DIVULGAÇÃO PNLD
©SHUTTERSTOCK/ZICK SVIFT
©SHUTTERSTOCK/SUNNY FOREST
Para entender as dispersões coloidais, podemos continuar a pensar no mundo da cozinha. Se você já viu uma pessoa bater creme de leite fresco para obter chantili, usado no preparo de sobremesas, pode ter presenciado duas situações distintas: ou a pessoa obtém um creme consistente, uma dispersão coloidal, ou ela não consegue que o creme adquira a consistência desejada, caso em que são visíveis fases distintas, o que não ocorre no primeiro caso. A maionese, que antigamente era quase sempre feita em casa, também podia não dar certo. Preparada com gemas batidas com óleo e alguns outros ingredientes, muitas vezes, ao se adicionar mais óleo à mistura já consistente, ela “desandava”, transformando essa dispersão de aparência uniforme em algo que em nada lembrava a maionese industrializada, pois parte do óleo se separava do resto da mistura, formando uma fase superior (sobrenadante).
Muitos alimentos que fazem parte de nosso dia a dia, como sorvete e maionese, são dispersões coloidais. Não escreva neste livro.
1. Visualize o momento em que uma garrafa de refrigerante é aberta. Às vezes, o conteúdo jorra, outras vezes não. Reflita: em que condições é mais provável que o refrigerante jorre da garrafa quando ela é aberta? 2. É comum salgar a água para cozinhar uma massa ou um legume; essa adição do sal de cozinha provoca alguma diferença quanto ao tempo que a água leva para entrar em ebulição e ao tempo de cozimento? 3. Quando se adiciona certa porção de sal de cozinha a uma quantidade fixa de água, que fatores influem para que o sistema obtido seja homogêneo ou heterogêneo? 4. Que diferenças há entre uma solução e uma dispersão coloidal?
Refrigerantes são bebidas sem nenhum valor nutricional e que contêm muito açúcar e sódio, além de conservantes e corantes. Nos refrigerantes diet ou light, o açúcar é substituído por adoçantes, que também não trazem benefícios à saúde. Por isso, apesar de as propagandas, em geral, associarem o consumo desse tipo de bebida a prazer, saciedade, descontração, juventude e amizade, o ideal é não consumir refrigerantes ou consumi-los com bastante moderação.
Neste capítulo, além de tratar de soluções e dispersões coloidais, vamos nos aprofundar na análise de fatores que influem em uma mistura de sal em água, fazendo com que ela constitua um sistema homogêneo ou heterogêneo. Faremos o mesmo tipo de análise para entender as variações possíveis em sistemas gás-líquido, como o da água gaseificada e o do oxigênio dissolvido nas soluções aquosas de nosso organismo. Capítulo 1 Soluções e dispersões coloidais: aspectos básicos
EME18_VIVA_QU2_U1C1_003A035.indd 13
13
10/06/16 13:24