PATRIMÔNIO COLONIAL LATINO-AMERICANO

Page 1

A iconografia desta obra, por meio de fotografias e reprodução de desenhos e plantas de época, merece destaque. A beleza e a riqueza das cidades, construções e obras de arte retratadas surgem vívidas e em cores nas páginas do livro: elas transcendem a função de mera ilustração, servindo de documentação e catalogação desse patrimônio mundial.

Percival Tirapeli

É necessário dizer, também, que grande parte das fotografias foi feita pelo autor, o que demonstra que seu esforço vai muito além da pesquisa acadêmica. Em um trabalho que desenvolve há décadas e se confunde com sua vida, Percival Tirapeli mergulhou em seu objeto de estudo para produzir uma obra de valor incomparável.

Patrimônio Colonial Latino-americano

Este livro apresenta a riqueza estética e cultural criada na América Latina durante o período colonial. Partindo do geral para o detalhe, a obra está dividida em três grandes capítulos: Urbanismo colonial, Arquitetura eclesiástica e Arte sacra. O primeiro analisa o desenho das cidades coloniais, comparando as diferenças entre as da América espanhola e as brasileiras. O segundo capítulo estuda a arquitetura de igrejas, mosteiros e conventos, e revela a lógica por trás da escolha dos locais de construção, analisando as estruturas e as plantas das edificações. O terceiro, Arte sacra, trata de mobiliário e ornamentação, expondo os detalhes de um modo envolvente, e tão bem ilustrado, que faz o leitor se sentir imerso no ambiente colonial.

Urbanismo | Arquitetura | Arte sacra

Percival Tirapeli é professor titular de História da Arte Brasileira do Instituto de Artes da Unesp, mestre e doutor pela eca-usp. É autor de mais de 20 livros, com ênfase em barroco e pintura. Publicou Arquitetura e urbanismo no Vale do Paraíba, Edições Sesc/ Unesp, 2014, São Paulo – Artes e Etnias, 2001, Imprensa Oficial do Estado/Unesp, mesmas editoras de Arte sacra colonial (org.) e Igrejas paulistas: barroco e rococó, 2003, prêmio Sérgio Milliet da Associação Brasileira de Críticos de Artes. Pela Arte Integrada/ unesp, publicou Patrimônio sacro na América Latina I e II (2015 e 2017). Pela editora Metalivros, publicou As mais belas igrejas do Brasil, com Wolfgang Pfeiffer, Festas de fé, com fotos de Rosa Galditano, Patrimônio da humanidade no Brasil e Igrejas barrocas no Brasil. Pela editora Nacional, publicou História da arte no Brasil, para o público jovem, em cinco volumes. É também curador de exposições e autor de catálogos: Arte sacra: gênese da fé no novo mundo (Palácio Bandeirantes, 2007) e Fragmentos: coleções de Rafael Schunk (2016), ambas no Museu de Arte Sacra. Tem proferido palestras sobre arte brasileira em Sevilha, Burgos, Santa Cruz, Lisboa, Rouen, Bergen e em diversos congressos no Brasil e no exterior. Foi vice-presidente da abca e diretor de projetos especiais no icomos/brasil. É conselheiro titular do Acervo Artístico dos Palácios do Governo de São Paulo e do condephaat. Como artista plástico participou de duas Bienais Internacionais de São Paulo (1977 e 1985), e sua biografia está publicada em Arte sobre arte: depoimentos na obra de Percival Tirapeli (Arte Integrada, 2015). www.tirapeli.pro.br

Nas últimas décadas as publicações referentes às artes e à arquitetura colonial acompanham as extensas bibliografias das ciências em geral, cada vez mais especializadas e particularizadas.

Patrimônio Colonial Latinoamericano Urbanismo Arquitetura Arte sacra Percival Tirapeli

Os livros referenciais que traçam amplos panoramas históricos sobre a arte e a arquitetura são guardados na estante como joias raras, desgastados pelas constantes consultas ao longo dos anos. São livros de autores como Damián Bayón, Germain Bazin, Nestor Goulart Reis e Lúcio Costa, que separamos em local privilegiado. O estabelecimento de referenciais históricos, estéticos, sociais, econômicos e o denso trabalho erudito de elaborar conexões entre a produção cultural de povos e realidades díspares constituem tarefa para poucos. Percival Tirapeli, depois de dedicar parte da sua vida a percorrer cidades, povoações, monastérios, catedrais e capelas rurais esquecidas na América Latina, entrega para o público a sua interpretação panorâmica das duas Américas, a espanhola e a portuguesa. A linha imaginária do Tratado de Tordesilhas foi sempre invisível, até em épocas distintas do período da união das coroas ibéricas (1580-1640), e o intercâmbio americano foi intenso, como já demonstraram Aracy Amaral e Jorge Caldeira. Na percepção do autor, o espírito do barroco foi um dos denominadores comuns entre a produção artística de lá e de cá, mesmo produzindo artefatos diferenciados. A descrição sensorial que se faz sobre a Igreja da Ordem Terceira de Cachoeira na Bahia poderia também se atribuir à um templo barroco no México ou no Peru. O estudo do urbanismo colonial e da rede de cidades foi fator determinante para a compreensão da arquitetura religiosa. A sobreposição de templos católicos nas estruturas civis e religiosas pré-colombianas, bem como a escala urbanística dos monastérios que balizaram a estruturação das cidades coloniais, são conexões estabelecidas entre o urbanismo e o patrimônio religioso colonial, que é o foco central do livro. A descrição dos espaços religiosos e dos elementos ornamentais é um filme sem projeção. Conseguimos imaginar a arquitetura e os elementos artísticos como se estivéssemos observando e percorrendo o local. Recomendo ao leitor que, ao percorrer o texto descritivo irreparável, pratique um jogo lúdico, que se transforma em uma nova fonte de prazer. É encontrar na densa narrativa científica aqueles momentos, que por descuido involuntário, o competente professor é substituído pela figura humana; Percival – artista e poeta. Victor Hugo Mori

ISBN 978-85-9493-111-5

Capa Patrimônio cultural latino-americano 22 de orelha.indd 1

Arquiteto e ex-superintendente do iphan-sp, conselheiro do condephaat, autor dos livros Arquitetura militar: um panorama histórico a partir do Porto de Santos e Patrimônio: setenta anos em São Paulo, (com Carlos C. Lemos), membro do icomos.

23/05/18 08:24


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
PATRIMÔNIO COLONIAL LATINO-AMERICANO by Edições Sesc São Paulo - Issuu