ENS - Carta Mensal 538 - Dezembro 2020 / Janeiro 2021

Page 7

SUPER-REGIÃO

“Imaculada, Maria do Povo” No ano de 1854, o Papa Pio IX escreve a bula “Ineffabilis Deus” e define solenemente o dogma da Imaculada Conceição. A partir daquela data, a Igreja Católica podia proclamar livremente que Maria é, para nós, preservada do pecado original, livre de toda culpa desde o primeiro instante de sua concepção, de sua existência humana. Deus escolheu Maria para uma missão única na história da salvação: ser a mãe do salvador esperado. Toda vez que chamamos Maria de “Imaculada” estamos aclamando a beleza da pureza de sua alma e de seu corpo santo. Toda pura, toda casta, toda redimida na encarnação de seu querido filho. Ser imaculada (preservada de todo pecado) é obra de Deus na vida de Maria. Por isso, a Igreja nos convoca a olharmos para Maria com a mesma pureza que Deus a olhou e a quis. Maria aceita fazer a vontade de Deus em sua vida numa absoluta entrega de confiança. Ela esvazia-se para ser plenamente preenchida da graça de Deus. Ela renega sua vontade pessoal para fazer tão somente a vontade de Deus. Ser totalmente para Deus. Estamos diante de uma criatura santa e pura, verdadeiramente agraciada. “Chamada a ser Mãe de Deus, Maria viveu plenamente a sua maternidade, desde o dia da concepção virginal até achar o seu coroamento no calvário aos pés da cruz. Lá, por dom admirável de Cristo, ela tornou-se também CM 538

Mãe da Igreja, a todos indicando a estrada que conduz ao Filho” (São João Paulo II). A pessoa de Maria é admirada por seu silêncio contemplativo, por sua docilidade às moções do Espírito Santo e por sua perfeita obediência à vontade de seu Senhor. Nós católicos estamos tão acostumados à pessoa de Maria e suas qualidades em relação a Deus, que nós a temos com muita intimidade em nossa vida. Por sua concepção imaculada, a Virgem Maria recebeu de Deus a plenitude de todas as graças. “Ela é quem ocupa na Igreja o lugar mais alto e mais próximo de nós; é o modelo perfeito da Igreja e de todas as virtudes, aquela a quem devemos contemplar no nosso esforço por ser melhores. O seu poder salvador e santificador é tão grande que, por graça de Cristo, quanto mais se difunde a sua devoção, mais ela atrai os fiéis para Cristo e para o Pai”. Somos arautos do amor de Maria à Santíssima Trindade, fazemos isso com tanta alegria e fé, que nossa história fica profundamente marcada pelos traços de Maria, ou seja, nos vemos em Maria, no predileto amor de Deus pela humanidade. Por isso, celebremos com alegria o 8 de Dezembro – Festa da Imaculada Conceição de Maria.

Pe. José Oslei SCE Província Centro-Oeste

5


Articles inside

Aventura espiritual e pandemia

2min
page 31

Viver o Movimento em tempos de pandemia

2min
page 30

Dom da inteligência

2min
page 29

Persistência e Fé

3min
pages 32-33

Oração Conjugal

1min
page 28

O temor do Senhor é a sabedoria” (Jó 28, 28

2min
page 27

Retiro

2min
page 26

Pe. Henri Caffarel, sua inspiração, sua memória, nossa motivação

2min
page 25

Casamento ou Sacramento do Matrimônio

1min
page 24

Quando Deus Chama, Ele Quer Nos Salvar

2min
page 23

Encontro do Colégio Nacional Virtual 2020

2min
page 20

A pandemia, as EJNS e a reabilitação da fé

1min
page 22

São apenas Pais

2min
page 21

Epifania do Senhor

2min
page 19

O casal, novo presépio de Belém

2min
page 18

Adorar o verdadeiro Rei e tomar um novo caminho

2min
page 17

O Pilar da Ação Missionária

2min
page 16

Encarnar-se em Deus

2min
page 9

Colegiado Nacional “Remoto

2min
page 8

Terceira visita do Padre Caffarel ao Brasil

2min
page 14

Correção Fraterna

2min
page 15

Imaculada, Maria do Povo

2min
page 7

A Província Centro-Oeste nas comemorações dos 70 anos das ENS

2min
page 6

O Advento

2min
page 5

Travessias

2min
page 4
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.