Comunicação Pública e Política: pesquisa e práticas - Parte 1

Page 284

De forma específica, sob o prisma de análise de telenovela, o que se observa é a reprodução do modelo das relações estabelecidas em família, portanto, de ordem privada. A intimidade e a subjetividade dos estilos de vida são retratadas na narrativa, tendo como cenário a reprodução da realidade com rótulo (ou justificativa) de ser uma obra de ficção. Mas a representação ainda assim é feita. A abordagem temática das telenovelas pode ser analisada sob a existência de autonomização de “esferas de valor”, indicadas por Esteves (2011, p. 179), sendo que existem dimensões de validade e ideias de mundo, conforme os diferentes atores ou produtos sociais. Ao observar a apropriação de temas privados refletidos na tela, deve-se antes discutir a realidade, não somente a ficção. O tráfico de pessoas surge como uma prática mercantil do corpo e sua regulação (ou ausência de) é situada na esfera pública. Nesse sentido, ficam claros os problemas de uma concepção dicotômica público/privado, já que, num ambiente marcado pela influência das tecnologias de comunicação e informação, torna-se cada vez mais difícil estabelecer, com clareza, o que é (ou deve ser) público e o que é (ou deve ser) privado (Thompson, 2010).

Considerações finais Ao dar voz e rosto a uma história e ao inserir no cotidiano do telespectador identidades sexuais estigmatizadas ou personagens em situações de violência – neste caso, o fato de trazer à tona o tema tráfico de pessoas –, a telenovela afirma seu papel de narrativa capaz de refletir dramas privados que, ao ganharem visibilidade no espaço público se remetem não a um único indivíduo, mas a um coletivo que se posiciona em relação à experiência mediada do outro, produzindo uma percepção de realidade. O tráfico de pessoas é um tema de interesse público e a telenovela reforçou a capacidade de que essa narrativa tem de instaurar o debate público, indo além, sendo alvo do próprio debate, transformando um tema de interesse público em produto. O merchandising social em telenovelas é eficaz na promoção e na visibilidade do tema, pois atinge o emocional e, mesmo que suavizado e reificado, o tráfico humano permanece em foco na mídia, justificado pelo interesse mercadológico da emissora. Nesse sentido, o poder da telenovela está na dramatização de temas de interesse público que, ao serem romanceados, ganham permanência ou longevidade na agenda midiática. Na dimensão jurídica, todo cidadão pode ser agente. Na telenovela, não. A ficção, portanto, desloca a responsabilidade, potencializa a crítica e a atenção, mas não compromete o indivíduo. 284


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.