Obras da Linha 17-Ouro do Metrô avançam com paisagismo
As obras da Linha 17-Ouro do Metrô avançam em diferentes frentes, com destaque para o paisagismo e a instalação de equipamentos como portas de embarque e elevadores. PÁGINA 8
Na Sanvilla, o cuidado começa pelo seu nome
Atendimento particular acessível
Sem filas nem espera
Especialidades integradas
Av. do Café, 429
Vila Guarani
(11) 5014-9191
(11) 92038-3204
@sanvillasaude
Inaugurada Casa de Cultura Cidade Ademar
Depois de mais de 30 anos de espera, o bairro Cidade Ademar ganhou um novo e moderno espaço dedicado à arte e à convivência: a Casa de Cultura Cidade Ademar “Danilo Miranda”, localizada na Avenida Durval Pinto Ferreira, 820, no Jardim Itacolomi. PÁGINA 3
Editorial | Por: Frederico Henrique M. Fernandes
Que história você quer contar sobre sua vida?
Se a vida fosse um livro, talvez ainda estivéssemos escrevendo as primeiras páginas, sem saber o final, nem quantos capítulos virão. Mas que fosse uma história com erros, pausas e recomeços. Uma história nossa, essa que vive dentro de nós, nas intenções, nos silêncios, nas dúvidas e no coração.
Existe a vida que acontece fora, visível, acelerada, cheia de demandas; e a que acontece dentro de nós, frequentemente esquecida. Na maioria das vezes, vivemos mais para os outros do que para nós mesmos. Mas por quê? Por que insistimos em nos mover a partir das expectativas alheias? Por que é tão difícil assumir quem realmente somos, sem medo de desapontar?
De tempos em tempos, é essencial fazer uma pausa e se perguntar: que história estou realmente construindo? Refletir sobre isso nos reconecta com nossos valores e é o que nos move.
Deixamo-nos levar pela velocidade da vida moderna,
onde o tempo se tornou escasso e a distração é um vício cotidiano. Voltar para si, nesse cenário, é quase um ato de resistência. São nessas pausas silenciosas, quando o barulho de fora cessa e o de dentro ecoa, que encaramos aquilo que evitamos sentir. Porque, no ruído do mundo, não precisamos confrontar nossos medos, anseios e fragilidades. Mas, no silêncio, somos colocados frente a frente com nossas vulnerabilidades, e isso assusta. Sabe por quê?
Porque aprendemos a olhar a vulnerabilidade como fraqueza. Na verdade, é nela que mora a nossa verdade mais crua, onde as máscaras caem, o controle escapa, e podemos ser quem realmente somos.
Então eu te pergunto: a vida que você vive hoje reflete a sua verdade ou apenas alimenta a máscara que o mundo exige?
Talvez seja hora de pegar de volta a caneta e continuar a sua história. Assim como uma novela, a vida é uma obra aberta, e é sempre possível mudar
a trama, mesmo no meio do caminho, com páginas rasuradas ou finais em aberto. A vida não precisa ser perfeita — só verdadeira.
Uma história em que os erros não sejam um peso que te prende, mas passos que te movem. Cada decisão não define um limite, mas abre possibilidades. Recomeçar é se permitir ser quem realmente somos, mesmo que isso assuste.
Então, se hoje fosse o último capítulo da sua vida, quem seria o protagonista dessa história? Você se reconhece na história que vem sendo contada?
No fim, não é o que você viveu que importa, mas a história que escolheu contar — para si mesmo e para o mundo.
Seja o autor dessa história. Seja você, de verdade.
Autor do livro “Um lugar chamado Eu”, Frederico Henrique M. Fernandes utiliza a literatura como espaço de autoconhecimento e expressão
Outubro Rosa no CEMEC da Distrital Centro-Sul
No dia 16/10, as 9h, o Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura (CEMEC) da Associação Comercial de São Paulo, distrital Centro Sul convida para uma manhã especial dedicada à Campanha Outubro Rosa, em parceria com o grupo Mulher em Sintonia. O tema “Cuidar de Si é um Ato de Amor” , convite para refletir sobre a importância da saúde e bem-estar.
O que te espera?
* Palestras inspiradoras com convidadas especiais * Dinâmicas para promover o bem-estar * Conteúdo direcionado à prevenção e cuidado * Presença da Presidente da UNACCAM, Clarisia Ramos * Coffee-break * Espaço para pitch de vendas do seu negócio * Networking especial para expandir sua rede de contatos.
Uma união de mulheres para juntas promoverem a expansão da consciência para com os cui-
DIRETORA
Rosa Maria Gomes de Oliveira
JORNALISTA
Malucy Nogueira (MTB17.862)
José Fernando da S. Jr. (Mtb 0089625/SP)
Endriw de Moraes (Estagiário)
DIRETOR COMERCIAL
Marcelo Martins (Mtb 25553 SSP-SP)
REPRESENTANTE COMERCIAL
Sérgio Vastano
Editoração Gráfica
José Carlos Rocha da Costa
COLABORADORES: Eliane Suwa
dados da saúde.
Acesse o link e inscreva-se agora mesmo para garantir sua participação: https://eventos.acsp. com.br/e/3479
-ACSP Distrital Centro Sul Av. Santa Catarina, - Vila Alexandria Informações: 3180-3818 I 98172-7228.
Horóscopo
Áries - A Lua Cheia intensifica a sua necessidade de ação e definição de objetivos, ariano. Mas também aumenta a sua reatividade. O foco está na postura diante dos outros, que exige atenção. Evite agir impulsivamente e organize suas tarefas de forma eficiente. Pequenos ajustes na rotina e na forma de se expressar podem melhorar resultados e reduzir desgastes.
Touro - período pede atenção a questões internas e reflexões sobre prioridades pouco visíveis. É um momento de processar informações com calma e organizar projetos de longo prazo, taurino. Evite sobrecarga e decisões impulsivas. Pausas estratégicas ajudam a reduzir o estresse e melhorar a tomada de decisão.
Gêmeos - O foco se volta a parcerias, amizades e atividades em grupo, geminiano. É um período para negociações, ajustes de metas compartilhadas e colaboração. Evite a dispersão ou assumir compromissos além da sua capacidade. Ouvir os outros e manter clareza sobre limites garante melhores resultados.
IMPRESSÃO: Gráfica Pana
EDITORA JORNALÍSTICA JUMA
CNPJ. 67.052.795/0001-52
SEDE PRÓPRIA: Rua Onofre Silveira , 45 Jabaquara - CEP. 04334-100 - São Paulo - SP Tel.: 5021-7010
Jornal Cidade Ademar: Divisa de Diadema, Jardim Miriam, Americanópolis, Vila Constância, Jardim das Oliveiras, Vila Joaniza, Vila Missionária e Jardim Prudência, Interlagos. Os serviços prestados por assinantes e as matérias
DISTRIBUIÇÃO GRATUITA: Jornal Jabaquara: Mirandópolis, Praça da Árvore, Saúde, Planalto Paulista, São Judas, Vila Guarani, Cidade Vargas, Vila Facchini, Vila do Encontro, Jardim Scaff, Vila Santa Catarina, Vila Campestre, Vila Mascote. www.EDITORAJUMA.com.br
Câncer - As responsabilidades profissionais e a imagem pública ganham destaque, canceriano. período favorece o fechamento de pendências, o planejamento estratégico e revisões de metas. Evite decisões precipitadas e priorize ações estruturadas. Atenção a detalhes e postura diante de colegas e superiores para não perder a credibilidade.
Leão - O aprendizado, o planejamento de médio prazo e novas perspectivas são o foco, leonino. Cursos, estudos e atividades que ampliem horizontes podem trazer insights e oportunidades. Avalie informações com cuidado e priorize atividades que realmente acrescentem conhecimento.
Virgem - O momento exige cuidado especialmente com recursos compartilhados, investimentos e questões financeiras de parceiros. Planejamento e análise criteriosa podem ajudar a evitar erros e desgastes, virginiano. É também um período de transformação pessoal.
Libra - Relações próximas, pessoais ou profissionais, estão em evidência, libriano. Procure ter a comunicação clara para evitar mal-entendidos. Ao negociar, mantenha o equilíbrio. O momento é interessante para ajustar acordos, revisar compromissos e fortalecer vínculos.
Escorpião - A rotina, hábitos e tarefas do trabalho são o destaque, escorpiano. Pequenos ajustes podem aumentar a eficiência e melhorar o bem-estar. Evite a sobrecarga e priorize o que traz resultados concretos. A atenção à saúde física e mental é essencial para manter o desempenho e a energia.
Sagitário - O período favorece a criatividade, lazer e projetos pessoais, sagitariano. Dedique tempo a hobbies, atividades que tragam prazer e tarefas que renovem a motivação. Equilibrar diversão e compromissos importantes mantém a produtividade sem sacrificar o bem-estar.
Capricórnio - Questões familiares e domésticas podem precisar de atenção, capricorniano. Organizar o ambiente, resolver pendências e fortalecer vínculos ajuda a trazer segurança e estabilidade. Comunicação clara e cooperação com familiares ou colegas de residência evita conflitos.
Aquário - O foco está na comunicação, estudos e pequenos deslocamentos, aquariano. O período traz foco para as trocas de informações, aprendizado prático e planejamento de tarefas diárias. Clareza ao expressar ideias e organização da agenda ajudam a evitar dispersão.
Peixes - É hora de organizar finanças pessoais, planejar gastos e revisar prioridades materiais, pisciano. Evite decisões impulsivas e invista em escolhas seguras que tragam estabilidade. Refletir sobre o que realmente agrega valor e estabelecer limites em recursos compartilhados ajuda a manter o equilíbrio.
Projeto Estadual Bom Preço do Agricultor impulsiona acesso a alimentos saudáveis
No próximo dia 12 de outubro, às 10 horas, acontecerá a cerimônia de reinauguração da feira do Projeto Estadual Bom Preço do Agricultor, no espaço Jabaquara. Na mesma oportunidade se comemorará o 10º aniversário de funcionamento da feira, o que evidencia o impacto positivo desta ação do Governo do Estado de São Paulo, aproximando produtores rurais da pequena agricultura e consumidores da capital.
O projeto, uma iniciativa que reforça o compromisso do Governo do Estado com o escoamento justo da produção agrícola familiar, oferece canal direto de comercialização. Isso permite à população adquirir frutas, verduras, legumes e produtos frescos a preços acessíveis, ao mesmo tempo em que fortalece a renda dos agricultores do estado. No espaço Jabaquara são comercializadas mensalmente cerca de 270 toneladas de produtos hortifrutigranjeiros, atendendo em média 27.000 pessoas por mês.
Além do acesso facilitado a alimentos de qualidade, as ações no Jabaquara contribuem para a segurança alimentar, o combate ao desperdício e a geração de oportunidades para pequenos produtores, alinhando-se às diretrizes de desenvolvimento sustentável e inclusão produtiva apoiadas pela Secretaria. As atividades incluem feiras regulares às quartas, sextas-feiras e domingos, orientações sobre
boas práticas agrícolas e momentos de integração com as demais políticas públicas da Secretaria, envolvendo crédito subsidiado, assistência técnica e incentivo à produção sustentável. O Projeto Bom Preço do Agricultor é um dos pilares do esforço contínuo do Governo de São Paulo para fortalecer o abastecimento e a produção local, promovendo saúde, renda e cidadania para todos.
Natal
Solidário
Uma questão de honra
Luciano Subirá mostra que honrar a Deus vai além de dízimos e ofertas: começa no coração. Baseado em princípios bíblicos como a lei das primícias, integridade financeira, contentamento e mordomia, o autor ensina que o dinheiro deve ser nosso servo, e não senhor. Com lições práticas e transformadoras, o livro desafia a alinhar motivações, decisões e prioridades para experimentar um relacionamento mais profundo com Deus e viver as bênçãos que Ele prometeu àqueles que o colocam em primeiro lugar.
Autoria: Luciano Subirá | Editora: Mundo Cristão | Onde encontrar: Amazon
Cozinhando para o seu bebê
A introdução alimentar é um dos momentos mais especiais da jornada da maternidade. Mais do que apenas oferecer comida, é uma oportunidade de criar laços, despertar sabores e proporcionar uma base nutricional saudável para o futuro do seu bebê. Patrícia Sampaio Bettencourt combina sua experiência como chef e mãe para guiar as famílias nesse processo com leveza, carinho e muito sabor. Esse livro, reúne receitas nutritivas e saborosas, cuidadosamente elaboradas para cada fase da introdução alimentar.
Esta obra apresenta uma narrativa inquietante, na qual filosofia, psicologia e suspense se entrelaçam para provocar reflexões sobre poder, moralidade e identidade. O enredo acompanha Leomar Alorem, um tatuador marcado por traumas e abandono, que transforma suas cicatrizes em um conjunto de preceitos pessoais. Com a ajuda de Rafael, essas “verdades” ganham forma e se tornam a Doutrina Alorem, rapidamente convertida em movimento social capaz de dividir a opinião pública e inspirar ações extremas.
Autoria: Paulo Kamiya | Editora: Independente | Onde encontrar: Amazon
O valor e o sentido da vida
Organizadores:
O Instituto Social Cultural Alípio Gabriela (ALGA), já vem organizando a tradicional festa de Natal. Para que o evento garanta o sucesso dos anos anteriores a presidente Marta Lopes, busca parceiros para as guloseimas (doces e salgados e refrigerantes) para alegrar o sorriso dos baixinhos. Outra forma de dar apoio ao evento é o apadrinhamento das crianças fazendo a doação de um kit (roupa, calçado e brinquedo). A entrega poderá ser feita até o dia 30 de novembro. As crianças tem idade entre 0 e 10 anos, meninos e meninas.
O evento será no dia 7 de dezembro, na Rua Paraíba do Sul, 340 em Americanópolis.
Informações 97618-2437
Em um mundo que incessantemente nos impõe definições de prosperidade e bem-estar, como encontrar o verdadeiro valor e sentido da vida? Este livro, fruto de um diálogo profundo e inspirador entre dois dos maiores nomes do pensamento contemporâneo, convida o leitor a uma reflexão essencial sobre a natureza do ser humano. Na obra, os autores discutem a busca por uma vida boa e autêntica, questionam as imposições sociais de sucesso em contraste com a realização pessoal e enfatizam a importância do conhecimento.
Autoria: Clóvis de Barros e Lúcia Helena Galvão | Editora: Papirus 7 Mares | Onde encontrar: Amazon
Despertar no Inferno – Uma Saga do Senhor Tranca Ruas das Almas Uma Saga do Senhor Tranca Ruas das Almas”. Esta obra é o relato da vida preteria de um dos principais guardiões da religião de Umbanda, onde este espírito relata sua passagem pelas regiões umbralinas e algumas de suas encarnações. Uma obra única, com momentos emocionantes e reveladores do mundo espiritual e uma verdadeira aula sobre os guardiões da Umbanda, os temidos e amados Exus.
Autoria: Jorge Santos | Independente | Onde encontrar: pelo Whatsapp (11) 932226156 ou diretamente no Instituto Tradição Umbanda Sagrada e Magia Divina, Avenida Santa Catarina 2241
Cibele Maria da Silva
Sonia Prado
Verônica Brasil
Coluna Literária
Casa de Cultura Cidade Ademar é inaugurada com arquitetura sustentável e foco na participação comunitária
Depois de mais de 30 anos de espera, o bairro Cidade Ademar ganhou um novo e moderno espaço dedicado à arte e à convivência: a Casa de Cultura Cidade Ademar “Danilo Miranda”, localizada na Avenida Durval Pinto Ferreira, 820, no Jardim Itacolomi. Inaugurada no dia 27 de setembro, a unidade é a primeira da cidade projetada e construída integralmente para ser uma Casa de Cultura - e também a maior da capital, com mais de 5 mil metros quadrados distribuídos em cinco andares.
Fruto de uma antiga demanda da comunidade local, o equipamento foi idealizado a partir da mobilização de moradores e artistas da região, que reivindicavam um espaço permanente para o desenvolvimento de atividades culturais. O projeto, realizado pela Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa, recebeu investimento de R$ 12,9 milhões e tornou-se um marco para a política cultural da cidade. Com arquitetura moderna e sustentável, o prédio foi concebido para integrar práticas de responsabilidade ambiental. A estrutura conta com painéis solares para geração de eletricidade e aquecimento de água, além de sistema de captação e reuso da água da chuva. A construção inclui salas de grande porte, mezaninos, camarins, ponto de leitura, telecentro, espaço de estudos, estúdio para podcasts, cozinha comunitária, palco externo e terraço multiuso.
A Casa de Cultura Cidade Ademar é também o primeiro equipamento cultural da cidade a oferecer um estúdio voltado à produção de podcasts, iniciativa que amplia as possibilidades de
criação e formação em novas linguagens midiáticas. O espaço funcionará de terça a sábado, das 9h às 21h, e aos domingos, das 9h às 20h, com expectativa de receber até cinco mil visitantes por mês.
Para Mauro Fonseca, gestor interino da Casa de Cultura, o equipamento representa mais que um novo espaço físico: simboliza a um avanço na democratização do acesso à cultura. “Esta Casa de Cultura é muito importante para o bairro e a filosofia de trabalho desta gestão valoriza o protagonismo local e a cultura como ferramenta de transformação social”, afirmou o gestor.
Programação de estreia
A inauguração foi marcada por uma programação diversificada e gratuita, reunindo música, teatro, dança, circo, artes visuais e literatura. O Circuito Spcine exibiu o filme Como Treinar Seu Dragão, com direito a pipoca, enquanto o público também acompanhou o espetáculo Vincent – Teatro Lambe Lambe, o show
o Samba Rock di Quebrada, entre outras atrações que celebraram a pluralidade da cultura paulistana. Viradinha SP 2025
Nos dias 4 e 5 de outubro, o espaço recebeu a primeira edição da Viradinha SP 2025, evento promovido pela Prefeitura em parceria com o Sesc São Paulo e diversas entidades culturais. Com mais de 400 atividades gratuitas em toda a capital, a Viradinha levou à Casa de Cultura Cidade Ademar uma série de apresentações voltadas ao público infantil, incluindo teatro, contação de histórias, música e intervenções artísticas, em celebração ao mês das crianças.
Programação de outubro
A Casa de Cultura Cidade Ademar segue com uma agenda repleta de atividades gratuitas ao longo do mês, com destaque para atrações que unem arte, música e dança:
Turma do Andrezinho –12/10, às 14h
Lítero Poético Musical “Um Olho Sol” – 17/10, às 16h
Batom, Cabelo, Atitude e Dança – 18/10, às 17h
Ginga no Asfalto – 24/10, às 16h
Palco Chora Menino – 24/10, às 18h
Com uma programação que valoriza a diversidade e o protagonismo local. A Casa de Cultura Cidade Ademar se torna um novo polo de criação, formação e convivência, reafirmando o papel da cultura como instrumento de cidadania e transformação social.
Nenê Amaral canta Tim Maia, a Congada São Benedito de Cotia,
Crianças com festas, brincadeiras e solidariedade
O bairro do Jabaquara, na zona sul de São Paulo, terá um fim de semana especial em comemoração ao Dia das Crianças, com eventos gratuitos voltados à diversão, integração comunitária e ações solidárias.
No sábado (11), a ONG Recreativa 100 Medo de Errar promove a Festa das Crianças, a partir das 12h, na Rua Alba, 910 (quadra do campinho). O evento contará com almoço solidário, brincadeiras, distribuição de brinquedos e música com o DJ Belô.
Já no domingo (12), duas celebrações prometem movimentar o bairro. A tradicional Festa da Rua Emil Abrany, realizada das 10h às 14h com apoio do Projeto Incluindo, oferecerá gincanas, brinquedos, lanches e diversas atividades recreativas para toda a família.
Também no domingo, a partir das 13h, acontece a Festa das Crianças na Taquara, na Rua Vitoriana, 388, oferecendo mais uma opção de lazer e confraternização para crianças e familiares.
As iniciativas buscam proporcionar momentos de alegria às crianças da região, fortalecendo os laços comunitários por meio da solidariedade e do trabalho voluntário.
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO
SEGUNDA - DAS 10h00 ÀS 15h00
TERÇA - DAS 10h00 ÀS 22h00
QUARTA - DAS 10h00 ÀS 22h00
QUINTA - DAS 10h00 ÀS 22h00
SEXTA - DAS 10h00 ÀS 23h00
SÁBADO - DAS 10h00 ÀS 23h00
DOMINGO - DAS 10h00 ÀS 16h00
AME completa 52 anos com foco em educação e cidadania
A AME completou 52 anos de atuação no dia 27 de setembro. Fundada em 1973 por um grupo de educadores com o propósito de transformar o mundo por meio do amor e da educação a entidade tornou-se uma referência na região do Jabaquara, pela promoção da cidadania e pelo compromisso com os direitos sociais da comunidade.
A AME executa políticas públicas nas áreas de assistência social e educação, atendendo mensalmente mais de 3 mil pessoas, entre crianças, adolescentes e famílias. As ações incluem oficinas, atividades de acolhimento, intervenções artísticas, palestras, contraturno escolar e visitas domiciliares, sempre como objetivo de oferecer um atendimento humano, afetivo e voltado ao fortalecimento dos vínculos comunitários.
A estrutura da AME é composta por diferentes equipamentos sociais. O Centro de Educação Infantil (CEI) AME, localizado na Rua Godofredo Braga, 215, atende cerca de 130 bebês e crianças de 0 a 3 anos; enquanto o Centro
para Crianças e Adolescentes (CCA) AME acolhe 180 crianças e adolescentes de 6 a 14 anos.
Já o CEI AME II, localizado na Avenida Euclides, 341, atende 200 crianças na primeira infância, ampliando o alcance das ações educativas na região.
Além dessas unidades, mantém o Serviço de Assistência Social à Família (SASF), que atende cerca de mil famílias, voltado à proteção básica no domicílio, por meio de ações que visam fortalecer os vínculos familiares e comunitários e prevenir situações de vulnerabilidade. Outro importante equipamento é o Centro de Acolhida
Amor e Respeito, que tem por objetivo acolher pessoas em situação de vulnerabilidade, orientando-as e encaminhando-as para diversos serviços existentes na região, contribuindo para sua emancipação e reintegração social
O fundador e presidente da AME, Cláudio do Amaral Kfouri, ressalta o espírito que move o trabalho da instituição desde sua criação. “As crianças quando chegam, principalmente os
JOGO de BÚZIOS
Orientação espiritual e tratamentos espirituais para uma caminhada mais produtiva e prospera em todos os campos da vida.
pequenos, têm uma pureza, são muito afetivos, muito alegres, independente da situação que às vezes eles vivem. Quando entram aqui, até esquecem os problemas que têm e que não são fáceis. É a AME semeando amor.”
Com 52 anos de história, a AME reafirma seu compromisso com o desenvolvimento humano e social e segue fortalecendo laços, promovendo oportunidades e inspirando gerações.
Com sede na Rua Godofredo Braga, 215, a AME é uma organização não governamental (ONG) comprometida como desenvolvimento humano e social.
A instituição se mantém por meio de parcerias entre o poder público e o apoio da comunidade.
Para o contato, o telefone é (11) 5588-0599 e o e-mail parceria@ ameamoroso.org.br.
Atendimentos com Pai Jorge Santos
MAGIA DIVINA
Magias para prosperidade, abertura de caminhos. equilíbrio emocional, saúde espiritual, desobsessão, anulação de amarrações e anulação de magias negativas.
ATENDIMENTOSPARTICULARESE PARA EMPRESAS
Obras da Linha 17-Ouro do Metrô avançam com paisagismo e testes em portas de embarque e elevadores
As obras da Linha 17Ouro do Metrô avançam em diferentes frentes, com destaque para o paisagismo e a instalação de equipamentos como portas de embarque e elevadores. A linha terá 6,7 km de extensão, conectando o Aeroporto de Congonhas às linhas 5-Lilás e 9-Esmeralda, beneficiando aproximadamente 100 mil passageiros diariamente.
Serão oito estações modernas e a frota contará com 14 trens de tecnologia avançada, que vão reforçar a mobilidade urbana na Zona Sul. O início da operação da Linha 17-Ouro está previsto para 2026, ampliando a integração do transporte metropolitano e oferecendo mais conforto e segurança aos usuários.
“A obra do monotrilho da Linha 17-Ouro é importante para a mobilidade de São Paulo por integrar o Ae -
roporto de Congonhas, um dos mais movimentados do Brasil, diretamente à rede de transporte metroferroviária”, disse Marcelo Basso, gerente da Linha 17-Ouro do Metrô à Agência SP. “A nova linha de monotrilho também oferecerá uma opção de transporte público eficiente para uma
região densamente povoada da cidade.”
Nesta reta final da obra, estão incluídas a implantação das portas de plataforma em todas as estações e a montagem de sistemas essenciais, como energia, ventilação, multimídia, monitoramento e telecomunicações. Também
estão em execução a instalação de escadas rolantes, elevadores, máquina de lavar trem e veículo de manutenção de via, que já passa por processo de comissionamento.
Os sistemas de alimentação elétrica já foram energizados em estações como Vereador José Diniz e Campo Belo. Em paralelo, seguem os testes de comissionamento e a execução de sistemas auxiliares, incluindo ar-condicionado, iluminação e ventilação.
Cada trem da Linha 17Ouro terá cinco carros, 60,8m de comprimento, capacidade para 616 passageiros e recursos como ar-condicionado, iluminação em LED, áreas acessíveis e sistema UTO (Unattended Train Operation), com tecnologia CBTC, que permite maior eficiência e menores intervalos entre viagens. O
projeto também prevê inovações, como a autonomia das composições para percorrer até 8 km com baterias próprias em caso de queda de energia de tração. “Com trens automáticos e com capacidade para centenas de passageiros, a linha deverá ajudar a reduzir o tráfego nas principais vias da região”, afirmou Basso.
Por Dentro da Obra O avanço nas obras da Linha 17-Ouro está registrado no segundo episódio da série “Agência SP: Por Dentro da Obra”, iniciativa da Agência SP que mostra em vídeos detalhes e curiosidades de grandes projetos em andamento no estado. O primeiro episódio apresentou o andamento das obras no trecho de cerca de 22 km do Rodoanel Norte que será entregue ainda neste ano.