INFORMATIVO CONSTRUIR ABRIL 25

Page 1


CONSTRUIR informativo

mais de mil oportunidades

Sinduscon Apoia Ação que Conecta Profissionais ao Mercado de Trabalho

O Feirão Emprega Já Itajaí ofereceu vagas nos setores da indústria, comércio e serviços, reunindo 17 empresas e promovendo capacitações gratuitas. A ação visou combater a falta de profissionais para atuar no mercado, impulsionando a qualificação e o desenvolvimento econômico da cidade.

Páginas 12 e 13

A construção civil é um dos setores que mais impulsionam o crescimento econômico e a geração de empregos no Brasil. No entanto, enfrenta um grande desafio: a falta de mão de obra qualificada.

Esse problema não é exclusivo da nossa região, mas aqui, onde o setor vive um momento de expansão, ele se torna ainda mais evidente. Itajaí e as cidades de sua base territorial, como Penha, Balneário Piçarras e Navegantes, têm experimentado um desenvolvimento acelerado.

O crescimento da construção civil exige um contingente cada vez maior de profissionais capacitados, e é nesse contexto que o Sinduscon da Foz do Rio Itajaí tem atuado de forma estratégica para minimizar esse impacto no mercado.

Com a missão de fomentar a atividade e buscar soluções para os desafios do setor, abraçamos com entusiasmo uma importante iniciativa: o Feirão Emprega Já Itajaí, realizado em março. O evento reuniu 17 empresas e ofertou mais de mil vagas em diferentes setores, como in-

dústria, comércio e serviços. Mais do que oportunidades de emprego, a ação proporcionou qualificação gratuita, por meio de cursos ministrados pelo Senai, garantindo que mais profissionais estivessem preparados para ingressar no mercado com as competências exigidas pelo setor.

Esta foi apenas uma das muitas ações que o Sinduscon da Foz do Rio Itajaí seguirá promovendo para fortalecer o setor e a economia da região. Sempre que houver necessidade, estaremos ao lado dos empresários e trabalhadores, criando oportunidades e impulsionando soluções. Sabemos que desenvolvimento está diretamente ligado a trabalho e qualificação, e não mediremos esforços para que essa equação siga trazendo prosperidade para o nosso setor e as cidades onde atuamos!

OInformativoConstruiréoórgãooficialdecomunicaçãodoSindicatodasIndústriasdaConstruçãoCivildosMunicípiosdaFozdoRioItajaí,presididoporEduardoLuísAgostinidaSilva,ecomsede àRuaJoséFerreiradaSilva,nº43,CentrodeItajaí,SC.Site:www.sindusconfozdorioitajai.com.br|Comercial:(47)3398.3920-3361.0191-99113.2229 | Financeiro:(47)3264.9639 Jornalistaresponsável:MartaVizzotto- Fotodecapa:ImagemgeradaporIA.Osartigosassinadossãoderesponsabilidadedeseusautoresenãorefletem,necessariamente,aopiniãodesteveículo.

Produção e Comercialização: Vizzotto Editora

Eduardo Agostini Presidente do Sinduscon da Foz do Rio Itajaí

LEGISLAÇÃO TRABALHISTA EM FOCO

Manter-se bem informado sobre as leis que regem sua atividade, bem como àquelas relacionadas aos direitos trabalhistas, é essencial. Mudanças na jurisprudência sempre trazem reflexos para o mercado, e esse foi o tema de encontro especial promovido pelo Sinduscon em março, em Itajaí.

O Sinduscon da Foz do Rio Itajaí realizou, no dia 13 de março, um encontro exclusivo com o desembargador do Tribunal Regional do Trabalho (TRT), Wanderley Godoy Júnior. O evento, que aconteceu na sede da entidade e foi restrito a associados, reuniu empresários, advogados e profissionais do setor da construção civil para um batepapo esclarecedor sobre as decisões recentes do Tribunal e seus impactos no mercado.

Durante a conversa, Godoy Júnior abordou temas de grande relevância para o setor, destacando mudanças na jurisprudência trabalhista e seus reflexos para empregadores e trabalhadores. Os participantes tiveram a oportunidade de esclarecer dúvidas e discutir casos práticos, tornando o evento um momento de aprendizado e troca de experiências.

A iniciativa do Sinduscon reforçou a importância de manter o setor atualizado sobre as constantes evoluções do cenário jurídico, garantindo mais segurança e previsibilidade para as empresas e profissionais da cons-trução civil. O evento contemplou as expectativas dos participantes, trazendo mais clareza ao cenário das leis trabalhistas e, por consequência, mais segurança para o dia a dia das empresas.

Março/25

INCC-M varia 0,38%

Acumulado

em 12 meses bate 7,32%

- acima do registrado em 2024

Em março, o Índice Nacional de Custo da Construção (INCC-M) variou 0,38%, mostrando desaceleração frente ao avanço de 0,51% em fevereiro No acumulado em 12 meses, o índice continua apresentando aumento, com variação de 7,32% em comparação com um avanço de 7,18% no mês anterior. Em março de 2024, o índice apresentava variação acumulada de 3,29% em 12 meses. Em relação aos grupos que compõem o índice, o grupo “Materiais e Equipamentos”, variou 0,42% em março, contra uma variação de 0,43% em fevereiro. O grupo “Serviços” variou 0,19% em março, desacelerando após registrar alta de 0,68% em fevereiro. O grupo de “Materiais, Equipamentos e Serviços” juntos, passou de uma variação de 0,45% em fevereiro para uma variação de 0,40% em março, acumulando alta de 5,77% em 12 meses. Já o grupo de “Mão de Obra” variou 0,35% em março, desacelerando em relação a fevereiro quando apresentou variação de 0,59%, em 12 meses este grupo acumula alta de 9,59%.

Entre os itens com destaque, “Elevador” com 1,19% e “Blocos de concreto” com

0,96% apresentaram variações positivas em março. Já os itens “Tela de aço soldada para concreto” com variação de -1,57% e “Eletrodutos de PVC” com -0,64% foram os destaques com variação negativa. Em relação as capitais pesquisadas, Recife e São Paulo apresentaram elevações nos custos construtivos em março.

Fonte: ABRAINC, com informações do FGV IBRE

RESIDENCIAL

CUBMÉDIORESIDENCIAL(R)

R$ 2.916,12 m²

Variação %: 0,28

Estes custos, elaborados pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil da Grande Florianópolis, são válidos para abril de 2025. Os preços dos materiais de construção foram coletados entre os vários fornecedores da Grande Florianópolis e os valores de mão de obra pesquisados por sindicatos regionais conveniados. Os valores publicados são válidos para todo o estado de Santa Catarina, conforme a Lei 4591/64,edeacordocomoconvêniofirmadocomoCEIC/SC.

abril/25

Nota Técnica CUB/m² Desonerado: Os valores presentes nesta tabela foram calculados e divulgados para atender ao disposto no artigo 7º da Lei 12546/11, alterado pela Lei 12844/13, que trata, entre outros, da desoneração da folha de pagamentos da construção civil Eles somente podem ser pelas empresas do setor da construção civil (assim consideradas aquelas de maior receita auferida ou esperada, esteja enquadrada nos grupos 12, 432, 433 e 439 da CNAE. Salienta-se que eles não se aplicam às empresas do setor cuja atividade principal esteja enquadrada no grupo 411 da CNAE 20) A metodologia de cálculo do CUB desonerado é a mesma do CUB e obedece ao disposto na Lei 4591/64 e na ABNT NBR 12721:2006. A diferença diz respeito apenas à diferença dos encargos sociais incidentes sobre a mão de obra O cálculo do CUB desonerado não considera a incidência dos 20% referentes à Previdência Social, assim como as suas reincidências

PENHA & BALNEÁRIO PIÇARRAS

ENCONTRO DISCUTE PLANEJAMENTO URBANO E SEGURANÇA NAS OBRAS

No dia 18 de março, o Sinduscon realizou mais uma edição de sua reunião periódica com empresários associados de Penha e Balneário Piçarras. O encontro ocorreu no Museu Oceanográfico de Balneário Piçarras e proporcionou um espaço de troca de informações e debates sobre temas fundamentais para o setor da construção civil.

O evento contou com a participação do secretário Municipal de Planejamento Urbano de Balneário Piçarras, Rodrigo Meirinho Morimoto, que trouxe atualizações sobre projetos e diretrizes urbanísticas do município, além de esclarecer dúvidas dos empresários sobre regulamentações e desenvolvimento urbano.

Outro ponto de destaque foi a apresentação de Fernanda Vanderléia Aldrighi Retzem, coordenadora estadual do programa Obra Mais Segura em Santa Catarina. O programa é uma iniciativa do Sesi e do Serviço Social da Indústria da Construção Civil (Seconci), já adotado em quase 700 empresas e alcançando cerca de 25 mil trabalhadores. O objetivo é fortalecer a segurança no setor da construção civil, estimulando e garantindo o cumprimento das normas de proteção ao trabalhador nos canteiros de obras.

O presidente do Núcleo de Penha e Balneário Piçarras do Sinduscon, Paulo Obenaus, ressaltou a importância de encontros como este. "A construção civil está em constante transformação, e reuniões como essa são fundamentais para manter nossos empresários informados e alinhados com as melhores práticas do setor. O programa Obra Mais Segura, por exemplo, é um grande aliado para garantirmos um ambiente de trabalho mais seguro e dentro das normas, beneficiando tanto os trabalhadores quanto as empresas. Nosso compromisso é seguir promovendo diálogos produtivos entre todos os agentes, sempre com foco no desenvolvimento sustentável da nossa região", pontuou.

Durante a reunião, foram discutidos temas como a legislação referente às áreas de vivência, condições sanitárias, registros dos trabalhadores e alojamentos. A coordenadora reforçou a importância da adequação das empresas às exigências legais, garantindo mais segurança, bem-estar e qualidade de vida para os profissionais do setor. Além das discussões técnicas, a reunião também abriu espaço para a apresentação de novos associados, fortalecendo a rede de contatos e colaboração entre os empresários da construção civil da região.

Estudo Aponta Crescimento em Penha e Balneário Piçarras

Estudo de mercado retratando o cenário imobiliário de Penha e Balneário Piçarras foi apresentado aos empresários associados ao Sinduscon da Foz do Rio Itajaí. O panorama é feito periodicamente pela Brain Inteligência Estratégica, a pedido do, e trouxe dados relativos ao quarto trimestre de 2024. Os números são dados estratégicos que auxiliam o setor na tomada de decisões e fornecem um verdadeiro panorama das cidades em estudo.

Em Penha, os números mostram um mercado bastante aquecido, com aumento de 413% em unidades verticais lançadas no quarto trimestre, em relação ao quarto trimestre de 2023. Foram 634 unidades contra 143. O aumento em VGV lançado acompanha a curva ascendente: aumento de 407% em relação ao VGV do mesmo período do ano anterior. No campo das vendas, Pe-

nha também apresenta bons números, com crescimento de 322% em unidades verticais vendidas (de 186 unidades para 485 unidades); e 285% em VGV vendido.

Em Balneário Piçarras, o destaque ficou com o crescimento de 20% em empreendimentos verticais lançados por trimestre, ou seja, no comparativo entre o terceiro e o quarto trimestres de 2024; e aumento superior a 300% em unidades verticais lançadas por trimestre. A cidade registrou 88 unidades lançadas no terceiro trimestre e 360 unidades lançadas no trimestre seguinte. O VGV lançado por trimestre em Balneário Piçarras também revelou crescimento, com aumento de 310% entre o terceiro trimestre e o quarto trimestre do ano passado. Unidades vendidas por trimestre apresentaram crescimento de 56%, e VGV vendido por trimestre 115% de crescimento.

convênio visa inserção de trabalhadores na construção civil

A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) firmou um convênio com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) com o objetivo de reduzir o número de vagas abertas no setor da construção civil. A iniciativa busca conectar trabalhadores de baixa renda, inscritos no Cadastro Único, a oportunidades de emprego na área.

O processo envolve um levantamento das vagas disponíveis entre as empresas associadas à CBIC, que será realizado por meio de um formulário online As informações serão consolidadas e encaminhadas ao MDS, responsável por contatar os candidatos interessados. Após essa etapa, os dados

dos trabalhadores selecionados serão repassados às empresas para a realização das entrevistas.

A CBIC incentiva a participação de seus associados na divulgação do programa, visando ampliar o alcance da iniciativa e suprir a crescente demanda por mão de obra qualificada no setor.

As empresas interessadas em participar podem se cadastrar acessando o formulário que se encontra no site da CBIC. Para esclarecimento de dúvidas sobre a inscrição, também é possível entrar em contato pelo e-mail: cprt@cbic.org.br

Fonte: Agência CBIC

CONECTANDO TALENTOS A

EMPRESAS QUE

BUSCAM COLABORADORES

Com oportunidades para diversos setores e perfis profissionais, o Feirão Emprega Já Itajaí movimentou a cidade no dia 22 de março, promovendo a conexão direta entre candidatos e empresas com vagas abertas. O evento foi realizado na prefeitura de Itajaí, das 9h às 15h, e reuniu 17 empresas que disponibilizaram mais de mil vagas nos setores da indústria, do comércio e de serviços, incluindo oportunidades para Pessoas com Deficiência (PCD). O Sinduscon da Foz do Rio Itajaí foi uma das entidades apoiadoras da iniciativa.

A cidade tem se destacado pela crescente oferta de vagas de emprego em várias áreas, demonstrando um cenário promissor para quem busca oportunidades no mercado de trabalho. No entanto, a dificuldade em encontrar profissionais qualificados é um desafio enfrentado em várias regiões do país e também em cidades vizinhas a Itajaí, tornando eventos como o Feirão Emprega Já ainda mais relevantes.

A ação foi organizada pela Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC) em parceria com a Prefeitura de Itajaí, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, e contou com o apoio de diversas entidades empresariais da cidade. Além das oportunidades de emprego, o feirão também ofereceu capacitações gratuitas ministradas pelo Senai, estimulando a qualificação profissional dos participantes.

O evento contou com o suporte de importantes instituições, como Senai, Sest Senat, ACII, Capacit, CDL, Conselho de Entidades, AMA, IFSC, Convention & Visitors Bureau, Seveículos, Sinconavin, Sindicont, Sinduscon, Sine, Univali e Unisul, todas alinhadas ao objetivo de fomentar o desenvolvimento econômico e profissional da região.

ENGENHARIA DISCUTE DESAFIOS E BOAS PRáTICAS NA CONStRUção

Profissionais da construção civil se reuniram no Encontro Técnico da Engenharia, promovido pelo Sinduscon da Foz do Rio Itajaí em março. O objetivo foi discutir saúde e segurança nos canteiros de obras. A programação incluiu palestras sobre a aplicação da NR 18, os desafios da atualização da NR 01 e os impactos dos riscos psicossociais. O evento ainda contou com a presença de especialistas que debateram a fiscalização do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), apresentando cases reais e boas práticas. O evento ocorreu na sede do Sinduscon, em Itajaí, com apoio de várias entidades ligadas à indústria.

ENCONTRO TÉCNICO

O Sinduscon promoveu, no dia 19 de março, o Encontro Técnico da Engenharia, reunindo especialistas e profissionais do setor para debater temas estratégicos ligados à saúde e segurança nos canteiros de obras. O evento ocorreu na sede do Sinduscon, no Centro de Itajaí, e contou com uma programação abrangente, abordando desde a aplicação de normas regulamentadoras até a fiscalização do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

Os participantes foram recepcionados por volta das 8 horas com um café de boas-vindas, seguido da primeira palestra, ministrada por Cindy Anny Zanettin, engenheira civil e de Segurança do Trabalho do Sesi e do Programa Obra Mais Segura. Sua apresentação trouxe uma análise detalhada da relação entre a engenharia de execução e a NR 18, norma essencial para garantir a segurança nos ambientes de trabalho na construção civil.

Na sequência, João Paulo Pereira de Sousa, supervisor de Saúde e Segurança do Sesi Regional Foz do Rio Itajaí, abordou um tema cada vez mais relevante no setor: os desafios da atualização da NR 01, com ênfase nos riscos psicossociais enfrentados pelos trabalhadores. O evento também trouxe um painel essencial para os empresários e gestores de obras: a fiscalização do MTE nos canteiros. A discussão foi conduzida pelo auditor Fiscal do Trabalho, Eduardo João da Costa, pelo servidor Carlos Eduardo Simas, da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego de Santa Catarina, e por Marx Guterres Teló, gestor em Segurança e Saúde do Trabalho e diretor da empresa SPS Segurança do Trabalho. O trio compartilhou cases reais, orientações e boas práticas que auxiliam as empresas na adequação às exigências legais, evitando autuações e garantindo ambientes de trabalho mais seguros e produtivos.

O encontro foi realizado pelo Sinduscon e contou com o apoio da SPS Segurança do Trabalho, Sei, Senai e Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC).

Economia do Cooperativismo

Um Modelo Sustentável e Rentável para Todos

O cooperativismo de crédito é mais do que uma alternativa ao sistema financeiro tradicional – é um modelo de desenvolvimento econômico e social que fortalece comunidades e promove a inclusão financeira. Ao escolher uma cooperativa de crédito, como a CredCrea, que se dedica a oferecer serviços financeiros às classes da engenharia e arquitetura, o cooperado não apenas se beneficia de taxas mais justas e serviços mais acessíveis, mas também se torna dono do seu próprio "banco", participando ativamente do modelo de gestão democrático e dos resultados da instituição

De acordo com o Banco Central do Brasil, as cooperativas de crédito têm se consolidado como uma opção altamente vantajosa em relação às instituições financeiras tradicionais. Em 2024, por exemplo, a rentabilidade média das aplicações financeiras em cooperativas foi de 11,11% ao ano, enquanto nos bancos tradicionais a média ficou em 9,54% Isso representa um ganho adicional de quase 15% para aqueles que optaram por investir em cooperativas. Mas os resultados positivos vão ainda mais além da rentabilidade em investimentos

No crédito pessoal e financiamentos, a economia proporcionada pelas cooperativas chegou a 62% em 2024, enquanto nas taxas de cartão de crédito atingiu impressionantes 360%.

Para ilustrar essa diferença, basta considerar um empréstimo de R$ 100,00: enquanto um banco tradicional cobraria

R$ 40,19 de juros ao ano, uma cooperativa de crédito cobraria apenas R$ 24,75 Essa vantagem se estende também às tarifas de serviços, como o TED e emissão de boletos, com uma economia de até 251% para os cooperados.

Além disso, as cooperativas de crédito adotam o princípio da distribuição de resultados Logo no início de 2025, a CredCrea distribuiu mais de R$ 9 milhões

aos seus associados, como parte dos juros sobre o capital próprio gerados no ano anterior. Essa distribuição, proporcional à participação de cada cooperado, representa um retorno financeiro direto e reforça a sustentabilidade do modelo cooperativista Anualmente, também é definido em assembleia a destinação das sobras da cooperativa, que podem retornar ao cooperado, conforme sua movimentação, como num modelo de cashback, sendo mais uma vantagem do nosso sistema. Em um cenário mais amplo, o impacto econômico do cooperativismo de crédito pode ser comparado ao orçamento de um estado brasileiro de médio porte, demonstrando sua relevância para a economia nacional

Outro ponto fundamental do cooperativismo é seu compromisso com o desenvolvimento econômico e social. A CredCrea investe na capacitação de empresários e gestores de Microempresas (ME) e Empresas de Pequeno Porte (EPP) por meio do projeto COOPInova, em parceria com o Sebrae Essa iniciativa oferece consultoria empresarial individual em áreas estratégicas como marketing, gestão financeira e inovação, fortalecendo o empreendedorismo e impulsionando negócios locais

A responsabilidade social também é um pilar do cooperativismo. A CredCrea promove campanhas de arrecadação para ONGs, incentiva o voluntariado dos colaboradores e apoia projetos culturais e educacionais voltados para crianças, adolescentes e idosos. Esse compromisso reflete um dos princípios fundamentais do cooperativismo: o foco no bem-estar das comunidades e na promoção da sustentabilidade.

Os números e benefícios evidenciam que o cooperativismo de crédito não é apenas uma alternativa viável ao sistema bancário tradicional, mas uma escolha estratégica para quem deseja maximizar seus recursos financeiros e contribuir para o desenvolvimento da sociedade. A CredCrea, com seus 33 mil associados em todo o Brasil, segue firme nesse propósito, consolidando-se como uma instituição sólida, estável e comprometida com o crescimento de seus cooperados e da economia local

Gelásio Gomes

PAUSA LEITURA

O GESTOR EFICAZ

Os mais de 30 livros escritos por Drucker reúnem três características fundamentais: rigor intelectual, praticidade e profundo conhecimento das tendências administrativas que realmente viriam para ficar. Essas qualidades o tornaram um dos escritores mais lidos em todos os tempos na área de negócios, difundindo como nenhum outro a arte de bem administrar. Drucker foi o precursor daquilo que hoje se convencionou chamar de melhores práticas, muito antes de o termo virar moda, e seus ensinamentos primam pela simplicidade tanto quanto pela eficácia. Publicada no Brasil em 1990, com o título O Gerente Eficaz, esta obra ganha agora o nome de O Gestor Eficaz e, até hoje, o livro é um sucesso de vendas, sendo conhecido aqui, e em todo o mundo, como o guia definitivo para a arte de fazer acontecer.

ANTIFRÁGIL

Extremamente ambicioso e multidisciplinar, Antifrágil é sobre como se comportare prosperar - em um mundo cheio de imprevistos. Assim como ficamos fisicamente mais fortes quando submetidos à tensão, muitas coisas se beneficiam do estresse, da desordem e da volatilidade. O que o autor identificou e chama de antifrágil não só tira proveito do caos, como precisa dele para sobreviver e florescer. O antifrágil está além do resiliente e do robusto. Estes resistem a choques e permanecem os mesmos; o antifrágil, por sua vez, se torna cada vez melhor. Além disso, ele é imune a erros de previsão e está protegido de eventos adversos. Erudita e espirituosa, a mensagem de Taleb é revolucionária: o que não é antifrágil certamente sucumbirá.

NASSIM NICHOLAS TALEB
PETER DRUCKER

Notopo

NOVE CONSTRUTORAS

DE SC ESTÃO ENTRE

AS 100 MAIORES DO PAÍS

A INTEC Brasil, plataforma especializada em dados de obras em andamento pelo país, apontou que nove construtoras catarinenses estão entre as cem maiores do país, segundo o Ranking das Maiores Construtoras do Brasil. O indicador levou em conta a metragem construída e a capacidade de entrega das construtoras em 2024. Participam do Ranking INTEC empresas especializadas em empreendimentos residenciais e comerciais de todas as quatro regiões brasileiras, o que mostra a representatividade e alcance da premiação.

A FG Empreendimentos, de Balneário Camboriú, é a construtora catarinense mais bem posicionada no ranking, na 9ª posição. Além dela, estão listadas no ranking as catarinenses: Rogga Empreendimentos (26ª), Vetter Empreendimentos (35ª), MS Empreendimentos (44ª), Halsten Incorporadora (81ª), CN Empreendimentos (82ª), Phacz Empreendimentos (89ª), Inbrasul Sul I Construtora (92ª) e Construtora Oliveira (97ª).

DINAMISMO

O mercado imobiliário de Santa Catarina é destaque também no índice FipeZap, que analisa o preço do metro quadrado em 56 cidades do Brasil. O estado conta com quatro cidades entre as cinco com o metro quadrado mais caro do Brasil: Balneário Camboriú, Itapema, Itajaí e Florianópolis.

No ano passado, foram lançadas 36,7 mil novas unidades residenciais em edifícios no estado, um aumento de 22% em relação a 2023, segundo estudo conduzido pela consultoria Brain em parceria com a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), que monitora 132 cidades brasileiras. O Valor Geral dos Lançamentos (VGL) do período somou R$ 45 bilhões, puxado por imóveis de alto padrão.

RANKING

A edição 2025 do Ranking INTEC aponta que as cem maiores construtoras do Brasil registraram crescimento de 10% na área construída em relação a 2024, com quase 60 milhões de metros quadrados, garantindo renda para mais de 2,8 milhões de trabalhadores. No ranking das

dez maiores construtoras por metragem construída, cinco são de São Paulo, duas do Paraná, uma de Minas Gerais, uma de Pernambuco e uma de Santa Catarina.

Fonte: Comunicação FIESC

Empresário (a),

Esta mensagem é para você que atua ligado à construção civil e ainda não se associou ao Sinduscon da Foz do Rio Itajaí. Sabemos que juntos somos mais fortes, e aqui em nossa entidade estamos constantemente debatendo formas de atuar com mais justiça tributária, menos burocracia, mais apoio e integração. Em nosso Sinduscon, você encontrará uma rede de serviços à disposição da sua empresa e dos seus funcionários Economizará custos no cumprimento de inúmeros programas e normas exigidos por lei, pois temos parceiros que oferecem estes serviços a preços inferiores aos praticados no mercado.

formação, onde faz-se necessário manter-se atualizado e transpor obstáculos diários. Para tanto, o Sinduscon atua junto às entidades governamentais levando as demandas do setor, com o intuito de obter conquistas aos seus associados, além de oferecer cursos, palestras, convênios e a oportunidade de trocar experiências com outros profissionais que vivem o mesmo ambiente que você.

Venha fazer parte, junte-se a nós!

A nossa indústria responde por uma parcela muito significativa da economia local, regional e nacional. Para sermos ouvidos em nossas necessidades, precisamos ter força, e a força nasce na união de todos nós. Então venha fazer parte deste grande grupo de trabalho, venha discutir assuntos que interessam também ao dia a dia dos seus negócios, venha somar forças para ganharmos juntos.

Trabalhamos incessantemente para buscar melhorias e incentivo de crescimento para o setor, em meio a um mercado em constante trans-

Eduardo Luís Agostini da Silva

Presidente do Sinduscon da Foz do Rio Itajaí

Acesse e saiba mais: www.sindusconfozdorioitajai.com.br

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.