1
Uma história muito antiga
Os números fazem parte da vida das pessoas. Eles estão presentes em casa, no trabalho, no lazer, no supermercado, na feira, na escola, entre outros. E a gente, muitas vezes, nem se dá conta disso. O interessante é que os números são usados com várias finalidades: contar, ordenar, medir ou codificar.
PENSE E RESPONDA no caderno um quadro com pelo menos 10 números que fazem parte de sua vida e são usados para contar, ordenar, medir ou codificar.
Meu CEP
22222-000
usado como código
Minha altura Minha idade ...
Mas nem sempre foi assim. Há muito, muito tempo, para saber quantas ovelhas tinha, um pastor separava uma pedrinha para cada ovelha quando as soltava para pastar. Ao recolher o rebanho, retirava uma pedrinha daquelas que havia separado para cada ovelha que encontrava. Cada pedrinha retirada correspondia a uma ovelha. E foi assim, comparando quantidades, que o ser humano aprendeu a contar. De um lado, temos a quantidade de pedrinhas; do outro, a quantidade de ovelhas. Surgiu daí uma ideia comum aos dois grupos que ele comparava: o número. As pessoas também costumavam registrar quantidades fazendo, por exemplo, nós em cordas, marcas em pedaços de madeira ou ossos. Cada nó, cada marquinha na madeira ou no osso, correspondia a um elemento da quantidade que se queria contar. Poucos desses registros existem hoje. Na antiga Tchecoslováquia, foi encontrado um osso de lobo com 55 incisões, dispostas em duas séries: uma com 25 e outra com 30 incisões. Em cada série, os riscos estavam em grupos de 5. Isso aconteceu há 30 mil anos!
Ilustrações: Estúdio MW
1. Faça
14 D1-MAT-F2-2039-V6-U01-LA-012-033-M17.indd 14
5/18/17 1:53 PM