Direção Clínica
CORPO CLÍNICO
gia, adequando o Serviço para trabalhar com esta tecnologia daqui para frente. Trata-se de uma nova técnica, usada pra destruir, por meio de dosagem precisa de radiação, tumores que poderiam ser inacessíveis ou inadequados para cirurgia aberta. Nesta modalidade de tratamento, feixes de radiação precisamente direcionados fazem o papel do bisturi, tornando o procedimento menos invasivo, bem tolerado pelo paciente e sem a necessidade de grandes mudanças em sua rotina, ao contrário do que pode ocorrer nas cirurgias convencionais. Por conta deste enfoque, a equipe participou de um treinamento em radiocirurgia em Chicago, nos Estados Unidos, e do Congresso Brasileiro de Radiocirurgia, em São Paulo (SP). Além disso, também estão sendo adequados e modernizados os procedimentos para viabilizar técnicas mais modernas de braquiterapia, de alta e baixa taxas. No que se refere à humanização das atividades do Serviço, os médicos apoiaram a confecção de máscaras de tratamento estilizadas para pacientes pediátricos e adolescentes, iniciativa que beneficia o tratamento e leva alegria para quem está por perto, melhorando o ambiente e diminuindo os desconfortos decorrentes dos procedimentos.
SERVIÇO DE TERAPIA INTENSIVA Dr. Álvaro Rea-Neto Dr. Gustavo Jurca da Silva Dr. Itamar Regazzo Pedreschini Drª Lorena Macedo Araujo Miranda Drª Luana Alves Tannous Drª Mirella Cristine de Oliveira Drª Thais Tsing Chung Em 2016, o Serviço de Terapia Intensiva do Erasto Gaertner foi reforçado pela incorporação de novos médicos plantonistas, especializados na assistência de alta complexidade. Dois equipamentos novos (cardioversor com marcapasso cutâneo e cuffômetro) também vieram para auxiliar nos procedimentos de atendimento aos pacientes que mais precisam de atenção e monitoramento. O protocolo de transporte de paciente crítico, o estudo sobre pacientes que precisam utilizar cânula endotraqueal com cuff cônico e a implementação da visita multidisciplinar diária estão entre os destaques do ano nesta especialidade. Uma obra de arte produzida por voluntárias da Rede Feminina de Combate ao Câncer decorou a sala de espera da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do HEG. Além de mais cor à parede, o mosaico de cerejeira, formado por imagens de borboletas, trouxe também mais esperança para o ambiente, fator importante para a autoestima dos familiares e dos próprios pacientes e profissionais.
40
SERVIÇO DE TÓRAX Dr. Gerardo Cristino Gavarrete Valladares Dr. Adriano Erlon Fonseca Dr. Vinicius Basso Preti Em janeiro de 2016, Dr. Vinicius defendeu o trabalho de conclusão de curso sobre como tratar nutricionalmente a caquexia no câncer, concluindo as atividades da especialização em Terapia Nutricional e Nutrição Clínica – pós-graduação lato sensu promovida pelo Grupo de Nutrição Humana de São Paulo (GANEP). E, ao longo do ano, recebeu mais um título de destaque, sendo aprovado como membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica. Dr. Vinicius integrou a comissão organizadora do 7º Congresso Setorial de Cirurgia do Colégio Brasileiro de Cirurgiões. Na ocasião, o médico proferiu palestra e foi avaliador dos temas livres. Ele participou, ainda, do 8º Congresso Sul-Brasileiro de Cirurgia Torácica, atuando, inclusive, como moderador de mesa-redonda. Os dois eventos aconteceram em Curitiba (PR). Mais uma vez, Dr. Gerardo Valladares esteve presente em um dos principais eventos internacionais da especialidade, promovido pela Sociedade Americana de Cirurgia Torácica, que a cada edição apresenta novidades e desafios. O AATS - Focus on Thoracic Surgery 2016: Current and Future Challenges foi realizado em Boston, nos Estados Unidos. O Serviço também esteve representado pelo Dr. Gerardo no 1º Congresso Sul-Sudeste da Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica, em Florianópolis (SC). Dr. Adriano Erlon Fonseca, que passou a somar com o Serviço de Tórax neste ano, concluiu a Residência Médica em Pneumologia, na Universidade de São Paulo (USP).
SETOR DE OFTALMOLOGIA Dr. Fernando Cesar Abib A presença do Dr. Fernando Abib entre os palestrantes do Congresso Mundial de Oftalmologia de 2016, realizado em Guadalajara, no México, foi um grande destaque para a especialidade neste período. Sua conferência teve como tema os “Índices de Confiabilidade da Microscopia Especular de Córnea”, apresentando resultados dos estudos do médico sobre este exame e práticas para aperfeiçoar sua metodologia. O convite para esta atividade internacional veio em reconhecimento aos anos de experiência relacionados à anatomia, histologia e fisiologia do olho, às pesquisas sobre a córnea e oncologia ocular; aos cursos anuais ministrados em esfera nacional; e às atividades desempenhadas no Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) e no Conselho Fiscal da Sociedade Bra-
Hospital Erasto Gaertner | Relatório Anual Corporativo | 2016