Guitar Player 214 Fevereiro/2014 BR

Page 91

‘T? Wesley “Lély" Caesar enslna gultarra desde 1981. Fundou e coordenou 0 primeiro lG&T. em 1987. E autor de vérios métodos dldétlcos e videoaulas. Leciona no Conservatorlo Souza Lima. em S60 Paulo, desde 1997. Vlsitez www.wesleycaesar.com.

‘yr

"

'

~

i

¥

I

an

Q

,

.

.

-

Figqragqenntag

epr|nc|p|usdar|tm|ca nomes das notas (altura dos sons) a partir das cordas soltas. A pauta musical (cinco linhas onde se escrevem as notas musicais) e a tablatura (seis linhas que representam as cordas da guitarra) séo padroes mundiais urilizados para escrira musical. O sistema ocidental trabaiha com 12 notas. sendo sere naturais e cinco susrenidos ou bemois Fig.1). No inicio da jsauta encontra-se a clave, que corresponde 21 tessitura dos sons. .\‘o caso da guirarra, a clave é de sol, conforme mostra a gure 1. Logo depois da clave vem a formula de com~

INICIO ESTE MES UMA séme DE AULAS DIRIGIDAS EXCLUS|VA-

mente a iniciantes. O material foi extraido do meu curso e segue uma sequéncia légica, portanto, guarde cada uma das liooes para eventuais consultas posteriores. Cursos de guitarra podem variar de professor para professor, mas, em linhas gerajs, todos abordam pontos fundamentais para o desenvolvimento do iniciante. Um curso de guitarra é, antes de tudo, um curso de musica, e esta tem como matéria-prima 0 som, que, por sua vez, possui quatro propriedades: altura (a medida de frequéncia de um som determina se a nota musical é grave ou aguda), intensidade (forga empregada na emisséo do som), duragio (quantidade de tempo de um som) e timbre (a “cor” do som). Na musica do Ocidente dos ultimos 300 anos, convencionou~se como elementos principais a ritmica (que tem ligagio com a durago do som), a melodia (que se relaciona A escala) e a harmonia (que é a ciéncia de concatenaqio de acordes e serve para acompanhamento da melodia). Estes dois ultimos se relacionam com a altura do som. Além de propriedade do som, o timbre é também considerado outro elemento da musica. A forma (estrutura da musica) e a tessitura (que determina a clave e suas respectivas assinaturas) completam os seis elementos da musica. Neste inicio de curso, vamos ver a anatomia da guitarra e os

i

ios sons na musica ocidental sio representados

principais (Fig. 2). Os numeros de quantidade (quatro tempos. dois tempos etc.) referem-se ao tempo de duragio de cada urna das guras. Os numeros de qualidade (1 , 2 , 4 , 8 16 etc.) correspondem 21 propriedade de cada gura. Note que, se rnulriplicarmos os numeros de qualidade e quantidade, o resultado seré sernpre quatro. Na prética, guras semelhantes se agrupam e recebem 0 nome de grupos ritmicos, como nos exercicios com cordas soltas da Fig.3. Preste atengo nas pausas que equivalem aos respectivos valores de cada gura. E importante que voce acompanhe esta li<;5.o no video disponibilizado no site de Guitar Player. Na proxima aula, veremos uma introdugéo é. técnica da guitarra. Até lei! .

Pauta Musical (Pentagrama)

I,

\I. ‘In. .

passo (-2 -1}. As duragoes por sete gures

puma.» C ave

°F°"““'a

‘ Q

Notas na Pauta na primeira posigo do brago do Guimrra

|

D6

.

'

D<s#

deCo1npasso

,

/-\

A

W _

Réb Ré

_

Ra; Mib

1--

W

7

Mi

F5’;

/\

1

1! In-I

.

.

Fz'1#

.

. '

I2 Solb

501

'

' |

.

_

I-

_

II

4 . in-41;;-IQi._| -I-r II II-r _ __,

:

'

Léb Lé

Sol#

Lé#

Sib

Si

|

Do

ablatura

Cmdas

I-—i-—-—-——

Semibreve 4 tempos 1

Notas na Tablatura na primeira posioéo do brago da Guitarra

Minima 2 tempos 2

Seminima 1 tempo 4

Colcheia 1/2 tempo 8

|

Semifusa Semicolcheia Fusa 1/16 tempo 1/8tempo I/4 tempo 64 32 16

I

GUlTARPLAYER.COM.BR

115


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.