Page 1

R E V I S TA

impacto Campo Grande - MS

R$ 10,00 • Ano III • Nº 48 • Maio 2013

Integrando Mato Grosso do Sul


IMPACTO ENTREVISTA

Ademar da Silva Júnior aposta que programa se consolidará em dois ou três anos em Rio Negro

O

Superintendente de Indústria, Comércio e Serviços da Secretaria de Estado de Produção, Indústria, Comércio e Turismo de Mato Grosso do Sul (Seprotur), Ademar Silva Júnior é o entrevistado deste mês da Revista Impacto. “Acredito que bastam dois ou três anos para que Corguinho, Rio Negro e Rochedo visualizem resultados pujantes. O que tem de ter é vontade, disposição, inteligência para fazer esse desenvolvimento e isso à gente encontrou nesses Municípios” disse. A avaliação teve como base a audiência pública, realizada em Rio Negro, no dia 28/ Março passado, quando foi discutido o Programa de Desenvolvimento de Rio Negro – PRODERNE, lei criada pela administração do Prefeito Gilson Romano (PMDB), a partir de assessoramento dado pelo Consultor Heller Nogueira em parceria com o PIDES – Programa Integrado de Desenvolvimento Sustentável, idealizado pelo Grupo Impacto de Comunicação. Confira a entrevista:

RI – Dr. Ademar, fale-nos primeiro como foi o trabalho desenvolvido para o processo de industrialização nos Municípios da Região do Bolsão de Mato Grosso do Sul e depois, abordaremos o trabalho que vem sendo iniciado nos Municípios da Região Centro-Norte de nosso Estado. ADEMAR – Recentemente assumimos a Superintendência da Indústria, Comércio e Serviços aqui na Secretaria de Produção, Indústria, Comércio e Turismo (Seprotur), junto com a nossa companheira Tereza Cristina. Nós já havíamos passado por lá há algum tempo e trouxemos conosco experiência na área do desenvolvimento. Venho da região do Bolsão que tem um grande impulso para essa questão desenvolvimentista. É interessante frisar que esse foco maior

naquela região se dá em função de logística, uma região que conseguiu se industrializar pela proximidade com os Estados de São Paulo, Paraná, Goiás e Minas Gerais. Agora existe esse grande desafio dado a nós pelo Governador André Puccinelli de levar esse desenvolvimento que esses Municípios do Bolsão tiveram para o interior do nosso Mato Grosso do Sul. Esse é o desafio que a Secretária Tereza Cristina nos colocou aqui na Superintendência de Indústria e Comércio. Tenho de dar os parabéns a você (referindo-se ao radialista Eli Sousa), ao Grupo Impacto e ao Heller (consultor Heller Nogueira), que pensaram num programa de desenvolvimento. RI – A audiência realizada em Rio Negro atendeu às expectativas? ADEMAR – Superou a expectativa. Muita gente perguntando. Muitas dúvidas sendo dirimidas sobre como de fato se aproveitar desse momento único que Rio Negro está vivendo. E o que mais importa nesse momento é essa união de forças: são trazer a iniciativa privada, os investidores, os empresários, impulsionar o poder público – e aí falamos especificamente da Prefeitura Municipal, Secretaria de Desenvolvimento, a Câmara Municipal, para que, num esforço coletivo, a gente possa explorar ao máximo as potencialidades que tem o município. RI – O senhor acredita que se os três Municípios que chamamos Centro-Norte de MS desenvolvessem, em conjunto, projetos de desenvolvimento sustentável haveria mais facilidades para a concretização dos objetivos? ADEMAR – Não tenho dúvidas. É importante que estas três prefeituras trabalhem em conjunto. Elas não podem se tornar competidoras entre si. Porque se isto ocorrer, elas se enfraquecem. São municípios pequenos, com poucos recursos financeiros em seus cofres. Por isto este consórcio, se assim a gente puder chamar, ele favorece, favorece, até porque nós vamos identificar quais são as potencialidades de cada um desses Municípios. Rochedo tem uma característica específica; Rio Negro tem outra; Corguinho tem outra. São Municípios que se complementam e que não podem e não devem estar competindo. RI – Em sua opinião que tem experiência na região do Bolsão, em Municípios como Paranaíba e Aparecida do Taboado, quanto tempo demoraria para a concretização desse processo? ADEMAR – É difícil a gente prever tempo.

8

MAIO 2013

Tempo é um elemento que depende de muitas variáveis. Eu acredito que neste ano ainda ou no mais tardar nos primeiros meses do próximo ano a gente já vai ver alguns resultados positivos. Exatamente pelo que já dissemos: existe aí um bom momento da economia brasileira. Existem pequenos e médios empresários dispostos a iniciarem seus investimentos de imediato. Para eles, basta conhecer linhas de créditos, os incentivos para determinados setores e eles iniciam os investimentos. Investimentos de médio e de grande porte levam um tempo maior. Eles precisam de características e de variáveis bem maiores para serem consolidados. Mas, eu acredito que em um mandato estamos falando de quatro anos e é interessante a população entender isso, o processo esteja concretizado. RI – Quais os incentivos que o Governo do Estado está dando hoje às pequenas, médias e grandes indústrias que se instalam em Mato Grosso do Sul? ADEMAR – É muito variável, pois se tem incentivos fiscais diferenciados por setores, por região, por tamanho, mas, basicamente, quaisquer empresas que, hoje, quiser se instalar em Mato Grosso do Sul, a nossa lei estadual permite uma isenção de 67% dos tributos, em especial o ICMS. Este benefício pode chegar até a 95%, praticamente zerando o pagamento de tributos, dependendo do segmento, da inovação tecnológica que traz esta empresa, do tamanho da geração de empregos. O governador tem deixado claro que se a empresa quer se integralizar, se a empresa vai para um município que ainda não está industrializado, a vontade dele de dar o incentivo é muito maior do àquelas que querem se consolidar em regiões como o Bolsão Sul-mato-grossense que já passou pelo processo industrialização. Então tem mais esta vantagem. Temos também as linhas de crédito. RI – Agradecemos superintendente, pelos esclarecimentos aos leitores da Revista Impacto. ADEMAR – Eu é que tenho a agradecer pelo seu empenho, pois você tem sido um tremendo colaborador para fazer acontecer de verdade todo esse projeto e a sua disponibilidade de abrir os canais para que se possa, também, levar informações a todos os leitores, ouvintes das empresas integrantes do Grupo Impacto de Comunicação. Um abraço a todos e tenho certeza de que, toda essa região está dando passos largos rumo ao pleno desenvolvimento.


IMPACTO ATUALIDADE

Menina sul-mato-grossense vai representar o Brasil no Pequena Miss Mundo

Mel Azevedo, 9 anos, de Mundo Novo é a Miss Mundo Brasil 2013; evento será na Turquia

O

Mato Grosso do Sul estará junto com Mel Azevedo, 9 anos, no começo de Outubro quando ela estiver na Turquia representando o Brasil no Little Miss World 2013, que em tradução livre seria Pequena Miss Mundo. Mel é a atual Miss Mundo Brasil. Mesmo tão jovem, ela não é estreante, já que acumula os títulos de Miss Brasil Elegance 2012 e Miss Mato Grosso do Sul. O Little Miss World 2013 será na cidade de Antalya, Turquia, segundo Bianca Azevedo, mãe de Mel. As concorrentes ao título participarão das etapas de talento, gala, típico e entrevista, além de apresentação especial de abertura. Nesta manhã (18), Bianca esteve no gabinete do Deputado Estadual Márcio Fernandes (PTdoB), vice-líder do governo, para conversar sobre a conquista de sua filha. O deputado parabenizou Bianca. “É um orgulho, fico feliz pela talentosa Mel, que vai representar o Mato Grosso do Sul e o País na Turquia, também estou junto na torcida”, comemorou Marcio Fernandes.

Pai é agredido e arrastado no asfalto pelo filho em MS

U

m homem de 58 anos foi vítima de agressão do próprio filho, de 28 anos, em Três Lagoas/ MS. Ele foi agredido e arrastado. A Polícia Militar da cidade foi acionada por testemunhas para atender a ocorrência de agressão. Segundo informações do Boletim de Ocorrência, a testemunha contou aos policiais que o filho bateu no pai e o arrastou pelo asfalto, causando vários ferimentos na vítima. Os policiais foram até a casa onde ocorreu a briga e encontraram o agressor bastante alterado. Ainda de acordo com o boletim, foi necessário o uso de algemas para conter o rapaz. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado para atender a vítima. Ela foi encaminhada para o Hospital Auxiliadora. A polícia ainda informa, no documento, que o filho agressor não foi intimado porque a vítima, o pai, não compareceu à delegacia para prestar queixa.

10 mulheres famosas que não sabemos o que fazem da vida Autointituladas como atrizes, modelos e dançarinas, não sabemos de fato o que alguns mulherões do mundo da fama fazem para ganhar dinheiro e se sustentarem. Elas carregam status, luxo e um ar de vida de rainhas. Mas o que está escrito em suas Carteiras de Trabalho, hehe? Como declaram o Imposto de Renda? O que realmente elas fazem? Mari Alexandre: Fez uma Playboy muito bonita, hehe, e só. Teve seu auge quando namorou o Vavá, mas aí sumiu. Fazia uns quadros muito chatos e sem graça na Escolinha (do Dedé, depois do Gugu) Nana Gouvêa: Parece que está sempre lutando para aparecer na mídia de qualquer maneira. Só que o tempo dela já está passando. Ainda acho gata e sensual. Núbia Oliver: Só lembro de ter participado, e de maneira bem apagada – diga-se de passagem – da Casa dos Artistas. Acho que não dança, não canta… Helen Ganzarolli: Ouvi uns papos de que o objetivo da vida dela é casar com um homem rico, e tem que ser bem rico. Sinceramente não vejo beleza e nem sensualidade nessa mulher. E também me parece ser sem talento e desenvoltura para qualquer coisa artística. Livia Andrade dá de 10 a 0

9

MAIO 2013

nela. Geisy Arruda: Mais uma prova de que este país não pode ser levado a sério. Melhor me conter, pois posso até ser processado. (ui.) Renata Banhara: Lembro que ela surgiu num Carnaval (há muuuuuito tempo) e depois ficou com o Frank Aguiar. Hoje em dia eu sei que ela tá ficando muuuuuuito feia. Viviane Araújo: Ela me passa um jeito de que é empresária de algum ramo. Ganha o seu dinheiro sabe-se lá como, mas faz uns investimentos aí. Mas sobre o que ela faz, eu não tenho a menor ideia, só sei que ela aparece sempre no Carnaval, vive pelo Carnaval e ama o Carnaval. Ângela Bismarchi: Fracasso como cantora, fracasso como escritora, mas vai muito bem quando o assunto é chamar a atenção dos brasilóides. Sei que ela é MariaBisturi. E também não vejo nada de beleza e sensualidade. Daqui a pouco ela aparece com alguma linha de bolsas, que certamente irá fracassar também. Andressa Urach: Está de 10 em 10 minutos no EGO, sempre com alguma “novidade“ muito importante. O que deve fazer da vida heim?


O Mato Grosso do Sul estará junto com Mel Azevedo, 9 anos, no começo de Outubro quando estiver na Turquia representando o Brasil no Little Miss World 2013.

37

52

Nova Andradina recebeu uma unidade móvel para qualificar a mão de obra local. Os cursos são ministrados no Centro de Treinamento da multinacional francesa Saint-Gobain.

Em sua visita a Capital de MS, Campo Grande, a Presidenta da República Dilma Rousseff, entregou ônibus escolares para 78 Municípios e garante mais de R$ 4 bi para o Estado

40

47

12

Está tão pesado o clima do Exército da Coréia do Norte que eles não se cansam de afirmar seu programa nuclear e justamente por isso, os americanos decidiram aplicar um sistema avançado de defesa antimíssil, na ilha americana de Guam, no Pacífico.

Comemorar o aniversário de Inocência é para os inocencienses, um dogma de fé. Todos os anos conterrâneos de todo o Brasil e porque não dizer do mundo, vem à sua terra para reverenciá-la e comemorar o seu progresso, o dinamismo de seu povo, a garra de seus administradores, a união e a hospitalidade dessa gente, que acolhe prazerosamente todos os que ali aportam.

Em grande estilo, Clube da Melhor Idade de Rochedo é reinaugurado. Evento contou com participação de três deputados estaduais, três prefeitos, quatro vereadores e inúmeros integrantes a melhor idade.

Seções

08.......................................................... Impacto Entrevista 09........................................................ Impacto Atualidade 11.............................................................. Rosildo Barcelos 12.............................................................................. Editorial 14............................................................ Impacto Dia-a-Dia 15................................................................. Impacto Saúde 16............................................................. Fernando Soares 18........................................................... Impacto Legislativo 19.............................................................. Impacto Estado 20............................................................... Impacto Em Foco 21............................................................. Impacto Especial 30......................................................................Impacto Giro

21 31............................................................ Impacto Esportes 32........................................................ Impacto Municípios 37............................................................ Impacto Educação 38................................................................ Impacto Capital 39.................................................................. Manoel Afonso 40............................................................. Impacto Destaque 45............................................................ Impacto Culinária 46............................................................... Impacto Política 47................................................................... Impacto Capa 48........................................................ Creginaldo Câmara 49............................................................. Impacto Indústria 50................................................................. Impacto Brasília 54................................................................. Garota Impacto 56................................................................. Impacto Social 58....................................... Impactantes Fatos & Eventos

10 MAIO 2013

20

Presidente da Cassems fala sobre projetos da entidade representativa dos servidores estaduais

espaço do leitor

Queremos saber sua opinião! Mande-nos sugestões, críticas, elogios e dicas de matérias. Anote o e-mail redacaorevistaimpacto@gmail. com. Assim você pode nos ajudar a fazer a Revista Impacto.


RosildoBARCELLOS *Articulista e Autor do livro Histórias e Estórias que a vida nos faz contar

T

COMO DIRIGIR NAS CHUVAS DE ABRIL

odos os motoristas devem ter cuidado na hora da chuva. A primeira regra é levar o carro para um lugar seguro assim que perceber o começo da tempestade. Em alagamentos, o limite para trafegar com segurança é quando o nível da água estiver chegando à metade da roda. Mais do que isso, desista. Ligue sempre os faróis, mesmo que a chuva caia durante o dia. O início da chuva é o momento mais crítico. Seja uma simples garoa, seja um temporal, ela pode surpreender. A pista, assim que recebe o início da água da chuva, transforma-se em uma espécie de armadilha, graças à perigosa mistura de água, resíduos de óleo, combustível e sujeira. Esta mistura gera um líquido extremamente escorregadio, que compromete em muito a aderência dos pneus ao solo. Também ocorre o choque térmico. Quando bate nos vidros quentes do carro, a água fria da chuva forma o chamado embaço que é perigoso, pois prejudica a visibilidade do motorista. Mesmo com os pneus e freios em bom estado a frenagem na chuva deve ser suave e progressiva. Assim, quando frear não pressione bruscamente o pedal, mas pise suavemente. Se for atravessar poças, procure pontos de referência como outros carros e postes,pois a cidade está infestada de buracos.Depois de atravessar uma poça grande, ande em velocidade reduzida e pise algumas vezes de leve no freio para secar as lonas traseiras (conforme o caso). Outra questão importante são os pneumáticos... observe se estão em condições. Outro grande perigo nos dias de chuva é o calço hidráulico, que danifica o motor e provoca prejuízos. Ele acontece quando a água passa pelo filtro de ar e chega ao cilindro. Se for impossível não esperar

11

ABRIL 2013

porque já está na água e se você perceber que o escapamento está submerso (o som muda, fica parecendo som de bolhas; jamais desacelere). Se tiver que parar o veículo pise na embreagem, tire a marcha e freie com cuidado. Tudo isso você deverá fazer o veículo acelerado. Aguarde, sempre acelerando, o volume de água abaixar; é a única forma de proteger o motor. Saia com condições de chuva forte se realmente for necessário, se puder adiar, retardar ou postergar... faça-o. Sabemos que depois da chuva forte é que as preocupações aumentam. O perigo dos “buracos“ também é grande para as motocicletas,a queda é quase certa,ou pelo menos um empeno ou amassamento do aro. Nas áreas de risco, depois que água escoa é o momento de limpar o estrago que a chuva causou e ver o que foi perdido. No dia seguinte ao caos, é fácil também encontrar na cidade oficinas cheias e muito barro nas pistas que ficaram alagadas. O prejuízo para quem passa pelos pontos de alagamentos é alto e a insistência em atravessar a pista tomada pela água pode custar mais caro do que muitos imaginam. Esteja sempre atento aos alertas da Defesa Civil.


Expediente

Revista impacto www.impactonewsms.com.br

Publicação de I3 Editora e Comunicação LTDA ME CNPJ 13.822.654/0001-42 Rua Jamil Félix Nagles, 589 - Parque dos Poderes Campo Grande/MS CEP 79036-110 - Fone: (67) 3026-6162 revistaimpactoms@hotmail.com redacaorevistaimpacto@gmail.com

Diretor Eli Sousa Editor Chefe Comunicólogo Carlos Domingues (John Lennon) Gerente Administrativa Luzia Helena Fonseca Coutinho Assessoria Jurídica Wellington Coelho Souza Júnior Editor Jornalista Jota Menon - DRT 180/MS Colunistas Fernando Soares, Roberto Costa, Wellington Coelho Júnior, Rosildo Barcelos e Creginaldo Câmara Fotógrafo Junior Acosta - DRT/MS 901 Diagramação e Arte Final Clayton Marcondes Supervisão Geral Eli Sousa Circulação Hotéis, agências de viagens, aeroportos de Mato Grosso do Sul, órgãos públicos da Capital, prefeituras, Câmaras do Estado e Brasília Assinatura: (67) 3043-0044 -3043-0055 Tiragem: 10.000 exemplares Impressão Gráfica e Editora Rossi Rua José Lacava, 411 - Jacy Guanandy Campo Grande/MS CEP 79086-050 Fone/Fax: (67) 3386-7910

A Revista Impacto não interfere nas avaliações publicadas por colaboradores. Opiniões emitidas em artigos assinados não refletem necessariamente a opinião da revista, que pode ser contrária.

Editorial APOCALIPSE/ARMAGEDON: PRENÚNCIO OU É O FIM? Ao ver a renúncia de Joseph Alois Ratzinger (Papa Bento XVI), veio-me à memória alguns profetas de plantão que não podem ver alguém do Vaticano “mexer-se na cadeira”, que já começam a fazer suas “predições” mirabolantes para buscar “pêlo em ovo” ou “chifre na cabeça de cavalo”. Porém, em seguida, insurge: o Exército da Coreia do Norte advertiu que recebeu a autorização final para lançar um ataque contra os Estados Unidos com um eventual uso de armas nucleares, segundo um comunicado divulgado pela agência estatal KCNA. Será o fim dos tempos? O livro do Apocalipse (“O livro da revelação”) e também chamado de Apocalipse de João, é um livro da Bíblia, o livro sagrado do cristianismo e o último da seleção do Cânon bíblico, que foi escrito pelo Apóstolo João. Neste livro da Bíblia, conta-se que antes da batalha final, os exércitos se reúnem na planície abaixo de “Har Meggido” (a colina de Meggido) ou Armagedon, Guerra de Deus com os governos políticos no fim do mundo. Trata-se de uma guerra justa, quando, após a extinção dos governos humanos, o Governo de Deus assumira a terra. No livro bíblico de Apocalipse, diz que “expressões inspiradas vão aos reis de toda a terra, a fim de ajunta-los para a guerra do grande dia de Deus, o Todo-poderoso”. O nome armagedon originou-se de um lugar estratégico situado na parte ocidental do vale de Jezreel na época que Israel habitava a terra de Canaã. Naquele tempo, vários reis se reuniam nesse lugar chamado “vale plano de Megido” para guerrear. Em dezembro passado, houve uma es-

12 MAIO 2013

calada da tensão com o lançamento de um foguete norte-coreano - considerado pelo Ocidente como um teste de míssil de longo alcance, seguido em Fevereiro do terceiro teste nuclear norte-coreano. Pouco depois, a ONU impôs novas sanções contra o regime de Pyongyang, no momento em que Estados Unidos e Coreia do Sul realizavam manobras militares conjuntas durante as quais Washington mobilizou aviões B-52, com capacidade de transporte de armas nucleares. Em resposta, a Coreia do Norte ameaçou efetuar ataques com mísseis e bombardeios nucleares contra a Coreia do Sul e contra interesses americanos no Pacífico. Faz-nos pensar e deixa-nos preocupados diante da troca de farpas. Cria pânico e confusão; medo e revolta; terror e dúvida. Estamos nos tempos do Apocalipse? O fim do mundo realmente chegou? Pela primeira vez na história, um Papa renuncia em pleno exercício do Papado, por quê? E agora a ameaça dos caos, uma guerra mundial. Ë o Armagedon ou apenas um prenúncio do que está por vir?


13 MAIO 2013


IMPACTO DIA-A-DIA

Carlão cobra manutenção urgente nos bairros da Capital

buracos, recapeamento, concertos nas luminárias, instalações de quebra-molas, bocas de lobo, limpeza de vias e serviços deste tipo precisam ser constantes. Não dá para esperar. As pessoas estão tendo dificuldade de acesso as suas casas. As ruas estão uma buraqueira só. Nos lugares onde não tem asfalto a situação é ainda pior”, avaliou. O vereador também reclamou da morosidade no atendimento da Agência de Transporte Trânsito (Agetran). “Gostaria de pedir a execução imediata dos serviços da Agetran. Soube que a ordem de serviço para a instalação dos semáforos nos cruzamentos entre a Av. Gualter Barbosa e também na Av. Aracruz com a Av. Senhor do Bonfim, no Jardim Novos Estados estava liberada com os recursos empenhados, mas que por falta de uma assinatura da secretária Kátia Maria a instalação ainda não foi efetuada”, ponderou.

D

urante Sessão Ordinária, o Vereador Carlos Augusto Borges (Carlão PSB) usou a palavra de liderança para afirmar seu descontentamento com a situação dos bairros da Capital, que segundo parlamentar estão necessitando de reparos urgentes. Para Carlão a ideia do Prefeito Alcides Bernal de fazer os reparos necessários de uma só vez não é a melhor escolha. “Os bairros, principalmente os periféricos precisam de reparos permanentes. Cascalhamento e patrolamento, tapa

14 MAIO 2013

Carlão apresentou indicações reivindicando melhorias nos bairros da cidade. Serviços como patrolamento e cascalhamento em todo loteamento Morada do Sossego, em todas as Ruas da Vila São João Bosco e em todas as Ruas do Bairro Nova Lima. Tapa buracos em toda extensão da Av. Madri na Vila Alba, na extensão da Av. Café Filho no Cophatrabalho. Limpeza e retirada de entulhos em todas as ruas do Panorama e no Residencial Oiti. Manutenção da iluminação publica em todo Parque Azaléia, limpeza das bocas de lobo da Vila Margarida.


IMPACTO SAÚDE

ESGOTO TRATADO É SAÚDE: REDE DE TRATAMENTO DE ESGOTO EM BODOQUENA PERTO DOS 100%

O

esgoto é formado pela água utilizada nas atividades diárias, como lavar a louça, roupas, tomar banho, dar descargas. Além da água servida, o esgoto contém dejetos e, se não receber o tratamento adequado, contamina o meio ambiente e prejudica a saúde pública. Por isso, o tratamento de esgoto é um serviço tão importante para a qualidade de vida da população. A ausência de coleta e tratamento de esgoto obriga as comunidades a conviverem com seus próprios dejetos, principalmente quando estes são lançados ao ar livre, em fossas, geralmente mal construídas, valas negras ou diretamente nos córregos. O contato com o esgoto agrava o risco de inúmeras doenças, como: poliomielite, hepatite A, giardíase, disenteria amebiana, diarreia por vírus, febre tifoide, febre paratifóide, diarreias e disenterias bacterianas (como a cólera), ancilostomíase (amarelão), ascaridíase (lombriga), teníase, cisticercose, filariose (elefantíase), esquistossomose, etc. Em Bodoquena, a Prefeitura tem trabalhado para mudar o cenário da cidade no que diz respeito ao acesso ao serviço de esgoto. A obra da rede coletora de esgoto realizada pela Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Governo do Estado e em contrapartida com o Município de Bodoquena, já foi finalizada. Desde o mês de Fevereiro a obra foi concluída e quase 100% da área urbana da cidade já esta sendo beneficiada. No dia 19/03 a última parcela no valor de R$ 660 mil foi liberada para pagar a conclusão do serviço, o que totalizou um investimento de R$ 2,2 milhões no Município. Foram feitas 1.043 ligações domiciliares, o que corresponde a um número de aproximadamente 4,7 mil pessoas sendo beneficiadas por uma rede coletora de 13.866 metros, além de uma estação de tratamento, uma estação elevatória e linhas de recalque. Com a implantada da estação elevatória de esgoto bruto, o número de residências atendidas pela implantação da rede irá aumentar. Essa complementação do serviço será feita pela Sanesul. Com a conclusão da rede coletora e da estação de tratamento o município deixará de poluir o solo e o lençol freático no perímetro urbano com as fossas sépticas, que deverão deixar de existir na cidade.

15 MAIO 2013


Frustração

Geladérrimo o balde d´água que o Tribunal Superior Eleitoral derramou sobre as esperanças do ex-prefeito aquidauanense Fauzi Sulleiman (PMDB), do exvice Vanildo Neves (PSDB) e de quem torcia para vêlos retomando ao poder. O TSE sepultou suas últimas chances. O prefeito Zé Henrique Trindade (PDT), que havia assumido provisoriamente, comemora com cautela, porque também tem uma pendência sob análise da Justiça Eleitoral.

Rapidez

Policiais civis estavam na Câmara Municipal de Corumbá em plena mobilização por melhorias salariais. Na tribuna, discursava um representante da categoria, quando a vereadora petista Cristina Lanza sai do plenário, às pressas. Sua filha acabara de sofrer um assalto. E antes de a sessão terminar, o policial que estava na tribuna anunciou que os assaltantes tinham sido presos.

Já percebeu?

O Desembargador do Tribunal Regional do Trabalho, Ricardo Geraldo Zandona, aderiu ao estilo do Papa Francisco. Sempre simpático e de bem com a vida e de muita humildade, mudou totalmente os óculos de grau quadrados para um par idêntico ao usado por Jorge Mario Bergoglio, de forma arredondada.

Tecnologia

Um monitor cardíaco portátil, desenvolvido por especialistas brasileiros, está em fase de testes. O monitor permite o envio à distância de eletrocardiogramas a localização do paciente para seu socorro e a detecção adiantada de problemas do coração. O aparelho deve chegar ainda este ano ao mercado.

Dançando

O empresário Eduardo Maluf trará a Campo Grande Ivete Sangalo, na nova turnê “Real Fantasia, no dia 25 agosto, como um dos presentes de aniversário da Capital. Ele deverá fazer o show no Jockey Clube.

Verdinhas

As novas notas de 100 dólares vão entrar em circulação em 8 de Outubro deste ano, após um atraso de 32 meses, de acordo com o Banco Central dos Estados Unidos. As novas notas foram apresentadas em abril de 2010, e deveriam ter começado a circular em Fevereiro do ano seguinte.

Legal

Pelo menos um dia na vida, o pobre terá a oportunidade de abastecer 20 litros de gasolina sem imposto. É que, no dia 25 de Maio, os empresários do setor estarão vendendo a gasolina em sinal de protesto a R$ 1,40, para mostrar que a maior parte dos R$ 2,99 cobrados nas bombas são referentes a impostos. Dois postos da Capital vão aderir à campanha, que será em nível de Brasil.

Colunista

Segundo informações divulgadas pelo Instituto Lula, o ex-presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, assinará uma coluna mensal no jornal The New York Times. Na pauta, política e economia internacional.

Refúgios

Os pedidos de refúgio feitos por estrangeiros no Brasil aumentaram 3,5 vezes desde 2010, chegando a 2.008 solicitações em 2012, informaram o Comitê Nacional para Refugiados e o Alto Comissariado da ONU para Refugiados no Brasil, Acnur. A projeção para o ano de 2013 é que o país receba 2.580 novos pedidos.

Ai se eu te pego

O cantor Michel Teló venceu na semana passada as categorias Melhor Música do Ano e Melhor Música Pop, no Billboard Latin Music Awards. O Prêmio Billboard da Música Latina ocorreu no BankUnited Center, da Universidade de Miami.

Libra

O Reino Unido irá homenagear o Estadista Winston Churchill em uma nova nota de 5 libras, que será lançada em 2016 e trará a efígie do político e sua frase mais famosa - “Não tenho nada a lhes oferecer senão sangue, trabalho, lágrimas e suor”.

16 MAIO 2013

Zico de fora

Deixar Zico de fora do jogo que reinaugurou o Maracanã foi de uma infelicidade medonha dos organizadores. A partida reuniu equipes formadas por amigos dos craques Ronaldo Fenômeno e Bebeto. Consta que Zico não foi porque não recebeu o convite. Logo no Maracanã. É o mesmo que abrir uma Olimpíada na Jamaica sem a presença de Hussain Boldt.

Nas nuvens

O Deputado Federal Akira Otsubo (PMDB) desmancha-se todo quando vê na mídia, ou alguém lembra, ter sido ele o autor da proposição para que Dilma Roussef recebesse o título de cidadania sul-mato-grossense. Na época da proposição, em 2008, Akira era deputado estadual e Dilma fazia parte do ministério de Lula. É, depois de cair em seu colo o mandato federal com o licenciamento de Edson Giroto, a entrega da honraria à presidenta só veio confirmar que o incansável baixinho tem sintonia com as estrelas.

Chororô

As duras e necessárias exigências que estão sendo postas como forma de qualificar e preservar o repasse de mídias publicitárias na Capital levam ao desespero tradicionais pícaros. A peneira agora é mais refinada, para azar de quem se habituou a fingir que presta serviços de publicidade só para justificar gordas notas fiscais de faturamento. A choradeira é grande nas imediações da prefeitura municipal.

Sem visto

Brasileiros poderão viajar para o México sem o visto, a partir do dia 16 de Maio. O acordo é valido para viagens de curta duração.


Gabriel Santos

A

Momento Almoço da Abrec, no Yotedy

médica Cidinha Arroyo e toda sua diretoria da Abrec realizam no domingo do dia 28 de abril, um super almoço para cerca de 700 convidados. Na verdade Cidinha interage com a sociedade em torno de uma causa mais que humana. Ela desenvolve um trabalho digno de aplausos com nossos renais crônicos e, tudo o que é arrecadado, vai para o fortalecimento da entidade que hoje já mantém sede própria e pretende se tornar em breve autossustentável, porque Cidinha acaba de implantar uma fábrica de camisetas e serigrafia, feitas pelos próprios renais que a entidade ajuda com salários e toda a medicação. O grande almoço no Yotedy estava perfeito e, quem foi, saiu de lá rasgando elogios à culinária de Maria Adelaide, que foi além da imaginação, preparando paella pantaneira ao peixe pintado de diferentes sabores. Uma tarde agradável, de voluntários, que marca o quanto a diretoria da Abrec merece ser prestigiada pela sociedade sulmato-grossense... Confira alguns flashes...

Os empresários, Nelci e o marido, Laires Locatelli

A artista plástica Ana Ruas e o marido, Alexandre Brantes

O empresário Geraldo Maiolino e sua esposa, Celinia

A Arquiteta Sônia Chinzarian Miguel e o marido, engenheiro Rene Miguel Filho

Os anfitriões da grande tarde da Abrec, a médica Cidinha e o Eeputado Estadual Antônio Carlos Arroyo

As amigas, Vanessa Auto, Jucineide Zanan e Louise Secco

O Procurador-Geral do Estado, Rafael, e a esposa, Rovena Coldibelli

O Engenheiro Arthur Chinzarian O Secretário de Obras do Estado, Enormes ilhas de frios foram e sua Lucy Edson Giroto, e o secretário de postas em diferentes ambientes Habitação de MS, Carlos Marun

17 MAIO 2013

A médica dermatologista Daniela Leal com o casal, Marcelo e Daniela Arroyo Vargas

O Presidente da Águas Guariroba, João José Fonseca, e sua Lúcia

O pecuarista Márcio Antônio Costa e sua Maria Inês

Detalhe para a mesa de sobremesas

Dentre as delícias servidas, está essa paella pantaneira


IMPACTO LEGISLATIVO

Dione Hashioka é homenageada pela Associação dos Autistas

A

Assembleia Legislativa comemorou no dia 02/ Abril, a Semana Estadual de Conscientização e Reflexão sobre o Autismo no Mato Grosso do Sul e o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. A cerimônia foi realizada em conjunto com a AMA - Associação de Pais e Amigos do Autista. A 2ª Vice-Presidente da Assembleia Legislativa, Deputada Dione Hashioka, autora da Lei Estadual instituída em 2012 com o objetivo conscientizar a sociedade sobre as necessidades dos portadores de autismo, foi homenageada pela AMA e recebeu um certificado que atesta a solidariedade demonstrada em favor dos Portadores de Transtornos Invasivos do Desenvolvimento e psicose infantil. A Presidenta da Ama, Laurenice Rodrigues, afirmou que o evento é importante para chamar a atenção para a necessidade de a entidade ter uma nova sede. “Atendemos 65 autistas e temos uma fila de mais 65. Pretendemos atender 200 em uma nova sede, que será construída”, explicou.

Em pronunciamento na Sessão Plenária, Dione Hashioka disse que “o objetivo é incentivar o trabalho de inclusão social através de encontros, palestras, caminhadas e panfletagem. Queremos mobilizar a sociedade levando informação e conhecimento sobre o autismo”.

Biffi comemora pagamento de R$ 5,5 milhões para aquisição de ônibus escolares

O

Deputado Federal, Antonio Carlos Biffi (PT/MS) comemorou a notícia de que mais cinco Municípios do MS foram contemplados, através do programa do governo federal Caminho da Escola, com o pagamento de R$ 5,5 milhões para aquisição de ônibus escolares, que beneficiarão a rede pública de ensino. Os Municípios contemplados são: Inocência (R$ 664,7 mil), Água Clara (R$ 1,7 milhão), Rio Brilhante (R$ 1 milhão), Nova Alvorada do Sul (R$ 962 mil) e Costa Rica (R$ 1 milhão). O Parlamentar lembrou ainda que, além desses cinco Municípios, outros 19 já receberam o pagamento para aquisição do transporte escolar no início de Março. “A ação faz parte de um empenho articulado pelo nosso man-

dato junto ao Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação (FNDE/MEC), cujo valor total chega a R$ 21,6 milhões e beneficiará 35 Municípios sulmato-grossenses, o que resultará na aquisição de aproximadamente 100 ônibus escolares”, afirmou Biffi, lembrando ainda que o programa Caminho da Escola já beneficiou todos os Municípios de Mato Grosso do Sul, o que já soma cerca de 650 ônibus escolares. Municípios que ainda aguardam pagamento: Anastácio (R$ 738,7 mil), Aquidauana (R$ 1,3 milhão), Aral Moreira (R$ 736,9 mil), Bataguassu (R$ 1,1 milhão), Bela Vista (R$ 849 mil), Bonito (R$ 481 mil, Dourados (R$ 501 mil), Laguna Carapã (R$ 1,4 milhão), Mundo Novo (R$ 259,5 mil), Pedro Gomes (R$ 147,4 mil), Sonora (R$ 3795 mil) e Terenos (R$ 501 mil).

18 MAIO 2013


IMPACTO ESTADO

Prefeito Douglas e Márcia Portocarrero se reúnem com secretário

O

Prefeito de Anastácio Douglas Figueiredo juntamente com a empresária Márcia Portocarrero da empresa MP Assessoria e Consultoria de Projetos Sociais, reuniram se com o Secretário de Estado de Habitação e das Cidades, Carlos Marun, para conversar sobre o início dos trabalhos sociais no Município. “Vamos realizar um trabalho social com as famílias beneficiadas conforme exigido pelo programa Federal e, no dia 05 de maio iremos realizar o lançamento do projeto social juntamente com a participação dessas famílias e do governo Estadual, representado pelo Secretário Marun”, explicou Douglas. O Município foi beneficiado pelo Programa Federal Minha Casa, Minha Vida – PAC 2, com a construção de 759 unidades habitacionais. O programa tem por objetivo atender as famílias que moram em área de risco e/ou degradante. “As Prefeituras beneficiadas pelo Minha Casa, Minha Vida – PAC 2 devem cumprir alguns requisitos do Ministério das Cidades. E o serviço social junto as famílias beneficiadas é um dos critérios mais importantes neste procedimento administrativo”, explicou Marun.

Prefeito Leleco e vereador Marambaia visitam Marun para pleitear moradias

O

Prefeito de Bonito, Leonel Brito “Leleco” juntamente com o Vereador e Presidente da Câmara, Pedro Marambaia, visitaram a Sehac para conversar com o titular da pasta, Carlos Marun. Em pauta pleitearam a parceria do Governo do Estado na construção de moradias para o Município. “Estamos solicitando esta parceria para implantarmos 250 unidades habitacionais, que visará atender as famílias que moram na cidade, bem como as famílias da comunidade de pescadores que residem no Distrito Águas do Miranda”, explicou Leleco. Segundo o Vereador de Bonito, Pedro Marambaia, serão pleiteadas 160 unidades habitacionais através do programa Minha Casa, Minha Vida – Entidades, mais 60 casas populares por meio do programa Minha Casa, Minha Vida – Sub 50 e 30 casas por meio do Programa Nacional de Habitação Rural, todos os projetos pertencentes ao Governo Federal. De acordo com o Secretário Carlos Marun, nos últimos anos o Governo do Estado em parceria com a União e a Prefeitura já garantiu a construção de 310 unidades habitacionais, beneficiando famílias que moram no campo e na cidade.

19

ABRIL MAIO 2013


IMPACTO EM FOCO

RICARDO AYACHE - PRESIDENTE DA CASSEMS “Nosso principal compromisso é atender com qualidade”

O

principal compromisso da Cassems, plano de saúde dos servidores públicos estaduais e gerido pelos próprios servidores é atender seus beneficiários com serviços de qualidade, segundo o Presidente Ricardo

Ayache. IMPACTO - Quais os compromissos da Cassems com os seus usuários? RICARDO AYACHE – Nosso principal compromisso é atender com qualidade, atender bem os nossos beneficiários que hoje são 176 mil pessoas em todo o Estado. IMPACTO – Nestes quase três anos que o senhor esta à frente da Cassems, o que mudou? RICARDO AYACHE – Nós procuramos dar sequência num trabalho muito bem sucedido ao longo desses anos todos de Cassems. E conseguimos ampliar a Odontologia, criando seis Centros Odontológicos no interior do Estado; nós adquirimos o Hospital de Naviraí; o Hospital de Três Lagoas, numa parceria com a Unimed. Nós conseguimos comprar o prédio do Hospital de Nova Andradina. Criamos inúmeros programas de prevenção, como o Ônibus da Saúde, que percorre o Estado inteiro para a prevenção do câncer feminino; criamos o Centro de Prevenção em Campo Grande que é voltado para melhorar a qualidade de vida de todos os nossos beneficiários, além do programa de prevenção executado através da vacinação do HBV; o Casal Grávido, que é um curso para gestantes e seus maridos para que possam ter gestações dentro da normalidade. IMPACTO – Sobre o tão sonhado Hospital de Campo Grande, o que o senhor teria para adiantar aos beneficiários da Cassems? RICARDO AYACHE – Nós já temos o projeto; a Carta Consulta já foi aprovado no Conselho Econômico do Estado e do Banco do Brasil. Acreditamos que em breve estará aprovada e poderemos iniciar as obras, mais recursos que já eram da Cassems e que o Governo do Estado está repassando agora. Cremos que até meados do ano iniciaremos as mesmas, para que, em dois anos, tenhamos um hospital de ponta em Campo Grande. IMPACTO – Qual o valor do investimento? RICARDO AYACHE – O investimento total chega à casa dos 55 milhões de reais. Cerca de 70% de recursos do FCO e os demais 30% de recursos próprios. IMPACTO – A Revista Exame, em 2011, classificou a Cassems como a sétima maior empresa do Estado e nesse mesmo ano você receberam o Prêmio de Sustentabilidade. O que isto significa para vocês da Cassems? RICARDO AYACHE – Significa que nós estamos trilhando o caminho das boas práticas de gestão, de sustentabilidade, preocupação em relação à preservação do meio ambiente. E que nós temos trabalhado, nestes 12 anos de Cassems, com muita seriedade, com muita transparência, com muita preocupação de oferecer ao servidor público e aos nossos familiares um atendimento de qualidade. Isso resultou bons frutos, o crescimento econômico da Cassems, mas, so-

bretudo, resultou melhor qualidade de vida aos nossos beneficiários. IMPACTO – Vocês tem pesquisa para sentir o grau de satisfação dos seus usuários? RICARDO AYACHE – A última pesquisa, inclusive orientada pela Agência Nacional de Saúde, mostra um nível de satisfação de 81% entre ótimo e bom; pesquisa de dezembro do ano de 2012 e outro dado que o levantamento mostra é que 91% dos nossos usuários recomendariam para uma outra pessoa. Logo, isto mostra que realmente estamos no caminho correto, aumentando, ao mesmo tempo, a nossa responsabilidade na condução do plano de saúde. IMPACTO – A Cassems tem Ouvidoria? RICARDO AYACHE – Temos Ouvidoria extremamente atuante para resolver problemas que nossos usuários possam encontrar e temos também uma central 24 horas – fone 3314-1010 para resolver qualquer eventualidade. IMPACTO – Para 2013, além do Hospital, o que mais o beneficiário pode esperar da Cassems? RICARDO AYACHE – Vamos inaugurar em junho o Hospital em Coxim, o oitavo da Cassems, para atender a região Norte do Estado. Temos sete hospitais: Paranaíba, Três Lagoas, Ponta Porã, Naviraí, Nova Andradina, Aquidauana e Dourados. A ampliação do Hospital de Naviraí que está em fase final e projetos de continuar investindo na prevenção, na qualidade do atendimento. IMPACTO – Qual o diferencial da Cassems em relação aos demais planos de saúde? RICARDO AYACHE - A Cassems tem uma peculiaridade própria, o fato de sermos um plano de saúde de autogestão. Ela é do servidor público, gerenciada por nós, servidores públicos e tudo o que fazemos é voltado para melhorar a nossa qualidade de vida. Esse é o grande diferencial, porque dá oportunidade de ouvir os beneficiários que são os donos do plano. IMPACTO – Dos 79 Municípios de Mato Grosso do Sul, existem municípios que adotaram a Cassems como plano de saúde dos servidores municipais? RICARDO AYACHE – Estamos presentes em 25 dos 79 municípios e temos percebido vários outros municípios interessados em estabelecer essa parceria.

20 MAIO MAIO 2013 2013


Inocência: Executivo e Legislativo de mãos dadas pelo desenvolvimento municipal e bem estar da população 21

ABRIL MAIO 2013 2013


IMPACTO ESPECIAL O Município tem 7,5 mil habitantes, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). As terras de Inocência foram inicialmente povoadas por criadores de gado. Estas foram loteadas e iniciadas as vendas apareceram às primeiras construções. Surgiu então um novo povoado que tomou a denominação de Bocaina e depois passou se chamar São Pedro. Em 1943 teve a denominação alterada para Inocência. No dia 17/ Novembro/ 1958, pela Lei Estadual nº 1129 foi elevada a categoria de Município.

Assim foi Inocência, 54 anos

C

omemorar o aniversário de Inocência é para os inocencienses, um dogma de fé. Todos os anos conterrâneos de todo o Brasil e porque não dizer do mundo, vem à sua terra para reverenciá-la e comemorar o seu progresso, o dinamismo de seu povo, a garra de seus administradores, a união e a hospitalidade dessa gente, que acolhe prazerosamente todos os que ali aportam. E isso os enche de orgulho! Assim, a Administração Municipal, Toninho da Cofapi, Diorande Garcia Leal, a Câmara de Vereadores e com a parceria do Sindicato Rural de Inocência proporcionaram 04 dias de festa, incluindo rodeio e shows musicais com renomados artistas dos cenários nacional e sul-mato-grossense. O Recinto da COFAPI contemplou com barracas que ofertaram as mais variadas opções em gastronomia; camarotes e arquibancadas confortáveis e um parque de diversões para o deleite da garotada. Famílias de várias cidades vizinhas foram confraternizar transformando a Cidade Romance em um polo de alegria e comemorações. As ruas lotadas de jovens, num vai e vem frenético, embalados por músicas de vanguarda. O rodeio foi o

ponto alto da festa, contando com peões de várias partes do Brasil e também nossas pratas da casa, que levantava a multidão em cada apresentação. No dia 06/ Abril foi oferecido um grandioso churrasco à população e visitantes, embalados pela Orquestra de Violeiros de Três Lagoas. Visitas ilustres marcaram o evento, Deputado Estadual, Eduardo Rocha; Deputado Estadual, Paulo Correa; Prefeito de Selvíria, Jaime Soares Ferreira; Prefeito de Aparecida do Tabuado, Robinho Samara; Vereadora de Aporé/ Go, Ivanilda Freitas da Silva, representando o Prefeito Hailton Gomes da Pena; Prefeito de Cassilândia, Carlos Augusto da Silva; Ademar da Silva Júnior – Presidente da Funar; o Diretor da EMBRAPA, Pedro Paylo e os Vereadores de Inocência. Às 15 horas, em frente ao palco “Inocência 54 anos no coração da gente”, onde estavam às autoridades e inspirados no tema “Prá ver a banda passar”, desfilaram: a Escola Estadual Prof.”João Pereira Valim”, APAE de Inocência e PETI em um carro alegórico alusivo à música de Chico Buarque – A Banda; o CEI Olivalto Elias da Silva, CEI Margarida Tomázia de Paula – Creche “Vó Nona”; Escola Mu-

22 MAIO 2013 2013 MAIO

nicipal Dom Bosco Polo e Extensões, apresentaram uma festa de aniversário, com crianças vestidas a caráter e todos os elementos representativos, inclusive a representação de um enorme bolo comemorativo aos 54 anos de emancipação político-administrativa. Em seguida, em um desfile de beleza e encantamento a apresentação das bandas marciais de: Chapadão do Sul, sob o comando do Maestro Jurandir, que abriu o desfile; de Selvíria, sob a batuta de Athailson, que fez o povo dançar; de Aporé/ GO, sob a responsabilidade de Valteir Camilo Pereira, irradiando a alegria da juventude e por fim, a banda de Três Lagoas, Cristo Redentor, sob a regência do Maestro Luiz Carlos Relíqueas, que impressiona pela elegância fazendo a galera cantar parabéns à Inocência, em uníssono. As autoridades presentes fizeram uso da palavra, todos trazendo o seu abraço carinhoso a todos que tema felicidade de fazer parte dessa grande família chamada Inocência. Para finalizar aconteceu a tradicional cavalgada, com mais de 250 cavaleiros, distribuídos nas comitivas: São Jorge – Ademir Novais e funcionários; Poeira da Estrada – Dionésio; Língua Preta– Celso Sapateiro; Fábio Contes e Junior Contes; São Francisco e Garça Real; Batatinha; Barreiro - Elias Ferreira; Sérgio do Cazuza; Éder Mega Sena e participantes de várias localidades da região. Ao cair da noite, a Festa culminou com o final do rodeio e o show de Mariana Fagundes, que começou sua carreira na Cidade Romance. O espetáculo oferecido pela Inter fogos foi algo indescritível que abrilhantou o encerramento das festividades. Colaboração - Maria Helena


IMPACTO ESPECIAL

“Vamos trabalhar para chegar aos 55 anos com todas as obras concluídas”

C

umprindo o segundo mandato na Prefeitura de Inocência, o Prefeito Antônio Ângelo Garcia dos Santos, o Toninho da Cofapi, foi um dos três Prefeitos de Mato Grosso do Sul que se elegeram no pleito passado sem adversários, ou seja, reflexo dos excelentes resultados da primeira administração, foi indicado como candidato único. No último dia 06 de Abril, o Município de Inocência comemorou 54 anos de emancipação, e Toninho da Cofapi recebeu IMPACTO para falar sobre a cidade e sua administração. RI – Prefeito, qual a análise que o senhor faz do seu primeiro mandato? TONINHO DA COFAPI – Foi um bom trabalho, porém, acreditamos que um pouco aquém do que esperávamos realizar, até mesmo pela conjuntura econômica que vive o nosso País. Nos quatro anos passados, fizemos bons projetos e conseguimos alocar muitos recursos para Inocência. No entanto, muitos desses recursos não foram liberados ainda. Houve uma demora na liberação dos recursos alocados em Brasília, motivo pelo que algumas obras não foram concluídas. Apesar dessa demora, só temos a agradecer ao Governo Federal pela liberação das emendas, assim como agradecemos aos nossos deputados federais e senadores que apoiam a nossa administração. Agora vamos continuar trabalhando para que cheguemos ao

TONINHO DA COFAPI – PREFEITO DE INOCÊNCIA aniversário de 55 anos de Inocência, em 2014, com todas essas obras concluídas e prontas para serem inauguradas.

Além de tudo isto, investimos muito na educação e na saúde, sem nos esquecermos dos outros segmentos importantes para a melhoria na quali-

RI – No primeiro mandado, quais as obras que foram realizadas pela administração municipal? TONINHO DA COFAPI – São inúmeras as obras realizadas. Fizemos o posto de saúde, estamos concluindo escolas na área urbana e na área rural. Estamos concluindo o Parque do Povo, uma obra de infraestrutura muito importante. Combatemos um problema muito sério existente em nossa cidade que era o processo de erosão urbana que já estava colocando em risco residências de nossa cidade. Reformamos os postos de saúde e estamos promovendo a reforma da escola estadual do Distrito de São Pedro.

Mas a principal obra que conseguimos veio através do Governador André Puccinelli, que foi a pavimentação da MS-112, ligando Inocência a Três Lagoas, assim como a recuperaçãodo trecho da rodovia que liga Inocência a Água Clara

23 MAIO MAIO2013 2013

‘‘

dade de vida da população. Investimos bastante na recuperação das estradas rurais. Hoje estamos tendo problemas novamente na área rural devido o pe-

‘‘


ríodo chuvoso, com as estradas danificadas e dificultando o escoamento da produção e o transporte dos estudantes. Ainda na área rural tivemos um trabalho destacado de recuperação de pontes, graças ao apoio de nossos parlamentares que presentearam o município com muitos maquinários, motoniveladoras, pás carregadeiras, tratores e ônibus para atender a zona rural. Nesse segmento, tivemos um apoio muito importante dos nossos parlamentares. RI – Falando em apoio, quais os parlamentares têm contribuído com a sua administração? TONINHO DA COFAPI – Vou começar pelos nossos Deputados Estaduais: Jerson Domingos, Presidente da Assembleia, parceiro da nossa cidade; Zé Teixeira, Márcio Fernandes; Cabo Almi, Diogo Tita; Eduardo Rocha; Amarildo Cruz; o hoje Deputado Federal Reinaldo Azambuja, que é nosso parceiro. Hoje nós temos o Deputado Federal Biffi, que é grande parceiro, Giroto, Geraldo Resende. Um grupo forte de parlamentares que tem nos ajudado em nossa administração. Os Senadores Moka, Delcídio do Amaral, o Senador Antônio Russo, a Marisa Serrano, quando senadora, nos ajudaram a trazer estes grandes investimentos. E não podemos nos esquecer do nosso Governador André Puccinelli e da nossa Presidenta da República, Dilma Rousseff, que, dando sequência ao trabalho do ex-presidente Lula, tem canalizado recursos para o nosso Município. RI – Prefeito, na questão da área social, como o senhor tem trabalhado? TONINHO DA COFAPI – Nós temos

‘‘

Temos feito esse trabalho e hoje, com as empresas que estão se instalando aqui, principalmente na área de florestas temos feito trabalho conjunto, encaminhando famílias para que consigam empregos junto a essas empresas e deixem de dependerem unicamente do poder público.

‘‘

feito trabalho social junto as famílias em vulnerabilidade; fazendo recadastramento a cada quatro meses, porque entendemos que cada família deve buscar sua colocação no emprego, sua condição de autonomia no quesito renda própria e não fique eternamente dependente do poder público. RI – Na área de obras públicas, o que o senhor tem conseguido realizar em prol da população de Inocência? TONINHO DA COFAPI – Além das obras citadas referentes ao nosso primeiro mandato, estamos nos preparando para lançar a reforma e ampliação do nosso Hospital Municipal. Vamos trazer para a cidade uma concha acústica, construir o mercado do produtor, traremos recursos para investimentos em pavimentação asfáltica; canalização, principalmente, das áreas de risco, insalubres, que temos no perímetro urbano. Estamos concluindo a reforma da Escola João Ponce de Arruda em parceria com o Governo do Estado. Em 2012, quando o governador estava inaugurando a MS-112, ele viu as condições em que

24 MAIO 2013

IMPACTO ESPECIAL

se encontrava a escola do Distrito de São Pedro e se comprometeu a nos ajudar a reformá-la. Pavimentamos várias ruas de São Pedro. São obras estruturantes em nosso município. O transporte escolar de Inocência, em um ou dois meses, terá apenas ônibus comprados a partir de 2010. Isto se refere à frota do município. E quanto aos terceirizados, estamos exigindo que eles melhorem a frota também. Recebemos do Governo Estado, 10 ônibus adquiridos com recursos do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), dentro do Programa Caminho da Escola, mantido pelo Governo Federal. RI – Prefeito, na área da industrialização, como o senhor tem trabalhado para trazer indústrias para o seu Município? TONINHO DA COFAPI – Temos trabalhado em conjunto com a nossa Secretária de Produção do Estado, Tereza Cristina. Estamos aguardando, com apoio do Governador André Puccinelli, o posicionamento quanto a vinda de uma indústria de celulose para o município. Foi adquirida uma área aqui em Inocência e cremos que, com a aquisição dessa área, será instalada aqui essa indústria de celulose que trará uma condição de desenvolvimento muito grande para a nossa cidade. Com a indústria e com o plantio de eucalipto que já temos aqui – e que será incrementado tanto em Inocência quanto na região – teremos uma arrancada muito grande para o desenvolvimento. Estamos preparando a parte de infraestrutura para receber essa indústria, além de estarmos incentivando as que já estão instaladas aqui, como o Laticínio Quatá, a quem


doamos uma área. Estamos apoiando todas as iniciativas que possam alavancar a industrialização que é o grande sonho da nossa gente. Temos o plantio de seringueira em Inocência, o qual, com a pavimentação da MS112, ligado o Município a Cassilândia, resultará a instalação de uma indústria ligada ao setor lá em Cassilândia, o que será muito importante também para a nossa comunidade. RI – O Governador André Puccinelli tem ajudado bastante o Município de Inocência? TONINHO DA COFAPI – No passado, nós tivemos o ex-governador Marcelo {Miranda} que fez grandes investimentos. Mas, o governador André Puccinelli superou a todos eles e só temos de agradecer de coração por ele ter acreditado e investido no nosso município. Temos obras importantes do Estado como o asfalto da rodovia entre Inocência a Cassilândia, o recapeamento da rodovia entre Inocência e Água Clara e da rodovia Inocência a Paranaíba. São investimentos estruturantes que vão viabilizar a industrialização do nosso Município. Só temos a agradecer o Governo do Estado, assim como à nossa ViceGovernadora, Simone Tebet. RI – E o relacionamento entre o Poder Executivo e o Poder Legislativo no Município, como anda? TONINHO DA COFAPI – É um relacionamento de muito respeito mútuo. Eu sou o prefeito que mais comparece às sessões da Câmara. Na maioria das reuniões eu estou lá. Ouço as reivindicações dos vereadores que são parceiros da nossa administração. Temos o nosso vice-prefeito atuante. Trabal-

‘‘

Eu sempre digo que ninguém governa sozinho. Para você conseguir governar, você precisa de uma equipe. Temos os nossos parceiros nos âmbitos estadual e federal e, em nível municipal, os vereadores foram nossos parceiros nos quatro primeiros anos e continuam contribuindo sobremaneira com nossa administração na atual gestão.

‘‘

ha junto comigo. É uma peça fundamental na nossa administração. Temos os nossos secretários que nos ajudam muito, os diretores de departamentos, enfim, todos os servidores públicos que integram a nossa administração tem papel destacado no sucesso da nossa administração. RI – Nos 54 anos de Inocência, qual a sua mensagem para a população inocenciense? TONINHO DA COFAPI – Minha mensagem é de esperança. Que Inocência progrida cada vez mais. Para mim é um orgulho muito grande estar administrando a cidade que meus avós idealizaram. Sou neto de fundadores de Inocência e quero agradecer a todas aquelas famílias que participaram da formação do nosso município e dizer que Inocência está no caminho certo. Que o Município precisa ser tratado com honestidade, seriedade e que a população nos apóie e nos ajude a administrar esse município. Queremos dizer ao povo que nos deu quatro anos de mandato e agora mais quatro anos, que nosso sonho é trabalhar com afinco para que consigamos chegar bem perto do que as pessoas esperam da nossa administração. Vamos lutar para conseguir o máximo possível de benefícios

25 MAIO MAIO 2013 2013

IMPACTO ESPECIAL

para nossa cidade. Torcer para que os que vierem nos suceder possam fazer melhor e agradecer a todos os que administraram o nosso Município e que deram sua significativa parcela de contribuição para a construção dessa cidade maravilhosa que é a nossa Inocência. RI – Prefeito o Grupo Impacto agradece sua atenção... TONINHO DA COFAPI – Inocência é quem agradece a presença de vocês na cidade nesta grande festa promovida

pela Cofapi, cujo nome tenho orgulho em carregar. Foi um apelido carinhoso que ganhei depois de administrar a Cofapi por quatro anos e talvez reflita o bom trabalho que desenvolvemos na entidade. Quero agradecer vocês do Grupo Impacto de Comunicação que puderam testemunhar o magnífico desfile cívico que tivemos na cidade, quando as ruas estavam literalmente tomadas por nossa gente num sentimento de civismo muito especial. Tanto que foi feita uma pesquisa e o Desfile Cívico teve quase 100% de aprovação. Só tenho a agradecer a todos que nos ajudaram a fazer esta grande festa pelos 54 anos de Inocência.


Parceiros de Inocência

IMPACTO ESPECIAL

Senador Delcídio – Congratulo-me com a população de Inocência, na sua data magna e afirmo que, continuaremos a trabalhar em prol do pleno desenvolvimento deste pujante Município.

Senador Moka – Ao hospitaleiro e brioso povo de Inocência, meus parabéns. Saibam que estarei sempre lutando por melhorias para este Município.

Reinaldo Azambuja – Aos munícipes inocencienses, prefeito e vere adores, meu compromisso de continuar a contribuir para o pleno desenvolvimento de Inocência e melhorias de vida para sua gente.

Senador Figueró – Ao prefeito, vereadores e população de Inocência, meus parabéns. Contem comigo sempre, no Senado Federal para liberar recursos visando o progresso do Município e bem estar de seu povo.

Marçal Filho – Tenha a certeza de que podem contar com este Parlamentar, objetivando benfeitorias para o Município de Inocência e melhor qualidade de vida para este povo hospitaleiro e trabalhador.

Fábio Trad – Juntos faremos de Inocência, um Município cada vez mais próspero, feliz e digno de seu povo. Parabéns prefeito, vereadores e inocencienses. Estarei sempre, em Brasília, lutando pelos vossos interesses.

Geraldo Resende – Não posso me furtar em parabenizar ao prefeito, vereadores, mas em especial, a população deste Município próspero, de gente trabalhadora com meu compromisso, de continuar a enviar recursos para melhorias de vida da população.

Vander Loubet – Muito me honra participar do desenvolvimento de Inocência. Pujante Município, de gente ordeira e trabalhadora responsável pelo crescimento municipal. Continuarei a promover ações, através de projetos e emendas em prol de Inocência. Mandetta – Cumprimento aos inocencienses pelo arrojo e determinação que, juntamente com o prefeito e Câmara de Vereadores trazem o desenvolvimento para o Município. Reafirmo o compromisso de continuar a atender as reivindicações. Governador André Puccinelli – Cumprimento aos meus irmãos e irmãs de Inocência. Tudo temos feito e muito mais faremos para o crescimento deste Município e principalmente por melhoria de vida, para este povo acolhedor.

Antônio Biffi – Há muito somos parceiros de Inocência e continuaremos em Brasília, a enviar recursos e promover ações melhorando assim a qualidade de vida da população de Inocência. Parabéns! Akira Otsubo – Estamos retornando à Câmara dos Deputados e quero, firmar o compromisso de antes, através de emendas e ações para o crescimento de Inocência e bem estar da população. Vice-Governadora Simone Tebet – Parabéns ao povo e administradores de Inocência. Reforço que continuaremos a promover ações objetivando o crescimento deste Município e melhoria de vida para a população. Jerson Domingos (Pres. da AL/ MS) – Querido povo de Inocência. Cumprimento a vocês pela personalidade e dedicação, que juntamente ao prefeito e vereadores tem lutado e conseguido o desenvolvimento deste pujante Município de MS. Paulo Corrêa – Inocência, a “Cidade Romance”, celebra mais um aniversário e nós nos unimos num coro uníssono para dizer o “Parabéns a você” e que continuem atuando sempre com os olhos voltados aos anseios da população.

26

MAIO ABRIL MAIO 2013 2013

Giroto – Garanto aos inocencienses que frente a Secretaria Estadual de Obras daremos continuidade ao que vinha fazendo como deputado federal, promover obras que visem o progresso de Inocência garantindo melhor qualidade de vida à sua população. Eduardo Rocha – Ao povo de Inocência nossos mais efusivos cumprimentos pela passagem do 54º aniversário de emancipação e pela realização da grande festa que reuniu e uniu seu povo. Parabéns! Zé Teixeira – Visconde de Taunay, quando concebeu a obra literária que melhor retrata uma era de nosso Estado, jamais imaginaria que um dia uma bela cidade surgiria com o nome inspirado em seu livro. Parabéns a Inocência!


Parceiros de Inocência

IMPACTO ESPECIAL

Márcio Fernandes – Inocência está em festa e nós festejamos com sua gente. Rejubilamonos com os inocencienses na data magna municipal e pela realização de mais uma grande festa organizada pela Cofapi e colocamos nosso gabinete à disposição desse povo. Amarildo Cruz – Queremos levantar um brinde especial às autoridades e em especial, ao povo de Inocência, pelo 54º aniversário de emancipação. Ao mesmo tempo, queremos nos colocar à disposição de sua gente para atendê-la sempre que for preciso. Parabéns inocência!

Cabo Almi – Terra de gente aguerrida e trabalhadora, Inocência comemora 54 anos de emancipação em clima de pleno desenvolvimento. Que as ações representem conquistas diárias a todos que constroem essa terra de labor e progresso. Parabéns Inocência! Lauro Davi – Ao nos dirigir ao povo e às autoridades de Inocência nessa data, o fazemos para reafirmar nosso compromisso de estar ao lado dos inocencienses na luta por obras, serviços e benefícios para melhor qualidade de vida. Felipe Orro – Somos de Aquidauana, pedaço do Pantanal de MS, mas, como sul-matogrossense que somos, sentimo-nos felizes em ver Inocência, no Bolsão de nosso Estado, progredindo, crescendo, se consolidando a cada dia que passa.

Ex-Dep. Estadual Tita, hoje prefeito de Paranaíba – Inocência é a filhinha mais nova da nossa Paranaíba e quando um filho comemora aniversário, enche de felicidade o coração de quem o gerou! Parabéns Inocência, “Cidade Romance”.

PODER LEGISLATIVO

“Zoinho” destaca harmonia entre Poderes Legislativo e Executivo

V

ereador cumprindo o segundo mandato, José Carlos Hernandes Peres, preside a Câmara Municipal de Inocência que, a seu ver, vem cumprindo o seu papel institucional de atuar na busca de mecanismos que garantam melhores condições de vida à população do município. Ao participar das comemorações alusivas ao 54º aniversário de emancipação político-administrativa de Inocência ele avaliou a atuação da Câmara em parceria com a administração Toninho da Cofapi e Diorandes Leal como de bons resultados para a população inocenciense. “Nos quatro anos do primeiro mandato do Toninho e do Diorandes, todos os vereadores apoiaram a administração municipal; caminhamos juntos e acreditamos assim continuará sendo nos próximos quatro anos” diz. Em relação à festa, “Zoinho” afirmou que a grandiosidade do evento mostra o espírito festeiro do povo da cidade que é hospitaleiro e receptivo. “Um grande evento, marcado por muita alegria e descontração, que mostra o espírito amigo e festeiro do nosso povo” avaliou. “O que desejamos a Inocência neste momento de festa é que continue neste ritmo de crescimento que vimos observando. Hoje vemos muita gente chegando à cidade, acreditando no

seu potencial. Só nos últimos anos foram mais de mil pessoas que chegaram para somar conosco. Atualmente, se você procurar um quarto, um apartamento em hotel, você não encontra e isto reflete o bom momento que vive nosso município” disse ele ao ser conclamado a deixar uma mensagem ao povo inocenciense.

27

MAIO ABRIL MAIO 2013 2013


IMPACTO especial

Pela primeira vez, Sindicato Rural participa da organização da Festa do Peão Pela primeira vez, Sindicato Rural participa da organização da Festa do Peão

‘‘É

Fotos Leide Daiane Gonçalves

uma festa maravilhosa e que era um sonho de todos os filiados do Sindicato Rural de participar da sua organização. Hoje esse sonho se realiza, pois é o primeiro ano que realizamos o evento nessa junção Sindicato/Cofapi (Comissão Organizadora da Festa do Peão)”. A afirmação partiu do Presidente do Sindicato Rural de Inocência, Huguimar Junqueira de Paula, durante as festividades alusivas aos 54 anos de emancipação do Município e de cujas comemorações a Festa do Peão é o principal evento. Huguimar disse que o êxito da festa se deve à união de esforços do Prefeito Toninho, do Vice-Prefeito Diorandes, da Câmara de Vereadores, produtores rurais, enfim, de toda a sociedade de Inocência. “Essa junção de forças permite-nos, que coordenamos a festa, antecipar o sucesso garantido da Festa do Peão e dos festejos do aniversário da cidade” frisou. SINDICATO FORTE – Por outro lado, Huguimar confirmou que, com o investimento de R$ 382,5 mil, o Sindicato Rural de Inocência disponibilizou desde o último dia 4 dois tratores para prestação de serviços aos produtores daquela cidade. O sindicato, que já possuía duas máqui-

nas, apresentou a nova aquisição aos produtores do Município durante o Dia de Campo do Programa Mais Inovação, desenvolvido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de MS (SENAR/ MS – Sistema Famasul). “Resolvemos investir em máquinas porque conhecemos nossos associados e suas dificuldades, principalmente os pequenos produtores. As máquinas darão condições de trabalho a quem precisa uma ótima forma de dar retorno aos sindicalizados”, afirma o Presidente do Sindicato Rural de Inocência, Huguimar Junqueira, que pretende futuramente disponibilizar um técnico para acompanhar e administrar os tratores do sindicato. CLASSIFICAÇÃO RODEIO INOCÊNCIA BOI 1º - Flávio Viana - General Salgado - SP - 334,25 2º - Flávio Jr. Francequet - Chapadão do Sul - MS - 331,50 3º - Alan Elias de Jesus - Inocência - MS - 254,50 4º - Ailton Souza Ormundo - Cassilândia - MS - 253,00 5º - Willian Souza Roberto - Ouroeste - SP - 250,75 CAVALO 1º - Antônio Jucelino Costa - Tiête - SP - 238,75 2º - Luis Antônio Nascimento - Ap. do Taboado - MS 237,50 3º - Marco Antônio Silva -Palestina - SP - 235,75 4º - Clodovir Palata Júnior - Floreal - SP - 235,25 5º - Dário Smarra da Silva -Mira Estrela - SP - 233,75

28 MAIO MAIO 2013 2013


IMPACTO ESPECIAL

Fotos Leide Daiane Gonçalves

HOMENAGEM

CELSO SEVERINO DE JESUS, um exemplo de vida e superação Nasceu no dia 25 de maio de 1968 em Itumbiara GO. Casado com CELIA APARECIDA CARLOS ELIAS. FILHOS: Alan Elias de Jesus e Alexandre Elias de Jesus

E

m breves palavras tentaremos resumir a história e exemplo de vida do companheiro Celso. No auge de sua juventude, era trabalhador de fazenda e, nas horas vagas tinha como esporte preferido as montarias em touros, tendo sido inclusive campeão da Festa do Peão do Distrito de São Pedro, Município de Inocência-MS, no ano de 1992. Mais uma fatalidade mudou, radicalmente, a vida deste sertanejo. No dia 09 de Fevereiro de 1994, na Fazenda Sta Irene, quando Celso se dirigia para o Distrito de São Pedro, deparou-se com um caminhão com pneu furado, quando prontamente começou a ajudar na troca de pneus, no momento em que o “macaco” deslizou e, o caminhão caiu sobre Celso que estava agachado e, não teve tempo de sair debaixo do veiculo. Resultado: fraturou sua coluna vertebral. Procurou vários recursos, em todo Território Nacional, não tendo solução para o seu problema, ficou paralítico andando em ca-

deiras de rodas. Mas não se abateu foi a luta, quando naquela época o então Prefeito Diorande Garcia Leal se dispôs em ajudálo pois a vontade de Celso era montar uma sapataria. Diorande doou uma boa quantia em dinheiro para a compra dos materiais, mas ainda faltava uma parte, foi quando o Sr. Walque Ribeiro fez a doação de uma bezerra para ser leiloada e Dr. Paulo Mariano conseguiu com seu dom da palavra arrecadar uma quantidade expressiva para o amigo Celso. O Rotary Club de Inocência fez campanha de doação para auxiliar o amigo Celso. Começou então a carreira de sapateiro, depois carvoaria, em seguida começou a comprar e vender animais, por último Celso meche com empreitas nas zonas rurais, nos surpreende com toda sua garra e bom humor. Celso mesmo numa cadeira de rodas, toca sua vida com dignidade ao lado da família. Cozinha para aproximadamente 20 peões que trabalham com ele. Todo aniversário de Inocência Celso organiza as cavalgadas para abrilhantar as comemorações da Festa do Peão, além de organizar ainda a cavalgada de Nossa Senhora Aparecida. Recentemente Celso com a ajuda de amigos reativou a Festa do Peão do Distrito de São Pedro, cujo sucesso foi total. PARABÉNS CELSO SEVERINO DE JESUS! Sonia Ezidio de Melo - Colaboração

29 MAIO 2013


IMPACTO GIRO

O fim do Youtube e Facebook

C

omo todo grande evento na internet existe inicio, meio e fim, isso o que as empresas da web enfrentam dia a dia, os usuários não acreditam nisso mesmo sendo bem obvio, diga a uma aborrecente “filha o Facebook vai acabar“ dificilmente ela acreditaria ou se acreditar vai se desesperar, porém é fato. O site youtube já ta por aqui faz um bom tempo e esta sobre ataque frequente, por uma gangue titulada “Ignorantes” os mesmos que derrubarão o Orkut agora estão voltando todas suas armas para o grande youtube, á dois anos atrás o youtube estava tranquilo mais e agora? A ralé resolveu upar qualquer coisa no site, musicas ridículas, vídeos ridículos, mal gravados, mal feitos e isso é um perigo que os profissionais já conhecem já as pessoas comuns nem desconfiam isso é uma grande porta para a concorrência vir com tudo e mudar a historia. Do mesmo jeito que o Facebook derrubou o Orkut algum novo site de vídeos pode chegar e levar embora a fama do youtube,

Mulheres eram observadas por buraco em vestiário de loja

como? Fácil, para que o Youtube chegue ao fim basta uma empresa desenvolver um script que acabe com a palhaçada no site e consiga filtrar conteúdo sem relevância, o Google se esforça atualizando o script dia a dia mais é difícil bloquear tanto vagabundo digital principalmente no Brasil, País onde vagabundagem não falta isso é totalmente destrutivo.

Polícia Civil de Três Lagoas registrou um boletim de ocorrência por importunação ofensiva ao pudor, tendo como vítima uma mulher de 30 anos

D

e acordo com o boletim de ocorrência, J.M.R.P estaria no interior de uma loja, localizada na Avenida Rosário Congro, área central de Três Lagoas e ao dirigir-se para os provadores constatou que eles eram mistos, ou seja, masculino e feminino juntos e especificamente no provador que teria entrado, havia buracos na parede lateral esquerda. A vítima ainda relatou que havia apenas um buraco, com cerca de um metro de altura e sentiu que estava sendo observada através

daquele buraco, sentindo-se assim, profundamente ofendida. Outra mulher que estava em um dos provadores, observou todo o drama da vítima, chegando a ver um homem saindo do provedor exatamente ao lado do provador dela. A mulher ainda tentou procurar o gerente da loja porém não conseguiu expor sua indignação, pois alguns funcionários teriam dito que ele estaria almoçando, mas outros relataram que ele estaria viajando.

30 MAIO 2013

10 FANTASIAS SEXUAIS QUE ELAS TÊM VERGONHA DE PEDIR Veja a sequência de fantasias sexuais mais desejadas por elas 1.Strip-tease 2.Transar em local público 3.Filmar a sua performance 4.Sexo selvagem 5.Ménage a trois 6.Transar com um desconhecido 7.Transar com outra mulher 8.Dominação 9.Professor / aluna 10.Voyeurismo


IMPACTO ESPORTE

Nova Andradina é destaque no Campeonato Estadual de Basquete

A

pós quatro dias de competição em Campo Grande, as equipes de basquete de Nova Andradina retornam ao município com saldo positivo. O evento foi realizado pela Federação de Basquetebol de Mato Grosso do Sul e contou com a participação de 13 times. A atuação dos atletas das categorias masculino e feminino Sub 17 durante o Campeonato Estadual foi destacada pelos treinadores Éder Cavalcante e Adriano Padilha, respectivamente. O time masculino do Clube Novandradinense de Esportes (CNE) conquistou à quinta colocação. Já a Associação Novandradinense de Basquetebol (ANAB), categoria feminina, chegou à terceira posição no Estadual. Ambos classificaram a participação de Nova Andradina como positiva, visando melhores desempenhos nas próximas competições. Os técnicos destacaram ainda o apoio do Governo Municipal para a inclusão das equipes no campeonato.

Márcio Fernandes incentiva judocas antes de viagem para Campeonato Brasileiro lis (GO), nos dias 13 e 14/ Abril passado. O Parlamentar se reuniu com judocas e pais no ginásio do colégio Sealp, em Campo Grande. A delegação sul-mato-grossense contou com 110 atletas desde a categoria infantil até a adulta. Marcio Fernandes conseguiu viabilizar ônibus junto à Fundesporte (Fundação Estadual de Desporto e Lazer) para transporte da delegação para participar do Campeonato. O Parlamentar incentivou os atletas com mensagem de esperança e determinação. O deputado tem uma relação com o judô que vem da infância. Praticou o esporte até o fim da adolescência, tendo chegado à faixa preta (2º Dan). Em 2007, o deputado deu início ao projeto “Esperança Olímpica”, que leva gratuitamente aulas de judô a crianças e adolescentes em diversos Municípios do Estado. Em 2013, o projeto deve atingir 25 Municípios.

O

Deputado Estadual, Marcio Fernandes (PTdoB), Vice-Líder do Governo, levou mensagem de incentivo e apoio aos judocas que participaram do Campeonato Brasileiro Regional 2013 em Anápo-

31 MAIO 2013


IMPACTO MUNICÍPIOS

Chuvas provocam enchete e castigaram as zonas rural e urbana

A

Prefeitura de Anastácio, em decorrência das chuvas torrenciais e da cheia dos Rios Aquidauana e Taquaruçu, ocorridas no mês de Abril suspendeu as aulas nas Escolas Municipais Manoel Valério, São Manoel, Novo Progresso e Km 21, localizadas na Zona Rural do Município. No Município de Anastácio, distante 135 quilômetros da Capital, no início de Abril, as chuvas foram diárias e constantes. Além disso, os dois rios que banham a cidade, Rio Aquidauana e Taquaruçu, transbordaram, causando cheia em várias localidades do Município, tanto na zona urbana,

Rio Apa transborda e desabriga famílias em Bela Vista

D

evido a forte chuva que caiu no Município, o Rio Apa que separa Bela Vista e Bella Vista Norte Paraguai, atingiu o índice mais alto neste ano chegando a registrar a marca dos 4,6 metros, o suficiente para desabrigar várias famílias ribeirinhas, resi-

quanto rural. Com isso, na zona rural de Anastácio, as estradas vicinais, bem como, a MS 170, ficaram intransitáveis, com vários trechos cobertos pela água e em outros grandes poças de lama e crateras, inclusive em uma delas, caiu um ônibus da Secretaria Municipal de Educação que retornava vazio após entregar os alunos que vão para a cidade estudar, tanto nas escolas municipais, quanto nas estaduais. A MS 170, estrada que liga à ponte do Rio Taquaruçu, que dá acesso às Colônias Pulador, Paulista, Veredão, Chora-Chora e aos Assentamentos São Manoel e Monjolinho, ficou com

um grande trecho coberto pelas águas, impedindo a passagem de veículos. A estrada conhecida popularmente como ‘Capim Branco’, onde funciona uma das linhas que dá acesso à Escola Municipal Rural Km 21, também se tornou intransitável, pois a mesma é cortada pelos córregos Acôgo e Carandazinho e estes transbordaram. “Precisamos ser prudentes e não colocar em risco a vida dos nossos alunos da zona rural, com os ônibus arriscando passar pelas poças que podem esconder verdadeiras crateras” afirmou o Prefeito de Anastácio.

dentes às margens do mesmo. Segundo informações do SAAE – choveu equivalente a 287 milímetros. Famílias foram removidas das áreas inundadas para residências, prédios da Prefeitura, Ginásio de Esporte, Projeto Conviver, Centro Comunitário da Baixada Corintiana e Baixa-

da Fluminense. Várias pessoas foram assistidas diariamente pela equipe da Prefeitura de Bela Vista. As estradas vicinais do Município também foram duramente castigadas prejudicando o transporte escolar e várias localidades os alunos ficaram sem frequentar as aulas.

32 MAIO 2013


IMPACTO MUNICÍPIOS

Prefeitura de Rio Negro faz reivindicação ao Ministério das Cidades

O

Prefeito de Rio Negro/ MS, Gilson Romano, encaminhou solicitação ao Ministério das Cidades, através da Secretaria Nacional de Transporte e da Mobilidade Urbana, recursos para pavimentação e qualificação de vias urbanas, com investimentos na ordem de R$ 9.597.825,01, sendo R$ 9.117.933, 76 financiados pelo Ministério e contrapartida na ordem de R$ 479.891,25 do Município. As obras irão beneficiar 3.500 munícipes e atenderá os setores leste, sul, oeste e central da sede municipal. O objetivo principal do prefeito é de garantir os serviços essenciais à valorização e melhoria da qualidade de vida da população, com obras de infraestrutura urbana, incluindo pavimentação e drenagem, o que proporcionará segurança no transporte, além de evitar que as famílias sofram com a poeira no período de seca e o barro na época chuvosa. “Uma obra imprescindível para o acesso aos demais bairros, aumentando a sustentabilidade dos espaços e reduzindo as desigualdades regionais. Os setores

beneficiados tem se tornado espaço de socialização entre os munícipes devido a ações de infraestrutura econômica e social, bem como a infraestrutura da área. É bom salientar que a SANESUL, responsável pelo sistema de abastecimento de água e esgoto em Rio Negro, tem planos para implantação da rede de esgoto no Município e este contempla os locais a ser beneficiados pelas obras de pavimentação e microdrenagem do projeto”, destacou o prefeito. Serão beneficiados os seguintes locais: Onéssimo de Brito – 415.000 m; Antônio J. Ferreira – 415.000 m; José Alves de Jesus – 116.000 m; José R. de Oliveira – 90.000 m; TV Carandá – 116.000 m; TV Pequi – 70.000 m; TV Caraguatá – 92.000 m; Estrada Ponte Nova – 525.000 m; TV Cesário Mariano – 120.000 m; TV 01 – 70.000 m; Pernambuco – 435.000 m; Rua Projetada – 369.000 m; João Januário da Silva – 1.060.000 m; Maranhão – 995.000 m; TV Projetada – 130.000 m; Yao Higashi – 619.000 m; João Elias Dornas – 619.000 m; José Morita – 475.000 m; Massato Matsubara –

475.000 m; Piratininga – 474.000 m; Av. Antônio Coelho Neto – 474.000 m; São Pedro – 40.000 m; Av. Rio Negro – 50.000 m; Manoel Francisco da Silva – 711.000 m; Galvão Bueno – 731.000 m; Senador Feijó – 823.000 m; Ceará – 778.000 m; Paraná – 117.000 m; Cantareira – 145.000 m e Espírito Santo – 145.000 m. Num total de 11.694.00 metros de ruas e avenidas pavimentadas.

Secretaria de Saúde contabiliza saldo positivo em Campanha de Prevenção do Câncer

A

Coordenadoria de Educação e Saúde do município de Pedro Gomes apresentou, esta semana, resultado obtido com a campanha de prevenção de colo do útero e exame de mama,

cujo slogan foi: DIGA SIM A VIVA. MULHER FAÇA SEU PREVENTIVO. Com semanas de planejamento a população, foi atendida nos 04 postos de saúde por diversos profissionais e além do incentivo aos exames preventivos

33 MAIO 2013

do câncer, participaram de palestras e rodas de bate papo onde tiveram acesso a diversos aspectos que norteiam a saúde da mulher. Acompanhe os números: - Posto dos Bairros: 102 preventivos, 32 requisições de mamografia; - Posto Central: 165 preventivos, 56 requisições de mamografia; - 24 pacientes foram encaminhados para atendimento medico ginecológico. A equipe da Secretaria Municipal de Saúde envolvida nessa campanha agradece o apoio recebido do Secretário de Saúde Silvio Carlos Suassuna de Morais e do Prefeito Francisco Vanderley Mota.


IMPACTO MUNICÍPIOS

33ª Festa de São Gabriel fará resgate da cultura

A

33ª Festa do Município de São Gabriel do Oeste já está sendo organizada pela Administração Municipal. O evento que acontecerá entre os dias 8 e 12/ Maio contará com programação extensa de shows e atividades esportivas e culturais. As atividades se concentrarão no Centro de Eventos Felipe Eduardo Grimm, mas também haverá atividades no Centro Poliesportivo e no auditório da Prefeitura Municipal.

Com o tema Passado e Presente, Construindo o Futuro, o objetivo da festa desse ano é fazer um resgate das diversas culturas que fizeram parte do desenvolvimento de São Gabriel. Além de trazer a valorização do cidadão, o quanto ele foi e continuará sendo importante para o crescimento e desenvolvimento da cidade. “A história de São Gabriel é rica e merece ser homenageada. Essa festa é mais que uma comemoração aos 33 anos de emancipação. É a verdadeira comemoração da cultura que fez parte da transformação de nossa cidade”, explicou o prefeito Adão Unirio Rolim. São Gabriel do Oeste – 33 anos de história - A história de São Gabriel se mistura a de nossa gente. Município em crescente desenvolvimento e que valoriza principalmente sua cultura e seu povo. Cidade bem localizada, privilegiada por suas imensas riquezas naturais e movida por um povo fiel, trabalhador e guerreiro, que fez do município um dos mais promissores do Estado. Somado a isso, a qualidade de vida. Hoje a cidade tem o terceiro melhor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Estado, atrás apenas de Chapadão do Sul e Campo Grande, segundo dados do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, rede de desenvolvimento global da Organização das Nações Unidas (ONU).

Câmara Municipal de Coxim presta homenagens

Em comemoração aos 115 anos de aniversário do Município, a Câmara Municipal de Coxim, realizou Sessão Solene para a entrega de título de Cidadão Coxinense. No total, 13 pessoas foram agraciadas com a honraria. Também receberam Moção de Congratulação pelos relevantes serviços prestados a sociedade coxinense, o Deputado Estadual, Junior Mochi e Arquiteto José Moacir Bezerra Filho.

A

Presidenta da Casa de Leis, Ve r e a d o r a Marilene Gasperin, disse que todos os agraciados tiverem importantes trabalhos realizados para o Município. “É de pessoas que se preocupam com o desenvolvimento da nossa cidade que estamos reconhecendo os respectivos trabalhos. Pessoas que não nasceram em Coxim, mas escolheram essa cidade para viver e trabalhar em prol dessa sociedade. Coxim é composta por homens e mulheres que lutam por dias melhores, uma sociedade melhor e mais feliz. É por isso que todos juntos queremos conclamar e dizer parabéns Coxim e a todos nos coxinenses que aqui moramos”, frisou. Participaram da solenidade o Prefeito Aluizio São José; o Vice, Edilson Magro; o Capitão de Infantaria, Dante Sarubi Filho, do 47º Batalhão; o Major QOPM, Musse Untar Junior e o Secretario Municipal de Gestão, Rufino Arifa Tigre Neto. Os homenageados: José Alicio da Costa – Ver. Sergin-

ho do Bombeiro; Marcos Marcello Trad – Verª. Lucia da AAVC; José Carlos Barbosa – Ver. Johnny Guerra Gai; Paulo Alves de Souza – Ver. Celsinho do Bombeiro; Vando Miguel de Brito – Ver. Franciel de Oliveira; Dário Vaneli – Ver. Vladimir Ferreira; Sandra Regina Simão de Brito – Ver. Adelson Jununcio; João Bosco Homem de Carvalho – Ver. Carlos Henrique; Jânio Rodrigues – Ver. Adenilson Vilalba; Selino José de Oliveira – Ver. Vilmar Vendrúscolo; Wagner Antonio Batista Dupin – Ver. Sidney Assis; Vera Helena Ferreira dos Santos – Verª. Marilene Gasperin e Waldisson Wanderley e Silva – Ver. Adilson do Lago.

34 MAIO 2013


IMPACTO MUNICÍPIOS

No aniversário de Coxim, Governo presenteia a cidade com R$ 10 milhões em obras

N

Fotos Júnior Acosta

o 115º aniversário de Coxim, a Governadora em exercício, Simone Tebet, presenteou a cidade com o anúncio de obras do Governo do Estado que irão garantir um teto seguro para diversas famílias, mais saneamento e a recuperação asfáltica de vias urbanas. Esses investimentos representam R$ 10 milhões em melhorias para o Município localizado na Região Norte do Estado. A solenidade na Praça Poliesportiva do Município reuniu a comunidade, autoridades e ainda alunos da rede estadual de ensino que receberam das mãos da governadora em exercício kits escolares e uniformes. A aluna Letícia dos Santos Vieira, de 16 anos, recebeu cadernos novos que vai usar durante o ano letivo. A pintura que fez para participar de uma mostra cultural no ano passado está estampada em um dos cadernos entregues. “Fiz uma pintura de um homem com um violão na margem do Rio Coxim, mas não sabia que ia ser escolhido”, revelou orgulhosa. Para a aluna, além de ter a arte escolhida para a capa dos cadernos que serão utilizados pelos estudantes da rede estadual, o kit escolar também representa um incentivo ao estudo. “Ter todo o ano um material novinho com certeza dá incentivo para a gente estudar. Minha mãe nem precisa comprar outros cadernos durante o ano”, comentou a estudante da Escola Estadual Silvia Ferreira. R$ 10 milhões em investimentos - Simone Tebet assinou convênio com a Prefeitura de Coxim para autorização de repasse de R$ 500 mil de recursos próprios do Estado destinados para recuperação de vias urbanas. Ela também autorizou o início da licitação de obras de melhoria e ampliação dos sistemas de abastecimento de água (SAA) e de esgotamento sanitário (SES). Esses investimentos ultrapassam R$ 8 milhões. Já em parceria com a União, o Governo do Estado vai construir mais 50 unidades habitacionais em Coxim. Simone Tebet assinou ordem de início de serviço para a edificação de 20

35 MAIO 2013

unidades no Loteamento José Ricardo Pires e o restante no Loteamento Hervê Mendes Fontoura. A iniciativa integra o programa habitacional Minha Casa Minha Vida onde será investido um total R$ 1,5 milhão, sendo R$ 1,2 milhão do governo federal e R$ 250 mil do Estado. Estas obras, de acordo com o Prefeito de Coxim, Aluízio São José, diante de instabilidade financeira dos Municípios nestes primeiros meses representam uma importante ajuda do Governo do Estado. “Precisamos buscar um planejamento mínimo e ter receitas para pagar as dívidas. Não é confortável, por exemplo, ver uma via pública com buracos. Estamos felizes com a chegada de mais casas populares quando temos um déficit habitacional de 2.500 unidades. Queremos agradecer essa parceria com Coxim e pensar nos próximos 115 anos”, destacou o prefeito.


IMPACTO MUNICÍPIOS

Rio Verde recebe kits do ProJovem Trabalhador Juventude Cidadã

O

Prefeito de Rio Verde de Mato Grosso/MS, Mário Alberto Kruger (PT) e a Vice-Prefeita, Dinalva Gomes Viana participaram hoje (9) de abril da entrega de kits e uniformes aos alunos do Curso Projovem Trabalhador Juventude Cidadã. Representando a Câmara Municipal esteve presente as Vereadoras Cleysimaira Paes (PT) e Juliana de Figueiredo (PRP). Na oportunidade o Prefeito salientou sobre a importância os alunos se comprometerem neste curso de formação e qualificação. “Somos formadores de mão de obra, porque não qualificamos nossos jovens, mas agora temos a oportunidade de estudarmos e conseguirmos entrar no concorrido mercado de trabalho”, Argumentou o Prefeito Mário Kruger. A Vice-Prefeita de Rio Verde de Mato Grosso/MS, Dinalva Gomes Viana observou da necessidade do curso ser uma ótima oportunidade de estudar e obter seu diploma de qualificação em vários cursos que estão sendo oferecidos.A Coordenadoria de Qualificação Profissional executa o Plano de Qualificação definido, a partir das demandas propostas pelas Comissões Municipais de Emprego e outras ações estratégicas para o Estado. Objetiva promover a integração das políticas e ações vinculadas ao emprego, trabalho, renda e educação, com vistas a contribuir para a formação integral; aumento de probabilidade de obtenção de emprego e trabalho decente; elevação de escolaridade e inclusão social. A Coordenadora do Projovem de Rio Verde, Ramona disse estar muito satisfeita e que após seis meses de

curso os alunos obterão seu certificado de conclusão estando capacitados ao mercado de trabalho. O Coordenador Estadual de Qualificação Profissional junto a FUNTRAB João Neto e o Gerente Regional do Instituto de Tecnologia em Educação Administração e Política (ITEAP) Sr.Moura, estiveram representando o Governo do Estado através da Secretaria de Assistência (SETAS).O coordenador João Neto disse que este projeto visa qualificar os nossos jovens para o mercado de trabalho. “As grandes empresas que vem se instalando no Estado de Mato Grosso do Sul veem escassez de qualificação e vão buscar trabalhadores nos estados do Paraná, Santa Catarina e outros estados onde tem mão de obra qualificada.

36 MAIO MAIO 2013 2013


IMPACTO EDUCAÇÃO

Diretora da Escola Paulo Freire visita Camapuã

A

Professora Adelina, Diretora da Escola Paulo Freire, de Campo Grande visitou a cidade de Camapuã, sendo recepcionada pelo Prefeito Marcelo Duailibi e pelo Presidente da Câmara Municipal, Vereador Humberto Bogarim, além de autoridades locais ligadas ao setor de Educação. No ato da visita, a professora confirmou uma das notícias mais esperadas pela juventude camapuanense: o início das aulas do curso de Técnico de Enfermagem será no dia 10 de Maio. As inscrições já estão abertas e os interessados, segundo Bogarim, devem procurar na Câmara Municipal. Conquista - Para que essa importante conquista se tornasse realidade, o Vereador Bogarim teve o apoio indispensável da administração do Prefeito Marcelo Duailibi (DEM), que firmou convênio com a Escola Paulo Freire concedendo incentivos para que o curso pudesse ir para Camapuã e se tornar mais uma opção de profissionalização aos jovens do Município. Ensino técnico - Além do Ensino Infantil, Fundamental e Médio, a Escola Paulo Freire oferece diversos cursos técnicos. Qualidade na formação do profissional para o mercado de trabalho é indispensável, por isso o trabalho da instituição de ensino é focado no desenvolvimento respon-

sável deste profissional. Tratamento especial, atenção individual e principalmente capacitação e qualidade de seus professores e colaboradores fazem da qualidade a marca do Ensino Técnico da Escola Paulo Freire. “Responsabilidade e educação prática são garantias dos nossos cursos” afirmam os diretores da Escola.

Multinacional inicia cursos gratuitos em Nova Andradina

N

ova Andradina recebeu u m a unidade móvel para qualificar a mão de obra local. Os cursos são ministrados no Centro de Treinamento da multinacional francesa Saint-Gobain. A iniciativa é desenvolvida em parceria com a Secretaria Municipal de

Desenvolvimento Integrado e Meio Ambiente (Semdi). Os cursos têm como público alvo pedreiros, pintores, carpinteiros, mestre de obras, empreiteiros, engenheiros, arquitetos, estudantes e vendedores. A unidade também visa complementar a disponibilidade de vagas para os cursos profissionalizantes já oferecidos nos centros de formação nas unidades do grupo. A iniciativa da multinacional é inédita e nos últimos 12 meses foi responsável por capacitar mais de cinco mil profissionais nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Goiás e Distrito Federal.

37 MAIO 2013


IMPACTO CAPITAL

Bernal anuncia Restaurante da Gente e 444 km de repcapeamento Prefeito anunciou investimentos de mais de R$ 504 milhões na Capital

E

m alusão aos 111 primeiros dias de administração, Alcides Bernal anunciou R$ 504,48 milhões em 111 investimentos em Campo Grande. Uma das novidades é o Restaurante da Gente, com oferta de café da manhã e almoço a preço popular. Confirmou a criação de duas novas secretarias e 444 quilômetros de recapeamento, além da construção de 6.559 unidades habitacionais. Em obras, a promessa é investir R$ 40,2 milhões na revitalização da Avenida Ernesto Geisel. Por meio do PAC Mobilidade, virão R$ 180 milhões para construção de corredores exclusivos de ônibus e melhoria da infraestrutura do transporte coletivo. Também estão previstos R$ 311 milhões para pavimentação e qualificação de vias urbanas. Nos quatro anos de administração, Bernal planeja recapear 444 quilômetros de vias públicas com investimento de R$ 200 milhões. Ainda este ano, a ideia é concluir as avenidas das Bandeiras e a Guaicurus para iniciar obras no centro da cidade. Ao mesmo tempo, o projeto é dar sequência a operação tapa-buraco para minimizar os problemas até novembro deste ano. Na área da saúde, a meta é construir UBSs (Unidades Básicas de Saúde) nos bairros Cristo Redentor e Arnaldo Estevão Figueiredo, além da conclusão de outras 10 até o final de 2013. Também será implantado o atendimento odontológico noturno nas UBS. Conforme ele serão entregues dois Ceinfs (Centro de Educação Infantil) nos bairros Oiti e Vida Nova III e outros 10 serão concluídos. Lançou o Plano Municipal de Superação

da Extrema Pobreza para atender famílias com renda per capita inferior a R$ 100. Outra novidade é a Casa da Mulher Brasileira com foco nas vítimas de violência e a Cooperativa de Mulheres Indígenas. Na área administrativa, Bernal reafirmou a intenção de criar as secretarias Especiais da Mulher e da Juventude. Destacou investimento de mais de R$ 7 milhões na modernização semafórica, prometeu implantar o projeto de videomonitoramento em pontos estratégicos da cidade e anunciou a abertura de quiosques na Orla Ferroviária, dentre outras ações.

38 MAIO 2013


ManoelAFONSO

AMPLA VISÃO RICARDO BACHA Pede em artigo, a renúncia do senador Antônio Russo, sugerindo o desapego ao cargo para cuidar de si no conforto afetivo da família. Lembra o ex-deputado: seria um gesto de grandeza e acima de tudo de bom senso. FIGUEIRÓ é um cidadão ético, nem gosta de tocar neste ponto. Uma questão pessoal que respeita. Mas nas entrelinhas percebe-se desconforto com a falta de certeza de que verá concretizados projetos e missões dos quais participa atualmente. SEGREDO A família de Russo não teve a fineza de divulgar detalhadamente o seu quadro clínico. Dupla falha: com seus amigos – até aqui sem informações seguras sobre sua recuperação e perspectivas; com os políticos por razões obvias. O EPISÓDIO remete-nos aos critérios de escolha da suplência de Senador. Ora! Política é para políticos. A propósito: temos outro suplente, empresário Pedro Chaves, neófito da política partidária e que até poderá vir a assumir. É mole? COISAS DO PT Desde quando deputado entende de direito? Querem interferir no Judiciário colocando-o como apêndice do ‘glorioso’ legislativo. Golpe para denegrir o STF e calar as instituições ainda independentes, inclusive a imprensa. O LEGISLATIVO é que não tem feito a lição de casa. Não é o Judiciário que estaria interferindo. Agora o STF derrubou o projeto inconstitucional do Senado inibindo a formação de novos partidos políticos só para prejudicar Marina Silva. COMPARANDO Quem tem maior credibilidade junto a opinião pública? Alguém do Congresso integra a lista das 100 pessoas mais influentes no mundo? Quem é mais confiável: Joaquim Barboza ou Collor, Genoino, Renan, Sarney e J. Paulo? PAZ CEMITERIAL Onde está o discurso da oposição? Seus membros comprometidos com a promessa liberação de emendas para seus redutos. Um e outro gato pingado tem a pachorra de criticar esse Governo. E a Ditadura Petista segue avante! ‘SAIA JUSTA’ Flagrado no grampo telefônico com empreiteiro mafioso, Vander negou qualquer relação. Mas o apelo dele em linguagem cifrada dá margem a dúvidas. Concorda? Estaria falando apenas de futebol ou da previsão do tempo? O EPISÓDIO é apenas mais um na relação empreiteiros e políticos. Mas Vander tem imunidade, a lei e nossa falta de memória irão ajudá-lo. Mas na fala dele à imprensa faltou indignação, tão presente nos tempos do ‘PT oposição’. Lembra? MISTÉRIO Quem seria o ‘amigo do Rio’, citado por Vander, esperado para o almoço? No rol de amizade no Rio muita gente, inclusive Raufi Marques, ex-Chefe da Casa Civil anda com vínculos políticos no MS. Mas as especulações continuarão.

Jornalista www.manoelafonso.com.br

REFORMA FISCAL Não me lembro de outra situação onde nossos representantes tenham tido postura racional idêntica em Brasília, falando a mesma língua, ignorando diferenças partidárias, picuinhas e vaidades pessoais. Ainda bem. ALELUIA! Já comparam o MS ao Botafogo e Portuguesa em matéria de azar. Mas a presença de Delcídio na relatoria da CAE do Senado pode reverter de vez essa maré de intenções dos Estados industrializados contra nossa frágil economia. 1º ROUND Ganhamos: Delcídio alterou o primeiro substitutivo do projeto original ao dar maior segurança na compensação aos Estados afetados pela redução das alíquotas. Neste 30 de abril, a CAE vota todas as emendas e após vai ao Senado. O DESAFIO Como o STF julgou inconstitucionais os incentivos fiscais estaduais para atrair indústrias, é preciso adotar um mecanismo ágil – através de um fundo especial – que compense economicamente esses Estados perdedores nesta fase. CAUTELOSOS Os senadores mostram preocupação com as origens dos recursos para abastecer esse fundo especial. Lembram: à Lei Khandir, cujo fundo de compensação pelo fim do ICMS na exportação não funcionou e prejudicou MS. LEGADO O futuro governador lidará com uma situação inédita. Só ao final saberemos na prática, as consequências da formula aprovada. Quanto vamos perder; qual a reação do empresariado; e se o tal fundo de compensação irá de fato funcionar. ‘SOBERANIA’ Após a volta da cerveja aos estádios, tiraram o nome de Garrincha do estádio de Brasília, e agora proíbem a concorrência da Festa de São João em Salvador devido a Copa das Confederações. É a Fifa legislando no Brasil. ABACAXI A população de Paraíso das Águas votaria em plebiscito pela devolução do território de 5.000 has. à Chapadão do Sul? Juridicamente existiria chance de derrubar a criação de Paraíso sob a alegação de que teria havido fraude no processo? A NOVELA é complexa, vai além da simples concordância do prefeito e vereadores de Paraíso. Marco Trad diz que a efetivação do plebiscito é indispensável, mas hoje é duvidoso que a opinião pública de Paraíso apoie a devolução da área. O EPISÓDIO remete-nos a filosofia dos mineiros, segundo a qual os acordos verbais entre políticos existem para não ser cumpridos. Neste caso muitos deputados e políticos tomarão partido de algum lado para levar vantagem eleitoral. Já viu né! GREVES Previstas e com amparo legal devem pipocar por aí. Os policiais civis estão se articulando por melhoria salarial. Pedem mais que 20% e o Governo não chega aos 10%. Em ano pré-eleitoral greve no funcionalismo é um grande abacaxi. “...é melhor que se feche o Supremo Tribunal Federal.” (ministro Gilmar Mendes)

39 MAIO 2013


IMPACTO DESTAQUE

Em grande estilo, Clube da Melhor Idade de Rochedo é reinaugurado Evento contou com participação de três deputados estaduais, três prefeitos, quatro vereadores e inúmeros integrantes da melhor idade

F

oi uma grande festa democrática a reinauguração do Clube da Melhor Idade no Sábado, 13 de abril, na cidade de Rochedo. Sob a presidência do radialista e jornalista Eli Sousa, a solenidade contou com a participação de dezenas de integrantes da melhor idade e foi prestigiada pelos Deputados Estaduais Lauro Davi (PSB), Lídio Lopes (sem partido) e Cabo Almi (PT), no ato representado pelo seu chefe de Gabinete, Cabo Ferreira. Os Prefeitos João Cordeiro (PMDB), de Rochedo, e Dalton de Souza Lima (PMDB), de Corguinho, também se fizeram presentes. O Prefeito de Rio Negro, Gilson Antônio Romano (PMDB) não pode comparecer, porque estava em Brasília, mas mandou o Secretário Municipal de Saúde, Dr. Roberto Rangel para representá-lo. O novo Clube da Melhor Idade está funcionando em sede provisória, alugada pelo Grupo Impacto de Comunicação, e o ato inaugural deixou todos bastante eufóricos os associados à entidade, já que foram instalados todos os equipamentos adquiridos com as emendas dos deputados Lauro Davi e Cabo Almi, num total de R$ 40.000,00. Uma academia de ginástica, TV de tela plana, LCD de 52 polegadas, aparelhos de som, dezenas de jogos de mesa (mesa com quatro cadeira), equipamentos de cozinha, enfim, tudo que faltava para o clube oferecer um bom atendimento a todos os que atingirem 50 anos em Rochedo e quiser frequentar o clube. Os Vereadores Valdeci Nogueira (PR), 1° Secretário da Câ-

mara; Francisco de Paula Ribeiro Júnior, o Juninho do PT; Douglas Cunegundes (PDT) e Fábio José, o Fabinho (PSB), também integraram a mesa de autoridades ao lado de Margareth Lara, Vice-Presidente do Clube; Jornalista Jota Menon, um dos fundadores da instituição e de Francisco de Paula Ribeiro, o Chico Catarina, Presidente de Honra e Sócio Benemérito do Clube. A Vereadora, Fabíola Dias (PSD) não pode comparecer porque estava acamada, mas mandou sua mensagem parabenizando o clube pela bela sede provisória instalada no Piscina Clube. A palavra foi oportunizada a todos os integrantes da mesa, os quais reportaram a importância que terá o clube para melhorar a qualidade de vida de quem atingir a melhor idade em Rochedo. Depois de receber os compromissos dos deputados e vereadores presentes de continuarem apoiando a instituição, o presidente do Clube, Eli Sousa, sintetizou o pensamento e sentimento de todos: “Podem acreditar, inclusive, aqueles que nos criticaram duramente, nós vamos fazer em Rochedo o melhor Clube da Melhor Idade do nosso Estado”.

40 MAIO 2013


IMPACTO DESTAQUE

Gincana, Desfile Cívico e Festival marcou aniversário de Brasilândia Município comemorou 48 anos no último dia 25/Abril

N

o aniversário de emancipação política e administrativa de Brasilândia, as escolas se uniram para participar da 1ª Gincana Interescolar, no Ginásio Municipal de Esportes. O evento é promovido pelo Governo Municipal de Brasilândia, por meio da Secretaria Municipal de Educação, através do Departamento Municipal de Cultura. De acordo com organizador do evento, o diretor do Departamento de Cultura, Márcio Sicílio, foram realizadas 20 provas com a participação dos estudantes das Escolas Municipais Arthur Hoffig, Antônio Henrique Filho, Paulo Simões Braga, Raimundo Pedro de Souza, Mutum e da Estadual Adilson Alves da Silva. Houve também atividades para os baixinhos dos Centros Educacionais Infantis Henrique Mendonça Quintino e Carmelita Barbosa Caitano. Segundo o organizador, o evento atraiu centenas de estudantes para o Ginásio de Esportes. As provas tiveram atividades físicas desenvolvidas pelos educadores físicos. Envolvidos na organização do evento aproximadamente 25 profissionais entre professores de educação física, pedagogia e servidores da Secretaria Municipal de Educação e de outras pastas. DESFILE - Em frente à Praça Santa Maria, aconteceu o Desfile Cívico das Redes Municipal e Estadual de Ensino, além da participação de entidades. No desfile foi apresentada a história de Brasilândia.

FESTIVAL - Na Praça da Pedra foi a vez dos cantores se apresentar no Festival de Música ‘Talentos de Brasilândia. As categorias são: gospel, sertanejo e livre (rock, MPB, samba e etc).

MASTERS INFORMÁTICA Em Rochedo e Corguinho, você encontra material para escritório em geral, equipamentos de informática, manutenção de computadores, instalação de internet e muito mais. Na Masters Informática o cliente está em primeiro lugar. Conheça as facilidades de comprar equipamentos de informática e o computador que você precisa. Masters Informática - Rua Bahia, 249 - Centro - Rochedo Fone (67) 3289 1412 Av. Paulo Vieira Barbosa, 553, Centro - Corguinho Fone: (67) 3250 1578

41 MAIO 2013

Foto Jornal da Cidade


IMPACTO DESTAQUE

Festa do Pé de Soja Solteiro marca aniversário de Laguna Carapã Na condição de um dos principais acontecimentos festivos em alusão ao aniversário de emancipação aconteceu a 16ª edição do já tradicional Concurso do Pé de Feijão Solteiro de Laguna Carapã

A

programação em torno do evento, que reúne pessoas de toda a região, começou no dia 19 e se estendeu até 22/Abril, dia que o Município de 6,5 mil habitantes, comemorou seu 21º aniversário de emancipação político-administrativo. A 4° edição do Ranking de Produtividade da Soja safra 2012/2013, premiação voltada aos produtores de soja de Mato Grosso do Sul e estados próximos. O evento aconteceu no parque de exposições da cidade. Tradicional, principalmente por um concurso bastante original, o do Pé de Soja Solteiro, onde são contadas as vagens dos pés de soja cultivados individualmente. O pé mais produtivo garante a premiação ao produtor. De acordo com o Prefeito de Laguna Carapã, Itamar Bilibio, a tradição da festa, integrante da Feira Agropecuária de Laguna Carapã é importante para a cidade, que ganha visibilidade e visitantes de outras regiões. “Esta competição é esperada por todos da cidade, em especial os produtores, já que é uma tradição de Laguna Carapã. O evento atrai produtores e visitantes de outras cidades e até mesmo do Mato Grosso e do Paraná, que sempre confirmam presença em nossas exposições”, destacou o prefeito. Bilibio declarou que na festa deste ano o número de vagens seja superior ao colhido em 2012 e explicou como ocorre a avaliação do pé de soja solteiro.“O pé de soja solteiro é uma competição saudável, onde o produtor cultiva um único pé de soja e dedica seu tempo para que este pé cresça e produza. A família toda acaba envolvida, procurando maneiras de adubar, manter o pé de soja alto e firme, construindo andaimes para segura lo e buscando explorar ao máximo o potencial de produção de vagens deste pé. Na primeira competição, foram colhidas cerca de 1.060 vagens e no ano passado, o vencedor teve mais de 17 mil vagens produzidas em um único pé de soja. Temos certeza que este número será

superado neste ano”, explica. No dia 22/ Abril, quando se tem o ponto alto das festividades, o prefeito Itamar, vereadores, secretários municipais e a população foram contemplados com presenças de ilustres personalidades, dentre elas, os Deputados Federais, Geraldo Resende (PMDB) e Marçal Filho (PMDB); Deputados Estaduais, Lídio Lopes (PP) e Márcio Monteiro (PSDB); o Prefeito da vizinha cidade de Amambai, Sérgio Barbosa; o Superintendente Regional do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), ex-deputado federal João Grandão e do Secretário de Estado de Habitação, Carlos Marun (PMDB). VENCEDOR - O produtor rural Nelson Roque Kappes, de Santa Carmem, Mato Grosso, foi o campeão da categoria nacional do concurso promovido em Laguna Carapã para a escolha do pé de soja com o maior número de vagens. Kappes já havia vencido o concurso várias vezes, mas no ano passado acabou perdendo o título para outro produtor mato-grossense, Pedro Beppler, de Sapezal (MT). Na edição deste ano, o produtor de Santa Carmem trouxe para a 16ª Festa do Pé de Soja Solteiro, uma planta com 12.648 vagens. O número de vagens do maior pé de soja solteiro de 2013, entretanto, ficou abaixo da planta que Kappes trouxe em 2011 e que entrou para o Livro dos Recordes (Guinness Book), como o maior do Brasil e do mundo, em razão de chegar a 17.799 vagens contabilizadas.

42 MAIO 2013


IMPACTO DESTAQUE

21º Aniversário de Alcinópolis, a Capital Estadual da Arte Rupestre Governo lança R$ 4 milhões em obras no aniversário de Alcinópolis Banda, que também vieram da capital sul-mato-grossense trazendo o melhor do Sertanejo Universitário. Dia 20 aconteceu o 7º Encontro de Bandas e Fanfarras, em seguida, a dupla João Lucas e Walter Filho subiu ao palco para realizar um grande show.

P

ara comemorar os 21 anos de emancipação, a Sanesul entregou obra de melhoria do sistema de abastecimento de água e assinou autorização para implantar o sistema de esgotamento sanitário em Alcinópolis. O valor total é de R$ 4,3 milhões de recursos próprios. Saneamento - Para o abastecimento de água, a Sanesul inaugura um poço de 151 metros de profundidade e vazão de 20 mil litros, que irá aumentar a produção de água distribuída no município. O poço já está ativado e pronto para ser operado. O investimento foi de R$ 371,9 mil e incluem também melhorias e urbanização de outros dois poços. A cerimônia também terá a assinatura de autorização de licitação para implantar em Alcinópolis o sistema de coleta e tratamento de esgoto. A obra, no valor de R$ 3,9 milhões, prevê a construção de uma estação de tratamento de esgoto, com capacidade para tratar 10 litros por segundo, uma estação elevatória, execução de 2.090 metros de linha de recalque, 1.199 metros de coletor de esgoto bruto, 13.100 metros de rede coletora de esgoto e implantação de 665 ligações domiciliares de esgoto. Agricultura Familiar - A Vice-Governadora, Simone Tebet entregou em Alcinópolis o título de propriedade de terra a 263 famílias de pequenos agricultores da região. A área total é de 2.712 hectares e cada família receberá um lote de 10,3 hectares. A fazenda foi comprada por R$ 10,5 milhões pelo Governo do Estado através do PNCF (Programa Nacional de Crédito Fundiário), com financiamento do Banco do Brasil. Show com novos talentos animou a noite em 21º Aniversário de Alcinópolis - Os pratas da casa, Luiz Alberto e Murilo iniciaram as festividades na noite do dia 19/ Abril, com a tradicional Moda de Viola e foram bem recebidos pelo público que lotou a rua em frente ao palco principal da festa. Em seguida foi a vez de Alan e Léo Viola, de Campo Grande – MS, mostrarem seus talentos e encantarem a todos os presentes. Para encerrar a noite, subiram ao palco Laudson e Rodrigo com sua

Em Campo Grande, prefeito recebe chaves dos ônibus escolares das mãos da presidenta Dilma

Interligação na MS-436: mais uma conquista da Região Norte O Prefeito de Alcinópolis (MS), Ildomar Carneiro Fernandes (PMDB), acompanhado de seu secretariado municipal e vereadores, participaram da inauguração da pavimentação asfáltica na MS-436, trecho que liga o Município alcinopolense às cidades de Camapuã e Figueirão. São aproximadamente 160 quilômetros de pavimentação numa obra que contou com investimentos de R$ 215 milhões financiados pelo Banco Internacional para a Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD) e com contrapartida do Governo do Estado. A solenidade de entrega aconteceu no trevo de acesso aos Municípios, localizado em Figueirão e contou com a presença do Governador, André Puccinelli, além dos prefeitos da região, que prestigiaram o evento e deixaram seus agradecimentos a André, bem como a toda sua equipe; políticos federais e estaduais responsáveis em tirar a Região Norte do isolamento. A obra promete alavancar o avanço econômico da região, já que cria uma rota asfaltada para a BR-359, que interliga os Municípios de Coxim e Alcinópolis, até a Placa de Mineiros, na divisa com Goiás. “A nova estrada ainda facilitou a ida da população de Alcinópolis a Campo Grande”, disse o prefeito.

43 MAIO 2013


IMPACTO DESTAQUE

Alcinópolis: Câmara entrega títulos de Cidadão Alcinopolense

A

Câmara Municipal de Alcinópolis realizou no Plenário Adolfo Alves Carneiro, a Sessão Solene para a entrega do Título de Cidadão Alcinopolense. Foram agraciadas diversas personalidades que, mesmo não tendo nascido em Alcinópolis, contribuíram para o desenvolvimento do Município e foram homenageados pelo Legislativo. A solenidade contou com várias autoridades municipais. Segundo o Presidente da Câmara, Ver. Aloísio Pereira Martins (PMDB) a homenagem envolveu pessoas que de algum modo muito fizeram e continuam contribuindo com o crescimento e progresso de Alcinópolis.

44 MAIO 2013


IMPACTO culinária

BORI -BORI O Bori-Bori nada mais é que um franguinho delicioso

Ingredientes: Para o frango . 1 frango sem pele cortado em pedaços . Sal a gosto . 3 dentes de alho amassados . 2 cebolas grandes picadas bem fininhas . Pimenta dedo-de-moça picada a gosto . 4 colheres (sopa) de óleo . 3 tomates sem pele e sem sementes picados . 2 e 1/ 2 litros de água . 3 colheres (sopa) de cebolinha picada Para os bolinhos . 2 xícaras (chá) de fubá . 1 xícara (chá) de queijo caipira ralado . Sal a gosto . Caldo do cozimento do frango

Modo de preparo: Faça o frango: Tempere o frango com o sal, o alho, 1 cebola e a pimenta. Leve à geladeira e deixe descansar por 1 hora. Em uma panela, aqueça o óleo e refogue a outra cebola. Frite até dourar. Adicione os pedaços de frango e doure-os bem. Junte os tomates, acerte o sal e cozinhe por mais alguns minutos. Acrescente a água e cozinhe por 30 minutos, até o frango ficar macio, sem desmanchar. Reserve 1 xícara (chá) do caldo para fazer os bolinhos. Faça os bolinhos: em uma tigela, misture o fubá e o queijo ralado. Acrescente 1 xícara (chá) do caldo do cozimento do frango. Acerte o sal e molde os bolinhos. Reserve. Encoste os pedaços de carne do frango na lateral da panela em que ele foi cozido, liberando espaço para poder cozinhar os bolinhos. Coloque os bolinhos no meio da panela e cozinhe por 15 minutos, sem mexer, até ficarem firmes. Em uma travessa, coloque o frango e os bolinhos junto com o caldo. Salpique com a cebolinha e sirva.

Tempo de preparo: 45 minutos, mais 1 hora de descanso Rendimento: 8 porções Dificuldade: Média

45 MAIO 2013


IMPACTO POLÍTICA

Ivan Louzada viaja a São Borja/RS para uma homenagem a Getúlio Vargas

intuito de buscar inspiração para conduzir o partido vigorosamente e reverenciar a memória e o legado construído e deixado por Getúlio para o progresso do País e para o crescimento do PTB. A viagem deste ano, que completa a sua terceira edição, contou com a presença de inúmeras lideranças do partido, como o Presidente Nacional do PTB, Benito Gama, representantes da Executiva Nacional do PTB, do PTB Mulher e da Juventude do PTB, de Deputados Federais e Estaduais, senadores, prefeitos, vereadores e da militância Trabalhista. Para o Presidente do PTB Estadual, Ivan Louzada, é primordial conhecer o partido, respeitar sua doutrina e apoiar suas decisões. “O respeito que o partido tem por Getúlio é muito forte. Ir a São Borja é uma referência de grande importância, para que possamos sempre nos lembrar das raízes do PTB, um passado repleto de glórias, de estruturação social e econômica do nosso País”, explica Louzada.

P

etebistas de todo o Brasil viajaram rumo ao município de São Borja para homenagear o eterno líder do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), o ex-presidente da República Getúlio Dorneles Vargas, no dia 19 de abril – data de seu nascimento. O presidente do PTB de Mato Grosso do Sul Ivan Louzada lá esteve para prestar sua homenagem para São Borja. O encontro aconteceu na praça XV de Novembro, vem com

NOSSA MISSÃO

Prestar serviços garantindo agilidade, por meio de um atendimento familiar que supere expectativas

O Respeito pela Vida O respeito pela dor A valorização do ser humano

• Plantão 24 horas • Capela climatizada • Traslado • Serviços particulares • Convênios

Av. Bandeirantes, 226 - Campo Grande - MS - Fone (67) 3325 4849 / 9102 5081

46 MAIO 2013


IMPACTO CAPA

MEDO NO AR! PÂNICO MUNDIAL!

Q

uando Adolf Hitler resolveu partir para a guerra apocalíptica no mundo, ninguém pensou ou imaginou que ele faria tudo o que fez. Agora reaparece a ideia, mesma determinação por parte do líder norte-coreano, Kim Jong-un, que, se acha, aos 29 anos capaz de tudo para reativar o centro da produção de armas nucleares em seu País afirmando que poderá fazer a planta de enriquecimento de urânio no complexo nuclear Yongbyon. Kim Jong-un, que logo após a infância resolveu entrar num cenário muito próximo do de Hitler, parece não estar brincando. Anunciou o abandono do armistício que deu fim à Guerra da Coreia e conduziu sua artilharia para o estado de alerta máximo, com mísseis apontados para os Estados Unidos e para o vizinho do sul. Pyongyang faz questão de demonstrar sua determinação para o estado de guerra com Seul. Razão pela qual reativou o reator e a planta de enriquecimento de urânio do complexo nuclear Yongbyon, a fim de avançar rumo à aproximação da guerra. A partir daí o clima entre possíveis aliados torna-se duvidoso, como com a China, por exemplo, que mesmo tendo ajudado a Coreia do Norte durante muitos anos, faz parte do Conselho de Segurança da ONU. Hong Lei, porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, afirmou que a China tem defendido de maneiras consistentes o fim do uso de armas nucleares, bem como a manutenção da paz e da estabilidade na

região. Mesmo assim, com três testes nucleares, a Coreia do Norte lançou um foguete em Dezembro passado rumo a um satélite em órbita, ação condenada pelo Conselho de Segurança. O cenário, sem dúvida nenhuma, está próximo de um confronto, devido à pressão de Kim, exibindo que tem o controle do poder, ameaçando as grandes potências com ataques nucleares contra as bases americanas. Está tão pesado o clima do Exército da Coreia do Norte que eles não se cansam de afirmar seu programa nuclear e justamente por isso, os americanos decidiram aplicar um sistema avançado de defesa antimíssil, na ilha americana de Guam, no Pacífico. Os coreanos deram então o recado: “Informamos à Casa Branca e ao Pentágono que a hostilidade crescente dos EUA para com a Coreia do Norte e sua irresponsável ameaça nuclear serão esmagadas pela força de vontade dos soldados e do povo, por meio de ataques nucleares leves e diversificados”. Como foram provocados, os americanos acionaram o Pentágono e avançando com o sistema de defesa antimíssil balístico. A Coreia do Norte estava proibindo a entrada de sul-coreanos no complexo industrial conjunto de Kaesong, um dia depois de ter anunciado que reabilitará o reator nuclear e a planta de enriquecimento de urânio do complexo Yongbyon, desativados

47 MAIO 2013

em 2007 depois de negociações com os EUA e mais quatro Países, incluindo a China. A Presidenta da Coreia Sul, Park Geunhye, também precisa provar para seu País que sabe administrar uma crise militar. Eleita em Dezembro com a promessa de aproximar o Norte e o Sul, ela foi obrigada a rever seu discurso para não enfrentar as mesmas críticas feitas contra seu antecessor, Lee Myung-bak, que não respondeu a dois ataques ocorridos em 2010 contra um navio de guerra na ilha de Yeonpyeong, que deixaram 60 mortos. O Secretário Geral da ONU, Ban Ki-moon em Madri pediu para que o Governo da Coreia do Norte reduza as tensões ante a situação de pânico. A Rússia, por sua vez, tem o respeito da Coreia Norte ante as restrições da ONU, que consideram inaceitável a decisão de prosseguir com seu programa nuclear. Alexander Lukashevich, porta-voz do Ministério de Relações Exteriores russo, explicou: “Isso complica radicalmente, se é que praticamente não vetam as perspectivas de se retomar as negociações entre as seis partes”. A Coreia do Norte deslocou para sua costa leste, um míssil de médio alcance que é capaz de atingir alvos na Coreia do Sul e no Japão. Kim Kwan-jin desmentiu informações divulgadas pela imprensa japonesa e sulcoreana de que o míssil poderia ser um KN-08 que pode não ser o suficiente para atingir a área continental dos Estados Unidos. Ele acrescentou que não sabia os motivos do deslocamento do projétil, mas acredita que poderia ser usado para testes ou para um treinamento militar.


câmara de corguinho

Creginaldo CÂMARA Advogado e Jornalista “É muito difícil compatibilizar a política e a moral”. Francis Bacon foi um político e filósofo inglês. É considerado como fundador da Ciência Moderna Pelo menos no viés do Governador de PERNAMBUCO, EDUARDO CAMPOS (PSB/PE), pré-postulante à Presidência da República em 2014, as causas prioritárias do BRASIL, são as questões econômicas. Na análise do mesmo, as medidas tomadas pelo atual Governo do PT para a retomada do crescimento deram resultados pífios. Tem como mote de campanha, que se pode fazer mais.

desenvolver no estado, além do turismo, algumas indústrias e novos pólos universitários.

No RIO GRANDE SO SUL, está quase consolidado o acordo, entre PMDB e PT, ambos terão candidatos ao governo do estado, e pedirão votos por DILMA ROUSSEFF (PT).

Em CAMPO GRANDE/MS, a população carente continua na espera de uma saúde melhor: principalmente com mais médicos e remédios. Não precisar ser como na DINAMARCA e na SUÉCIA. São paradigmas quase impossíveis.

BONITO em MATO GROSSO DO SUL, nesse mês de abril deva reunir os principais experts em ecoturismo do planeta. São esperados mais de mil participantes de 40 países. Esse tipo de evento é considerado o mais importante evento de ecoturismo do mundo. Quem anda numa fase proveitosa é o Governador ANDRÉ PUCCINELLI (PMDB/MS) por tudo isso, porque sempre asseverou que MATO GROSSO DO SUL possui uma vocação turística, dentro dessa boa fase, recebeu um sinal positivo da Presidenta DILMA ROUSSEFF (PT) o aporte de verbas federais para as obras de pavimentação da BR-419 (entre ADUIDAUNA e RIO VERDE) com isso mais um pólo a

O PSDB no Estado se reúne no dia 27 de abril de 2013, na ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA, com o escopo traçar metas e dar o início da caminhada pela candidatura própria ao Governo do Estado nas eleições de 2014.

CAMPO GRANDE deva ter mais uma vereadora a partir do mês de maio 2013, JULIANA ZORZO (PSC) no lugar do atual HERCULANO BORGES (PSC) que assume a Secretaria de Juventude do Estado. A moça é tida como muito atuante na área social, voltado majoritariamente o seu trabalho às mulheres. Em DOURADOS/MS, no dia 03 de maio de 2013 a ASSOCIAÇÃO COMERCIAL E EMPRESARIAL (ACED) promove eleições com recondução quase certa do empresário ANTONIO NOGUEIRA, em decorrência de um consenso da categoria.

48 MAIO 2013


IMPACTO INDÚSTRIA

Fiems articula aumento da oferta de energia para indústrias de Aparecida Representantes da Enersul reuniram-se com empresários e Prefeitura para discutir demandas

articulações visam melhorar a competitividade das indústrias locais e contribuir para o desenvolvimento do Município. “No caso de Aparecida do Taboado, existe uma limitação de disponibilidade de energia, então, temos de buscar meios de solucionar a questão”, declarou. “A presença dos industriais foi maciça e a Enersul ficou de analisar cada empresa, apontando se há sugestões de mudança de tarifa e também informar sobre a capacidade instalada hoje. Isso é importante por conta das indústrias que ainda pretendem se instalar aqui”, declarou Faber de Souza.

N

o âmbito do PDR (Programa de Desenvolvimento Regional) da FIEMS empresários industriais e representantes da Prefeitura Municipal de Aparecida do Taboado reuniram-se com técnicos da Enersul para tratar do aumento da oferta de energia elétrica para as indústrias instaladas no município. Os empresários abordaram, entre outros temas, a oscilação de energia, considerada um problema pelas indústrias locais, e sinalizaram com a contratação de uma consultoria para levantar os principais problemas na área. Segundo o Diretor Corporativo da FIEMS, Jaime Verruck, as

49 MAIO 2013


IMPACTO BRASÍLIA

Projeto do senador garante voto em trânsito para todas as eleições

O senador Ruben Figueiró (PSDB-MS) apresentou projeto (PLS 130/2013) que amplia o direito de voto do cidadão que estiver fora do domicílio eleitoral. A matéria será discutida na Comissão de Constituição e Justiça do Senado. Se aprovada, seguirá para a Câmara dos Deputados. A proposta altera o Código Eleitoral para estender o voto em trânsito a todas as eleições, incluindo as votações para Senador, Deputado Federal, Governador, Deputado Estadual ou Distrital, Prefeito e Vereador. Atualmente o voto em trânsito só é permitido para escolher o candidato à Presidência da República.

Longen reforça a convalidação dos incentivos fiscais a Delcídio

O Presidente da FIEMS, Sérgio Longen, reforçou durante reunião com o Senador Delcídio do Amaral em Brasília (DF), a preocupação do setor industrial de Mato Grosso do Sul com a não convalidação dos incentivos fiscais concedidos pelo Governo do Estado para a atração de investimentos. “Defendemos, uma alíquota de 7% para Mato Grosso do Sul e o Senador Delcídio está trabalhando nessa proposta e nós esperamos a validação dos nossos incentivos para temos condição de desenvolver o Estado”, declarou após o encontro. Ele acrescenta ainda que está trabalhando intensamente, utilizando os instrumentos disponibilizados pelo Governo Federal, como a criação dos fundos de compensação e desenvolvimento, além de mecanismos que irá propor para garantir o equilíbrio das finanças dos Estados.

Moka articula em Brasília planos para acabar com os lixões em MS

O senador Waldemir Moka (PMDB) e o presidente Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul (Assomasul), Douglas Melo Figueiredo (PSDB), reuniram-se quarta-feira (28) com dirigentes e técnicos do Ministério do Meio Ambiente (MMA) em Brasília para discutir a execução de planos para desativar lixões em todos os municípios de Mato Grosso do Sul. A Lei nº 12.305/2010 prevê a eliminação de lixões e a exposição de resíduos sólidos de forma adequada nas cidades brasileiras até 2014. “A lei está em vigor há quase três anos, mas não há nada de concreto para que ela possa ser cumprida. Estamos a pouco mais de um ano da Copa do Mundo e até lá todos os municípios devem estar enquadrados”, afirma Moka.

Marçal quer instalação de CPI para investigar gestão na saúde pública

Deputado apresentou na Câmara Federal proposta de criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito com o objetivo de encontrar resposta para os problemas de gestão dos municípios na rede hospitalar. Depois de confirmar in loco a situação deplorável do Hospital da Vida, em Dourados, e comparar com os mesmos problemas encontrados em Campo Grande, Três Lagoas, Ponta Porã e em outros Estados, Marçal decidiu propor na Câmara Federal a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) com o objetivo de identificar os problemas de gestão nos municípios com a rede hospitalar pública.“Passei neste final de semana pelo Hospital da Vida e fiquei abismado com o que vi”, ressalta.“Nem em situação de guerra um hospital público estaria tão mal cuidado e, mais grave, com pacientes formando fila a espera de uma vaga na UTI”, conclui.

No Dia do Índio, Fabio Trad pede solução pacífica para a questão da terra

No dia 19 Abril, em que se comemora o Dia do Índio, o Deputado Federal Fabio Trad (PMDB-MS) voltou a refletir sobre os conflitos causados pela disputa de terras entre populações indígenas e produtores rurais. O deputado afirmou que a questão é do interesse de todos os parlamentares preocupados com a construção de um Brasil cuja identidade, ainda que respeitosa às diferenças inclua todas as raças e etnias que compõem o povo brasileiro. Fabio destacou que, ao lado da preocupação com os direitos dos índios, há a preocupação com os direitos dos proprietários rurais com títulos de propriedade legítimos. “Estas duas questões devem andar lado a lado, de modo que todos sejam ouvidos e seus anseios compreendidos. Só assim poderemos avançar de forma justa nesta questão”, afirmou.

Akira e Rolim buscam recursos para reforma de hospital de São Gabriel

O Deputado Federal, Akira Otsubo (PMDB-MS) e o Prefeito de São Gabriel do Oeste, Adão Rolim (PR), se reuniram, com o Chefe da Assessoria Parlamentar do Ministério da Saúde, Leopoldo Jorge Alves Neto, para solicitar R$ 5 milhões para reforma, ampliação e compra de equipamentos para o Hospital Municipal. Para o Deputado Federal Akira Otsubo “a saúde é uma prioridade para o Prefeito Adão Rolim, já que o município tem vivenciado um crescimento por consultas e internações”, destacando que “o prefeito defende e busca atendimento de qualidade para a população da cidade”.

50 MAIO 2013


IMPACTO BRASÍLIA

Biffi comemora R$ 5,5 milhões para aquisição de ônibus escolares

O Deputado Federal, Antonio Carlos Biffi (PT/MS) comemorou a notícia de que mais cinco Municípios de Mato Grosso do Sul foram contemplados, através do programa do governo federal Caminho da Escola, com o pagamento de R$ 5,5 milhões para aquisição de ônibus escolares, que beneficiarão a rede pública de ensino. Os Municípios contemplados são Inocência (R$ 664,7 mil), Água Clara (R$ 1,7 milhão), Rio Brilhante (R$ 1 milhão), Nova Alvorada do Sul (R$ 962 mil) e Costa Rica (R$ 1 milhão). O parlamentar lembrou ainda que, além desses cinco Municípios, outros 19 já receberam o pagamento para aquisição do transporte escolar no início de Março.

Vander carimba recursos para prevenção e combate à anemia falciforme

Responsável por sérias agressões ao organismo e até casos de óbito se não for tratada a tempo, a anemia falciforme ainda é uma das doenças que continuam fazendo vítimas porque o sistema de saúde pública ainda não dedicou a ela a atenção que merece. A falta de informações à comunidade e de preparo adequado do poder público são dois dos principais problemas a serem solucionados para ser possível sistematizar programas e ações de apoio às pessoas que sofrem desse mal, sobretudo os indivíduos da raça negra, que registram o maior número de ocorrências. Após reunir-se com integrantes do movimento negro e de setoriais do PT em Corumbá, o Deputado Federal Vander Loubet (PT-MS) assumiu o compromisso de carimbar recursos de R$ 200 mil no Orçamento Geral da União (OGU).

Ivinhema conquista R$ 750 mil para asfaltar Bairro Vitória

O Prefeito esteve no gabinete do Deputado Federal Geraldo Resende, acompanhado do Vereador Naur Pael. A cidade de Ivinhema vai receber R$ 750 mil para asfaltar a Avenida Brasil e as ruas Lutaka Takegava, Projetadas 1, 2, 3, 4 e 6, e 17, 19, 21, todas no Bairro Vitória. Os recursos foram empenhados na Superintendência de Desenvolvimento do Centro Oeste (Sudeco) e foi garantido através da indicação do Deputado Federal Geraldo Resende. Além de Ivinhema, outros sete Municípios estão contemplados com os recursos da pavimentação: Anaurilândia (R$ 500 mil), Deodápolis (R$ 750 mil), Ivinhema, Paranhos (R$ 500 mil), Amambaí (R$ 1,9 milhão) e Coronel Sapucaia (R$ 700 mil) e Itaquiraí (R$ 700 mil).

Reinaldo é contra a PEC da Impunidade

O deputado Reinaldo Azambuja é contrário ao texto aprovado na Comissão Especial que trata da Proposta de Emenda à Constituição 37/2011, conhecida como Pec da Impunidade. A PEC 37 ainda não foi votada em plenário. “Tolher o MP de cumprir o seu papel é muito ruim para a sociedade brasileira”, disse o parlamentar. O relator da proposta, deputado Fábio Trad, apresentou um texto substitutivo ao Projeto, mantendo o poder de investigação do MP em casos de crimes do“colarinho branco”, ou seja, contra a administração pública ou praticados por organizações criminosas, milícias, ou que envolvem políticos. Reinaldo votou a favor do texto substitutivo na comissão, mas foi voto vencido. A comissão aprovou o texto original, que limita o poder de investigação do Ministério Público, por isso Reinaldo votará, em plenário, contra a PEC da Impunidade.

Projeto que facilita aposentadoria faz justiça às pessoas com deficiência

O Deputado Federal Luiz Henrique Mandetta (DEM-MS) comemorou a aprovação por unanimidade do projeto de lei 277/05 que permite às pessoas com deficiência se aposentar com menos tempo de contribuição à Previdência Social. “São momentos que justificam nosso mandato. É um projeto de lei que faz justiça e estamos muito felizes em ver esse projeto votado na Camara dos Deputados e agora seguindo para sanção presidencial”, disse. Mandetta explica o escopo da proposta aprovada. “Uma pessoa fisicamente 100% apta tem que contribuir até os seus 65 anos de idade no caso de homem e 60 anos de idade no caso de mulher para se aposentar. Os deficientes, embora tenham expectativa de vida menor, também estavam na mesma regra. Eles recolhiam o INSS, mas na maioria das vezes nunca se aposentavam”, enumera.

51 MAIO 2013


IMPACTO BRASÍLIA

Presidenta entrega ônibus escolares e garante mais de R$ 4 bi para o Estado

Dilma chegou à Capital de MS às 9h30 para a entrega de 300 ônibus para transporte escolar a Municípios de MS. Prefeitos aproveitaram evento para se aproximar da presidenta. Dilma entregou as chaves dos veículos nas mãos dos prefeitos e eles aproveitaram para fazer pedidos a Chefe do Executivo Federal Fotos Júnior Acosta

A

Presidenta da República, Dilma Rousseff (PT), esteve em Campo Grande, no último dia 29/ Abril participando da solenidade de entrega de 300 ônibus escolares a 78 Municípios de Mato Grosso do Sul. A cerimônia foi realizada no Hipódromo Aguiar Pereira de Souza (Jockey Club), localizado na saída para São Paulo. Dilma chegou por volta das 9h30 (horário MS), na Base Aérea de Campo Grande e de lá, seguiu de helicóptero para o local do evento, acompanhada pelo Governador do Estado, André Puccinelli (PMDB) e a Vice-Governadora, Simone Tebet. Segundo o Coordenador de Manutenção Escolar do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), José Maria Rodrigues de Souza, os 300 veículos foram adquiridos com R$ 64,6 milhões repassados, em 2012, pela União ao Governo Estadual. Outros 219 ônibus de transporte escolar deverão ser comprados ainda este ano com recursos repassados diretamente aos Municípios. Ao todo, o Governo Federal disponibilizou a Mato Grosso do Sul, em 2012, R$

109,4 milhões para aquisição de 519 ônibus escolares. Na frota entregue, 170 micro-ônibus de 23 lugares e 130 ônibus com 42 assentos que atenderão aproximadamente 27 mil alunos da Rede Estadual de Ensino. Os veículos zero km são equipados com bagageiros para mochilas, cintos de segurança em todos os bancos, piso antiaderente e cadeira de rodas. Conforme Nilene, todos foram inspecionados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). Entre os itens avaliados, estão limpador de para-brisa, espelhos retrovisores, iluminação interna e externa, cadeira de rodas, poltronas, cintos de segurança, assentos preferenciais, saída de emergência, porta de serviço, sinalização, pneus, rodas e recursos para reboque. Os Municípios que receberam os ônibus escolares são: Água Clara (5), Coxim (6), Nioaque (4), Alcinópolis (3), Deodápolis (4), Nova Alvorada do Sul (5), Amambai (5), Dois Irmãos do Buriti (5), Nova Andradina (4), Anastácio (3), Douradina (4), Novo Horizonte do

52 MAIO 2013


Sul (2), Anaurilândia (4), Dourados (10), Paraíso das Águas (4), Angélica (4), Eldorado (3), Paranaíba (3), Antônio João (3), Fátima do Sul (3), Paranhos (4), Aparecida do Taboado (2), Figueirão (3), Pedro Gomes (3), Aquidauana (3), Glória de Dourados (3), Ponta Porã (14), Aral Moreira (4), Guia Lopes da Laguna (2), Porto Murtinho (1), Bandeirantes (3), Iguatemi (6), Ribas do Rio Pardo (3), Bataguassu (3), Inocência (3), Rio Brilhante (4), Batayporã (4), Itaporã (3), Rio Negro (4), Bela Vista (4), Itaquiraí (5), Rio Verde (3), Bodoque-

IMPACTO BRASÍLIA

na (3), Ivinhema (9), Rochedo (3), Bonito (3), Japorã (2), Santa Rita do Pardo (3), Brasilândia (3), Jaraguari (5), São Gabriel do Oeste (5), Caarapó (6), Jardim (3), Selvíria (3), Camapuã (3), Jateí (2), Sete Quedas (3), Caracol (3), Juti (3), Sidrolândia (8), Cassilândia (2), Ladário (1), Sonora (2), Chapadão do Sul (3), Laguna Carapã (3), Tacuru (5), Corguinho (3), Maracaju (5), Taquarussu (2), Coronel Sapucaia (3), Miranda (3), Terenos (5), Corumbá (3), Mundo Novo (2), Três Lagoas (7), Costa Rica (4), Naviraí (4), Vicentina (5).

Programa habitacional trará mais informações sobre o empreendimento

U

m canal de comunicação será criado para facilitar a relação entre os clientes dos empreendimentos do Programa Minha Casa, Minha Vida e a empresa responsável pela moradia. Para isso, a Caixa Econômica Federal e a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (Cbic) firmaram acordo de cooperação. A parceria vai permitir aos moradores o acesso às informações que promovam a ocupação adequada e o bom uso dos imóveis, assegurando maior vida útil das moradias. A assinatura faz parte das ações da estratégia, “CAIXA de Olho na Qualidade do Programa Minha Casa Minha Vida”. O banco será responsável por encaminhar à Cbic as solicitações obtidas nos canais de atendimento implementados para atender os clientes do Programa Minha, Casa Minha Vida. A Câmara da Indústria irá estruturar um canal de comunicação para que

essas solicitações cheguem às empresas responsáveis e sejam respondidas. Materiais explicativos também serão produzidos para orientar o público.

53 MAIO 2013


Especial mês das Noivas

GAROTA IMPACTO

Meri Paes

Modelo: Meri Paes Fotos: Estúdio Fotográfico Dallaphoto. 67 3029-90559 / 9676 6623 / 9254 4714. Fotógrafos: Junior Acosta , Juliana Dalla Pria. e Rinaldo Junior. Diagramação e Photoshop: Clayton Marcondes / Junior Acosta. Produção: Juliana / Junior. APOIO: Prefeitura de Rio Verde, Pousada 7 Quedas (Didi) e Revista Impacto

54 MAIO 2013


55 MAIO 2013


Por Junior Acosta (Fotógrafo)

IMPACTO SOCIAL

01

02

03

04

05

06

07

08

09

10

11

12

01. Assessoras do deputado Amarildo Cruz, Lilian Zeola e Zirleide Barbosa. 02 . Prefeito de Corumbá, Paulo Duarte e primeira dama Maria Clara. 03. Secretário de Obras de Bandeirantes, Janes Bernardino e assessor da Assomasul, Leonel e Pedrinho Feitosa, chefe de gabinete de Ponta Porã. 04. Prefeito de Inocência, Toninho da Cofapi, vice-prefeito, Diorandes Garcia entre o deputado estadual Eduardo Rocha. 05. Prefeito de Rio Verde de Mato Grosso, Mario Kruger, vice-governadora Simone Tebet, secretária de Desenvolvimento, Luciene e Iria Maciak coordenadora Setorial de Indústria e Comércio da Secretária de Desenvolvimento. 06. Prefeito de Coxim, Aluízio São José e primeira dama Alessandra Predo . 07. Vereador Anísio Sobrinho de Andrade, vice-presidente da Câmara de Paraíso das Águas e seu colega Thiago Dias, diretor-adjunto da Casa de Leis, recepcionados pelo diretor da Revista Impacto, jornalista Eli Sousa. 08. Presidenta recebe título de Cidadã Sul-mato-grossense. 09. Deputados participam da reinauguração do Clube da Melhor Idade. 10. Prefeito de Rochedo, João Cordeiro, prestigia Clube da Melhor Idade. 11. Ademarzinho, superintendente da Seprotur, prestigia Festa do Peão em Inocência. 12. Ministro Aloisio Mercadante e senador Delcídio do Amaral participam da entrega de ônibus escolares em Campo Grande

56 MAIO 2013


Por Junior Acosta (Fotógrafo)

IMPACTO SOCIAL

A Jovem Luiza Procópio é a mais nova descoberta do Estúdio Fotográfico Dallaphoto

03

06

Descoberta pelo Estúdio Fotográfico Dallaphoto, a jovem Luiza Procópio de Freitas, de apenas oito anos, já participa de desfiles em todo Estado. Júnior Acosta fotógrafo do Estúdio, diz que a jovem modelo transborda simpatia, beleza e expressividade tanto em fotografias de estúdio quanto na passarela. E ressalta que o Estúdio não é uma agência de modelos, mas faz o que pode para ajudar quem deseja entrar neste mundo glamouroso da moda. Os pais Demétrio Ferreira e Marília Procópio, dizem que o desejo de ser modelo é natural, e que Luiza só participa de desfiles e ensaio fotográfico se quiser. O Estúdio Fotográfico Dallaphoto registrou recentemente importante desfile da jovem Luiza em um shopping na capital do Mato Grosso do Sul, e parabeniza essa jovem pelo excelente desempenho. Para maiores informações entre em contato com a assessoria do Estúdio Dallaphoto pelos telefones 67-3029-9059 / 9676-6623 ou acesse www.focoms.com.br.

09

12

Foi inaugurado no mês de abril, em uma noite glamorosa, a loja Iva Modas § Presentes, e o Espaço de Tatiana Fisioteraterapia e Estética. Que estão instalados em Campo Grande, na Rua Anita Garibaldi, n. 1929, no bairro Coronel Antonino, telefone (67) 3352-1990. Os convidados assistiram ao desfile, com apresentação de lindas roupas, da nova coleção. Pelas modelos Micheli Michels, Thuani Fontoura, Luana Leal e Carol Bittencourt. Todos foram presenteados com a apresentação de dança do ventre, da belíssima bailarina Meri Najla. A Animação ficou por conta do DJ JB. A Cobertura Fotográfica foi realizada pelo Estúdio Fotográfico Dallaphoto/site www.focoms.com.br; com apoio da Revista Impacto. Após o desfile, todos foram convidados a conhecer a loja e ficaram encantados.

57 MAIO MAIO 2013 2013


IMPACTANTES FATOS & FOTOS

Quem fala a verdade... não merece castigo! Dica de como avisar a morte de alguém

Mergulhando de cabeça

Tire sua conclusão

Olho por olho, dente por dente!

Aproveite, afinal, promoção é promoção!

Se entregando pelos bicos...

Acredite se quiser!!!! Adubando dá!!!!

Desculpas presidenciais!

58 MAIO 2013


達o


RÁDIOS PARCEIRAS DIAMANTE FM A RÁDIO QUE BRILHA.

COXIM SE LIGA NA BAND.

A RÁDIO QUE TODO O ESTADO OUVE.

CAMPO GRANDE E REGIÃO OUVEM TRANSAMÉRICA HITS!

RÁDIO AM EM COXIM É PANTANAL.

A RÁDIO DA CIDADE E DO HOMEM DO CAMPO.

A RÁDIO QUE TODO MUNDO OUVE EM ÁGUA CLARA. EM SONORA VOCÊ OUVE CIDADE FM.

EM CORGUINHO SÓ DÁ FM VITÓRIA.

EM RIBAS DO RIO PARDO SINTONIZE 90,7 FM.

PEDRO GOMES E REGIÃO SINTONIZA A 94,3 Mhz

EM BANDEIRANTES SINTONIZE A 98,5 FM

EM RIO NEGRO SINTONIZE 87,9 FM.

EM SÃO GABRIEL D’OESTE A RÁDIO QUE A CIDADE OUVE.

Revista Impacto News  

Maio de 2013

Advertisement