Redescobrindo Os Pais Da Igreja - Michael A. G. Haykin

Page 26

Redescobrindo os Pais da Igreja: uma necessidade vital para os evangélicos 25 Há um único Deus, o Criador de todas as coisas, que nunca foi gerado e nunca gerou. Ele diz que Cristo é a Palavra de Deus e seu Espírito, somente uma criação e servo; e que ele foi nascido sem semente de Maria, a irmã de Moisés e Arão. Pois ele diz que a Palavra de Deus e o Espírito vieram a Maria, e ela deu à luz Jesus, que era um profeta e servo de Deus; e que os judeus, agindo contra a lei, quiseram crucificá-lo e, havendo detido (a ele), crucificaram a sua sombra. Pois Cristo mesmo, ele diz, não foi crucificado, nem morreu, visto que Deus mesmo o tomou para o céu, porque o amava.44

Aqui João relatou com exatidão o ensino do islamismo, de que Cristo não foi crucificado, mas que “Deus o levou para si mesmo”; isso é, realmente, uma afirmação herdada do gnosticismo!45 É evidente que esta afirmação se choca com o âmago do cristianismo bíblico, no qual a morte de Cristo em favor de pecadores é totalmente central. Se Cristo não morreu por nossos pecados, o pecado humano permanece sem expiação, não há salvação, e, obviamente, Cristo não ressuscitou dos mortos, nem haverá ressurreição de todos os que creem nele. O ensino islâmico resumido por João também se opõe à realidade histórica, pois nenhum historiador sério duvida da realidade da crucificação, não importando o que ele pense sobre a fé cristã.46 Depois, João prossegue para abordar a crítica mulçumana da Trindade. E eles nos chamam de Associadores, porque, dizem eles, introduzimos um associado a Deus, por dizermos que Cristo é o Filho de Deus e Deus. Para eles dizemos que isto é o que as Escrituras e os Profetas transmitiram. E 44 Edgecomb, “St. John of Damascus on Islam”. 45 Alcorão 4.157-58. Há, porém, dois outros textos – Alcorão 3.54-55 e 19.29-34 – que dão a entender que Cristo morreu. 46 F. P. Cotterell, “The Christology of Islam”, em Christ the Lord, ed. Harold H. Rowdon (Leicester: InterVarsity, 1982), 290-95, passim; Geoffrey Parrinder, Jesus in the Qur’an (New York: Barnes e Noble, 1965), 116.


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
Redescobrindo Os Pais Da Igreja - Michael A. G. Haykin by Editora Fiel - Issuu