Seja você mesmo

Page 53

Seja você mesmo – O desafio do autodomínio | 53

dependência dos gnósticos enfraqueceria a hierarquia da Igreja. Eles acreditam que seus próprios evangelhos são tão válidos, senão mais, como os de Mateus, Marcos, Lu‑ cas e João. No caso do Evangelho de Tomé, talvez eles estivessem certos. A título de elucidação ao assunto, trazemos à reflexão algumas diferenças entre religião e espiritualidade.34 A religião é para aqueles que necessitam de que al‑ guém lhes diga o que fazer; querem ser guiados. A espiritualidade é para os que prestam atenção à sua Voz Interior. A religião tem um conjunto de regras dogmáticas. A espiritualidade te convida a raciocinar sobre tudo, a questionar tudo. A religião ameaça e amedronta. A espiritualidade te dá Paz Interior. A religião fala de pecado e de culpa. A espiritualidade te diz: “aprende com o erro”.

Quando abandonamos a Essência (força imanente em nós) e nos entregamos, apenas por crença, a um “des‑ pachante” de Deus (coordenadores religiosos) na Terra, a condução do crescimento, consciente ou inconsciente, dá­‑se o que se chama sequestro da subjetividade. Toda gnose parte da aceitação firme na existência de um Deus 34 Excerto do texto de autoria de Guido Nunes Lopes


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.