Lipídios Ácidos graxos superiores: são ácidos graxos que apresentam cadeia carbônica com mais de dez átomos de carbono. Prostaglandinas: compostos lipídicos derivados de ácido carboxílico, que desempenham importantes funções no organismo, como a vasodilatação.
Alguns alimentos ricos em lipídios.
Os lipídios podem ser classificados em relação a sua natureza química em três grandes grupos: • lipídios simples ou ternários; • lipídios complexos ou compostos; • lipídios precursores e derivados. Os lipídios simples são constituídos apenas por átomos de carbono, oxigênio e hidrogênio e são subdivididos em dois grupos menores: • os glicerídeos, que são ésteres de glicerol, como os óleos e as gorduras (abordados em capítulos anteriores); • os cerídeos, que são ésteres de álcoois acíclicos superiores (a cadeia carbônica desses álcoois é bem maior que a do glicerol), como as ceras.
©ISTOCKPHOTO.COM/FLORIN TIRLEA
Classificação dos lipídios
KINO.COM.BR/TOM ALVES
DIVULGAÇÃO PNLD
©SHUTTERSTOCK/TINA LARSSON
A palavra lipídio vem do grego lipos, que significa "gordura". Lipídios são compostos orgânicos pouco solúveis em água e que se dissolvem em solventes orgânicos (como clorofórmio, éter e benzeno). Em relação a sua estrutura, os lipídios são ésteres formados pela reação de ácidos graxos superiores e álcoois. Esse grupo de substâncias inclui os óleos, as gorduras, algumas vitaminas e alguns hormônios, além de muitos componentes não proteicos das membranas celulares. Nas células, os lipídios fazem parte da estrutura da membrana; dessa forma, garantem que a célula disponha de energia para seu metabolismo, além de dar início à síntese de prostaglandinas, vitaminas e hormônios.
As ceras são usadas, por exemplo, na fabricação de velas, graxas para sapato, na indústria de cosméticos, em produtos para a pele, entre outras aplicações. Na foto superior, favo de mel, que é construído com a cera produzida pelas abelhas operárias. Na foto ao lado (região do Seridó, RN, 2014), carnaúbas, palmeiras nativas do Nordeste brasileiro, de cujas folhas é extraída a cera de carnaúba, utilizada, por exemplo, para proteger frutas como a manga.
Capítulo 10 Nutrição e principais nutrientes
EME18_VIVA_QU3_U4C10_238A272.indd 249
249
29/05/16 19:55