Revista Taperá - Julho/Agosto 2014

Page 1

Edição no 8 | Julho / Agosto | 2014

dia dos pais

saiba quem é o “Pai dos Saltenses”

o brasil na guerra

os “pracinhas” saltenses na II Guerra Mundial

fitness

NESTA EDIÇÃO: • colunas sociais • Acias e Rotary Club comemoram 50 anos • novidades tecnológicas

escolha o treino certo para turbinar os resultados

saÚDE E BELEZA

as diferentes indicações para o uso do botox

JULIANA PAES ela esbanja beleza, talento e carisma



Foto: Long

Jump

Foto: Telhanorte Foto: K&G

Confira quais são os objetos decorativos que ajudam a dar um toque rústico aos ambientes

Novidades high-tech proporcionam entretenimento e facilidades na rotina

Foto: Tok&Stok

Juliana Paes fala sobre maternidade, moda, beleza

Foto: USA Pears

e papéis na TV e no cinema

Cuidado e Beleza dos Cabelos Fitness: Treino Certeiro Receitas: Cardápio Light Rede do Bem Destinos Nacionais e Internacionais Decoração: Atmosfera Rústica A Volta do Papel de Parede Ajuda Hi-Tech

Moda e Beleza Entrevista: Juliana Paes Denise Fraga Saúde e Bem-estar Os Diferentes Usos do Botox

Motor: Personalização de Carros Fotos Capa: Fábio Seixo/Agência O Globo

sumÁRIO

Ousados e cheios de novidades, papéis de parede voltam a ser hit nos projetos de decoração

Curiosidades

Receitas leves e saudáveis ajudam a manter a boa forma


Expediente

EDITORIAL

Publicação da Editora Taperá Ltda.

• Diretor-editor Valter Lenzi (Jornalista Profissional MTPS 075-80)

“Cinquentões”, PAIS E pracinhas” Nesta oitava edição da nossa revista (que também é de todos os saltenses), estamos focalizando alguns assuntos locais, além da costumeira entrevista com um ator ou atriz de sucesso e as colunas, bastante úteis, sobre Beleza, Turismo, Saúde, Comportamento etc. Estamos falando, no que se refere às matérias da terra, sobre três temas básicos: “cinquentões”, pais e “pracinhas”. Comecemos pelos “cinquentões”: Rotary Club de Salto e Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Salto. O terceiro é o Jornal Taperá, mas sobre ele já demos o devido destaque na edição anterior, quando inclusive publicamos duas entrevistas com um funcionário e a colaboradora mais antiga. O Rotary e a ACIAS surgiram também em 1964, ano que foi pródigo em coisas novas e boas, apesar de nele também ter surgido uma revolução que infelizmente se transformou numa triste ditadura. Representando o Rotary demos a palavra aos três fundadores que ainda fazem parte do clube e a ACIAS está muito bem representada pela sua atual presidente, que conhece bem a atuação dessa entidade, sobre a qual discorreu. Quanto aos pais, no mês de agosto a ele dedicados, saímos da rotina e lembramos de uma personalidade saltense que foi considerado o “Pai dos Saltenses”, pelo muito que fez em prol da cidade e da população. Leiam a matéria e vejam que o cognome a ele atribuído pelos seus contemporâneos foi dos mais merecidos e merece ser respeitado e preservado. Finalmente, nos referimos aos “pracinhas” – é bom não confundir com àquelas com a mesma denominação, implantadas pelo ex-prefeito Geraldo na cidade, mas sim os quatro saltenses que participaram da II Guerra Mundial. Eles partiram, mas deixaram seus nomes inscritos, inclusive num monumento que marcará para sempre suas atuações. Boa leitura.

O Editor

• Jornalista Responsável Fabiana Franco MTB - 36.505 • Publicidade Departamento de marketing (11) 4028-1999 • Redação/Balcão de Anúncios Rua Itapiru, 983 – Jardim Barcella (11) 4029-3070 (11) 4028-1999 CEP 13321-330 • Nossos e-mails jornal@tapera.com.br reportagem@tapera.com.br arte@tapera.com.br financeiro@tapera.com.br propaganda@tapera.com.br marketing@tapera.com.br • Tiragem 10 mil exemplares • Impressão Quatrocor Gráfica e Editora • Conteúdo, Edição e Arte CM&N Revistas Customizadas (17) 3229-1940 contato@centralcmn.com.br Redação: Mani Jardim

A Revista Taperá não se responsabiliza pelos conceitos emitidos em artigos assinados, bem como pelas informações ou conteúdo dos anúncios publicados. A reprodução total ou parcial do conteúdo desta obra é expressamente proibida sem prévia autorização.


pele fake

Já faz algum tempo que as mulheres voltaram a aderir às bocas coloridas. E neste inverno não será diferente, ou melhor, a tendência será ainda mais explorada. Algumas cores prometem reinar: o vinho, tanto nos tons que puxam para o marrom quanto os mais abertos; o cereja, que fica entre o vinho e o vermelho; e o roxo, em alta desde o verão. Além disso, tendem a continuar em destaque o berinjela; o roxo superescuro, que confere elegância ao visual e cai muito bem com um jeans e blusa branca; o laranja e, é claro, o vermelho, queridinho que nunca sai de moda.

Fotos: Marisol

de inverno

Mais uma macrotendência que promete agitar o guarda-roupa das garotas – e não somente das adultas. As peles fakes (falsas) chegam com tudo à moda infantil, e que além de aquecer, deixarão as meninas ainda mais fofas. Em Nova York apareceram peças com um tipo de lã desfiada, predominante nas cores pastel: rosa, nude, azul clarinho. Volumosas ou ajustadas, as roupas com pele merecem um cuidado: o de permitir que o conforto seja mantido. Atente-se também para que não causem alergia e que permitam que as meninas possam brincar tranquilas.

franjas Se existe um inverno que elas prometem marcar presença definitiva, certamente é o de 2014. E, desta vez, as aplicações estão por toda parte, funcionando bem em peças de roupas Foto : Ram arim e acessórios. Elas serão encontradas em jaquetas, calças, blusas e também em botas, brincos, colares e bolsas. Estas últimas tomaram conta das vitrines nos últimos dias: as bolsas com franjas aparecem de vários modelos, tamanhos e texturas. O clima à Pocahontas combina bem com o inverno e dá à tendência um toque boho-chic que as mulheres adoram.

Foto: Arezzo

batons

blush ideal

unhas feitas!

corpo

hidratado Hidratação é a palavrinha mágica para conquistar uma pele bonita e vistosa no inverno. O frio facilita o ressecamento da tez e, por isso, especialistas indicam a hidratação pelo menos uma vez ao dia, sempre após o banho. Peles mais propícias ao ressecamento podem receber aplicações extras de cremes – de duas a três vezes ao dia. Porém, é preciso cuidar para não exagerar, pois o excesso pode levar à oleosidade. Os lábios também costumam ressecar, portanto o uso de hidratantes labiais é recomendado. Outras tarefas também devem ser levadas em consideração: ingerir muito líquido, utilizar filtro solar, evitar banhos quentes e não ensaboar muito a pele. Cuide-se!

Tons que vão do roxo ao vermelho, em opções mais fechadas e com menos brilho, têm tudo para fazer a cabeça, ou melhor, a mão das mulheres na estação. Outra opção interessante são os produtos que geram efeito duocromático, com nuances prateadas combinadas com cores escuras. Para quem não abandona o nude, vale usá-lo nas versões próximas ao chocolate.

sapatos masculinos

Foto: Lelê Beveglieri

O vermelho e o azul marcam presença nas estações mais frias de 2014, inclusive em looks monocromáticos. Alterando completamente a ideia de que no inverno só existem roupas sóbrias, escuras e fechadas, a moda traz tons de azul royal, bic entre outros tipos vibrantes. O vermelho também vem em tonalidades vivas e intensas. A paleta outono-inverno agrega ainda o sangria - uma vermelho escuro, levemente arroxeado –, que compõe belas combinações com facilidade.

Aspecto de saúde, realce do brilho da maquiagem e feminilidade são algumas das importantes funções do blush. Entretanto, é fundamental escolher a cor do cosmético para que o produto combine com o tom de pele. Pele negra: harmoniza perfeitamente com cores como vinho, marrom, terracota e com pigmentos dourados. Nesse caso, é preciso ter cuidado com tons como cereja e rosa, para evitar resultados artificiais. Morena: tonalidades pêssego, cereja e laranja criam ótimos resultados com naturalidade. Pele branca: rosa, pêssego e cereja dão um charme especial às branquinhas. Já o bronze pede peles um pouco mais escuras ou amareladas, não muito brancas. Vale passar longe do vinho, marrom e terracota para não pesar o make. Quando o assunto é a pele sensível, frágil e propícia à vermelhidão, a dica é prepará-la antes da aplicação do blush, para que o tom seja neutralizado. Ainda entre as orientações para esse caso estão o uso de base amarelada e a preferência por pigmentos mais fechados.

Foto: Samello

cores da estação

Foto saia: C&A

tendência Foto calça: Usina Jeans Wear

tendência

Ícone de sofisticação e estilo, o sapato oxford é o clássico da moda masculina. Seu surgimento ocorreu no século 17, na Inglaterra, sendo adotado pelos nobres estudantes da Universidade de Oxford. Na época, o sapato de forma mais alongada e com recortes na gáspea transformou o visual masculino, além de garantir elegância às produções. Democráticos, neste outono-inverno os oxfords aparecem em diversos modelos, variando sua indicação, como os de couro, para os looks mais sofisticados, e os de camurça, para os mais casuais. Mas, como nem sempre o oxford agrada a todos os homens, a temporada traz outras opções. Aqueles que preferem calçados com aspecto mais esportivo e rústico, podem apostar em peças com solado mais alto, tratorado.



entrevista

Por Ester Jacopetti

A

entrevista

triz destemida, Juliana Paes encara os mais diferentes papéis na televisão, teatro e cinema. Assume os personagens e – mais que vida – dá brilho a eles. Afinal, talento, carisma e beleza não lhe faltam! Aos 35 anos, está bem consigo mesma. Há pouco tempo, chegou a declarar que se sente não só mais

bonita como também mais capaz! Mãe de Pedro, 3 anos, e Antônio, que completa 1 ano em 2014, Juliana é só felicidade também na maternidade. E, atualmente, o papel de mãe devotada a acompanha na vida profissional. Isso porque, na novela global “Meu Pedacinho de Chão”, a atriz interpreta Maria Catarina, que faz de tudo pela filha Pituquinha. No universo lúdico da fábula de Benedito Ruy Barbosa, Juliana faz uma mulher divertida, expansiva, explosiva e até um pouquinho “amalucada” e, assim, encanta os telespectadores. Nesta entrevista, ela fala sobre este papel, aborda outras realizações profissionais e trata também de vida pessoal. Confira!

JULIANA

PAES

Dona de qualidades superlativas, a atriz tem talento, beleza e carisma de sobra! Foto: Fábio Seixo/Agência O Globo

Como tem sido participar de “Meu Pedacinho de Chão”, uma novela que brinca com o lúdico, com o imaginário das pessoas? É muito gostoso ver o resultado de todo o nosso trabalho. Os corseletes são bem apertados, tem uma grande sobreposição de roupas, as ancas são pesadas, mas emocionalmente e profissionalmente é muito recompensador. Fica tão lindo de ver. Eu gosto do figurino. Meu processo é menos complicado do que de outros atores. Não precisei fazer nenhum sacrifício, como pintar os cabelos, por exemplo, mas troco muito de peruca. É muito rico poder fazer parte desse trabalho. Sinto-me privilegiada por ter essa oportunidade. É comum os colegas, e eu mesma, em alguns momentos da trajetória, reclamar da falta de diversidade do que nos é oferecido. Acabo me sentindo muito beneficiada por chegarem até mim sempre convites tão diferentes. Eu dou muita sorte! E o que seu filho mais velho achou de ver a mãe vestida com roupas nada convencionais? O Pedro adorou quando me viu vestida com peruca azul. Ela falou que eu estava parecendo uma princesa. Ele acha meio esquisito na verdade (risos). O Pedro

Rede Globo/Divulgação

“Acabo me sentindo muito beneficiada por chegarem até mim sempre convites tão diferentes. Eu dou muita sorte!”


INFORME PUBLICITÁRIO


entrevista

entrevista Márcia Fasoli / Mega Polo Moda / Divulgação

“Sou vaidosa, adoro moda, e procuro acompanhar as tendências” Li que você já perdeu 16 quilos... Eu engordei 16 quilos na segunda gravidez, e foram os mesmos da primeira gestação. A gente ganha, mas tem que perder. No começo, eu me preocupo mais com a amamentação, e essa é uma das coisas que priorizo muito, porque acho extremamente importante. Quando não estou mais precisando dar de mamar, penso em cuidar mais do corpinho. Carlos Prates / Mega Polo Moda / Divulgação

“O que a gente precisa é de bons papéis, não importa se está na novela das seis, das nove ou se está na minissérie” é bem desinibido e gosta de ver que a gente está filmando, mas ainda não sei se será ator não. Ainda é cedo para falar isso. Seu último trabalho foi numa minissérie e agora você está numa novela das seis... Isso é muito bom. O que a gente precisa é de bons papéis, não importa se está na novela das seis, das nove ou se está na minissérie. A gente tem que ter bons personagens, coisas gostosas de fazer. Textos que você leia e goste de fazer, porque tem que valer a pena deixar os filhos em casa. Nós tínhamos uma promessa de estrear com 15 capítulos prontos. Você sabe que fazer 15 primeiros capítulos não é nada fácil. O Luiz Fernando Carvalho (diretor) é superexigente, por isso está dando muito trabalho, mas está ficando muito bom!

No começo do ano, você iniciou as filmagens do filme “A Despedida”, com Nelson Xavier. Como foi essa experiência? É um filme intenso, um drama muito bonito que fala de amor, do vislumbre do fim da vida. Algumas imagens são fortes, mas vão mexer com o coração das pessoas que forem assistir. Pelo menos é o que eu espero. Fiz algumas cenas de nudez, mas são perfeitamente normais, mas nós sempre temos certo cuidado. A direção foi supercuidadosa, o Nelson é um companheiro e já nos conhecíamos

desde “Gabriela”, trabalhamos juntos. Foi muito gostoso de fazer porque ele é um mestre. É muito bom trabalhar ao lado das pessoas de quem a gente é fã. Falemos agora de maternidade. Como é a Juliana mãe? Muito babona, mas acho que toda mãe é, né?! Eu sou muito brincalhona. O que mudou no seu corpo depois da segunda gravidez? Muda tudo, né (risos). Eu sempre fico com barrigas muito grandes. É difícil voltar, mas como não fico muito nessa paranoia logo no começo, as coisas vão acontecendo naturalmente. E amamentar é divino porque emagrecemos sem perceber. Não fiz grandes esforços para perder esses quilos que eu ganhei durante a gravidez. A própria amamentação vai dando conta disso, o que é muito gostoso.

“É muito bom trabalhar ao lado das pessoas de quem a gente é fã”

E quando os assuntos são moda e beleza... Você é uma mulher muito vaidosa? Sou vaidosa, adoro moda, e procuro acompanhar as tendências, mas é obvio que nem tudo que as modelos usam nas passarelas é para a mulher brasileira. Eu pelo menos me sinto representante da mulher brasileira. Nem tudo que está na revista dá para a gente usar, mas eu gosto muito de acompanhar a moda. Recentemente você participou de um desfile de roupas. Como foi? Sempre que se participa de um desfile, a gente fica um pouco preocupada. Principalmente quando não se está 100% em forma e dá aquela insegurança. Mas nesse caso foi bem fácil, porque tinha muitas roupas bonitas. Muitas pessoas acham que todas as roupas das novelas são de grifes, mas uma parte vem do comércio popular. Como você vê essa democratização da moda? Acho pertinente e acredito que estamos vivendo um novo tempo em que a democratização tem vários aspectos. É interessante quando você entra numa loja popular e encontra uma peça bacana, que também está numa loja de grife e até internacional. Cada personagem encontra as suas grifes pertinentes, e muita coisa se faz no Projac (central de estúdios da Rede Globo). Temos um acervo maravilhoso de costureiras que fazem as roupas sob medida. Isso é um conforto que nós temos. E como se sentiu nesse desfile, como modelo? Eu me senti igual ao Neymar quando faz o gol da Copa. É muito bom. Estar em contato com as pessoas desse jeito é muito gostoso!

RAPIDINHAS Conheça um pouco mais sobre o jeito de ser da atriz: • Maternidade: a mamãe Juliana faz de tudo para ficar o máximo de tempo ao lado dos filhos. Ela desdobra-se para dar conta da rotina profissional corrida e da vida em família. Como ela mesma já disse certa vez: “Depois que a gente se torna mãe, a gente vira mil”. • Conselho de beleza: uma dica que beleza que ela sempre dá? O cuidado com a pele. Ela não vive sem hidratante e já até declarou ter usado receitinhas caseiras, como a mistura de açúcar e mel para fazer esfoliação. • Truque de maquiagem: para ela, um item indispensável no make é o rímel! Isso prova que ela adora cílios bem volumosos! • Moda: na hora de escolher modelitos de arrasar, Juliana busca peças que valorizem sua cintura. • Cuidado com os fios e o que ela faz para proteger os lindos cabelos? Para evitar a agressão do sol, a atriz investe em produtos com filtro solar e também prende os fios, para deixá-los menos expostos.


INFORME PUBLICITÁRIO

Calça, camisa

e poesia

quietas n i s a m l a Quantas am em suas iz se neutral misas? calças e ca Saí do cinema e vi o homem sentado no saguão. Não podia sair daquele jeito. Chorava copiosamente. Usava calça, camisa e tinha ao lado uma pasta de couro, dessas antigas. Pensei em oferecer ajuda, mas eu também ainda trazia os meus olhos vermelhos. Estávamos num cinema, um lugar pra chorar. Pus os óculos e fui embora tentando adivinhar a vida daquele homem comum que chora no cinema. Quantos de seu escritório o imaginariam naquele estado? Quantas

almas inquietas se neutralizam em suas calças e camisas? Me lembrei do engenheiro. Quem já fez uma reforma em casa sabe o quanto um engenheiro ou um arquiteto pode virar quase um membro da família. Entram na vida da gente e até nos enxugam as lágrimas quando os quatro meses prometidos viram um ano. Talvez pela intimidade adquirida, quando ficou pronto o piso do banheiro, Antonio Carlos deixou escapar: – Ficou ótimo! Até pus aqui o jornal!

Denise Fraga É atriz e autora de “Travessuras de Mãe” e “Retrato Falado”, ambos da Editora Globo

– Que jornal? Me contou, tímido, que costumava enterrar em seus concretos o jornal do dia junto com alguns objetos e um bilhete. – Bobagem! Uma cartinha dizendo que estivemos por aqui. Fiquei absolutamente surpresa. Antonio Carlos tinha até nome de engenheiro, mas acabara de incrustar sua alma de artista no piso do nosso banheiro. Muitas vezes, estou por ali olhando meus pés no azulejo e penso na cápsula do tempo do engenheiro de calça e camisa. Quem parará a marreta ao se deparar com o pequeno coração de concreto em que pisamos todos os dias? As pessoas são mesmo muito surpreendentes. No outro dia, perguntei ao técnico que nos ajuda com os computadores de casa qual era a nossa nova senha para a internet. – Pra viver eu preciso de poesia. – Eu também! – respondi. – Então. Achei que era bom. É sua senha: pravivereuprecisodepoesia. Tudo junto, minúsculo. Fiquei boquiaberta. O rapaz formal, de calça e camisa, colocou como senha para nosso acesso ao mundo virtual uma frase que, com toda a minha alma de artista, eu jamais ousaria. É verdade, vive-se melhor com poesia. Não é mais a senha. Pode espalhar.



saúde

saúde

Peeling gengival Você pode nunca ter ouvido falar em peeling gengival, mas certamente já observou que existem pessoas que têm gengivas mais escuras que outras. As manchas, ocasionadas por excesso de produção de melanina, podem ser tratadas em procedimento estético na qual a gengiva é descamada superficialmente, e que promete bons resultados com apenas aplicação de anestésico local. Dessa forma, os pigmentos são removidos e a região regenera-se. A cicatrização leva, em média, duas semanas e a manutenção deve ser feita após dois ou três anos, se houver necessidade.

Refresco na

menopausa

Um projeto de conclusão do curso de nutrição e dietética da Escola Técnica Estadual Carlos de Campos, em São Paulo, tem dado o que falar! Isso porque as alunas Deuza Maria Antunes da Rosa e Thaiane da Silva Rios tiveram a brilhante ideia de criar um sorvete que alivia os fogachos da menopausa. Os itens mágicos são: inhame, extrato solubilizado de soja, beterraba, abóbora japonesa e nozes. Segundo elas, os ingredientes apresentam fitoestrógenos, substâncias de estrutura química semelhante a dos hormônios. A massa, feita com abóbora, e a calda, de nozes, traz substâncias capazes de garantir a harmonia tão desejada nesta fase. Agora resta saber se, em breve, veremos à venda nas sorveterias do País. E aí, será que o sabor é bom?

Arroz integral

para diabetes

Muitos já sabem que a troca da farinha branca pela integral é amplamente vantajosa. Uma outra substituição benéfica é a do arroz comum pelo integral. Um estudo feito pelo médico Viswanathan Mohan, da Fundação Madra de Pesquisa em Diabete, na Índia, constatou uma queda de 20% nos níveis de glicose e de 60% na liberação de insulina quando o prato era composto pela versão integral do grão. O especialista pôde concluir, portanto, que o arroz integral é uma estratégia significativa na prevenção do diabetes.

Gengibre: inúmeras utilidades!

A raiz emagrecedora e anti-inflamatória tem feito sucesso entre os que buscam perder peso e amenizar a celulite. O vegetal ainda beneficia os sistemas digestivo, respiratório e circulatório. Seu efeito termogênico acelera o metabolismo, aumenta o gasto calórico e, consequentemente, auxilia na perda de gordura. Seu consumo pode ser cru, em chás, conserva ou óleo e a quantidade recomendada é de 2 a 4g por dia. Contudo, é importante ressaltar que o gengibre deve ser evitado por pacientes com distúrbios hemorrágicos, doenças cardíacas e, ainda, por diabéticos, pois a raiz diminui os níveis de glicose, podendo causar hipoglicemia. Assim, antes de ingeri-lo, é importante consultar médico e nutricionista para verificar as melhores indicações de consumo para cada caso.

Sono

Frutas vermelhas

para rejuvenescer Por meio de pesquisa realizada pelo Hospital Brigham and Women, instituição afiliada à Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, pôde-se concluir que as frutas vermelhas são ótimas aliadas quando o assunto é rejuvenescimento. Isso porque elas protegem contra doenças crônicas, controlam o açúcar no sangue e o índice de colesterol ruim (LDL) e ainda fazem bem ao coração! Portanto, vale acrescentar a receita de um suco revitalizante ao cardápio para uma pela mais bonita, além de cabelos e unhas renovados. Frutas como o morango e a acerola, por exemplo, beneficiam a pele, são ricas em vitamina C, têm importante papel na formação do colágeno e ajudam a retardar o processo do envelhecimento.

X Câncer

Alguns estudos já mostraram que pessoas com problemas relacionados ao sono são mais propícias a tumores. Contudo, o pediatra árabe-israelense Fahed Hakim resolveu investigar como e porque isso acontece. Em sua pesquisa para identificar a correlação entre o sono interrompido e a disseminação de tumores cancerígenos, ele testou dois grupos de ratos: um dormia normalmente e outro era repetidamente acordado. Durante o processo, células cancerosas foram aplicadas nos dois grupos revelando que, no segundo, os tumores espalharam-se mais rapidamente. A pesquisa revelou que eles desenvolveram mais macrófagos do tipo M2, que são as células que ajudam os invasores do corpo, como os tumores, por exemplo.



saúde

saúde

Botox

multiuso Além de minimizar os sinais de envelhecimento, a toxina botulínica pode ser usada para tratar hiperidrose e problemas odontológicos

Famosa por ser extremamente útil em tratamentos estéticos, a toxina botulínica – também conhecida como botox, em razão do nome da marca pioneira da substância no mercado – ganha cada vez mais espaço. Novos estudos ampliam a sua aplicação não só na dermatologia, mas também na odontologia. Conheça um pouco sobre os diferentes usos dessa substância.

Minimizando marcas De acordo com a dermatologista Cristiane Dal Magro, entre os usos mais frequentes da toxina botulínica está o tratamento das chamadas rugas de expressão da face – especialmente ao redor dos olhos (pés de galinha), na testa e na região entre as sobrancelhas. “Existe também uma grande tendência em utilizá-la para tratamento da região cervical e do colo. Sua ação promove a redução da contratilidade dos músculos da região tratada, amenizando

a incidência de rugas”, explica a médica. Ela lembra que todo procedimento dessa natureza deve ser realizado por um profissional capacitado na técnica. Segundo a especialista, antes de qualquer aplicação, o paciente deve passar por avaliação clínica, pois existem contraindicações como, por exemplo, o uso da substância em gestantes, além de portadores de determinadas doenças. Sobre as novidades do uso da toxina botulínica na dermatologia, Cristiane revela o que deve vir por aí, com base nas últimas descobertas. “Em recente congresso da Academia Americana de Dermatologia, foram apresentados relatos de pacientes que obtiveram melhora de algumas doenças de pele com o uso da toxina botulínica como, por exemplo, a psoríase e a rosácea. Mas ainda são necessários estudos para sua aplicação em larga escala”, conta.

Combatendo a hiperidrose Cristiane Dal Magro explica que a substância pode também ser aplicada em locais de transpiração excessiva (chamada de hiperidrose), com o objetivo de reduzir a produção de suor. A região em que a hiperidrose ocorre com mais frequência é a axilar, mas ela também pode aparecer nas mãos, pés, tronco e couro cabeludo. A dermatologista diz que, na maioria dos casos, não há uma doença que provoque a hiperidrose, entretanto, devem ser avaliados males metabólicos e distúrbios de ordem neuropsiquiátricos. Para os casos em que o tratamento da hiperidrose com botox seja indicado, o retorno é positivo. A médica revela que o uso da substância costuma trazer muito conforto aos pacientes, pois há redução significativa da transpiração e melhora da qualidade de vida. “Os resultados aparecem de 15 a 21 dias após a aplicação

e perduram por seis a nove meses, em média, mas já foram observados casos de maior durabilidade de efeito”, conta.

Solucionando problemas odontológicos A toxina botulínica também contribui para a área odontológica com sucesso. Foi comprovado que, dentre os benefícios alcançados, ela atua no tratamento para a redução de dores e disfunções da mandíbula, hipertrofia dos músculos da mastigação, na correção do sorriso gengival e no tratamento do bruxismo. Este último está, inclusive, entre os mais procurados. O bruxismo (aperto ou ranger de dentes durante o sono) pode provocar o desgaste ou amolecimento dos dentes, problemas ósseos, na gengiva e na articulação da mandíbula. A cirurgiã bucomaxilofacial Katyuscia Lurrent conta

que o tratamento convencional é feito com placas noturnas, para impedir o contato com os dentes. Porém, quando o botox é usado, ele é aplicado em cada lado da face, nos principais músculos da mastigação. “Já conquistei resultados positivos entre os pacientes que sofriam com dores ou problemas da região bucomaxilofacial. A substância atua no relaxamento da atividade muscular, causando uma atrofia desses músculos e, com isso, a face ganha um aspecto mais harmônico”, indica. O botox ainda pode ajudar pacientes com hiperatividade muscular que, geralmente, são alvos de dores de cabeça e na articulação da mandíbula. Segundo Katyuscia, a aplicação tem efeito nas dores da ATM (articulação temporomandibular) e, além disso, tem atrativo estético, já que reduz as marcas de expressão do rosto do paciente. A duração do efeito da toxina é variável. “Mesmo com os excelentes resultados, assim como ocorre nos tratamentos estéticos, a substância tem duração de aproximadamente seis

meses, o que vai depender da hiperatividade muscular de cada paciente, inclusive, podendo ter sua duração reduzida”, comenta a especialista. Outro benefício da toxina botulínica na odontologia é a atuação na correção do sorriso gengival – disfunção que expõe de forma excessiva a gengiva quando a pessoa sorri. Até então, o método mais comum para essa correção era a cirurgia (gengivoplastia), no entanto, a toxina tem substituído esse procedimento. Além da rapidez, o fato de o tratamento com botox ser menos invasivo também agrada. A técnica direciona a substância nos músculos responsáveis pelo sorriso, promovendo o relaxamento da musculatura. Vale ressaltar que, embora esse procedimento seja mais simples, é preciso avaliar se o paciente pode realizá-lo, não sendo recomendado para pessoas com alergias, para aquelas que estejam fazendo uso de antibióticos do grupo amino-glicosídeos (por potencializarem as ações da toxina), gestantes ou para mulheres que estejam amamentando.



beleza

beleza em excesso pode ocasionar a quebra da haste capilar, por isso é fundamental a realização do diagnóstico.”

fios

Selagem Carla diz que a selagem é conhecida também como cauterização a quente. Nesse caso, o objetivo é a reposição de queratina, mas a diferença está na finalização. Após a escovação, é feito o selamento das cutículas com o uso da prancha. “Com ela, além da reposição, é possível a recuperação do brilho, maciez e vitalidade dos fios.”

impecáveis

Alisamentos

Técnicas para limpar, restaurar e alisar ajudam a conquistar os cabelos dos sonhos Inúmeras são as técnicas usadas para alisar, relaxar e recuperar a saúde dos cabelos. No entanto, tanta diversidade pode, por vezes, gerar confusão acerca da real função de cada procedimento. Antes de conhecer as técnicas de tratamento capilar, a jovem Isabelle Francesquini Matheus Jardim, fez parte do grupo de mulheres que já se equivocou na escolha do procedimento. “Meu cabelo natural é muito armado, mas não é enrolado. No primeiro procedimento não obtive um resultado duradouro e que mudasse drasticamente o volume. Depois descobri um alisamento com o qual eu me identifiquei, pois o cabelo mantém-se liso e sem volume por mais tempo.” Cauterização, alisamentos e selagem são alguns dos métodos existentes e é válido ressaltar que cada um tem características próprias, portanto alguns pontos devem ser levados em consideração no

momento da escolha. Carla Maria Vianna Guimarães, cabeleireira profissional formada pelo Instituto L’Oréal Professionel e proprietária de um studio hair, fala sobre eles e dá dicas que podem ajudar no momento da escolha:

Cauterização Carla explica que a cauterização é um procedimento que tem por finalidade principal repor a queratina dos cabelos. É indicada para fios opacos, porosos, sem elasticidade e ásperos. É feita a lavagem com shampoo antirresíduos e, em seguida, é aplicada uma máscara de nutrição. Após esse passo, os cabelos são enxaguados, e aplica-se a queratina líquida nos fios. Depois vem a finaliza-

atenção aos

cuidados!

• Carla lembra que “para cabelos saudáveis é fundamental usar bons produtos e tratá-los sempre”. • Gestantes e mulheres que estão amamentando só podem fazer procedimentos químicos nos cabelos com autorização médica. • Procure sempre um profissional habilitado e informe-se sobre o produto utilizado.

ção, com a escovação dos cabelos. O cliente deve ficar, preferencialmente, três dias sem lavar os fios para que o tratamento seja melhor absorvido. O passo a passo do tratamento pode apresentar algumas modificações, dependendo da marca e produto utilizados, mas o profissional deve sempre obedecer às orientações do fabricante. É preciso também ficar atento à frequência de realização do procedimento. “Enfatizo que a cauterização deve ser feita no máximo uma vez ao mês, pois a queratina

A indústria cosmética trabalha para atender aos pedidos das consumidoras aficionadas pelo aspecto liso e sem volume. Atualmente existem diversas opções disponíveis para reduzir volume e até mesmo deixar o look chapado! Fatores como retoque, durabilidade e preço variam. O ideal é buscar orientação de um cabeleireiro de confiança e pesquisar qual método é mais indicado para cada desejo! Há aqueles com efeitos temporários – de dois a três meses – e outros mais duradouros. Neste último caso, a manutenção é feita, em geral, com o retoque da raiz, conforme o crescimento.

beleza longe

do formol

O uso do formol como alisante capilar NÃO é permitido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), pois esse desvio de uso traz riscos à saúde. A legislação sanitária permite o uso de formol em produtos cosméticos capilares apenas na função de conservantes (com limite máximo de 0,2%). Vale ressaltar ainda que todos os produtos alisantes devem ser registrados na Anvisa. Proteja-se!

Testando Carla explica que parte dos produtos para alisamentos existentes no mercado é compatível com outras químicas preexistentes no cabelo dos clientes. Entretanto, algumas marcas utilizam agentes redutores que não são conciliáveis com tratamentos capilares feitos anteriormente. Portanto, antes de fazer qualquer procedimento, é indispensável realizar um teste de mecha.

Amor aos cachos Para quem adora cabelos crespos também há produtos e tratamentos específicos. Hidratações especiais nutrem os fios e as técnicas de relaxamento capilar ajudam a definir os cachos. Nesse tipo de tratamento, após a aplicação do creme relaxante nas mechas, o cabelo recebe produtos enriquecidos com vitaminas e agentes restauradores que garantirão a saúde e beleza dos fios.

Você conhece o detox capilar? Como o próprio nome já diz, o detox capilar promove uma “faxina” nos

ampolas

“mágicas” As ampolas capilares agregam atributos cada vez mais modernos. A nanotecnologia, por exemplo, tornou-se uma aliada do conteúdo desses pequenos – porém poderosos – frascos. O efeito positivo se dá porque uma molécula nanotecnológica é muito menor que sua estrutura normal, permitindo que os ingredientes ativos alcancem rapidamente a fibra capilar.

fios, limpando substâncias acumuladas com o tempo e que deixam os cabelos opacos. Poluição, resíduos químicos, cloro e sal são eliminados durante o tratamento. Além de dar um “up” na saúde dos fios, ainda ajuda a recuperar o brilho perdido. Shampoo antirresíduos, máscaras emolientes, tônicos e leave-in costumam ser usados no procedimento.



fitness

treino certeiro A atividade física favorece o praticante amplamente, mas escolher a modalidade mais adequada aos objetivos que se pretende alcançar é um caminho mais rápido para a obtenção de resultados satisfatórios. A jovem Mônica Monteiro Barati, 28 anos, sabe bem o que é encontrar o tipo de exercício certo para a realização de um desejo. Há dois anos, ela conheceu o muay thai, também chamado de boxe tailandês, e nunca mais deixou a prática. “Eu estava ‘cheinha’ quando comecei e rapidamente obtive resultados. Fui dos 64kg para os 54kg. Além da perda de peso, minha disposição mudou, assim como a minha postura.” Posteriormente, ela agregou a musculação à rotina de exercícios para o ganho de massa e hoje comemora os 58kg e um corpo definido.

Para todos os gostos Não faltam programas eficientes e prazerosos para atingir a boa forma. “Em relação às modalidades, muitas são as opções de acordo com o gosto, disponibilidade e metas. Os benefícios alcançados são inúmeros tanto para a saúde do corpo como da mente”, afirma a personal trainer Luciana Helena Vieira Miranda, que aproveita para dar dicas sobre os ganhos obtidos com as diversas práticas. Confira:

PARA EMAGRECER •C ircuito: ideal para quem não tem muito tempo, pois possibilita um gasto alto de calorias em um curto intervalo de tempo. Dividido em fases, a combinação de intervalo de execução e recuperação é definida de acordo com o objetivo e nível de condicionamento físico do aluno; • Corrida: melhora não só o condicionamento físico e favorece a perda de peso como também beneficia o funcionamento dos sistemas cardiovascular e respiratório, aumenta o bom colesterol e reduz os níveis de gordura corporal e de glicose no sangue; • Spinning: a aula, feita em bicicletas especiais, faz a simulação de práticas de trilha de mountain bike, sendo um excelente exercício para perder peso de forma dinâmica e prazerosa; • Natação: é uma atividade física abrangente por englobar praticamente todos os grupos musculares. O esporte aeróbico faz perder muitas calorias e beneficia o sistema respiratório, imunológico, melhora o condicionamento e combate o estresse, ajudando a relaxar.

fitness PARA GANHAR FÔLEGO • Corrida: a atividade possibilita variações de intensidade durante o treinamento, que podem ser modificadas à medida que os atletas estejam mais familiarizados com o esporte; • Zumba: trata-se da aula de dança que usa ritmos latinos como merengue, salsa, e estilos caribenhos. Os exercícios são eficientes para o trabalho do pulmão, coração e também perda de peso; • Walkingdance: as coreografias feitas em cima de esteiras em movimento também compilam atrativos para o ganho de fôlego.

Confira quais são as modalidades mais adequadas para alcançar cada objetivo PARA GANHO DE FORÇA E HIPERTROFIA MUSCULAR • Musculação: promove estímulo localizado em determinados grupos musculares. Os exercícios podem ser realizados utilizando halteres, barras, aparelhos, tensores elásticos ou apenas contra a força da gravidade;

PARA DEFINIÇÃO MUSCULAR • Treinamento funcional: são treinos baseados em movimentos cotidianos, como correr, caminhar, agachar, entre outras funções. Em geral, o esforço é realizado com o peso do próprio corpo. Essa modalidade agrega diferentes habilidades em um único exercício e os benefícios são inúmeros. PARA GANHAR ELASTICIDADE E DIMINUIR O ESTRESSE • Pilates: método de condicionamento físico e mental que proporciona o alongamento e a fortificação do corpo de forma integrada, além de melhorar a respiração, diminuir o estresse, proporcionar o relaxamento, desenvolver consciência e equilíbrio corporal, melhorar a coordenação motora e a mobilidade articular; • Balance: nessa modalidade, os alunos trabalham a harmonia entre corpo e mente, combinando técnicas de tai chi, ioga e pilates. As atividades envolvem equilíbrio físico e concentração, com foco na respiração correta e condicionamento postural; • Ioga: une benefícios físico, mental e emocional. Praticá-la regularmente favorece a mente, a força e a flexibilidade, além de aliviar o estresse. Ainda garante a melhoria do funcionamento dos sistemas imunológico, digestivo, reprodutor, excretor, entre outros.

PARA DEFINIÇÃO MUSCULAR COM EMAGRECIMENTO • Muay thai: a modalidade, também conhecida como boxe tailandês, promove alto gasto calórico e ganho de condicionamento físico. A aula traz exercícios aeróbicos na forma de circuitos e exercícios para membros superiores, requisitados em treinos de boxe, e membros inferiores; • Pump: que tal musculação adaptada para aula coletiva? A técnica usa pesos, anilhas e barras, em uma aula com trilha sonora direcionada para melhores estímulos. Treina força e resistência, promovendo a definição muscular; • Boxe: promove bom condicionamento físico muscular e cardiovascular. As aulas ensinam a equilibrar o uso da força, treinar reflexos, além de beneficiar a coordenação motora e a percepção do aluno.



receitas

leve e saudável Tartar de salmão com maçã verde

com laranja

e gengibre Ingredientes: • 1 pera sem casca e sem sementes • 2 00ml de suco de laranja •½ colher (chá) de gengibre ralado • 1 xícara de gelo Opcional: 1 colher (chá) de açúcar Preparo: Coloque no liquidificador a pera, o suco de laranja, o gengibre e bata bem. Junte o gelo e o açúcar e bata até triturar completamente o gelo.

Ingredientes: • 2 filés de Saint Peter • 1 maracujá • 1 iogurte natural desnatado • 1 colher (chá) de mel • 1 cenoura • 1 abobrinha • 1 alho-poró • 1 limão •A zeite, pimenta-do-reino e sal a gosto

Preparo: Tempere os filés de peixe com limão, sal e pimenta-do-reino. Reserve. Descasque a cenoura e corte em tiras. Corte a abobrinha e o alho-poró da mesma maneira. Coloque em uma panela o iogurte, a polpa do maracujá, o mel e o sal. Cozinhe por 5 minutos. Em uma frigideira, refogue, por 5 minutos em azeite, os legumes em tiras. Corrija o sal e reserve. Grelhe ou asse os filés de peixe.

goiaba retirar o excesso de sal e pique na faca. Corte em cubinhos a cebola roxa. Coloque em uma travessa e misture os ingredientes delicadamente. Adicione a salsa e corrija o sal. Monte com um potinho no centro de um prato, coloque o pão preto em volta e salpique a salsa para decorar.

e us Ho ina h :C nte Fo

horta Ingredientes: • 7 0g de alface rasgada • 3 0g de cenoura ralada • 3 0g de rúcula • 2 0g de cebola em rodelas • 2 0g de parmesão (lascas) • 4 rodelas de tomate fresco maduro • 4 flores de brócolis

COM MOLHO DE MARACUJÁ E LEGUMES

creme de

Preparo: Pegue o filé de salmão sem pele e limpo, pique na faca e reserve. Descasque as maçãs e corte em cubinhos pequenos e reserve. Corte os pepinos em conserva também em cubinhos e reserve. Lave as alcaparras para

salada

Sirva cada filé com metade dos legumes e regue o molho sobre o peixe.

Preparo: Coloque em um prato a alface e a rúcula misturadas, dando altura para as folhas. Distribua os demais ingredientes, encaixando-os entre as folhas de forma harmoniosa. Por fim, espalhe as lascas de parmesão. Tempere a gosto e sirva.

risoto

de quinoa e peras Ingredientes: • 3 peras americanas • 1 colher (sopa) de azeite • 1 xícara (chá) de quinoa • 3 xícaras (chá) de caldo de legumes • 1 xícara (chá) de creme de leite fresco • S uco de 2 limões sicilianos • 1 00g de queijo parmesão ralado • 1 colher (chá) de raspas de casca de limão • 2 colheres (sopa) de tomilho fresco Para decorar: • 1 alho-poró • 1 colher (sopa) de azeite

Preparo: Descasque as peras e corte em fatias. Refogue no azeite e junte a quinoa. Vá regando com o caldo de legumes fervente até começar a secar. Misture o creme de leite com o suco de limão e adicione ao risoto, em fogo baixo. Deixe mais cinco minutos e acrescente o queijo parmesão. Mexa novamente e adicione as raspas de limão e o tomilho. Retire do fogo e reserve. Corte o alho-poró em fatias finas e refogue no azeite. Coloque o risoto em uma travessa, enfeite com o alho-poró e sirva.

Ingredientes: • 3 goiabas vermelhas picadas • 1 xícara (chá) de suco de laranja-lima gelado • 4 colheres (sopa) de Leite em pó Molico® TotalCálcio • 1 xícara (chá) de Nesfit® & Frutas Preparo: Em um liquidificador, bata as goiabas com o suco de laranja-lima e o Leite em Pó Molico. Passe por uma peneira, coloque em duas taças e leve à geladeira até o momento de servir. Cubra com o Nesfit e sirva. Fonte: Cozinha Nestlé/Sheila Oliveira

suco de pera

Fonte: Chef Caizar Gebara

Fonte: Chef Lourdes Bottura

Ingredientes: • 3 00g de salmão • 2 maçãs verdes • 1 50g de pepino em conserva • 1 00g de cebola roxa • 1 00ml de azeite • 1 00g de mostarda • 1 00g de alcaparra • S al a gosto • S alsa picada a gosto •C ebolinha picada, para decorar o prato • P ão preto para acompanhar

SAINT PETER

Fonte: USA Pears

Veja como montar um cardápio “magro” e cheio de sabor!

Fonte: Chef Fernando Teixeira

receitas


homenagem beleza

Por V. Lenzi

entrevista

Por Nelson Lisboa

Os três fundadores (Tonello, Rubens e Natale) foram homenageados na reunião comemorativa dos 50 anos

rotary 50 anos Dos 31 fundadores do Rotary Club de Salto, restaram apenas 3 Quando o Rotary Club de Salto foi fundado, em 16 de junho de 1964, 31 pessoas faziam parte do corpo associativo. Durante os 50 anos que se seguiram, alguns vieram a falecer, outros afastaram-se pelos mais diversos motivos, permanecendo apenas três: Pedro Rudine Tonello, que foi o primeiro presidente; Rubens Milioni e Natale Dalla Vecchia. Em entrevistas publicadas na revista comemorativa dos 50 anos do clube, eles falaram de sua satisfação em fazer parte do Rotary de Salto. Pedro Rudine Tonello – “É uma alegria imensa ver que o clube foi um sucesso na cidade e nos meios rotários. Pena que os anos pesem... como se diria em latim: ‘Ars longa, vitae brevis’. Espero que o Rotary Club de Salto continue com o vigor que sempre demonstrou, conquistando novos companheiros, bem como

descendentes dos antigos.” Rubens Milioni – “Sinto-me apenas envelhecido nestes 50 anos do Rotary Club de Salto, pois quando ingressei eu tinha 50 anos menos que hoje. Embora as restrições que o avançado da idade me proporcionam, tirando-me a capacidade de enfrentar desafios, ainda tenho entusiasmo nas realizações que o Rotary proporciona, coisa que poucas outras agremiações conseguem levar a efeito com sucesso.” Natale Dalla Vecchia – “Sem dúvida, sinto-me honrado por ter podido alcançar o Jubileu de um clube como o Rotary, onde o ideal de servir é o objetivo maior. Chegar a uma data festiva, e ter o prazer de me comunicar com os outros companheiros, os quais ajudaram a que o Rotary de Salto permanecesse ativo e altivo. O importante é ter correspondido à expectativa confiada.”

ACIAS 50 ANOS Pedro Rudine Tonello exibe o diploma recebido

Natale Dalla Vecchia e Rubens Milioni também receberam diplomas

A palavra da presidente A ACIAS – Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Salto está comemorando neste 2014 seu cinquentenário, assim como o Rotary Club de Salto e o Jornal Taperá. A presidente Schneyder Bonafé de Barros fala nesta entrevista sobre o momento que a Associação vive. Taperá: Em sua opinião o que contribuiu para que a ACIAS chegasse aos 50 anos em 2014? Qual o segredo de atuar por tanto tempo? Schneyder: Com certeza os maiores diferenciais da nossa Associação são a

união e o empenho de nossos diretores, além da seriedade e integridade das nossas ações. Sempre trabalhamos de maneira sólida, oferecendo grande respaldo aos nossos associados, realizando ações periódicas e constantes, como campanhas e capacitações, e tendo forte atuação em todos os assuntos locais que sejam de interesse da classe a qual representamos e defendemos. Taperá: Ser mulher, comerciante e dirigir uma entidade que representa tantos empresários, é difícil?

Schneyder: É difícil sim, mas pelo grande número de atividades desenvolvidas e pela responsabilidade que cada uma das ações e funções desempenhadas exige, e não pelo fato de ser mulher. Essa condição, nunca foi uma barreira no desempenho das minhas funções, inclusive na Associação Comercial, onde sou muito respeitada por todos. Taperá: Quantos associados a ACIAS possui hoje? Quais são os principais serviços oferecidos a eles? Schneyder: Hoje a Associação Comercial conta com aproximadamente 600 associados, para os quais são oferecidos serviços diversos. Dentre eles, podemos citar: análise de crédito, assessoria jurídica gratuita, Cartão Educação e ACIASCARD, Campanhas Promocionais, parcerias diversas com descontos especiais e convênios médico e odontológico. Taperá: Como avalia o comércio local a partir da atuação da ACIAS? Schneyder: Acredito que, a cada ano que passa, nosso comércio está mais forte e desenvolvido e isso se deve, em grande parte, aos novos instrumentos que são disponibilizados aos nossos comerciantes, muitos deles por intermédio da nossa Associação, tais como, por exemplo, as campanhas promocionais realizadas periodicamente, que atraem o público consumidor e fortalecem a imagem do nosso comércio, o Cartão Educação e o ACIASCARD, que são grandes e exclusivos diferenciais locais, e as nossas formações profissionais, que mensalmente capacitam centenas de pessoas que trabalham no comércio saltense, as quais oferecerão, a partir daí, um serviço cada vez melhor à população. Taperá: Quais são os desafios que a ACIAS enfrenta para continuar forte e representativa? Schneyder: Alguns dos principais desafios enfrentados pela nossa Associação são o de demonstrar à população a força do nosso comércio e tudo o que temos a oferecer de melhor, em relação às cidades vizinhas, e possibilitar uma união maior dos nossos comerciantes, para que juntos possamos ser mais fortes e cada vez melhores.


Comportamento

Comportamento

Doação e envolvimento Quando estiver buscando ações para apoiar, procure saber mais sobre os projetos que despertaram seu interesse. Se eles estiverem atrelados a alguma instituição, é interessante informar-se sobre o histórico e trabalho desenvolvido por ela. Essa pesquisa ajuda a encontrar uma ação com a qual você se identifica e também permite verificar como atua a entidade que será beneficiada.

Redes de cooperação Internet potencializa a divulgação de projetos sociais e culturais, além de facilitar o acesso e o apoio a eles É sabido o quanto a internet contribui com a disseminação da informação. Além disso, por meio das redes sociais, a mobilização social ganha força, facilitando a união de milhares de pessoas em prol de uma causa ou evento. Dessa forma, as ações solidárias e de cooperação nas mais variadas esferas também beneficiam-se das vantagens tecnológicas e da facilidade da divulgação. A formação de novas redes de

solidariedade, de compartilhamento de informações e de ajuda mútua, recebem um apoio significativo quando utilizam as ferramentas digitais. A vendedora Carolina Garcia, 31 anos, sabe exatamente o quanto esse uso pode ser proveitoso. Ela participa ativamente de páginas na internet que divulgam animais abandonados. Diariamente, compartilha as imagens na tentativa de que alguém da sua rede visualize e se interesse em adotar ou

ajudar um bichinho. Carolina diz que já obteve sucesso em algumas publicações. Para ela, se as pessoas compartilharem essas informações cada vez mais, além da conscientização, as ações de cooperação, em diferentes âmbitos, serão mais eficazes. “Eu mesma adotei uma cachorra por meio do Facebook. Acho que deveríamos usar mais essas ferramentas para o bem do próximo, e não só para expor nossas ideias e nossas vidas. ”

Carolina vê as redes sociais como plataformas para estimular a solidariedade, até porque têm um alcance significativo e formam uma corrente que ela mesma caracteriza como “do bem”. A jovem está envolvida com a realização de um brechó beneficente em prol de uma creche. “Uma amiga fez a arte de divulgação e pedimos peças que as pessoas não usam mais para vendermos no brechó. A intenção é aplicar o valor em melhorias para a creche, novas instalações, brinquedos e tudo mais.” Empolgada, ela diz que utiliza as redes sociais para divulgar a iniciativa e que obtém resultados excelentes. “Por lá as pessoas recebem convites, comunicados e isso facilita nosso projeto”, explica.

wdfunding brasileiro. O estudo, parceria entre o Catarse e a Chorus, empresa de pesquisa com foco em projetos ligados à cultura e sociedade, revelou, por exemplo, que 74% das pessoas que fazem o financiamento coletivo acontecer no Brasil ganham até R$ 6 mil por mês. Outros pontos interessantes apontam quais os tipos de projetos as pessoas têm mais interesse em apoiar: projetos artísticos e culturais de forma independente; depois vem os com viés social e/ou ambiental, que fortaleçam comunidades de forma responsável e solidária; e, em seguida, o apoio às iniciativas de foco empreendedor, que viabilizem novas empresas, produtos e iniciativas.

“Recompensas” O publicitário Alexandre Luiz Rosa, que costuma apoiar ações de crowdfunding, explica que, na maioria dos casos, quem colabora recebe algo em troca e que os valores doados é que determinam o retorno que será dado. Por exemplo, quem doa R$ 10 em um determinado filme tem seu nome nos créditos, já quem doa R$ 15 mil (ou mais) tem seu nome, ou de sua empresa, em destaque como patrocinador, entre outras vantagens. “Acredito que o mais interessante em tudo isso é encontrar

projetos que se encaixam no que realmente a pessoa tem interesse em colaborar.”

Compartilhando conhecimento A internet e as redes sociais também favorecem a criação de plataformas de compartilhamento de conhecimento. No início deste ano, por exemplo, foi lançada uma ferramenta de compartilhamento de informações sobre crescimento sustentável com o apoio do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) e do Banco Mundial. O site (www.greengrowthknowledge.org) disponibiliza uma biblioteca eletrônica aberta a pesquisas com mais de 600 artigos técnicos e políticos, assim como painéis com dados e políticas para 193 países.

Engajamento É possível ainda envolver-se em um trabalho voluntário com o auxílio da internet. O Atados, por exemplo, é uma plataforma social que conecta pessoas e organizações em diferentes possibilidades de voluntariado. A intenção e encurtar a distância entre as pessoas que acreditam em um futuro melhor e as oportunidades que podem levar até lá.

Financiamento coletivo Ultimamente, outra forma de cooperação em destaque que permite viabilizar projetos culturais e sociais é o crowdfunding ou, em português, financiamento coletivo. No Brasil, o site Catarse é um dos que aborda este modelo, que consiste basicamente em uma plataforma online onde realizadores apresentam seus projetos e interessados fazem suas doações. Recentemente, a pesquisa Retrato do Financiamento Coletivo no Brasil levantou dados para entender o cenário do cro-

Outra forma de cooperação em destaque que permite viabilizar projetos culturais e sociais é o crowdfunding


dia dos pais

Operários saem da Brasital transitando pela Rua José Weissohn, quando a empresa já era a “Mãe de Salto”

“pai dos saltenses” Dr. Francisco Fernando de Barros Júnior proporcionou inúmeros benefícios a nossa cidade Salto pode jactar-se de não ser uma cidade-órfã, pois tem “mãe” e “pai”, assim mesmo, com aspas, por razões óbvias. Nossa “mãe”, infelizmente, já não está entre nós, pois desde setembro de 1981 encerrou suas atividades, depois de existir durante várias décadas. Para quem não sabe, trata-se da Brasital Sociedade Anônima, que recebeu esse cognome pelos inúmeros benefícios que prestou à cidade e à sua população. Ela, por exemplo, oferecia emprego a milhares de pessoas, mas não se limitava a pagar seus salários: oferecia moradia em três conjuntos habitacionais na cidade (há quatro quadras do centro de Salto,

dia dos pais

Por V. Lenzi

no Porto Góes e na Barra, cujas casas foram vendidas a longo prazo e por baixos valores, além dos chalés, onde moravam os diretores); mantinha uma creche às suas expensas em um amplo prédio na praça da matriz de Monte Serrat; fornecia também uma grande quantidade de produtos em seu armazém, a preços praticamente de custo; oferecia carnes em seu açougue, situado ao lado do armazém; vendia os tecidos que produzia aos empregados por preços abaixo dos de mercado, tendo, posteriormente, sido aberta uma loja que vendia também para os demais saltenses, para só citar os benefícios mais importantes àqueles que

lhe prestavam serviços. À população ofereceu a primeira rede de água e esgoto da cidade, no início do século XX; proporcionava cursos diversos, dentre eles o de uma escola com curso complementar ao primário, numa época em que não existia curso ginasial na cidade (atual Ensino Médio); mantinha uma corporação musical, a Banda Gomes-Verdi. A empresa era sempre requisitada a colaborar com as sociedades locais e nunca se fazia de rogada. Em resumo, era verdadeiramente a“Mãe de Salto”, título que nos anos seguintes ao seu desaparecimento não foi atribuído a outra qualquer, provavelmente por falta de merecimento.

O dr. Barros Jr. (“Pai dos Saltenses”) numa tela do pintor José Roncoletta

Mas e o “Pai dos Saltenses”? Se existia uma “mãe”, certamente deveria ter existido também um “Pai dos Saltenses”. Não houve um “enlace matrimonial” entre ambos, mesmo porque a “mãe” era uma empresa, o “pai” uma pessoa física, além de exercerem funções completamente diferentes. Mas os saltenses reconheceram sua paternidade pelo muito que essa pessoa fez numa época difícil, constituindo-se numa figura admirada e querida. Referimo-nos ao dr. Francisco Fernando de Barros Júnior, um capivariano que se radicou em Salto por volta de 1880, quando contava apenas 24 anos de idade. Era um dos líderes do Partido Republicano, inicialmente em Itu e posteriormente em Salto, onde passou a residir, no tempo em que a cidade era considerada como um bairro de Itu. Durante sua vida, proporcionou inúmeros benefícios a nossa cidade, podendo-se citar os seguintes: Reorganização do Grêmio Musical Saltense (instrumentos e contratação de um maestro); implantação de uma fábrica de algodão na cidade, oferecendo

bom número de empregos; defesa dos interesses dos saltenses como vereador em Itu (abertura e nivelamento das ruas, colocação de guias nas sarjetas e imposição de multa para os que matassem os “inofensivos taperás”, dentre outras coisas; inaugurou um Gabinete de Leitura, centro de reuniões culturais; luta pela autonomia distrital, conseguindo a elevação de Salto à freguesia; ele defendeu, intransigentemente, as propriedades do município, conseguindo até a demolição de prédios construídos irregularmente; direção dos serviços públicos da freguesia; construção de “lazaretos”, armazenamento de medicamentos, víveres, roupas e leitos durante a epidemia de varíola que assolou quase toda a província de S. Paulo, em 1887; durante a epidemia saia às ruas à frente de sua banda de música, soltando foguetes “para espantar o vírus”; fundação do Clube Republicano 14 de Julho, proporcionando diversão aos habitantes; ativo abolicionista, contribuindo para a extinção do trabalho escravo, chegando a facilitar a fuga de escravos das fazendas da freguesia, inclusive os de seu pai; criação de uma subdelegacia na freguesia, em 1888; fundou o primeiro jornal saltense, o Correio de Salto, que defendia os ideais republicanos; criação de um Distrito de Paz, que contribuiria para a autonomia da freguesia; elevação da freguesia de Salto à condição de Vila; foi

Um dos conjuntos habitacionais da “Mãe de Salto”: a Vila Brasital escolhido o primeiro superintendente local (uma espécie de prefeito); eleito deputado estadual em março de 1892, conseguiu novas divisas para o município; organizou e presidiu o Tiro de Guerra local, em 1911, que foi reorganizado por ele, em 1917.

Vítima de injustiças Segundo o historiador Luiz Castellari, “seus antagonistas políticos promoveram-lhe torpe campanha, desvirtuando, assim, os nobres sentimentos que o povo lhe devotava”. Alquebrado pela idade e afastado das lutas partidárias, seus últimos dias foram tristes. Em sua residência da Rua Joaquim Nabuco (segundo ainda Luiz Castellari) “já não eram ouvidos os maviosos sons do gramofone que diariamente alegravam a petizada e os menos favorecidos”. Após longo sofrimento, o considerado “Pai dos Saltenses” faleceu num dia de Finados: 2 de novembro de 1918, aos 62 anos.

Assim era Salto, no tempo em que o dr. Barros Jr. vivia na então vila


TURISMO NACIONAL

TURISMO INTERNACIONAL

Porto Seguro Multifacetado, o destino dos foliões, dos agitados e festeiros também pode ser um ótimo passeio para quem busca relaxar e livrar-se do estresse do dia a dia. Localizada no sul do Estado da Bahia, a cidade tem toda a sua atividade cotidiana voltada para o turismo. Além de contemplar o belo litoral, o visitante envolve-se com a história da chegada dos portugueses ao Brasil e pode visitar pontos emblemáticos, como a Cidade Histórica, um dos primei-

ros núcleos habitacionais do País. Com relação ao clima, vale lembrar que, apesar do sol forte na maior parte do ano, o período que vai de maio a julho é o mais chuvoso. Já quando o assunto é atração sazonal, de julho a meados de outubro é o período apontado para avistar as baleias jubarte que passam por ali. Estar em Porto Seguro durante a baixa temporada pode ser uma boa oportunidade para visitar os pontos turísticos do município

e arredores com mais tranquilidade. No distrito de Arraial d’Ajuda, além da beleza das praias de águas mornas e ondas calmas, a noite também conta com diversas opções de bares e músicas de variados estilos. Para quem não dispensa a diversão em meio a piscinas, o Eco Parque é parada obrigatória. Quem não quer perder os principais pontos turísticos da cidade deve embarcar no divertido ônibus panorâmico, o Brasileirinho Bus, e aproveitar a vista!

Monte Verde Que tal um cenário e clima atípicos para fugir das fotografias tropicais de costume? O toque europeu do vilarejo, que é distrito de Camanducaia, em Minas Gerais, esbanja charme em cada detalhe. A 165 quilômetros de São Paulo, o local é marcado por paisagens estonteantes, atmosfera romântica e baixas temperaturas. Cercado pelas montanhas da Serra da Mantiqueira, Monte Verde permite um roteiro diferenciado, cujos passeios apresentam, dependendo da época do ano e hora do dia, desde ruas cobertas pela geada a uma paisagem de verde vibrante. A aventura também contempla o pacote: trekking, arvorismo, passeios com quadriciclos e off-road são algumas das opções que recebem destaque. Além de todas essas vantagens, o visitante ainda poderá desfrutar de dois grandes atrativos que o povo mineiro tem e que não dispensam elogios: gastronomia e hospitalidade.

Havana Quem visita Havana, capital de Cuba, percorre caminhos especiais. O local conta com três regiões de destaque – que devem constar no roteiro. Em Havana Velha, bairro tombado pela Unesco em 1982, o clima único permite um passeio histórico que é recomendado que se faça a pé. Pelo caminho, a Praça

Famosas por exalar admiração em cada suspiro de seus visitantes, as Ilhas Fiji são referência quando o assunto é paixão à primeira vista! O arquipélago, com mais de 300 ilhas ao norte da Nova Zelândia, compõe belas paisagens e roteiros inesquecíveis em meio a águas claras e recifes de corais. Mergulho e surfe satisfazem os amantes das atividades aquáticas. Em terra firme é possível andar de bicicleta, fazer trilhas, montar a cavalo e explorar as muitas estações arqueológicas. Curiosidade: é lá o primeiro ponto do planeta onde se inicia um novo dia. Um dos melhores resorts sobre água do mundo fica nas Ilhas Fiji. O Likuliku Lagoon completa com estilo o encanto da deslumbrante Ilha Malolo, no arquipélago de Mamanusca.

da Catedral e do Palácio dos Marqueses de Águas Claras valem a caminhada. Já o Centro Havana apresenta um composto que une residências e comércios. Por fim, Vedado, que comporta casas noturnas agitadas e estrutura hoteleira, também deve ser visitado. O ideal para situar-se na cidade é buscar pelo Malecón, popular calçadão que contorna o mar de Havana, ao norte da cidade. Descrita com paixão pelo escritor norte-americano Ernest Hemingway, que a escolheu para ser cenário do clássico

“O Velho e o Mar”, a cidade também foi palco da revolução de 1959, liderada por Che Guevara e Fidel Castro. Por lá, também encontram-se homenagens a importantes nomes da história e da política cubana, como a estátua dedicada a José Martí e retratos de Guevara. Ao pisar na capital, o fascínio fica por conta das praças e museus históricos, além do charme cubano e das noites embaladas ao som de salsa, entre outros ritmos típicos.

Ilhas Fiji



decoração

beleza

1 2

rústica 3

Elementos rústicos e objetos que ajudam a compor ambientes com essa atmosfera conferem um clima de proximidade com a natureza e um charme extra aos espaços. Madeira, palha, metal com acabamento envelhecido, elementos encorpados, peças que remetem à vida campestre e toque artesanal fazem parte deste apaixonante contexto convidativo. Confira!

4

8

5 7

6 9

10

1. Piso Struttura Rosso, da Porto Ferreira. Preço sob consulta, www.ceramicaportoferreira.com.br. 2. Raiz decorativa, da Teakstore. Preço sob consulta, www.teakstore.com.br. 3. Lamparinas, da Le Biscuit. Preço sob consulta, www.lebiscuit.com.br. 4. Banco Pipa feito em madeira de carvalho, da Espaço Moveleiro. R$ 1.500 cada. 5. Almofada colorida, da Le Biscuit. Preço sob consulta. 6. Bananal Almofada, da Tok&Stok, R$ 99,90 www.tokstok.com. br. 7. Cafezal luminária, da Tok&Stok. R$ 129,90. 8. Lareira Elétrica feita em madeira de carvalho, da Espaço Moveleiro. Por R$ 2.480. 9. Recamier da Linha Armazém, da Tok&Stok. R$ 899,00.10. Minas Baú, da Tok&Stok. R$ 1.970,00. Preços sujeitos a alterações.


casa Foto: K&G

de cara nova

dicas para uma

Foto: K&G

boa escolha

Fonte: Ana Carla Teixeira

Foto: K&G

Foto: Bobinex

casa

Papel de parede ganha ousadia, novas roupagens e volta a ter lugar de destaque na decoração Sem dúvida, seu uso nunca foi abolido. Estados Unidos, Canadá e países europeus sempre o tiveram como forte elemento decorativo. Entretanto, por muitos anos, ele manteve o mesmo estilo clássico e previsível. Agora, no entanto, o papel de parede está repaginado e retorna à decoração com o status de hit. Alia-se às tendências contemporâneas,

conceituais e comportamentais e faz nascer uma nova mania. De acordo com a designer de interiores Ana Carla Teixeira, a mudança é bastante evidente. “Vimos um produto que remetia à ‘casa da avó’ ganhar modernidade e variedade de opções para vestir as paredes ou móveis com personalidade e elegância.” A designer defende que a entrada de

novos fabricantes de peso neste mercado estimulou uma reação das indústrias do setor. Visando acompanhar um crescimento global pelo produto, ampliaram o portfólio e passaram a investir em novas técnicas. O retorno do papel de parede chamou a atenção também da advogada Sabrina Monteiro que, ao notar a evidência, migrou para o ramo da decoração e

Conheça os padrões mais adequados para cada cômodo: • Quartos: normalmente combinam com cores neutras e claras, flores, listras suaves e espaçadas, desenhos que lembrem as formas da natureza; • Home theater: desenhos geométricos e com elementos que remetam ao couro ecológico, tijolo, cimento queimado, com cores mais fechadas ou escuras para proporcionar um conforto visual para assistir à televisão; • Lavabos: imagens ou formas ousadas, alto relevo ou que sejam compostos de elementos sofisticados. Por tratar-se de uma área social pode-se ousar nas cores, mas com moderação e bom senso, de acordo com o contexto; • Hall de entrada: elementos e cores que se harmonizem com os proprietários e com a decoração do local. Poderão ser, até mesmo, temáticos.

abriu uma empresa que fornece tecidos adesivados que permitem a aplicação de estampas em ambientes e objetos. Ela conta que – sim – houve um “boom” no interesse pelo papel de parede e materiais afins e esse foi o principal motivo para criação da sua empresa. “O papel de parede foi muito usado nos anos 1970. Agora ele retorna com novas tecnologias, novos materiais, maior diversidade de estampas, proporcionada pelo processo digital, além de preços mais acessíveis.” Ana explica que, no Brasil, atualmente, a maioria dos importadores investe em renovações constantes e materiais das mais variadas procedências, buscando a diversidade de estilos, texturas, cores, desenhos. “Existem opções com aplicações

de swaroviski, veludo, tecidos, imitações de elementos estruturais como tijolo, cimento queimado, madeira de demolição, aço, cobre e muitas outras.” Sabrina acrescenta que, no caso dos tecidos adesivados, há ainda as vantagens de serem produtos antialérgicos e autocolantes, o que facilita a aplicação, dispensando o uso de colas e a contratação de profissionais.

esponja com água e uma espátula para remover o papel e os resíduos da cola.”

Durabilidade

Cozinhas

A designer diz que os papéis de parede possuem alta durabilidade, podendo manter-se inalterados por muitos anos, desde que não sejam aplicados em áreas úmidas ou vaporizadas, o que pode provocar o descolamento do produto. Eles podem ser higienizados com um pano branco limpo, umedecido com água e sabão neutro. Não é indicado fazer a utilização de produtos químicos ou com superfícies ásperas para a limpeza.

Sabrina explica ainda que os papéis não devem estar próximos a fogões, nem expostos a temperaturas acima de 60 graus Celsius. Outro alerta é que a parede-base deve estar lisa para um perfeito acabamento. Para o uso de tecidos adesivos em parede com azulejo, sugere-se uma leve camada de massa para nivelar os rejuntes e uma camada de primer ou tinta antes de aplicar o tecido. Isso é importante para evitar que o pó da massa corrida entre em contato direto com o adesivo da aplicação. Ana faz um adendo para a umidade: ela conta que papéis de parede não devem ser instalados em áreas molhadas, pois não resistem à interferência da água. E, dependendo do tipo de composição do papel, suas características podem ser alteradas caso esteja exposto à incidência solar.

Quero trocar. E agora? Quando se deseja trocar um papel de parede por outro, segundo a designer, deve-se solicitar a retirada do antigo antes de aplicar o novo revestimento. “O procedimento pode ser realizado por um profissional especializado ou pelo próprio usuário, que deve utilizar uma Foto: Bobinex

Quero a parede original de volta! Para esse caso, Sabrina indica o mesmo procedimento citado anteriormente. Após a retirada do papel, é necessário observar se a integridade da parede foi mantida e repará-la, caso necessário.


II guerra mundial

Por V. Lenzi

o brasil na guerra Há 70 anos nossos “pracinhas” lutavam na Itália

O sargento Luiz Fiocco, com o uniforme de “pracinha” brasileiro

No ano 2000, Severino H. de Araújo foi homenageado no quartel de Itu

Salto homenageou os “pracinhas” com um monumento na Praça da Matriz

Um monumento colocado na Praça Antônio Vieira Tavares (praça da matriz de Monte Serrat), em 1945, homenageia os “pracinhas” saltenses” que lutaram na II Guerra Mundial, que durou 6 anos (de 1939 a 1945). O Brasil entrou na II Guerra em agosto de 1942, mas somente em 1943 os saltenses seguiram para a Europa, onde permaneceram até 1945. Portanto, há 70 anos (1944) eles estavam em plena batalha, como relatou em entrevistas um dos “pracinhas”, Severino Henrique de Araújo, que até o seu falecimento, no início da atual década, sempre se dispôs a relatar a participação dos saltenses.

Além de Severino (que era soldado), Salto foi representada na campanha vitoriosa pelo também soldado Pedro Cincílio e pelos sargentos Luiz Fiocco e Mário Buratti. Numa das suas entrevistas concedidas ao Jornal Taperá, Severino contou ao entrevistador Maurício G. Gardenal (maio de 1985) que serviu, aos 21 anos de idade, no Regimento da Artilharia Montada (IV RAM), em Itu, ingressando em 1943. Foi convocado a viajar para a Itália, num navio de guerra, permanecendo 16 dias em alto mar, desembarcando em Nápoles. De novembro de 1944 a agosto de 1945, atuou pelo Regimento de Obuses Auto

Rebocado, um pelotão de artilharia pesada, participando da tomada de Monte Castelo, Castelo Daiano, Castelo Nuovo, Rio Vale do Pó e Porreta, dentre outros pontos estratégicos que foram alvos de atuação da Força Expedicionária Brasileira. Essa trajetória foi, mais ou menos a mesma, dos demais saltenses. Ao regressar, nossos “pracinhas” desfilaram pelas ruas da cidade, juntamente com escolas locais (setembro de 1945). Na mesma época, foi inaugurado um monumento em homenagem a eles, que até hoje pode ser visto na praça da matriz de Monte Serrat.

Fotos: Arquivo


consumo

consumo

ajuda high-tech A serviço da sociedade moderna, os aparatos tecnológicos trazem facilidades à rotina e atendem a diferentes expectativas

As melhores experiências

registradas em vídeo imagem de

qualidade Televisor da linha X855 traz tecnologias exclusivas da Sony, como o Triluminos Display, que possibilita a reprodução de mais cores que as TVs comuns, e o X-Reality Pro, que permite ganho de qualidade e redução de ruído nas imagens. Além disso, é possível acessar as redes sociais Facebook e Twitter, sem sair da frente da TV. Preço sugerido: R$ 9.999.

A Virb Elite, da Garmin, é uma câmera de ação True HD de 1080p que combina durabilidade e recursos fáceis de usar. É equipada com Wi-Fi para comunicação sem fio com smarthphones e computadores e possui também bateria de longa duração. Por R$ 2.199.

praticidade em casa O Supercyclone Dust & Gone, da Electrolux, é da linha de aspiradores bagless (sem saco). O seu espanador eletrostático facilita a limpeza em lugares de difícil acesso e não levanta pó, graças à tecnologia que faz com que a poeira fique em suas cerdas. Preço sugerido: R$ 1.050.

melhor ângulo de visualização O G Flex é o smartphone com tela curva da LG. O design oferece um ângulo perfeito para assistir a filmes e também para jogar. O revestimento da capa traseira, com tecnologia Self Healing, protege contra riscos. Possui 32GB de memória interna e câmera Full HD de 13MP. Com a opção dual Window, o usuário pode visualizar, na tela de 6”, duas janelas separadas. Já com a função Slide Aside, é possível alternar entre três aplicativos, organizados por abas, como em um navegador de internet. Preço sob consulta. www.lge.com/br.

design e potência O novo desktop da Apple, o Mac Pro, é o Mac com maior capacidade de expansão até hoje, o que permite criar uma estação de trabalho totalmente personalizada. Leve e moderno, pesa 5kg, tem 25,1cm de altura e 16,7 de diâmetro. Opera com o que há de mais inovador em conectividade wireless de alta velocidade. A controladora de memória DDR3 de quatro canais roda a 1866MHz e oferece até 64GB de memória e 60GB/s de largura de banda de memória para desenvolver tarefas em alta velocidade. Está disponível com processador Intel Xeon E5 quad core de 3,7 GHz e Intel Xeon E5 de seis núcleos de 3,5 GHz. Preço sob consulta. www.apple.com.

hora do café

tempo

de sobra O MacBook Pro agrega tecnologia de ponta em seus processadores dual core, quad core e chips gráficos. Tanto para a versão de 13 quanto para a de 15 polegadas, a duração da bateria por todo o seu dia de trabalho (ou mais) é garantida. Preço sob consulta. www.apple.com.

A cafeteira PRO Electrolux CMP10 possui relógio programável, com timer para fazer o café até 24 horas depois, seletor de temperatura da jarra, display LCD, sistemas corta-pingos e de filtração de água com carbono ativo, entre outras funções. Preço sugerido R$ 329.

selfie

conectividade

móvel

com facilidade

O Gear Fit da Samsung é mais que um monitor diário do condicionamento físico. Ele traz notificações instantâneas dos smartphones Galaxy, e-mails, SMS, função de alarme, S-planner e aplicativos para que o usuário fique amplamente conectado. Preço sob consulta. www.samsung.com.

O smartphone Xperia C, da Sony, tem display qHD de 5”, dual SIM, câmera de 8MP, gravação de vídeo Full HD, modo de bateria Stamina e função autorretrato para selfies incríveis. Está disponível nas cores preta e branca. Preço sugerido: R$ 999.

aquário digital O Looksi Aquarium, da Long Jump, é um brinquedo que funciona com Ipad e Iphone. Basta baixar o aplicativo e acoplar o Ipad no topo da cobertura do Looksi para ter o seu aquário digital. É possível também interagir com o Iphone e brincar de pescar os peixes. Preço sob consulta. www.longjump.com.br.



motor

Sticker Bomb

Foto: G reg

Myers

Carro

sob medida

Carros

adesivados

Inúmeros recursos tornam possível a personalização dos automóveis, mas é preciso atenção para que as mudanças fiquem dentro da lei Para muitos, o gosto por carros é acompanhando também pelo desejo de ter veículos personalizados. São motoristas que inves-

DICAS DE QUEM

ENTENDE O designer Adhemar Cabral dá dicas para quem está pensando em customizar o veículo. • Não exagere! Comece colocando rodas que combinem com o veículo, isso já vai mudar muito o visual de sua “caranga”; • Saiba que algumas alterações mandam boa parte do conforto embora; •C oloque para-choque com entradas de ar maiores, isso dá um ar esportivo. Detalhes em fibra de carbono ficam lindos em carros brancos; • O melhor a fazer é pesquisar muito e procurar um designer para pegar dicas e errar menos!

motor

tem na modificação de suas máquinas para ter em suas garagens automóveis únicos, tanto no visual quanto na potência. A prática é antiga. Para ter uma ideia, existem relatos de que entre os anos de 1920 a 1930, quando os Estados Unidos estavam sob a Lei Seca, contrabandistas de bebidas “envenenavam” seus carros, tornando-os mais potentes, para facilitar a fuga da polícia. O tempo passou e a personalização dos veículos ganhou novo viés. O que antes era feito à margem virou hobby e motivo de satisfação pessoal:

deixar o carro de acordo com a vontade do dono, para muitos, virou paixão. Para o designer Adhemar Cabral, o apreço pela personalização é antigo. “Sempre gostei de carros, desde criança já modificava minhas bikes, carrinho de rolimã e montava miniaturas.” Dos seus 43 anos de idade, Cabral dedicou 20 deles à compra e venda de automóveis e, por hobby, passou a restaurar o desejado modelo Porsche Spider 550. O resultado? Há cinco anos apostou em uma empresa dedicada à personalização que, além de produzir peças de decoração inspirada no automobilismo, também cria protótipos e réplicas de carros de Fórmula 1 e de aviões. O designer explica melhor o porquê da customização. “A maioria já cansou do visual tradicional e começa trocando as rodas, depois um spoiler, capô e assim por diante.” O “assim por diante” pode levar o dono do veículo a gastos nada convencionais. Cabral abral C r conta um pouco de sua a m e h Ad

Antes de

executar,

planeje-se Os Departamentos Estaduais de Trânsito indicam que é preciso, antes de efetuar as alterações, solicitar autorização junto aos mesmos. Depois de executada a modificação, são realizadas vistorias para que o processo de regularização do veículo seja finalizado.

experiência pessoal. “No caso da minha BMW 325, pode chegar a R$ 80 mil em preparação de motor, freios, suspensão, fibra, bancos, pintura etc.” Claro que para modificações estéticas menos chamativas, o valor fica mais atrativo. Um simples aerofólio pode ficar em torno de R$ 400. Para os apaixonados por seus carros, no entanto, os gastos são totalmente justificados – tudo para ter um veículo exclusivo, tanto no visual, quanto na performance. “Tenho duas BMWs sendo customizadas: a 325 rebaixei o teto em 5cm, coloquei rodas R18, alarguei paralamas, remodelei os para-choques, instalei

difusor de ar, escape e turbo, o carro foi aliviado em 350kg. A 850 está com 700CV, V12 biturbo e ainda vamos fazer as mesmas adaptações da 325”, completa o entusiasta de personalização.

O que pode e o que não pode Quando se fala em personalizar um carro, a vontade é de dar asas à imaginação e à criatividade, mas é preciso ter alguns cuidados. Mexer na estrutura de um veículo, ou em sua potência, envolve segurança e, por isso, existem leis que precisam ser seguidas, inclusive alterações na documentação que deve estar em dia. Cabral dá a dica: “Procure um bom despachante e solicite as alterações. Existem alguns especializados em modificações.” A simples mudança na cor do carro precisa constar nos documentos (incluindo recibo de compra e venda). O despachante Juscelino Urias Gomes explica que “se a cor do veículo não estiver de acordo com o especificado no documento, é multa e apreensão na hora”. Mudanças na potência do motor e no tipo de combustível também precisam constar. “Muita gente deixa de alterar, achando que são imperceptíveis para o perito. Mas é lei, e se uma vistoria minuciosa for feita, pode acarretar problemas”, diz Gomes. Outra alteração muito popular entre os

Você já ouviu falar em envelopagem? E em sticker bomb? A primeira é uma técnica que consiste na aplicação de uma película adesiva envolvendo o automóvel. É possível variar as cores, mas o mais comum é o uso do preto fosco. Uma de suas vantagens é ser reversível. A aplicação pode ser removida sem danos à pintura original, desde que o procedimento seja feito por profissionais capacitados e com produtos de qualidade. Já o sticker bomb consiste em adesivar partes estratégicas do carro, como paralamas, capô e até mesmo áreas internas, como o painel. A ideia é sobrepor diversos adesivos, geralmente logotipos de marcas relacionadas a produtos automotivos, personagens de desenhos animados e cultura pop em geral.

entusiastas da customização é o rebaixamento da suspensão. Em março deste ano, a alteração no sistema de suspensão dos veículos passou a ser permitida no Brasil, de acordo com resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), desde que observadas algumas limitações. “É permitido rebaixar até 10cm do solo”, explica Gomes. “É uma questão de segurança, se o carro estiver muito rebaixado, ele não vai conseguir fazer curvas da forma correta, a lataria vai tocar o chão em pistas irregulares, enfim, não se torna apto a trafegar.”



almanaque

boom! Uma agulha e uma bexiga cheia são ótimas ferramentas para assustar os amigos ou deixar alguém irritado. Mas já parou para pensar por que estourar uma bexiga faz tanto barulho? Isso acontece porque ela soma alta pressão interna e energia elástica. Ao espetá-la, essa energia é estimulada de uma só vez. O ar comprimido é liberado de repente e isso faz com que haja uma forte vibração do ar. No tímpano, a vibração transforma o ar em som.

almanaque

pássaros

sentem frio?

Sim. Durante as estações mais frias, quem tem pássaros como animais de estimação, deve estar atento a alguns detalhes importantes. Em primeiro lugar, é preciso entender que o frio e o vento fazem mal a eles. A corrente de ar “fura” a proteção da pena e rouba o calor. Portanto, é ideal evitar que eles fiquem expostos a ventos e correntes de ar. Durante a noite, a gaiola deve ser coberta com lona ou tecido escuro, como cetim preto. O banho de sol também é fundamental para manter a temperatura do corpo. Caso o local seja muito frio, vale colocar uma lâmpada de cerâmica ou aquecedor no ambiente – estando sempre atento para que o local não fique muito quente e para que a umidade do ar seja satisfatória.

Na hora de preparar um delicioso café, é necessário prestar atenção a alguns detalhes que fazem toda a diferença! Para começar, água filtrada ou mineral é imprescindível. Caso contrário, as impurezas de um líquido inadequado na hora do preparo afetam o sabor da bebida. Misturar açúcar ao pó de café ou à água, antes de coá-lo, também modifica o gosto do tradicional cafezinho.

mascotes esportivas

Waldi

Há uma forte relação entre as mascotes e universo esportivo. É comum que times e eventos do gênero sejam lembrados por suas personagens-símbolo. A função de alegrar a torcida, promover e animar eventos, cabe a elas há muitos anos. Mas você sabe como tudo isso começou? A primeira mascote oficial de uma Copa do Mundo, por exemplo, surgiu na edição da Inglaterra, em 1966. Era Willie, um leão que vestia uma camisa com a bandeira britânica. Já nas Olimpíadas, o primeiro personagem oficial do evento foi o cãozinho Waldi, em 1972, nos jogos de Munique, na Alemanha.

deserto

curioso Você sabia que caiu neve no Deserto do Saara? Há relatos de que o fato ocorreu em fevereiro de 1979, no Sul da Argélia. Acredita-se que foi durante a noite, quando a temperatura no local cai bastante. Outra curiosidade envolvendo esse deserto é um pouco mais recente. Em 2002, ventos que atravessam o Mar Mediterrâneo carregaram toneladas de areia do Saara até o oeste da Suíça. Algumas montanhas nevadas de lá ficaram marrons. O fenômeno afetou os turistas que visitavam as estações de esqui, mas garantiu trabalho a todo vapor aos serviços de lavagens de carros.

Bom café

pegando

fogo!

Queridinhas de muita gente e pavor de outras, as pimentas reúnem algumas curiosidades interessantes. O ardor delas, por exemplo, surge por apresentarem capsaicinóides, substâncias que estimulam as células nervosas da boca. Portanto, para avaliar o grau de ardência de cada espécie, são analisadas as quantidades de capsaicinóides presentes. O mais intrigante é que há, inclusive, uma unidade específica para medir o “poder de fogo” do condimento, chamada Unidade de Calor Scoville (SHU), em homenagem ao farmacologista Wilbur L. Scoville, o primeiro a fazer a medição. Em 2013, um lote de pimentas produzidas na Carolina do Sul, nos Estados Unidos, foi considerado o mais picante do mundo de acordo com o Guinness World Records. A Carolina Reaper, como é chamada essa pimenta, alcançou 1.569.300 unidades SHU. Para se fazer uma comparação, a pimenta malagueta atinge aproximadamente 200 mil SHU.

o corpo no inverno Você sabe por que os lábios racham no inverno? Eles possuem uma pele fininha, que não têm glândulas sebáceas, ficando mais sensíveis às agressões como vento e baixas temperaturas. Além disso, muitas pessoas têm o hábito de passar a língua nos lábios, contudo, essa ação, em vez de umedecê-los, pode agredi-los. A acidez da saliva os deixa ainda mais ressecados. Já a explicação para os pés gelados nessa época do ano é a seguinte: com a temperatura externa reduzida, o corpo busca manter os órgãos vitais aquecidos e trabalhando numa temperatura ideal. Para isso, o sangue concentra-se no abdome e na cabeça, e o fluxo se reduz nas extremidades, como os pés, deixando-as mais frias.

por que o o bolo fica

“solado”? Vários aspectos podem estar relacionados a esse probleminha culinário. O bolo pode não ter sido assado o suficiente e a temperatura do forno pode não ter sido a ideal. Cozinheiros apressadinhos também costumam enfrentar esse problema: bolo retirado do forno antes de estar completamente assado e porta do forno aberta antes do tempo mínimo de cozimento são outros fatores que interferem na qualidade da massa. E nada de fugir da receita, hein! Óleo ou água demais também afetam a textura do bolo. Além disso, bater a massa pouco ou em excesso são procedimentos que podem afetar o resultado final da receita.




Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.