Issuu on Google+

Jogos Olímpicos Infantis 2013

Jardim de Infância do Núcleo Cardeal Humberto Medeiros EBI de Arrifes


A temática “Jogos Olímpicos” surgiu na concretização do Corso Carnavalesco 2013, com alguns grupos de Jardim de Infância do Núcleo Escolar Cardeal Humberto Medeiros.


Foi projetado como “JOGOS OLÍMPICOS INFANTIS 2013” enaltecendo a Expressão Motora, componente essencial à saúde física, mental, intelectual e emocional na vida da criança.


SĂ­mbolos


• A bandeira com os anéis representando os cinco continentes: Europa (azul), África (preto), América (vermelho), Ásia (amarelo) e Oceânia (verde).


A Tocha simbolizando o fogo produzido pelos raios de sol usado pelos deuses. “A natureza no seu melhor�.


Desfile de Abertura com a representação de vårias modalidades desportivas


Os atletas em tempo desportivo: PrĂŠ A


Os atletas em tempo desportivo: PrĂŠ B


Os atletas em tempo desportivo: PrĂŠ C


Os atletas em tempo desportivo: PrĂŠ D


Os atletas em tempo desportivo: PrĂŠ E


Os jogos foram organizados por faixas etárias das crianças:  3 anos – bowling  4 anos – corridas com sacos  5 e 6 anos – habilidades com os arcos


3 anos - Bowling

Objetivos do jogo: Desenvolver uma imagem corporal ajustada e positiva. Desenvolver a coordenação viso motora global e aplicada à manipulação de objetos. Desenvolver a orientação espacial e a direccionalidade do movimento, respeitante a um ponto de referência.


4 anos – Corridas com sacos

Objetivos do jogo: Desenvolver o equilíbrio e o controle da postura. Controlar a deslocação em saltos, coordenando os movimentos de braços e pés com restrição das funções e do espaço. Deslocar-se no espaço próximo, seguindo um itinerário simples. Desenvolver a coordenação viso motora global com manipulação de objetos.


5 e 6 anos – Habilidades com arcos

Objetivos do jogo: Desenvolver uma imagem corporal ajustada e positiva. Descobrir as possibilidades motoras das diferentes partes do corpo. Desenvolver o equilíbrio e o controle da postura. Controlar diferentes formas de manipulação dos arcos, coordenando diversos movimentos. Iniciar e confirmar a definição da própria lateralidade. Desenvolver a coordenação viso motora global aplicada à manipulação dos objetos. Desenvolver a organização espacial, a partir da interiorização das noções espaciais básicas. Desenvolver a orientação espacial e a direccionalidade do movimento, respeitante a um ou vários pontos de referência.


Festa de Encerramento com a Xana Toc Toc


Os mais pequeninos “amoleceram” com o soninho…


‌ mas ainda conseguiram levantar-se para receberem as medalhas.


Projeto das educadoras: • • • • • •

Paula Machado Olga Benevides Ana Paula Melo Lígia Cunha Laura Teves Ana Cristina Sousa

Fevereiro 2013


JOGOS OLÍMPICOS INFANTIS 2013