Mudou a Historia

Page 1

MUDOU A HISTÓRIA Histórico: CONMEBOL recuperou USD 53.558.874 da corrupção. E a luta pela restituição do patrimônio do futebol sul-americano continua. Outro objetivo alcançado: a volta da CONMEBOL Libertadores e da CONMEBOL Sul-Americana em plena pandemia, sem modificações de formato e com o mesmo nível competitivo.

CONMEBOL deu a virada em sua história e triunfou contra a corrupção. Alejandro Domínguez Wilson-Smith Presidente da CONMEBOL

3 CONSELHO DA CONMEBOL Sr. Francisco Egas EquadorDiretor Sr. Agustín Lozano DiretorPeruSr. Rogerio Caboclo DiretorBrasil Sr. Robert Harrison ParaguaiDiretor Sr. Ramón Jesurún ColômbiaDiretor Sr. Pablo Milad DiretorChile Sr. Ignacio Alonso UruguaiDiretor Sr. Laureano González Vice-presidente 1° Venezuela Sr. Claudio Tapia Vice-presidente 2° Argentina Sr. Alejandro Domínguez Presidente da ParaguaiCONMEBOL REPRESENTANTES DA CONMEBOL PERANTE O CONSELHO DA FIFA Sr.DomínguezAlejandro Vice-presidentedaFIFAParaguai Sr. SarneyFernando Membro do ConselhoBrasilFIFA Sra. María Sol Muñoz Membro do ConselhoEquadorFIFA Sr.AlonsoIgnacio Membro do ConselhoUruguaiFIFA Sr.JesurúnRamón Membro do ConselhoColômbiaFIFA * Bolivia: Cargo vacante.

5

algo

Você costuma falar sobre instalar uma nova cultura, esta recuperação de fundos ajudará essa instalação?

Ainda falta concretizar essa cultura: a de trabalhar pelo e para o futebol. À medida que a CONMEBOL vai mudando, todas as associações membro também vão acompanhando. Hoje vemos que há mudanças na mentalidade, na gestão e que os clubes também estão nesse mesmo processo. O benefício final, o dinheiro recuperado, devem chegar ao jogador, à jogado ra, à infraestrutura, às condições, às bases. Des sa forma, cuidaremos e potenciaremos o futebol Sul-Americano e, acima de tudo, sua essência que é única. único no futebol”

Um total de USD 53.558.874 foram reintegrados ao patrimônio da CONMEBOL, procedente de contas pessoais de ex-dirigentes. O árduo trabalho de uma equipe de profissionais tornou possível essa conquista histórica. Os esforços para continuar recuperando o dinheiro do futebol sulamericano não param.

N6o dia 14 de outubro, uma notícia inédita percorreu o mundo do futebol: o Ministério Público da Suíça or denou a restituição à CONME BOL de USD 37 milhões de con tas pessoais de Nicolás Leoz e Eduardo Deluca em bancos desse país. Foi comprovado que os dois ex-dirigentes da CON MEBOL desviaram recursos que pertenciam legitimamente à fa mília do futebol sul-americano. A conquista da CONMEBOL é um caso único e abre caminho para que outras confederações atinjam o mesmo objetivo. Por que a recuperação desse din heiro, que se soma aos USD 16 milhões devolvidos no Paraguai pelos herdeiros de Leoz e aos USD 558.874 devolvidos nos Estados Unidos, não é fruto do acaso ou do arrependimento de alguém, mas a consequên cia lógica de uma obra muitas vezes silenciosa, porém intensa e sistemática.Opontode partida é 2016, quando o Presidente Alejan dro Domínguez, ao assumir o cargo, toma a decisão de pro mover uma mudança profunda na gestão da CONMEBOL. Essa resolução foi concretizada na realização de quatro audito rias independentes, sendo uma delas de natureza pericial res paldada pelo Ministério Público dos Estados Unidos (ver mate rial sobre auditoria forense). Os resultados foram apre sentados no Congresso da CONMEBOL realizado em San tiago do Chile, em maio de 2017. O Presidente Domínguez e sua equipe de colaboradores rece beram ali o mandato de fazer todo o possível para conseguir a recuperação do dinheiro in devidamente apropriado por ex-dirigentes.Paraadra. Monserrat Jimé nez, diretora jurídica da CONME BOL, essas auditorias e a estrei ta colaboração com os Estados Unidos e a Suíça foram gestos decisivos para iniciar um proces so que se conclui com a recupe ração do referido montante. “A auditoria forense foi extre mamente importante porque foi feita em conjunto com o Mi nistério Público, com as normas desta instituição, para que pu desse servir de base probatória para os diversos julgamentos que estavam sendo realizados. Durante um ano e meio foi fei to trabalho de auditoria forense, que envolveu não só a revisão dos poucos papéis que estavam ÚNICA CONFEDERAÇÃO QUE RECUPEROU DINHEIRO APROPRIADO POR DIRIGENTES CONMEBOL fez a virada em sua história e triunfou sobre a corrupção

O QUE É UMA AUDITORIA FORENSE?

7 disponíveis, mas também a ex tração de informação de todos os computadores que estavam relegados no depósito, dos computadores em uso de 100% dos funcionários e também a solicitação de informações de todos os bancos nos quais a CONMEBOL tinha contas”, expli ca Jiménez.Essesesforços foram re compensados com a modifi cação do status da CONMEBOL perante a justiça norte-ameri cana, passando da qualificação de “organização criminosa” para “organização vítima”. Mo dificação semelhante ocorreu na Suíça, quando o Ministério Público desse país admitiu a CONMEBOL como parte nas ações que levaram à recupe ração de fundos fraudulentos. “Durante a auditoria, as con tas bancárias na Suíça aparece ram. A Procuradoria deste país tomou conhecimento disso e perguntou-nos se estávamos dispostos a colaborar com as investigações que estavam a ser conduzidas. Naturalmente, concordamos imediatamente e disponibilizamos todos os documentos. Passamos nossa auditoria completa. Posterior mente, a CONMEBOL pediu para participar do julgamento, em caráter de vítima, algo que o Ministério Público permitiu”, relata.Isso aconteceu em dezem bro de 2017. Inicia-se então um constante vaivém de do cumentos, entrevistas e in formações pertinentes ao jul gamento que se encerra com a decisão de ordenar a resti tuição de USD 37 milhões ao futebol sul-americano. O TRABALHO CONTINUA Embora o alcançado até agora supere as expectativasuma vez que a auditoria foren se determinou que era rastreá vel e, portanto, recuperável um valor muito menor-, a decisão continua firme em continuar trabalhando para reintegrar mais recursos ao patrimônio do futebol sul-americano. “Temos processos nos EUA e na Suíça. À medida que avançamos na Suíça, tomamos conhecimento da existência de outros processos abertos. Nestes casos, a CONMEBOL coleta informações e solicita ao Ministério Público que parti cipe dos julgamentos. No caso dos Estados Unidos, depende do andamento do julgamen to conhecido como Fifagate”, comenta a diretora jurídica da CONMEBOL.

Diferentemente de uma auditoria comum, a auditoria forense centra-se de uma forma muito particular na detecção de fraudes e atos ilícitos financeiros ou administrativos. Tem como objetivo obter provas ou elementos que possam respaldar ações judiciais posteriores. Deste modo, quem efetua uma auditoria forense em uma empresa ou organização e encontra indícios de ilegalidades passa a ter praticamente a obrigação de impulsionar processos judiciais em busca de sanções penais para os responsáveis e o ressarcimento econômico correspondente. A realização de uma auditoria forense na CONMEBOL, antes mesmo do mandato do Congresso, é a prova da vontade de romper radicalmente com o passado e apostar na justiça, na transparência e na profissionalização.

O golaço CONMEBOLda que percorreu o mundo A notícia da recuperação dos fundos por parte da CONMEBOL foi capa de uma grande quantidade de meios jornalísticos do mundo todo. Não é estranho, considerando desde a eclosão do escândalo Fifagate, que abalou os alicerces do mundo do futebol, nunca houve uma vitória tão contundente contra a corrupção.

O dinheiro

AMPLA8 REPERCUSSÃO NA IMPRENSA MUNDIAL

UMA VITÓRIA HISTÓRICA PASSO A PASSO A mídia destacou os esforços feitos pela CONMEBOL para alcançar este objetivo e indicou o fato como um precedente em que outras confederações possam apoiar-se no futuro.

USD 37.000.000 que o Ministério Público suíço ordenou restituir à CONMEBOL proveniente de contas pessoais de Nicolás Leoz e Eduardo Deluca. USD 16.000.000 que os herdeiros de Nicolás Leoz acederam em devolver à CONMEBOL. USD 558.874 que a justiça ordenounorte-americanarestituiràCONMEBOL.

1Ao assumir o cargo, o presi dente Alejandro Domínguez ordena a realização de quatro au ditorias independentes, uma de las forense.

6Começa um longo processo de intercâmbio de documen tações, análise de provas, perí cias e procedimentos legais ante o Ministério Público da Suíça e a justiça norte-americana.

dinheiro recuperado

8Dois anos depois, são obtidos os primeiros resultados: USD 37 milhões procedentes de con tas privadas de bancos da Suíça; USD 558.874 concedidos pela jus tiça norte-americana e USD 16 milhões devolvidos pelos herdei ros de Nicolás Leoz no Paraguai.

7Com a firme decisão de conse guir a restituição, a CONMEBOL aplica seus recursos humanos e técnicos próprios, além de contar com assessores, advogados e es pecialistas internacionais.

9

2São analisados todos os ar quivos e documentos con tábeis da instituição, bem como cada um dos computadores dos funcionários. Também as máqui nas que já se encontravam em desuso.

3Os resultados das auditorias são apresentados ante o Con gresso da CONMEBOL em Santia go do Chile, em maio de 2017.

4O Congresso entrega um mandato ao presidente Do mínguez e equipe de colaborado res: fazer todo o possível para al cançar a recuperação do dinheiro desviado por altos dirigentes da CONMEBOL.

5CONMEBOL remete ao Minis tério Público suíço a auditoria forense completa e consegue em dezembro de 2017 ser considera da parte do processo.

DA LIBERTADORES E CONMEBOL SUL-AMERICANA

RETOMADA10

CONMEBOL suspendeu suas competições em março e a partir desse exato momento trabalhou para alcançar o retorno seguro do futebol do continente. Foram elaborados rigorosos protocolos de saúde, posteriormente aperfeiçoados com o trabalho conjunto das associações filiadas e autoridades de cada país.

Em 11 de março de 2020, quando pouco mais de dois meses haviam passado desde que um novo e perigoso vírus fora detectado na China, a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou oficialmente que o surto de Covid-19 havia se transformado em uma pandemia. Ime diatamente instou todos os países a adotarem medidas de prevenção e contenção. Apenas uma semana depois, entendendo a gravidade da situação, a CONMEBOL decidiu suspender a Copa América que seria realizada neste ano na Argentina e na Colômbia, bem como a CONME BOL Libertadores e Sul-Americana. A mesma medida foi aplicada em competições de dife rentes categorias e modalidades do futebol. A CONMEBOL foi a primeira confederação a rea lizar esse tipo de ação, que teve como objetivo preservar a saúde e a integridade de jogadores, treinadores, árbitros, assistentes, funcionários de clubes e todas as pessoas que trabalham na indústria do Outrossim,futebol.naquele exato momento, co meçou o trabalho para conseguir o retorno seguro do futebol. O primeiro passo foi a con vocação de um painel de especialistas que, sob a coordenação da Comissão Médica da CON MEBOL, elaboraria um protocolo de medidas de prevenção com vistas à retomada dos tor neios. Este foi de fato um grande desafio, pois as competições da CONMEBOL exigem viagens e envolvem um número significativo de voos e traslados de atletas, técnicos, árbitros e pes A paixão do intactaintactafutebolsegueemtemposdepandemiaApaixãodofutebolsegueemtemposdepandemia

CONMEBOL

Nas últimas semanas, a CONMEBOL reati vou com força o trabalho de coordenação com as autoridades da Argentina e da Colômbia vi sando a Copa América do ano que vem. “Esta competição será histórica em mais de uma for ma. Além de ser levada a cabo em duas sedes -situadas nos extremos sul e norte da Améri ca do Sul-, a Copa América de 2021 será rea lizada quando houver um melhor panorama em relação à pandemia, se as previsões forem cumpridas conforme todos esperamos. Esse torneio será então uma excelente maneira de celebrar um novo tempo para o continente”, disse Gonzalo Belloso, Secretário-Geral Adjun to da Confederação, quem se reuniu há poucos dias com autoridades argentinas no marco da preparação do certame.

3 de agosto USD 8 milhões Auxílio para logística aérea. 3 de setembro USD 2,5 milhões AdiantamentoaclubesdaCONMEBOLLibertadores.

11 soal operacional. “Acredito que nunca antes na história da CONMEBOL houve uma interação tão intensa com autoridades nacionais de cada país”, aponta Leila Rachid, diretora de Relações Interinstitucionais da Confederação, e acrescen ta: “Encontramos uma ótima predisposição por parte dos chefes de Estado, chanceleres, minis tros da Saúde, ministros do Esporte, autoridades migratórias, embaixadores e cônsules. Inclusive algo extremamente inusitado aconteceu, com a participação do presidente Alejandro Domín guez em uma cúpula de chefes de Estado do Mercosul, ocasião em que apresentou o plano para o retorno seguro do futebol sul-americano”. Uma vez alcançado o acordo de todos os governos, foi possível marcar no calendário o tão esperado recomeço da CONMEBOL Liber tadores e da CONMEBOL Sul-Americana. Des se modo, no dia 15 de setembro foi retomada a CONMEBOL Libertadores e no dia 27 de outubro a CONMEBOL Sul-Americana. Até o momento os protocolos têm funcionado conforme o es perado ou até melhor, uma vez que o número de infecções nos plantéis das diferentes equipes se mantém abaixo do esperado. Paralelamente, a maioria dos campeonatos locais recomeçou.

15 de junho USD 55 milhões Adiantamentosaclubes. USD 10 milhões AdiantamentoCONMEBOLCopaAmérica. 23 de junho USD 2 milhões AuxíliotestesparadedetecçãoCovid-19. USD 4 milhões Fundos associaçõesparamembro.

De igual maneira, o primeiro combo das Eli minatórias sul-americanas para Qatar 2022 foi desenvolvido sem complicações. Cada um dos países contou com seu potencial completo para os jogos, após a postura firme da CONMEBOL e das associações membro para que se cumpra a normativa que obriga os clubes de outras con federações a liberar os jogadores em favor de suas respectivas seleções. Uma vez concluída a jornada de Eliminatórias, esses atletas se re incorporaram em seus respectivos clubes sem contratempos, demonstrando a eficácia das medidas adotadas na América do Sul.

13 de maio USD 14 milhões Fundos ProgramadoEvolução.

USD 95,5 milhões postos à disposição para o retorno seguro do futebol sul-americano.

Números das ações frente a pandemia

ELIMINATÓRIAS E COPA AMÉRICA

Ademais dos protocolos sanitários, a outra frente em que a CONMEBOL desenvolveu seu trabalho durante a pandemia tem a ver com os efeitos econômicos nos clubes e associações. No total, USD 95,5 milhões foram disponibilizados pela instituição em diversos conceitos entre maio e setembro deste ano. O objetivo era mitigar o terrível impacto que a cessação total das atividades e a paralisia econômica tiveram sobre a família sul-americana do futebol. Jogadores, jogadoras, treinadoras, árbitras, assistentes, funcionários, jornalistas, vendedores e uma série de outros trabalhadores ligados ao futebol (e por trás de todos, suas famílias) sofreram as consequências econômicas da pandemia. O bom trabalho dos anos anteriores, a confiança das empresas associadas e o compromisso com todos os sul-americanos possibilitaram essas ações, que ajudaram a superar o momento mais crítico.

Jogadores Objetos doados BattagliaSebastián Camiseta do seu jogo de despedida autografada Rolando Schiavi Shorts do último jogo com o Boca Juniors autografado “Pupi” Zanetti Braçadeira de capitão com a qual ganhou a Liga dos Campeões em 2010 com o Inter autografada Juntos pela América do Sul mobilizou figuras do futebol do continente, que doaram diversos objetos de grande conteúdo histórico e simbólico.

INICIATIVA SOLIDÁRIA

Os artigos foram sorteados e os USD 103.000 arrecadados serão canalizados nos 10 países da América do Sul através das sociedades nacionais da Cruz Vermelha.

INÉDITA12

Frente à crise, ao lado do nosso povo

Opontapé inicial foi da CONMEBOL com a doação de uma réplica da Copa Liberta dores, o troféu mais cobiçado do conti nente, o sonho de milhares de torcedores. Com este ícone começou a coleta de objetos e ar tigos de alto valor histórico e simbólico do fu tebol sul-americano (camisetas, chuteiras, luvas, bolas, etc.). O objetivo da campanha Juntos pela América do Sul foi arrecadar fundos através do sorteio desses elementos e destiná-los a ate nuar os efeitos da pandemia nos 10 países do continente. Participaram craques como Neymar, Arturo Vidal, Diego Godín, Roque Santa Cruz, Carlos Zambrano, Franco Armani, Marcelo Mar tins e David Ospina, que se somaram a grandes astros da história como Diego Maradona, Cafu, Iván Córdoba, Diego Lugano e “Pupi” Zanetti. O sorteio da segunda fase de grupos da CONMEBOL Sul-Americana e das oitavas de final da CONMEBOL Libertadores foi a ocasião propí cia para a conclusão de uma campanha solidária sem precedentes no nosso esporte continental alcançando o valor de USD 103.000. Todo o din heiro arrecadado será canalizado nos 10 países através das sociedades nacionais da Cruz Ver melha. A intenção é que os recursos alcancem aos setores sociais mais vulneráveis e golpea dos pela pandemia. A Cruz Vermelha, prestigiosa instituição associada à CONMEBOL nesta inicia tiva, garante que os recursos sejam utilizados de forma adequada e proveitosa. Juntos pela América do Sul representa o compromisso assumido pela CONMEBOL com os povos do continente em um tempo singu larmente difícil. Antes inclusive da escalada de contágios, a CONMEBOL também ofereceu ao Governo paraguaio suas instalações em Luque.

CampanaLeonardo Camiseta sub-20 campeão sul-americano Chile Madeleine Riera Camiseta campeã da Super Liga com o Deportivo Cuenca Gigi Moreira Moletom da seleção sub-20 do Equador

Roque Santa Cruz Camiseta do último jogo com a seleção paraguaia autografada

Justo Villar Luvas utilizadas em seu último jogo como profissional autografadas

Derlis Gonzáles Camiseta do Olímpia Óscar Romero Camiseta do San Lorenzo Ángel Romero Camiseta do Corinthians Gustavo Gómez Camiseta do Palmeiras Carlos Zambrano Camiseta utilizada na última partida com o Boca Juniors na qual foi campeão da Liga autografada Pedro Gallese Luvas em que estreou na MLS is Back autografadas Diego Lugano Camiseta do último Mundial que disputou com a seleção uruguaia autografada Sergio Orteman Camiseta de Sergio Orteman dos 50 anos da Copa Libertadores com seu time Grêmio autografada Ever AlmeidaHugo Camiseta do Olímpia campeão da CONMEBOL Libertadores de 90

Jogadores Objetos doados Nery Pumpido Camiseta réplica da seleção argentina campeã da Copa do Mundo México 1986 autografada Diego Maradona Camiseta e braçadeira de capitão réplicas campeão do Mundo México 1986 autografadas CavenaghiFernando Shorts do último jogo com o River Plate autografado Juan ChacoInsaurraldeManuel- Camiseta Colo-Colo Ricardo Gareca Camiseta utilizada na Copa América autografada Diego Milito Chuteiras utilizadas em uma partida da Champions Fernando Rapallini - Árbitro Camiseta utilizada no jogo da Recopa Franco Armani Luvas Lucas Pratto Camiseta River Leonardo Ponzio Braçadeira de capitão Leandro Gracián Chuteiras Matías Viña Camiseta do Palmeiras Gonzalo Belloso Medalha de campeão Copa América 2019 Lucho González Camiseta e chuteiras Boca Juniors Camiseta autografada pelos jogadores de futebol Jhasmani Campos Camiseta utilizada em jogo amistoso contra a Arábia Saudita com a seleção da Bolívia autografada Carlos Lampe Luvas utilizadas na última Copa América Brasil 2019 autografadas Marcelo Moreno Martins Camiseta da seleção boliviana

Juan Carlos Arce Camiseta da seleção boliviana Dani Alves Camiseta do seu atual time São Paulo autografada Maicon Thiago Camiseta utilizada na CONMEBOL Libertadores 2020 Danilo Fernandes Camiseta do Internacional de Porto Alegre Zé Roberto Camiseta do Bayer Weverton Camiseta do Palmeiras Felipe Melo Camiseta do Palmeiras Cafu Camiseta da seleção brasileira Marinho Camiseta do Santos

Jogadores Objetos doados ColombianaFederação de Futebol Camiseta autografada pelos jogadores de futebol Iván Córdoba Camiseta da seleção colombiana Mario Yepes Camiseta da seleção colombiana utilizada nas Eliminatórias do Mundial 2014 Feiver Mercado Chuteiras e camiseta da equipe de Cortuluá Carlos Ibargüen Chuteiras Nike David Ospina Camiseta do Società Sportiva Calcio Napoli

Carlos Tenorio “O Demolidor” Camiseta da Liga de Quito CONMEBOL Réplica Copa Libertadores

Ricardo Tavarelli Camiseta utilizada em várias edições da Copa Conmebol Libertadores autografada

Efrén Mera Camiseta com a qual ganhou a SulAmericana Jorge Pinos Camiseta com a qual estreou no Independiente del Valle Cristian Pellerano Camiseta do Independiente, utilizada na semi da Sul-Americana

Juan SalgueiroManuel Camiseta do Estudiantes de la Plata Ignacio Alonso Labat Bola do primeiro Mundial Diego Godín Camiseta réplica da seleção uruguaia utilizada no Mundial 2014 CastellanosDeyna Chuteiras com as quais converteu muitos gols autografadas Tomas Rincón Camiseta Torino Football Club e chuteiras

13

FutebolBrasileiraConfederaçãode

Cristian Riveros Camiseta utilizada nas eliminatórias da Copa do Mundo África do Sul 2010 autografada Paulo Da Silva Camiseta utilizada em seu último jogo com o Toluca autografada Óscar Cardozo“Tacuara” Camiseta utilizada em uma de suas partidas na Liga Europeia autografada

Camiseta autografada pelos jogadores de futebolCamisetaAmistosodeMarta Vieira Mini Copa Série A Brasil Neymar Júnior - Camiseta autografada da seleção brasileira Felipe Jonatan Camiseta do Santos Gabriel de Jesus Camiseta da seleção brasileira Esteban Paredes Camiseta atual de seu clube Colo-Colo Arturo Vidal Camiseta do Barcelona Eduardo Vargas Camiseta do Tigres María José Urrutia Camiseta Oscar Córdoba Camiseta comemoração pela conquista da Copa Intercontinental do ano 2000 com o Boca Juniors autografada Faryd Mondragón Moletom autografado por todos seus colegas ao obter o recorde de jogador com maior idade em jogar nas eliminatórias

14 Aumento de dinheiro distribuído a clubes em torneios CONMEBOL O reinvestimento no futebol através do incremento de prêmios é fundamental para aumentar a competitividade. 168,3 DEMILHÕESDÓLARES 47,2 DEMILHÕESDÓLARES 217,5 DEMILHÕESDÓLARES 2 DEMILHÕESDÓLARES 2017 2017 20172016 2016 2016 98.950.000 35.400.000 1.000.00092.100.000 32.800.000 950.000103.850.000 36.100.000 1.000.000 2018 2018 2018 161.900.000 47.200.000 2.000.000 2019 2019 20192020 2020 2020 EVOLUÇÃO DE PRÊMIOS CONMEBOL LIBERTADORES EM USD EVOLUÇÃO DE PRÊMIOS CONMEBOL SUDAMERICANA EM USD EVOLUÇÃO DE PRÊMIOS CONMEBOL RECOPA EM USD CONMEBOL destina 217,5 milhões de dólares em competições de clubes para 2020, conforme anuncia do pelo presidente da Confe deração, Alejandro Domínguez, no sorteio inicial da CONME BOL Libertadores e Sul-Ame ricana realizado no dia 17 de dezembro no Centro de Con venções CON MEBOL.Desta for ma, a Confede ração estabele ce um aumento de prêmios distribuin do 168,3 milhões de dólares entre os clubes participantes da CONMEBOL Libertadores 2020.Ademais, o novo campeão da CONMEBOL Libertadores recebe US 15 milhões, mais 25% da receita líquida da Final Única a ser realizada no está dio do Maracanã, no Rio de Ja neiro, chegando a 22,5 milhões de dólares na fase de grupos. O vice-campeão, por sua partici pação na Final, recebe um total de 6 milhões de dólares. Igualmente, nas quartas de final da CONMEBOL Libertado res, o prêmio vai de 1,2 milhão de dólares a 1,5 milhão de dó lares por equipe classificada; e os clubes semifinalistas gan ham 2 milhões de dólares cada, em comparação com 1,75 mil hão de dólares concedidos em 2019. “Para a atual di retoria da CON MEBOL, o continentaiscompetiçõesprêmiosaumentovestimentoreinnofutebolpormeiodedeeméuma das principais linhas de ação para impulsionar a competitivi dade do nosso futebol”, desta couADomínguez.CONMEBOL consolida as sim os seus dois campeonatos continentais de clubes como referências no futebol interna cional.

168.300.000 47.200.000 2.000.000

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.