Metanal ou formaldeído
©SHUTTERSTOCK/FREEDOM MAN
O metanal é uma substância gasosa, incolor, de cheiro sufocante e solúvel em água. É manipulado, em geral, em soluções aquosas. O formol ou formalina é uma solução aquosa de metanal a 40% (massa/volume) e é usada para conservar tecidos e órgãos depois de serem retirados de cadáveres.
O aldeído fórmico também está presente na fumaça proveniente da queima da madeira, e é um dos agentes responsáveis pela preservação de alimentos defumados. Já vimos que o metanol é uma substância de grande toxicidade e que a exposição a seus vapores, com o tempo, pode causar cegueira. Isso porque o metanol é oxidado no organismo a metanal por ação enzimática da catalase. Como essa enzima participa da visão, o metanal produzido liga-se às proteínas da retina, impedindo que elas participem das reações envolvidas na visão, inibindo o processo de oxigenação.
PULSAR IMAGENS/R. P. FERREIRA
DIVULGAÇÃO PNLD
O formol (metanal em solução) é usado na conservação de cadáveres. Na foto, espécies de lagarto conservadas em formol.
Como se obtém o metanal? Industrialmente, o metanal é produzido pela oxidação do metanol.
H H
C
OH 1 21 O2
metal
O H
C
1 H2O H
H metanol
Carne defumada em mercado de São Paulo (SP), 2011. Defuma-se um alimento para conservá-lo. A ação do metanal produzido na queima da madeira tem papel importante nesse processo.
metanal
Aplicações do metanal O metanal pode ser usado como desinfetante; na preservação de cadáveres e peças anatômicas; na preservação da madeira e de peles de animais; na fabricação de polímeros, como a baquelite, e de resinas empregadas na fórmica; na obtenção de medicamentos e explosivos.
Capítulo 4 Funções orgânicas oxigenadas
EME18_VIVA_QU3_U2C4_100A133.indd 119
119
07/06/16 14:56