Revista Plástico Sul #208

Page 8

PlastVipUlrich Reifenhäuser Portanto, isso não pode ser feito sem diretrizes políticas? Ulrich Reifenhäuser: A política é necessária porque o lixo plástico é um problema para a sociedade como um todo. Apenas um grupo não pode fazer muito a respeito. É sobre estar ciente de que você não pode simplesmente jogar o lixo fora. O que a engenharia mecânica pode fazer para ajudar? Ulrich Reifenhäuser: A engenharia mecânica pode apoiar o processo de gerenciamento sustentável de plásticos. Como fabricante de máquinas para processamento de plásticos, desenvolvemos processos eficientes em termos de recursos que permitem um uso reduzido de plásticos. Um exemplo é o uso de filmes mais finos que possuem as mesmas propriedades de proteção que os mais espessos. Também desenvolvemos máquinas que produzem produtos sem desperdício. Todos os resíduos da produção são imediatamente reciclados. Todas essas medidas dizem respeito à produção. Em relação ao uso, a engenharia mecânica fornece todas as tecnologias que permitem a reciclagem de resíduos plásticos. Alguns resíduos de plástico são difíceis de reciclar. O que você deveria fazer? Ulrich Reifenhäuser: A reciclagem deve ser levada em consideração desde o início, desde o estágio de design do produto. Hoje, vários materiais são frequentemente incorporados a um produto sem nenhuma necessidade real. Isso limita sua reciclagem. Alguns plásticos não são compatíveis entre si ao serem reciclados. Não é possível que você sempre possa fabricar um produto novo e utilizável a partir de diferentes plásticos. A indústria química é um participante fundamental no desenvolvimento futuro da reciclagem, mas os requisitos impostos a um produto plástico geralmente também precisam ser reduzidos. Por exemplo, as camadas de barreira estão atualmente integradas aos filmes usados para embalar o queijo, o que prolonga sua vida útil. As camadas de barreira são extremamente difíceis de separar e, assim, reciclar. Se as camadas de barreira fossem reduzidas abaixo de cinco por cento, o prazo de validade também poderia ser reduzido, mas os filmes poderiam ser reciclados com muito mais facilidade. De qualquer forma, surge a questão de saber se o queijo precisa ser mantido por várias semanas ou até meses Os processadores de plásticos são obrigados a fazer isso? Ulrich Reifenhäuser: Os proprietários da marca devem estipular que determinados produtos plásticos só podem ser utilizados para determinadas aplicações. Isso já está acontecendo hoje, mas levará um tempo para ser aplicado. De qualquer forma, a engenharia mecânica não é o gargalo. Além disso, os requisitos legais muitas vezes 8 > Plástico Sul >>>

ainda impedem o uso de material reciclado. Os países escandinavos adotaram uma abordagem diferente ao optar por incinerar resíduos de plástico. Ulrich Reifenhäuser: A incineração é um bom uso secundário. Não há aterros sanitários no norte da Europa há algum tempo. O foco está muito na incineração de resíduos lá. Para incinerar resíduos, e estamos falando de todo o lixo doméstico não reciclável e gerar energia a partir do processo de incineração ao mesmo tempo, você precisa de combustível. Se você atingir as temperaturas de queima com plásticos usados, terá duas vantagens. Em primeiro lugar, os plásticos são usados uma segunda vez, incluindo e - acima de tudo - aqueles que não são recicláveis. Em segundo lugar, a energia do processo de incineração pode ser usada ainda mais, por processos industriais, por exemplo. A incineração também é uma opção particularmente boa se você quiser resolver o problema de resíduos rapidamente, por exemplo, em países emergentes onde o lixo plástico ainda não foi reciclado. Qual é a melhor maneira de resolver o problema dos resíduos de plástico? Ulrich Reifenhäuser: Não existe uma solução perfeita - você precisa explorar várias maneiras. Precisamos de plásticos modificados e produtos modificados. Mas, acima de tudo, as pessoas precisam aprender a assumir responsabilidades. Eles precisam reconhecer que não devem jogar plásticos fora, mas precisam reutilizar adequadamente eles. A educação é fundamental: através da política, na escola e na universidade. Por exemplo, são necessárias mais cadeiras para o gerenciamento da reciclagem. Em nosso mundo, os plásticos são indispensáveis. A desvantagem é o lixo. Produtos plásticos descartados descuidadamente condensam-se para formar tapetes espessos, não apenas nos rios e mares, mas também em terra. Uma economia circular completa poderia evitar esse mal e colocar o foco de volta nos benefícios dos plásticos. Para que isso seja um sucesso, todos precisamos trabalhar juntos: processadores, fabricantes de matérias-primas, engenheiros mecânicos e recicladores, mas também proprietários de marcas, consumidores finais e políticos. A VDMA iluminará os holofotes da economia circular na K 2019, a principal feira comercial, em Düsseldorf, em outubro, e mostrará como laços fechados podem funcionar efetivamente. Durante todo o processo, as partes interessadas estarão se expressando em uma série de entrevistas antes do evento internacional da indústria.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.