Manual de Alergia Alimentar, 3ª ed. | Aderbal Sabra

Page 30

MANUAL DE ALERGIA ALIMENTAR

físico. As queixas mais comuns são pápula, eritema, prurido e dor. Pacientes costumam reclamar que seus sintomas não são levados a sério o bastante. Pesquisa sobre a qualidade de vida dos pacientes com urticária crônica demonstrou que suas respostas foram similares às de pacientes com doença cardíaca isquêmica esperando por um bypass. Pacientes com urticária e angioedema não relataram qualidade de vida pior do que daqueles só com urticária. Por outro lado, a qualidade de vida dos pacientes com urticária crônica é pior quando comparados aos que têm alergia respiratória (Pereira & Sinclair, 2014; Jáuregui et al., 2014). Existe a sensação nos pacientes com urticária de que os profissionais de saúde têm pouco interesse nos sintomas da urticária e não compreendem o sofrimento individual de quem tem a doença. Não raro são descritos casos de iatrogenia no seu manejo.

Alergia e dermatologia — metodologia multidisciplinar para a abordagem da urticária

Fatores predisponentes e etiologia nn

O leite de vaca é a principal causa de urticária no primeiro ano de vida, acometendo aproximadamente 2,5% das crianças, que geralmente apresentam os sintomas 5min a 2h depois da ingestão do leite. A incidência em relação ao sexo é similar, porém a urticária crônica ocorre mais frequentemente em mulheres. Estudos têm demonstrado ser a urticária o sinal clínico mais frequente de apresentação da alergia alimentar (AA). É também o mais frequentemente identificado nos testes de desafio com alimentos. A urticária ocorre por contato direto com o alérgeno, por sua ingestão, inalação ou por via inoculatória. As manifestações clínicas começam com: Coceira. Prurido oral. Prurido periorbital. Prurido palmoplantar. Angioedema. Placas distribuídas por todo o corpo.

nn

Os sintomas da urticária são pertinentes às áreas de atuação tanto da alergologia quanto da dermatologia. Alguns pacientes procuram o primeiro atendimento com dermatologista, enquanto outros vão ao alergologista. Todavia, os especialistas têm muito para contribuir no cuidado com os pacientes que apresentam urticária complicada. Especialistas nas duas áreas são experts na arte de obter informações detalhadas dos pacientes com sintomas de urticária e sua relação com a possível exposição alérgica, incluindo alimentos, medicamentos, alérgenos de contato e presentes no ar. A aquisição dessas informações geralmente envolve questionamento extensivo sobre possíveis exposições no trabalho, em sociedade, em casa, no contato com animais domésticos e na possibilidade de associação com doenças pessoais ou outras doenças ambientais. Alguns testes específicos, quando indicados, podem estar mais disponíveis com o alergologista (prick test) ou com o dermatologista (patch test, biópsia cutânea).

Manual de Alergia Alimentar - cap-08.indd 74

A urticária de contato ocorre com frequência em pacientes com dermatite atópica. A urticária aguda pode afetar pessoas de todas as idades. A idade de maior acometimento é da segunda à terceira década de vida. Urticária aguda é geralmente causada por uma reação alérgica (alimento, medicamentos, picada de inseto) ou por uma infecção aguda, particularmente infecção viral. Ocorre durante períodos apropriados em pacientes com alergias respiratórias relacionadas com as estações do ano, ou como resultado da exposição a animais ou ativada por inalação ou contato físico com pólen, pelo de animais e esporos. Entre os alimentos, o leite e seus derivados, o peixe e o amendoim são os que mais frequentemente produzem urticária. Vários medicamentos estão relacionados com a urticária. Estudos mostram evidências de que a taxa de infecção por bactérias ou doenças infecciosas virais como um possível fator contribuinte na ur-

C o p y r i g h t ©2 0 1 5E d i t o r aR u b i oL t d a . S a b r a . Ma n u a l d eAl e r g i aAl i me n t a r . Al g u ma sp á g i n a s , n ã os e q u e n c i a i s , ee mb a i x ar e s o l u ç ã o .

74

11-11-2014 10:42:49


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.