Page 1

Cartilha dO

brec s 2 12 de da

Fortaleza

ítica cr

Alegria

nfiança Co

Solidarie

círculo, p o d ec um om mo co

Auto -

ina nunca! erm t o nã

é

ignação Ind

A lu ta

qualquer can t o ,m em as ar eç

Compro

isso m

Co

ncia erê

ça an

Enecos, Sua Linda!

U

Espe r

u Tern ra

pia to


Cobrecos DiabEisso?

Cadernos de textos: A C.O.

Compas, diz bem ai que o Cobrecos 2012 vai ser lá em Fortaleza. #TODASVAI

Pois é, o XIX Congresso Brasileiro de Estudantes de Comunicação Social, vulgo Cobrecos, é o Encontro de caráter mais político da Executiva. Para os militantes de primeira viagem, o Congresso é dividido em espaços de Formação e em espaços de Deliberação. (É o quê mah?) Tipo assim, nos quatro primeiros dias, acontecem painéis e GDs (Grupos de Discussão), ou seja, formação para o acumulo acerca dos eixos propostos. Depois, vem a deliberação. Nos GDTs (Grupo de Discussão de Trabalho), são discutidos os posicionamentos políticos, e nos GETs (Grupos de Estudo e Trabalho), são propostas ações que são executadas durante o ano. Por ser essa instância máxima de deliberação, no Cobrecos são tiradas as ações e os posicionamentos políticos daquele ano. Auhauahuauah! Calma. É simples. Primeiro a gente conhece e estuda sobre os temas, depois a gente discute, em seguida a gente propõe alterações ou inserções nos cadernos. :D #prestenção

H ouve boatos de que o Cobreco s Fortaleza seria e s tatutario... Neram boatos não! De dois em dois anos, a gente tem o poder de alterar o Estatuto. #bjos Diz bem aí de novo que esse Cobrecos 2012 é estatutário. Daí a importância desse Encontro, ainda mais com as perspectivas reorganizativas que estamos propondo. to tu ta Es

2

mais linda da cidade selecionou textos para te contextualizar a respeito dos eixos que permearão o Congresso. Esse caderno de textos vai ser entregue aos congressistas no credenciamento. Sempre que tiver um tempinho, dê uma lida!

Cadernos de ações: Esse caderno

contém as ações políticas tiradas no último Cobrecos. Minin@, as ações são as propostas de atividades para o ano que se inicia. Por exemplo, se na plenária é deliberado e aprovado que tal estado deve construir uma cartilha de Combate às Opressões, fica o indicativo de que a cartilha será construída.

Caderno de posicionamentos políticos: Assim como o caderno de ações, o de posicionamentos políticos, traz as deliberações do último Cobrecos. E qual é a diferença, chapa? A diferença é que o posicionamento é o que a Enecos pensa e defende ou não sobre os temas da conjuntura atual. Desde se a Executiva é a favor ou não da obrigatoriedade do diploma em jornalismo até se a gente defende ou não a legalização da maconha :-o~~~; ou como a Executiva se posiciona desde a ocupação de Wall Street até a implantação da UEH de Belo Monte ou a greve dos professores no Ceará.


A luta e como um circulo... ...pode começar em qualquer ponto, mas não termina nunca! É isso ai meu povo, lembrar é fácil, todo dia fazemos, mas até que ponto a memória de cada um de nós se transforma em memória coletiva? O tema deste Cobrecos Fortaleza é justamente Memória. Lembranças... Elas são desencadeadas por fatos do agora. E da nossa menina dos olhos, a Enecos, o que lembramos dos 20 anos? Quantos militantes passaram por ela? Quantos lutas e momentos já foram compartilhados?

“O presente, entregue às suas incertezas e voltado apenas para o futuro imediato, seria uma prisão.” Ecléa

Bosi

É, já foram muitos Enecom’s, Erecom’s, CFPs, Cobrecos, (e Culturais, né!)... Histórias e vidas que convergem em num ponto. Ou melhor, em uma digital. Hahahaha! É essa digital pintada vermelha num pano amarelo que simboliza nossas lutas. #ahaza Com um bocado de coisa para contar, para lembrar, e sobretudo, para refletir, a proposta para esse Congresso é de traçar perspectivas e novos rumos para o nosso Mecom xuxuzinho. Galerê, passar a história do Movimento Estudantil de Comunicação para os militantes é tornar concreto aquilo que poderia parecer abstrato: a luta na Enecos. É cíclico. É círculo. Pode começar em qualquer ponto... #Vemgente

Tiragem de Delegados - Passo a passo Como a gente já disse, entre 21 e 28 de janeiro de 2012, vai acontecer aqui na Terra da Luz, a XIX edição do COBRECOS (Congresso Brasileiro dos Estudantes de Comunicação Social).

De que forma eu posso participar? Todo estudante pode se inscrever e participar do Cobrecos.Nas plenárias, onde as coisas – (as coisas é ótimo!) as ações e os posicionamentos políticos, além do estatuto – são deliberadas, existem delegado/as e observadore/as. Os delegado/as, eleito/as pela base em cada Escola de Comunicação, têm direito á formular políticas, à voto e à voz. Já o/as observadore/ as, podem dar pitaco, ou seja, tem direito à voz e à formular. Entendeu?

3


E co mo e que eu faco pra ser delegado? Qualquer estudante regularmente matriculado no curso de Comunicação da escola pode se candidatar a delegado/a. Esse processo deve ser organizado pelo Centro Acadêmico ou por um grupo de 5 estudantes, caso a Instituição não tenha C.A. ou D.A., ou caso este não se proponha a realizar eleições ou puxar Assembleia. Isso para que os estudantes possam escolher democraticamente. Abaixo, o regimento. (É pra ler mesmo, viu?)

Regimento para Eleicao de Delegados ao XIX COBRECOS Art. 1 - O processo de eleição de delegado/as é de responsabilidade das entidades de base (Centros ou Diretórios Acadêmicos) de Comunicação de cada escola. § ÚNICO - Na inexistência de entidade de base, ou caso a mesma se omita ou esteja com o mandato vencido, a eleição do/as delegado/as poderá ser feita por comissão de no mínimo 5 (cinco) estudantes regularmente matriculados no curso. I - Neste caso essa informação deve estar na Ata de Votação, acompanhada do nome e número de matrícula do/as cinco estudantes. Art. 2 - No caso de escolas que têm mais de um CA/DA no curso, ou um CA/DA por habilitação, a eleição deverá ser realizada em conjunto. § ÚNICO - Vale, para efeito de quorum, o total de estudantes de Comunicação da escola. Art. 3 - A eleição de delegado/as deverá ser realizada por escola, em urna, através de voto secreto e direto, ou assembléia. Art. 4 - O número de delegado/as que cada escola terá direito dependerá do número total de estudantes e da quantidade de votantes, nas seguintes proporções, tanto em urna quanto em assembléia: *E assim sucessivamente, com o número mínimo sendo sempre dois delegados/as, e o quorum mínimo sempre seja no máximo 75 pessoas. I - Para este cálculo deverá ser considerado o número total de votantes, independente de para quem é destinado o voto. Art. 5 - Qualquer estudante regularmente matriculado no curso de Comunicação da escola pode se candidatar a delegada/o. Art. 6 - A inscrição de candidato/as pode ser individual ou por chapa. § ÚNICO - Em eleição por chapas, a distribuição será feita seguindo o critério da proporcionalidade. Art. 7 - A eleição poderá ser realizada durante o número de dias que a entidade ou comissão

4


Eu posso montar uma chapa sozinho?

responsável considerar conveniente, desde que realizadas até o dia 20 de dezembro de 2011. Art. 8 - A urna deverá ser fixa. § ÚNICO - A urna poderá ser aberta em locais diferentes a cada dia ou período, desde que fique neste local durante todo o tempo. Art. 9 - A apuração será feita pelo CA/DA ou comissão responsável em data e hora divulgadas publicamente, sendo permitida a presença dos candidatos. §1º - A escola poderá indicar suplentes, devendo inscrevê-los como observadores. Art. 10 - Cada delegação deverá apresentar no credenciamento do COBRECOS os seguintes documentos: I - Declaração oficial da escola com o número de estudantes regular e efetivamente matriculados no período em que ocorreu a eleição; II - Listagem oficial da eleição constando nome, número de matrícula, assinatura e data comprovada em todas as folhas; III - Ata da eleição do/as delegado/as.

Pode! Você tem que fazer uma lista de cinco estudantes e puxar a eleição! Mas você pode sim sozinho...

§1º - No caso da eleição ser feita em assembleia, deve constar do cabeçalho da listagem as informações relativas às finalidades da assembleia. §2º - A documentação deverá ser a original (xerox não!) Art. 11 - O credenciamento da escola poderá ser feito por qualquer do/as delegado/as eleitos ou por um membro do Centro/ Diretório Acadêmico ou Comissão responsável pela eleição. Art. 12 - O cartão de votação será entregue ao/à delegado/a pessoalmente no dia da primeira plenária, mediante a apresentação de documento oficial com foto. § ÚNICO - O cartão de votação é pessoal e intransferível. Sendo constatada sua utilização por terceiros, será anulado imediatamente. Art.13 - Os recursos apresentados serão julgados pela Plenária de Posicionamentos Políticos do COBRECOS, ouvido parecer da Comissão de Credenciamento. Art. 14 - Os casos omissos serão resolvidos no Credenciamento.

Droga! Achei que eu ia deixar de ser assim!

#foreveralone

5


Documentos:

ação gn

Ind i

Tu vem pra Fortaleza! O que levar pro Cobrecos?

tica crí

Auto -

gria Ale Solidaried

e ad

// Se você é delegado/a eleito por urna...

... pode levar apenas a documentação normal de qualquer encontro: documento com foto e comprovante de inscrição.

U

Con fi

ça an

// Se você é observador/a...

C

...leve a declaração da sua escola com o número de estudantes regular e efetivamente matriculados no período em que ocorreu a eleição, a lista de assinaturas de votação e a ata de eleição (se for uma chapa, mais de um delegado por escola, esses documentos podem ser apresentados só uma vez). Não esqueça também a sua declaração de matrícula do tempo que a eleição foi realizada e um documento com foto.

pia to

o iss

Espe r

ça an

... o Cobrecos é um momento em que ocorre a re-filiação das entidades de base à Executiva. Não esqueça a ata de posse do seu Centro ou Diretório Acadêmico. A semestralidade da Enecos é 10% de um salário mínimo e tá valendo R$ 54,50, mas pode ser negociada por cota em xerox ou outro tipo de contribuição que o CA ou DA possa dar! Procure a Coordenação Nacional de Finanças [Agatha (SE) ou Delosmar (PB)] e veja isso!

Comprom

// Se você é de CA ou DA...

rência oe

o A UFC não tem espaço gramado, então se você vai montar sua barraca, saiba que ela estará no cimento e veja os pezinhos adequados :) E não, não pode montar barraca dentro da sala de aula! #bjos

rnura Te

De coisinhas:

o Com média de 40ºC (na sombra, rsrs, brinks! A gente nem é Tere-

Movimento PRO-SAIA

6

Esse quadrinho surgiu no Blog do Enecom Pará - 2011. Quem é o autor?


sina!). O Ceará não é a terra da luz por acaso, então traga roupas leves! Apesar de estarmos dentro da universidade, protetor solar também vale, especialmente pra quem não está acostumado com o sol do Nordeste. #ficadica o Se você tem alergia a alguma coisa, se previna e leve a medicação que você costuma tomar. Queremos todos bem! o Apesar de estarmos contratando a segurança da universidade, não dê bobeira! Tu é doido, é? Não deixe câmeras, notebooks e outros objetos de valor jogados nos alojamentos. Se preferir, traga cadeado para as malas. :D o O Benfica fica bem no centro da cidade e é tranquilo andar a pé. Caso você precise, tem farmácia, supermercado e hospital perto, além de cantinhos para comer se quiser variar da comida do encontro. Mas tente não andar sozinho, nem depois de certa hora. MEUPAL

o O nosso encontro provavelmente será dividido com o Congresso Nacional das Ciências Sociais e o Conselho Regional da Educação Física. Vamos conviver no mesmo espaço de alojamento, refeições e banheiros, então é sempre bom respeitar o espaço! Alojamento é lugar de descanso, não de festa. Se você quer trazer seu violão para tocar depois da plenária pode, mas num lugar que não atrapalhe. Afinal, você não quer trollar ninguém, né? o Os alojamentos serão dentro de salas de aula. Então é necessário trazer colchão, roupa de cama, travesseiro ou se virar (barraca dos outros, enfim..) o Não esqueça sua saia para o Movimento Pró-Saia, viu? No Cobrecos, mais do que nunca, o vento tem que arribar a saia dos meninos! Traga a sua (Oxi, pra num fazer que nem um povo aí do Pará, que pede a saia das meninas e num devolve, rs). Como assim, porque usar saia? É uma forma de problematizar a questão de gênero, de reafirmar a liberdade, de combater àa opressões por meio dessa manifestação.

PROTETOR SOLAR

Disseram que o tema do Cobrecos é Memória. É por isso que eu tenho que lembrar desse horror de coisas é? é? #numsounemobrigado/a

o Vale trazer o Kit Militante (caneca, prato e talheres). Não se preocupe que as camisinhas, essas a gente distribui... #69 o Lembre-se dos objetos pessoais: perfume, escova, shampoo, condicionador, escova de dente, toalha, desodorante, etc etc etc... [cherosinho/as na plenária]

7


CONTATOS Blog: http://cobrecos2012.blogspot.com Lista: cobrecos-2012@googlegroups.com Email: cobrecosfor2012@gmail.com Facebook: Grupo (Cobrecos 2012) // Fanpage (Cobrecos Fortaleza 2012) Twitter: @Cobrecos2012

Coletivo Enecos - Ce

Comissão Organizadora do Cobrecos Fortaleza - 2012

Comissão de Comunicação: Milla Medeiros: (85) 8882-0411 OI // (85) 9630-6313 TIM //@_camomilla Israel Carneiro (85) 9704-1416 TIM // @ israelcarneiro Sâmila Braga (85) 8800-6415 OI // (85) TIM // @samila_braga Textos e design da Cartilha: Sâmila Braga e Milla Medeiros

#VEMGENTE sOBRE VALORES MILITANTES... Bom, nesse Cobrecos 2012, estamos com a proposta de trabalhar os valores militantes em diversos espaços do Congresso. Delimitamos 10 valores – esses simbolozinhos que estão na nossa capa! :) - mas que no fundo se resumem à um: a práxis militante. É meu filho, minha filha! Não adianta ter um super discurso, ser O Quadro, saber Marx de cabo a rabo, se na prática, no dia a dia, certas coisas não são postas em prática. Isso vale para todos nós, e não custa nada exercitar né não? Entre para o nosso Grupo no Facebook e leia o que escrevemos sobre cada valor, ou veja autores como Ademar Bogo e Frei Betto - que são super joinha!.

8

2011 - Cartilha para tiragem de delegados para o Cobrecos  

Cartilha informativa sobre a tiragem de delegados para o Cobrecos 2012 - Ceará.

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you