Manual de Acolhimento

Page 1

Ano Letivo 2018/2019

MANUAL DE ACOLHIMENTO AO ALUNO

INOVAÇÃO E COMPETÊNCIA


ÍNDICE

MENSAGEM DA DIREÇÃO PEDAGÓGICA

3

1.

APRESENTAÇÃO DA ESCOLA

4

2.

GRUPO RUMOS – DIVISÃO DE EDUCAÇÃO

5

3.

É FUNDAMENTAL QUE SAIBAS...

6

4.

PAP - PROVA DE APTIDÃO PROFISSIONAL

8

5.

NÚCLEOS DE COMPETÊNCIAS

9

6.

PROGRAMAS DE MOBILIDADE

10

7.

FCT - FORMAÇÃO EM CONTEXTO DE TRABALHO

11

8.

CERTIFICAÇÃO

11

9.

PROJETOS DA ESCOLA

11

10. RAZÕES DE UMA ESCOLHA

12

11. CALENDÁRIO ESCOLAR 2018/2019

12

12. PARCERIAS / PROTOCOLOS

13

13. DIREITOS E DEVERES DOS ALUNOS

14

14. SUBSÍDIOS

16

15. SERVIÇOS E HORÁRIOS

17

16. CONTACTOS E LOCALIZAÇÕES

19

17. TRANSPORTES

19


MANUAL DE ACOLHIMENTO AO ALUNO

MENSAGEM DA DIREÇÃO PEDAGÓGICA “Todo homem é o arquiteto de seu próprio destino.” Salústio || A EPB é, doravante, a tua escola. A nossa Escola.

Queremos ser, contigo, uma escola de referência, uma escola de compromissos, que fique na tua memória como um marco fundamental na tua vida. Queremos ficar comprometidos. Tu, como aluno, ficares comprometido na construção do teu projeto de vida, feito de sonho e esperança, de dúvidas, de hesitações, de incertezas, mas cujos alicerces serão inabaláveis com uma educação e formação sólida. Nós, enquanto Escola, queremos cumprir a nossa vocação de te fazermos crescer enquanto Pessoa, Cidadão e Profissional exímio. Para que venhas a ter orgulho em ti e venhas a ser o tesouro mais importante da EPB: o teu futuro, o teu sucesso. Sem alicerces, tudo se desmorona. Sem esforço, nada se atinge. O talento faz-se de muito suor. Vamos estar juntos durante o teu curso, a construirmos os alicerces com os quais tu próprio aprendas a conhecer-te a ti mesmo, aprendas a conhecer o Outro, a relacionar-te, sejam pessoas ou organizações, aprendas a respeitar a vida, os direitos e os deveres de cada ser humano. Vamos comprometer-nos com um processo educativo assente em quatro célebres pilares, que te serão úteis pela vida fora: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser. Cada ser humano tem potencialidades, tem talentos, tem capacidades. Queremos ajudar-te a descobrir os teus talentos e de certeza que te tornarás construtor do teu próprio Destino, graças ao teu esforço e ao teu empenho e ao empenho e esforço dos teus professores. O ambiente familiar que a EPB possui, o lema Inovação e Competência que nos une, a cultura de proximidade, exigência e rigor que os teus professores manterão contigo garantem o teu sucesso. E nos momentos de insucesso, de dificuldades não te retraias, não desistas. A Escola existe para estar contigo a incentivar-te e a descobrir contigo o sucesso. Sê, pois, bem-vindo à EPB. Para imprimires aos teus sonhos a marca de que eles são feitos: o caráter, a persistência, a ambição de se tornarem realidade. Faz viver os teus sonhos. Torna-os projetos. Fá-los vida.

3


ESCOLA PROFISSIONAL DE BRAGA

1. APRESENTAÇÃO DA ESCOLA ||

História da EPB A tua Escola, a Escola Profissional de Braga, nasceu a 29 de setembro de 1989, através de contrato-programa celebrado com o Ministério da Educação, e entidades promotoras como a Câmara Municipal de Braga, Associação Industrial do Minho e Associação Comercial de Braga. A EPB está, desde a sua génese, profundamente marcada pelo imperativo da elevação da qualificação profissional como resposta às necessidades de desenvolvimento social e económico. Mais: como resposta à elevação da dignidade da pessoa de cada aluno, em fase de desenvolvimento, capaz de se tornar socialmente integrado e eticamente responsável. Com cerca de 600 alunos, a EPB é uma escola com uma cultura de proximidade, exigência e rigor, assente num forte dinamismo e ambiente familiar, em resultado do envolvimento de todos os colaboradores, docentes e não docentes, que conferem grande credibilidade e qualidade pedagógica e institucional.

2006

Cursos Pós-laborais

Novo edifício-sede

Turmas CEFs de Jovens

Certificado de Gestão da Qualidade da SGS

4

2008

2011

2014

25 Anos EPB

2005

Integração no Grupo Rumos

2000

Criação do Centro Novas Oportunidades

1991

Cursos EFAs e Formações Modulares Certificadas

1989

Criação da EPB

MARCOS HISTÓRICOS


MANUAL DE ACOLHIMENTO AO ALUNO

>> 29 de setembro de 1989 Criação da EPB através de contrato-programa entre o Ministério da Educação e Câmara Municipal de Braga, Associação Industrial do Minho e Associação Comercial de Braga. Em instalações alugadas iniciam 4 turmas de cursos profissionais.

>> 1990/91 Inicia o funcionamento de cursos pós-laborais no âmbito do PEDIP, e em anos posteriores, FORTECA e POEFDS. >> 7 de dezembro de 2000 Inauguração de um novo edifício-sede, criado de raiz, resultante do co-financiamento do PRODEP e investimento da CMB. >> 2005/06 Inicia o funcionamento de turmas de Cursos de Educação e Formação de Jovens (CEF). >> 29 de setembro de 2006 A EPB recebe o Certificado de Gestão da Qualidade, atribuído pela SGS. >> 2008 Criado o Centro Novas Oportunidades (CNO). Inicia o funcionamento de Cursos de Educação e Formação de Adultos (EFA) e Formações Modulares Certificadas. >> 2011 Integração no Grupo Rumos. >> 29 de setembro 25 Anos EPB

2014

2. GRUPO RUMOS – SUB HOLDING EDUCAÇÃO || A EPB é, desde 2011, uma escola do Grupo Rumos, um Grupo empresarial que atua nas áreas da Educação, Formação e Serviços. No âmbito da educação, o Grupo Rumos detém várias escolas: a EPB, a Escola Profissional de Tecnologia Digital, a Escola Profissional Ruiz Costa, a Escola Profissional Profitecla, disponibilizando uma oferta formativa diversificada, em vários pontos do país: Braga, Barcelos, Guimarães, Porto, Viseu, Coimbra e Lisboa. Como podes perceber, a tua escola pertence a um grande Grupo!

5


ESCOLA PROFISSIONAL DE BRAGA

3. É FUNDAMENTAL QUE SAIBAS…. ||

OFERTA FORMATIVA Os cursos que integram a história da oferta formativa da EPB localizam-se em diversas áreas de educação e formação, nomeadamente Audiovisuais e Produção dos Media, Construção e reparação de veículos a motor, Comércio, Marketing e Publicidade, Contabilidade e Fiscalidade, Gestão e Administração, Secretariado e Trabalho Administrativo, Direito, Ciências Informáticas, Eletricidade e Energia, Eletrónica e Automação, Construção Civil e Engenharia Civil e Saúde. Uma oferta formativa caraterizada pela sua diversidade, mobilidade e por um registo predominantemente tecnológico, com elevadas expectativas de empregabilidade. Dentro destas áreas de formação, a EPB apresenta para o ciclo de formação 2018-2021 os seguintes cursos:

CURSOS PROFISSIONAIS Nível 4 da U.E., equivalência ao 12º ano de escolaridade Auxiliar de Saúde Comércio [Marketing e Gestão Comercial] Eletrónica, Automação e Comando Gestão e Programação de Sistemas Informáticos Mecatrónica Automóvel Design Gráfico [Digital e New Media] Secretariado Frio e Climatização [Projeto, Instalação e Manutenção] Contabilidade [Gestão Empresarial] Medições e Orçamentos/Desenho de Projetos [Construção Civil]

>>

||

Organização do processo de ensino/aprendizagem

>> >> >> >> >> >> >> >> >>

Os planos curriculares que enformam os cursos profissionais desenvolvem-se segundo uma estrutura modular, ao longo de 3 anos letivos, e compreendem três componentes de formação: sociocultural, científica e técnica, incluindo ainda uma prova de aptidão profissional (PAP) e uma componente de formação em contexto de trabalho (FCT).

6


MANUAL DE ACOLHIMENTO AO ALUNO

||

Estrutura Curricular As diversas disciplinas de cada curso estão organizadas à volta de 3 componentes de formação: >> SOCIOCULTURAL - integra um conjunto de disciplinas comuns a todos os cursos, proporcionando uma formação geral que contempla um leque de aprendizagens de ordem pessoal, social e cultural transversais a todos os percursos formativos. >> CIENTÍFICA - integra um conjunto de disciplinas científicas de base que suportam perfis profissionais afins e que permitem solidificar bases científicas necessárias para as aprendizagens da componente técnica. [Nos atuais cursos da EPB, podem incluir: Matemática, Física e Química, História e Cultura das Artes, Geometria Descritiva e Biologia] >> TÉCNICA - disciplinas estruturantes que determinam a vertente profissional de cada curso e determinam os conhecimentos, aptidões e atitudes específicas do perfil profissional ou referencial de competências. Esta componente integra, ainda, um período de formação em contexto de trabalho (estágio). Uma das mais-valias das escolas profissionais está na relevância de uma formação com uma componente prática muito forte, nos domínios técnico e tecnológico.

DISCIPLINAS

CARGA HORÁRIA

Português

320h

Língua Estrangeira (Inglês)

220h

Área de Integração

220h

Educação Física

140h

Tecnologias da Informação e Comunicação

Cidadania e Desenvolvimento

SOCIOCULTURAL

CIENTÍFICA

2 a 3 disciplinas

100h Total 1000h

500h

TECNOLÓGICA

3 a 4 disciplinas ou UFCD

Formação em Contexto de Trabalho

650h

OPCIONAL

Educação Moral e Religiosa

81h

1000h a 1300h

(mínimo)

TOTAL 3150h a 3450h

No site da EPB poderás consultar, na íntegra, os planos curriculares de cada curso.

7


ESCOLA PROFISSIONAL DE BRAGA

||

Estrutura Modular Uma particularidade do ensino profissional é a organização dos conteúdos e atividades do curso e de cada disciplina tendo como base a estrutura modular. Os conteúdos programáticos de cada disciplina organizam-se em módulos ou unidades de formação de curta duração (unidades de aprendizagem autónomas, integradas num todo coerente/espécie de parcelas ou temáticas dentro de cada disciplina), que podem ser lecionados em contexto escolar ou outro. >> A avaliação é formativa e sumativa. >> Cada módulo está sujeito a avaliação após ser lecionado, independentemente da aprovação de módulos anteriores (avaliação independente). >> Média final da disciplina será igual ao somatório das classificações obtidas em cada um dos módulos. >> Os alunos têm de obter classificação positiva em todos os módulos para poder concluir o curso. >> Além dos momentos de avaliação no contexto de sala de aula, os alunos poder-se-ão inscrever para realizar módulos em atraso em momentos especiais de avaliação. >> A Avaliação módulo a módulo não esquece o todo. Daí que esta seja também global, pelo que o Conselho de Turma, especialmente no final de cada ano letivo, procede a uma avaliação global do desempenho do aluno e incorpora também o bom desempenho nos estágios e na prova de aptidão profissional. >> Este tipo de organização facilita a superação de dificuldades na consecução dos objetivos da formação, permitindo ao aluno a capacidade de participar na gestão das suas próprias aprendizagens.

||

Prémios Numa cerimónia anual, a EPB atribui: > > > >

Prémio de mérito (melhor aluno) e menções honrosas por turma; Prémio do melhor aluno da escola; Prémio da melhor PAP do curso; indigitação das 3 melhores PAP para o Concurso Nacional das escolas do Grupo Rumos.

4. PAP A Prova de Aptidão Profissional (PAP) é um projeto de carácter eminentemente prático, realizado ao longo do último ano do curso, revelador das competências adquiridas ao longo dos 3 anos de formação. A PAP consiste na apresentação e defesa, perante um júri, de um projeto consubstanciado num produto material ou intelectual, numa intervenção ou numa atuação, consoante a natureza dos cursos, bem como do respetivo relatório final de realização e apreciação crítica, demonstrativo de saberes e competências profissionais, adquiridos ao longo da formação e estruturante do futuro profissional. O projeto centra-se em temas e problemas perspetivados e desenvolvidos pelo aluno em estreita ligação com os contextos de trabalho e realiza-se sob a orientação e acompanhamento de um ou mais professores.

8


MANUAL DE ACOLHIMENTO AO ALUNO

5. NÚCLEOS DE COMPETÊNCIAS || O

que são os Núcleos de Competências?

Os Núcleos de Competência são estruturas coordenadas por professores e constituídas por um número alargado de alunos motivados para domínios específicos, que se sentem capacitados, responsáveis e disponíveis para prestar serviços na escola e “fora de portas”, dentro do âmbito das competências técnicas de cada um. Integrar os Núcleos de Competência da EPB é uma oportunidade para os alunos fortalecerem os conhecimentos técnicos adquiridos em contexto de sala de aula e promoverem a sua aplicação através da prestação de serviços em situações de trabalho real, solicitados pela escola, mas sobretudo por entidades parceiras, facilitando deste modo a sua integração no mercado de trabalho, enquanto técnicos competentes nas respetivas áreas de formação. A realização de atividades nos Núcleos de Competências pode permitir a realização de módulos e a acreditação de horas de FCT.

Ao longo da sua existência, a EPB tem sido convidada, por diversas entidades parceiras, a participar em inúmeras iniciativas, prestando serviços na comunidade, através dos seus alunos, em diversas áreas, nomeadamente a nível do rececionismo, secretariado, apresentação e apoio na organização de eventos, captação de imagem e vídeo, edição, design, modelação 3d, animação, rastreios e palestras na área de saúde, etc. O destaque e as referências de grande excecionalidade do profissionalismo e qualidade técnica dos alunos envolvidos nestas atividades é motivo de orgulho para a nossa instituição e reveladora da clara perceção dos parceiros da qualidade da formação da EPB. Poderás consultar com mais detalhe informação sobre os núcleos de competência em:

www.epb.pt/nucleos

9


ESCOLA PROFISSIONAL DE BRAGA

6. PROGRAMAS DE MOBILIDADE ||

A EPB É UMA ESCOLA COM ESPÍRITO TRANSNACIONAL. A EPB tem participado em diversos programas comunitários, promovendo a dimensão transnacional da formação. Através destes projetos muitos alunos têm podido beneficiar de algumas experiências enriquecedoras pela sua participação em intercâmbios de cariz sociocultural e linguístico e em programas de colocação em estágios em empresas estrangeiras. A título de exemplo, referimos estágios realizados em diversos países, tais como a Espanha, Inglaterra, Irlanda, França, Holanda, Dinamarca, Finlândia, Malta, Alemanha. Desde 2002, a EPB já enviou aproximadamente 300 alunos em estágios transnacionais, que constituem, indubitavelmente, uma das experiências mais estimulantes para os alunos. Com estes projetos de mobilidade transnacional pretende-se valorizar a aprendizagem, procurando dar resposta às necessidades de formação dos jovens beneficiários ao nível da aquisição de novos conhecimentos, métodos de trabalho e desenvolvimento de competências técnicas, científicas e linguísticas que potenciem a sua integração no vasto mercado laboral europeu. Com estes projetos de mobilidade, a Escola Profissional de Braga dá uma dimensão europeia à sua formação. A EPB tem, de igual modo, acolhido em visitas, reuniões de trabalho, ações de formação, vários grupos de docentes oriundos de outros países, que pretendem conhecer melhor o nosso sistema educativo e, em particular, a realidade do ensino profissional em Portugal. Esta dimensão internacional é também apanágio do Grupo Rumos. Até à data, mais de 2000 alunos das escolas do Grupo Rumos vivenciaram, no âmbito do seu percurso na escola, experiências internacionais.

10


MANUAL DE ACOLHIMENTO AO ALUNO

7. FORMAÇÃO EM CONTEXTO DE TRABALHO A Formação em Contexto de Trabalho (FCT) é um momento ímpar no percurso dos alunos dos cursos profissionais, e tem lugar em empresas ou noutras organizações, sob a forma de estágio, no final do 2º e 3º anos do curso, e sob a forma de experiências de trabalho por períodos de duração variável ao longo da formação. Em alguns cursos, a FCT pode iniciar-se no 1º ano. Ao longo do período de FCT os alunos desenvolvem um conjunto de atividades profissionais, sob coordenação e acompanhamento da escola e da entidade acolhedora, que visam a aquisição, desenvolvimento e aplicação de competências técnicas, relacionais e organizacionais relevantes para o perfil profissional visado pelo curso frequentado. A FCT é um momento determinante de aprendizagem, que proporciona a oportunidade de se “aprender fazendo”, quer através da observação de profissionais mais experientes, quer pela experimentação direta e reflexão sobre a mesma, quer, ainda, pela exploração do meio profissional e das diferentes “ferramentas” que este oferece. A EPB tem vindo, igualmente, a proporcionar aos seus alunos intercâmbios e estágios noutros países da Europa.

8. CERTIFICAÇÃO ||

A conclusão com aproveitamento de um curso profissional obtém-se pela aprovação em todas as disciplinas, na FCT e na PAP. A conclusão de um curso profissional confere direito à emissão de um diploma que certifica: >> a conclusão do nível secundário de educação; >> uma qualificação profissional de nível IV, com indicação do curso concluído.

9. PROJETOS DA ESCOLA ||

A EPB assume-se como UMA ESCOLA DE INICIATIVAS E PROJETOS. É uma escola impulsionadora e estimuladora do envolvimento dos alunos em atividades e projetos, na sua conceção e realização. No decorrer do teu percurso na EPB, são concebidos e implementados projetos de diversa natureza, dentro e fora de portas. Concursos, jornadas, palestras, exposições, ações de solidariedade, torneios, visitas, workshops, etc., são atividades recorrentes, projetadas e concretizadas pelos alunos da EPB. Estas são algumas das iniciativas que te esperam, existindo sempre espaço também para as tuas sugestões e propostas.

11


ESCOLA PROFISSIONAL DE BRAGA

10. RAZÕES DE UMA ESCOLHA ||

A EPB faz sentido Pelo seu ambiente familiar Pela sua cultura de proximidade, exigência e rigor Pela sua dinâmica e espírito aberto a iniciativas e projetos Pela sua oferta formativa diversificada com elevadas expetativas de empregabilidade Pelo ensino de qualidade orientado para a dimensão humana, social, científica e técnica Pelo seu caráter inclusivo, multicultural e intervenções solidárias e cívicas Pelo capital humano qualificado e dedicado Pela excelência de instalações e equipamentos Pela credibilidade e boa imagem junto das empresas e instituições Pela dimensão transnacional

11. CALENDÁRIO ESCOLAR 2018/2019 PERÍODOS LETIVOS

INÍCIO TERMO

1.º PERÍODO

13 setembro 2018

14 dezembro 2018

2.º PERÍODO

3 janeiro 2019

5 abril 2019

3.º PERÍODO

23 abril 2019

21 junho 2019

ATIVIDADES DE RECUPERAÇÃO E PROJETOS de 25 junho a 5 julho INTERRUPÇÕES DAS ATIVIDADES LETIVAS

INÍCIO TERMO

NATAL

17 dezembro 2018

2 janeiro 2019

CARNAVAL

04 março 2019

06 março 2019

PÁSCOA

08 abril 2019

22 abril 2019

AS TURMAS DOS SEGUNDOS E TERCEIROS ANOS iniciam em data anterior a esta o seu estágio nas empresas, que se prolonga até cumprimento do número de horas exigido. PARA AS TURMAS DO PRIMEIRO ANO estão previstas, para além desta data, também, dinâmicas escolares e/ou de simulação de atividades ou experiências reais que promovam o desenvolvimento de competências sociais e profissionais.

12


MANUAL DE ACOLHIMENTO AO ALUNO

12. PARCERIAS / PROTOCOLOS ||

A EPB é uma instituição em estreita interação com o tecido económico e social. Tem mais de 300 parcerias ativas, entidades de natureza diversa, entidades com as quais se desenvolvem projetos e iniciativas conjuntas que representam uma mais-valia no processo de ensino-aprendizagem e enriquecem o projeto educativo da escola. Esta cooperação com o mundo empresarial tem criado, ao longo dos anos, oportunidades de projeção profissional aos alunos e foi decisiva para vários deles evoluírem para a criação de empresas ou no mundo académico. A EPB orgulha-se dos seus alunos e é neles que observa a sua real capacidade de responder à sua missão!

||

A EPB é Centro de Certificação Microsoft Academy A EPB Microsoft Academy foi criada para capacitar, inspirar e apoiar os seus alunos, no desenvolvimento das competências tecnológicas, para que no futuro tenham sucesso a nível académico e profissional. Mais de 50% dos trabalhos de hoje, requerem competência tecnológica e os especialistas dizem que essa percentagem irá aumentar para 73% na próxima década.

DESTACA-TE NA TUA ESCOLA!

VALIDA O TEU DOMÍNIO DE APLICATIVOS OFFICE

PREPARA-TE para o Exame MOS

OBTÉM A CERTIFICAÇÃO MICROSOFT

NOVOS EMPREGOS EXIGEM COMPETÊNCIAS INFORMÁTICAS

73%

13


ESCOLA PROFISSIONAL DE BRAGA

||

A EPB é uma ACADEMIA CISCO O Programa Cisco® Networking Academy é uma aposta da EPB na inovação pedagógica e tecnológica, com o objetivo de valorizar a formação dos seus alunos dos cursos das áreas de tecnologias de Informação, através de uma preparação inicial que poderá facilitar o acesso a certificações com reconhecimento internacional (certificação CCNA). A EPB possui uma Academia Cisco nas suas instalações, onde os alunos, nomeadamente da área de informática, através do acesso ao currículo de formação Cisco, poderão dar os primeiros passos na formação avançada e reconhecida internacionalmente, na área de Redes de Computadores, com o objetivo de poderem via a obter a sua certificação CCNA. Trata-se de um projeto que a EPB acredita contribuir para uma formação “de valor acrescentado”, pela obtenção de competências técnicas adicionais, e por constituir um fator de diferenciação do aluno no mercado de trabalho, tendo em conta o elevado reconhecimento e procura por parte das empresas empregadoras deste perfil.

13. DIREITOS E DEVERES DOS ALUNOS ||

A conquista de um espaço de aprendizagem saudável e positivo, com responsabilidades individuais e coletivas, entre muitos outros valores como tens vindo a ler, é a base para a construção e criação de um ambiente adequado de trabalho. Tal como todos os agentes envolvidos na tua educação tens direitos e deveres. Tu, enquanto aluno, não foges à regra. Por isso, pensamos que é importante saberes quais são os teus direitos e deveres que se encontram no Regulamento Interno da Escola e Estatuto do Aluno, definido no Decreto-Lei nº 51/2012, se quiseres consultar. Antes de julgares os acontecimentos que consideras injustos ao longo da tua aprendizagem e crescimento, informa-te sobre os teus direitos e deveres enquanto aluno. Acrescentaríamos dizendo-te que este estatuto como aluno é para te ajudar a fazeres a travessia para uma vida pessoal, social e exemplar no plano profissional. Referiremos alguns comportamentos relevantes.

Que comportamentos deves valorizar para que o ambiente na sala de aula seja propício à aprendizagem e ao sucesso? • Assiduidade e pontualidade. • Aplicação e empenho. • Participação nas atividades escolares. • Seguir as orientações dos professores e todas as normas que forem estabelecidas pelo conselho de turma para o bom funcionamento do ambiente na sala de aula. • Tratar com respeito e correção professores e colegas. • Utilização de linguagem apropriada e tom de voz adequado. • Não utilização de quaisquer equipamentos tecnológicos, designadamente, telemóveis, exceto quando a sua utilização foi consentida por estar diretamente relacionada com as atividades a desenvolver. • Não transportar quaisquer materiais, instrumentos ou engenhos, ou equipamentos tecnológicos, passíveis de perturbarem o normal funcionamento das atividades letivas, ou poderem causar danos físicos ou morais aos alunos ou a terceiros.

14


MANUAL DE ACOLHIMENTO AO ALUNO

Quais os direitos fundamentais que a todos são devidos pela dignidade da sua condição humana, tanto na sala de aula como noutros espaços escolares? • O respeito de cada um pela sua integridade física e moral, tanto nos espaços escolares como nos espaços virtuais. • O direito a uma vida harmoniosa e de sadia convivência escolar e a uma plena integração. • Prestar auxílio e assistência aos restantes membros da comunidade educativa, de acordo com as circunstâncias de perigo para a integridade física e moral dos mesmos. • O respeito de cada um à reserva da sua privacidade e identidade, não podendo, por isso, serem captados sons ou imagens, designadamente de atividades letivas e não letivas. • O direito de cada um a não ver difundidos, na escola ou fora dela, nomeadamente, via internet ou através de outros meios de comunicação, sons ou imagens, captados nos momentos letivos e não letivos, sem autorização da direção.

Como deves utilizar os espaços e equipamentos que disponibilizamos para a tua aprendizagem? Deves zelar pela conservação e asseio das instalações, material didático, material informático, mobiliário e espaços verdes da escola, fazendo uso correto dos mesmos. Serás responsabilizado pelos danos que causares a qualquer membro da comunidade educativa ou em equipamentos ou instalações da escola ou outras onde decorrem quaisquer atividades decorrentes da vida escolar e, não sendo possível ou suficiente a reparação, indemnizar os lesados relativamente aos prejuízos causados.

Que comportamentos para uma vida saudável? Com certeza que será matéria de estudo em algumas disciplinas e receberás conselhos de professores ou mesmo de palestrantes que versarão estes temas, ou mesmo ainda no Gabinete de Saúde Juvenil que a EPB criou recentemente. Não possuir e não consumir substâncias aditivas, em especial drogas, tabaco, bedidas alcoólicas, nem promover forma de tráfico, facilitação e consumo das mesmas.

Como deves proceder quanto aos bens ou materiais dos membros da comunidade educativa? Deves respeitar a propriedade dos bens de todos os membros da comunidade educativa e, caso encontres algum objeto perdido, o sentido de integridade e honestidade deverá fazer com que tu os entregues de forma a fazermo-lo chegar ao seu proprietário. Aconselhamos-te também a teres o cuidado suficiente com os teus bens pessoais, já que o seguro escolar não garante o seu custo face ao seu desaparecimento.

Que comportamentos para uma vida em comunidade, tanto no interior da Escola, como fora da Escola, nomeadamente com os nossos vizinhos? Conheces aquele ancestral pensamento: “não faças aos outros o que não queres que te façam a ti”? Apesar de ser um pensamento elementar, utiliza-o na relação com todos os que vais conviver durante estes três anos, seja na Escola, seja nas proximidades da Escola, seja nas empresas por onde a tua vida vai passar como Pessoa, Cidadão e Profissional. Os direitos e deveres de cidadania que esperamos venham a influenciar o teu carácter e a tua personalidade vão mostrar-te que, para aprendermos a viver em conjunto, precisamos de regras, quase todas elas baseadas nos princípios da justiça, da compreensão e da tolerância.

15


ESCOLA PROFISSIONAL DE BRAGA

14. BENEFÍCIOS ||

Subsídio de Transporte • A Escola Profissional de Braga subsidia em 100% do total das despesas de transporte. • Para efeitos de pagamento, todos os meses até ao dia 10, deves entregar ao Delegado de Turma uma fotocópia do cartão/cartões de transporte e do/s recibo/s bem como os recibos originais agrafados e identificados (ano/turma). Os recibos devem, obrigatoriamente, estar identificados com nome e contribuinte (NIF–número de identificação fiscal) do titular. Para o efeito, no ato de pagamento ou de recarregamento, deve ser solicitada a identificação nos mesmos. • O recibo deve conter obrigatoriamente o nome e o contribuinte do titular, sob pena do mesmo não ser pago caso faltem estes elementos. • Durante o período de Formação em Contexto de Trabalho (estágio), recebes na íntegra o subsídio de transporte, caso cumpra o estabelecido no contrato de estágio.

||

Subsídio de Alimentação • O subsídio de alimentação legalmente em vigor tem o valor atual de 4,77€ por dia (valor sujeito a alterações mediante a legislação), sendo processado regularmente (salvo algumas exceções por acerto de calendário) entre as datas de 21 do mês anterior a 20 do mês corrente. • A atribuição do subsídio de alimentação está dependente da tua assiduidade do aluno, sendo que caso faltes (justificada ou injustificadamente) a 60 minutos de aula por dia, ou tenhas 3 faltas justificadas (consecutivas ou interpoladas), o subsídio do dia em questão fica anulado. • Durante o período de Formação em Contexto de Trabalho (estágio), recebes na íntegra o subsídio de alimentação, caso cumpras o estabelecido no contrato de estágio. • No período de férias/feriados o subsídio de alimentação não é contabilizado.

|| Bolsas • Bolsa de material escolar • Bolsa de profissionalização nos estágios curriculares de aproximadamente 5 meses • Inscrição na Bolsa de Emprego da EPB após conclusão do curso

16


MANUAL DE ACOLHIMENTO AO ALUNO

15. SERVIÇOS E HORÁRIOS A Escola EPB disponibiliza os seguintes serviços:

||

SECRETARIA

9H00 – 18H00

REPROGRAFIA

Afixado no local

MEDIATECA

Afixado no local

DIP – DEPARTAMENTO DE INTERVENÇÃO PSICOEDUCATIVA

9h00-13h00 | 14h00-18h00

DCM – DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO E MARKETING

9h00-13h00 | 14h00-18h00

DIR – DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA E RECURSOS

9h00-13h00 | 14h00-18h00

BAR

8H30 – 17H30

CANTINA

12H00 | 14H30

Wireless

Disponível em todo o edifício

Secretaria Aqui poderás colocar questões relativas aos processos administrativos relacionados com o teu percurso escolar. O teu diretor de turma irá informar-te melhor sobre todos esses procedimentos e facilmente descobrirás quando vais precisar de recorrer à secretaria.

||

Reprografia A Reprografia da EPB presta serviços de utilidade pedagógica, procurará ajudar na requisição de materiais ou recursos para a aprendizagem. Segundo o regulamento da reprografia, todos os trabalhos para policopiar e fotocopiar deverão ser entregues com a antecedência mínima de 24 horas. Através do email: reprografia@epb.pt é possível enviares documentos para imprimir ou fotocopiar.

17


ESCOLA PROFISSIONAL DE BRAGA

||

Mediateca A Mediateca da EPB vai para além do tradicional conceito de consulta e leitura; é um espaço de reflexão, de inspiração criativa e de investigação, tendo como função colaborar no processo de ensino/aprendizagem, desempenhando um importante papel na formação e educação da comunidade escolar. Destina-se, não só ao estudo, consulta e requisição de material didático, mas é também um espaço para ocupação dos tempos livres e intervalos escolares, desde que utilizada responsavelmente.

||

Departamento de Intervenção Psicoeducativa (DIP) As principais áreas de intervenção recaem ao nível do apoio psicológico e psicopedagógico; orientação escolar e profissional; apoio à empregabilidade e colaboração com a direção pedagógica e toda a comunidade educativa. Sempre que precisares de apoio não hesites em procurar o DIP. Basta apenas agendares, diretamente com a psicóloga, a data e/ou em alternativa podes pedir o encaminhamento ao teu diretor de turma, um professor, ou até mesmo ao teu encarregado de educação.

||

Departamento de Comunicação e Marketing (DCM) O Departamento de Comunicação e Marketing tem como objetivo primordial contribuir para a imagem da EPB a nível interno e externo, através da promoção e divulgação de atividades/ iniciativas no seio da própria escola e da dinamização de projetos externos, em particular os projetos comunitários de mobilidade/estágios.

||

Departamento de Informática e Recursos (DIR) Todos os elementos da EPB, sejam alunos, professores ou funcionários possuem uma conta de utilizador que lhes dá acesso aos diversos serviços intranet e extranet existentes na Escola. Não será diferente contigo, por isso, presta atenção e não te esqueças dos dados da conta de utilizador que te fornecerão no primeiro dia de aulas, pois só assim é que poderás aceder ao teu email, à pasta pessoal da rede e teres acesso aos formulários.

18


MANUAL DE ACOLHIMENTO AO ALUNO

16. CONTACTOS E LOCALIZAÇÕES Morada: Escola Profissional de Braga - Rua Augusto Veloso, Nº 140, 4705-082 Braga Telefone: +351 253 203 860 Fax: +351 253 203 869 E-mail: epb@epb.pt Site: www.epb.pt GPS: Latitude: 41.538069 Longitude: -8.424186

17. TRANSPORTES ||

Autocarros -

TUB - 74

A partir de hoje, a EPB é a tua escola. Fazes parte da família epbiana, uma família de partilha de conhecimentos, aprendizagens, afetos e emoções. Estamos contentes por te termos cativado e queremos contribuir positivamente para o sucesso do teu percurso escolar e o teu crescimento pessoal, cultural e social. Cada passo teu marcará a tua história, a nossa história! Bem-vindo(a)! Contigo, a EPB é Mais EPB!

19


PARCERIAS COFINANCIADO POR:

Uma Escola |


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.