Revista Taperá - Outubro/Novembro 2014

Page 1

Edição no 10 | Outubro e Novembro | 2014

CASA

paredes ganham destaque com painéis volumétricos

SAÚDE

Foto: Edu Moraes

ansiedade, o mal da atualidade

CASAMENTO

CLUBE DE CAMPO SALTENSE

inovando para tornar esse dia mais especial

50 anos comemorados em novembro

CARRO

confira os lançamentos para 2015

SABRINA SATO ela transborda carisma e alegria




Foto: Edu Moraes

SUMÁRIO

A sempre simpática Sabrina Sato fala sobre sua dedicação ao trabalho e também de aspectos pessoais, como a relação com família e amigos

Notas de Saúde e Bem-Estar Entrevista: Sabrina Sato Denise Fraga Moda e Beleza


Conheça as propriedades e os benefícios de dez óleos vegetais

Paredes ganham vida nova ao receberem revestimentos volumétricos

Guia da Cirurgia Plástica Ansiedade: Mal da Atualidade

Ansiedade: quando ela se torna um problema?

Óleos Vegetais Viagem em Família Decoração: Áreas Externas Lições para Ensinar ao seu Pet Novos Carros Curiosidades

Confira dicas de mobiliário para deixar as áreas externas bonitas e confortáveis


“NASCIMENTOS” QUE VINGARAM 1964 foi realmente um ano pródigo em “nascimentos”, de um jornal e de 3 sociedades que vingaram: começou pelo Taperá, em 21 de abril, seguiu-se o Rotary Club de Salto, em 16 de junho; a Associação Comercial, Industrial e Agrícola, em 2 de outubro, e o Clube de Campo Saltense, em 20 de novembro. Dos 3 primeiros já falamos em edições anteriores desta revista. Do Clube de Campo Saltense falaremos hoje, com um histórico e uma entrevista com seu atual presidente, Walter Telesi Júnior. Infelizmente, nos últimos anos, algumas sociedades saltenses tradicionais tiveram problemas. Pode-se citar como maior exemplo a Sociedade Instrutiva e Recreativa Ideal, que, depois de oferecer aos saltenses eventos inesquecíveis, atingiu uma situação que fez com que ela perdesse até o patrimônio, o qual, com muito esforço, conquistou no passado. Felizmente, suas antigas dependências foram transferidas para uma sociedade respeitada, responsável e admirada, a São Vicente de Paulo, que as locou para empresários que estão procurando oferecer eventos de qualidade, além de alugar para particulares realizarem suas festas de aniversário, casamentos etc. Outras duas sociedades, que funcionaram grande parte de suas existências como clubes de futebol, e que tiveram uma época significativa como sociedades recreativas, a A.A. Saltense e o Guarani Saltense A.C., também enfrentaram grandes dificuldades, mas se mantêm com o esforço de pessoas dedicadas que se desdobram para impedir que também desapareçam. Felizmente, as três sociedades “cinquentonas” chegaram até esse ponto incólumes e em condições de prosseguir por mais um longo e, talvez, interminável período. Também tiveram seus dias de incertezas, de dificuldades, assim como este jornal, o quarto “cinquentão”, mas com o esforço dos seus integrantes conseguiram superá-las e mostrar que possuem todas as condições, não só de se manter, mas também de crescer ainda mais.

O Editor

Expediente

EDITORIAL

Publicação da Editora Taperá Ltda.

• Diretor-editor Valter Lenzi (Jornalista Profissional MTPS 075-80) • Jornalista Responsável Fabiana Franco MTB - 36.505 • Publicidade Departamento de marketing (11) 4028-1999 • Redação/Balcão de Anúncios Rua Itapiru, 983 – Jardim Barcella (11) 4029-3070 (11) 4028-1999 CEP 13321-330 • Nossos e-mails jornal@tapera.com.br reportagem@tapera.com.br arte@tapera.com.br financeiro@tapera.com.br propaganda@tapera.com.br marketing@tapera.com.br • Tiragem 10 mil exemplares • Impressão Quatrocor Gráfica e Editora • Conteúdo, Edição e Arte CM&N Revistas Customizadas (17) 3229-1940 contato@centralcmn.com.br Redação: Mani Jardim

A Revista Taperá não se responsabiliza pelos conceitos emitidos em artigos assinados, bem como pelas informações ou conteúdo dos anúncios publicados. A reprodução total ou parcial do conteúdo desta obra é expressamente proibida sem prévia autorização.



BEM-ESTAR

BANHO CHÁS RENOVADOR Como vovó já dizia, alguns chás podem trazer efeitos surpreendentes ao bem-estar. Alguns ingredientes podem, inclusive, ajudar as mulheres em inúmeros aspectos relacionados ao ciclo menstrual, aliviando, por exemplo, o mal-estar das cólicas, dores de cabeça, entre outros desconfortos. Chás de camomila, folha de framboesa, verbena e gengibre são apostas certeiras.

Um banho de mar é revigorante. Além da agradável sensação de bem-estar, a água marinha conta com zinco, silício, cálcio e magnésio e pode ser usada para tratar reumatismo, artrite e osteoporose. O alívio das tensões musculares também integra a lista de benefícios proporcionados pela água do mar. O relaxamento se dá graças à presença de sódio, que é considerado energizante. No pacote de vantagens ainda vale lembrar que a massagem que as ondas fazem no corpo estimula a circulação sanguínea periférica, aumentando a oxigenação das células. E o sal marinho, rico em cloreto de sódio, magnésio e potássio, tem ação cicatrizante e antisséptica.

AUTO

TROCA ESTIMA INTELIGENTE Certamente você já ouviu dizer que substituir alimentos refinados por integrais ajuda no emagrecimento. Mas, além de diminuir o manequim, a troca pode ainda trazer uma série de vantagens para a saúde. Isso porque os alimentos do tipo integral têm mais nutrientes, fibras e minerais – que auxiliam na redução do risco de doenças cardíacas, obesidade e diabetes. A alimentação com integrais é mais saudável e nutritiva, pois, durante o processo de refinamento, parte dos nutrientes é perdida. Existem inúmeras possibilidades de produtos integrais. Entre eles estão arroz, farinha de milho, farinha de trigo, pães, biscoitos e macarrão.

A opinião e o sentimento que cada pessoa tem por si mesma define sua autoestima. Quando está baixa, ela tem o poder de deixar as pessoas indecisas, inseguras e depressivas, sendo capaz de minar as possibilidades de felicidade e sucesso. Para reverter essa situação, o primeiro passo é parar de culpar as outras pessoas por essa condição de insatisfação. É preciso entender que esta é uma questão pessoal, de amor próprio acima de tudo. Especialistas indicam construir uma relação afetuosa e de otimismo consigo mesmo. Afinal, quem tem a autoestima elevada se aceita, cuida de si e encara a vida de cabeça erguida.


BEM-ESTAR

QUE TAL

COMEÇAR PELA

CAMINHADA? Se estiver tentando driblar o sedentarismo, em vez de apostar direto na meia maratona, que tal dar um passo de cada vez? Começar pela caminhada pode ser um ótimo estímulo de progresso. Iniciá-la aos poucos e ir aumentando gradativamente é uma boa dica para garantir a continuidade. Não subestime a caminhada, ela tem um combo farto de vantagens. É capaz de melhorar a circulação sanguínea, a ansiedade e o estresse. Favorece quem busca o emagrecimento, ajuda a tonificar e a fortalecer os músculos, diminui os riscos de problemas cardíacos, reduz a pressão sanguínea e os níveis de colesterol no sangue, previne o aparecimento da osteoporose, ajuda a controlar o diabetes e aumenta a imunidade do organismo. Que tal?

EVITANDO O DECLÍNIO

MUSCULAR

No processo de envelhecimento, o corpo passa por transformações e dentre as alterações está a perda de massa muscular. Com essa redução, força e potência dos músculos são afetadas, o que pode influenciar na realização de atividades cotidianas, gerando, por exemplo, insegurança ao caminhar, entre outros problemas. Para evitar esse declínio, é fundamental seguir, além de uma alimentação equilibrada, uma rotina de exercícios. Isso porque a inatividade física está diretamente ligada ao processo de involução da musculatura que ocorre ao longo do tempo. Para preservar a massa muscular após os 60 anos, é ideal a prática regular de atividade física, com uma frequência mínima de três a quatro vezes por semana, com atenção especial aos exercícios de resistência, como a musculação. Hidroginástica, caminhada e dança também podem fazer muito bem. A dica é encontrar uma modalidade que dê prazer e satisfação e torná-la um hábito.

APOSTE NA

LARANJA! Fonte de vitamina C, a laranja ainda agrega cálcio, potássio, ácido fólico, magnésio, fósforo, ferro e fibras. Famosa por ser antioxidante, a laranja conta também com dezenas de flavonoides que apresentam propriedades anti-inflamatórias, antitumores e reduzem a formação de coágulos no sangue. Confira outros atrativos dessa fruta poderosa: • Aumenta as defesas do organismo; • Combate o colesterol; • Controla a pressão sanguínea; • Estimula as funções intestinais; • Favorece o sistema circulatório, combatendo inflamações das veias; • Favorece a digestão; • Previne gripes e infecções.




ENTREVISTA Foto: Edu Moraes

SABRINA

SATO

Ela ĂŠ a mistura perfeita de carisma, alegria e espontaneidade


ENTREVISTA

Por Ester Jacopetti

S

abrina Sato é o que poderíamos chamar de prodígio, uma mulher incansável. Ela grava quase todos os dias, viaja por todo o Brasil para fazer as externas do seu programa, faz campanhas publicitárias, participa de eventos, muda de visual o tempo todo, concede entrevistas e ainda consegue tempo para

namorar. Ufa! Sempre simpática e com sorriso estampado no rosto, parece conduzir com leveza e naturalidade essa

rotina tão cheia. Nesta entrevista, podemos conferir um pouco sobre a vida pessoal e profissional desta apresentadora tão especial. Prepare-se para conhecer alguns pontos deste universo chamado Sabrina.

Vamos começar falando do seu programa. Acompanhamos as novidades, trocas de quadros, mas algo sempre presente é você em meio à comunidade... Eu gosto de ficar no meio da comunidade. Gosto de viajar e fazer matérias pelo Brasil. Pretendo fazer em vários Estados. Já gravei até em um presídio feminino em Recife. Eu acompanhei a soltura de uma delas. É muito punk. Tive que me segurar várias vezes para não chorar na frente delas. Havia uma senhora que fiquei com muito dó, toda hora ela entrava na fila para mandar recado para a família, porque esse é o contato que ela tem com o mundo exterior. A maioria está há quatro anos sem receber visitas... E com relação aos quadros do programa? O quadro “Sabrina Esteve Aqui” continua. Há um tempo eu estreei, com o Rodrigo Faro, um quadro em um ônibus que foi superbem, deu dez pontos de audiência. No “QI da Sabrina”, por exemplo, a gente procura pessoas que pos-

sam ajudar a melhorar uma instituição ou comunidade que tenha quadras de esporte, projetos de natação. Levo um famoso para fazer um show lá também. Todos os quadros estão indo muito bem. A gente procura mudar pra não ficar fazendo sempre os mesmos. Sua marca registrada é a espontaneidade. Você acha que, se surgir a oportunidade de fazer um programa ao vivo, essa característica continua ou pode deixar de existir? Na verdade, a gente esquece que tem câmeras. Os meus diretores são muito bacanas e ficam sempre preocupados comigo, para eu não decorar texto, mas para seguir naturalmente. É divertido e estou adorando! Vamos estudar bastante e, quem sabe um dia, a gente faz ao vivo, mas só quando eu estiver muito bem. Estou me dedicando bastante porque é muito trabalho, é punk. Estou gravando quase que diariamente e, às vezes, aos fins de semana também. Antes, eu gravava dois programas no mesmo dia. Agora estou gravando um por dia.

E, desde o início, o programa conta com convidados especiais, especialmente cantores famosos... Ah, estou muito feliz! As gravadoras não liberam antes de o programa ter pelo menos seis meses no ar. Elas demoram um pouco, porque querem saber como vai ser, mas foram superparceiras com a produção.

“Eu gosto de ficar no meio da comunidade. Gosto de viajar e fazer matérias pelo Brasil. Pretendo fazer em vários Estados” Foto: Eduardo Knapp / Folhapress




ENTREVISTA Conversando com o pessoal da produção do seu programa, eles pontuaram que a diferença de trabalhar com mulher é que elas demoram mais para se arrumar. Você também é assim? Eu demoro mais do que qualquer outra mulher, porque não sou muito focada. No meio da arrumação, paro para comer, falar ao telefone, fazer outras coisas. Quero ler a pauta, daqui a pouco eu paro para ver televisão... Nisso vai passando o tempo. Faço um penteado, daqui a pouco desfaço e faço outro. Provo uma roupa, se não gostei tiro e provo outra... Eu demoro! Há um tempo, saíram algumas notas de que a emissora não queria que você e outras apresentadoras usassem roupas curtas. É verdade essa história? Ah, é tudo mentira, tudo brincadeira! Nós conversamos antes de iniciar todo o processo. Eles querem que eu continue apresentado do meu jeito. Antigamente, no Pânico, tinha uma pegada muito mais sexy, e agora eu não preciso mais. Posso usar o que eu quiser. Vai muito do que estou a fim de usar. Tenho uma liberdade muito maior agora. Na televisão existem muitos mitos e esse é com certeza é um deles. Também foi publicado que você estava deprimida. É verdade? Eu não cheguei a ver essa revista, mas nunca chorei na Record, nem de emoção. Acho que só no primeiro programa, porque eu estava no palco, mas não sou uma pessoa muito emotiva. Quando fui entrevistar o (cantor) Eduardo Costa, fiquei emocionada, mas não chorei. Eu não posso nem reclamar dos meus hormônios porque sou uma pessoa de sorte. Falar que eu estava deprimida... É uma doença né?! Como pode a pessoa nem me entrevistar, nem checar, nada... É uma doença muito séria e muito comentada hoje em dia. É muito sério.

“Sou muito generosa com as pessoas que convivo, mas o meu defeito é que sou muito desligada e ansiosa” Vemos você sempre alegre, rindo de si mesma, mas existe alguma situação que te tira do sério? Tenho sorriso fácil, mas o que me tira do sério são pessoas mal-educadas e injustiça. Como é a sua relação com o público? Alguma vez você se sentiu invadida ou superexposta? Não, porque vim de uma cidade do interior, e a nossa vida sempre fica exposta. No interior, todo mundo recebe rótulo. Você é filha de fulano, faz isso, faz aquilo... Participei do Big Brother Brasil porque não tenho o que esconder e por isso sinto-me aberta. Normalmente as pessoas são supercarinhosas comigo. O mais importante é o carinho do público. Como é a Sabrina com a família e amigos? Sou muito generosa com as pessoas que convivo, mas o meu defeito é que sou muito desligada e ansiosa. O que é bem chato. Uma vez eu li que você tinha déficit de atenção. É verdade? Eu tenho sim, mas nunca cheguei a fazer nenhum tipo de tratamento. Meu pai e minha mãe são psicólogos. Nós conversamos bastante sobre esse assunto. Mas nunca tomei remédio. De toda a sua família e amigos, quem você considera ser mais crítico em relação a você? Ninguém! Esse é o problema! Meu amigo Ronny, quando me viu no palco pela primeira vez, chorou. Quando eu e a Karina (irmã e empresária) éramos

crianças, fizemos um vídeo. Eu estava brincando com um microfone e ela falando que seria minha empresária. O João (Vicente de Castro, namorado de Sabrina) comentou que ela estava com o mesmo olhar quando estava na plateia me assistindo. Você comentou sobre o João, como é tê-lo como companheiro? É muito bacana poder dividir e trocar ideias, conversar sobre tudo com a pessoa que você divide a cama. A gente fica muito tempo junto em São Paulo. Apesar de ser muito corrido porque gravo praticamente todos os dias. O que mais sinto falta é de fazer amor... (risos). Eu chego em casa tão cansada, que pode ser o Brad Pitt na minha frente que não acontece nada (risos)! Brincadeira! Estou conseguindo fazer amor sim! Agora, falemos de cuidados com o corpo e boa forma. Você tem algum truque de beleza? Ah, eu tenho vários! Por exemplo, quando saio do banho, de preferência antes de dormir, como tenho olheiras, dou uma dedilhada no rosto, passando um hidratante. Ou dedo gelado também ajuda. Aprendi que tem que passar hidratante no rosto e protetor solar fator 60. Tem também um creme que passo nas pernas, que dá brilho, mas outro dia o maquiador me chamou a atenção porque a minha perna estava de uma cor e as mãos de outra (risos). Parei de exagerar para não acontecer mais isso (risos). Gosto de comprar produtos na farmácia porque é mais


ENTREVISTA prático. Tenho preguiça de fazer aquelas misturas caseiras para o cabelo. A tecnologia existe para nos ajudar. Com a pele, procuro tirar toda a maquiagem, até porque normalmente passo um quilo de pó na cara (risos).

Foto: Edu Moraes

Você muda bastante o seu cabelo. Como faz para cuidar dos fios? Todo mundo sabe que sou uma japonesa camaleoa, amo mudar o visual! Isso faz eu me sentir renovada e reativada. Para cuidar dos fios, o importante é ter bons produtos à disposição. Eu era uma japonesa riponga, com os cabelos até a cintura, mas depois fiquei loira e apresentadora de televisão. Que chique (risos)! Gostei de vários cabelos que tive. É engraçado porque, depois que descoloro, demoro para escolher os penteados, mas tenho pessoas para me ajudar e dar dicas. Procuro em revistas referências para o meu cabelo e make. Não gosto de ficar sempre igual. Os cabeleireiros ficam impressionados como o meu cabelo dura bastante, mas é porque eu faço tudo direitinho, sempre cuido. Apesar de eu mudar muito, hidrato sempre. Antes de fazer escova e

“Normalmente as pessoas são supercarinhosas comigo. O mais importante é o carinho do público” babyliss por causa do trabalho, procuro passar protetor e hidratante. Meu cabelo é fácil de cuidar, porque é liso, mas prefiro com mais volume. Eu tenho um truque, depois que lavo, faço dois coques com ele molhado, solto depois e fica parecendo que fiz babyliss. Em relação a sua maneira de se vestir, é você mesma quem escolhe o que vai usar ou tem um personal stylist? Hoje, eu tenho um personal, mas já me

vesti muito mal também (risos). Eu era imatura para me vestir. Quando meu personal não está por perto, mando as fotos para ele, para saber se está tudo certinho. Do meu guarda-roupa não posso nem reclamar, porque tenho de tudo. A gente vê que você gosta de postar fotos nas redes sociais. Você é o tipo de pessoa que é bastante ligada à internet, né? Eu gosto! Nós temos um grupo WhatsApp que é formado apenas pela

minha família. Meu pai sempre manda os links das notícias que saem a meu respeito, mas não é grupo de putaria, é familiar (risos)! Vou continuar abastecendo o meu Instagram. A gente gosta de aparecer né?! Se estamos nos maquiando, na praia de biquíni, beijando o namorado, a gente posta tudo! Adoro postar foto do bolo que a minha mãe faz e depois eu saio dizendo que fui eu (risos). Gosto do Instagram porque também é uma forma de divulgação.



A ÁRVORE DE

CHUPETAS Não cumpri a lei. Sempre tive imenso prazer em olhar pela janela dos táxis que pego pela cidade, mas, nos últimos anos, meus olhos, que flanavam libertos pelas esquinas, foram sendo dia a dia capturados por meu smartphone. Decretei, então, uma lei particular proibindo o uso do aparelho nos táxis. Finjo que estou num avião. Consegui me afastar do vício por boas semanas, mas o poder de captura da coisa é mesmo arrasador. Como num passe de mágica, ele reaparece em minhas mãos e, quando dou conta, meus dedos ávidos por aproveitar o tempo já desperdiçam novamente a cidade lá fora. Ontem, voltei a controlar meu superpoder de onipresença e pousei de novo em calma meus olhos pela janela. Ganhei um prêmio por isso: uma árvore de chupetas. Isso mesmo. Numa esquina que não me lembro, alguém resolveu dar à cidade uma incrível árvore de chupetas. Um fulano qualquer ficou ali boas horas a pendurar todas elas. Ou será que foi uma por dia? De quem eram tais chupetas? Será que essa figura especial, capaz de dar à cidade tamanha poesia, rouba chupetas de bebezinhos? Talvez não passe de uma mãe maníaca por limpeza que costuma descartar a chupeta de seu bebê cada vez que cai no chão e, culpada, simplesmente as pendura na árvore rumo à pracinha. Quem será esse pedestre invisível? Além de toda a riqueza de cenas que transborda do caos da cidade, meu celular

quieto na bolsa ainda é capaz de fazer minha mente passear pela construção destes anônimos que aliviam nossa selva de pedra com suas intervenções poéticas. Quem enfeitava as árvores da pequena praça da Avenida Sumaré com laços coloridos de floricultura? Quem clama por “mais amor, por favor”? Quem será o autor do “você passa, eu acho graça, você prédio, eu acho tédio”? Quem me emocionava com o rostinho do menino grafitado no túnel da Doutor Arnaldo que, invariavelmente, velava o sono de alguém ao seu queixo? Tiraram ele de lá. Só ele. Seus amigos continuam por ali em sonhos sem guarda. A tinta cinza que nos privou das palavras de Gentileza também é anônima. E veloz. Melhor manter meu celular na bolsa. A poesia urbana é fugaz.

DENISE FRAGA É atriz e autora de “Travessuras de Mãe” e “Retrato Falado”, ambos da Editora Globo

Numa esquina que não me lembro, alguém resolveu dar à cidade uma incrível árvore de chupetas




ELEITA

A cor lavanda está entre os tons que ganham destaque na temporada. Ela ganha evidência na maquiagem, unhas, roupas e até cabelos. Revela aquela sensualidade sutil que só um roxo clarinho sabe como produzir. Aproveite a beleza da cor para colorir os looks da estação.

C&A

COR

Mineral

C&A

TENDÊNCIAS

CURINGA Na moda masculina, elas sempre dão o ar da graça. Estamos falando das listras, que fazem bonito em qualquer temporada e são parceiras fiéis das camisetas dos homens. Nos modelos atuais, elas surgem de diferentes formas. Podem ser representadas por riscas finas ou ainda por marcas largas, em forma de blocos, tanto na tradicional apresentação bicolor quanto em peças que reúnem três cores ou mais.

SAIA COM ELA

PARA CIMA

Água de Coco

TNG

Mineral

Femininas, com uma vasta opção de modelos, as saias chegam com tudo para criar belas composições de diferentes estilos. Conheça algumas das opções mais aclamadas: • Saia mídi: embora não seja amada por todas as mulheres em função de seu comprimento – no meio da canela – , ela dominou as passarelas no exterior e promete vingar por aqui. Aliás, o comprimento mídi deve aparecer também nos vestidos. Dependendo da peça escolhida, o visual pode ficar elegante e maduro, mas também há espaço para versões ousadas e despojadas. Dica para as mulheres mais baixinhas: é preciso cuidado com essa peça para não achatar a silhueta. • Saia longa: essa versão conta com adeptas cativas. Charmosa, ela sempre encontra espaço para brilhar em looks de diversas temporadas. Faz bonito tanto em produções casuais quanto em composições mais sofisticadas. • Saia trompete: ela está dominando as vitrines. Ajustada ao corpo e com babados na barra, esbanja sensualidade. • Saia assimétrica: quem gosta de peças com um toque de ousadia, pode investir nas saias com barras irregulares. A assimetria de alguns shorts-saia também tem espaço. Eles podem ser usados com camisas, regatas, camisetas e casaquinhos.

CABELOS Atenção, homens! Os topetes estão em alta (e altos!). Para quem quer manter os fios com o penteado, a dica é secar o cabelo com a ajuda de uma escova, depois passar pomada para uma melhor definição e, na sequência, aplicar um spray finalizador. É possível criar looks despojados, “certinhos”, elaborados, modernos ou retrôs. Opções não faltam.


TENDÊNCIAS

+

ESTILO SUBINDO DESEMPENHO NO SALTO

Maria Filó

PROTEÇÃO Colcci

FASHION IT Eyewear / Sabrina Sato

PANTALONAS

As flores foram destaques nas passarelas e agora ocupam de forma intensa as vitrines. Aparecem em inúmeras versões: aquareladas, com a atmosfera das chitas, tanto em grandes proporções como pequeninas e até mesmo em relevo (aplicadas sobre os tecidos, inclusive em jeans). Outra atração fica por conta das estampas de folhas, com referências a palmeiras e até texturas que lembram as tramas feitas com as fibras da planta.

Minera l

E FOLHAS

C&A

FLORES

Arezzo

Os tamancos vêm com tudo! Repaginados e dos mais variados estilos, eles aparecem desde as opções mais tradicionais a modelos com saltos mais cê pesados, alguns até em cortiça. Mas Bebe não para por aí. A moda de calçados femininos também dá destaque às sandálias coloridas e com tiras. Para quem gosta de brilhar, não faltam opções metalizadas. Há ainda espaço para os saltos com corda. Outra tendência que já dá para anotar – e usar – são os saltos de acrílico. Eles também chegam com força total.

C& A

New Bala nce

Un Armdoer ur

Design moderno e cores vivas aliados à tecnologia que proporciona ganhos à performance. Assim podem ser definidos os calçados esportivos atuais. Os modelos estão cada vez mais avançados e são desenvolvidos para atender às exigências de cada esporte. Assim, há versões especiais para corredores, para quem joga tênis, jogadores de futebol, entre outras modalidades. Leveza, estabilidade e formato anatômico estão entre as inúmeras qualidades ofertadas por esses calçados.

Belos óculos de sol arrematam perfeitamente os looks masculinos e femininos, além, é claro, de oferecerem proteção contra os raios UV. As novas linhas estão cada vez mais diversificadas, oferecendo modelos para todos os gostos: há formatos redondos, quadrados, gatinho... Com relação à matéria-prima tanto os de acetato quanto os de metal ganham espaço, assim como as armações que simulam aspecto de madeira.

O revival das pantalonas foi lançado e elas virão fluidas e leves – adequadas à temperatura da temporada. Em relação ao comprimento, além das versões tradicionais, alguns desfiles apresentaram modelos no meio da canela. A pantalona possibilita inúmeras produções, de looks bastante formais até os com o toque boho chic.


SOCIAL

ROTARY CLUB DE SALTO Visita da Governadora



JEANS

MODA

O SOBERANO

A versatilidade deste item faz com que ele supere modismos e se propague como um dos maiores fenômenos da história da moda Já vestiu seu jeans esta semana? Companheiro fiel dos mais diversos estilos, o jeans – sem dúvida – reina no mundo da moda. Prova disso são os resultados de uma pesquisa realizada pelo IBOPE Inteligência, a pedido de uma empresa que trabalha com fibras e tecidos. O estudo mostrou que 56% dos entrevistados, entre homens e mulheres, usam o jeans para ir ao trabalho e 46% para atividades de lazer – o que mostra que ele é versátil e pode estar no ambiente profissional, na balada e até mesmo dentro de casa. Democrático, ele transita entre diferentes estilos, classes sociais e está presente tanto no universo masculino quanto no feminino. Juliane Lopes, 25 anos, comprova a teoria. “Eu uso jeans para trabalhar, mas também uso para sair, ele é um elemento fundamental para mim.” Com o passar dos

anos, esse tecido, e a calça feita com ele, vêm sendo aprimorados e reunindo uma rica história para contar. Já foram sinônimos de roupa de minerador, rebelde, soldado e hoje são usados por todos.

Mais de cem anos de história De acordo com a consultora de moda e estilo, Eliane de Rezende Brechtbuhl, no período da corrida do ouro nos Estados Unidos, século 19, havia uma grande procura por lona para cobrir as carroças, fazer as barracas dos mineradores e o comerciante Levi Strauss, um imigrante alemão, trabalhava para atender a essa demanda e também para ofertar material resistente o suficiente para vestir os trabalhadores da região. Em 1872, Strauss recebeu uma carta de um de seus clientes, Jacob Davis, dizendo

que por conta do peso das pepitas de ouro e do tempo de uso, os bolsos das calças dos mineradores começavam a cair, o que o levou a utilizar rebites de metal para fazê-las durar mais tempo. Davis adquiria de Strauss o tecido para fazer as calças. Juntos, eles conseguiram, no ano seguinte, a patente para essa peça de vestuário de trabalho. As calças feitas de um pano resistente, assim como o sucesso desta invenção, persistem até hoje.

Presença em várias ocasiões Com o passar dos anos, essas calças e seu tecido-base foram recebendo alterações, aperfeiçoamentos e ganhando novos itens. Na década de 1930, a aparição dos cowboys de filmes em clima de faroeste contribuiu para a popularização da peça.


MODA

VOCÊ SABIA? O dia 20 de maio de 1873 é considerado por muitos o marco do nascimento da calça jeans (mesmo que as calças que serviram de inspiração para a criação da peça tenham sido usadas como roupa de trabalho por muitos anos antes). A escolha remete à data em que Jacob e Strauss conseguiram a patente para a peça com rebite.

Há também registros de que soldados norte-americanos usaram uniformes confeccionados com jeans durante a Segunda Guerra Mundial. Nos anos 1950, a icônica peça ganhou ares de rebeldia, com astros do cinema e da música. O jeans seguiu atravessando séculos, fortalecendo-se como artigo de moda democrático e popular.

Jeans no vestuário infantil A estilista Cibele Menti conta que o primei-

ro registro do jeans no universo infantil foi em 1912, quando uma marca de destaque mundial lançou a coleção “Child’s Play” (Brincadeira de Criança). Segundo ela, o jeans usado na coleção kids, atualmente, tende a seguir três tipos de lavagens: lixado, estonado e amaciado – para que o tecido fique mais macio e confortável para a criança. A intensidade da lavagem é justamente para deixá-lo mais “leve”, fino, para que não gere incômodos. “O jeans é uma

A ORIGEM DO NOME Quando o tema é a origem das palavras jeans e denim, há várias explicações - e controvérsias. Alguns registros indicam que, no passado, os marinheiros de Gênova, cidade portuária italiana, nomearam suas calças de trabalho de “genes”, e que adaptações de pronúncia deram origem ao termo jeans. Outras fontes apontam que esses marinheiros, que usavam calças de um tecido robusto proveniente da cidade de Nimes, na França, eram chamados de “genes” pelos franceses e de “jeans” pelos americanos. Quanto ao denim, algumas referências apontam que essa palavra também estaria ligada ao tecido de Nimes – e que na corruptela do termo francês para o inglês transformou-se em denim.

peça essencial também no guarda-roupa infantil. Ele segue o mesmo conceito da moda adulta: ser uma peça resistente, confortável, descolada e que resolve o look.”

Roupagem atual A tecnologia no tratamento do jeans trouxe inúmeras possibilidades e hoje os efeitos vão muito além das lavagens tradicionais. Ele pode ter, por exemplo, efeitos: marmorizado, destroyed (quando a peça ganha aspecto de surrada, com rasgos, barras puídas), delavê (esbranquiçado), used (com efeito de desgaste, para parecer usado), desbote em negativo, dirty (manchado) e pode ainda imitar madeira e pele de animal. A consultora de moda Eliane reforça que o jeans está em toda parte, vestindo todas as idades e classes. “Todas as pessoas ao redor do mundo têm pelo menos uma peça no guarda roupa.” Ela conta que atualmente existem jeans mais finos ou mais encorpados, sempre confortáveis e com muita flexibilidade. A profissional explica que a peça pode ser usada tanto em produções mais sofisticadas quanto em looks mais despretensiosos, o segredo está em contrapor os outros itens do visual a fim de garantir o resultado esperado.


ESPECIAL

Empresas realizam casamentos cada vez mais glamorosos

A INDÚSTRIA DOS

CASAMENTOS

Programar e organizar a cerimônia e a festa de casamento têm sido tarefa difícil hoje em dia, pois não param de surgir novidades. O cerimonial atua como braço direito dos noivos. “Participamos o tempo todo do evento”, diz a cerimonialista Sue Ellen Perez. Segundo a profissional, as plaquinhas com frases têm feito sucesso. Aliás, a fotografia é o item essencial para eternizar o enlace. Para Marcelo Motozono, da Guardare Studio, o mais importante é fazer backups dos arquivos.

Fotos ilustrativas: Internet


ESPECIAL

Por Fabiana Franco “Não adianta só ser um bom profissional. Na Guardare, fazemos três cópias”, explica. O vestido da noiva é sempre uma atração à parte. A Nova Loja, em Indaiatuba, oferece de modelos clássicos aos mais atuais. “As tendências são tule e renda”, conta Karina Albertini. O Dia da Noiva prepara as futuras esposas“com banho de banheira, manicure, massagem, depilação, maquiagem e penteado, elas se sentem verdadeiras divas”, diz Rogério Milanez, do Espaço Surreal. Para os noivos, Daniela Petrini, da MC Moda Masculina, dá uma dica: ternos escuros à noite e claros durante o dia. “Carteira estufada e cacarecos eletrônicos nos bolsos são deselegantes”, alerta. Os padrinhos preocupam-se em estar em harmonia. “É comum combinar a cor da gravata com o vestido”, diz José Carlos Sombini, da Loja Altino, que destaca as estampas florais, transparências e tecidos com fluidez, como novidades para as madrinhas. Na área de convites, para Daniel Causo, da Grafsalto, destaca-se a inclusão de

desenhos gráficos, pedras brilhantes e fitas no fechamento do envelope. Para ele, é importante ver um impresso antes para corrigir eventuais erros. A comemoração com os familiares e demais convidados acontece geralmente em salões locados. “É fundamental analisar a localização, segurança, capacidade, estacionamento, alvarás e vizinhança”, alerta Adriana Alvarenga, do Happy Hall. O papel de parede personalizado e a fototela têm chamado a atenção. Para Rodrigo Menegazzi, da Gráfica Inove, o ideal é procurar empresas que trabalhem com material de qualidade e pedir um orçamento com medidas exatas. Quando se contrata uma floricultura, Elizabeth Navarro, da Flox Floricultura, alerta para que os noivos contratem profissionais que conheçam a durabilidade das flores. Estão em alta os arranjos em tons pastel e itens dourados. Os doces, que também ornamentam, são colocados em forminhas em formato de flor. Segundo César Marins, os mais

Andressa de Carvalho veste A Nova Loja pedidos são: camafeu de nozes, tarteletes, copinhos de leite condensado com physalis entre outros. Já para o serviço de buffet, na opinião de Karolina Scallet, do Restaurante Scallet, é essencial o atendimento cordial da equipe. O destaque fica por conta dos fingers foods (miniporções) e a tradicional mesa de frios. E, o maior símbolo do vínculo conjugal, a aliança em ouro, deve ser sempre de 18 quilates, com garantia. “Temos mais de 180 modelos. As mais procuradas são as anatômicas, macias e resistentes”, explica Rosimar Campino, da Ourivesaria Ouro e Prata.


BELEZA

ALMEJADA

PERFEIÇÃO O Brasil é destaque no ranking mundial de cirurgias plásticas; conheça um pouco mais sobre procedimentos recorrentes no País Houve um tempo em que se submeter a cirurgias plásticas era algo distante, uma realidade para poucos. Mais acessíveis e reunindo uma vastidão de recursos, atualmente esses procedimentos são procurados por muitas pessoas, e agradam a mulheres e homens das mais variadas faixas etárias. A lipoaspiração fez com que o Brasil ocupasse o segundo lugar no ranking mundial de cirurgias plásticas estéticas em 2011. Os dados levantados pela Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (Isaps), juntamente com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBPC) e outras entidades, revelaram que o Brasil apareceu, naquela época, com 905.124 procedimentos, perdendo apenas para os Estados Unidos, que realizaram 1.094.146. Em 2013, esse número mudou e a Isaps revelou que o Brasil superou os Es-

tados Unidos e tornou-se o país que mais realizou cirurgias plásticas: 1.491.721. Para esclarecer alguns dos procedimentos mais procurados, conversamos com o diretor-geral da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), Luis Henrique Ishida. Veja a seguir as explicações do cirurgião. • Aumento das mamas: Ishida diz que esse procedimento é mais procurado por pacientes jovens, de 20 a 30 anos de idade, porém pode ser realizado em outras faixas etárias. Existe uma grande variação de técnicas para o implante de silicone, que incluem: localização da cicatriz, formato de prótese e localização da prótese (podendo ser colocada acima ou abaixo do músculo peitoral maior). Deve-se sempre realizar um estudo cuidadoso para a escolha da técnica mais apropriada para cada paciente. Segundo a SBCP, o

período de recuperação pós-cirúrgico é, geralmente, de 24 a 48 horas, seguido por alguns dias de repouso. A paciente poderá sentir dor e inchaço por algumas semanas. Atividades rotineiras e exercício físico serão retomados de acordo com a orientação do cirurgião plástico. • Correção de queda das mamas: é frequentemente procurada por pacientes que já tiveram filhos e amamentaram, fator que causa um excesso de pele e, como consequência, o aspecto de caimento das mamas. “Diversas técnicas cirúrgicas podem ser aplicadas, cada paciente deve ser cuidadosamente avaliada para a escolha da melhor programação cirúrgica. Pode-se utilizar implantes mamários, por exemplo, caso haja necessidade.” O cirurgião diz ainda que a técnica está associada a uma cicatriz um pouco


BELEZA para atingir os melhores resultados. Ishida destaca que cada face tem suas peculiaridades, e o nariz mais adequado varia de acordo com tais observações. “A beleza está na harmonia entre todos os elementos da face. Apesar de ser um procedimento de pequeno porte, é uma cirurgia muito minuciosa, pois trata de uma das estruturas mais fundamentais da estética da face.” Em geral, é procurada por pacientes mais jovens, porém pode ser realizada em outras faixas etárias. • Abdominoplastia: é, em geral, indicada para pacientes que já tiveram filhos e apresentam flacidez na região do abdome. O profissional esclarece que durante a gravidez existe a dilatação e expansão da parede abdominal e que, após o parto, muitas vezes, a área não se retrai para a forma e posição anterior à gravidez. Existe uma separação da musculatura que deve ser reposicionada, além de um excesso de pele que deve ser retirado. • Otoplastia: Ishida explica que a cirurgia de correção de orelhas proeminentes pode ser feita em crianças maiores de 7 anos (a intervenção na infância pode minimizar e evitar o bullying).

maior, quando comparada à cirurgia de aumento mamário. • Lipoaspiração: é indicada para a retirada de pequenas quantidades de gordura localizada. Ishida alerta que a lipo não deve ser encarada como uma forma de emagrecer, mas sim de modelar o corpo. Durante o procedimento, uma cânula é inserida através de pequenas incisões. A gordura é deslocada e aspirada para fora do corpo. Entre as áreas que a lipo pode ser realizada, estão braços, cintura, costas e pernas. Cada paciente deve ser avaliado individualmente para receber o melhor procedimento cirúrgico. “Podem ocorrer variações de porte, tempo cirúrgico, recuperação, de acordo coma programação estabelecida.” • Rinoplastia: o procedimento, que faz reparações no nariz, deve ser muito bem planejado

“Na infância, as cartilagens das orelhas são mais flexíveis, o que resulta numa cirurgia menos traumática e dolorosa. Pode ser realizada na fase adulta, porém costuma doer muito mais.” Ele explica que, geralmente, é feito um corte na parte posterior das orelhas, escondendo muito bem a cicatriz resultante. • Rejuvenescimento facial: o diretor-geral da SBCP explica que diversos procedimentos faciais visam reduzir os efeitos do envelhecimento. São mais comuns às pacientes do sexo feminino, no período pós-menopausa, pois há um envelhecimento mais intenso e rápido neste período, decorrente das alterações hormonais. Os procedimentos são variados, assim como os cuidados pré e pós-operatórios. Há intervenções para melhorar a aparência das pálpebras, reposicionamento de sobrancelhas flácidas ou baixas, entre outros. O especialista conta que sua preferência é por um tratamento abrangendo toda a face, para que o resultado fique mais natural. “Evito pequenos procedimentos, sempre que possível, devido à limitação dos seus resultados.”




SAÚDE

A ansiedade excessiva afeta

ESTADO DE

a qualidade de vida; veja o que fazer para reverter este quadro Apreensão, medo, tensão, preocupação exagerada? Com esses sintomas, é possível estar diante de um quadro de ansiedade. Afinal, ela é mais comum do que se imagina. Um levantamento realizado recentemente na Inglaterra com 2 mil pessoas, a pedido do canal Universal Channel, revelou que quatro entre dez pessoas passam cerca de duas horas diárias preocupadas com acontecimentos futuros. De acordo com o psiquiatra Douglas Motta Calderoni, a ansiedade pode ser classificada como normal ou patológica. “A normal ocorre quando estamos diante de um problema ou possível ameaça e precisamos resolver, é benéfica e até prepara melhor o indivíduo para lidar com a situação. O problema é quando essas reações ocorrem com fatores desencadeantes mínimos e tem-se uma reação desproporcional e ocorre com frequência, essa é chamada de patológica.”

ALERTA


SAÚDE

4 entre 10 pessoas passam cerca de duas horas diárias preocupadas com acontecimentos futuros

internacional em coaching, salienta que o esporte é uma importante ferramenta de auxílio, pois agrega bem-estar físico e emocional. Ele explica que também é necessário ter paciência e perseverança na busca por resultados benéficos, pois não há fórmula nem pílula mágica, e estar aberto a tirar lições das situações adversas. “É preciso passar pelas experiências e tirar aprendizado.”

Auxílio alimentar O psiquiatra alerta que nos casos nos quais a ansiedade mostra-se desmedida é preciso redobrar a atenção, pois ela provoca prejuízo social ou ocupacional. Ela é caracterizada quando a intensidade, duração e frequência dos momentos de ansiedade ou preocupações são desproporcionais ao evento estressor. “A ansiedade patológica pode ser dividida em várias patologias diferentes de acordo com a apresentação e frequência dos sintomas”, diz o médico, descrevendo, a seguir, algumas formas de como ela pode se manifestar: • Transtorno de ansiedade generalizada: causa apreensão ou preocupação excessiva, ocorrendo quase todos os dias, por pelo menos seis meses. Porém, quem apresenta esse quadro tem dificuldade em perceber que há excessos. Além de não conseguir controlar a preocupação, ainda é comum apresentar: falta de concentração, fadiga, perturbação do sono, inquietação, irritabilidade e tensão muscular. • Crises de pânico e transtorno do pânico: podem durar alguns minutos ou horas sem um fator desencadeante óbvio. Quando estas crises são muito frequentes, trata-se de uma síndrome do pânico que pode desencadear sensações de falta de ar, sufocamento, palpitações ou ritmo cardíaco acelerado, náusea, desconforto abdominal, sensação de tontura, sensações de irrealidade, entre outros sintomas. • Fobia social: traz o medo persistente de contatos sociais ou de atuações em

público. A exposição a esses estímulos provoca mal-estar ao dar vasão a sintomas como palpitações, rubor e sudorese. • Ansiedade mista: é acompanhada de momentos de estresse que estimulam o humor depressivo. Sentimento de culpa, pensamentos negativos e falta de esperança são associados a uma preocupação intensa e desproporcional com problemas corriqueiros. • Transtorno do estresse pós-traumático: ocorre quando uma pessoa passa por uma situação na qual sofreu grande ameaça a sua integridade física como períodos de guerras, sequestros e roubos. Acontece a revivência da situação, fazendo surgir medo, falta de ar, taquicardia e sudorese. Nesse quadro é comum ter sonhos vívidos com o trauma que ocorreu e sentir como se estivesse vivendo tudo de novo.

Como tratar Em relação aos tratamentos, Calderoni conta que podem ocorrer intervenções medicamentosas, psicoterápicas, além de mudanças de comportamento. Buscar amparo adicional na atividade física e práticas esportivas também é indicado. O preparador físico Alexandre Nakandakari, que também tem formação

É possível diminuir a ansiedade com a alimentação? Sim. Segundo a nutricionista Rafaela Allevato Frason, coordenadora do serviço de nutrição do Hospital San Paolo, alguns alimentos estimulam a liberação de serotonina, hormônio responsável pela sensação de bem-estar e relaxamento. Ela explica que a banana, o leite e seus derivados contêm o aminoácido triptofano, um precursor da serotonina. O aminoácido também atua na regulação do sono, provocando a sensação de relaxamento. Carboidratos de lenta absorção também são benéficos, pois liberam açúcar na corrente sanguínea e ajudam na liberação de serotonina. A nutricionista alerta ainda para que a alimentação que incentiva a produção de cortisol, hormônio que é liberado em situações de estresse, seja evitada. A cafeína e o álcool, por exemplo, devem ser consumidos com moderação, pois são estimulantes do sistema nervoso. Assim como o açúcar refinado, que eleva os níveis de açúcar sanguíneo rapidamente, podendo provocar irritabilidade. Uma boa dica dada por Rafaela é consumir vitamina C, presente nas frutas cítricas, pois ela diminui a liberação do cortisol.




NUTRIÇÃO

ÓLEOS

VEGETAIS

Suas características e origens Cozinhar faz parte do dia a dia, e muito é dito sobre os nutrientes dos alimentos, as especificações das panelas, entre outros itens, mas e o óleo? Saber diferenciar as características de cada tipo de óleo vegetal é essencial na busca por melhores alternativas. De acordo com a nutricionista Bianca Souza Maria, especialista em nutrição clínica, é comum que as pessoas confundam óleos indicados para fritura e para alimentos crus, por exemplo. A dona de casa Paula Teodoro, de 27 anos, reconhece que existe uma vasta oferta de óleos no mercado, mas revela que não sabe como diferenciá-los de acordo com cada preparo e necessidade. Sendo assim, alguns esclarecimentos tornam-se fundamentais. A seguir, Bianca fala sobre as propriedades e os benefícios de alguns produtos.

• Óleo de algodão: tem leve sabor adocicado e é excelente fonte das vitaminas D, E e ômegas 3 e 6. Ele é resistente a altas temperaturas, por isso indicado para frituras. Também pode aparecer em maioneses e margarinas; • Óleo de amendoim: é facilmente digerido, além de ser fonte das vitaminas D, E e ômega 6. Seu consumo ajuda na manutenção do bom colesterol. Ele é resistente a altas temperaturas (220°C) e seu uso é recomendado para frituras em geral. Mas nem todos o utilizam em outros tipos de preparo, pois o sabor peculiar pode interferir no prato; • Óleo de canola: seu uso auxilia no controle do colesterol e triglicerídeos, pois é fonte de ômegas 3 e 6. Resistente a altas temperaturas (180°C), sua indicação é para o preparo culinário;

GORDURA E PALADAR: O QUE A CIÊNCIA DIZ O desejo por alimentos gordurosos pode não ser meramente psicológico ou uma simples questão de gosto. Cientistas dos Estados Unidos e da Itália fizeram testes com ratos que ingeriram gordura e constataram o seguinte: ocorre um processo no organismo, que começa na língua, no momento em que a gordura lança um sinal ao cérebro e ao intestino. O sinal estimula a produção de endocanabinoides, que induzem o consumo de alimentos gordurosos.


NUTRIÇÃO

LEMBRE-SE Os óleos devem ser consumidos com moderação, pois são calóricos. Na hora de escolher um produto, é importante analisar o rótulo para verificar informações sobre as calorias e também sobre as gorduras presentes (evitando excesso da saturada, que pode afetar a saúde). Médicos e nutricionistas podem ajudar a fazer a melhor escolha para a sua necessidade.

• Óleo de coco: pode ser refinado, funcional ou extravirgem. É poderoso para garantir mais saciedade, sendo associado a dietas de emagrecimento, além de ser fonte das vitaminas K, E e de ferro. Porém, o alto teor de gordura saturada presente nesse óleo faz com que seu consumo em excesso seja prejudicial à saúde, pois pode aumentar a quantidade de colesterol LDL, considerado ruim. Pode ser usado na culinária e é também encontrado em cápsulas; • Óleo de dendê: também conhecido como óleo de palma, é fonte de vitamina A (14 vezes mais que a cenoura), vitamina E e betacaroteno (precursor da vitamina A, encontrado nos alimentos com coloração laranja). Seu uso é recomendado para culinária em geral, porém quando utilizado em frituras de imersão ocorre a perda de seus nutrientes; • Óleo de gergelim: favorece o controle de colesterol ruim, afecções oculares e doenças do colágeno. Contém os ômegas 9 e 6, ação antioxidante, vitamina E e lignina, fibra dietética indigerível presente nas partes mais endurecidas de alguns alimentos vegetais. Seu consumo é mais adequado para alimentos crus, em preparações frias e massas. Considerado óleo de mesa, ainda é apreciado em receitas orientais e mediterrâneas; • Óleo de girassol: com ação antioxidante, fortalece o sistema imunológico,

previne doenças cardiovasculares, além de ser fonte dos ômegas 6 e 9 e vitamina E. Resistente a altas temperaturas, seu uso é indicado para culinária em geral. Por não alterar o sabor, prepara bem peixes, carnes e legumes; • Óleo de milho: controla o colesterol, reforça o sistema imunológico e é fonte de ômega 6. Recomendado para doces e massas, além de ser resistente a altas temperaturas (até 180°C); • Óleo de oliva: contém vitamina E, controla o colesterol e beneficia o funcionamento do intestino. Apropriado para culinária em geral, sendo indicado para consumo cru para garantir a manutenção das propriedades. Quanto menor a acidez, maior a pureza do produto; • Óleo de soja: tem ação anti-inflamatória, auxilia no controle do colesterol e protege o coração, além de ser fonte dos ômegas 3 e 6. Apropriado para culinária, inclusive frituras.

FIQUE

ATENTO No momento da fritura, além de considerar o óleo utilizado, é preciso atentar-se ao tempo que o alimento fica em imersão e à temperatura. É indicado utilizar óleos vegetais de boa qualidade e aquecer o menor tempo possível, pois quanto maior o tempo e maior a temperatura, mais alterações o óleo original sofrerá. O aquecimento pode promover alterações químicas no produto, que pode deixar de ser uma boa fonte de gordura para se tornar prejudicial. A reutilização do óleo da fritura na alimentação não é recomendada, pois, ao ser aquecido uma vez, o produto perde sua qualidade inicial.




RECEITAS

COZINHA SEM

Fonte: Visconti

Fonte: Becel

SEGREDOS

Aqui, você confere receitas que unem sabor e praticidade. Delícias simples de fazer!

DELÍCIA GELADA

Romeu & Julieta

Ingredientes: • ½ pacote de Biscoito Maria Visconti • Fatias de goiabada cascão macia ou goiabada mole (aproximadamente 12 fatias) • ½ pote de sorvete de creme • Plástico filme para montagem Preparo: Forre uma forma de bolo inglês com o plástico e faça camadas alternadas de biscoito quebrado grosseiramente, metade do sorvete de creme, fatias de goiabada, mais biscoitos e o restante do sorvete; até preencher toda a forma. Leve para o congelador. Após congelado, desenforme com cuidado e sirva. Dica: se preferir, monte a sobremesa em taças individuais.

LULA RECHEADA COM VEGETAIS AO VINAGRETE Ingredientes: • 1 cenoura pequena ralada no ralo grosso • 1 talo de salsão, médio, picado • ½ pimentão amarelo pequeno cortado em cubos médios • 2 colheres (chá) de sal • 5 lulas pequenas inteiras limpas • 5 colheres (sopa) de creme vegetal Becel sabor manteiga • 1 cebola pequena picada • 3 tomates médios, sem pele e sem sementes, cortados em cubos • 1 colher (chá) de vinagre branco • 2 colheres (sopa) de cheiro-verde picado Para prender: • Palitos de madeira Preparo: Em uma tigela, misture a cenoura, o salsão,

o pimentão e metade do sal. Recheie as lulas com os vegetais e feche-as com palitos. Reserve. Em uma panela grande, aqueça 2 colheres (sopa) do creme vegetal Becel sabor manteiga em fogo médio e refogue a cebola. Junte as lulas e refogue-as por 3 minutos ou até ficarem rosadas. Acrescente os tomates, o vinagre e o sal restante. Abaixe o fogo e cozinhe por mais 3 minutos ou até as lulas ficarem macias. Misture o restante do creme vegetal Becel sabor manteiga, mexa até derreter e acrescente o cheiro-verde. Sirva as lulas quentes ou frias. Variação: se desejar, substitua o cheiro-verde por coentro. Dicas: na hora da compra, escolha lulas de mesmo tamanho, para que cozinhem ao mesmo tempo. Não cozinhe as lulas por muito tempo, pois, muito cozidas, elas tendem a ficar com consistência elástica e dura.


RECEITAS

PALHA ITALIANA Fonte: Visconti

Ingredientes: • 1 lata de leite condensado • 2 colheres (sopa) de achocolatado em pó • 1 colher (sopa) de manteiga sem sal ou margarina • ½ pacote de Amanteigados Leite Visconti picados • Plástico filme para forrar a assadeira • 1 colher (sopa) de açúcar

Fonte: Ajinomoto

Preparo: Em uma panela, coloque o leite condensado, o achocolatado, a manteiga e leve ao fogo, mexendo, até atingir o ponto de brigadeiro (quando a mistura se desprende do fundo da panela). Misture os amanteigados no brigadeiro. Depois, forre uma assadeira com plástico filme e coloque uma camada de mistura forrando o fundo. Leve para a geladeira por alguns instantes para esfriar, corte em quadrados e salpique açúcar. Dica: para receber seus convidados, corte a palha em pedaços menores e coloque em forminhas para doces.

Ingredientes: • 1 colher (sopa) de óleo • 4 cebolas médias cortadas em tiras • 1 peça de maminha limpa (1,2kg) • 3 sachês de Tempero Sazón® Toque de Alho • 1 colher (sopa) de sal

MAMINHA NA PRESSÃO

Preparo: Em uma panela de pressão, coloque o óleo e leve ao fogo alto para aquecer. Junte a cebola e a carne, previamente temperada com o Sazón® e com o sal. Tampe a panela e deixe cozinhar em fogo baixo por aproximadamente 40 minutos após o início da fervura. Retire a carne da panela, fatie e sirva em seguida, acompanhada do molho formado durante o cozimento. Dica: nesta receita, não há necessidade de incluir água, pois a cebola, ao ser cozida, solta a quantidade de líquido necessária para o cozimento da carne.


ENTREVISTA

Por: Fabiana Franco

Em abril de 1964 iniciavam-se os preparativos visando a fundação de um ocorrer em 20 de novembro daquele ano. À frente da sua diretoria desde julho deste ano, Walter Telesi Júnior, 53 anos, Consultor de Vendas, contou à reportagem da Revista Taperá quais são os planos da atual diretoria para o futuro do Clube de Campo Saltense, que completa 50 anos.

WALTER TELESI JÚNIOR,

FOTOS: VLATER PRATA/ARQUIVO DO CCS

dos mais tradicionais clubes de Salto, mas sua fundação oficial só iria

Presidente nos 50 anos do Clube de Campo Saltense

Em sua opinião, qual o segredo do sucesso do Clube de Campo Saltense, que está completando 50 anos de fundação? WALTER TELESI JR. - Acredito que seja o fato de ser um clube bem localizado na cidade, com a estrutura necessária, além de contar com segurança e higiene. O ambiente familiar proporcionado no CCS garante que nossos associados se reúnam para troca de experiências e se confraternizem com seus amigos nas horas de lazer. Valorizamos o respeito entre as pessoas, inclusive temos sócios que não residem na cidade de Salto. Que investimentos foram feitos nos últimos anos? WALTER TELESI JR. - Construção de mais duas quadras de tênis e o American Bar, reforma do salão social, bar e canchas de bocha. Quais eventos são realizados atualmente? WALTER TELESI JR. - Os principais são: Réveillon (janeiro), Carnaval (fevereiro), Colônia de Férias e Festa Julina (julho), Dia das Crianças (outubro), Baile de Aniversário do Clube (novembro) e Baile do Hawaí (dezembro). Promovemos constantemente eventos esportivos (campeonatos de futebol, bocha, tênis e truco). Sabemos que os bailes do Hawaí e o de Carnaval estão sempre lotados. A que se deve essa procura? WALTER TELESI JR. - Fora o Clube dos Casados, Salto não conta com eventos sociais voltados para uma classe de associados que já se encontram mais estabilizados, dos 30 aos 60 anos de idade. Além de preservarmos o ambiente familiar, as músicas tocadas nos eventos do CCS seguem essa faixa etária, o que proporciona momentos de lazer de rara oportunidade hoje em dia. Está sendo liberada a entrada de não sócios no Clube em determi-

nados eventos? WALTER TELESI JR. - Os nãos sócios se submetem às exigências do regulamento e do estatuto. Não existe proibição da frequência, desde que acompanhados de um sócio responsável, respeitando os limites impostos pelas normas do clube. Como está a situação financeira do Clube, que já passou por uma fase delicada há cerca de 40 anos? WALTER TELESI JR. - Graças às administrações anteriores, estamos num momento bastante estável e equilibrado. O que fazem para atrair mais associados para o Clube? WALTER TELESI JR. - Acredito que a participação de não sócios nos eventos que o CCS promove seja uma estratégia. É notório que os convidados se encantam com nossa estrutura e naturalmente queiram fazer parte do clube. Atualmente temos 406 sócios familiares e individuais. No nosso estatuto há limitações quanto ao número de associados, porém mesmo assim a adesão de novos sócios é constante. Quais são as prioridades da atual diretoria? WALTER TELESI JR. - Tomamos posse em julho deste ano e permaneceremos no cargo até 2016. Talvez nosso próximo passo seja a reforma do salão social. Como se trata de uma obra de vulto, estamos estudando a melhor forma para que isso aconteça. Tem outros planos para o futuro? WALTER TELESI JR. - Nosso plano é continuar os investimentos na infraestrutura, organizando eventos sociais, esportivos e culturais. Queremos manter a fidelização dos sócios e o ambiente familiar, que foi a razão fundamental para a criação desta sociedade.


DIRETORIA: PREOCUPAÇÃO COM BONS EVENTOS As diretorias que se sucederam à frente do Clube de Campo Saltense sempre se preocuparam em promover eventos para os associados e seus convidados. Até hoje a Festa Junina e os Bailes Carnavalescos são dois que têm repercussão e atraem a atenção e a participação de muitos saltenses. A primeira Festa Junina aconteceu em 1972, atendendo proposta apresentada pelo proprietário do bar da sociedade, Otoniel Constante. Este se encarregou da organização, enquanto o CCS ofereceu pipoca, quentão, amendoim, etc. Uma quadrilha, integrada por familiares dos associados, animou a festa, na qual foi proibido o uso de bombas e fogos de artifício em geral. A Festa Junina prosseguiu nos anos seguintes e hoje é considerada uma das melhores não só de Salto, mas de toda a região. Os festejos carnavalescos aconteceram pela primeira vez em 16 de fevereiro de 1976, sendo colocadas 20 mesas à disposição dos associados. Nos anos seguintes ocorreram em alguns anos, em outros não, mas o Carnaval tem sido constante nas dependências do Clube nos últimos anos, constituindo-se também num evento de grande repercussão em Salto e região. Pode-se citar também a promoção do Baile do Hawaí, outro acontecimento de grande porte, que exige muito trabalho por parte da diretoria e dos organizadores. Além dessas festas, outras que constantemente são realizadas, como o Baile do Queijo e Vinho, Feijoadas, etc., algumas delas beneficentes. Temos ainda as que ocorrem em datas especiais, como Dia das Crianças, Missa de Natal, Dia das Mães e Dia dos Pais, também servem para que o Clube homenageie as datas e promova eventos que também reúnem muitos associados e seus familiares, principalmente. O Baile do Hawaí, que acontece todos os anos é um dos grandes eventos oferecidos pelo Clube

Por: V. Lenzi

Equipe de bochas do Clube tem conquistado vários títulos No esporte – O Clube de Campo Saltense, nesses seus 50 anos, teve também algumas participações na área esportiva da cidade, principalmente no basquete e no bochas. Em 1976, por exemplo, a equipe de basquete tornou-se campeã da cidade, contando com a participação de associados. Naquele ano o Clube participou de um outro torneio, sagrando-se vice-campeão do Campeonato Prefeito Josias Costa Pinto. A equipe de bochas tem disputado muitas competições, se sobressaindo na maioria delas. Aliás, as canchas de bochas do Clube são das melhores da região e recebem elogios das equipes que nela disputam as partidas, a maioria pelo Campeonato da Cidade. Conquistou vários títulos, dentre eles o deste ano de 2014, quando a equipe de bochas do CCS sagrou-se novamente campeã, numa disputa acirrada com as demais equipes saltenses.

BANDEIRA E HINO – Em maio de 1978 o Clube de Campo Saltense oficializou sua bandeira e seu hino. Com relação à bandeira foi aprovado um trabalho apresentado pelo presidente Pedro Rudine Tonello, nas cores azul e branca. Quanto ao hino, sua letra é de autoria de Nilo Entholzer Ferreira e música do maestro Zequinha Marques. HINO DO CLUBE DE CAMPO SALTENSE Clube de Campo Clube de Campo Queremos te ofertar esta canção Onde é mais bonita a natureza Que acaba de brotar Clube de Campo Lá de dentro de nosso coração De Salto és exemplo de nobreza Diamante no alto da colina A tremular sua bandeira bicolor És a vida a palpitar Continuação do nosso lar

Clube de Campo Teu nome entrelaçou nossas mãos És nosso encanto Em teu solo vivemos como irmãos

Bailes carnavalescos são um dos destaques dos eventos promovidos A bandeira do Clube, com as cores oficiais (azul e branca)


TURISMO

VIAGEM

EM FAMÍLIA É importante buscar destinos com atrações capazes de agradar a todos Conforto, diversão, segurança e atrações para diferentes faixas etárias – essas palavras definem bem as necessidades que uma viagem em família exige. Momentos inesquecíveis para guardar na memória fazem parte da delícia que é desfrutar de um roteiro ao lado de quem mais se ama. De acordo com Eliane Porto, gerente de uma agência de viagens, o turismo familiar tende a proporcionar atividades em conjunto e a partilha de experiências. “As características do mundo moderno, em que os pais trabalham muitas horas e os filhos vivem em atividades fora de casa, faz crescer a procura por esse tipo

de lazer.” Ela conta que, no momento de escolher o destino, o ideal é avaliar se o local é adequado ao perfil da família, para que a viagem seja a mais prazerosa possível. Raphael Pazos, diretor de uma rede de hotéis, aponta que, nas viagens em família, é fundamental que haja muitas possibilidades no roteiro, ou seja, que ele seja rico em atrações para diferentes idades. Para quem tem filhos pequenos, uma boa dica é procurar destinos e hospedagens com programação especial e monitores - cuidado essencial para a tranquilidade e diversão de todos. Confira, a seguir, algumas opções de destinos.

CURTINDO O

CANADÁ Quebec é o lugar perfeito para experiências diferentes. A cidade canadense traz recordações históricas das batalhas travadas entre França e Inglaterra e, estando lá, é possível fazer uma viagem no tempo. Quebec foi popularizada pelos turistas como a capital do inverno, por reunir estações de esqui. Os encantos são muitos e conquistam rapidamente os visitantes. Em poucas horas, o turista passeia de carruagem, percorre locais de batalhas decisivas e visita locais exuberantes, como o Château Frontenac, um grande hotel-castelo, e o terraço Dufferin, de onde se tem uma vista sublime da parte baixa de Quebec. O aquário e o Méga Parc, com brinquedos, pista de patinação no gelo e muitas outras atrações, divertem toda a família.


TURISMO

BELEZAS DO

MEDITERRÂNEO

Eliane Porto indica que, para quem gosta de paisagens estonteantes, o arquipélago da República de Malta, localizado no Mar Mediterrâneo, ao Sul da Itália, é um destino e tanto. As belas praias, os esportes náuticos, a rica fauna marinha, e as inúmeras grutas e cavernas ao longo da costa agradam. A diversão fica por conta da noite animada. A cultura local também é intensa, repleta de eventos e festivais. Dentre os passeios imperdíveis, vale conhecer a Vila do Popeye (Sweethaven Village), com o universo do personagem marinheiro. Também é recomendado um passeio por Rabat, a vila que conserva os restos das épocas em que fora uma cidade romana. A Ilha de Gozo e a Ilha de Comino, com suas águas claras, também devem entrar no roteiro.

SUL DO BRASIL

TUDO EM

Foto: Divulgação

A dica de Raphael Pazos é aproveitar Gramado (RS). A cidade investe em uma atmosfera dos sonhos para garantir a apreciação de seus visitantes. Além da fantasia das festas tradicionais como o Natal Luz, o Festival de Cinema e a Chocofest, a programação anual reserva surpresas. Gramado tem famosa gastronomia. Os cafés coloniais, o fondue suíço e os chocolates deixam o lugar aconchegante. A sensação de conforto se completa com a rede hoteleira, com piscinas térmicas e jardins majestosos. Quem estiver por lá pode visitar a loja e o museu dos “Super Carros”, com um acervo de supermáquinas para os apaixonados por automobilismo, o “Museu Medieval” e muito mais!

UM SÓ LUGAR Você quer relaxar e os filhos querem se divertir? Então, nada melhor do que aproveitar o vasto leque de opções de um resort. No Brasil, existem inúmeros, em diferentes pontos do litoral e também no interior. Além da programação dinâmica, contam com monitores e atividades específicas para a garotada. Dentre as possibilidades que o País oferta, o Resort Costão do Santinho, em Florianópolis (SC), é uma boa alternativa. Para os adultos, shows, espetáculos e o spa fazem sucesso. E para as crianças e jovens, surfe, escalada, arco e flecha, pista de skate e muito mais. Para quem está de malas prontas para o Nordeste, o Cana Brava Resort, na região de Ilhéus (BA), também é boa opção. Além do conforto e beleza, oferta piscinas incríveis, passeios de caiaque e microzoológico.


SOCIAL

FESTA DA PADROEIRA



DECORAÇÃO

DO LADO

1

DE FORA As áreas externas da casa têm motivos de sobra para ser decorada com atenção. Recanto de descanso, lazer e ponto de encontro entre amigos e familiares, elas precisam transbordar charme, conforto e hospitalidade. Confira opções que ornamentam quintais, terraços, varandas e jardins.

2

3

4

5 6

7

8

9

1. Leblon Mesa com bandeja giratória, Tok&Stok. 2. Poltrona Buzios Cores, cor tomate, Teakstore. 3. Aparador, Etna. 4. Cadeira reclinável, Etna. 5. Mesa dobrável, Teakstore. 6. Leblon Sofá, dois lugares, reclinável, com almofada, Tok&Stok. 7. Chaise Dupla Loretto, Galeria das Lonas. 8. Pufe redondo, fibra natural, Etna. 9. Espreguiçadeira em madeira teca, Teakstore.



CASA

PAREDES EM EVIDÊNCIA

Revestimentos volumétricos permitem criar ambientes

Eles chegaram para ficar. Os chamados revestimentos volumétricos – alguns os denominam também como 3D – estão em alta no mercado de decoração. E, sem dúvida, as paredes ganham sofisticação e charme com esses painéis especiais. Ao encontro dos anseios de quem está projetando um ambiente singular, eles cumprem seu papel esbanjando originalidade. Agregam ao projeto beleza e requinte, atraindo olhares para os efeitos de luz e sombra de seus relevos. Segundo a arquiteta e urbanista Laura Cássia D’Agostino, os profissionais da área amam usá-los. “Sua popularidade trouxe um grande aumento na procura e hoje encontramos revestimentos volumétricos variados, como cimentícios, cerâmicos, madeiras, pedras naturais

entre outros materiais, formando desenhos orgânicos ou geométricos, em diferentes cores e texturas, criando várias possibilidades de uso.” Ela lembra que, para encontrar o produto mais adequado ao uso e local onde será aplicado, é sempre valiosa a ajuda de um bom profissional e destaca que espaços menores exigem mais cautela. Nesses casos, deve-se investir em linhas com pequenos pesos e informações, para evitar efeitos indesejados e exageros que “carregam” o ambiente. A profissional recorda que, recentemente, fez uso de um revestimento especial em uma fachada residencial para proporcionar aspecto rústico e sinuoso. Tratava-se de um projeto de linhas retas contemporâneas. “Brinquei com

Foto: Castelatto

Foto: Portobello

cheios de personalidade


Material versátil “Antigamente esses revestimentos eram mais usados em áreas comerciais, porém a diversidade de opções, em formatos e tamanhos, permitiu aos amantes da beleza singular ousar um pouco mais, incluindo-os em projetos residenciais”, conta a arquiteta Patrícia Mitiko. Ela comenta que, atualmente, o material pode ser utilizado de diversas maneiras, seja em um pequeno detalhe de cabeceira de cama, sala de jantar e estar, como também em fachadas, halls de entrada e espaços corporativos. Em relação aos cuidados de limpeza e manutenção, a especialista alerta que estes dependem do tipo de material que o painel for composto. “Cerâmicas

e porcelanatos pedem limpeza apenas com sabão neutro, não há necessidade de manutenção. Painéis de madeira de demolição e cimentícios, quando instalados em áreas externas, necessitam aplicação, uma vez por ano, de verniz ou impermeabilizante, respectivamente, para ficarem protegidos dos raios solares e chuvas.” Para que a escolha harmonize-se com o restante da casa, Patrícia indica que o re-

vestimento 3D deve ser o ponto principal, inspirando o restante da composição decorativa. Suas formas devem ser evidenciadas com um bom projeto de iluminação, promovendo destaque no ambiente. Ela explica que a parede onde será instalado o revestimento não precisa ficar vazia, ela pode receber um móvel, como um belo sofá, um rack ou elementos decorativos como um vaso, por exemplo. Foto: Nina Martinelli

os materiais propostos, fazendo o contraste do concreto aparente e fachadas envidraçadas com um grande muro de importância arquitetônica, usando um modelo de revestimento volumétrico de cor e aspecto bruto e natural. Esse equilíbrio, além de muito agradável aos olhos, proporciona sensações mistas, une a contemporaneidade leve com o peso da rusticidade”, conta. Para Laura, o belo efeito 3D traz um charme especial tanto para pequenas áreas quanto para grandes fachadas.

Foto: Palazzo

Foto: Palazzo

CASA


Por: Valter Lenzi

CLUBE DE CAMPO SALTENSE 50 anos de uma das principais sociedades da cidade Assim como o Rotary Club de Salto, a Associação Comercial e o Jornal Taperá, o Clube de Campo Saltense também está completando seu cinquentenário neste 2014. Sua fundação oficial aconteceu em 20 de novembro de 1964, quando se reuniram, na Chácara Dalla Vecchia, localizada na Vila Nova, onde hoje funciona o IMED, pessoas interessadas em fazer parte do Clube (69 assinaram a ata, como fundadores). Antes disso foram realizados encontros, nos quais foram definidas as formas de criação e funcionamento da sociedade. O primeiro presidente foi Adélio Milioni, que tinha como secretário Pedro Rudine Tonello, Alberto André Ferrari como tesoureiro, Hermógenes Casarini como diretor social e Agenor Campanini como diretor geral de esportes, recreação e turismo. Foi sucedido por Alberto Telesi, em julho de 1968 e por Pedro Rudine Tonello em 1969, seguindo-se durante esse longo período de existência do Clube diversos associados que, como os primeiros presidentes, dedicaram-se à manutenção e ao progresso da sociedade.

1º presidente: Adélio Milioni

Canchas de bochas: uma das primeiras obras executadas Compra do terreno – Para levar avante a ideia da implantação do Clube de Campo, foi adquirido um terreno de 37.180,73 metros quadrados, situado no Bairro Olaria, ao lado do atual Jardim das Nações, que surgiu anos depois. Consta da escritura que o terreno custou 2 mil cruzeiros novos e foi adquirido por um preço compensador e com facilidade no pagamento, dos proprietários Joaquim de Arruda Sontag e sua mulher Antonieta e de seu irmão Geraldo Boscato de Arruda Sontag e de sua mulher Nair. Ambas as famílias não só colaboraram para que o Clube adquirisse a área, como também trabalharam em favor do Clube, ocupando cargos na diretoria, assim como seus filhos, alguns dos quais ainda militam como diretores. Construções – A construção das dependências foi iniciada em 1965, sendo o encarregado do projeto um dos fundadores, o arquiteto João Antonio da Rós. As obras foram comandadas pelo presidente Adélio, com a colaboração de Alberto André Ferrari, Jesuíno Garcia Salva e Agenor Campanini. Primeiro houve o fechamento da área a ser ocupada pelo Clube, com mourões de cimento e arame, seguindo-se a piscina, vestiários, quadras de bochas e quiosque. Os encargos da construção foram assumidos pelos sócios proprietários, que pagavam mensalmente a Taxa de Construção.


do B. Arruda Sontag contou como surgiu a ideia do Clube de Campo: na propriedade da família Dalla Vecchia, na Rua Theotonio Correia de Moraes, esquina com a Marechal Deodoro.

Piscinas tiveram suas obras iniciadas nos primeiros anos do Clube

O presidente Adélio e o diretor Geraldo Sontag foram jogados numa das piscinas, durante a inauguração Dificuldades - Em virtude dos gastos, o CCS encontrou algumas dificuldades financeiras nos primeiros tempos, quando as suas instalações ainda não estavam prontas, não podendo ser aproveitadas. Isso impedia a admissão de novos sócios, o que exigiu um pagamento extra de 5 mil cruzeiros, cobradas de cada sócio, para cobrir as despesas. A situação difícil durou até 1970, quando foi elaborado pela diretoria um plano para recuperar financeiramente a sociedade, sendo emitidas 200 promissórias, no valor de R$ 100,00 cada, sem juros, vencidas num prazo de 100 meses, mas que poderiam ser resgatadas antecipadamente. Entrega de obras – Num coquetel realizado no dia 23 de julho de 1967 foram mostradas as primeiras obras, que começaram a ser entregues em 3 de março de 1968: as duas piscinas, uma para adultos, outra para menores; vestiários, canchas de bochas, quiosques e playground. Na inauguração, primeiramente falou o presidente do Clube, Adélio Milioni, que fez um histórico sobre os primeiros anos da sociedade, ressaltando os trabalhos dos colaboradores Jesuíno Garcia Salva, Alberto André Ferrari e arquiteto João Antonio da Rós. Também usaram da palavra na oportunidade o deputado Archimedes Lammoglia, o prefeito Joseano Costa Pinto e o vereador Hélio Steffen. O associado Geral-

OUTRAS INAUGURAÇÕES importantes ocorreram em 14 de fevereiro de 1976, quando foram entregues a quadra de esportes e a sede social. Na quadra, inaugurada no período da tarde, foram realizadas partidas de basquete e vôlei, reunindo solteiros e casados do Clube. À noite aconteceu a inauguração da sede social, numa cerimônia que contou com as presenças do prefeito Joseano e do juiz de Direito, dr. Nilo Entholzer Ferreira, além de outros convidados. O presidente Geraldo Sontag e o presidente do Conselho Deliberativo, Pedro Rudine Tonello, procederam o corte da fita. Nos anos que se seguiram outras obras foram entregues aos associados: em 3 de fevereiro de 1979 foi inaugurada a Sauna, ao lado das canchas de bochas; nesse mesmo ano, no dia 27 de novembro, foram inauguradas as quadras de tênis, que em 20 de fevereiro de 1980 receberam iluminação; a sede social foi ampliada, cuja inauguração ocorreu em 30 de junho de 1984, da qual faziam parte a sala de jogos, american bar, secretaria e berçário; finalmente em 20 de julho de 1986 o Clube ganhou uma portaria e muro de fecho, as últimas obras de porte executadas, passando-se posteriormente à manutenção do patrimônio. Algumas obras importantes foram executadas ultimamente, podendo-se citar como uma das mais importantes a reforma ocorrida nas piscinas e em outros setores do Clube.

Tonello comandou as obras de ampliação da sede social

Sauna começou a funcionar no mês de fevereiro de 1979


PET

EDUCANDO

O MELHOR AMIGO Algumas técnicas podem ser aplicadas pelo dono para melhorar a disciplina do cão Os amantes de cachorros concordam – em coro – que esses animais são a oitava maravilha do mundo. Com o status de “melhores amigos do homem”, tornam os lares mais alegres e festivos. Mas, além de serem brincalhões e bons companheiros, é preciso lembrar uma palavrinha mágica para que o convívio com o pet seja harmonioso: disciplina. Isso mesmo, o aprendizado é essencial e deve fazer parte do relacionamento. É preciso deixar de lado o “nossa, ele fez errado, mas foi tão fofinho” e mostrar que o “sim” e também o “não” fazem parte da brincadeira. De acordo com a adestradora e expert no assunto Mariana Castro, a educação é importantíssima. Além disso, a família pode beneficiar-se muito de um cão disciplinado. “Tudo que é necessário é um pouco de paciência e conhecimentos básicos de adestramento para educar o cão”, conta. Sandro Luis Baptista, biólogo, cinotécnico (profissional experiente na técnica de adestramento de cães) e especialista em comportamento canino, diz que é perfeitamente possível educar um cão em casa. Porém, ressalta que conhecer o animal é essencial para saber como conduzir as técnicas.

Entendendo os cães Mariana diz que é preciso lembrar que cachorros são animais sociais que ancestralmente viviam em matilhas e que, nesses casos, a hierarquia é sempre clara. Portanto, indica que, na “matilha” de casa, o dono precisa posicionar-se como o “alfa”, ou seja, o líder, e deve ser obedecido sempre. “Crie um relacionamento de muito amor com seu pet, mas estabeleça limites claros e consistentes”, orienta. Ela também dá dicas de como ensinar alguns comandos aos cães e fazer com que eles deixem alguns hábitos ruins de lado. Confira:

COMANDO DE SENTAR A profissional conta que esse é o comando mais importante e deve ser o primeiro passo para determinar a obediência e hierarquia do relacionamento. Ela recomenda começar com um petisco na mão para atrair o interesse do cão. O primeiro passo é erguer o petisco sobre a cabeça do animal, com a mão fechada, pois o ato de olhar para cima vai gerar o movimento natural de sentar. “Fale com firmeza e dê o petisco quando ele se sentar. Porém, se perceber que ele presta atenção em você, mas ainda não entendeu o comando, dê o petisco, agrade-o, e continue tentando, com calma.” FICA! Após aprender a sentar, ele deve aprender a “ficar”, ou seja, permanecer no lugar até que seja liberado. A adestradora diz que o gesto aumenta ainda mais o grau de controle sobre o cão. O correto é ficar em frente ao animal, fazê-lo sentar e, em seguida, pedir que “fique” (falando com firmeza, mas sem gritar). Durante a fala é recomendado manter a palma da mão como se indicasse “pare”. Afaste-se lentamente, passo a passo. Se o cão se mexer, recomece o exercício. Lembre-se de recompensá-lo com petisco e verbalmente se ele se mantiver parado.


PET

NÃO ROER E ESTRAGAR COISAS Essa é uma atitude de cães que estão precisando de atividades. A especialista enfatiza que ter brinquedos à disposição e praticar atividades como passeio e corrida são fundamentais. Ela conta que sempre que o animal pegar algo errado, o certo é tirar e dizer um sonoro “não”, “não pode” e imediatamente oferecer um brinquedo dele. Outro conselho é trocar os brinquedos do animal com frequência, pois eles se entediam facilmente. “Jogue fora os destruídos e troque por novos, se estiverem inteiros, guarde-os por um tempo. Quando você oferecer o velho objeto novamente, ele vai adorar.”

ENSINAR A FICAR SOZINHO Ao ficar só, ele pode latir muito, desenvolver hábitos oriundos de ansiedade, como destruir coisas, lamber-se excessivamente, entre outros. A melhor alternativa, segundo Mariana, nos momentos de saída e chegada, é não fazer drama. “Não se despeça e não faça festa quando chegar, aja naturalmente. Mantenha-o com brinquedos e, se ele gosta de TV, deixe-a ligada para que se sinta acompanhado. Porém, cães que permanecem instáveis e necessitam de muita atividade devem ser levados a uma creche.”

PARAR DE PEDIR COMIDA NA MESA Mariana confessa que nem sempre é fácil controlar essa ação, mas algumas medidas podem ajudar. Servir a ração ao cachorro no momento em que a família for fazer a refeição é uma boa alternativa, assim ele vai entender qual é a comida dele. Outra dica é ter petiscos à mão na hora das refeições da família. “Os cães não devem comer comida da mesa nunca. Então, oferecer moderadamente biscoitos especiais, garante a saúde dos animais.”

NÃO ESQUEÇA:

A IMPORTÂNCIA DO PROFISSIONAL

Baptista e Mariana salientam que treinadores profissionais são um importante apoio no treinamento do cão, não apenas para ensiná-lo, mas para orientar o dono sobre como agir e reagir às mais diversas situações.

ANDAR NA GUIA Essa lição é fundamental ensinar aos cães, especialmente aos de grande porte. Mariana diz que é importante reforçar a hierarquia nesse momento, mas sem enforcadores, principalmente os com garras. Para os maiores, ela indica um modelo de coleira que passa pelo focinho do cão sem apertar. O objeto faz com que ele perca a possibilidade de jogar o peso para frente ao puxar. O adestramento tradicional diz que o cão deve andar à esquerda, para que o dono possa ter a mão direita livre, mas a adestradora conta que o melhor é escolher o lado que for mais confortável. Por segurança, ande com o braço dobrado em ângulo de 90 graus sobre a barriga, isso dará mais apoio. A especialista indica que, se o animal começar a puxar, pode-se mudar a direção e puxá-lo. “Leve petiscos assim que o cão entender e parar de puxar a guia, recompense-o, ele merece.”




MOTOR

DE CARRO

NOVO 1

Está em busca de um veículo

2

0km? As opções são inúmeras! Confira algumas novidades 1. A nova geração do Jeep Cherokee, Chrysler, estreia com evolução em tecnologia, conforto, luxo, dirigibilidade, segurança, economia de combustível e desempenho. 3

2. O Fiat Doblò 2015, da Fiat, recebeu o Rádio Connect, que permite conectar o celular ao rádio via Bluetooth®, sensor de estacionamento traseiro e novo pomo do câmbio. Possui duas opções de motorização: Attractive, com o motor 1.4 Flex, e Essence, com o mesmo motor 1.8 E-torQ da versão Adventure. Itens como o sexto banco traseiro suplementar rebatível e chave canivete com telecomando são itens de série para as versões Essence e Adventure.

3. O Fox 2015, da Volkswagen, chega com inovações em todas as 4

versões. Ele passa a ser oferecido em quatro configurações (Trendline, Comfortline, Highline e BlueMotion), quatro motores (dois 1.0l e dois 1.6l MSI)e três opções de transmissão (duas manuais e uma automatizada I-Motion). Na foto, o modelo da versão Highline.

4. Entre as novidades da Ford estão o Novo Ka e o Novo Ka+, modelos hatch e sedã, respectivamente, de sua linha global, com os motores 1.0 TiVCT 12V Flex e 1.5 16V Flex. Na foto, o Novo Ka.


MOTOR 5. O novo 3008, da Peugeot, chegou ao Brasil com a frente redesenhada e apresentando uma ampla lista de atributos, incluindo o motor 1.6 16V Turbo High Pressure.

5

6. O novo Volvo XC90, o utilitário esportivo da Volvo Cars, tem visual impactante é um SUV premium de sete lugares, com inovações de segurança, novas tecnologias de motorização, combinação de potência e economia de combustível. 7. O Nissan New March conta com novidades em

6

tecnologia e conectividade, além de ampla lista de equipamentos de série. Tem design arrojado, conjunto mecânico moderno, motores 1.0 16V e 1.6 16V flex fuel com nível máximo de eficiência energética. Recebeu tratamento acústico reforçado para minimizar a interferência de sons externos.

8. A linha 2015 do novo Logan, da Renault, tem o 7

espaço interior como um de seus pontos fortes. Graças a distância entre-eixos de 2,635 metros, cinco adultos viajam com conforto. O porta-malas tem capacidade de 510 litros. Os motores são 1.0 16VHi-Power e 1.6 8V Hi-Power. Na foto, a versão Dynamique.

9. O SUV compacto Citroën AIRCROSS ganha detalhes visuais distintos e a aplicação de DOT (detector de obstáculos traseiro) de série. As versões de entrada, agora denominadas Tendance, assim como as Exclusive, continuam com duas configurações mecânicas: motor 1.6 16V Flex Start com câmbio manual ou automático sequencial. 8

10. O Onix, da Chevrolet, passa a oferecer, como item de série, em todas as configurações, ar-condicionado e alerta sonoro de não utilização do cinto de segurança pelo motorista. Possui opções de transmissão manual (cinco velocidades) e automática (seis velocidades).

9

10


SOCIAL

FESTA DO

SALTO



ALMANAQUE

VINHO SEM MANCHAS

NOS DENTES Tomar vinho é um deleite que tem apaixonados cativos, mas, infelizmente, os tintos têm uma acidez que contribui para a desmineralização dos dentes e os pigmentos da bebida podem manchá-los. O álcool é outro ponto que prejudica o sorriso, e não só o esmalte dentário, pois pode também diminuir a quantidade de saliva, atrapalhando o processo de limpeza da boca. Mas existe um truque simples que pode ajudar quem quer aproveitar a bebida sem manchar os dentes. A dica é consumir vinho e água intercalados. Isso irá reduzir a acidez, hidratará a mucosa bucal e facilitará a remoção dos resíduos. Além da água, uma boa higiene bucal também é essencial para garantir mais proteção e limpeza, evitando que os pigmentos da bebida fiquem impregnados nos dentes.

CELULAR X

INFERTILIDADE O que um simples celular pode causar à fertilidade masculina? Nada? Será? Um estudo da Universidade de Exeter, no Reino Unido, sugere que o celular no bolso da calça pode trazer prejuízo à fertilidade. Os pesquisadores avaliaram 1.492 amostras de esperma de cidadãos que vivem com o aparelho no bolso e notaram que seus espermatozoides eram 10% mais lentos e menos capazes de penetrar um óvulo.

DESPERTADOR

PARA PREGUIÇOSOS Você sabia que existe uma ferramenta que pode ser a solução – ou, em alguns casos, o pesadelo – para aqueles que desligam o despertador e voltam a dormir? Trata-se do Walk Me Up, um aplicativo gratuito para Android. O despertador é mais cruel do que os demais: ele só para de tocar depois que a pessoa levanta da cama e dá uns passinhos. E aí, aprovado?

SEM CHORORÔ! Cozinhar tem suas partes divertidas, mas cortar cebola – sem dúvida – não é uma delas. A ardência nos olhos, as lágrimas e aquela sensação de estar protagonizando a cena dramática de uma novela antiga não agradam. Para evitar o desconforto, há inúmeros truques. Um deles é o seguinte: basta colocar a tábua de corte na pia, em uma posição próxima a uma das bocas do fogão acesa. A proximidade permite que a chama consuma uma parte dos gases irritantes que a cebola libera.


RUGAS DE SONO?

Isso mesmo. Sabe-se que ter uma noite de sono tranquila é essencial para a recuperação do corpo e para a saúde da pele. Entretanto, um detalhe que passa despercebido pode desprivilegiar a cútis. Segundo alguns dermatologistas, as fronhas de algodão contribuem para a formação das chamadas “rugas de sono”. São aquelas marcas que se formam quando a pessoa dorme forçando o rosto contra o travesseiro, por um longo tempo na mesma posição. Isso se dá pelo fato de que as fronhas de algodão são mais duras e mais fáceis de amassar. As marcas de quem ficou muito tempo pressionado sobre as partes amarrotadas desaparecem, mas, com a constância, podem se tornar vincos mais profundos.

MEMORIZANDO

NOMES Não se esquecer dos nomes das pessoas evita embaraços e, inclusive, pode ajudar em algumas outras situações, tais como fazer amigos, favorecer os negócios e estabelecer bons vínculos sociais. Mas como lembrar tudo nem sempre é uma tarefa fácil, algumas técnicas podem ajudar na hora de memorizar nomes. Uma delas recomenda o seguinte: ao encontrar alguém, é preciso ficar atento a cada detalhe para criar uma memória associada a essa pessoa. Entram profissão, características físicas, local de origem e tudo que puder ajudar. Outra dica é criar, na mente, situações bizarras quando a pessoa fala o nome. O mesmo vale para o sobrenome. Assim, estabelece-se uma ideia em torno dos nomes dos interlocutores e que pode ajudar na hora de se lembrar deles.

ATIVIDADE FÍSICA INIBE

O DESEJO POR ALIMENTOS CALÓRICOS? Nutricionistas da Universidade de Aberdeen, na Escócia, realizaram um estudo com a participação de 15 voluntários do sexo masculino, que se submeteram a correr por uma hora em alta velocidade. Em seguida, exames de ressonância magnética foram realizados ao mesmo tempo em que imagens de alimentos gordurosos e de frutas eram expostas a eles. Os estudiosos puderam notar que o funcionamento de uma região cerebral chamada ínsula, acionada quando comemos algo que gostamos, era reduzida ao avistar alimentos calóricos após a prática de exercícios, enquanto que, ao se depararem com a imagem de legumes e frutas, essa mesma área era ativada. Para os pesquisadores, a ínsula também interfere na regulagem da sede, o que ocasiona maior desejo por itens ricos em água, fazendo com que o indivíduo prefira consumi-los após os exercícios.





Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.