Informativo Leitor EME - ed. 127 - Janeiro 2023

Page 1

Ano 24 | Edição 127 Janeiro de 2023

VOCÊ

QUER PUBLICAR?

A EDITORA EME FAZ PARA VOCÊ

Livro com conteúdo espírita sem custo para o autor.

A GRÁFICA EME FAZ PARA VOCÊ

Livros particulares, jornais, revistas, impressos em geral, com preço justo e facilidade de pagamento.

Equipe profissional de diagramadores e designers; impressão em offset, com costura ou grampos e demais acabamentos.

Livro espírita: editoraeme@editoraeme.com.br

(19) 9 9788 4380 com Arnaldo

Livro e serviços gráficos: (custo e distribuição pelo autor): orcamento@editoraeme.com.br

(19) 3491 7000 ou

(19) 9 9742 5361

Pensamento, força da alma

Tão importante quanto saber como o pensamento funciona, é utilizá-lo para a nossa elevação espiritual e para o bem do próximo. Tal a contribuição deste livro

Dividido em duas partes, este estudo sério e comprometido do mesmo autor do sucesso Terapia da paz, aborda, na primeira, a mecânica do pensamento como força da alma, e, na segunda parte, analisa as consequências filosóficas e morais do pensamento.

páginas 2 e 3

Reedição: A evangelização de portas abertas para o autismo

Especialista em colocar a mensagem esclarecedora do espiritismo ao alcance das novas gerações, a professora Lucia Moysés trata sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) com subsídios que ajudam a casa espírita a incluir autistas na evangelização.

Destaque no Clube do Livro EME deste mês, O chanceler de ferro do Antigo Egito apresenta José, filho do patriarca bíblico Jacó, como um médium que manipula poderosas forças ocultas ditando o rumo desta complexa trama de ambições, lutas, vitórias, calúnias e fracassos como só Rochester sabe fazer.

Saiba mais na página 4

Telefone: (19) 3491‑7000 | 3491 5449 Vivo 9 9983‑2575 | Claro 9 9317‑2800 Av. Brigadeiro Faria Lima, 1080 Vila Fátima – 13369 040 – Capivari SP editoraeme.com.br | vendas@editoraeme.com.br
LANÇAMENTOS
Livro do mês de Janeiro
O CHANCELER DE FERRO DO ANTIGO EGITO

Olá, tudo bem?

Aqui na EME 2023 come çou com força total – a força da alma movida pelo pen samento! E, para utilizá la para o nosso crescimento e felicidade, Donizete Pinhei ro apresenta Pensamento, força da alma. Confira mais detalhes na entrevista que ele nos concedeu.

A evangelização de portas abertas para o autismo, de Lucia Moysés, está sendo relançado e, no destaque do Clube do Livro EME, nada mais, nada menos que J. W. Rochester e seu romance épico O Chanceler de ferro do Antigo Egito.

E conheça o lançamento Uma oportunidade chamada vida, com poesias espíritas que podem ser transformadas em energia vital para este novo ano que está só começando!

Tenha uma ótima leitura! As respostas das entrevistas e os artigos assinados são de responsabilidade de seus autores, e não refletem necessariamente a opinião da Editora EME.

Expediente

Leitor EME é um boletim informativo da Editora EME.

Editor: Arnaldo Divo

Rodrigues de Camargo

Jornalista responsável:

Rubens Toledo – MTb 13.776

Jornalista: George De Marco

Diagramação: João Victor

Caetano de Olivera

Vendas: (19) 3491‑7000

Vivo (19) 9 9983‑2575

Claro (19) 9 9317‑2800 atendimento@editoraeme. com.br

Missão, visão e valores

Missão: transformar vidas para melhor, por meio de conteúdos que proporcionam crescimento, evolução e liberdade, baseados nos princípios espíritas de caridade e imortalidade da alma.

Visão: ser a mais relevante editora de espiritualidade, com excelência em atendimento.

Valores: dedicação –entusiasmo – profissionalismo –transparência – responsabilidade social – espiritualidade.

O Autor

Donizete Pinheiro

LANÇAMENTO

Natural de Marília (SP), fez o curso de Direito mantido pela Fundação de Ensino Eurípides Soares da Rocha, uma instituição espírita derivada do Educandário Dr. Bezerra de Menezes. Concluiu o curso e prestou concurso para a magistratura, assumindo como Juiz Substituto na cidade de Tupã.

Aos nove anos, por inicia tiva de sua mãe, passou a

Entrevista com o autor

O que o motivou a escrever Pensamento, força da alma?

Entender o pensamento é fundamental para a nossa vida e felicidade. Eu já havia estuda do o assunto no centro espírita do qual participo e me animei a ampliar o conhecimento nas obras espíritas, disso resultan do esse livro.

Como foi o trabalho de pesquisa para este livro? Quais as fontes espíritas que você consultou?

Foi uma pesquisa cuidado sa nas obras de Allan Kardec, André Luiz, Emmanuel, Ma noel Philomeno de Miranda, Léon Denis, além de estudio sos encarnados referenciados no livro. Foi necessário buscar os ensinamentos relacionados com os variados aspectos do pensamento, de modo a infor mar ao leitor que não se trata simplesmente de ideias nossas, mas com respaldo na literatura.

Por que este tema gera tanta curiosidade?

Porque, em geral, o pensa mento expressa quem somos e o que fazemos, como somos conhecidos. Dele resulta a nossa felicidade ou infelicidade. No en tanto, o pensamento, a mente, a consciência ainda não foram compreendidos na amplitude que o espiritismo nos apresenta.

Qual a relação entre entender o funcionamento da mente e conhecer o objetivo da vida?

Nossa vida é obra da mente, que elabora ideias e as concre

tiza, segundo a intimidade do espírito, suas emoções, sen timentos e conhecimentos, fruto de experiências pessoais e coletivas. Quando aprende mos a controlar o pensamen to, direcionando o para a prá tica do bem, o resultado será vida plena e mais feliz.

O que a doutrina espírita fala acerca do pensamento e de sua força?

Pensamento é o fluxo da mente, construindo a vida em todos os planos, para os encar nados e os desencarnados. O seu poder é diretamente pro porcional à elevação intelec tual e moral de cada criatura, que o utiliza para cocriar no micro e no macrocosmo, se gundo sua vontade e necessi dades e com os recursos que a natureza lhe proporciona.

E o que a ciência explica a respeito?

A ciência ainda conside ra o pensamento como uma secreção do cérebro, não ad mitindo a mente como um sistema inerente à alma, não obstante algumas ocorrências que evidenciam a sua origem extracorpórea. Como a ciên cia avança sempre, chegará o tempo em que se conhecerá a alma, o perispírito e os meca nismos do pensamento.

Como ativar nossa força do pensamento?

Amor e sabedoria são as duas asas do espírito, que o conduzirão à felicidade. Por

frequentar o Centro Espírita Luz e Verdade por conta da mediunidade de seu pai. Aos doze, iniciou sua formação doutrinária, dedicando se ao estudo das obras de Allan Kardec e desempenhando diversas atividades no movi mento espírita.

Diretor do Departamento de Doutrina do Grupo Espíri ta Jesus de Nazaré, em Marília (SP), Donizete mantém o site www.mariliaespirita.jor.br para

tanto, quem quiser adquirir força mental deve, primeira mente, se dedicar ao estudo e ao trabalho no bem, adqui rindo boas experiências. No entanto, existem algumas técnicas que ajudam na disci plina do pensamento, como a meditação, a concentração, a reflexão e a oração. Como em toda habilidade, é preciso trei nar sempre para adquirir se o melhor condicionamento.

Muita gente acredita que basta ter um pensamento positivo. Entretanto, ele precisa estar aliado à ação. Como conciliar ambos?

O pensamento positivo é o primeiro passo, mas a ele deve mos aliar a vontade e o esforço, que irá promover a mudança pessoal e a realização de metas que desejamos. Num exemplo simples, se estou doente, não basta a minha vontade de ficar curado, é preciso buscar o mé dico e tomar os remédios reco mendados por ele, confiante na sua eficácia.

A fé nas propriedades curativas da força do pensamento tem raízes seculares. Por que a ciência ainda não aceita tal conceito?

Na verdade, uma parcela dos profissionais da saúde já sabe que a contribuição mental do doente, sua confiança e ânimo são determinantes no comba te à doença. Negação, tristeza e revolta agravam o quadro patológico e aceleram a morte.

2
Editorial

Em Pensamento, a força da alma você também analisa as consequências filosóficas e morais do pensamento. Fale um pouco sobre isso.

O pensamento repercute na vida física, mas especialmente na vida moral. É a mente, e não o corpo, a fonte das virtudes que elevam o espírito. Ainda que não conheçamos os me canismos da mente, podemos direcionar nossos pensamen tos para o bem, assim como um motorista que conduz um carro sem saber como funcio na o motor. Nossa felicidade, geralmente, está relacionada com uma relação harmoniosa com a natureza e as pessoas. Pensamentos virtuosos, como os de fraternidade, solidarieda de, caridade, tolerância, dentre outros, promovem uma con vivência social mais pacífica e, por decorrência, a felicidade. E quanto mais virtuoso, mais nos aproximamos dos bons espíri tos e de regiões de maior paz. Jesus nos deixou o código mo ral segundo a lei divina e segui lo deve ser o nosso objetivo. Deixe uma mensagem para o público.

Quero dizer que nosso estu do tem por objetivo nos ajudar a pensar melhor e nos apro ximar do pensamento divino, que criou, organiza e mantém a vida estuante e bela no Uni verso. Quando pensarmos ape nas de forma superior, seremos um com o Pai, portanto, felizes.

Onossos pensamentos e mudaremos o nosso mundo”, ganha um significado bem mais relevante diante de um estudo sério e aprofundado da doutrina espírita. Consciente disso, Donizete Pinheiro expõe a força que tem o pensamento para o espírito, encarnado ou desencarnado.

Trecho da obra

Somos os seres inteligentes da Criação, mas pensar com sabedoria e viver amorosamente é um processo que só se concretiza após inumeráveis milhões de anos, em reiteradas experiências na matéria ou na Espiritualidade.

Nos reinos inferiores e no início da humanização, o avanço do espírito aconte ce por força do instinto, esse software criado por Deus para nos guiar enquanto desenvol vemos a nossa inteligência, assim como fazem os pais em relação às crianças. Dessa ma neira, quando mais evolvidos, a razão e a vontade passam a preponderar e a determinar as nossas condutas.

“O instinto é guia seguro, sempre bom. Pode, ao cabo de certo tempo, tornar se inútil, porém nunca prejudi cial. Enfraquece se pela pre dominância da inteligência.”

– afirmou Allan Kardec (A Gênese, cap. 3).

A obra

Pensamento, força da alma

Donizete Pinheiro

15,5x22,5 cm

256 páginas 50,30

gostei Li OK! e

Analisados à luz da doutri na, fartamente embasados nos livros da codificação e nas obras de importantes personagens espíritas, os tópicos tratados mostram se de grande importância para o entendimento des sa força da alma, que bem orientada levará o ser huma no a um estágio melhor na sua evolução.

Acabei de ler e achei fantástico! Traz uma bela condensação de tudo o que precisamos ou deveríamos saber para bem utilizarmos essa potência que recebemos pela graça de Deus. Gostei muito dos estudos do cérebro físico e suas divisões, dos departamentos da mente, do viés psicológico dado à obra. Fiquei muito feliz em poder ler e estudar um livro tão instrutivo e imprescindível quanto esse.

E o espírito Lázaro, em men sagem sobre o amor recolhida pelo Codificador, disse: Em sua origem, o homem só tem instintos; quando mais avançado e corrompi do, só tem sensações; quan do instruído e depurado, tem sentimentos. E o ponto delicado do sentimento é o amor, não o amor no sentido vulgar do termo, mas esse sol interior que condensa e reú ne em seu ardente foco todas as aspirações e todas as re velações sobre humanas (O Evangelho segundo o Espiritismo, cap.11).

Vejamos, pois, que o propósi to da evolução é conduzir o es pírito ao amor pleno, que em si resume todas as virtudes que devemos conquistar. No entanto, antes devemos aprimorar a nossa inteligência, adquirindo cada vez mais co nhecimentos e habilidades

Trecho extraído do capítulo Pensamento e evolução

Renato Confolonieri Por e-mail

Um dos melhores livros que já li, não só em razão da excepcional mediunidade de cura de Arigó, mas também por sua elevação espiritual.

Nota 10 para capa, diagramação e teor do livro. Parabéns ao autor e à Editora EME!

LANÇAMENTO EME
3
Estudo
Estudo Estudo
Estudo Estudo Estudo Estudo Estu Estudo Estud
Estudo Estudo Estu
Est

Uma oportunidade chamada vida

Surgido como uma espécie de desdobramento de O Garimpo, periódico mensal de poesia e espiritismo, Uma oportunidade chamada vida nasceu do encontro dos poetas espíritas que usaram seus versos para incentivar e valorizar a vida. Esta valorização também está pre sente através da participação de fotógrafos, cujas imagens repre sentam a valorização da vida. Assim, cada poeta escolheu a

Uma oportunidade chamada vida

imagem que melhor define seu poema – verdadeiras “palavras impregnadas de amor que tra zem em si o emblema do Cristo Consolador”, conforme a poeta Iza Santos escreveu no editorial da obra.

Em Uma oportunidade chamada vida, Iza e outros poetas espíritas apresentam “a vida com todo vigor da alma, oferecendo esperança, confiança e calma”, mesmo quando tratam de as suntos considerados tabus como morte e suicídio. Mas, como bem definiram os também poetas Cristiane Lopuch e Fabrício Sanas na apresentação do livro, “feliz mente, o contexto muda e os as suntos importantes vêm à tona”

A evangelização de portas abertas para o autismo

Nos últimos 12 anos, a preva lência do Transtorno do Espec tro Autista (TEA) mais do que duplicou, segundo dados das estatísticas do Centro de Contro le e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC).

Enquanto a ciência médica busca informações completas sobre o autismo, a literatura espí rita oferece boas alternativas so bre o tema à luz da doutrina. É o caso de A evangelização de portas abertas para o autismo, que a Editora EME está relançando.

Especialista em colocar a mensagem esclarecedora do

Destaque do CLEME

Ahistória de José do Egito está na Gênese bíblica. Ele foi aprendiz de Schebna, que o ensinou coisas como prever o futuro, interpretar sonhos, fazer venenos e antído tos e outras coisas. Schebna tam bém previu um futuro glorioso para José, em que ele seria re baixado e depois iria encontrar a glória em uma grande civilização.

Além de ser o favorito de seu pai, Jacó, José tinha sonhos gran diosos e tudo isto despertou o ciúme de seus outros dez irmãos que o venderam a alguns merca dores e convenceram Jacó que José estava morto.

Ao chegar ao Egito, os mer cadores venderam José como

escravo ao capitão da Guarda do Faraó. Mas José não se desespe rou, pois conhecia a previsão de seu mestre Schebna, e começou a arquitetar planos para atingir o topo previsto por ele. Mas seu primeiro plano não dá muito certo e ele acaba acusado injus tamente. José então vai preso e, na prisão, interpreta os sonhos do copeiro do palácio, que lá fi cou detido por algum tempo.

Também está na Bíblia que, naquela época, o Faraó tinha sonhos que nenhuns dos ma gos e conselheiros conseguem interpretar. E aí o copeiro, que já estava livre e de volta às suas funções no palácio, se lembra de José.

A interpretação do sonho, combinada com o bom conse lho que recebeu, causou grande impressão no Faraó, que decidiu fazer de José seu segundo no comando no Egito.

Destaque do Clube do Livro EME deste mês, O chanceler de ferro do antigo Egito traz aquele estilo único de Rochester, que consegue nos fa zer participantes des sa intrigante história ao mesmo tempo em que resgata a vida desse per sonagem importante e po lêmico, retratando a vida de José da obscuridade ao poder.

espiritismo ao alcance das no vas gerações, a professora Lu cia Moysés trata sobre o TEA com subsídios que ajudam a casa espírita a incluir os autis tas na evangelização e oferece aos educadores espíritas for mas para melhor compreender e lidar com tal transtorno. Além disso, a obra apresenta exem plos tirados do cotidiano e con tou, também, com a colabora ção de uma experiente mãe de um jovem autista, atuante nos meios espíritas.

Prefaciado pelo jornalista Car los Campetti, atual integrante do Conselho Federativo da Fe deração Espírita Brasileira (FEB) e membro da Comissão Executi va do Conselho Espírita Interna cional e pai de autista, A evangelização de portas abertas para o autismo aponta alguns cami nhos para a inclusão dos jovens e crianças autistas, como a mú sica. Apontada como um meio de expressão e comunicação capaz de revelar sentimentos e estados emocionais que não são ditos por palavras, a música permite a participação em ati vidades como a construção de instrumentos musicais feitos de sucatas, coreografias e, até mes mo, o próprio canto.

Para maiores informações entre em contato através do ZapEME:

19 9 9983-2575

Reedição de sucesso EME: Edição de sucesso EME: Envie suas críticas, sugestões e dúvidas para o e ‑mail sal@editoraeme.com.br ou ligue para (19) 3491‑7000 ou (19) 9 9983‑2575 e fale com nossas atendentes. Serviço de Atendimento ao Leitor - Queremos saber a sua opinião! Visite‑nos! www.facebook.com/EditoraEME | www.youtube.com/Edito- raEMEoficial www.instagram.com/EditoraEME
Alberto Jorge Centurião Carvalho e outros
• 20,5x15 cm
• 72 páginas
evangelização
R$ 49,20 A
de portas abertas para o autismo Lucia Moysés
• 15,5x22,5 cm
• 200 páginas
Romance mediúnico Romance mediún Romance medi Romance mediúnico Romance mediúnico
R$ 46,10
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.