Prismasgeo 9

Page 7

Olhar cartográfico OLHAR CARTOGRÁFICO Keren Su/Corbis/Latinstock

Anamorfose geográfica

Brasil: distribuição da população Esses mapas são bastante utilizados para realização de estudos específicos, pois não há um nível alto de detalhamento ou precisão de localização. São bons exemplos de utilização da técnica de anamorfose mapas da população ou do PIB mundiais, dados socioeconômicos como IDH, entre outros.

Anamorfose geográfica é uma técnica de mapas esquemáticos na qual as áreas representadas são deformadas conforme valores preestabelecidos, isto é, a superfície da área é transformada na mesma proporção do valor da informação que se deseja destacar. O tamanho desses mapas varia de acordo com a quantidade que representa cada fenômeno. Eles não apresentam escalas e indicações de norte geográfico (rosa dos ventos). No mapa a seguir, referente às emissões de carbono no planeta, países que já se destacam por sua grande extensão em mapas sem anamorfose, também se destacam aqui, como Estados Unidos e China. No entanto, alguns países menores em extensão se distinguem mais dos outros por sua grande emissão de CO2, como Reino Unido, Alemanha e Japão. Já no mapa da página seguinte, que mostra a distribuição da população do Brasil no território, estados do Sudeste, como São Paulo e Rio de Janeiro, se sobressaem mais do que outros de grande extensão, como Pará e Amazonas. Mapas de anamorfose são um importante instrumento de análises comparativas, que podem apresentar grandes distorções e desequilíbrios entre regiões, países e continentes.

PIB Sigla de Produto Interno Bruto, ou seja, a soma de todas as riquezas (bens e serviços) produzidas por um país.

Área da Unidade da Federação proporcional à população 41.262.199 10.000.000

Fonte: IBGE. Sinopse do Censo IBGE 2010. In: FONSECA, Fernanda Padovesi; OLIVA, Jaime. Cartografia. São Paulo: Melhoramentos, 2013. p. 78.

1.000.000

África: população e idiomas

RÚSSIA REINO UNIDO

CHINA

ALEMANHA

1. De acordo com o mapa da página anterior, que mostra a proporção de emissões de carbono no mundo, que países se destacam como maiores emissores? Por que você acha que isso acontece?

ÁSIA ARGÉLIA MARROCOS

JAPÃO

FRA

ITA

ESP

Atividades

Mapas: Dacosta Mapas

Dacosta Mapas

Planisfério: emissões de carbono (CO2)

ESTADOS UNIDOS

IRÃ

EGITO CABO VERDE

2. Cite três países africanos e três estados brasileiros que se destacam quanto à população, segundo os respectivos mapas desta página.

SUDÃO

ÍNDIA

ETIÓPIA

ARS

MÉXICO

QUÊNIA

NIGÉRIA

UGANDA

3. De acordo com o mapa de distribuição da população brasileira, em qual região do país há maior concentração?

RAS BRASIL REPÚBLICA DEMOCRÁTICA DO CONGO

2,5 milhões de habitantes Idiomas Emissões de CO2 100 toneladas

Seção que ocorre ao final de alguns capítulos e propõe, por meio de exercícios de leitura, análise e produção cartográfica.

Menos de 0,20

De 2,00 a 5,30

De 0,20 a 0,50

De 19,0 a 20,0

De 0,51 a 1,60

MALAWÍ MADAGASCAR MOÇAMBIQUE

Francês Português Árabe

Fonte: FERREIRA, Graça Maria Lemos. Atlas geográfico: espaço mundial. 4. ed. São Paulo: Moderna, 2013. p. 14.

4. Elabore um pequeno texto que indique os aspectos positivos de ilustrar informações a partir de anamorfoses geográficas.

ANGOLA

ZIMBÁBUE

Inglês

Parte do total mundial (%)

TANZÂNIA

Outros idiomas oficiais

ÁFRICA DO SUL

Fonte: FERREIRA, Graça Maria Lemos. Atlas geográfico: espaço mundial. 4. ed. São Paulo: Moderna, 2013. p. 14.

98

99

LY-GEO-F2-2027-AL-V9-C04-080-099-M17.indd 98-99

5/9/16 3:45 PM

O Baiu

Cotidiano em um país de terremotos Muitas vezes, os meios de comunicação noticiam que os japoneses estão acostumados com os terremotos. Diferentemente de tempestades, que podem ser previstas e acompanhadas por computadores, os terremotos são de difícil previsibilidade. Na maior parte das vezes, eles são de pequena intensidade e criam somente uma LO vibração, como quando se está sentado U OCEANO ATLÂNTICO em um automóvel. Os mais fortes formam, Trópico de Câncer primeiro, uma onda quase imperceptível no OCEANO solo e, depois, chacoalham o chão. PACÍFICO Equador O Japão frequentemente faz campanhas educativas para prevenir acidentes maiores. As propagandas recomendam que os móveis sejam presos às paredes, que válvulas de gás fiquem fechadas, que não sejam colocados objetos pesados nas partes altas da casa, para não machucar ninguém se caírem, entre outras medidas. 0 2 360 Atualmente, as cidades japonesas preocupam-se com as residências e os prédios Fonte: CALDINI, Vera; ÍSOLA, Leda. Atlas geográfico Saraiva. São Paulo: Saraiva, 2013. p. 169. mais antigos, que dificilmente resistiriam a um abalo forte, diferentemente dos prédios mais novos, projetados para isso. Existe uma escala japonesa para terremotos chamada Shindo, que difere um pouco da escala Richter. Observe-a na tabela abaixo.

Círculo de Fogo do Pacífico Atividade sísmica moderada

As chuvas Baiu provocam enchentes e deslizamentos, especialmente no centro-sul do país. Abaixo, região inundada em Obama (Japão), em 2013.

Atividade sísmica intensa

Círculo Polar Ártico

CÍR OCEANO ÍNDICO

Círculo Polar Antártico

No fundo do oceano Pacífico, centenas de vulcões estão em atividade, podendo formar novas ilhas.

O FO G

Trópico de Capricórnio

170º O

DO

C

Nos meses de maio e junho, o centro e o sul do Japão são atingidos por uma temporada de chuvas chamada de Baiu. Elas começam como pequenos chuviscos e, depois, transformam-se em grandes temporais que duram algumas semanas. Essas chuvas abrem o verão japonês, que é muito quente entre junho e julho. O verão, que ocorre na sequência do período do Baiu, também é extremamente chuvoso, uma vez que as massas de ar quente trazem toda a umidade do oceano para as ilhas japonesas.

Allmaps

Textos complementares

Textos que complementam os assuntos abordados nos capítulos. Podem conter atividades, imagens e textos veiculados em diferentes meios.

Escala Shindo 0

Não se sente o tremor.

Tufões

1

Em ambientes fechados sente-se um leve tremor.

Os tufões surgem ao sul do Japão, nas regiões tropicais, formando tempestades com ventos muito fortes. Entre junho e outubro, o país pode ser atingido por três ou quatro grandes tufões. Quando isso ocorre, principalmente no sul do país, o mar fica totalmente revolto e, durante vários dias, os barcos não podem sair para pescar ou navegar.

2

Em ambientes fechados sente-se um tremor.

3

Em ambientes fechados o tremor assusta.

4

Algumas pessoas tentam se proteger.

5

Muitas pessoas tentam se proteger, e algumas têm dificuldade de se mover.

5+

Tumultos, e muitas pessoas têm dificuldade de se locomover.

6

É muito difícil ficar em pé.

6+

Pessoas rastejam para se locomover.

7

Impossível se locomover voluntariamente.

Kyodo/AP Images/Glow Images

Ondas provocadas por tufão em Shikoku (Japão), em 2009. Os tufões provocam muitos estragos no sul desse país.

194 LY-GEO-F2-2027-AL-V9-C09-190-211-M17.indd 194-195

LY-GEO-F2-2027-AL-V9-INICIAIS-001-011-M17.indd 5

Destruição causada por tsunami e terremoto ocorridos em março de 2011, na cidade de Jesennuma, em Miyagi (Japão).

Gallo Images/Getty Images

Fonte: Prefeitura de Nagoya. Disponível em: <www.city.nagoya.jp>. Acesso em: nov. 2015.

Jili Press/AFP/Getty Images

195 5/9/16 3:47 PM

5/9/16 3:53 PM


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
Prismasgeo 9 by FTD Educação - Issuu