CONSTRUÇÃO MARÇO 25 -

Page 1


MERCADO IMOBILIÁRIO

PORTO BELO se destaca E LIDERA RANKING

ESTADUAL EM VÁRIOS

INDICADORES

A cidade conquistou um desempenho de destaque no mercado imobiliário de Santa Catarina em 2024. Dos R$ 45 bilhões em Valor Geral de Vendas (VGV) lançados no estado, R$ 11,4 bilhões são da cidade, colocando Porto Belo no topo do ranking.

Página 12

O ano de 2024 encerrou-se com resultados promissores para o setor da construção civil no Brasil, evidenciando um aumento significativo nas vendas e nos lançamentos de empreendimentos imobiliários. Essa tendência positiva reforça o papel da construção civil como um dos motores essenciais da economia nacional, impulsionando investimentos e gerando empregos.

EDITORIAL

Na região da Costa Esmeralda, Porto Belo apresentou números que a destacaram e a colocaram no topo do ranking em vários indicadores. Itapema também brilhou, ficando na segunda posição e reforçando o forte potencial da nossa região no mercado imobiliário. Este é o tema de capa da nossa edição de março, com vários dados que traçam um raio-x do setor ao longo do ano passado.

Diante de números tão positivos, não podemos perder o foco na macroeconomia Um ponto que merece atenção é o aumento dos custos da construção e a possibilidade de comprometimento dos recursos do FGTS com programas de empréstimos consignados ao trabalhador, uma medida que pode gerar impactos negativos para o setor imobiliário, reduzindo as disponibilidades para financiamento habitacional. Soma-se a isso a instabilidade dos mercados internacionais, que se mostram cada vez mais voláteis e suscetíveis a oscilações macroeconômicas, e do aumento da inflação e da Selic em território nacional.

EXPEDIENTE

Diante desse panorama, é essencial que os empresários da construção civil adotem uma postura proativa, reforçando seus planejamentos financeiros, analisando tendências e identificando oportunidades de crescimento. A informação qualificada e o acompanhamento constante das variações do mercado são diferenciais para um posicionamento sólido e resiliente.

Seguimos comprometidos em fornecer suporte e informações atualizadas aos nossos associados, promovendo o compartilhamento de conhecimento, o fortalecimento do setor e reafirmando a importância da união e da cooperação entre os players do mercado. Em tempos desafiadores, a sinergia entre empresas, instituições e entidades representativas é um fator decisivo para a superação de obstáculos e para a construção de um futuro promissor para a indústria da construção civil

Seguimos fortes e unidos!!!

A Revista Construção é o órgão oficial de comunicação do Sinduscon Costa Esmeralda. Jornalista responsável: Marta Vizzotto - Dep. Comercial: (47) 3398-39203361-0191 - 99113.2229. Financeiro: (47) 3264-9639. O Sinduscon Costa Esmeralda é presidido por Rodrigo Passos Silva e

Rua 248,

633,

Praia, Itapema/SC. Os artigos assinados são de responsabilidade de seus respectivos autores

Produção e comercialização: Vizzotto Editora

tem sede à
número
em Meia

Sinduscon Costa Esmeralda

Mobiliza Doações para Vítimas das Chuvas em Itapema

As intensas chuvas que atingiram Itapema e região ao longo do mês de janeiro causaram grandes transtornos, deixando famílias desabrigadas e muitas outras enfrentando prejuízos substanciais. Sensibilizados com a situação e cientes de seu papel social, os empresários do Sinduscon Costa Esmeralda se mobilizaram em uma grande corrente de solidariedade, arrecadando doações para auxiliar a população afetada.

A primeira entrega de donativos ocorreu no dia 17 de janeiro, beneficiando o Lar dos Idosos, localizado no bairro Sertão do Trombudo, em Itapema. A instituição, que acolhe idosos, recebeu 13 colchões novos, proporcionando mais conforto e dignidade aos seus moradores. Já no dia 30 de janeiro, a mobilização resultou na doação de aproximadamente 120 itens à Secretaria de Assistência Social de Itapema Os donativos, que incluíram travesseiros, toalhas de banho e kits completos de roupas de cama, foram entregues diretamente à titular da pasta, secretária Íris Bispo da Silva, que coordenou a distribuição para as famílias em situação de maior necessidade.

A iniciativa reforça o compromisso do Sinduscon Costa Esmeralda com a responsabilidade social e o apoio à comunidade. "Nosso sincero agradecimento a todos que se uniram a essa ação, tornando possível esse gesto de solidariedade e cuidado com nossa comunidade”, declarou, na ocasião, o presidente do Sinduscon Costa Esmeralda, Rodrigo Passos Silva.

Mercado de trabalho da construção ganha fôlego no primeiro mês do ano

A indústria da construção no país gerou, em janeiro deste ano, 38.373 novos empregos com carteira assinada, de acordo com os dados do Novo Caged, divulgados pelo Ministério do Trabalho.

O setor conseguiu tomar fôlego depois do fim do ano passado, já que o 4º trimestre apresentou saldo negativo (demissões maiores do que admissões). Todos os seus três segmentos registraram resultados positivos. A construção de edifícios criou 16.586 novos empregos, as obras de infraestrutura geraram 8.919 novas vagas e os serviços especializados para a construção 12.868. São Paulo, Santa Catarina, Minas Gerais, Paraná e Goiás foram os estados com o maior número de novos empregos no setor.

O resultado é otimista, ainda que seja menor do que janeiro do ano passado (47.092 novas vagas). A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) estimou que o setor cresceu 4,1% em 2024. E como o seu ciclo de produção é longo, esse incremento é capaz de impulsionar o mercado de trabalho por mais tempo.

“Precisamos ressaltar, especialmente, a alta de 18,6% dos lançamentos imobiliários em 2024 em relação ao ano anterior, que devem contribuir para impulsionar a criação de novos empregos no

setor”, aponta Ieda Vasconcelos, economista chefe da CBIC. Em janeiro/25 a Construção possuía, em todo o País, 2,897 milhões de trabalhadores formais.

Esses resultados trazem um certo respiro para o setor, entretanto, isso não significa ausência de desafios. “A taxa de juros atual, que já está muito elevada, e a perspectiva de novos aumentos, podem contribuir para reduzir o impulso de novas obras, o que acabará refletindo no mercado de trabalho no médio prazo”, diz Ieda sobre o cenário.

Mais de 38 mil novos empregos de carteira assinada em janeiro deste ano

OSinduscon Costa Esmeralda realizou, no dia 17 de

fevereiro, sua primeira reunião mensal de 2024, reunindo cerca de 40 associados na sede da entidade, localizada em Meia Praia, Itapema. O encontro marcou o início das atividades do ano, abordando temas relevantes para o setor da construção civil e o planejamento das ações para 2025.

Um dos destaques da pauta foi a participação do novo secretário de Planejamento Urbano de Itapema, arquiteto Daniel Amorim. Associado ao Sinduscon, Amorim abriu os trabalhos falando sobre projetos à frente da pasta, como a implantação de melhorias e adequações no espaço físico da Secretaria; mais celeridade aos processos de emissão de viabilidades; implementação de novos softwares de gestão que permitirão mais agilidade e transparência aos processos de aprovação de projetos e formação de bancos de dados. Amorim trouxe atualizações sobre o processo de revisão do Plano Diretor da cidade, um tema de grande interesse para os empresários do setor, dada a influência direta do ordenamento territorial sobre a construção civil. Após suas explanações, o secretário abriu espaço para perguntas e esclarecimento de dúvidas dos presentes, promovendo um debate enriquecedor sobre o futuro do planejamento urbano do município.

enic 100

inovação, tecnologia e sustentabilidade em pauta

A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) prepara a 100ª edição do Encontro Nacional da Indústria da Construção (ENIC) trazendo novidades estratégicas para o setor. 2025 marca não apenas o centenário do mais tradicional e importante evento da construção, como consolida a abordagem internacional de sua programação. A partir de agora, o evento passa a chamar-se Encontro Internacional da Indústria da Construção (ENIC), refletindo sua crescente importância como espaço para troca de experiências e disseminação de boas práticas, trazendo referências de diversas partes do mundo.

O evento está marcado para o período de 8 a 11 de abril, no pavilhão 08 do São Paulo Expo, em São Paulo, durante a Feicon, uma das maiores feiras de construção e arquitetura da América Latina. O encontro reunirá autoridades, profissionais, empresários e especialistas para discutir as principais tendências, desafios e oportunidades do setor. “Estamos preparando uma edição histórica e com conteúdo muito rico, marca do ENIC”, comenta Renato Correia, presidente da CBIC. “Queremos encontrar todo o setor lá”.

O Encontro Internacional da Indústria da Construção (ENIC) é uma realização da CBIC, em parceria com a RX | FEICON e correalização com SESI e SENAI. O evento conta com o patrocínio da Sant-Gobain, no Hub de Sustentabilidade; do Sebrae Nacional, no Hub de Inovação, e da Mútua, no Hub de Tecnologia. Além disso, conta ainda com os patrocinadores Itacer; Senior; One; Brain; Agilean; Konstroi; Mais Controle; Penetron; Seu Manual; Zigurat.

Nesta importante edição, o evento trará quatro trilhas de conteúdo, focadas em temas centrais para a construção do futuro: inovação, tecnologia e sustentabilidade, além de internacional. Com uma programação focada nas mais novas tendências do setor, o ENIC 100 discutirá como as tecnologias estão transformando os processos construtivos. A sustentabilidade também será um tema essencial, com debates sobre a descarbonização e as práticas ambientais necessárias para um futuro mais sustentável. Empresas e profissionais serão desafiados a refletir sobre as estratégias que podem ser adotadas para reduzir o impacto ambiental das construções e promover a adoção de soluções mais verdes e responsáveis.

Fonte: Agência CBIC

nr-18 e nr-35

SindusconRealizaCursosdecapacitação

O Sinduscon Costa Esmeralda promoveu, nos dias 13 e 14 de fevereiro, cursos de capacitação voltados para a segurança no trabalho na indústria da construção. No dia 13, foi realizado o curso da NR-35 (Segurança no Trabalho em Altura), enquanto no dia 14 ocorreu o treinamento da NR-18 (Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção). Ao todo, participaram 43 trabalhadores.

Os treinamentos foram ministrados por profissionais do SESI/SENAI e aconteceram na sede do Sinduscon, sendo disponibilizados gratuitamente para as empresas associadas. O curso da NR-35 teve carga horária de oito horas, enquanto o da NR-18 foi realizado em quatro horas. Ambos são exigências regulamentares para garantir a segurança dos trabalhadores no setor da construção civil. Novos cursos serão nestas normas regulamentadoras serão realizados ao longo do ano pelo Sinduscon.

Com essa iniciativa, o Sinduscon reforça seu compromisso com a qualificação profissional e o bem-estar dos trabalhadores, promovendo capacitações essenciais para a prevenção de acidentes e a melhoria das condições de trabalho no setor.

PORTO BELO se destaca E LIDERA RANKING ESTADUAL no mercado imobiliário

Porto Belo conquistou um desempenho de destaque no mercado imobiliário de Santa Catarina em 2024. Dos R$ 45 bilhões em Valor Geral de Vendas (VGV) lançados no estado, R$ 11,4 bilhões são da cidade, o que representa 25,4% do total estadual, colocando Porto Belo no topo do ranking neste indicador. Em comparação com os R$ 2,7 bilhões lançados pelo município em 2021, o crescimento foi de 322,2%. Esse avanço reflete a expansão acelerada do setor no litoral catarinense*, que no acumulado de 2021 a 2024 concentra 77% das unidades lançadas e 85% do VGV lançado de todo o estado. Os dados são do estudo Mercado Imobiliário realizado pela GeoBrain e apresentado em recente evento promovido pela Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc) em Balneário Camboriú.

Porto Belo lidera o ranking catarinense em 2024 nos principais indicadores do setor. A cidade foi responsável por 29,7% das unidades lançadas em Santa Catarina, alcançando 10,9 mil unidades. No quesito VGV lançado, Porto Belo também ocupa a primeira posição, com um total de R$ 11,4 bilhões, representando 25,4% do estado. O desempenho positivo se reflete ainda nas vendas: foram 9,1 mil unidades comercializadas, o que equivale a 25,6% do total catarinense, com um VGV vendido de R$ 10,2 bilhões, correspondendo a 24,3% do mercado estadual

A construção civil em Porto Belo mostra sua expansão ao longo dos anos No comparativo de desempenho da cidade obtido em 2021 e em 2024, o aumento no número de empreendimentos lançados foi de 78%; em unidades lançadas foi de 275,8%; em VGV lançado foi de 322,2%; em unidades vendidas foi de 184,3%; VGV vendido foi de 209%. Os números ficam bem acima do desempenho do estado como um todo. Santa Catarina registrou – no comparativo entre 2021 e 2024 – aumento de 29% em empreendimentos lançados; 88,2% em unidades lançadas; 150% em VGV lançado; 57,5% em unidades vendidas; e 108,3% em VGV vendido.

ITAPEMA

Itapema, que liderou o setor imobiliário catarinense nestes quesitos de 2021 a 2023, agora ocupa a segunda posição. A cidade lançou 7,4 mil unidades em 2024, correspondendo a 20,4% do total de Santa Catarina. No VGV lançado, Itapema movimentou R$ 9,2 bilhões, representando 20,6% do estado. Quanto às vendas, foram comercializadas 7,1 mil unidades em 2024, o equivalente a 20,2% do mercado, com um VGV vendido de R$ 9,5 bilhões, ou 22,8% da participação estadual.

Apesar de ter passado à segunda posição no ranking estadual, Itapema também apresenta números expressivos de crescimento. No comparativo entre 2021 e 2024, a cidade apresentou crescimento em VGV vendido na ordem de 69,6%; em unidades vendidas aumento de 71,7%; em VGV lançado aumento de 80,3% e em unidades lançadas aumento de 60,8%.

SANTACATARINA

O setor imobiliário catarinense como um todo apresentou um crescimento notável nos últimos anos. Entre 2021 e 2024, o número de empreendimentos lançados em Santa Catarina cresceu 29%, passando de 393 mil para 507 mil. O volume de unidades lançadas também aumentou significativamente, de 19,5 mil em 2021 para 36,7 mil em 2024, um crescimento de 88,2%. O VGV lançado registrou um salto de R$ 18 bilhões em 2021 para R$ 45 bilhões em 2024, correspondendo a um aumento de 150%. No que diz respeito às vendas, Santa Catarina registrou 22,5 mil unidades comercializadas em 2021 para 35,5 mil unidades em 2024, um crescimento de 57,7%; em VGV vendido passou de R$ 20,1 bilhões em 2021 para R$ 41,9 bilhões em 2024 – aumento de 108,3%.

O Litoral de Santa Catarina - nesta pesquisa compreendido pelos municípios de Balneário Camboriú, Balneário Piçarras, Barra Velha, Camboriú, Itajaí, Itapema, Navegantes, Penha e Porto Belo - teve um papel fundamental nesse desempenho expressivo, consolidando-se como a região mais dinâmica do estado no setor imobiliário

No acumulado entre 2021 e 2024, Santa Catarina lançou 118,3 mil unidades, sendo 91 mil no litoral, o que equivale a 77% do total estadual. O VGV lançado neste período alcançou R$ 153,2 bilhões, sendo R$ 130 bilhões no litoral e representando 85% da participação estadual. No que se refere às vendas, o litoral respondeu por 86,8 mil unidades comercializadas entre 2021 e 2024, equivalente a 76% do total do estado, e um VGV vendido de R$ 117,4 bilhões, correspondendo a 83% do volume total de vendas de Santa Catarina.

* Litoral: Balneário Camboriú, Balneário Piçarras, Barra Velha, Camboriú, Itajaí, Itapema, Navegantes, Penha e Porto Belo.

*Santa Catarina: Balneário Camboriú, Balneário Piçarras, Barra Velha, Camboriú, Itajaí, Itapema, Navegantes, Penha e Porto Belo, Joinville, Blumenau e Florianópolis.

construção civil solicita MELHORIAS NA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS

Em fevereiro, o Sinduscon Costa Esmeralda participou de reunião convocada pela Câmara da Indústria da Construção (CDIC) junto à Celesc. O objetivo foi discutir problemas do setor em relação aos serviços prestados pela companhia. Outros Sinduscon's, também com demandas nesta área, participaram

do encontro, no qual esteve presente o presidente da Celesc, Tarcísio Estefano Rosa. Na oportunidade, os sindicatos da construção civil apresentaram suas principais demandas e sugestões para melhorar o atendimento da concessionária.

O Sinduscon Costa Esmeralda entregou um relatório com levantamento de dificuldades enfrentadas composto por 21 itens. Os problemas apontados pelo sindicato vão dos mais simples aos mais complexos, como dificuldade no atendimento e acesso a informações, até falta de padronização em processos, corte de energia para manutenção sem aviso prévio, burocracias em atualização de projetos já aprovados, falta de comunicação sobre vistorias finais, dificuldades de uso no sistema Celesc Web, normas técnicas que necessitam de atualização, entre outros.

Diante dessas questões, o presidente do Sinduscon Costa Esmeralda, Rodrigo Passos Silva, reforça a necessidade de melhorias na prestação de serviços da Celesc, visando maior agilidade, transparência e padronização dos processos. “Acompanheremos de perto a evolução deste assunto tão importante para o setor da construção civil. Agradecemos à CDIC pela iniciativa e seguimos com este canal de comunicação aberto para garantir que as soluções sejam implementadas de maneira eficaz”, finaliza.

BIBLIOTECA

Confira as dicas de leitura da Revista Construção para este mês:

Drive: A Verdade Surpreendente Sobre o Que Nos Motiva

O livro desafia a ideia tradicional de que recompensas externas, como dinheiro, são os principais motivadores. Ele apresenta a teoria dos três pilares da motivação intrínseca: autonomia (o desejo de controlar o próprio trabalho), domínio (o anseio por aprimoramento contínuo) e propósito (a busca por significado no que se faz). Pink demonstra, com base em estudos científicos, que pessoas motivadas por esses fatores são mais produtivas, criativas e engajadas. A obra traz exemplos práticos e sugestões para líderes e empresas implementarem um ambiente mais inspirador.

Outlive: A arte e a ciência de viver mais e melhor

Antes de se tornar um renomado médico, Peter Attia já era um maratonista aquático de alto nível. No entanto, apesar de sua vida saudável, ele descobriu, ainda antes dos 40 anos, que tinha uma doença cardiovascular. Essa surpresa o levou a repensar a medicina tradicional. Motivado por sua própria experiência, Attia se dedicou ao estudo da longevidade e ao entendimento de como prevenir doenças crônicas fatais, como câncer, Alzheimer, diabetes tipo 2 e doenças cardiovasculares. Ele propõe uma abordagem estratégica e personalizada para a saúde, defendendo medidas proativas antes dos sintomas. Seu objetivo não é impor regras, mas ajudar as pessoas a repensar a saúde de longo prazo, criando planos individuais para viver mais e melhor, com foco na saúde física, cognitiva e emocional.

sinduscon costa esmeralda marca presença com estande próprio

De 25 a 28 de março, os profissionais da construção civil têm um encontro marcado em Balneário Camboriú, onde acontece a 2ª Construsul BC – Feira da Indústria da Construção e Acabamento. O encontro, que acontece no Expocentro BC, reunirá fornecedores e compradores dos mercados envolvidos, apresentando as principais tendências do setor A expectativa da organização é receber mais de 20 mil visitantes nos quatro dias de evento. A promoção é da Sul Eventos Feiras Profissionais, com o apoio de várias empresas e entidades ligadas ao setor, a exemplo do Sinduscon Costa Esmeralda. O Sinduscon terá, pelo segundo ano consecutivo, estande próprio na feira, aproveitando o espaço para divulgar seus serviços, fortalecer a marca e estreitar contato com seus associados, fornecedores e demais profissionais do setor.

Um dos destaques desta edição é a evolução do evento em relação à sua estreia. A feira terá 15 mil metros quadrados de área de exposição, representando um crescimento de cerca de 90% em relação ao último ano. “Teremos os dois pavilhões do Expocentro BC ocupados por expositores. A primeira edição da Construsul BC, realizada em abril de 2024, superou as expectativas ao atrair 21 mil visitantes e gerar negócios. Isso não apenas validou o conceito da feira,

mas também gerou um ‘boca a boca’ positivo, atraindo ainda mais empresas e profissionais para a edição seguinte”, detalha Ricardo Richter, diretor da Sul Eventos.

Este ano, a 2ª Construsul BC reunirá cerca de 200 empresas expositoras de oito diferentes estados brasileiros, entre marcas líderes e importantes fornecedores da construção, que apresentarão tecnologia e inovação. Além das tendências do setor, os visitantes poderão acompanhar uma rica programação de conteúdo paralela à feira. O credenciamento para a 2ª Construsul BC já está aberto, com inscrições gratuitas para profissionais do setor no site: www feiraconstrusulbc com br

Uma das novidades deste ano é que a feira acontecerá em novo horário, das 13 às 21 horas, atendendo aos feedbacks da primeira edição e a partir da análise de dados de visitação. “Nosso objetivo é tornar a Construsul BC não apenas uma feira de negócios, mas uma experiência que se encaixe melhor no ritmo de vida e trabalho dos participantes Acreditamos que essa mudança tornará a feira mais acessível a um público ainda mais diversificado, maximizando o fluxo de pessoas e criando um ambiente mais dinâmico e propício para a geração de negócios, networking e troca de conhecimentos”, projeta Richter.

Ele comenta que o evento contribui diretamente para o fortalecimento da cadeia produtiva, oferecendo oportunidades para que empresas, especialmente as regionais, ampliem sua visibilidade e alcance. “Nossa missão é ser uma ponte entre a demanda e a oferta, impulsionando o crescimento sustentável da construção civil no Brasil”, pontua. É neste cenário que a feira surge como uma vitrine para as principais tendências, tecnologias e soluções do mercado, conectando profissionais do setor, desde fornecedores a construtoras e investidores, em um ambiente que favorece o diálogo, o networking e a geração de negócios.

projetos residenciais

marçode2025

projetos residenciais

CARO (A) EMPRESÁRIO (A),

Gostaria de convidá-lo(a) para se filiar ao Sindicato das Indústrias da Construção Civil da Costa Esmeralda - SINDUSCON, afinal, para superar dificuldades e gerar benefícios comuns, a indústria precisa estar unida. As dificuldades são impostas a todos nós do setor produtivo, independentemente do porte ou do que produzimos. Cada um de nós sofre, por exemplo, com a pesada carga tributária, a insegurança jurídica, o excesso de burocracia e a insuficiência de investimentos em infraestrutura. Somente juntos seremos capazes de propor mudanças para aumentar a competitividade da indústria e de fazer nossa voz ser ouvida pelo governo e pela sociedade.

Por meio do associativismo, podemos também aumentar nosso poder de barganha junto a fornecedores, obter ganhos de escala na compra de insumos ou contratação de serviços e

também reduzir riscos na pesquisa de soluções inovadoras para o setor. Além disso, podemos aprender uns com os outros por meio da troca de informações e experiências, afinal, só um empresário conhece os desafios e as necessidades de outro empresário. O SINDUSCON existe para unir pessoas que acreditam na indústria e na sua importância para o país. Entre em contato conosco e saiba como participar (47) 3368 6283.

Cordialmente, Rodrigo Passos Silva

Faça parte do Sindicato das Indústrias da Construção Civil da Costa Esmeralda. www.sindusconcostaesmeralda.com.br Acesse e saiba mais. industriaforte.com.br

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.