IPPLAN

Page 20

Introdução O presente artigo apresenta reflexões sobre as tendências e os desafios para a promoção do desenvolvimento rural sustentável. O que se pretende demonstrar é que está em curso na região uma ampla mudança no enfoque e nas práticas que orientam as políticas, os programas e os projetos de promoção de desenvolvimento rural. Tais mudanças se exprimem na adoção de estratégias que adotam como conceitos-chave os de articulação, territorialização e complementaridade. Além disso, assiste-se a uma promissora incorporação da dimensão política nas estratégias de promoção do desenvolvimento rural. Tradicionalmente entendida como um problema de produção de alimentos ou modernização de um setor econômico, o que emerge é uma perspectiva renovada de incorporação do rural na agenda política dos governos e da sociedade em geral de forma multissetorial. Entender a gênese e os contornos desta nova dinâmica é um dos objetivos do artigo. Para alcançá-lo está dividido em 3 partes, além desta introdução. Na primeira delas são apresentados alguns conceitos iniciais para demarcar o campo no qual serão discutidas, na segunda parte, as tendências e as perspectivas do desenvolvimento territorial rural sustentável. Neste contexto o artigo recupera e discute a gênese e a evolução do enfoque territorial do desenvolvimento rural e finaliza com algumas proposições que sintetizam os conteúdos discutidos.

1. Aproximações conceituais ao desenvolvimento territorial rural sustentável O futuro de um território rural depende não só da população que lá reside, mas fundamentalmente da decisão que a sociedade tomar em relação ao que deseja ter em seu município. Daí a pertinência e a importância de espaços de análise e debate sobre o tema que possam reunir as forças vivas dos territórios e gerar coalizões que estimulem a busca por caminhos mais promissores para o desenvolvimento. Uma pergunta inicial para o debate poderia ser formulada da seguinte maneira: por que a sociedade de um determinado município deveria apoiar a manutenção das dinâmicas que caracterizam as suas áreas rurais? Para uma aproximação inicial do tema deveríamos explicitar alguns conceitos e ideias que sustentam a argumentação apresentada ao longo do texto. Em primeiro lugar, é importante diferenciar o agrícola do rural. Enquanto o primeiro diz respeito a uma atividade econômica, o segundo está mais relacionado a um conjunto de relações sociais. O rural, mais do que o espaço no qual se desenvolvem determinadas atividades é um espaço de vida, um espaço apropriado e transformado ao longo de processos de interação entre sociedade e natureza ao longo do tempo.

18

Desenvolvimento Rural: Desafios do Planejamento Econômico e Ambiental


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.