Page 18

Estudando História Por meio da investigação de fontes sobre o passado, podemos compreender melhor a sociedade em que vivemos.

O que é História? História é o campo do conhecimento dedicado ao estudo das ações dos seres humanos no tempo e no espaço. Esse estudo procura analisar as transformações que acontecem ao longo do tempo nas sociedades e também os aspectos que, mesmo com o passar do tempo, permanecem semelhantes. Ao estudarmos História, temos condições de entender melhor a realida­ de em que vivemos. O estudo dos acontecimentos passados nos permite analisar como as pessoas que viveram em outras épocas se relacionavam entre si e como suas ações contribuíram para transformar a realidade de sua cidade, de seu estado ou de seu país. Conhecendo melhor os acontecimentos passados e percebendo que as ações de todos os cidadãos são importantes para os rumos da história, temos maior clareza da importância do nosso papel na transformação da sociedade e na construção de um mundo melhor e mais justo.

Sociedade: conjunto de pessoas que convivem em um espaço, compartilhando regras, costumes, língua etc. Por meio dos grupos sociais, como a família e a escola, as pessoas se integram à sociedade, estabelecendo relações entre si.

Os sujeitos históricos

Juca Martins/Pulsar

Sujeitos históricos são todos aqueles que, por meio de suas ações, participam do pro­ cesso histórico. Todos nós somos sujeitos da história e diariamente interferimos e in­ fluenciamos a sociedade em que vivemos.

Museu da Pessoa O site disponibiliza diversos relatos que contam a história de vida de milhares de sujeitos históricos. Veja em: <http://eba.im/i5ikyx>. Acesso em: 28 out. 2014.

A história não é feita somente por “grandes personagens” como reis, generais e políticos. Todas as pessoas são importantes agentes transformadores da história. A fotografia ao lado retrata pessoas participando de um comício das Diretas Já, na praça da Sé, em São Paulo (SP), em abril de 1984. Essa campanha mobilizou sujeitos históricos em todo o Brasil, e, graças a ela, os brasileiros reconquistaram o direito de eleger o presidente da República por meio do voto direto.

16

Vontade saber hist 8  
Vontade saber hist 8