendo em conta os números da ONU, que teremos cerca de um milhão de pessoas com deficiência. Esta grande minoria constituída pelas pessoas com deficiência enfrenta uma vasta gama de obstáculos de ordem física, cultural e económica que impedem o seu acesso a bens, serviços e equipamentos disponíveis para os cidadãos em geral. São pessoas particularmente vulneráveis à discriminação, à segregação e à pobreza. Experimentam grandes dificuldades de acesso à educação e ao emprego. Os seus direitos civis, económicos, sociais e culturais são frequentemente negados e a sua dignidade humana posta em causa. Para combater este estado de coisas e garantir às pessoas com deficiência a plena igualdade de oportunidades e de acesso a todos os recursos da sociedade, é necessário que seja adotada uma política transversal, inclusiva, de plena integração das pessoas com deficiência, através da promoção da sua autonomia e da sua participação na sociedade, assente numa conceção global segundo a qual cabe à sociedade no seu conjunto adaptar-se e evoluir de modo a incluir todas as pessoas.

Hora do Codigo A Hora do Código é um movimento global que atinge dezenas de milhões de estudantes em mais de 180 países. A nossa escola não foi exceção e no dia 11 de dezembro promoveu uma Hour of code aos alunos do 3.º ano. Uma experiência fantástica que, no mês de janeiro, será vivida pelos alunos do 2.º e 4.º ano.

5


Triatlo Literário—fase escola No turno da manhã do dia 03 de dezembro, na sala TIC, procedeu-se a realização da prova do Triatlo Literário - fase escola do projeto Baú de Leitura. A prova contou com três momentos: leitura, interpretação e escrita. A avaliação da mesma foi feita por uma júri composto pelas docentes Branca Silva, Maria José Nunes e a técnica Nélia Inácio. A obra escolhida para esta fase foi Mistérios de Matilde Rosa Araújo, mais precisamente o poema "Romancinho Verde". Na prova de escrita, foi pedido aos alunos que transformasse o texto poético em texto narrativo. Declarou-se vencedora a aluna Sabina Fernandes com uma excelente prova.

Animais Os alunos da pré 4-5 ouviram a música "Dona Zebra" e escutaram a história A zebra Camila de Marisa Nunez. Depois identificaram o tema, as personagens e ordenaram a sequência dos acontecimentos. Com esta história também puderam trabalhar a matemática. Para terminar, os alunos identificaram quem deu as riscas à zebra Camila e completaram o desenho.

Natal

Os alunos do 3º e 4º ano leram a história Natal nas asas do arco-

Os alunos da Pré dos 4-5 anos

íris de Alice Cardoso. Após a leitura identificaram as persona-

ouviram a história com gestos "A

gens, tema, o acontecimento mais importante e depois efetuaram

aventura do Pai Natal". Depois

o reconto. Cada aluno apresentou

aprenderam os gestos para apre-

oralmente uma frase sobre o que

sentar na festa de Natal para a

aprendeu com a história. O 3º ano

restante comunidade educativa.

realizou um caligrama (arco-íris ou

Os alunos estiveram muito empe-

asas) a partir da frase.

nhados porque gostaram da histó-

Educação Literária

ria.

Os alunos do 1º ano trabalharam a história A ovelhinha preta de Elizabeth Shaw. Começaram por criar uma história a partir das imagens. Depois ouviram a história original e dialogaram sobre a moral da mesma. Depois expuseram o trabalho criado no painel da Semana da Pessoa com NE, pois, concluíram que a história representava a diferença.

Os alunos continuaram a exploração da obra Contos Populares Portugueses de Adolfo Coelho com o conto "O príncipe com orelhas de burro". Após a leitura da história, identificaram as personagens e o tema. O reconto oral ajudou a fazer as pistas para criar a Banda Desenhada.

6


Neste ano letivo, os alunos do 1º e do 2º ano participam num novo clube, o Clube Europeu. Como o nome indica, este é um clube dedicado à União Europeia e que permite a estes alunos alargar os seus conhecimentos acerca do tema. Os alunos que frequentam o Clube Europeu tiveram já a oportunidade de aprender como e porquê se formou a União Europeia e quais os países que a constituem. Ficaram ainda a saber um pouco mais sobre alguns destes países, como algumas tradições ou gastronomia típica. Além de ficarem a saber mais sobre a União Europeia e sobre os seus países, têm ainda a oportunidade de assinalar dias celebrados a nível nacional ou internacional, como o Dia Nacional dos Direitos da Criança (20 de dezembro) ou o Dia Internacional dos Direitos Humanos (10 de dezembro), entre outros. Ficam aqui alguns exemplos de trabalhos já realizados pelos nossos alunos no âmbito do Clube Europeu.

E quanto a ti, como estão os teus conhecimentos acerca da União Europeia? Testa-os respondendo ao seguinte questionário: A Comunidade Económica Europeia (atual União Europeia) foi criada no ano de: 1982 □ 2001 □ 1957 □ Em que ano Portugal aderiu à União Europeia? 1990 □ 1986 □ 1978 □ Qual destes países não pertence à União Europeia? Estados Unidos da América □ Grécia □ Espanha □ Qual é a moeda da União Europeia? Dólar □ Escudo □ Euro □ Soluções: 1 – c; 2 – b; 3 – a; 4 – c.

7


PROJETO EDUCAMEDIA—1.º PERIODO O projeto Aprender com o Cinema convidou, neste primeiro período, os alunos das escolas do 1.º ciclo da região a refletir sobre a alimentação. O filme proposto foi “Pular a cerca” e a partir deste foram elaborados diferentes trabalhos sobre a temática. Aqui ficam alguns exemplos:

“Pular a Cerca” Era uma vez um guaxinim esfomeado. Queria comer estava desesperado! Roubou comida ao urso e foi apanhado. Ao tentar fugir quase foi atropelado! Os animais acordaram da hibernação. Queriam comer, mas não havia alimentação! O guaxinim aldrabão enganava os animais, para roubarem comida aos humanos que tinham mais. A comida toda não era para comer. Era para dar ao urso, e ele não se aborrecer.

Tendo como base o filme, os alunos da sala Pré 3 anos aprenderam um pouco sobre os animais que hibernam.

Os humanos chateados chamaram um caçador, para apanhar os animais usando um sensor. Todos foram apanhados, menos o guaxinim, que pegou na comida e fugiu dali. O guaxinim arrependido decide ir libertar os animais seus amigos para os salvar. Apesar da confusão, tudo acaba bem! os animais regressam à floresta, e o guaxinim também. Aprendemos a lição e sabemos o que comer, pois a alimentação ajuda-nos a crescer.

No OTL, os alunos do 4.º ano realizaram diversas atividades a partir do guia curricular e ainda elaboraram este bonito cartaz. Os alunos do 1.º e 2.º anos desenharam, no PAINT, a parte da história que mais gostaram.

Turma do 3º ano

Os alunos da sala Pré 4/5 anos recontaram a história e ilustraram.

8


Olá a todos os nossos amigos leitores do “Aventuras”! Já chegamos ao mês de dezembro, ao final do primeiro período e muitas foram as atividades desenvolvidas na nossa sala. Assim, dando início à celebração do Natal, construímos um Calendário do Advento muito original e com a colaboração de vários intervenientes, ora vejam….

Um pai da sala dos 4/5 anos construiu a estrutura da escada em madeira, um pai da nossa sala pintou-a com tinta azul, nós colámos purpurinas, uma mãe ensinou-nos a confecionar as broas “Delícias de noz” e depois ajudounos a embrulhá-las dentro da caixinha. Por fim, cada um de nós com a ajuda dos nossos pais, adornamos uma estrela, as quais colamos depois nas escadas para partilhar a cada dia do Advento. Foi uma partilha muito bonita e deliciosa!!!

Criámos o conto “Natal no Coração” a partir de imagens, montando depois o mesmo num cenário com uma árvore de natal pintados por nós. Comunicamos o conto ao grupo dos 4/5 anos que assistiram com entusiasmo. Nos dias da pintura fizemos variadas decorações e adornos de Natal….

Escrevemos a carta ao Pai Natal, fizemos o postal e a prenda, tudo com as nossas mãozinhas!!!

Além do Natal ainda construímos um friso numérico (1-3), o gráfico do género masculino/feminino, a pintura com a boca para assinalar o Dia da Diferença, a visita à Feira do Livro e muitas outras atividades…

Muito mais havia a contar e a mostrar mas terá que ficar para o mês de janeiro…..até lá desejamos um Feliz e Santo Natal e um Próspero Ano Novo a todos os nossos amiguinhos.

9


E ainda tivemos tempo para apreciar a obra “Dora Maar” de Pablo Picas-

Assistimos à Festa de Natal Concelhia e da nossa escola.

Muito mais havia a contar e a mostrar mas terá que ficar para o mês de janeiro…..até lá desejamos um Feliz e Santo Natal e um Próspero Ano Novo a todos os nossos amiguinhos.

No mês dezembro e atendendo à época festiva que se aproximava fizemos trabalhos gráficos para decorar a sala e escola. Descobrimos/vivenciámos usos e costumes da nossa região e aprendemos o porquê de comemorarmos o natal. Assim sendo, aqui vão algumas fotografias alusivas às mesmas.

DIA DA PINTURA/TRABALHOS GRÁFICOS

PRENDA DE NATAL/POSTAL DE NATAL

PLACARD DE NATAL/PALAVRAS ALUSIVAS AO MESMO

PINHEIRINHOS/ANJOS DE NATAL

CARTA AO PAI NATAL/PINTURA DA SAGRADA FAMÍLIA

NO DIA DA MATEMÁTICA/EXPERIÊNCIAS

RECEITA DA ALETRIA/NOÇÕES DE PESO E MEDIDA

10


No dia 14 de dezembro os alunos do 1º ciclo do ensino recorrente, realizaram um texto escrito em grupo, alusivo ao Natal e às suas tradições. Seguindo este propósito, escreveram um texto, desenharam e pintaram imagens de forma a originar um cartaz de Natal. Posteriormente, foi exposto no placar da sala de aula. Esta foi uma iniciativa promovida no sentido de registar os votos de um Feliz e Santo Natal a toda a comunidade educativa.

As alunas do Recorrente de Informática trabalharam afincadamente durante o primeiro período. Aprenderam a

usar o processador de texto Microsoft Word e a navegar na Internet. As alunas quiseram mostrar o que aprenderam elaborando postais de Natal para desejar a toda a Comunidade Educativa um Santo e Feliz Natal. Ficam aqui alguns exemplos.

Trabalho desenvolvido no Apoio com a aluna Luna Sumares 4.º ano

11


Festa de Natal da Escola No dia 17 de Dezembro celebrou-se o Natal na nossa escola. A festa começou por volta das dez horas e contou com a participação de todas as turmas, na realização de diferentes apresentações. As turmas, desde a Pré ao 4º ano, cantaram, dançaram, tocaram flauta e fizeram dramatizações, incluindo o tão célebre “Auto de Natal”. Foram momentos únicos, cheios de simbologia, amor, mas também muita animação, que contagiou “pequenos e graúdos”. No final da festa, o Sr. João Nunes da turma do recorrente— Desporto surpreendeu-nos e presenteou a escola com uma bandeira da própria escola feita, em ponto de Fada do Lar, por ele com a colaboração de um conjunto de pessoas. A festa contou com a presença de um número favorável de encarregados de educação e familiares, pelo que houve um bom convívio com a comunidade. Obrigada a todos os presentes, por tornarem a nossa festa mais brilhante!

Dezembro Pré 3/4 anos— Lara, Nicole Borges, Gustavo

Destaques para a edição de janeiro: Dia de Reis

Pré 4/5 anos— Beatriz

Santo Amaro

1.º ano— Tiago, Filipe

Semana da Prevenção Rodoviária

2.º ano— Bia, João Pedro 4.º ano— Carlos Alexandre

Não percas!!!! 12


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.